Douglas Rodrigues Ribeiro

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Linha de pesquisa: Formação de professores, história, memórias e práticas educativas. Pesquisa a Educação Popular e a Formação dos professores que atuam nas Petroperiferias Urbanas. Título do trabalho: A Educação Popular e o popular na Educação: um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma petroperiferia urbana. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio - Pós-graduado em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Região dos Lagos - Pós-graduado em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência; Direito, Saúde e Educação na Fundação Educacional de Macaé - UFF. Atua no presente momento como Professor Orientador Pedagógico do Colégio Municipal Botafogo - Macaé - RJ e Professor das séries iniciais 3º ano de Escolaridade na E. M Amil Tanos, também em Macaé.Tem vasta experiência em todo o Ensino Fundamental, já atuou na Universidade onde também teve a oportunidade de lecionar a disciplina Projeto-político-pedagógico III e Prática de Ensino no CEDERJ. Na Universidade Candido Mendes, Lecionou as disciplinas: Metodologia da Pesquisa e Didática. Nestas instituições orientou Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de PEDAGOGIA. Foi Professor de Disciplinas Pedagógicas do Curso de Formação de Professores em nível médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro por 07 anos. Há 18 anos ininterruptos atua em escolas de petroperiferias urbanas da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atuou como Orientador Pedagógico do Município de Conceição de Macabu e Araruama, como Professor e Coordenador da EJA em Itaboraí e Silva jardim - RJ, ambas experiências realizadas em escolas com turmas multisseriadas. Músico de Banda de interior em Silva Jardim - RJ e escritor de livros infantis.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

2012 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Educação Popular e o popular na Educação:um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma petroperiferia urbana,Ano de Obtenção: 2013
Dr.ª MARIA TEREZA GOUDARD TAVARES.Palavras-chave: Escola na petroperiferia.; Formação e prática docente; Narrativas do cotidiano escolar; Educação popular na escola pública.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência

2008 - 2009

Fundação Educacional de Macaé
Título: Escolas de Periferia e Violência
Orientador: Cristina Ralter
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Macaé, PMM, Brasil.

Especialização em PSICOPEDAGOGIA

2003 - 2003

Fundação Educacional da Região dos Lagos, Ferlagos
Título: A MÚSICA E PSICOPEDAGOGIA, ASPECTOS E PESPECTIVAS NO ENSINO
Orientador: DAYSE BRUNER

Graduação em PEDAGOGIA

1999 - 2002

Universidade do Grande Rio
Título: EDUCAÇÃO MUNSICAL NA ESCOLA PÚBLICA
Orientador: DENISE CORDEIRO TERRA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 120h). , CF CURSOS DE FORMAÇÃO, CF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Internacional Diálogos sobre Diálogos - UFF. Uma escola popular é possível? Dialogando com uma escola de periferia urbana.. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Torquato da Silva

SILVA, Rodrigo Torquato da; TAVARES, M. T. G.; ARAÚJO, M.; SILVA, C. A.. A Educação Popular e o popular na educação: um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma periferia urbana. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo Torquato da Silva

TAVARES, M. T. G.;SILVA, Rodrigo Torquato da; ARAÚJO, M.; SILVA, C. A.. Um mergulho nos sentidos da educação de uma escola pública numa Petroperiferia urbana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Maria tereza Goudard Tavares

TAVARES, M. T. G.; SILVA, R. T.; SILVA,C.A.;ARAÚJO, Mairce da Silva. A Educação Popular e o Popular na Educação: Um mergulho nos sentidos da Educação do cotidiano de uma Escola Pública em uma petroperiferia urbana. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado emEducaçao:Processos Form. e Desigualdade) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Maria tereza Goudard Tavares

TAVARES, M. T. G.; SILVA,C.A.; ARAÚJO, Mairce; SILVA, R. T.. "UMergulho nos sentidos da Educação de Uma escola pública numa petroperiferia urbana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado emEducaçao:Processos Form. e Desigualdade) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Cátia Antônia da Silva

TAVARES, M. T. G.;SILVA, C. A.; TORGUATO, R. S.; ARAUJO, M. S.. Um mergulho nos sentidos da educação de uma escola pública numa Petroperiferia urbana. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cátia Antônia da Silva

TAVARES, M. T. G.; ARAUJO, M. S.; TORQUATO, R. S.;SILVA, C. A.. Um mergulho nos sentidos da educação de uma escola pública numa Petroperiferia urbana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mairce da Silva Araújo

ARAÚJO, M. S.TAVARES, M. T. G.; TORQUATO, R. S.;SILVA, C A. A educação popular e o popular na educação: um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma petroperiferia urbana. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação: processos formativos e desig) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Mairce da Silva Araújo

ARAÚJO, M. S.TAVARES, M. T. G.; SILVA, R. T.. Um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma petroperiferia urbana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação: processos formativos e desig) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

SUELLEN OLIVEIRA FERREIRA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JOGOS E BRINCADEIRAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Candido Mendes, Universidade Candido Mendes; Orientador: Douglas Rodrigues Ribeiro;

Leila Marcia Faria Dias da Conceição

O Currículo e a Docência em uma perspectiva contextualizada na escola do campo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Candido Mendes, Universidade Candido Mendes; Orientador: Douglas Rodrigues Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denise Maria Antunes Cordeiro

A educação musical na escola pública: aspectos, perspectivas e sua funcionalidade; 2003; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Denise Maria Antunes Cordeiro;

Maria tereza Goudard Tavares

Um mergulho nos sentidos da Educação de uma Escola Pública numa petroroperiferia urbana; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado emEducaçao:Processos Form; e Desigualdade) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ; (Orientador);

Maria tereza Goudard Tavares

"A Eucação Popular e o Popular na Educação: Um mergulho nos sentidos do cotidiano de ua escola Pública em uma Petroperiferia urbana"; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educaçao: Processso Formativos e Desi) - Faculdade de Formação de Professores da UERJ,; Orientador: Maria Tereza Goudard Tavares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, D. R. . Um mergulho nos sentidos da educação da escola pública numa petroperiferia urbana. In: VI SEMINÁRIO FALA OUTRA ESCOLA, 2013, CAMPINAS. VI SEMINÁRIO FALA OUTRA ESCOLA: CADERNO DE RESUMOS - DIÁLOGOS E CONFLITOS: POR UMA ESCUTA ALTERITÁRIA. CAMPINAS: Universidade Estadual de Campinas, 2013.

  • RIBEIRO, D. R. . A EJA DIURNO NAS PETROPERIFERIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, D. R. . A ESCOLA POPULAR E O POPULAR NA ESCOLA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM UMA ESCOLA DE PETROPERIFERIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, D. R. . UMA ESCOLA NA PETROPERIFERIA E A PETROPERIFERIA NA ESCOLA: NARRATIVAS DO COTIDIANO ESCOLAR E DA FAVELA TECIDAS NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, D. R. . UM MERGULHO NOS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NUMA PETROPERIFERIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIBEIRO, D. R. . UMA ESCOLA NA PETROPERIFERIA E A PETROPERIFERIA NA ESCOLA: NARRATIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional