Júlio Cesar Pinheiro Santos

Possuo graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) (2012), Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) (2017), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Pernambuco (UPE) (2015), Gestão Ambiental (Unicesumar) (2020) e Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tenho experiência profissional como: Engenheiro Ambiental; Engenheiro Químico; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Auxiliar Técnico; Instrutor de curso técnico; e Estagiário em (Meio Ambiente e Engenharia Química). Atuei como aluno Pibic nas linhas de pesquisa: Estudo de Adsorventes para remoção de BTEX e metais de efluentes industriais; Estudo do fracionamento do conteúdo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado da Muribeca (PE). Atuei como: Responsável Técnico (Engenheiro Químico) no ramo de Indústria de Envase de Água Adicionada de Sais, nas seguintes empresas: Água Pureza da Terra Eirelli EPP LTDA (2018-2020); Minas Águas de Aldeia LTDA (2018-2023); Noana Mineração Indústria e Comércio LTDA (Noana) (2018-2023); Antônio Pontes Alexandre (Pingo dágua) (2020); V F Nogueira Brilhante Plus (Brilhante Plus) (2020-2023); Alileve Fabricação de Água Envasada LTDA - ME (Alileve) (2021-2022); também fui professor mediador a distância da disciplina de Segurança do Trabalho. Exerce a função de instrutor das disciplinas: Higiene Ocupacional; Segurança do Trabalho; Prevenção e Controle de Riscos; Auditoria Ambiental; Legislação Ambiental e Laboratório de Aprendizagem. Atualmente trabalho presto serviço como autônomo: IE Distribuição de Água LTDA (Água Adicionada de Sais São Luiz) (2021- até o presente) (Responsável Técnico e Engenheiro Químico); Othon Barreto Costa Pimentel Filhos Distribuição LTDA (Valle Claro) (2021- até o presente) (Responsável Técnico e Engenheiro Químico) e FKR Maranhão Fabricação de Água LTDA (Noana) (2023-até o presente) (Responsável Técnico e Engenheiro Químico). Engenheiro Ambiental na Engenharia, Meio Ambiente e Gestão Corporativa LTDA (Brasilencorp) (2022-até o presente) (Engenheiro Ambiental).Atualmente sou conselheiro suplente da Câmera Especializada de Engenharia Mecânica, Metalurgia e Química (CEEMMQ) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE)

Informações coletadas do Lattes em 07/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Ambiental

2017 - 2019

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Resistência hidráulica em fluxo laminar em encostas na presença e na ausência de vegetação, Ano de Obtenção: 2019
Jose Ramon Barros Cantalice.Coorientador: Genival Barros Junior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Escoamento laminar; Rugosidade vegetal; Capim elefante; Solo descoberto.

Especialização em Gestão Ambiental

2018 - 2020

Unicesumar
Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS
Orientador: REBECCA MANESCO PAIXÃO

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2015

Universidade de Pernambuco
Título: ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO GRANDE RECIFE
Orientador: Eduardo Henrique Diniz Fittipaldi

Graduação em Engenharia Química

2014 - 2017

Universidade Católica de Pernambuco
Título: IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL
Orientador: Prof. Dr. Jailson Rolim Teodósio

Graduação em Engenharia Ambiental

2008 - 2012

Universidade Católica de Pernambuco
Título: Tratamento de Lixiviado do Aterro Controlado da Muribeca, usando os Processos de Coagulação/Floculação e Oxidação Avançada
Orientador: Liana Filgueira Albuquerque

Formação complementar

2020 - 2020

Gestão e Avaliação de Riscos em Saúde Ambiental. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.

2019 - 2019

Higiene Ocupacional. (Carga horária: 40h). , Ivomar Soluções em segurança do trabalho, IVOMAR, Brasil.

2016 - 2016

Tecnologia de reciclagem dos Resíduos Orgânicos. (Carga horária: 30h). , Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Fundamentos do MATLAB. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

AUTOCAD 2D. (Carga horária: 30h). , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Sistema de Esgotamento Sanitário. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Sanitária.

Grande área: Outros / Área: Segurança Contra Incêndio / Subárea: Segurança.

Organização de eventos

SANTOS, J. C. P. . 1° Simpósio Ibero-Americano sobre Adsorção. 2012. (Congresso).

SANTOS, J. C. P. . 9° Encontro Brasileiro sobre Adsorção. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

35 Congresso Latinoamericano de Química. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. 2022. (Congresso).

35 Congresso Latinoamericano de Química. Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. 2022. (Congresso).

61 Congresso Brasileiro de Química. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. 2022. (Congresso).

61 Congresso Brasileiro de Química. Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. 2022. (Congresso).

4 Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.ESTUDO DE CASO SOBRE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA PROPRIEDADE DE HORTALIÇA EM PERNAMBUCO. 2019. (Encontro).

I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL NA CIDADE DO RECIFE-PE. 2019. (Congresso).

III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL NA CIDADE DO RECIFE-PE. 2019. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. VALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR, LOCALIZADA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE. 2019. (Congresso).

X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitária.MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. 2019. (Simpósio).

V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental,. AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAIS EM UMA USINA DE ASFALTO NA CIDADE DO RECIFE. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. artigos científicos. 2018. (Congresso).

VI Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente.trabalho científicos. 2018. (Encontro).

VII Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos.artigos científicos. 2018. (Encontro).

XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliação do Impacto Ambientais em Usina de Asfalto na Cidade de Toritama. 2018. (Outra).

XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Um Estudo de Caso Sobre a Destinação Final dos Resíduos de Construção Civil no Município de Caruaru-PE. 2018. (Outra).

XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Boas Práticas de Fabricação (BPF) em uma Indústria de Água Adicionada de Sais. 2018. (Outra).

Exposição de Tecnologia e Ciência em Camaragibe/ Pernambuco. EXPOTEC. 2017. (Exposição).

II Congresso Internacional das Ciências Agrárias. COINTER-PDVAGRO. 2017. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. EPERSOL. 2017. (Congresso).

VI Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos.EPERSOL. 2017. (Encontro).

VII Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco.ACIDENTE DE TRABALHO NO MEIO RURAL: ANÁLISE DOS ACIDENTADOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2017. (Simpósio).

XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. JEPEX. 2017. (Congresso).

I Congresso Internacional das Ciências Agrágrias COINTER PDVAgro2016. Acidente de Trabalho no Meio Rural: Análise dos Acidentados do Estado de Pernambuco, Brasil.. 2016. (Congresso).

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro. 2016. (Congresso).

1° Simpósio Ibero-Americano sobre Adsorção.Comissão Organizadora. 2012. (Simpósio).

9° Encontro Brasileiro sobre Adsorção. 2012. (Encontro).

XV Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Caracterização do efluente e de um sistema de tratamento por lodo ativado na Região Metropolitana do Recife. 2012. (Simpósio).

XX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2012. (Congresso).

15ª Jornada de Iniciação Científica.Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2011. (Encontro).

26° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ADSORÇÃO de m-XILENO E p-XILENO POR ARGILA ORGANOFÍLICA. 2011. (Congresso).

6 Encontro Internacional das Águas. 2011. (Encontro).

25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2009. (Congresso).

40° CEEG da UEP/ I Encontro de Estudantes do ProUni. 2009. (Encontro).

5 Encontro Internacional das Águas. 2009. (Encontro).

Participação em bancas

SANTOS, J. C. P.. Avaliador de Banner do VI Encontro Pernambucano de Resíduos Sólidos e IV Congresso Brasileiro de Resíduos Sólidos. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SANTOS, J. C. P.. Avaliador da sessão de comunicação oral da Exposição de Tecnologia e Ciência em Camaragibe/Pernambuco. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SANTOS, J. C. P.. Avaliador de Banner do VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

SANTOS, J. C. P.. Avaliador de artigos no II Congresso Internacional das Ciências Agrárias. 2017. Instituto Federal de Pernambuco.

Comissão julgadora das bancas

Douglas Monteiro Cavalcante

CANTALICE, J.R.B.; ROLIM NETO, F. C.;CAVALCANTE, D. M.. Resistência hidráulica em fluxo laminar em encostas na presença e na ausência de vegetação. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Sergio Carvalho de Paiva

PAIVA, S. C.; NASCIMENTO, R. F.. Implementação de Boas práticas de produção numa indústria de água mineral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Católica de Pernambuco.

Yana Batista Brandão

BRANDÃO, Y. B.; SANTOS, V. A.; ALBUQUERQUE, L. F.. Tratamento de Lixiviado do Aterro Controlado da Muribeca Utilizando os Processos de Coagulação/Floculação e Oxidação Avançada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Católica de Pernambuco.

Foi orientado por

José Ramon Barros Cantalice

Resistência hidráulica em fluxo laminar em encostas na presença e na ausencia de vegetação; 2017; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA AMBIENTAL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Jose Ramon Barros Cantalice;

Maria do Carmo Lourenço da Silva de Souza

Estudo do Fracionamento do Conteúdo Orgânico em Amostras de Lixiviado Bruto de Aterro Controlado; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Maria do Carmo Lourenço da Silva de Souza;

Maria do Carmo Lourenço da Silva de Souza

FRACIONAMENTO DO CONTEÚDO ORGÂNICO EM LIXIVIADO DE ATERRO CONTROLADO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria do Carmo Lourenço da Silva de Souza;

Maurício Alves da Motta Sobrinho

Estudo de Adsorventes para remoção de BTEX e metais de efluentes industriais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maurício Alves da Motta Sobrinho;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA USINA DE ASFALTO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE RECIFE-PE. In: Alan Mario Zuffo. (Org.). Engenharia Sanitária e Ambiental: Tecnologias para a Sustentabilidade 2. 57ed.: , 2019, v. 2, p. 127-.

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR, LOCALIZADA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE. In: Paulo Roberto Ramos; Nair Dahmer. (Org.). 5 Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar e 8 Workshop de Educação Ambiental Interdisciplinar. 1ed.Aracaju-SE: , 2019, v. 1, p. 266-.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, A. J. . Um estudo de caso sobre análise das embalagens de agrotóxicos de uma plantação de hortaliça no estado de Pernambuco. ANAIS DO II ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Recife-PE.

