Ana Cristina Echevengua Teixeira

Artista, professora universitária e pesquisadora. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Formada em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (1991-UCS/RGS), em Arts du Spectacle Mention Danse (2002-Université Paris VIII/França). É doutoranada em Filosofia (PUCSP) e graduada em Filosofia (PUC/SP). É professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP), das disciplinas: história do corpo na dança, composição coreográfica, mercado cultural, teoria da dança e corpo e ações políticas, ministra aula de Filosofia I, Filosofia das Ciências, Filosofia e Ética nos cursos de Administração, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, (PUC/SP). Atuou como bailarina profissional entre os anos de 1988 a 2004, dentre as companhias que integrou destacam-se o Balé da Cidade de São Paulo e StaatsTheater Kassel (Alemanha). Foi
 Diretora Artística Assistente do Balé da Cidade de São Paulo (2003 a 2009). Ministra cursos que discutem assuntos referentes ao corpo, ao movimento, à dança, estando seu foco de pesquisa dirigido à história do corpo, com ênfase nos séculos XVII, XVIII e XIX. Foi membro da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA/2009-2016). É pesquisadora e redatora da Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. Foi membro da diretoria da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA/2016-2018), e coordenou o Comitê Temático Memórias e devires em linguagens de dança (2013-2014). É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos (CNPq/PUCSP), pesquisadora do Centro de Estudos do Corpo (CED/PUCSP) e do Grupo de Pesquisa Michel Foucault (PUCSP).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Filosofia

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: CORPO-ETIQUETA-DISCIPLINA-PODER: AS REGRAS DA DANÇA COMO CONTROLE DO CORPO NAS AÇÕES SOCIAIS CORTESES,
YOLANDA GLORIA GAMBOA MUÑOZ. Coorientador: Rosa Maria Hercoles. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Doutorado em Comunicação e Semiótica

2009 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Midiatização das Companhias Oficiais de Dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado
Orientador: em UNIVERSIDADE DE PARIS III - SORBONNE NOUVELLE ( Armelle Le Bars)
com Helena Tânia Katz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Companhias Oficiais; corpomídia; Jornalismo-Cultural.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Companhias Oficiais Brasileiras e seus desdobramentos: o caso das companhias 2 na mídia,Ano de Obtenção: 2008
Cecília Almeida Salles.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: processo criativo, mídia, Companhias Oficiais; Klauss Vianna, Cia. 2 do Balé da Cidade de São Pau.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Graduação em Filosofia

2013 - 2018

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Copor-etiqueta-disciplina-poder: as regras da dança como controle do corpo nas ações socias corteses
Orientador: Dulce Mára Critelli

Graduação em Arts du Spectacle mention danse

2001 - 2002

Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis

Graduação em Licenciatura em Educação Física

1987 - 1990

Universidade de Caxias do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 -

Os movimentos políticos e culturais na América Lat. (Carga horária: 36h). , Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.

2019 - 2019

Gramática da Lingua Portuguesa: regência verbal. (Carga horária: 3h). , Universidade do Livro, UNIL, Brasil.

2017 - 2017

Interrogando a testemunha: imagens como evidência Peter Burke. (Carga horária: 3h). , Centro de Documentação e Memória da Unesp, CEDEM, Brasil.

2016 - 2016

Dança Barroca. (Carga horária: 16h). , Centro de Referência da Dança, CRD, Brasil.

2015 - 2015

Stage danse baroque, Béatrice Massin Odile Rouquet. (Carga horária: 50h). , Centre National de la Dance, CND, França.

2014 - 2014

Ensinando a Dançar. (Carga horária: 2h). , Associação Nacional dos pesquisadores em Dança, ANDA, Brasil.

2014 - 2014

Processos de conhecimento líquido e o fazer lingua. (Carga horária: 2h). , Associação Nacional dos pesquisadores em Dança, ANDA, Brasil.

2010 - 2010

A Arte contemporânea em debate. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2010 - 2010

Manobras Curatoriais em Acervos. (Carga horária: 20h). , Centro Cultural da Espanha, CCE, Brasil.

2010 - 2010

Sociossemiótica. Trabalhos recentes e pesquisas em. (Carga horária: 10h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2010 - 2010

Para um estética da comunicação. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2010 - 2010

Pra lá da universidade: formas culturais contempor'. (Carga horária: 4h). , Centro Cultural da Espanha, CCE, Brasil.

2009 - 2009

Semiótica e Semiótica da Cultura. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, A. C. E. ; Eleonora Campos da Motta Santons ; Giancarlo Martins ; Rafael Guarato ; HERCULES, R. M. ; SILVA, M. V. M. ; Iara Cerqueira . V CongressoCientífico Nacional de Pesquisadores em Dança. 2018. (Congresso).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Galon . Verbo 2018. 2018. (Festival).

TEIXEIRA, A. C. E. . Conversas que se cruzam: revendo alguns conceitos constituintes da dança. 2018. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Eleonora Campos da Motta Santons ; Giancarlo Martins ; SILVA, M. V. M. ; Rafael Guarato ; HERCULES, R. M. . V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança: ANDA. 2017. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos. 2016. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Encontros das Artes do Corpo-MAIO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Encontros das Artes do Corpo-OUTUBRO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; PERNICIOTTI, F. ; Diego Marques ; Juliana Miasso ; Marcelo Fernandes ; Júlio Françoso ; PIZANI, I. . Encontros das Artes do Corpo- NOVEMBRO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Diego Marques ; PERNICIOTTI, F. ; Júlio Françoso ; Marcelo Fernandes ; PIZANI, I. . Encontros das Artes do Corpo-SETEMBRO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; PERNICIOTTI, F. . Encontro das Artes do Corpo-MARÇO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Diego Marques ; PERNICIOTTI, F. ; Júlio Françoso ; PIZANI, I. ; Marcelo Fernandes . Encontros das Artes do Corpo-AGOSTO. 2014. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Valéria Cano Bravi . Corpo Contemporâneo. 2010. (Outro).

Sigrid Nora ; TEIXEIRA, A. C. E. . Raízes: Memória, história e movimento. 2009. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Mônica Mion . Mostra de Vídeos. 2008. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Espaço-Aberto. 2007. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Espaço-Aberto. 2005. (Outro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Espaço-Aberto. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

História da Dança_MASP. 2019. (Seminário).

V Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). 2018. (Congresso).

Seminário Dimensões e Perspectivas dos Centros de Documentação e memória. 2017. (Seminário).

V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança: ANDA.Etiqueta, corpo e poder: dançando as regras da corte. 2017. (Encontro).

IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança-ANDA. CONCEBENDO AS ESCRITAS DA DANÇA: COREOGRAFIA? SOB QUAL PERSPECTIVA TEMPORAL?. 2016. (Congresso).

11a Bienal Sesc de Dança.Por Dentro do Acervo. 2015. (Outra).

2o Encontro da Rede de Pesquisadores do Projeto Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal.Contextualização da Dança na Cidade de São Paulo. 2015. (Encontro).

III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Coordenadora do Comitê Memória e devires em Linguagem De dança. 2014. (Congresso).

Modos de Existir: Módulo 4 Solos.Estética e Modos de Produção. 2014. (Encontro).

Tabuleiro.Conversa no Tabuleiro. 2014. (Outra).

Dança em Cena (abril) Sesc Taubaté.Bate-papo. 2013. (Outra).

Dança em Cena (julho) Sesc Taubaté.Bate-papo com o Balé da Cidade de Taubaté. 2013. (Outra).

Dança em Cena (setembro) Sesc Taubaté.A Dança no Vale do Paraíba e suas filiações. 2013. (Outra).

Encontros de Dança.Um encontro com Antonio Nóbrega. 2013. (Encontro).

III Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança.Comitê Temático Memória e Devires em Linguagens de Dança. 2013. (Encontro).

Modos de Existir: Módulo 3 Cias., Grupos e Núcleos.Modos de Existir: Módulo 3 Cias., Grupos e Núcleos. 2013. (Encontro).

Artigo Científico: concepção, desenvolvimento e contribuição ao saber. 2012. (Seminário).

II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Academia Real de DAnça (1661) e Academia de Ópera em Música e Versos Franceses (1669): tradução das duas cartas oficiais deliberadas pelo rei da França, Luís XIV, que institucionalizaram a arte da dança no século XVII. 2012. (Congresso).

II Encontro de Dança de Mauá.Políticas Públicas para a Dança. 2012. (Outra).

Lugarização- Cia. Corpos Nômades.Processo de criação. 2012. (Encontro).

2o ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DE DANÇA DA ANDA.A dança na esteira da oficialidade. 2011. (Encontro).

ENAC: Encontro das Artes do Corpo.Encontro das Artes do Corpo. 2011. (Outra).

Musicanoar 2010.Mesa de Conversa. 2010. (Encontro).

VI Congresso da ABRACE. A relação dos textos impressos (leis) com o perfil das companhias oficiais de dança que deles resultam. 2010. (Congresso).

Acervos e registros: meios e modos.Acervo Balé da Cidade de São Paulo. 2009. (Outra).

Corpo Contemporâneo/Área de Risco.Corpo Contemporâneo. 2009. (Outra).

Corpo Contemporâneo/ O Corpo Sentado.Olhares sobre a dança contemporânea. 2009. (Encontro).

Estruturas Coreográficas.não houve produção de texto. 2009. (Outra).

PID Plataforma Internacional de Dança.RDA Rede Sul Americana de Dança. 2009. (Outra).

Primeiro Passo da Dança- Sesc Pompéia.Primeiro Passo da Dança. 2009. (Encontro).

Satyros da Dança - Mesa Redonda.O que significa a coexistência entre diversos modos de transitar? Que vias de acesso favorece a democratização da informação?. 2009. (Encontro).

Tríade Tour.Diálogos no Passeio. 2009. (Encontro).

V Reunião Científica da ABRACE.A relação entre o jornalismo cultural e a dança: o caso das companhias públicas no Brasil. 2009. (Outra).

A Crítica dos Processos Criativos. 2008. (Seminário).

Recorrência # 2: Processo.Inferência. 2008. (Encontro).

Companhias oficiais Brasileiras na Contemporaneidade.Companhias Oficiais Brasileiras- Cia. 2. 2007. (Encontro).

Olhares Sobre a Dança- Sesc Paulista.Olhares Sobre a Dança. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jussara Braga Bastos

TEIXEIRA, A. C. E.; Gilsamara Moura; Clélia Ferraz Pereira de Queiroz. Adaptações corporais do dançarino em contexto de Cias. profissionais com coreógrafos não residentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávia Scheye Spirópulos

Helena Bastos;TEIXEIRA, A. C. E.; Sayonara Pereira. A singularidade de um fazer-dança: vestígios entre a cena e a formação em dança na trajetória de Zélia Monteiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Brassarola Borsani

Kathya Maria Ayres de Godoy;TEIXEIRA, A. C. E.; Nirvana Marinho. Transposição de paixão: as relações estabelecidas entre coreógrafo bailarinos e obra no processo de criação do pas de deux de Bachiana n. 1. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.

Aluno: Antonio Rogério Toscano

Cecília Almeida Salles;TEIXEIRA, A. C. E.; Luís Fernando dos Reis Pereira; Cibele Forjaz; Marcos Antonio de Moraes. Cartas de Georg Büchner - processos de criação em dramaturgia. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiza Maria de Almeida Rosa

Jose Amalio de Branco Pinheiro;TEIXEIRA, A. C. E.; Denise Telles Nascimento Hofstra; KATZ, H. T.; INTERLENGHI, L. M.. Redemunhos do amor: a comunicação barroca em Marcia Milhazes. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Arthur Marques de Almeida Neto

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Andreia Vieira Abdelnur Camargo; SILVA, M. V. M.; HERCULES, R. M.. Comunicação sem objeto: dança contemporânea. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; HERCULES, R. M.; Antonio Albino Canelas Rubin; Gilsamara Moura. Por trás da cena: as relações entre televisão e espetáculos teatrais. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Monica Oertzen

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Christine Greiner; Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino; Helena Bastos. A possibilidade da realidade objetiva na imagem: a comunicação na experiência estética em sua via negativa. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Joubert de Albuquerque Arrais

KATZ, H. T.; Airton Ricardo Tomazzoni dos Santos;TEIXEIRA, A. C. E.; Andreia Vieira Abdelnur Camargo; Christine Greiner. So you think can dance? A dança na TV como corpomídia da competência neoliberal. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Shirlei Torres Perez

Christine Greiner;TEIXEIRA, A. C. E.; Cecília Noriko Ito Saito; Cleide Fernandes Martins; KATZ, H. T.. Crise e pensamento rítico: sobre crítica teatral e suas ações biopolíticas. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Leila Ortiz Tavares Costa

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Andreia Vieira Abdelnur Camargo; Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino; HERCULES, R. M.. As mídias do Balé Marília de Dirceu e a imunização da comunidade. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Giancarlo Martins

Christine Greiner;TEIXEIRA, A. C. E.; Cecília Noriko Ito Saito; Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino; KATZ, H. T.. Criar, resistir, comunicar: a ambivalência política nos novos coletivos. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Émyle Pompeu de Barros Daltro

MATSUMOTO, R. K.; DALTRO, E. P. B.; QUEIROZ, F. A. P. V.; GALINDO, D. C. G.; MARTINELLI, S. S.;TEIXEIRA, A. C. E.. Corporrelacionalidades e coletivo na composição e aprendizagem inventivas em dança. 2014. Tese (Doutorado em PPGA) - Universidade de Brasília.

Aluno: Kenia e Silva Dias

Cecília Almeida Salles;TEIXEIRA, A. C. E.; Elisabeth Silva Lopes. Estudos sobre processos de criação em artes cênicas a partir da análise dos diários de montagem da peça Nós do grupo Galpão/MG e da Prática Aisthesis /DF: obras e processo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Antonio Rogério Toscano

Cecília Almeida Salles; Marcos Antonio de Moraes;TEIXEIRA, A. C. E.. Cartas de Georg Buchner: processos de criação em dramatologia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; HERCULES, R. M.. Deslocar para permanecer: implicações políticas das redes digitais nos processos criativos colaborativos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Arthur Marques de Almeida Neto

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; HERCULES, R. M.. Comunicação sem objeto: dança contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Monica von Oertzen

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Christine Greiner. Compulsão imagética x reflexão: o corpo refém das novas semânticas do poder. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Viviana de Souza Coletty

Christine Greiner; Philippe Tancelin;TEIXEIRA, A. C. E.; COSTA, R.. Território estético e território político: corpo e insurreição através da arte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Joubert Arrais

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Christine Greiner. So you think you can dance? O corpo competente da dança na tv. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Émyle Pompeu de Barros Daltro

TEIXEIRA, A. C. E.. Composição de/em danças: vestígios e verdades inventadas como proposições artísticas articuladas por movimentos de humanos e não/humanos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPGA) - Universidade de Brasília.

Aluno: Leila Ortiz Tavares Costa

KATZ, H. T.; Helena Bastos;TEIXEIRA, A. C. E.. As mídias do Balé Marília de Dirceu e a imunização sa comunidade. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Shirlei Torres Perez

Christine Greiner; KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.. Crise e pensamento crítico: uma leitura de possibilidades e caminhos para a revitalizaçãonda crítica teatral. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Giancarlo Martins

Christine Greiner; KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.. A comunidade como acontecimento: o compartilhamento como resistência em zonas de imunização. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa Touchon Fingermann

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Silvia Soter. Espaços Culturais como convocadores biopolíticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marilia Gabriela Goncalves

Christine Greiner; KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.. Exercícios de biopolítica para ativar redes de comunicação e produção cultural. 2016.

Aluno: Silvana Almeida Santos

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; Dora Leão. Dispositivos tecnológicos, programação e comunicação crítica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Flávia Scheye Spirópulos

Helena Bastos;TEIXEIRA, A. C. E.; Sayonara Pereira. Reflexões sobre prática e ensino de balé clássico a partir do trabalho desenvolvido po Zélia Monteiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jussara Btaga Bastos

TEIXEIRA, A. C. E.; Clélia Ferraz Pereira de Queiroz; Gilsamara Moura. Adaptações corporais de bailarinos em contexto de companhias profissionais com coreógrafos não residêntes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jussara Braga Bastos

TEIXEIRA, A. C. E.; Gilsamara Moura; Clélia Ferraz Pereira de Queiroz. Adaptações do bailarino em contexto de Cias. profissionais com coreógrafos não residentes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Dança) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana Garcia Feldens

Christine Greiner;TEIXEIRA, A. C. E.; Fernanda Raquel. Casa Líquida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Alejandra Biblione

Christine Greiner;TEIXEIRA, A. C. E.; Fernanda Raquel. Uma análise da cena de dança flamenca em São Paulo: contextos e processos artísticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vanessa Godoy Garcia

TEIXEIRA, A. C. E.; Helena Bastos; HERCULES, R. M.. Pode um corpo gordo dançar?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Agnes Rumi Hanayama

Vera Pallamin;TEIXEIRA, A. C. E.; Isadora Guerreiro; Artur Rozestraten. O corpo que produz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: alunos do 4o ano do Projeto de Cena

Francisco Alberto Azevedo Medeiros; Isabel Setti;TEIXEIRA, A. C. E.. Gangrena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Oliveira

TEIXEIRA, A. C. E.; Raquel Aranha; Zélia Monteiro. A lógica colinizadora de ensino: uma investigação a partir da disseminação da dança europeia no Rio de Janeiro do século XIX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mariana de Assis Viana

Christine Greiner;TEIXEIRA, A. C. E.; Paula Petreca. Corpo-Documentação (Título em movimento). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Pedro de Almeida Oliveira

Lucio José de Sá Leitão Agra;TEIXEIRA, A. C. E.; Marcus Vinícius Fainer Bastos. Tambores indomáveis: uma análise do corpo funk ostentação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Livia Sernache Rios

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.; RIBEIRO, S.. Entranças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Araujo Perniciotti

KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.. Por uma relação política entre dança e instituição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Erica Cristina Silva Pereira

Lucio José de Sá Leitão Agra;TEIXEIRA, A. C. E.; Jose Amalio de Branco Pinheiro. Um olhar mestiço à dança do mestre-sala e porta-bandeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Erica Cristina Silva Pereira

Lucio José de Sá Leitão Agra; Jose Amalio de Branco Pinheiro;TEIXEIRA, A. C. E.. Diário de um ensaio monográfico: um olhar mestiço à dança do mestre-sala e porta-bandeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ALUNOS DO 4o ANO

TEIXEIRA, A. C. E.; KATZ, H. T.; Maurício Ianês; Toshiyuki Tanaka. Partida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciano Silva Pereira

HERCULES, R. M.; KATZ, H. T.;TEIXEIRA, A. C. E.. Coletivo e comunidade: que nome pede cada rede. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sigrid Augusta Busellato Nora

SALLES, C. A.; KATZ, H.;NORA, S.. Companhias Oficias Brasileiras e seus Desdobramentos: O caso das Companhias 2 na Mídia. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; NORA, Sigrid; SALLES, Cecília Almeida. Companhias Oficiais Brasileiras e seus Desdobramentos: o Caso das Companhias 2 na Mídia. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Helena Tania Katz

KATZ, H.; BRITTO, Fabiana Dultra; Armelle Le Bars. Mídia e poder: a construção da imagem das companhias públicas de dança no jornalismo cultural. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Christine Greiner

GREINER, C.KATZ, H.; AQUINO, D.; HERCOLES, R.; armelle le bars. A mediatização das companhias oficiais de dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Rosa Maria Hercoles

HERCOLES, Rosa; KATZ, Helena; Aquino, Dulce; GREINER, Christine; BARS, A. P. L.. A Mediatização das Companhias Oficiais de Dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carolina Amaral Santos

A tragédia do artista-empresa: Desafios do artista heroico diante do neoliberalismo inexorável; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ailton José de Lima Junior

A colonização nos protocolos sociais e eventos festivos: 5 séculos de manutenção dos hábitos e etiquetas, importados do modelo eurocêntrico para o Brasil; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

João Aleixo Souza e Silva

Fantasias da barbárie; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Vanessa Godoy Garcia

Pode um corpo gordo dançar?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Fernanda Oliveira

A lógica colinizadora de ensino: uma investigação a partir da disseminação da dança europeia no Rio de Janeiro do século XIX; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Elisa Touchon Fingrmann

Modos de estar artista hoje; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Nicolau Vila Maior Junqueira de Biasi

Tensões entre arte e entretenimento: pensando o musical em São Paulo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

ALUNOS DO 4o ANO

Parademolições; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

ALUNOS DO 4o ANO

Homi sui; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Flávia Blanco Lira

Formação em dança contemporânea e algumas experiências na cidade de São Paulo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

ALUNOS DO 4o ANO

OITO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação das Artes do Corpo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Ana Cristina Echevengua Teixeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Tania Katz

A mediatização das Companhias Oficiais de Dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado; 2012; Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Helena Tania Katz;

Yolanda Gloria Gamboa Muñoz

CORPO-ETIQUETA-DISCIPLINA-PODER: AS REGRAS DA DANÇA COMO CONTROLE DO CORPO NAS AÇÕES SOCIAIS CORTESES; Início: 2019; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de SP; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, A. C. E. . O SURGIMENTO DAS COMPANHIAS 2: UMA PRETENSA NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO PROFISSIONAL DE BAILARINOS QUE ATINGEM IDADE EM TORNO DE 40 ANOS NAS COMPANHIAS PÚBLICAS DE DANÇA BRASILEIRAS. Sala Preta (USP) , v. 11, p. artigo 8, 2011.

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; HERCULES, R. M. (Org.) ; Eleonora Campos da Motta Santons (Org.) . ANDA: 10 anos de pesquisas em Dança. 1. ed. Salvador: ANDA e Kelps, 2018. 234p .

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Eleonora Campos da Motta Santons ; HERCULES, R. M. . Ementário. In: Ana Teixeira, Eleonora Santos e Rosa Hércoles. (Org.). Ementário. 1ed.Salvador: ANDA e Kelps, 2018, v. 1, p. 17-23.

