Lianja Soares Aquino

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2011), especialização em estudos literários pela Universidade Federal do Tocantins (2015) e mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Atualmente é professora substituta da UFT, Araguaína. Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de língua portuguesa, literatura portuguesa e literaturas dos países africanos de língua portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ensino de Língua e Literatura

2014 - 2016

Universidade Federal do Tocantins
Título: O ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na matriz curricular do curso de Letras, câmpus Araguaína,Ano de Obtenção: 2016
Márcio Araújo de Melo.Coorientador: Dernival Venâncio Ramos Junior. Palavras-chave: Ações Afirmativas; Literaturas Africanas e Afro-brasileira; PPC de Letras; UFT.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Pós-graduação em Estudos Literários

2012 - 2016

Universidade Federal do Tocantins
Título: Os cadernos negros e ferramentas de militância
Orientador: Márcio Araújo de Melo

Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas

2006 - 2011

Universidade Federal do Tocantins
Título: Monografia não exigida para conclusão de curso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Programa inglês sem fronteiras - Nível I. , My English Online ? MEO, MEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AQUINO, L. S. . I Seminário África-Brasil-África. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2015.O trabalho com a literatura afrodescendente em sala de aula: por uma prática afetiva e transdiciplinar. 2015. (Encontro).

XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. Construção da identidade do afrodescendente através das casas da ficção nas narrativas literárias de Toni Morrison e António Lobo Antunes. 2015. (Congresso).

1º Época Fórum. 2014. (Outra).

ABRALIN em Cena no Tocantins. Literatura Afrodescendente: O proposto e o vivido na Universidade Federal do Tocantins. 2014. (Congresso).

IX MIRAGEM - Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema. 2014. (Outra).

XIV Jornada Científica.Emancipação feminina: do pensamento à ação. 2014. (Outra).

I Semana da Mulher. 2011. (Congresso).

Cinema Cult.7ª Arte e Debate Acadêmico. 2010. (Outra).

I Semana do Índio de Araguaína. 2009. (Seminário).

I Seminário África Brasil. 2009. (Seminário).

IV Semana de Letras: Tradução, Língua(gem) e Literatura: O Papel da Universidade na Formação dos Profissionais da Educação. 2009. (Congresso).

Tributo a Machado de Assis (1839-1908): 100 Anos sem o Bruxo (1908-2008). 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maris Raimunda Rodrigues dos Santos

AQUINO, L. S.. A mulher dos anos modernistas em O Quinze de Rachel de Queiroz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Heryca Araújo Silva

AQUINO, L. S.. A Literatura nas Escolas Multisseriadas do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Ozelita Dias Caldas de Jesus

AQUINO, L. S.. Representações da mulher negra pela via do cinema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Poliana Aires da Luz Gutierrez

AQUINO, L. S.. Refletindo sobre as possibilidades para conciliar maternidade e estudos universitários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Patrik Ruam Ferreira da Silva

AQUINO, L. S.. Entre jornadas, o encontro: reflexões da escrita de um acadêmico do curso de Letras acerca da obra The Color Purple. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Tocantins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcio Araújo de Melo

O ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na matriz curricular do curso de Letras, câmpus Araguaína; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Márcio Araújo de Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AQUINO, L. S. ; LACERDA, H. M. N. . Tradição e Modernidade em Moçambique: Uma reflexão a partir de Niketche, de Paulina Chiziane. Evidência (Araxá) , v. 11, p. 171-187, 2015.

  • AQUINO, L. S. . O ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na matriz curricular do curso de Letras, Câmpus de Araguaína. In: Dernival Venâncio Ramos Júnior; Márcio Araújo de Melo. (Org.). O ensino das literaturas africanas e afro-brasileira na matriz curricular do curso de Letras, Câmpus de Araguaína. 1ed.Palmas-TO: EDUFT, 2018, v. , p. 45-70.

  • AQUINO, L. S. . CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO AFRODESCENDENTE ATRAVÉS DAS CASAS DA FICÇÃO NAS NARRATIVAS LITERÁRIAS DE TONI MORRISON E ANTÓNIO LOBO ANTUNES. In: Abralic, 2015, Belém. XIV Congresso Internacional Abralic, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

AQUINO, L. S. . De quando Chimamanda Adichie me encantou. 2016; Tema: Literatura. (Blog).

AQUINO, L. S. . Quarto de Despejo: diário de uma favelada. 2014; Tema: Quarto de Despejo: diário de uma favelada. (Blog).

AQUINO, L. S. . Resenha de filme: Fahrenheit 451. 2014; Tema: Leitura e Ensino. (Blog).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional