Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha

Professor Titular do Instituto de Artes da UFRGS.Possui graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Master Of Fine Arts - City University of New York (1990) e doutorado em Artes Plásticas - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (2001). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pintura, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, pintura, desenho, imagem e laboratório.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Plásticas

1997 - 2001

Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
Título: Entre o olhar e a iluminação
Orientador: Jean Lancri
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Master Of Fine Arts

1988 - 1990

City University of New York
Título: Visões Urbanas.,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: Joseph Groell
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas

1974 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desenho e fotografia interações.
Orientador: Carlos Pasquetti

Formação complementar

1989 - 1990

Extensão universitária em Fine Art Prints. , City University of New York, CUNY, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Organização de eventos

CUNHA, E. F. V. . Entre utopias e distopias- exposição coletiva do projeto "A Cara na Rua". Relacionada ao grupo de pesquisa CNPq "Intersecções entre fotografia e linguagens". 2017. (Exposição).

CUNHA, E. F. V. ; Ramiro, M. . Certas incertezas- seminário com Mario Ramiro. Relacionado à pesquisa "O acidente e a perda como catalisadores da criação artística". 2016. (Outro).

CUNHA, E. F. V. . A sombra da imagem- exposição coletiva sobre os 25 anos do PPGAV- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Relacionado à pesquisa "o acidente e a perda como catalisadores do processo de criação". 2016. (Exposição).

CUNHA, E. F. V. . Entre a rua e o Museu- curadoria de exposição com obras das pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta. Relacionada à pesquisa "O aacidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte". 2016. (Exposição).

CUNHA, E. F. V. ; RIBERO, L. . Migrações. 2014. (Outro).

CUNHA, E. F. V. . Viagem, Tradução e Exílio - Seminário com Antonio Fatorelli, Claudia Tajes, Lucia Pereira e Luiz Augusto Fischer. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

XI Congresso Internacional. Fernanda Gassen em Foto-eventos: banquetes e convescotes entre literatura e pintura. 2020. (Congresso).

XI Congresso Internacional. Amélia Brandelli e a absorção e transformação do desenho: um diálogo com a vida das plantas em "inverno, quase inverno". Artigo relacionado à pesquisa "a imagem no campo da ficção" e grupo de pesquisa Cnpq Intersecções entre fotografia e linguagens visua. 2020. (Congresso).

Máquina do Mundo- seminário sobre fotografia e artes visuais."Woodstock- Earth Art e Fotografia"- trabalho sobre o festival de Woodstock e sua relação com principais acontecimentos da arte em 1969 nos EUA, e artistas que se utilizavam a fotografia como meio. Reacionado à pesquisa "A fotografia no campo da ficção". 2019. (Seminário).

Woodstock 50 na Associação Psicanalítica de Porto Alegre."Woodstock, fotografia, artes visuais e psicanálise". Trabalho sobre os 50 anos de Woodstock e as relações do festival com as artes visuais. Relacionado à pesquisa "A fotografia no campo da ficção". 2019. (Seminário).

XX Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras, em Lisboa, Portugal. A fronteira e o buraco: o Pampae os limites entre arte e vida na obra de Copês. 2019. (Congresso).

XIX Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras, em Lisboa, Portugal. "Campo e contracampo em A Casa: ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência". 2018. (Congresso).

Conversas Cruzadas- seminário paralelo à exposição Pro-posições.Depoimento sobre o trabalho plástico. 2017. (Seminário).

Encontro no Museu- palestra sobre a professora Christina Balbão, ex.O legado de Christina Balbão no Instituto de Artes da UFRGS. 2017. (Encontro).

II CONGRESO LATINOAMERICANO DE TEORÍA SOCIAL Teoría Social/Teoría Política. Horizontes y dilemas del pensamiento contemporáneo en el Sur Global.. O óptico e o Táctil nas novas tecnologias da imagem. 2017. (Congresso).

II Congresso Latinoamericano de Teoria Social. Dilemas da arte latino-americana. 2017. (Congresso).

VIII Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras. moderação de mesa no VIII Congresso Inteernacional CSO 2017, sobre as relações entre arte e vida. 2017. (Congresso).

VIII Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras. A cidade como dispositivo de representação/integração em arte. Atividade desenvolvida no evento, relacionada á pesquisa "O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte". 2017. (Congresso).

VIII Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras. O duplo em Laura Cattani- reflexões sobre as armadilhas de Narciso em um trabalho plástico. Trabalho relacionado à pesquisa "O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte". 2017. (Congresso).

VIII Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras. Lizângela Torres em Incursões noturnas- notas sobre a poética das sombras. Trabalho relacionado à pesquisa "o acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte". 2017. (Congresso).

25° Congresso da Anpap- Associação Nac. dos Pesquisadores em Artes Plásticaas. Biografias da perda-buracos negros entre fotografia e psicanálise. Artigo relacionado à pesquisa "O acidente e a perda como catalizadores da criação artística" e ao grupo de pesquisa CNPq "Intersecções entre fotografia e linguagens". 2016. (Congresso).

IV Ciclo de Investigações da UDESC.Desvendando desejos- Ruth Sousa e as lembranças inventadas. 2016. (Simpósio).

VI Congresso Internacional CSO 2016. Fioravante e o Vazio- trabalho sobre o artista plástico Marcos Fioravante e a dialética vazio/ausência. Relacionado á pesquisa "Intersecções entre fotografia e pintura" e grupo de pesquisa "fotografia e linguagens visuais". 2016. (Congresso).

VI Simposio de la Red Latinoamericana de Estudios sobre la imagem, Identidad, Território: Escenários de Inquietud.Cuerpo y Ciudad. 2016. (Simpósio).

V Congresso Internacional CSO. Escrever na areia, na água e no vento- o esquecimento em Marta Gofre. Trabalho sobre a artista plástica Marta Gofre e a dialética memória/esquecimento. Resultado da pesquisa "Intersecções entre fotografia e pintura" e grupo de pesquisa. 2015. (Congresso).

A fotografia e suas reverberações com a pintura, a gravura e o desenho.Ex-votos, ex-fotos.. 2014. (Seminário).

Feira do Livro de Canoas. Fome de ler. 2014. (Feira).

IV Congresso Internacional CSO 2014. Acreditar ou não na arte. 2014. (Congresso).

Ciclo de Cinema.O cinema de Hitchcock. 2013. (Seminário).

IV Congresso Internacional CSO 2013. Projeções: transformações em um lugar. 2013. (Congresso).

VI Seminário de Estudos em Análise do Discurso.A imagem mimética e os fantasmas na pintura e na fotografia contemporâneas. 2013. (Seminário).

1947-1957- Burle Marx, Niemeyer, Villanueva- Brasil/Venezuela.Arte e Arquitetura na Obra de Villanueva e Niemeyer. 2012. (Seminário).

A Ficção na psicanálise: Freud, Lacan e os escritores. Seminário promovido pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre, sob a coordenação da psicanaalista Lucia Serrano Pereira.Processos de inversão: A Sombra e o nascimento da pintura. 2012. (Seminário).

5° Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre.A familia- relações sociais, memória, cidadania. 2011. (Seminário).

Aula inaugural do curso de Especialização em Artes da Universidade Federal de Pelotas- RS.O percurso da Criação e o caminho de uma teorização: a busca pelos rastros de um processo artístico. 2011. (Encontro).

III Simpósio Imagem Identidade e Território.Projeções e Transporte de Imagens. 2011. (Simpósio).

Ilustração, a arte de Narrar.A Ilustração como arte. 2011. (Seminário).

IV Colóquio Winnicott de Porto Alegre.Criar-destruir, e lembrar-esquecer: atividades complementares do conhecimento. 2011. (Simpósio).

Ler é fundamental.A ilustração e o texto: diálogos possíveis. 2011. (Seminário).

7° Colóquio Franco-Brasileiro de Estética. Evento realizado por Retina Internacional sobre estética. Uma lanterna mágica resgata o transporte das imagens. Artigo com vínculo à pesquisa Arte e Fotografia: intersecções. 2010. (Congresso).

A Moral dos Brinquedos- Arte e educação no 1° grau.Ciclo de três palestras como artista homenageado. 2010. (Encontro).

Em dia com a pesquisa- Encontro coordenado pela profa. Dra. Karla Maria Müller do Programa de pós-Graduação em Comunicação e Informação da FABICO-UFRGS. Vinculado à pesquisa: arte e fotografia: intersecções.O silêncio na fotografia e na pintura. 2010. (Encontro).

Linhas de Passe: O inconsciente em campo. Encontro promovido pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre sobre fotografia e o inconsciente. Coordenação Robson Freitas. Vinculado á pesquisa: Arte e fotografia: intersecções..Desconstruindo os instantes decisivos do futebol e da fotografia. 2010. (Seminário).

Reflexxio- Fotografia Contemporânea.Fotografia e Paisagem. 2009. (Simpósio).

Seminário Pintura em Questão.Dimensões da Pintura. 2009. (Seminário).

Arquivos Abertos.Entre o desenho, a pintura e a fotografia. 2008. (Seminário).

Arte conversada.A fotografia e as Artes Plásticas. 2008. (Oficina).

Forum de Desenho- O desenho contemporâneo.O desenho contemporâneo. 2007. (Simpósio).

Metodologia da Pesquisa em Artes Plásticas.Uma abordagem metodológica para a pesquisa em Arte. 2006. (Seminário).

impressões- panorama da xilogravura brasileira..Encontros Impressões. Palestra no seminário realizado no Santander Cultural, com a curadoria de Rubem Grilo. 2004. (Seminário).

Happy Hour Cultural do Museu de Arte do Rio Grande do Sul."Entre o olhar e a iluminação" Palestra sobre o processo de criação, a convite do psicanalista Jaime Betts. Relacionado à pesquisa "Intersecções entre a fotografia e a pintura". 2003. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Artes Plásticas - Metodologia de Pesquisa em Artes Plásticas.Colóquio. 1997. (Outra).

A Arte vê a Moda.Moda e História da Arte. 1995. (Simpósio).

VI Festival de arte cidade de Porto Alegre.Atelier de pintura. 1992. (Simpósio).

II Encontro da Propaganda do SENAC.Fotografia Contemporânea. 1991. (Encontro).

V Semana Nacional da Fotografia.Oficina prática de fotografia. 1986. (Oficina).

II Encontro Nacional de Artistas Plásticos Profissionais. A fotografia como registro de obra- Apresentação de trabalho sobre a importância da documentação fotográfica no trabalho do artista plástico. 1983. (Congresso).

Desenho, a linguagem da visão- seminário de extensão universitária com Pamela Barr.O desenho e a fotografia- Intersecções. 1978. (Seminário).

Arte Brasileira no século XX.O ensino e a pesquisa sobre a arte brasileira na Universidade. 1977. (Encontro).

Minha experiência no setor educativo do Museu- apresentação de trabalho no evento do Real Gabinete português de leitura.O Museu e as escolas fundamentais de Porto Alegre. 1977. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alexandre da Cunha Copês

CUNHA, E. F. V.; ZANATTA, C.; FERVENZA, H.; SILVEIRA JR, M. R.. "CAMPOS DE CUIDADO: POR UMA POÉTICA AO SUL DO SUL", dissertação de mestrado relacionada à pesquisa "A imagem no campo da ficção". 2020. Dissertação (Mestrado em PPGAV- Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-.

Aluno: Marcelo Arnesto dos Santos

CUNHA, E. F. V.; TESSLER, E.; VERAS, E.; CAIMI, C. L.. "Entre- inventários e pretextos para uma poética da série"- dissertação de mestrado de Marcelo Arnesto dos Santos no Programa de pos-graduação em artes visuais da UFRGS. O trabalho trata da poética pessoal do autor, e de outros artistas que trabalham com o tema da série em artes visuais. Relacionado à pesquisa "a imagem no campo da ficção". 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Mariana Duarte

CUNHA, E. F. V.; REY, S.; Elaine Tedesco; NINO, M. C. S.. "Self-telling- a autorrepresentação em narraativas visuais"- dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS sobre o autorretrato e a autorrepresentação, em cruzamentos com a área da literatura. Relacionado à pesquisa "A imagem no campo da ficção". 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Manuela de Barros Barbosa Furtdo Ribeiro

CUNHA, E. F. V.; Elaine Tedesco; PALUDO, L.; BARACHINI, T.. "As superfícies que se conhecem são as que se aproximam: Um diálogo tátil entre corpo e matéria"- mestrado do PPGAV, relacionado à pesquisa "A imagem no campo da ficção". 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Anderson dos Santos Batista

CUNHA, E. F. V.; Zielinsky, Monica; SANTOS, M. I.; SACCO, H.. "Ci-Gît-Ensaios sobre a instauração clandestina, a palavra baldia e a presença murmurada do objeto". 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Adriani Ferreira Araújo

CUNHA, E. F. V.; PELLEGRIN, J. L.; KERN, D.; CORONA, M.. "Da crueza da matéria à imagem tangível-particularidades de um processso gerador de ausências". 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Daniela Remião de MACEDO

CUNHA, E. F. V.; SEMELER, A. R. M.; RIBEIRO, N. A. L.; LAMPERT, J.. "Em busca da bailarina da caixa de música: o tempo expandido e os reflexos na fotografia". 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Giordano Toldo

CUNHA, E. F. V.; SILVEIRA, P. A. M. P.; TEDESCO, E.. A viagem em busca de Elliot Erwitt: quando o documento fotográfico propõe a ficção. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Bruna Elida Conforte

CUNHA, E. F. V.; KERN, D.; VERAS, E.. "Ali onde o mar se faz ilha". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Leandro Fontoura Caobelli

CUNHA, E. F. V.; TEDESCO, E.; RIBEIRO, N. A. L.. "algum pequeno oásis de fatalidade, perdido num deserto de erros". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Marcos Fioravante de Moura

CUNHA, E. F. V.; TEDESCO, E.; GONÇALVES, F.. Quando a imagem recai sobre si mesma. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Marielen Baldissera

CUNHA, E. F. V.; Gonçalves, Flavio. Encontros com o outro: arte e gênero em uma experiência de troca de retratos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Maristela Moraes dos Santos Eisemberg

CUNHA, E. F. V.; GOMES, P.. Pinturas de Objetos: Narrativas e Representações. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Roger Fraga Coutinho

COUTINHO, R.;CUNHA, E. F. V.. Acontecimentos Pictóricos- Narrativas de um processo por sobreposição de camadas. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cláudia Hamerski

CUNHA, E. F. V.; HAMERSKI, C.; REY, S.; RAUSCHER, B.. Relações Imprecisas: A fotografia e seu Referente: Desenho e Fotografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Monica Sofia Schmidt

Gonçalves, Flavio; TEDESCO, E.; KERN, D.;CUNHA, E. F. V.. O desenho como caminho. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Lia Regina Gomes Braga

CUNHA, E. F. V.; Elaine Tedesco; KERN, D.; SANTOS, M. I.. Estruturas contingentes e formas resguardadas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Luciano de Topin Ribeiro

CUNHA, E. F. V.; CABRAL, C.; OLIVEIRA, R.. A utopia maquinista no urbanismo e no cinema: a construção de um discurso. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Doutorado em Arquitetura) - PROPAR- UFRGS Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.

Aluno: Marília da Silva Bianchini

CUNHA, E. F. V.; Gonçalves, Flavio; Elaine Tedesco; SANTOS, E.. A transitoriedade e o afeto: a relação entre imagem e suporte. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Monica Sofiada Rosa Schmidt

CUNHA, E. F. V.; KERN, D.; GONÇALVES, F.. Análise de meu processo de criação em desenho a partir do arquivo de idéias. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Rafael Pagatini

CUNHA, E. F. V.; MUBARAC, L. C.; CATTANI, M. L.; SANTOS, A.. Marcas e transposições da memória: reflexões sobre procedimentos utilizando a gravura. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Flavya Mutran Pereira

CUNHA, E. F. V.; SALVATORI, M.; SANTOS, A.; SOUZA, J. A. M.. Pretérito Imperfeito de Territórios Móveis. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Vivian Herzog

CUNHA, E. F. V.; citações; Zielinsky, Monica; BURTI, M.. Desenho Reservatório de Vestígios. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Diego Machado

CUNHA, E. F. V.; CRISTOFARO, R.; REY, S. T.; BULHOES, M. A.. O Colecionador de Movimentos: ensaios videograficos de imagens em movimento. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Fernanda Manéa

CUNHA, E. F. V.; BRITES, B.; Pohlmann, A; GONÇALVES, F.. Lugares Possíveis: Intervenções em ruínas urbanas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Munir Klamt de Souza

CUNHA, E. F. V.; Zielinsky, Monica; SANTOS, A.. Ernesto Souza, a invenção de um túnel. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: James Zortéa Gomes

CUNHA, E. F. V.. Rastros do desenho e seus desdobramentos no vídeo digital. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Marnia Bortoluz Polidoro

CUNHA, E. F. V.. Capturar, acumular, recombinar: Sobre a espessura da imagem instaurada a partir de camadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Fernanda Bulegon Gassen

CUNHA, E. F. V.; TESSLER, E.; GASSEN, F.. Agenciamento de Visita: Notações Pictóricas na Fotografia de Ambientes Domésticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Denise Valéria Helfenstein

CUNHA, E. F. V.; Helfenstein, Denise. A captura da paisagem: entre apreensões fotográficas por câmera obscura e Registros Sonoros. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Madsen

CUNHA, E. F. V.. Inventários do Impalpável: uma coleção de sombras, temporalidades e projeções. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Diego Rayck da Costa

CUNHA, E. F. V.; Antonio Vargas. Locus Suspectus- o desenho no espaço e o espaço do desenho. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Santa Catarina.

Aluno: Diego Rayck

CUNHA, E. F. V.; Antonio Vargas; MELIN, R.. O estranhamento- análise de uma produção artística. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Santa Catarina.

Aluno: Mariane Rotter

CUNHA, E. F. V.. Meu ponto de vista:O cotidiano e os lugares da imagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ruth Moreira de Souza

CUNHA, E. F. V.. Fazendo a memória performar: uma reflexão sobre a fotografia em variações de azul. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lizângela Torres

CUNHA, E. F. V.. Durações instáveis: a noite em processo de captura e transfiguração. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flavia Campos de Quadros

CUNHA, E. F. V.. A suspeita ronda a fotografia. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Romy Pocztaruk

CUNHA, E. F. V.. Imagens de Imagens. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Myra Adam de Oliveira Gonçalves

CUNHA, E. F. V.. A fotografia sem câmara. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Giovana Santini

CUNHA, E. F. V.. Arquitetura e Collage- Uma experiência na Vila Chocolatão. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Jabur Noronha

CUNHA, E. F. V.. Apropriação+repetição+justaposição: alguns roteiros para redes telemáticas. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisa de Noronha Nascimento

CUNHA, E. F. V.. O processo artístico como dispositivo ficcional. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisa Kyojo Gunzi

CUNHA, E. F. V.. Que corpo é esse?. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia de Britto Cardoso

CUNHA, E. F. V.. Jogar-brincar: da maneira de executar as propostas à circulação no território da arte. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiana Wielewicky

CUNHA, E. F. V.. Investigações fotográficas: paisagem programada. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gladys Neves da Silva

CUNHA, E. F. V.. Arquitetura e Collage- Um catálogo de obras relevantes do século XX. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amélia Duarte Brandelli

CUNHA, E. F. V.; Zielinsky, Monica. O sentido poético na justaposição pictórica. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Élcio Rossini

CUNHA, E. F. V.. Objetos em Ação. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Cardoso

CUNHA, E. F. V.. O entre-lugares como território da arte. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mario Fontanive

CUNHA, E. F. V.. A mão e o número. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Katia Prates

CUNHA, E. F. V.. Paisagens: Imagens sob corte. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Flávia Fernandes

CUNHA, E. F. V.. Paisagem como construção do imaginário. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Gobatto

CUNHA, E. F. V.. Cronovideografias. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lenir de Miranda

CUNHA, E. F. V.; Cattani. Nostos- nostalgia de todos nós. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Núñes

CUNHA, E. F. V.; Zielinsky, Monica. Narrativas e Percursos na Arte. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marilice Villeroy Corona

CUNHA, E. F. V.. (IN) VERSÕES DO ESPAÇO PICTÓRICO. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bethielle Kupstaitis

CUNHA, E. F. V.; DANZIGER, L.; KERN, D.; COSTA, L. B.; SANTOS, M. I.; HERNANDEZ, ADRIANI. Da cegueira induzida à visibilidade encenada- Tese de doutorado de Bethielle Kupstaitis. Relacionada à pesquisa. 2020. Tese (Doutorado em PPGAV- Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-.

Aluno: Richard John

CUNHA, E. F. V.; VERAS, E.; SOUSA, E. L. A.; GONÇALVES, F.. "Desenhos miméticos e a tirania da forma". Tese do programa de pós-graduação em artes visuais IA- UFRGS. Relacionado à pesquisa "A imagem no campo da ficção". 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Clovis Vergara de Almeida Costa

CUNHA, E. F. V.; TEDESCO, E.; CARTAXO, Z.. Na distenção da experiência: a pintura como zona de aporte. Tese de doutorado relacionada à pesquisa "fotografia e pintura"intersecções". 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Munir Klamt Souza

CUNHA, E. F. V.; GONÇALVES, F.; Ramiro, M.; Zielinsky, Monica. Metamedidas. 2016. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lizangela Torres da Silva Martins Costa

CUNHA, E. F. V.; TEDESCO, E.; GONÇALVES, F.; POHLMANN, A.; GALLI, T.. Incursões noturnas- situações obscuras para a experiência indeterminada. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Fernanda Bulegon Gassen

CUNHA, E. F. V.; TESSLER, E.; GASSEN, F.; BARBARENA, R.; TITTONI, J.. Notações Pictóricas para imagens fotográficas: as refeições ao ar livre e os espaços compartilhados na série de foto-eventos-convescotes. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Claudia Zimmer de Cerqueira

CERQUEIRA, C. Z.;CUNHA, E. F. V.; FERVENZA, H.; SANTOS, M. I.; STOLF, R.. Deslocalização do meio e outras rotas. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Flávia de Lima Duzzo

CUNHA, E. F. V.; Cattani; Gonçalves, Flavio; GOMES, P.. Ausências no Desenho: áreas de não-desenho, apagamento e desgaste". 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Nara Amelia Melo da Silva

CUNHA, E. F. V.; Gonçalves, Flavio. Alegorias do Estranho. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Ricardo Perufo Mello

Cattani; PASTA, P.; PELLEGRIN, J. L.; REY, S. T.;CUNHA, E. F. V.. Rarefação e construção pictórica: paradoxos imagéticos. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Ruth Souza

SOUZA, R.; SOUZA, E.;CUNHA, E. F. V.; GALLI, T.; REY, S. T.. Made-up memories corp. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Ruth Souza

SOUZA, R.; SOUZA, E.;CUNHA, E. F. V.; GALLI, T.. Fabricando acontecimentos impossíveis. 2013. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alberto Semeler

CUNHA, E. F. V.; Disconzi, R.; CUNHA, A. C. B.; SPINELLI, J.. Objetos Tecnopoéticos: transmutações de imagens do repulsivo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Katia Prates

CUNHA, E. F. V.; GONÇALVES, F.; GALLI, T.; Ramiro, M.. Imagens rarefeitas- entre o pleno e o vazio. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Elaine Athayde Alves Tedesco

CUNHA, E. F. V.; Elaine Tedesco; FERREIRA, M. G.; COMAS, C. E.; REY, S. T.; Zielinsky, Monica. Um processo fotográfico em sobreposição do espaço urbano. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Marlen Batista de Martino

CUNHA, E. F. V.. Narrativas do eu- confissões na arte contemporânea. 2009 - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Marilice Villeroy Corona

CUNHA, E. F. V.; Zielinsky, Monica; GALLI, T.; REY, S. T.; Farias, A. Autorreferencialidade em território partilhado. 2009. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Br"acher

CUNHA, E. F. V.; FERNANDES JUNIOR, R.; GALLI, T.; Disconzi, R.. Assombreamentos: Poéticas do Imaginário Infantil. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Adriane Hernandez

CUNHA, E. F. V.. Do pão à toalha de mesa. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo De Cristofaro

CUNHA, E. F. V.. Objetos Imaturos. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Beatriz Basile da Silva Rausher

CUNHA, E. F. V.. Imagens sob corte: desdobramentos operatórios. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberto Rodolfo Fajardo

CUNHA, E. F. V.. "Ichtyus"- Poéticas de uma re-visão. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bethielle Kupstaitis

SOUSA, E. L. A.; SANTOS, M. I.; HERNANDEZ, ADRIANI; KERN, D.;CUNHA, E. F. V.. "A cegueire na imagem: uma prática que torna visível pela metáfora visual". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Emanuel Monteiro dos Santos

POHLMANN, A.;CUNHA, E. F. V.; GONÇALVES, F.; CORONA, M.. "Paisagens Liminares". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

Aluno: Tuane Maitê Eggers

CUNHA, E. F. V.; Elaine Tedesco; VERAS, E.. "A poética dos Fungos: estudos sobre o sublime e a impermanência na fotografia"- qualificação de mestrado relacionada à pesquisa "A fotografia no campo da ficção". 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

CUNHA, E. F. V.; CORONA, M.; HERNANDES, A.. Processo seletivo de professor substitutio de Pintura do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2017. Instituto de Artes da UFRGS.

CUNHA, E. F. V.; SILVA, U. R.; HERNANDES, A.. Concurso público para a área de pintura do Centro de Artes da UFPEL- Universidade Federal de Pelotas, RS. 2016. Universidade Federal de Pelotas.

CUNHA, E. F. V.; Achutt, Luiz Ei; VALENTIN, A.. Concurso para professor assistente na área de Artes, subarea Fotografia, no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grade do Sul. Presidente da Comissão Examinadora. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, E. F. V.. Professor auxiliar para a área de desenho. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, E. F. V.. Professor auxiliar para a área de fotografia. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, E. F. V.; TENIUS, C.; GOMES, L. G. M.. PROFESSOR AUXILIAR da área de fotografia do Instituto de Artes da UFGFRS. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, E. F. V.; Gonçalves, Flavio; RIBEIRO, N. A. L.; RAMOS, P.. Comissão de avaliação do Prêmio Capes de Teses-,edital 2019. 2019. PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS.

CUNHA, E. F. V.; NUNES, R.; Gonçalves, Flavio; NICOLAYEWSKY, A.. Comissão de avaliação da prova específica do vestibular 2017 para Artes Visuais- Bacharelado e Licenciatura. 2016. Instituto de Artes da UFRGS.

BRITES, B.;CUNHA, E. F. V.; VERAS, E.. Comissão de Seleção de Ingresso extra-vestibular do curso de história da arte. 2016. Instituto de Artes da UFRGS.

CUNHA, E. F. V.. Reflexxio- exposição coletiva. Participação como jurado e como palestrante da exposição de fotografia com a curadoria de Vera Pellin. 2009. Santander Cultural.

CUNHA, E. F. V.. Bolsa Casa de Cultura Mario Quintana. 2004. Casa de Cultura Mario Quintana.

CUNHA, E. F. V.. Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana de Fotografia- Participaação como jurado do Concurso público dio prêmio que concede bolsas a pesquisadores na área de fotografia contemporânea.. 2004. Casa de Cultura Mario Quintana.

CUNHA, E. F. V.; MORAES, A.. Salão do Jovem Artista- participação na comissão julgadora do evento a convite da comissão de organização. 2004. Salão Jovem Artista.

CUNHA, E. F. V.. Bolsa Iberê Camargo. 2003. Fundação Iberê Camargo.

CUNHA, E. F. V.. XIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

André Dias Vieira

Fotografia, memória e Ficção- um triângulo amoroso; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em PPGAV- Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-; (Orientador);

Tuane Maitê Eggers

A poética dos fungos: estudos sobre o sublime e a impermanência na fotografia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Bruna Elida Conforte

Ygarta, 1981: ali onde o mar se fez ilha; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Adriani Ferreira de Araújo

Espessura e Permanência: as imagens e a condição do viscoso a partir da matéria informe; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Daniela Remião de MACEDO

Arte e fotografia: percorrendo caminhos criativos na poética das imagens; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Giordano Schmitz Toldo

Fotografia e cidade- intersecções; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bruna Elida Conforte

Apropriação, resgate e ressignificação na fotografia contemporânea; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marcos Fioravante de Moura

A densidade do vazio: o desenho como índice de ausência; Relacionada ao Projeto de Pesquisa "A imagem no campo da ficção"; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Bethielle Kupstaitis

A cegueira na imagem- uma poética do visível; Pesquisa sobre observações noturnas e seus desdobramentos poéticos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Rodrigo Núñes

Um ensaio sobre o equilibrismo- desdobramentos de uma produção artística baseada na queda; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; (Orientador);

Daniela Remião de MACEDO

"Em busca da bailarina da caixa de musica:o tempo expaandido e os reflexos na fotografia" dissertação de mestrado sobre o fotográfico e seus desdobramentos; Ligado à pesquisa "A fotografia no campo da ficção"; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Adriani Ferreira Araújo

"Da crueza da matéria à imagem tamgível"- dissertação de mestrado sobre uma prática plástica entre espessura e permanência; Ligada à pesquisa "A fotografia no campo da ficção"; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Bruna Elida Conforte

"Ali onde o mar se faz ilha"- dissertação de mestrado sobre a intersecção entre a fotografia e a ficção; Ligaado ao projeto de pesquisa "O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação"; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Giordano Toldo

A viagem em busca de Elliot Erwitt: quando o documento fotográfico propõe a ficção; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Luciano Fernandez Sherer

A memória do sagrado ressignificada; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Iuri Aleksander dias Fernandes de Souza

"Aquilo que nos cerca, aquilo que cercamos-abrigo, matéria e afeto"; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Iuri Aleksander dias Fernandes de Souza

Refúgios do ser: entre a significação e edificação de espaços de afeto; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Luciano Fernandez Scherer

Memórias do Sagrado: Ressignificar; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Marina Valerio Guedes

Apagamentos e contundências: desenho, fotografia e memória; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Denise Valéria Helfenstein

A Captura da Paisagem: entre apreensões fotográficas por camara obscura e registros sonoros; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Carolina Corrêa Rochefort

A marca corporal como registro de existência e a pela como superfície de experiência; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Mariana Machado de Freitas

Imagens (re)veladas- O apagamento da fotografia como expansão do campo do laboratório; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Aline Maria Dias

Marcas e rastros- concentração e organização de vestígios quotidianos; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Denise Ruschel Gadelha

à curta distância: relações entre a imagem fotográfica e seu espaço de representação; 2007; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Josiane de Azevedo Bornéu

Os segredos da trama; 2006; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

José Vicente da Veiga

Sombras e luzes na nomeclatura do mundo; 2005; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Celso dos Santos Junior

Simulações e simulacros na arte; 2005; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

René de Moraes Ruduit

A Construção do Campo Pictórico: Acúmulos e Sobreposições; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ertes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Josiane Bosnéo

Tradição e Construção: Segredos da Trama; 2003; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

René Ruduit

Pintura, acúmulo e materialidade; 2003; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Bethielle Kupstaitis

"Da cegueira induzida à visibilidade encenada"- tese de doutorado de Bethielle Kupstaitis,relacionada à pesquisa "A imagem no campo da ficção"; 2020; Tese (Doutorado em PPGAV- Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Aline Maria Dias

"O melhor lugar é a memória?" Um estudo de paralelos entre coleções de arte contemporânea da Fundação de Serralves e o Museu de Arte Moderna de São Paulol; Tutoria e co-orientação em tese de doutorado defendida por Aline Maria Dias sobre o acervo da Fundação de Serralves, de Porto, Portugal; Ligado à pesquisa "Intersecções entre fotografia e pintura"; ; 2015; Tese (Doutorado em doutorado em arte contemporânea) - Universidade de Coimbra, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Lizângela Torres

Incursões Noturnas; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

João Carlos Machado

Do Ritimificator ao Remiquistifiqueitor- Trânsitos entre a materialidade e a imaterialidade; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Johny Vieira

O Click inconsciente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARTES VISUAIAS) - Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

KARIN AZAMBUJA MENEGHETTI

Uma banca- reflexões sobre uma prática plástica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Artes Visuais) - Instituto deArtes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Marco Escada da Rosa

O flou e o movimento em fotografia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ARTES vISUAIS) - Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Sabrina Zuther Riffel

Janela: Paisagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Natália Rizzi Figueiró

Espctors: Interposições do Reflexo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Jéssica Fonseca do Couto

A Fragmentação de um lugar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Vivian Fenstenseifer Chiaradia

Retratos Vazios; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Jéssica Couto

A Fragmentação de um Lugar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Natália Rizzi

Espectros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Sabrina Riffel

Janela: Paisagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Mônica Benedetti dos Santos

Autoretrato- uma poética; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

RAFAEL JAHN

Fotografia pinhole- processos alternativos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Fernanda Fillipin

Poética do processo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Sabrina Witt

A fotografia e o Tempo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Maria do Carmo Dischinger

As vias paralelas da fotografia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Carla Rocha

Interações; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Denis Siminovich

Pintura; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Helena Martins Costa

Fotografia; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Leticia Santos Verardi

tópicos especiais em fotografia II; 2015; Orientação de outra natureza; (ARTES vISUAIS) - Instituto de Artes da UFRGS, Instituto de Artes da UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Claudia Zimmer de Cerqueira

O meio como ponto de referência; 2014; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - PPGAVI- Instituto de Artes da UFRGS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Leticia dos Santos Verardi

Tópicos Especiais em Fotografia; 2014; Orientação de outra natureza; (IA- Graduação em Artes Visuais) - Instituto de Artes IA UFRGS; Orientador: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha;

Produções bibliográficas

  • CUNHA, E. F. V. . Fernanda Gassen em Foto-eventos: banquetes e convescotes entre literatura e pintura. Artigo sobre o trabalho de Fernanda Gassen, ligado à pesquisa 'A imagem no campo da ficção' e ao grupo de pesquisa CNPq 'Intersecções entre a fotografia e as linguagens visuais't. ESTUDIO , v. N32, p. 46-53, 2020.

  • CUNHA, E. F. V. . Amélia Brandelli e a absorção e transformação do desenho: um diálogo com a vida das plantas em 'inverno, quase inverno'. Artigo relacionado à pesquisa 'a imagem no campo da ficção' e grupo de pesquisa Cnpq Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. ESTUDIO , v. N 29, p. 60-65, 2020.

  • CUNHA, E. F. V. . 'A fronteira e o buraco- O Pampa e os limites entre arte e vida na obra de Copês'- artigo sobre Alexandre Copês, relacionado à pesquisa 'A imagem no campo da ficção' e ao grupo de pesquisa CNPq 'Intersecções entre a fotografia e as linguagens visuais'.. REVISTA CROMA , v. 13, p. 22-28, 2019.

  • CUNHA, E. F. V. . Campo e Contracampo em A Casa- Ruínas e fragmentos de uma experiêencia visual na estratégia da ausência- artigo sobre Camila Mello, ligado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores da criação artística', junto ao PPGAV- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.. ESTUDIO , v. 9, p. 141-148, 2018.

  • CUNHA, E. F. V. . O duplo em Laura Cattani- reflexões sobre as armadilhas de Narciso. Artigo relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em Arte' e grupo de pesquisa CNPQ 'Intersecções entre a fotografia e linguagens visuais'. ESTUDIO , v. 18, p. 26-32, 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . Lizângela Torres em Incursões Noturnas- notas sobre a poética das sombras. REVISTA CROMA , v. 9, p. 26-32, 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . Lisângela Torres em Incursões Noturnas: notas sobre a poética das sombras. Artigo sobre o trabalho em fotografia de Lizângela Torres, desenvolvido em doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. REVISTA CROMA , v. 1, p. 26-32, 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . O duplo em Laura Cattani- reflexões sobre as armadilhas de narciso em um trabalho plástico. Artigo sobre o trabalho de Laura Cattani, relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte'. ESTUDIO , v. 18, p. 26-32, 2017.

  • CUNHA, E. F. V. ; CIDADE, D. M. . A Cara da Rua- arte e extensão universitária no ensino fundamental de jovens adultos em vulnerabilidade social- artigo ligado à pesquisa 'O Caidente e a perda como catalisadores do processo de criação artística' desenvolvido junto ao PPGAV- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, e apresentado no Congresso Matéria-Prima, da U. de Lisboa. REVISTA MATÉRIA PRIMA , v. 5, p. 112-120, 2017.

  • MACEDO, Daniela Remião de ; CUNHA, E. F. V. . Os Tempos da Arte Fotografica ? Um Ensaio em Paris. PARALELO 31 , v. 1, p. 48-75, 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . Amauri Fausto e a luz dos fantasmas da caverna- Artigo sobre o artista Amauri Fausto e a série onde ele fotografa o movimento de uma estação subterrânea de transportes em Porto Alegre. O artigo trata de temas como o exílio, os males da ausência e o modo negativo em arte. Revista CROMA , v. 4, p. 43-49, 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . Fioravaante e o vazio- o desenho como estratégia de ausência. Estudio , v. 7, p. 42-48, 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . Ruby e a auto-representação: encenações de questões de identificação e de identidade em imagens codificadas. Artigo sobre um filme de Luciano Sherer, 'Ruby', sobre o estereótipo de um artista. Há na ficção a criação de um personagem através da construção de documentos de lembranças de um artista trágico. Trata-se do tema identidade e identificação em arte. Estudio , v. 7, p. 184-192, 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . Ruth Sousa e as lembranças inventadas: a arte como promessa de algo melhor? Artigo publicado na revista Studio, ligado à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' desenvolvida junto ao PPGAV. Estudio , v. 11, p. 65-71, 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . Escrever na areia, na água e no vento: o esquecimento em Martha Gofre. Texto publicado na revista Gama, desdobramento da pesquisa 'Intersecções entre Fotografia e Pintura, desenvolvida junto ao PPGAV'. Gama , v. 5, p. 122-128, 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . Acreditar ou não na arte. Estudio , v. 5, p. 39-45, 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . To believe or not in art. Estudio , v. 5, p. 39-45, 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . Projeções e significações poéticas de um lugar. Artigo sobre o trabalho de Elaine Tedesco. Vinculado à linha de pesquisa da área de poéticas Visuais do PPGAV, linha Desdobramentos da Imagem. Texto do trabalho apresentado no Congresso Internacional CSO, em Lisboa, Portugal, em março de 2013. Estudio , v. 4, p. 139-145, 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Na poiésis de paul Valéry, a vertigem do dígito, a memória e o esquecimento. Artigo sobre a dialéticaa da memória e do esquecimento, utilizando conceitos da poética de Valéry. Artigo relacionado ao projeto de pesquisa 'Fotografia e Pinturas- Intersecções'. Porto Arte (UFRGS) , v. 19, p. 39-44, 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . Desconstruindo instantes da fotografia. Correio da APPOA , v. 191, p. 37-42, 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Impressões- o modo negativo e os vestígios na arte contemporânea. Porto Arte (UFRGS) , v. 22, p. 117-122, 2005.

  • CUNHA, E. F. V. . Impressões- o modo negativo na gravura contemporânea. Impressões, Porto Alegre- RS, p. 08-12, 2004.

  • CUNHA, E. F. V. . Estética Luminosa. A universidade da fotografia, Porto Alegre, v. 01, n.1, p. 63-67, 2003.

  • CUNHA, E. F. V. . Lanternas Mágicas. O olhar passageiro, Porto Alegre-RS, v. 01, p. 03-06, 2003.

  • CUNHA, E. F. V. . Entre o olho e a iluminação. Porto Arte (UFRGS) , v. 9, p. 106-120, 1999.

  • CUNHA, E. F. V. . Cèzanne e o fotógrafo desconhecido. Porto Arte (UFRGS) , v. 02, p. 12-16, 1991.

  • CUNHA, E. F. V. . Picasso- Percepção e Concepção. Porto Arte (UFRGS) , v. 01, p. 16-23, 1990.

  • CUNHA, E. F. V. . Impressões-o modo negativo na arte contemporânea. Artigo sobre o modo negativo, as inversões e a sombra como elementos da origem da pintura. PORTO ARTE (UFRGS) , v. 22, p. 117-123, 1990.

  • CIDADE, D. (Org.) ; CUNHA, E. F. V. (Org.) . A Cara da Rua-,entre utopias e distopias urbanas. 1. ed. Porto Alegre- RS: Grafica da UFRGS, 2018. v. 1. 98p .

  • CUNHA, E. F. V. ; FISCHER, L. A. ; GALLI, T. . Percurso do Artista- Livro do projeto de mesmo nome, dedicado à pesquisa plástica e teórica desenvolvida pelo autor, com a colaboração de textos de Luis Augusto Fischer, Tania Galli e Lucia Pereira Serrano. Vinculado à pesquisa Intersecções entre Arte e Fotografia.. 01. ed. Porto Alegre- RS: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

  • CUNHA, E. F. V. ; GALLI, T. ; FISCHER, L. A. ; PEREIRA, L. . Percurso do Artista. 01. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2013. v. 01. 206p .

  • CUNHA, E. F. V. ; KERN, D. ; AVANCINI, J. A. ; GODOY, V. . Paisagem em Questão. 1. ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2012.

  • CUNHA, E. F. V. ; Urbim, Carlos . Lição de Casa. 1. ed. Porto Alegre- RS: Editora Projeto, 2011. v. 01. 32p .

  • CUNHA, E. F. V. . Circo Mágico. 01. ed. Porto Alegre- RS: Editora Projeto, 2007. v. 01. 36p .

  • CUNHA, E. F. V. . A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. 01. ed. Porto Alegre-RS: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. v. 01. 291p .

  • CUNHA, E. F. V. ; Zielinsky, Monica ; Cattani . Eduardo Vieira da Cunha. 1. ed. Porto Alegre- RS: Edição do Autor, 2003. v. 01. 106p .

  • WEINMANN, A. ; SOUZA, E. ; CUNHA, E. F. V. . Simulacros em ação, ou Spellbound- Artigo sobre o filme Spellbound, de Alfred Hitchicock, de 1945, com arte de Salvador Dali, sobre o simulacro e a arte. Relacionado à pesquisa "A imagem no campo da Ficção". Imagens-textos: ensaios sobre cinema e psicanál. In: Amadeu Weinmann e Edson Souza. (Org.). Imagens-textos: ensaios sobre cinema e psicanálise. Livro editado pelo Núcleo de pesquisa sobre cinema e Psicanálise-NUPPICINE, do Instituto de Psicologia da UFRGS.. 1ed.Porto Alegre-RS: Editora da UFRGS, 2018, v. 1, p. 103-107.

  • CUNHA, E. F. V. ; Elaine Tedesco ; TESSLER, E. ; VERAS, E. ; GONÇALVES, F. ; FERVENZA, H. ; SANTOS, M. I. ; SALVATORI, M. ; REY, S. ; Zielinsky, Monica . Pro Posições Eduardo Vieira da Cunha. In: Icléia Borsa Cattanni e Maria Amélia Bulhões. (Org.). Pela Arte Contemçporânea- Desdobramentos de um projeto. Livro comemorativo dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Ligado à pesquisa "O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte". 1ed.Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2017, v. 1, p. 70-71.

  • CUNHA, E. F. V. ; SOUZA, T. . A melancolia da Fotografia. Prefácio do livro de Teófilo Augusto de Souza intitulado A busca da Clarificação da Caixa Preta. Vinculado à pesquisa Intersecções entre Pintura e Fotografia, e ao projeto Intersecções entre a fotografia e linguagens visuais-. A busca da clarificação da caixa preta- complementos ao conceito de programa de Vilém Flusser. 01ed.Saarbrüken- Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, v. 01, p. 05-07.

  • Chemale ; CUNHA, E. F. V. ; GADELHA, D. . A cidade e suas fendas. In: Fernanda Chemale. (Org.). Elefante Cidade Serpente. 01ed.Porto Alegre- RS: Edição do autor, 2008, v. 01, p. 52-54.

  • CUNHA, E. F. V. . A representação da paz na arte. Paz- Um vôo possível. Livro organizado por Izabel Zielinsky, Armindo Trevisan e Jaime Vaz Brasil. 1ed.Porto Alegre: AGE Editora, 2008, v. 01, p. 23-25.

  • CUNHA, E. F. V. . Ensaio sobre a surdez. Memórias de Francisco Stockinger. 01ed.Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2002, v. 01, p. 119-122.

  • CUNHA, E. F. V. . Autópsia da cidade- artigo sobre a cidade como meio de representação em arte. Relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte'. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre-RS, p. 49 - 49, 02 abr. 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . 'Work in Progress, death in Progress'- artigo sobre a morte e suas relações com a arte e os artistas. Relacionado com o projeto de pesquisa O acidente e a perda como catalisadores da criação artística. Voto- Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre, RS, p. 48 - 49, 03 jan. 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . A sombra da Imagem- artigo sobre a poética da sombraa, desde Dante, em A Divina Comédia, até os dias atuais. A sombra é tratada como instrumento de conhecimento, mas também de manipulação. Artigo relacionado com o projeto de pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação'. Voto- Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre, RS, p. 52 - 53, 02 dez. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . A Arte silenciosa da sedução- artigo sobre as publicações de artistas, livros-objeto que não restringem sua exploração pelo desafio da leitura, mas por todos os sentidos, mídia material e táctil diante do predomínio das novas tecnologias digitais. Ligado à pesquisa '0 acidente e a perda como catalizadores da produção artistica' e grupo de pesquisa ' Intersecções entre fotografia e linguagens'. Voto- Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 56 - 57, 02 jul. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . A caixa de Pandora ou a suspeita que ronda a fotografia digital- artigo sobre o mito de Pandora e a relação com a fotografia digital. Vinculado à pesquisa 'Oacidente e a perda como catalizadores do processo de criação em arte' e ao gruppo de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 52 - 53, 02 jun. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . A arte de perder- artigo sobre o trabalho em desenho de Marcos Fioravante. Vinculado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores da produção artística'. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 56 - 57, 09 mar. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . A Arte de Perder- Artigo sobre a fotografia como mediação entre o real e o desenho no trabalho de Marcos Fioravante. Artigo vinculado à pesquisa 'Interseções entre fotografia e Pintura e ao grupo de pesqquisa 'Intersecções engtre fotografia e linguagens visuais' do CNPQ. Voto- política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 56 - 57, 06 mar. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . Pigmalião 2016- Artigo sobre a busca de simulacros em substituição de parceiros do sexo masculino e feminino, através do advento das novas tecnologias, e sobre as origens do erótico e do duplo na história da arte. Apresentação do mito de Pigmalião, de Ovídio, como primeira história dos simulacros da cultura ocidental. Artigo relacionado à pesquisa 'Inntersecções entre fotografia e pintura'.. Voto- Políticaa, Cultura e Negócios, Porto Alegre, RS, p. 60 - 61, 04 jan. 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . A autobiografia na arte contemporânea- artigo sobre o papel da autobiografia no trabalho plástico de artistas como Luciano Sherer. Artigo ligado ao projeto de pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e pintura'e à linha de pesquisa 'desdobramentos da imagem' do PPGA- UFRGS. Voto-Política, Cultura e negócios, Porto Alegre-RS, p. 60 - 61, 02 out. 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . Pequena história da ausência na arte- artigo sobre o vazio, a ausência o desaparecimento e a ocultação como elementos de criação de interesse na poética do artista e da criação. Artigo relacionado à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' e à linhaa de pesqquisa 'desdobramentos de Imagem' do PPGAV- UFRGS. Voto- Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre-RS, p. 74 - 75, 03 ago. 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . Sobre coleções e séries- artigo sobre a coleção Fernando Cacciatore de arte, sobre a iconografia da cidade de Porto Alegre, e sobre o tema do colecionismo em arte. Artigo vinculado à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' e à linha de pesquisa 'desdobramentos da imagem' do PPGAV- UFRGS. Voto-Política,cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 74 - 75, 04 maio 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . A arte e o trabalho de nossos fracassos- Artigo sobre o fracasso como elemento do processo artístico, trazendo referências de Samuel Beckett e obra poética de outros artistas. Artigo vinculado aao projeto de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' e à linha de pesquisa 'Desdobramentos da imagem' do PPGAV- UFRGS. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 60 - 61, 02 jan. 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . O espelho vazio das águas. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 62 - 63, 03 dez. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . Os fragmentos do Centro Histórico de Porto Alegre. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 62 - 63, 03 nov. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . A fotografia como arte, a arte como fotografia. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 64 - 65, 02 out. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . Os novos milionários e o mercado de arta. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 60 - 61, 02 ago. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . A vertigem tecnológica e o corpo na arte. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 61 - 62, 02 jul. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . O espaço de Jogo de Marilice Corona. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 62 - 63, 03 maio 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . Vasco Prado- Um foco de luz. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 72 - 73, 02 abr. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . Desastre, santuário e fortaleza. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 60 - 61, 03 mar. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . A fotografia, vítima do excesso de popularidade?. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 58 - 59, 02 jan. 2014.

  • CUNHA, E. F. V. . O renascimento de uma capela do interior. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 74 - 75, 02 dez. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . 10.357 km em linha. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 74 - 75, 02 nov. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Fernando Duval e o mundo em simulacro. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 05 out. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Uma empresa dedicada à construção do impossível. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 02 ago. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Tessitura e Gramática Intuitivas. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 04 jul. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Tessitura e gramática intuitivas. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 03 jul. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Cem Fantasmas. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, RS, p. 110 - 111, 02 maio 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . O retrato, entre a tradição e o facebook. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 68 - 69, 03 abr. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Giorgio Morandi, mestre dos tons sombrios. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 72 - 74, 04 jan. 2013.

  • CUNHA, E. F. V. . Espelhos e outros reflexos. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 68 - 70, 05 nov. 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . Fugiram para sempre os velhos albuns, junto com nossos modos de nos lembrar das coisas?. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 68 - 70, 01 ago. 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . Pequena história da sombra. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 78, 05 jun. 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . Lapinski e a arte no exílio. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre, rs, p. 72 - 74, 02 maio 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . Leonilson- Sob o peso de meus amores. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 76, 04 abr. 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . O homem e o navio. Voto- Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 78, 02 fev. 2012.

  • CUNHA, E. F. V. . O ócio da viagem e a metáfora da criação. Voto-Política, cultura e negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 05 dez. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Pode a arte ser política?. Voto- Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 05 ago. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . A história de uma fazenda abandonada no meio do pampa. Voto-Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 05 ago. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Não dá para não ver. Jornal Zero Hora- Cultura, Porto Alegre- RS, p. 2 - 2, 03 ago. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Um lugar de exílio desaparece. Cultura- Jornal Zero Hora, Porto Alegre- RS, p. 6 - 6, 30 jul. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . A retina do sábio: paradoxos da fábula do instante decisivo. Voto-Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 75 - 76, 05 jul. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . A dialética da memória e do esquecimento nos desenhos de Iberê Camargo. Voto-Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre-RS, p. 70 - 71, 05 jun. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Iberê e o esquecimento. Suplemento de Cultura do jornal Zero Hora, Porto Alegre, RS, p. 06 - 06, 04 jun. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Teatros do Sul. Voto-Política, Cultura e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 78 - 79, 05 abr. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . O mito da fronteira atrasada e rude. Caderno de Cultura- Jornal Zero Hora, Porto Alegre- RS, p. 3 - 3, 26 mar. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Perdidas Sessões de Cinema. Cultura Zero Hora, Porto Alegre- RS, p. 2 - 2, 29 jan. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Cinema Ausente 2. Revista Voto, p. 56 - 57, 05 jan. 2011.

  • CUNHA, E. F. V. . Preciso de Menos- No ano em que completaria 72 anos, o gaúcho Henrique Fuhro é homenageado no Museu de Arte do Rio Grande do Sul com retrospectiva de sua obra, que dialoga com a ilustração pop dos anos 1960. Suplemento de Cultura do Jornal Zero Hora de Porto Alegre, Porto Alegre- RS, p. 2 - 2, 04 dez. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Fuhro: a convicção na figura. Voto- Cultura, economia e negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 01 nov. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Acreditar ou não na arte. ZH Cultura- Suplemento cultural do jornal Zero Hora de Porto Alegre, Porto Alegre, p. 04 - 04, 02 out. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Silêncios e Sussuros. Revista Voto- Cultura, economia e Negócios, Porto Alegre-RS, p. 75 - 76, 03 ago. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . As Funções da Paisagem. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 05 jul. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . O Valor do Papel. Revista Voto- Cultura, economia e Política, Porto Alegre, p. 76 - 77, 06 jun. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . As enigmáticas ruínas da arte. Voto- Cultura, Economia e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 01 maio 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Na tragédia, uma estética do sublime. Caderno de Cultura- Zero Hora, Porto Alegre- RS, p. 8 - 8, 24 abr. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . O alfabeto Enfurecido. Revista Voto- Pol[itica e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 76 - 77, 05 abr. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Sombras do Poeta. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre, p. 72 - 73, 05 mar. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . A memória de um bonde chamado Tramandahy. Revista Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 74 - 75, 05 fev. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . Pedro Weingärtner e a viagem produtiva. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 78 - 79, 02 jan. 2010.

  • CUNHA, E. F. V. . O Araújo Viana e a Mona Lisa. Voto- Poítica e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 68 - 69, 05 dez. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. ; Couto, Jessica . O Auditório Ausente. Jornal Zero Hora- ZH Cultura, Porto Alegre- RS, p. 3 - 3, 28 nov. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . A Arte pode prometer e cumprir?. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 78 - 79, 03 nov. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . A Marcenaria Modelo. Zero Hora, Porto Alegre- RS, p. 18 - 18, 11 out. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . Alimento do Corpo, intimidade e sutilezas da alma. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 78 - 79, 03 out. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . Toillete de Flora, Um Pioneiro do Cinema. Revista Voto, Porto Alegre, RS, p. 78 - 79, 05 set. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . A inesgotável fonte da pintura. Voto- Economia e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 78 - 79, 03 ago. 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . O silêncio de Xico Stockinger. Voto- Economia e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 62 - 63, 04 maio 2009.

  • CUNHA, E. F. V. . Primeiras impressões. Revista do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, p. 5 - 15, 03 dez. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . As lições da 6° Bienal do Mercosul. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 80 - 82, 08 nov. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Aos cem anos, Instittuto de Artes pede socorro. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre-RS, p. 86 - 87, 07 jul. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Um crime perfeito: o modo negativo e os vestígios na arte contemporânea. Voto-política e negócios, Porto Alegre- RS, p. 61 - 63, 06 maio 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Um crime perfeito: o modo negativo e os vestígios na arte contemporânea. Voto-política e negócios, Porto Alegre- RS, p. 61 - 63, 06 maio 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . O Tempo e o Vento da lacustre, ou uma pequena história de um fotógrafo desconhecido. Voto- Política e negócios, Porto Alegre-RS, p. 80 - 82, 08 abr. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Documento ou monumento:onde está a fotografia contemporânea. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre- RS, p. 66 - 68, 06 mar. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Viagem como metáfora produtiva. Voto- Política e negócios, Porto Alegre-RS, p. 68 - 69, 08 fev. 2007.

  • CUNHA, E. F. V. . Sobre detalhes e fragmentos. Voto- Política e Negócios, Porto Alegre, p. 53 - 56, 07 set. 2006.

  • CUNHA, E. F. V. . Um Voyeur Sonâmbulo. ZH Cultura, Porto Alegre- RS, p. 2 - 2, 17 jun. 2006.

  • CUNHA, E. F. V. . As sombras do Poeta. ZH Cultura, Porto Alegre, p. 8 - 8, 03 maio 2006.

  • CUNHA, E. F. V. . O que é a fotografia contemporânea?. ZH Cultura, Porto Alegre-RS, p. 07 - 07, 25 mar. 2006.

  • CUNHA, E. F. V. . Atitude com escândalo. ZH Cultura, Porto Alegre- RS, p. 08 - 08, 26 jan. 2006.

  • CUNHA, E. F. V. . Adeus a Arman. ZH Cultura, Porto Alegre- RS, p. 2 - 3, 29 out. 2005.

  • CUNHA, E. F. V. . Um Crime Perfeito e o modo negativo/vestígios na contemporaneidade. ZH Cultura, Porto Alegre- RS, p. 5 - 5, 08 out. 2005.

  • CUNHA, E. F. V. . Paradoxos do Instante Decisivo. ZH Cultura, Porto Alegre-RS, p. 8 - 8, 07 ago. 2004.

  • CUNHA, E. F. V. . O Salão e o Mergulhador. Zero Hora, Porto Alegre, p. 8 - 8, 15 maio 2004.

  • CUNHA, E. F. V. . UMA METÁFORA PARA A PINTURA. Caderno de cultura do jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 8, 08 dez. 2001.

  • CUNHA, E. F. V. . WORKSHOP PROVA NECESSIDADE DO ESTUDO DE HISTÓRIA DA ARTE. Jornal Diário do Sul, Porto Alegre, p. 11, 16 set. 1987.

  • CUNHA, E. F. V. . FOTOGRAFIA - BELA JOVEM FAZ ANIVERSÁRIO. Jornal Diário do Sul, Porto Alegre, p. 11, 04 ago. 1987.

  • CUNHA, E. F. V. . ENTRE A ARTE DA ALQUIMIA E O REGISTRO DAS EMOÇÕES. Jornal Diário do Sul, Porto Alegre, p. 7, 09 jan. 1987.

  • CUNHA, E. F. V. . A PINTURA E A FOTOGRAFIA. Jornal O Estado do Rio GRande, Porto Alegre, p. 12, 12 maio 1986.

  • CUNHA, E. F. V. . CONCEITUALISMO E ARTE. Jornal Então, Porto Alegre, p. 1.

  • CUNHA, E. F. V. . A fronteira e o buraco- o pampa e os limites entre arte e vida na obra de Copês. Artigo sobre a obra de Alexandre Copês. Trabalho relacionado à pesquisa 'A imagem no campo da Ficção' e ao grupo de pesquisa Cnpq 'Intersecções entre fotografia e outras linguagens visuais'. In: Congresso Internacional Criadores sobre outras obras - CSO, 2019, Lisboa-Portugal. "Dez anos depois: o Congresso CSO'2019". Lisboa-Portugal: CIEBA-FBAUL, 2019. v. 10. p. 248-252.

  • CUNHA, E. F. V. . Amauri Fausto e a luz dos fantasmas da caverna- Artigo sobre o trabalho do fotógrafo Amaury Fausto, vinculado ao grupo de pesquisa CNPq Intersecções entre fotografia e linguagens visuais, e com a pesquisa 'Biografias da perda'. In: Congresso Internacional CSO 2016- Criadores Sobre outras Obras, 2016, Lisboa- Portugal. Arte pela perspectiva dos criadores: O VI Congresso CSO'2016. Lisboa- Portugal: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 193-195.

  • CUNHA, E. F. V. . Fioravante e o Vazio: O desenho e ausência. Artigo sobre o trabalho do artista Marcos Fioravante em desenho. Vinculado ao grupo de pesquisa CNPq 'intersecções fotografia e linguagens visuais', e à pesquisa 'Biografias da perda'. In: VI Congresso Internacional CSO 2016- Criadores sobre Outras Obras, 2016, Lisboa, Portugal. Arte pela perspectiva dos criadores; o VI CSO 2016 Lisboa. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa- Portugal, 2016. v. 1. p. 124-126.

  • CUNHA, E. F. V. . O vazio como ausência- trabalho sobre a relação do vazio como estratégia de ausência, relacionado ao corpo e à cidade. Vinculado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores do processo de criação' e ao grupo de pesquisa CNPQ 'Intersecções entre a fotografia e linguagens visuais'. In: VI Simposio de la Red Latinoamericana de Estudios sobre la imagen, Identidad, território: escenários de inquietud, 2016, Buenos Aires- ARG. Actas del VI Simposio de La Red Latinoamericana de Estudios sobre la Imagen, Identidad, Território. Buenos Aires- ARG: Departamento de publicaciones de la Faculdad de Derecho e Ciências Sociales de la Universidad de Bu, 2016. p. 21-28.

  • CUNHA, E. F. V. . Biografias da perda-buracos negros entre fotografia e psicanálise. Artigo sobre as intersecções entre fotografia e psicanálise. Relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores da criação artística' realizada junto ao PPGAV-UFRGS e ao grupo de pesquisa CNPQ 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. In: 25° Encontro da ANPAP: Arte: seus espaços em nosso tempo, 2016, Porto Alegre, RS. Anais do 25°encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Santa Maria, RS: UFSM e UFRGS, 2016. v. 25. p. 1533-1542.

  • CUNHA, E. F. V. . Fioravante e o Vazio- O desenho como estratégia de ausência. Artigo com uma reflexão sobre o vazio e seus desdobramentos filosóficos. Relacionado à pesquisa O acidente e a perda como catalisadores da criação artística.. In: Simpósio de la Red Latinoamericana de estudios sobre imagen identidad y território, 2016, Buenos Aires, Argentina. Actas del VI Simposio de la Red Latinoameticana de Estudios sobre imagen, identidad y território. Buenos Aires, Argentina: Instituto de Investigaciones Gino Germani, 2016. v. 6. p. 21-25.

  • CUNHA, E. F. V. . Amauri Fausto e a luz dos fantasmas da caverna. Artigo sobre o trabalho de Amauri Fausto, relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores da criação artística'. In: CSO- Congresso Internacional de Artistas Sobre Outras Obras, 2016, Lisboa- Portugal. Amauri Fausto e a luz dos fantasmas da caverna. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes, 2016. v. 7. p. 240-247.

  • CUNHA, E. F. V. . Ruth Souza e as lembranças inventadas- A arte como promessa de algo melhor?- edição em atas do Congresso CSO 2015, do artigo completo apresentado no evento sobre o trabalho da artista Ruth Souza. Vinculado à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura' e à linha de pesquisa 'desdobramentos da imagem' do PPGAV-UFRGS. In: VI Congresso CSO 2105- Criadores sobre outras obras, 2015, Lisboa, Portugal. Relações, Implicações: o VI Congresso CSO'2015.. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa & Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, 2015. v. 5. p. 207-213.

  • CUNHA, E. F. V. . Escrever na areia, na água e no vento- o esquecimento em Marta Gofre- artigo sobre o trabalho de Marta Gomes de Freitas e sua relaação com o esquecimento como elemento poético de criação. Trabaalho apresentado no Congresso Internacional CSO 2015, vinculado à pesquisa 'Intersecções entre arte e fotografia' e à linha de pesquisa 'deesdobramentos da imagem' do PPGAv- UFRGS. In: VI Congresso Internacional CSO 2015- Criadores sobre outras obras, 2015, Lisboa, Portugal. Arte, relações e implicações: o VI Congresso CSO 2015. Lisboa, Portugal: Faculdaade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2015. v. 06. p. 200-206.

  • CUNHA, E. F. V. . Escrever na areia, na água e no vento: o esquecimento em Martha Gofre. Relacionado à pesquisa: 'Fotografia e Pintura: Intersecções'. In: Congresso CSO- Artistas Sobre Outras Obras, 2015, Lisboa, Portugal. Escrever na areia, na água e no vento: o esquecimento em Martha Gofre. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes, 2015. v. 6. p. 200-216.

  • CUNHA, E. F. V. . Ruth Sousa e as lembranças inventadas: a arte como promessa de algo melhor?Artigo sobre a artista Ruth Sousa, relacionado à pesquisa 'Fotografia e Pintura- Intersecções'. In: CSO 2015- Congresso Internacional de Artistas Sobre Outras Obras, 2015, Lisboa- Portugal. Ruth Sousa e as lembranças inventadas: a arte como promessa de algo melhor?. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes, 2015. v. 61. p. 207-213.

  • CUNHA, E. F. V. . Projeções e significações poéticas de um lugar: uma prática plástica entre a alta e a baixa tecnologia. Artigo sobre o trabalho de Elaine Tedesco, relacionado à pesquisa 'Pintura e Fotografia- Intersecções'. In: CSO 2013- Criadores sobre outras obras, 2013, Lisboa- Portugal. Actas CSO 2013. Lisboa- Portugal: Faculdade de Belas Artes, 2013. v. 4. p. 249-255.

  • CUNHA, E. F. V. . O modo negativo na Gravura Contemporânea. In: Impressões, 2004, Porto Alegre. Impressões. Porto Alegre-RS: Santander Cultural, 2004. v. 01. p. 08-14.

  • CUNHA, E. F. V. . CONE, ÍCONE, INDEX-VOTO: ENTRE O OLHAR E A ILUMINAÇÃO. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 8, p. 104-112, 1999.

  • CUNHA, E. F. V. . CEZANNE E O FOTÓGRAFO DESCONHECIDO. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 3, p. 12-18, 1991.

  • CUNHA, E. F. V. . PICASSO, CONCEPÇÃO E PERCEPÇÃO. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v. 2, p. 16-22, 1990.

  • CUNHA, E. F. V. ; COPES, A. . A fronteira e o Buraco: o Pampa e os limites entre arte e vida na obra de Copês. Artigo sobre a obra poética de Alexandre Copês, aluno do PPGAV, que realiza um trabalho ficcional entre memória e esquecimento. Trabalho ligado à pesquisa 'A Imagem no Campo da Ficção', destinado à apresentação no XX Congresso CSO em Lisboa, Portugal em abril de 2019. ESTUDIO , 2019.

  • CUNHA, E. F. V. ; MELO, C. . Campo e contracampo em A Casa: ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência. Artigo sobre o trabalho poético de Camila Melo. :O artigo foca a produção de Camila Mello, e sua poética de ausência e abandono em atos de subtração nas imagens, criando lacunas de estranhamento.Trabalho ligado à pesquisa 'A Imagem no Campo da Ficção'. ESTUDIO , 2018.

  • CUNHA, E. F. V. . O duplo de Laura Cattani: reflexões sobre as armadilhas de Narciso em um trabalho plástico.. Estudio , 2017.

  • CUNHA, E. F. V. ; CIDADE, D. M. . A Cara da Rua-: arte e extensão universitária no ensino fundamental para jovens adultos em vulnerabilidade- artigo sobre o projeto A Cara da Rua, relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores do processo de criação em arte'. REVISTA MATÉRIA PRIMA , 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . Lizângela Torres em Incursões Noturnas: notas sobre a poética das sombras. Estudio , 2017.

  • CUNHA, E. F. V. . Amaury Fausto e os fantasmas da caverna. Artigo sobre o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Amaury Fausto em um terminal de passageiros na região metropolitana de Porto Alegre, relacionado ao exílio. Ligado à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura'.. Estudio , 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . Fioravante e o vazio- o desenho como estratégia de ausência. Artigo sobre o trabalho de Marcos Fioravante, desenvolvido em desenho, que explora a estética da ausência e do vazio em termos filosófico e plástico. Relacionado ao projeto de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' junto ao ppgav-Ufrgs.. Estudio , 2016.

  • CUNHA, E. F. V. . 'ruby e a autorepresentação: encenações de questões de identidade e de identificação em imagens codificadas'. Artigo sobre o artista Luciano Sherer. Vínculo com a pesquisa 'Intersecções entre pintura e fotografia' desenvolvida junto ao PPGAV.. Estudio , 2015.

  • CUNHA, E. F. V. . Fernanda Gassen em 'Foto-Eventos': banquetes e convescotes entre literatura e pintura. Apresentação de artigo sobre o trabalho da artista, que organiza reuniões para o exercício performativo da fotografia e as relações do ato fotográfico com os convites à convescotes. Relacionado com a pesquisa 'A imagem no campo da ficção' e com o grupo Cnpq 'intersecções entre a fotografia e linguagens visuais'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Amélia Brandelli e a absorção e transformação do desenho: um diálogo com a vida das plantas em 'inverno, quase inverno'. Artigo relacionado à pesquisa 'a imagem no campo da ficção' e grupo de pesquisa Cnpq Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . 'Campo e contracampo em A Casa: ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . O duplo em Laura Cattani: reflexões sobre as armadilhas de Narciso em um trabalho plástico. Apresentação de comunicação no plenário do VIII Congresso Internacional CSO 2017- Criadores sobre outras obras. Relacionado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte' e do grupo de pesquisa do CNPQ 'Intersecções entre a fotografia e as linguagens visuais'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . Incursões Noturnas- notas sobre a poética das sombras. Comunicação relacionada à pesquisa 'o acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte' e com o grupo de pesquisa CNPQ 'Intersecções entre a fotografia e as linguagens plástricas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . A cidade como dispositivo de representação/integração em fotografia- proposição de evento no Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes da Universidade de Lisboa. relacionado à pesquisa 'o acidente e a perda como catalisadores do processo de criação em arte'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . Fioravante e o Vazio- O desenho como estratégia de ausência. Apresentação de trabalho sobre o artista Marcos Fioravante e sua estética do abandono, isolamento e vazio. O objetivo do trabalho é refletir sobre uma possível filosofia da ausência e o desejo de transformação de documentos do trabalho do artista em obras. Trabalho apresentado no VI Congresso CSO da Universidade de Lisboa .. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Amauri Fausto e a luz dos fantasmas da caverna- trabalho sobre o artista e fotógrafo Amauri Fausto, no VII Congresso Internacional CSO- Criadores sobre outras obras, em Lisboa, Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Biografias da perda: Buracos negros entre fotografia e psicanálise- trabalho apresentado no 25° congresso da Anpap. Artigo sobre Marcos Fioravante e sua poética da perda e permanência em desenho e fotografia. Vinculado ao projeto de pesquisa 'A perda e o acidente como catalizadores do processo de criação em Arte'., e ao grupo de pesquisa CNPq 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . O vazio e o desenho como estratégia de ausência- trabalho apresentado no VI Simpósio da rede Laiit- cenárioos de inquietude, na seção Corpo e Cidade, sobre as relações do desenho com a cidade. Vinculado à pesquisa O acidente e a perda como catalizadores da criação artística. O acidente e a perda como catalizadores da criação artística e grupo de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e linguagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, E. F. V. . Ruth Sousa e as lembranças inventadas: a arte como promessa de algo melhor? Apresentação de trabalho no Congresso Internacional CSO da Universidade de Lisboa, Portugal. Desdobramento da pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura' desenvolvida junto ao PPGAV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Escrever na areia, na água e no vento: o esquecimento em Martha Gofre. Apresentação de trabalho no Congresso Internacional CSO da Universidade de Lisboa, Portugal. Desdobramento da pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura' desenvolvida junto ao PPGAV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. ; Ramiro, M. . Certas Incertezas- Seminário com Mario Ramiro no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais. Ligada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura' e à linha de pesquisa 'Desdobramentos da Imagem' do ppgav. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, E. F. V. . Acreditar ou não na arte- Apresentação de trabalho no Congresso Internacional CSO de Lisboa, Portugal. Vinculada à pesquisa 'intersecções entre fotografia e pintura'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Projeções e significações poéticas de um lugar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . Projeções- Significações poéticas de um lugar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, E. F. V. . Uma lanterna mágica resgata o transporte das imagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. ; SOULAGES, F. . Uma lanterna mágica anuncia um processo de transformação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, E. F. V. . O artista na Escola- Eduardo Vieira da Cunha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, E. F. V. ; Zielinsky, Monica ; Elaine Tedesco ; VERAS, E. . Entre o desenho, a pintura e a fotografia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, E. F. V. . O Olhar Passageiro. Porto Alegre- RS, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CUNHA, E. F. V. . Linguagens Geradoras- Criação de ilustração para capa do livro de Gabriel de Andrade Junqueira Filho. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2005 (Ilustração para capa de livro).

  • CUNHA, E. F. V. . UM PASSAGEIRO CLANDESTINO. Porto Alegre: Galeria Bolsa de Arte, 2002 (Catálogo de Exposição).

Outras produções

CUNHA, E. F. V. . Revista Valise. 2011.

CUNHA, E. F. V. . Programação visual para o Congresso Brasileiro de extensão universitária. 2011.

CUNHA, E. F. V. . 100 anos de Xico Stockinger- curadoria da exposição e palestra sobre o centenário de nascimento de Xico Stockinger no Centro Cultural da UFRGS- relacionado à pesquisa 'A imagem no campo da ficção'. 2019. (curadoria).

CUNHA, E. F. V. . Oficina de arte na Associação Criança Feliz- entidade de apoio à infância de Caxias do Sul. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, E. F. V. . A arte na escola. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, E. F. V. . O Brinquedo na arte- a dimensão do jogo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CUNHA, E. F. V. ; Guerra ; TESSLER, E. . Direitos Humanos. 2008. (Ilustração de material didático).

CUNHA, E. F. V. . O Circo Mágico. 2007. (Editoração/Livro).

CUNHA, E. F. V. . Dossiê Fotografia/Arte Contemporânea. 2005. (Editoração/Periódico).

CUNHA, E. F. V. . A estética da pintura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CUNHA, E. F. V. ; Cattani ; Zielinsky, Monica . Eduardo Vieira da Cunha. 2003. (Editoração/Livro).

CUNHA, E. F. V. ; NUNES, R. ; CASTILHOS, L. . Ilustração,- a arte de narrar. 2011. Composição (estréia).

CUNHA, E. F. V. ; LIMA, F. ; NICOLAYEWSKY, A. . Visão 6.5. 2011. Composição (estréia).

CUNHA, E. F. V. . Exposição individual. 2003. Composição (estréia).

CUNHA, E. F. V. ; VELHO, C. C. B. . A resistência da Pintura. Exposição individual vinculada à pesquisa 'A imagem no campo da ficção' e ao grupo de pesquisa 'intersecções entre a fotografia e outras linguagens visuais'. 2022. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Palácio Contemporâneo. Exposição do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Palácio Piratini, sede do Governo do Estado. Evento ligado à pesquisa 'A imagem no campo da Ficção'.. 2022. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; STOCKINGER, X. ; ACHUTTI, L. E. . 'Ocupação Xico Stockinger'- curadoria de exposição e palestra realizada no Centro Cultural da UFRGS, em homenagem aos 100 anos do escultor Xico Stockinger. Relacionado à pesquisa 'A fotografia no campo da ficção'. 2019. Escultura.

CUNHA, E. F. V. ; EISENLOHR, K. . Uma lâmpada no Porão- curadoria de exposição coletiva de fotografia no Paço Municipal de Porto Alegre, versando sobre o tema do livro O Aleph, de Jorge Luis Borges. Vinculado à pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores da produção artística'. 2018. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Pinturas recentes- Exposição individual realizada na galeria Viveiro Cultural, em Cachoeira do Sul-RS, relacionada à pesquisa 'A imagem no campo da ficção'. Curadoria de Daniela Cidade.. 2018. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; BRITES, B. ; NICOLAYEWSKY, A. ; Gonçalves, Flavio . Trans Posições- exposição com curadoria de Icléia Cattani e Maria Amélia Bulhões, em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Vínculo com a pesquisa 'O acidente e a perda como catalisadores do processo de criação artistica'. 2017. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . A arte através da infância- exposição coletiva com curadoria de Valesca Karsten, sobre um projeto desenvolvido com crianças na Escola Caracol. Relacionada à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores no processo de criação'. 2017. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Entre utopias e distopias- curadoria da exposição do projeto 'A Cara da Rua' com moradores em situação de rua. Integrante do projeto de pesquisa 'o acidente e a perda como catalisadores do processo de criação'. 2017. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Homenagem a Magliani- Exposição coletiva com curadoria de Cézar Prestes em homenagem à pintora Maria Lydia Magliani. Traabalho relacionado à pesquisa 'Pintura e fotografia- Intersecções', e ao grupo de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. 2016. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . V isão 7.0- Vida de Artista. Exposição coletiva com curadoria de Renato Rosa. Relacionada à pesquisa 'Fotografia e Pintura- Intersecções' e ao grupo de pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e linguagens visuais'. 2016. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Para pensar a educação infantil- políticas, narrativas e cotidiano. Criação de capa paaraa o livro de Jane Filipe, editado pela UFRGS- FACED, como resultado de pesquisas realizadas no âmbito da Educação Infantil. 2016. Ilustração.

CUNHA, E. F. V. . Um Olhar de Berlim sobre a arte impressa em Porto Alegre (1960 a 20015). Exposição coletiva no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Curadoria de Rolf Külz-Mackenzie (Alemanha)reunindo obras impressas contemporâneas. Vinculada à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores da criação artística',, ao grupo de pesquisa CNPq 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. 2016. Gravura.

CUNHA, E. F. V. ; BRITES, B. ; RAMOS, P. . Caleidoscópio- exposição individual com curadoria de Blanca Brittes e Paula Ramos. O caleidoscópio visto como um brinquedo científico que reproduz o mundo. ligado à pesquisa ' O acidente e a perda como catalizadores do processo de produção artística' e ao grupo de pesquisa 'Intersecções entre fotografia e linguagens visuais'. 2016. Desenho.

DIAS, A. ; CUNHA, E. F. V. ; Elaine Tedesco ; Achutt, Luiz Ei . A sombra da Imagem. Curadoria da exposição integrande das programações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS e do 26° Congresso Nacional da Anpap. Integrantre do projeto de pesquisa intitulado 'O acidente e a perda como catalizadores do processo de criação'. 2016. Diversas.

CUNHA, E. F. V. . Exposição coletiva sobre o 50° aniversário da Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente. Curadoria: André Venzon. Criação de pintura relacionada à pesquisa 'O acidente e a perda como catalizadores da criação artística'. 2016. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 'Eu ilustro Urbim'- exposição coletiva sobre os livros de Carlos Urbim. Curadoria de Alice Urbim. Relacionado à pesquisa 'A perda e o acidente como catalizadores do processo de criação em arte'. 2016. Ilustração.

CUNHA, E. F. V. . Encontro Brasil-França- evento da Associação Sol do Sul, com sede em Paris, que promove intercâmbio cultural entre o Brasil e a França.. 2016. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Brasil-França. Exposição coletiva com curadoria de Dulce Helfer. Ligada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura' desenvolvida junto ao PPGAV. 2015. Diversas.

CUNHA, E. F. V. . Quadrinhos e Espírito Pop- exposição individual de pinturas a convite da coordenadoria de artes plásticas da Prefeitura de Porto Alegre- Curadoria de Flavio Krawczyk. Atividade de desdobramento da pesquisa Intersecções entre Fotografia e Pintura. 2015. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Coleção de Arte Moderna e Contemporânea do Rio Grande do Sul. Curadoria Fernando Cacciatore. Exposição coletiva ligada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura', desenvolvida junto ao PPGAV. 2015. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . O espírito Pop- Recorte da coleção da Pinacoteca Ruben Berta. Curadoria de exposição do acervo da Pinacoteca Ruben Berta, com pinturas de artistas ligados ao movimento Pop internacional, de 1956 a 1970. Exposição realizada em paralelo à individual de pinturas 'Quadrinhos e o espírito Pop', sobre a estética das HQs e seu diálogo com o Pop. A convite da Pinacoteca Ruben Berta.. 2015. Outra.

CUNHA, E. F. V. ; TAVARES, M. ; VENZON, A. . Deus e sua obra no sul da América- Exposição coletiva sobre a experiência dos direitos humanos através dos sentidos. Curadoria de Márcio Tavares. Exposição de inauguração do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre, RS. 2014. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . A fotografia e suas reverberações com a pintura, a gravura e o desenho=- exposição coletiva com a curadoria de Niura Ribeiro. 2014. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Helfenstein, Denise . Armazém Pimenta- Exposição individual de pinturas com curadoria de Daniela Cidade. Ligada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura' desenvolvida junto ao PPGAV. 2014. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 20 x 20. Exposição coletiva da Associação Francisco Lisboa de Artes Plásticas. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2014. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Caminhando em Nuvens. Exposição individual de desenhos realizada na Galeria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a convite do curador do espaço, Éder Silveira. 2013. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Destaque em Pintura 2013. Prêmio instituido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, que distingue com o Troféu Açorianos os destaques do ano em Artes Visuais no Rio Grande do Sul.. 2013. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; PASQUETTI, C. ; Gonçalves, Flavio . Premiados no VII Açorianos de Artes Plásticas 2013. 2013. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; BARRETO, L. M. ; FUKE, M. ; PAIM, C. . Modos de Ser e Estar no Mundo. Exposição coletiva com a curadoria de Rodrigo Nunes sob acessibilidade universal na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. 2013. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Circuito de Arte Santander. Circuito de arte urbana realizado em Porto Alegre, com a curadoria de Cézar Prestes. Vínculo com o projeto de pesquisa : Fotografia e Pintura: intersecções. 2013. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 30 x 30. Exposição coletiva de pinturas organizada pela Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa.. 2013. Pintura.

COSTA, H. M. ; Helfenstein, Denise ; CUNHA, E. F. V. . Distensões do Real- Exposição coletiva com a curadoria de Clóvis Martins Costa no Centro Cultural da FEEVALE- Fundação Universitária do Vale do Rio dos Sinos, no período de 7 de agosto a 8 de novembro de 2012. 2012. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Águas em Movimento. 2012. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Estar em qualquer lugar- A viagem como metáfora produtiva. Exposição individual com curadoria de Daniela Cidade, realizada na Galeria João Fahrion, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de 30 de outubro de 2012 a 30 de maio de 2013 em Porto Alegre- RS. 2012. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Elaine Tedesco ; Achutt, Luiz Ei ; NICOLAYEWSKY, A. ; Helfenstein, Denise ; GONÇALVES, F. . 20/20- exposição vinculada a pesquisa 'intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2012. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; BARBISAN, C. ; ACOSTA, D. ; Elaine Tedesco . Correndo o risco III. 2012. Desenho.

CUNHA, E. F. V. ; METSAVAHT, A. ; TENIUS, C. ; ZAGO, F. . Da miudeza ao desenho espacial. 2012. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Percurso do Artista. Exposição individual realizada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul., que seleciona professores da área das Artes Visuais para compor um percurso dos últimos anos de sua produção.Com catálogo de 210 páginas incluindo textos de Luis Augusto Fischer, Tania Galli e Lucia Serrano Pereira.. 2012. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Secretaria do Patrimônio Histórico- UFRGS. 2011. Gravura.

CUNHA, E. F. V. . Visão 6.5. 2011. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Artemosfera - Curadoria de Cesar Prestes. 2011. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . A Pintura no Acervo do MAC. Exposição coletiva realizada no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no período de 1° a 31 de março de 2010, em Porto Alegre. Pintura integrada ao acervo da instituição, de autoria de Eduardo Vieira da Cunha. Curadoria do acervo: Dr. Gaudêncio Fidélis. A exposição integra a pesquisa "arte e fotografia: intersecções", desenvolvida junto ao PPGAVI-UFRGS.. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; CORONA, M. ; Miranda, Lenir de . Total Presença- Pintura. Exposição de obras do acervo da Pinacoteca Barão de Santo Angelo, do Instituto de Artes do Rio Grande do Sul, com a curadoria de Blanca Brittes. Período: de 1 a 30 de outubro de 2009. O objetivo: apresentar o acervo da Piacoteca da instituição. Vinculo com a pesquisa: Pintura e Fotografia: Intersecções. Paralelamente houve um ciclo de debates sobre o tema. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Imagens e Memória, exposição documental e iconográfica com curadoria de Ana Albani de Carvalho, no período de 11 de agosto a 11 de setembro de 2010, na Pinacoteca Barão de Santo Angelo do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinculo com a pesquisa: Pintura e Fotografia: Intersecções. Mostra resultante pa pesquisa desenvolvida por alunos de Museografia. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; CATTANI, M. L. ; CORONA, M. ; Disconzi, R. ; Miranda, Lenir de ; NICOLAYEWSKY, A. ; REY, S. T. ; SALVATORI, M. ; TESSLER, E. ; Xico Stockinger . Museu do Trabalho no Instituto de Artes. Exposição coletiva da doação do acervo do Consórcio de Gravuras do Museu do Trabalho do Rio Grande do Sul ao Instituto de Artes. Curadoria de Blanca Brittes, Hugo Rodrigues e paulo Gomes. Período de 11 a 29 de novembro de 2010, na Pinacoteca Barão de Santo Angelo do Instituto de Artes da UFRGS. Vinculo com a pesquisa: Pintura e Fotografia: Intersecções.. 2010. Gravura.

CUNHA, E. F. V. ; ROSA, R. ; ALVAREZ, E. ; LIMA, F. . A resistência da Imagem- Lado B- Exposição coletiva. Participação como artista homenageado, com três pinturas na mostra que tem curadoria de Renato Rosa. Exposição com vínculo com a pesquisa Pintura e Fotografia: intessecções. Local da exposição: Galeria Iberê Camargo, da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Período: de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2010.. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Pequenos Formatos- Exposição individual com a curadoria de Carlos Gallo, realizada na Galeria Gestual em março de 2010. Vinculada á pesquisa Arte e Fotografia: Intersecções.. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Bez Bati ; CORONA, M. ; Chemale ; DIAS, A. ; Elaine Tedesco ; GASSEN, F. ; HELFESTER, D. ; NICOLAYEWSKY, A. . 20 x 20 Multiplas expressões- Exposição coletiva organizada pela Associação Chico Lisboa de Artes Plásticas, na Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre. Exposição beneficiente em prol da Associação da classe dos artistas plásticos do Rio Grande do Sul. Curadoria: Vera Pellin.. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Fuke, Mauro . Porto Alegre Cow Parade- Exposição coletiva de arte urbana com renda para entidades assistenciais. Comissão de Seleção formada por Ana Albani de Carvalho (UFRGS), Maria Bastis (Santander Cultural), Sergius Gonzaga (secretario municipal de cultura) e Adriana Boff (Museu Iberê Camargo).. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Amaral, Paulo ; RADAELLI, G. . Pinturas Extendidas. Exposição coletiva organizada pela galeria Dephus, no período de 7 de dezembro a 2 de janerio em Porto Alegre, Rs. Vinculada à pesquisa "Pintura e Fotografia, Intersecções". Curadoria : Leandro Silva.. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Moral dos Brinquedos. Exposição como artista homenageado pelos alunos das primeirasséries do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, RS. Além da exposição, constando cinco trabalhos, foi realizado um ciclo de palestras para os referidos alunos, sobre a atividade de um artista plástico e sobre a importância das Artes Plásticas na contemporaneidade. 2010. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; Achutt, Luiz Ei . Fotografia Contemporânea no Instituto de Artes da UFRGS- Curadoria de exposição coletiva de alunos de fotografia do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Vinculada à perquisa Fotografia e Pintura: Intersecções. 2010. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Total Presença Pintura - Curadoria de Blanca Brites. 2009. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Colecionáveis- expossição individual de pintura realizada com a curadoria de Carlos Gallo. Relacionada à pesquisa; Fotografia e Pintura: Intersecções. 2008. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; citações ; Elaine Tedesco ; VERAS, E. ; Zielinsky, Monica . Arquivos Abertos- Exposição com a curadoria de Monica Zielinsky sobre o arquivo de artistas. Evento integrante da pesquisa 'intersecções entre arte e fotografia'. 2008. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . As Cidades Imaginadas de Érico Veríssimo. 2007. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Desenhos... Exposição com curadoria de Amélia Brandelli. Vinculada á pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura'. 2007. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Dreams- Eduardo Vieira da Cunha. Exposição individual de pinturas com a curadoria de Rita Ficher-Rohr em Basel, na Suíça. Relacionada à pesquisa 'Pintura e fotografia: Intersecções'. 2007. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Pinturas recentes. 2007. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Total presença- Desenho. 2007. Desenho.

CUNHA, E. F. V. ; CIDADE, D. . Pares- Exposição coletiva com a curadoria de Anete Abarno. Relacionada à pesquisa; Fotografia e Pintura: intersecções. 2006. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Visão 6.0- Curadoria de Renato Rosa. Exposição vinculada à pesquisa 'Intersecções entre arte e fotografia'. 2006. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . O universo mito-mágico. Exposição com curadoria de Daniela Cidade. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2006. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . O Laboratório Transparente- Exposição individual com a curadoria de Carlos Gallo, relacionada à pesquisa 'intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2005. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- pinturas recentes. Exposição com curadoria de Daniela Cidade.Vinculada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura'. 2005. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Mix 2005- modernos e contemporâneos exposição com curadoria de Renato Rosa. Relacionada à pesquisa 'intersecções entre fotografia e pintura'. 2005. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Exposição coletiva com a curadoria de Alexandre Santos e Maria Ivone dos Santos. Rdelacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2004. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Retalhos- a poesia ao alcance dos olhos- Exposição coletiva com a curadoria de Hermes Bernardes Jfr. Relativa à pesquisa 'Intersecções entre a arte e a fotografia'. 2004. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . TRABALHO, RELIGIÃO, FOME, VIDA. 2003. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- Pinturas, fotografias e desenhos. Exposição retrospectiva com o apoio cultural da Lei de Incentivo à cultura do RS e do Ministério da Cultura do Governo Federal. Curadoria de Vera Pellin. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2003. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Instituto de Artes 2003- 95 anos. Exposição com curadoria de Eny Schuch, em comemoração aos 95 anos do Instituto de Artes da UFRGS. Relacion ado à pesqiuisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2003. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- Exposição individual de pinturas na Galeria Lana Botelho. Curadoria de João Wesley. Itinerância da exposição realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, contemplada com as leis de incentivo à cultura. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2003. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- pinturas recentes. Exposição com curadoria de Vera pellin, no Museu Brasileiro da Escultura. Integrante do projeto contemplado com as leis deisa incentivo à cultura do Ministério da Cultura. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura'. 2003. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 22 Artistas do dicionário de Artes Plásticas- Exposição com a curadoria de Renato Rosa, autor do Dicionário de Artes Plásticas do RS. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a Pintura'. 2002. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . PORTO 230. 2002. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Plástica Brasilea y Argentina Contemporáneas- Exposição coletiva da série 'As artes visuais do mercosul' no Centro Universitário Nacional del Arte, Arg. Curaadoria Blanca Brittes. Relaccionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2002. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Traits-Traços. Exposição individual de pinturas, ao lado de Maristela Salvatori(Gravuras) e Teresa Poester(Desenhos). Curadoria de Niva Chavs. Relacioda à tese de doutorado 'Entre L'Oeil et L'Illumination'. 2001. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Arteweb- Exposição coletiva com a curadoria de Leandro Selister, relacionada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e Pintura'. 2001. Outra.

CUNHA, E. F. V. . 30 Artistas do Rio Grande do Sul. 2001. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Traços- Exposição coletiva com curadoria de Teresa Poester. Relacionada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura'. 2001. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . A Pinacoteca do Navegador- Exposição coletiva com a curadoria de Itamara Stockinger, relacionada à pesqiuisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2001. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Dicionário de Artes plásticas do RIo Grande do Sul- 22 artistas do Dicionário- Exposição com curadoria de Renato Rosa, relacionada à pesquisa 'Intersecções entre a fotografia e a pintura'. 2001. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- pinturas recentes. Exposição com curadoria de Itamara Stockinger, relacionada à pesquisa 'Intersecções entre fotografia e pintura'. 2000. Pintura.

CUNHA, E. F. V. ; POESTER, T. ; SALVATORI, M. . Traços- Exposição coletiva com a curadoria de Maristela Salvatori e Teresa Poester. 2000. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Impressionistas, Modernos, Contemporâneos. 2000. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha-Exposição Individual de pinturas, a convite do marchand Leonardo de Sá, em Paris, França.. 1999. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Exposição Individual de Pinturas. Mostra realizada durante o doutorado em Artes e Ciências da arte, relativa à pesquisa realizada no doutoramento da escola Saint Charles da Sorbonne. 1998. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha-Exposição Individual de pinturas, Curadoria de Vera Schneider. 1998. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Coletiva de Artes Plásticas II Porto Alegre em Buenos Aires. 1997. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Singular no Plural - Curadoria Blanca Brites. 1997. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Os bondes de Porto Alegre por Eduardo Vieira da Cunha-Exposição Individual de pinturas com a curadoria de Cézar Prastes. 1996. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Arte Sul 96. 1996. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Anos 90. 1996. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . IV Salão Internacional de Desenho para Imprensa. 1995. Ilustração.

CUNHA, E. F. V. . Arte preferencial - Curadoria de Renato Rosa. 1995. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Contemporâneos-Figura e abstração. Curadoria de Luciano Alfonso. 1994. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Instituto de Artes: 1994 Artes Visuais. 1994. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha- Pinturas. Exposição individual com a curadoria de Marga Kroeff. 1993. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . O espírito Pop- exposição com curadoria de Paulo Gomes. 1993. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Projeto Aquisição. 1993. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . A Arte vê a Moda - Curadoria de Célia Ribeiro. 1993. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 13o. Salão Nacional de Artes Plásticas da FUNARTE. 1993. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 360 graus de pintura agora- exposição com curadoria de Gaudêncio Fidelis. 1992. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Arte Contemporânea - Destaques do Sul - Curadoria de Maria Benites. 1992. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . América 500 Anos - Exposição com Curadoria de José Alberto Neves. 1992. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha-Exposição Individual de desenhos e pinturas com a curadoria de Marga Kroeff, sobre os trabalhos desenvolvidos no MFA da City University of New York entre 1988-1991. 1991. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Quatro fotógrafos gaúchos- exposição com curadoria de Luiz Carlos Felizardo. 1991. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Arte Gaúcha Contemporânea- exposição com curadoria de Gaudêncio Fidelis. 1991. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha - Exposição Individual 19a. Semana de Arte de Cachoeira do Sul. 1991. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Eduardo Vieira da Cunha-Exposição Individual de pinturas referente ao prêmio Bernard Shaw Award do Brooklyn College da City University of New York para alunos com destaque na pesquisa em pintura contemporânea. 1990. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Animals-Exposição Individual de desenhos realizada no hall de entrada do Broolkyn College durante o MFA na City University of New York a convite de Joseph Groell. 1989. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Arte Sul 89- Exposição com curadoria de José Luiz do Amaral. 1989. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . 10 fotógrafos brasileiros- Curadoria de L. Eduardo Achutti. 1988. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Nossos mestres-mestres nossos. Exposição em homenagem aos 80 anos do Instituto de Artes da UFRGS. 1988. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Luminogramas-Exposição Individual de fotografias com a curadoria de Luiz Inácio Medeiros. 1987. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . Registro 85/86- Exposição com curadoria de Décio Presse. 1986. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Águas de Março. 1985. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Prêmio Pirelli de Pintura jovem, organizado por Pietro Maria Bardi. 1983. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . 15 desenhistas gaúchos- exposição paralela ao segundo encontro de artistas plásticos profissionais. 1983. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . 40 Salão Paranaense de Artes Plásticas. 1983. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . ART 81- exposição com curadoria de Luiz Barth. 1983. Pintura.

CUNHA, E. F. V. . Seleção Verde e amarelo- exposição com curadoria de Décio Presser. 1982. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . 1° Arte Universitária UFRGS- Salão de Arte Universitária. Menção especial pelo conjunto da obra. 1982. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Desenho e Gravura- exposição com curadoria de Plínio Bernhardt. 1982. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . 1? Salão Universitário de Fotografia do RS- tema 'O homem contemporâneo'. 1981. Fotografia.

CUNHA, E. F. V. . V Salão de Artes de Pelotas- seleção para a exposição do evento realizado na cidade de Pelotas-RS. 1981. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Coletiva de Setembro- exposição com curadoria de Nelson Baibich. 1981. Desenho.

CUNHA, E. F. V. . Homem-Máquina. 2015 (Doação de obra para acervo público).

CUNHA, E. F. V. . Caleidoscópio. 2011.

CUNHA, E. F. V. . Arte pela Arte. 2011.

CUNHA, E. F. V. . Artemosfera. 2011.

CUNHA, E. F. V. . A Pintura no Acervo do MAC. Exposição coletiva com curadoria de Gaudencio Fidélis. Apresentação da obra adquirida para integrar o acervo do MAC, uma pintura em acrilico sobre tela medindo 1,20m x 1,60 m. Integrante da pesquisa "Pintura e Foptografia- Intersecções" .. 2010.

CUNHA, E. F. V. . Pequenos Formatos. 2010.

CUNHA, E. F. V. . Imagens e Memória, exposição coletiva do acervo da Pinacoteca do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curadoria: Ana Albani de Carvalho. Apresentação de pintura adquirida na campanha para o acervo da Pinacoteca do Instituto de Artes. 2010.

Xico Stockinger ; NICOLAYEWSKY, A. ; CUNHA, E. F. V. . Gravações Impressas. 2009.

Bez Bati ; CUNHA, E. F. V. ; Xico Stockinger . Guion Arte. 2009.

CUNHA, E. F. V. ; ALVAREZ, M. ; Disconzi, R. ; NICOLAYEWSKY, A. . Total Presença- Pintura. 2009.

CUNHA, E. F. V. . 4° Festival de Inverno de Porto Alegre. 2009 (criação de projeto visual).

CUNHA, E. F. V. . Colecionáveis. 2008.

CUNHA, E. F. V. . Acervo Artístico das pinacotecas Rubem Berta e Aldo Locatelli. 2008.

CUNHA, E. F. V. . Dreams. 2007.

CUNHA, E. F. V. . exposição individual. 2003 (Obra de arte visual).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A imagem no campo da ficção, Descrição: Na concepção de uma pesquisa com características prático-plásticas, do campo das Artes Visuais, o pesquisador e artista partem de movimentos internos para dar forma a um trabalho, que logo se transfere, externamente ao público, completando um processo. A participação do observador, seja ele o leitor, ou o público que freqüenta uma exposição é essencial, assumindo uma parte ativa de sua própria experiência, Imaginar, produzir imagens, apresentá-las e fazê-las ver. Entre o criar e o observar, julgar,entra um espaço de jogo onde a ficção assume um papel intermediário importante. Na presente pesquisa, os gêneros artísticos pintura e fotografia estabelecem uma troca de influências constantes. Na fotografia, com seu caráter fantasmagórico de ?estar em lugar de?, representa-se uma ausência, um desejo, uma transcendência, enquanto que na pintura, temos tato, presença física do pigmento, do grão da tela. A pintura, como um aparecimento, nasce desta tensão do ato de desvelar imagens fotográficas, e testemunha a materialidade do plano pictórico e do gesto, na pincelada. Diante do desafio das novas tecnologias, esta pesquisa pretende questionar a questão do gênero artístico, desconstruindo as hierarquias e entrando na área da Teoria da Percepção e da cognição. Uma das perguntas que nos propomos é a seguinte: esta confusão de gêneros artísticos resultante na justaposição de duas práticas plásticas como a fotografia e a pintura poderia abrir um espaço para a ficção, como uma promessa de algo melhor? (Benjamin, 1993). Para falarmos sobre a ficção, podemos começar por perguntar sobre a necessidade de seu surgimento em um processo de relações entre fotografia e pintura. Será que somente conseguimos sair de nós mesmos mediante um perpétuo processo de autodesdobramento de nossos desejos? A encenação e a ficção podem ser consideradas condições de transcendência, neste processo de transferência, ode a fotografia entraria como interface privilegiada entre pensamento/imagem? A fotografia, como este meio eficiente utilizada para a apresentação e visualização destes sentimentos internos do artista ao público, passou recentemente por uma profunda transformação. A ausência anunciada da fotografia analógica e sua prática, para quem sempre trabalhou com ela como este pessquisador, faz-nos refletir sobre os estatutos da verdade e da ficção, quando na fotografia digital os restos de autenticidade e de documentário, valores que moldaram o olhar moderno. O estatuto da verdade se altera. Este teria se tornado pouco operativo na contemporaneidade, pois de alguma maneira a imagem é algo relativo, uma figura de relação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador / Rodrigo Nues - Integrante / Bethielle Kupstaitis - Integrante / Daniela Cidade - Integrante / Tuane Eggers - Integrante / Marcos Fioravante - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2016 - Atual

    "O acidente e a perda como catalizadores da criação artística", Descrição: Inscritos no corpo do processo de criação, os acidentes, as faltas, as perdas e os fracassos e todas as tensões provenientes de uma condição precária do próprio meio, revelam-se em um primeiro momento como negatividade. Entretanto, a busca de ultrapassar estas dificuldades impostas pelo percurso, em superar os limites e completar estas ausências, pode transformar-se em elementos catalizadores do trabalho em arte. Comecemos com uma metáfora: a da perda localizada na fotografia de prata. Esta ausência anunciada da fotografia analógica e sua prática, para quem sempre trabalhou com ela, faz-nos vivenciar um luto. Enquanto a velha fotografia vai desaparecendo do processo de trabalho de determinados artistas e vai sendo retiradas dos currículos de cursos de Artes Visuais, substituída por outras tecnologias da imagem, nota-se que as características e o mistério de sua ontologia ganha força no terreno da reflexão teórica nestes últimos anos. Se o advento da fotografia digital, que trouxe a partir dos anos 1990 uma modificação física no suporte fotográfico, desmaterializando-o, procurou por esta ausência e falta transformar a percepção filosófica sobre o meio. Se a fotografia de prata e sua materialidade pertenciam à lógica da era industrial, e encontra-se em vias de desaparecimento, a imagem digital, ao privilegiar a informação como mercadoria, o compartilhamento de texto e som, atendendo as exigências do imediatismo global, traz um elemento de ausência à ontologia da fotografia que é resgatado pela reflexão filosófica do velho princípio negativo-positivo por parte dos artistas. O negativo, visto como uma ausência, como uma falta e como uma perda, aparece nas entrelinhas do processo artístico como uma incompletude, como um espaço a ser preenchido, como algo que foi ocultado, rejeitado ou impossível de se mostrar em um determinado momento. E que representa assim uma presença anunciada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador / Giordano Toldo - Integrante / Adriani Araújo - Integrante / Daniela Remião - Integrante / Lizângela Torres - Integrante / Bethiele Kupstaitis - Integrante / Bruna Conforte - Integrante., Número de produções C, T & A: 23 / Número de orientações: 7

  • 2014 - 2016

    Intersecções entre fotografia e pintura, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o objetivo de estabelecer pontos de contato entre a fotografia e outras linguagens visuais. Estudo da obra de artistas visuais contemporâneos para situar estes locais de troca de influências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador / Daniela Mendes Cidade - Integrante / Aline Maria Dias - Integrante / Luciano Sherer - Integrante / Yuri Dias - Integrante., Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 2

  • 2014 - Atual

    Intersecções entre Fotografia e Pintura, Descrição: O projeto visa estabelecer determinadas relações entre as linguagens, especialmente no que diz respeito aos documentos fotográficos e arquivos utilizados por artistas plásticos na construção de sua poética. Pesquisa cadastrada na Propesq-UFRGS. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 2

  • 2007 - 2010

    Fotografia e pintura: intersecções, Descrição: Iniciado no ano de 2008, o referido projeto se propôs a estabelecer pontos de contato e troca entre fotografia e pintura, situando-as em minha prática plástica e a de outros artistas contemporâneos. Buscava também o estudo de uma nova economia da imagem que se estabelecesse nessa relação múltipla e de miscigenações entre a fotografia e a pintura, especialmente no trabalho de artistas que se utilizam de suas próprias imagens, ou de imagens que pertencem também ao conjunto de suas lembranças: álbuns de família, inventários de objetos próximos, instrumentos de trabalho. A partir de uma ampla proposição inicial, a de encarar a pintura como uma superfície sensível, que retém as formas, foi realizado um trabalho de pesquisa em atelier que resultou em produção de obra plástica. O tema da pesquisa abriu-se para o da viagem como metáfora produtiva, com a realização de exposições e seminário, assim como a redação de artigos teóricos publicados, e participação em eventos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador / Denise Gadelha - Integrante / Aline Dias - Integrante / Carlos Urbim - Integrante / João Carlos Machado - Integrante / Claudia Zimmer de Cerqueira - Integrante., Número de produções C, T & A: 17

  • 2005 - Atual

    Dimensões artísticas e documentais da obra de arte, Descrição: A pesquisa visa trabalhar sobre a dimensão e importância do arquivo na produção de artistas contemporâneos, que tem em comum a produção poética ao justapor e associar imagens, que imigram do campo da informação para o campo da arte. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Integrante / Monica Zielinsky - Coordenador.

  • 1997 - 2004

    Pintura e Fotografia: intersecções, Descrição: A pesquisa trata das relações que se estabelecem entre três conceitos pertencentes a três domínios de conhecimento: o fotográfico, a pintura e a antropologia. Os ex-votos encontrados nas igrejas do brasil aparecem na pesquisa como uma meneira de identificar e visualisar as formas intermediárias e ocultas na formação da imagem: o modo negativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador.

  • 1997 - 2001

    Entre o olhar e a iluminação, Descrição: O projeto estabelece uma relação triangular entre fotografia, ex-votos e antropofagia, procurando estabelecer uma comparação entre imagens sagradas e profanas no imaginário da cultura brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 1985 - Atual

    Imagens e Meios Reprodutivos de Criação, Descrição: O projeto baseia-se na interrelação de fotografia, gravura e outos meior reprodutivos de criação artística, onde a série, o número e a medida são elementos básicos da constituição da imagem Ao permitir a repetição da imagem, a produção visual é marcada pela quantidade, pela série, pela coleção, dotadas de uma forma, de uma estrutura e de um sentido próprios.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha - Coordenador / Maristela Salvatori - Integrante / Maria Lucia Cattani - Integrante.

Prêmios

2013

Prêmio destaque em Pintura- VII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, Coordenação de Artes Plásticas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

2001

Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre- Primeiro prêmio do Salão, com aquisição de obra para o Acervo do Município de Porto Alegre. Promoção com a Associação Francisco Lisboa de Artes Plasticas, Secretaria de Cultura do município de Porto Alegre.

1990

Bernard Shaw award in painting, Brooklyn College- City University of New York.

1989

Bernard Shaw Award, City University of New York.

1987

Museólogo, Conselho Regional de Museologia do Rio Grande do Sul.

1985

Salão do Jovem Artista- Primeiro prêmio, Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS).

1982

Salão Universitário de Artes Visuais- Prêmio pelo conjunto da obra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. , Rua Senhor dos Passos, 248, Centro, 90020180 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33164312, Fax: (51) 33164314, URL da Homepage:

Experiência profissional

2001 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1985 - 1993

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 11/2002

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de orientação à dissertação

  • 03/1985

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho, Fotografia, Gravura, Percepção

  • 03/2012 - 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 01/2009 - 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes.

  • 01/2007 - 01/2009

    Direção e administração, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes.

  • 02/2002 - 02/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Artes.,Linhas de pesquisa

  • 06/1991 - 06/1995

    Direção e administração, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Carreira em Artes Plásticas.

  • 08/1990 - 08/1994

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes.,Cargo ou função, Vice-coordenador da COMPESQ.

2016 - Atual

Faculdade de belas-artes da universidade de Lisboa

Vínculo: colaborador convidado, Enquadramento Funcional: membro de Comissão Científica

Outras informações:
Membro da Comissão Científica do Congresso CSO- Criadores Sobre Outras Obras, da Faculdade de Belas Artes, e das publicações da FBAUL

2012 - 2014

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1976 - 1984

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40

1979 - 1986

Sucursal Sul Jornal O Globo

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1979 - 03/1986

    Serviços técnicos especializados , O Globo.,Serviço realizado, Jornalista Profissional.

1991 - 1991

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8