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; SAMPAIO, E. . Contextualização. In: Lúcia Matos; Gisele Nussbaumer. (Org.). Mapeamento da Dança: diagnóstico da dança em oito capitais capitais de cinco regiões do Brasil. 1aed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 1508-1517.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Outro espaço para a dança na cidade de São Paulo e suas reverberações. In: Helena Bastos; Raul Rachou. (Org.). Musicanoar: corpo e cidade: Moveres entre aproximações e distanciamentos. 1aed.São Paulo: Cooperativa Paulista de Dança, 2015, v. 1, p. 73-82.

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes ; Edith Derdyk ; HERCULES, R. M. ; Christine Greiner ; Lucio José de Sá Leitão Agra ; Dalva Garcia ; RIBEIRO, S. ; Natalia Barros . Dança e Publicação. In: Ana Teixeira; Marcos Moraes; Edith Derdyk. (Org.). A Cozinha Performática. 1ed.São Paulo: Árvore da Terra, 2014, v. 1o, p. 105-110.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . O lago congelado da cultura dos editais à dança no Brasil em diálogo com Thomas Hobbes. In: Christine Greiner; Cristina Espírito Santo; Sônia Sobral. (Org.). Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2014. 1ed.São Paulo: Itaú Cuktural, 2014, v. 1, p. 169-181.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Crias de Bertazzo dançam 'ciclo de vida'. Folha de São Paulo, São Paulo, p. E 5, 12 set. 2013.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Companhias 2: um projeto artístico ou uma armadilha?. Murro em ponta de faca, São Paulo, p. 04 - 05, 07 out. 2011.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Ambiente em que a troca de saberes deveria ser o desejo fundante dos encontros. In: ANDA, 2014, Salvador. ANAIS DO III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. Salvador: ANDA, 2014. p. 1-7.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . O desejo latente de problematizar o fazer em dança e seus passados presentes na atualidade. In: ANDA, 2013, Salvador. Anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2013. p. 1-10.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . ACADEMIA REAL DE DANÇA (1661) E ACADEMIA DE ÓPERA EM MÚSICA E VERSOS FRANCESES (1669): TRADUÇÃO DAS DUAS CARTAS OFICIAIS DELIBERADAS PELO REI DA FRANÇA, LUÍS XIV, QUE INSTITUCIONALIZARAM A ARTE DA DANÇA NO SÉCULO XVII. In: II Congresso Nacional de Pesquisadores de Dança ANDA, 2012, São Paulo. Memórias e Devires em linguagens de Dança. São Paulo: ANDA, 2012. v. 2. p. 1-10.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A DANÇA NA ESTEIRA DA OFICIALIDADE: A INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA REAL DE DANÇA, NA FRANÇA DO SÉCULO XVII, E SEU ECO NO BRASIL DO SÉCULO XXI. In: 2o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA), 2011, Porto Alegre. Dança: contrações epistêmicas. São Paulo: ANDA, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A relação dos textos impressos (leis) com o perfil das companhias oficiais de dança que deles resultam. In: Abrace, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo: Abrace, 2010.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A relação entre o jornalismo cultural e a dança: o caso das companhias públicas no Brasil. In: V Reunião Científica da Abrace, 2009, São Paulo. Memória Abrace Digital. São Paulo, 2009.

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Raquel Aranha . As artes e suas musas: música e dança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Como o encontro com artistas distintos possibilita novos arranjos que problematizem o entender/fazer dança?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . O surgimento de outros espaços para a dança na cidade de São Paulo e suas reverberações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Corpo político: de Luis XIV a Kassab. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Academia Real de Dança (1661) e ACADEMIA DE ÓPERA EM MÚSICA E VERSOS FRANCESES (1669): TRADUÇÃO DAS DUAS CARTAS OFICIAIS DELIBERADAS PELO REI DA FRANÇA, LUÍS XIV, QUE INSTITUCIONALIZARAM A ARTE DA DANÇA NO SÉCULO XVII. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A dança na esteira da oficialidade: as companhias públicas de dança no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A DANÇA NA ESTEIRA DA OFICIALIDADE: A INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA REAL DE DANÇA, NA FRANÇA DO SÉCULO XVII, E SEU ECO NO BRASIL DO SÉCULO XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A relação dos textos impressos (leis) com o perfil das companhias oficiais de dança que deles resultam. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A relação entre o jornalismo cultural e a dança: o caso das companhias públicas no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcelo Fernandes . Inversões figurais do corpo dançante de Luís XIV. Salvador: Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, 2015. (Tradução/Artigo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; PERNICIOTTI, F. ; MONTEIRO, R. . Os conceitos de programação e curadoria no CCSP (1982-2014). São Paulo: CCSP, 2014 (Catálogo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A Elaboração da Memória na Dança Contemporânea e a Arte da Citação. Salvador: UFBA, 2013. (Tradução/Artigo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Trajeto: Lia Rodrigues. São Paulo: SESC/SP, 2012 (Texto para programa de espetáculo).

  • Dora Leão ; TEIXEIRA, A. C. E. . Dança , governo e financiamento?. Curitiba, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, A. C. E. . ACADEMIA REAL DE DANÇA (1661) E ACADEMIA DE ÓPERA EM MÚSICA E VERSOS FRANCESES (1669): TRADUÇÃO DAS DUAS CARTAS OFICIAIS DELIBERADAS PELO REI DA FRANÇA, LUÍS XIV, QUE INSTITUCIONALIZARAM A ARTE DA DANÇA NO SÉCULO XVII. São Paulo: ANDA, 2012. (Tradução/Outra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . ACADEMIA REAL DE DANÇA (1661) E ACADEMIA DE ÓPERA EM MÚSICA E VERSOS FRANCESES (1669): TRADUÇÃO DAS DUAS CARTAS OFICIAIS DELIBERADAS PELO REI DA FRANÇA, LUÍS XIV, QUE INSTITUCIONALIZARAM A ARTE DA DANÇA NO SÉCULO XVII. São Paulo: ANDA, 2012. (Tradução/Outra).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; NAVAS, C. . Dança Contemporânea 2009 à 2011. São Paulo: Sesc TV, 2011 (Texto para programa de televisão).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Gal Oppido ; Hélvio Tamoio . COMPANHIAS 2: UM PROJETO ARTÍSTICO OU UMA ARMADILHA?. São Paulo: Projeto Murro de Arrimo, 2011 (Revista).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . En Atendant. Belo Horizonte: FID, 2011 (Texto para programa de espetáculo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Lenira Rengel . Sobre Rosas. Belo Horizonte: Clube UR=HOr Editora, 2011 (Catálogo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . A Dança da Instabilidade nas Companhias Públicas Brasileiras. Salvador: Lunafraf Gráfica e Editora LTDA, 2010 (Catálogo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Política do desnudamento. Belo Horizonte: Ur+=HOr Editora, 2010 (Catálogo).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . O corpo contemporâneo. Araraquara: Sesc, 2009 (Texto em programa).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . 6a Bienal de Dança Sesc Santos ? Espaço de possibilidades e de reflexões. Santos: Sesc, 2009 (Texto em programa).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança (2009 à ). São Paulo: Itaú Cultural, 2009 (Verbete).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Cia. 2. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 2008 (Texto em programa).

  • TEIXEIRA, A. C. E. ; Lilia Shaw . Balé da Cidade de são Paulo - Cia. 2. São Paulo: Teatro Municipal de São Paulo, 2007 (Texto de apresentação).

  • TEIXEIRA, A. C. E. . Balé da Cidade de São Paulo Memória 30 Anos. São Paulo: Teatro Municipal de São Paulo, 2000 (Pesquisa Documental).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marco Villas Boas . Modos de Existir: Módulo 3 Cias., Grupos e Núcleos. 2013.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Sonia Mota ; Marina Guzzo ; Rosa Mendez Freire . Bienal Sesc de Danças: Conexões. 2009.

TEIXEIRA, A. C. E. ; NAVAS, C. . SESC TV Programa Dança Contemporânea 2009-2011. 2009.

TEIXEIRA, A. C. E. . Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação. 2015.

TEIXEIRA, A. C. E. . Manúscritica Revista de Crítica Genética. 2012.

TEIXEIRA, A. C. E. . Manuscrítica Revista de Crítica Genética. 2009.

TEIXEIRA, A. C. E. . Balé da Ópera de Paris 300 anos de tradição. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. C. E. . Dança Contemporânea 2009 a 2011. 2011.

TEIXEIRA, A. C. E. ; NAVAS, C. . A TV Encontra a Dança. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TEIXEIRA, A. C. E. . Sagração revigora a dança do Balé da Cidade de São Pulo. 2013; Tema: Balé da Cidade de São Paulo. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. ; ZAMPIERI, O. J. . Ana Teixeira Quero dançar essa dança: ocupação Ballet Stagium. 2011; Tema: Ballet Stagium. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. . Corpos frágeis oscila entre força e fragilidade. 2010; Tema: Dança Contemporânea. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. . Lia Rodrigues: arte aliada a desenvolvimento humano. 2010; Tema: Dança Contemporânea. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. . Lenora Lobo: 20 anos de realizações em Brasília. 2010; Tema: Dança Contemporânea. (Site).

TEIXEIRA, A. C. E. . História da dança: numa perspectiva a partir do Brasil. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . História e Política na Dança. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Raquel Aranha . Escritas da dança. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . (Qué puede ser ?dramaturgia? en el contexto de un cuerpo neoliberal?. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; ABRANCHES, M. ; DRUWE, M. . Ensaios Coreográficos. 2019. (Mediação).

TEIXEIRA, A. C. E. . O poder da etiqueta para a construção do entendimento do corpo no balé. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . História da dança: introdução aos discursos sobre o corpo que dança. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Corpo e etiqueta: normatizando os fazeres da dança. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Raquel Aranha . Danças no Rio de Janeiro: uma conversa entre distintas linguagens no século XIX. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Raquel Aranha ; Ângela Nolf . O Prodígio da Harmonia, ou O Triunfo do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; KATZ, H. T. . Curso Sesc de Gestão Cultural: Linguagens Artísticas: Dança. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; HERCULES, R. M. . Histórias e Dramaturgias na Dança: Séculos XVI e XVII: o corpo nas cortes européias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . A GESTUALIDADE DA DANÇA BARROCA FRANCESA E SUA REINVENÇÃO EM OUTRAS GEOGRAFIAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Balé e coreografia: o que sabemos sobre esses conceitos?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Curso de Gestão Cultural do Sesc/SP: Linguagem Artística: Dança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . O enlace entre a dança e o cinema: aproximações possíveis para tratar da história do corpo que dança. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Osny Fonseca . Aproximações com a dança barroca. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . A valsa e suas reverberações no corpo romântico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes . A Cozinha Performática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. 2015. (Pesquisa e redação).

TEIXEIRA, A. C. E. . História do corpo na dança. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes ; Edith Derdyk . A Cozinha Performática. 2014. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, A. C. E. . Comitê Temático Memória e Devires em Linguagens de Dança. 2014. (Coordenadora).

TEIXEIRA, A. C. E. ; KATZ, H. T. ; Renata Xavier ; Ana Ponzio . APCA. 2014. (Comissão de seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . Plano Estadual de Cultura. 2014. (Comissão de Sistematização, Elaboração e Redação da PEC).

TEIXEIRA, A. C. E. . História da Dança: A institucionalização da dança na França de Luis XIV e seu eco na dança do Brasil colônia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Composição Coreográfica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. 2013. (Pesquisa e redação).

TEIXEIRA, A. C. E. . Comitê Temático Memória e Devires em Linguagens de Dança. 2013. (Coordenadora).

TEIXEIRA, A. C. E. . Fomento à Dança. 2013. (Comissão de seleção).

KATZ, H. T. ; TEIXEIRA, A. C. E. ; Joubert Arais ; Renata Xavier ; Flávia Couto ; Katia Calsavara . APCA. 2013. (Dança).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes . A Cozinha Performática. 2013. (Curadoria).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Christine Greiner . Modos de Existir: Módulo 3 Cias., Grupos e Núcleos. 2013. (Mediação).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Christine Greiner . História do Corpo na Dança. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . A institucionalização da dança na França de Luis XIV e seu eco na dança do Brasil Colônia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . A institucionalização da dança no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Fomento à Dança. 2012. (Comissão de seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . Edital PROAC. 2012. (Comissão de seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopédia Itaú Cultural de Dança. 2012. (Pesquisa e redação).

TEIXEIRA, A. C. E. . APCA. 2012. (Dança).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Ana Ponzio ; Nirvana Marinho ; CARDOSO, I. ; Letícia Cocciolito . Prêmio Governador do Estado. 2012. (Comissão de seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . Cia. Antonio Nóbrega de Dança. 2012. (Seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . Brincante: um olhar lírico sobre o universo de Antonio Nóbrega. 2012. (Seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Carmen Morais ; Morena Nascimento ; Letícia Cocciolito ; Alexandra Itacarambi . 4a Edição do Edital Novos Coreógrafos-Novas criações Site Specific. 2012. (Comissão de seleção).

TEIXEIRA, A. C. E. . PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TEIXEIRA, A. C. E. . Mostra de novos coreógrafos. 2011. (Mediação).

TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopedia Itaú Cultural de Dança. 2011. (Pesquisa e redação).

TEIXEIRA, A. C. E. ; KATZ, H. T. ; Christine Greiner ; Joubert Arais ; Renata Xavier . APCA. 2011. (Dança).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Christine Greiner ; KATZ, H. T. ; Adriana Pavlova . APCA. 2010. (Dança).

TEIXEIRA, A. C. E. . Enciclopedia Itaú Cultural de Dança 2009-2010. 2010. (Pesquisa e redação).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Adriana Pavlova ; Célia Gouveia . Prêmio Bravo. 2009. (Dança).

Adriana Pavlova ; KATZ, H. T. ; TEIXEIRA, A. C. E. ; Christine Greiner . APCA. 2009. (Dança).

Wagner Schwartz ; TEIXEIRA, A. C. E. ; Elisabeth Finger . A Boba. 2019. Coreográfica.

Wagner Schwartz ; Elisabeth Finger ; K., M. ; Renata Carvalho ; TEIXEIRA, A. C. E. . Domínio Público. 2018. Coreográfica.

Grua Gentlemen de Rua ; TEIXEIRA, A. C. E. . SETe. 2018. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . In-Trópicos. 2018. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Quanto se dependem as partes. 2016. Coreográfica.

Emmanuelle Huyn ; TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes . Crivos. 2016. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Colaboração artística para o Grupo Zumbi-Boys O que se rouba. 2015. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Marcos Moraes ; Luis Ferron . Orientação Corporal para o solo Anatomia do Cavalo. 2014. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Wagner Schwartz . Discutindo Remontagem: solo Transobjeto. 2014. Coreográfica.

Luis Garay ; TEIXEIRA, A. C. E. . Colaboração artística no espetáculo Ciência e Fricção. 2014. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Vera Sala ; Wellington Duarte . Dobras. 2011. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Helena Bastos ; Raul Rachou . Cadeira de Rosas. 2011. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Entretanto/Pensação. 2011. Outra.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Cláudia Palma ; MATEUS, R. . Ópera La Gioconda- Dança das Horas. 2006. Coreográfica.

ZAMPIERI, O. J. ; Aguinaldo Bueno ; TEIXEIRA, A. C. E. . Dois Corpos que Caem. 2006. Coreográfica.

FURQUIM, D. ; TEIXEIRA, A. C. E. . Onze Minutos. 2005. Coreográfica.

Andrea Maia ; TEIXEIRA, A. C. E. . Sannyas. 2005. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Sigrid Nora . Todos os 12. 2005. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; ZAMPIERI, O. J. . Um Homem de Pé Por Curiosidade. 2004. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Armando Aurich . Um Campo em Preto e Branco. 2004. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; ZAMPIERI, O. J. . ICH, Du, Wie, Sie. 2003. Coreográfica.

Ângela Nolf ; FURQUIM, D. ; TEIXEIRA, A. C. E. . Espaço Vazado. 2003. Coreográfica.

MONDINI, A. ; TEIXEIRA, A. C. E. . Wundervoll Gershwin!. 2003. Coreográfica.

MONDINI, A. ; TEIXEIRA, A. C. E. . Wieso nicht?!. 2002. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; Roberto Alencar . Sinto que uma lágrima caiu em meu rosto. 2000. Coreográfica.

Sandro Borelli ; TEIXEIRA, A. C. E. . Bent: o canto preso. 2000. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Remontagem de Sinto que uma lágrima caiu em meu rosto. 2000. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; José Possi Neto . O Bailado do Deus Morto. 1999. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Solidão Alheia. 1999. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. . Baile na Roça. 1998. Coreográfica.

Eva Schul ; TEIXEIRA, A. C. E. ; ZAMPIERI, O. J. . Acuados. 1998. Coreográfica.

José Possi Neto ; TEIXEIRA, A. C. E. . Enthousiasmós. 1998. Coreográfica.

José Possi Neto ; TEIXEIRA, A. C. E. . Baile na Roça. 1998. Coreográfica.

Susana Yamauchi ; João Maurício ; TEIXEIRA, A. C. E. . Plenilúnio. 1998. Coreográfica.

Ohad Naharin ; TEIXEIRA, A. C. E. . Axioma 7. 1998. Coreográfica.

Raymundo Costa ; Cláudia Palma ; TEIXEIRA, A. C. E. . E nas esquinas molhadas.... 1997. Coreográfica.

Vasco Wellinkamp ; TEIXEIRA, A. C. E. . Como num Jardim. 1997. Coreográfica.

Sandro Borelli ; TEIXEIRA, A. C. E. . Inside. 1996. Coreográfica.

Ivonice Satie ; TEIXEIRA, A. C. E. . Carnaval do Animais. 1996. Coreográfica.

Vasco Wellenkamp ; TEIXEIRA, A. C. E. . De repente não mais que de repente. 1996. Coreográfica.

Germaine Acogny ; TEIXEIRA, A. C. E. . Z. 1996. Coreográfica.

TEIXEIRA, A. C. E. ; PERNICIOTTI, F. ; ZAMPIERI, O. J. . Os conceitos de programação e curadoria no CCSP (1982-2014). 2014 (Documentário).

TEIXEIRA, A. C. E. . Balé da Cidade de São Paulo- 40 Anos de História. 2008 (Exposição Fotográfica).

TEIXEIRA, A. C. E. ; ZAMPIERI, O. J. . Mostra de Vídeos. 2008 (Mostra Videográfica dos 40 anos do BCSP).

TEIXEIRA, A. C. E. . Educar-Dançando. 2008 (Projeto Social).

TEIXEIRA, A. C. E. ; Mônica Mion ; Bárbara Falcão . Lua Crescente. 2004 (Revsita em quadrinhos).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Grupo de Pesquisa Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos, Descrição: No grupo ?Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos? (CNPq/Puc) a pesquisa está nas abordagens sobre o corpo e a música, com ênfase na pesquisa de inúmeras fontes históricas (tratados e documentos do século XVII ao XIX, brasileiros e europeus). Promovendo uma análise crítica que transita por distintos campos do saber (dança, música, história, teorias do corpo e da música e filosofia), o grupo vem investigando as danças e as músicas que se situam no âmbito das narrativas institucionais; portanto, aquelas abrigadas no seio da ?oficialidade? dos séculos XVIII e XIX, com enfoque no Brasil. Compreender os procedimentos empregados que constituem uma lógica de corpo e de música, no ambiente das cortes - francesa e portuguesa, é de suma importância para discutir os pressupostos de dança e música que se estabeleceram no Brasil do século XIX e meados do século XX, e que ainda estão presentes no século XXI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Echevengua Teixeira - Coordenador / Rosa Maria Hércules - Integrante / Fernanda Perniciotti - Integrante / Osny Fonseca - Integrante / Paula Petreca - Integrante / Raquel Aranha - Integrante / Zélia Monteiro - Integrante / Clara Couto - Integrante / Robson Lourenço - Integrante / Luis Matos - Integrante / Fernanda de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e Distritos Federais, Descrição: Docente Coordenadora do Núcleo São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Echevengua Teixeira - Integrante / Lúcia Helena Alfredi de Matos - Coordenador / Evinha Sampaio - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Todos os 12 - Melhor Projeto em Dança, Associação Paulista dos Críticos de Artes.

2004

Solo em questão- Melhor Iniciativa em Dança, Associação Paulista dos Críticos de Artes.

2000

Bolsa Rede Stagium, Rede Staguim.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Ministério da Cultura, MinC

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2013 - 2014

    Centro Livre das Artes Cênicas

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educador, Carga horária: 3

    Outras informações:
    São Bernardo do Campo

  • 2012 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar de Ensino, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Contrato de trabalho de duração indeterminada junto ao Departamento de Linguagens do Corpo, ministrando as disciplinas: História do Corpo na Dança e Composição coreográfica, no Curso de Comunicação das Artes do Corpo.

    Atividades

    • 05/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Centre de Estudos do Corpo, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2009

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cargo em Comissão, Carga horária: 33

    Outras informações:
    Diretora artística assistente do Balé da Cidade de São Paulo

  • 1996 - 1999

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: serviço técnico especializado, Enquadramento Funcional: bailarina profissional, Carga horária: 33

    Atividades

    • 08/2003 - 05/2009

      Direção e administração, Balé da Cidade de São Paulo, .,Cargo ou função, Diretora Artística Assistente do Balé da Cidade de SP.

    • 01/1996 - 08/1999

      Serviços técnicos especializados , Balé da Cidade de São Paulo, .,Serviço realizado, bailarina profissional.

  • 2002 - 2003

    Staats Theater Kassel

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora e bailarina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2000

    FAR 15 Cia de Dança

    Vínculo: artista independente, Enquadramento Funcional: bailarina, Carga horária: 40

  • 1992 - 1995

    Grupo Independente de Dança

    Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: bailarina profissional

    Outras informações:
    Grupo de Dança criado e dirigido por Ana Teixeira.

  • 1988 - 1990

    Grupo de Danças Raízes

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: bailarina profissional, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.