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL NA CIDADE DO RECIFE-PE. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade, 2019, Campina Grande-PB. Anais I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade, 2019.

  • SILVA FILHO, J. A. ; CANTALICE, J. R. B. ; GUERRA, S. M. S. ; NUNES, E. O. S. ; SANTOS, J. C. P. ; CORREA, M. M. ; BARROS JUNIOR, G. ; SILVA JUNIOR, V. P. . Drag coeffcient and hydraulic roughness generated by an aquatic vegetation patch in a semi-arid alluvial channel. In: Ecological Engineering, 2019. Ecological Engineering. v. 141. p. 105598.

  • SANTOS, J. C. P. ; FELIX, V. N. . ACIDENTE DE TRABALHO NO MEIO RURAL: ANÁLISE DOS ACIDENTADOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO,BRASIL. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS-COINTER-PDVAGRO, 2016, Vitória de Santo Antão. Congresso Internacional das Ciências Agrárias COINTER - PDVAGRO - FORMAÇÃO DE REDES DE COOPERAÇÃO NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 2016.

  • SANTOS, J. C. P. ; RAMOS, M. L. D. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. In: 35 Congresso Latinoamericano de Química, 2022, Rio de Janeiro - RJ. 35 Congresso Latinoamericano de Química, 2022.

  • SANTOS, J. C. P. ; RAMOS, M. L. D. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. In: 61 Congresso Brasileiro de Química, 2022, Rio de Janeiro - RJ. 61 Congresso Brasileiro de Química, 2022.

  • SANTOS, J. C. P. ; BAPTISTA, M. V. . Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. In: 35 Congresso Latinoamericano de Química, 2022, Rio de Janeiro - RJ. 35 Congresso Latinoamericano de Química, 2022.

  • SANTOS, J. C. P. ; BAPTISTA, M. V. . Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. In: 61 Congresso Brasileiro de Química, 2022, Rio e Janeiro - RJ. 61 Congresso Brasileiro de Química, 2022.

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAIS EM UMA USINA DE ASFALTO NA CIDADE DO RECIFE. In: V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018, Juazeiro-BA. Ebook do V Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2018.

  • SANTOS, J. C. P. ; FELIX, V. N. . Acidente de Trabalho no Meio Rural:Análise dos Acidentados do Estado de Pernambuco, Brasil.. In: VII Simpósio de Engenharia de Produção Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro-PE. VII Simpósio de Engenharia de Produção Vale do São Francisco, 2017. p. 1943-1950.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, A. J. . Um estudo de caso sobre a análise das embalagens de agrotóxicos de uma plantação de hortaliça no estado de Pernambuco. In: III Semana de Meio Ambiente, 2017, Cabo de Santo Agostinho-PE. III Semana de Meio Ambiente, 2017.

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM ENGENHO DE CACHAÇA NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO. In: X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019, Recife-PE. X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019. p. 775-776.

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA USINA DE ASFALTO NO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ. In: X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019, Recife-PE. X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019. p. 781-782.

  • SANTOS, J. C. P. . MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. In: X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019, Recife-PE. X Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental e Sanitára, 2019. p. 80-81.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, A. J. . UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ANÁLISE DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS DE UMA PLANTAÇÃO DE ALFACE NO ESTADO DE PERNAMBUCO. In: II Encontro Pernambucano de Engenharia de Produção, 2017, Recife-PE. ANAIS DO II ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Recife, 2017. v. 4.

  • SANTOS, J. C. P. ; TEODOSIO, J. R. . IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) EM UMA INDÚSTRIA DE ÁGUA MINERAL. In: Jornada de Ensino, Pesquisa, Extensão da UFRPE, 2017, Recife-PE. XVI JEPEX - 2017, 2017.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, A. J. . UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ANÁLISE DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS DE UMA PLANTAÇÃO DE HORTALIÇA NO ESTADO DE PERNAMBUCO. In: XVI Jornada de Ensino, Pesquisa, Extensão da UFRPE, 2017, Recife-PE. XVI JEPEX - 2017, 2017.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. In: XX Congresso de Iniciação Científica (Conic), IV Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Coniti) e I Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic), 2012, Recife. XX Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2012.

  • SANTOS, J. C. P. ; ZOBY JUNIOR, L. C. ; PONS, M. ; SILVA, M. C. L. ; MOTTA SOBRINHO, M. A. . Caracterização do efluente e de um sistema de tratamento por lodo ativado na Região Metropolitana do Recife. In: XV Silubesa, 2012, Belo Horizonte. XV Silubesa, 2012.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. In: 15ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011, Recife. 15ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2011.

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, D. D. ; CARVALHO, M. N. ; ABREU, C. A. M. ; MOTTA SOBRINHO, M. A. . ADSORÇÃO DE m-XILENO E p-XILENO POR ARGILA ORGANOFÍLICA. In: 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. 26 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011.

  • SANTOS, J. C. P. ; RAMOS, M. L. D. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; RAMOS, M. L. D. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) NO ESTADO DE ALAGOAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; BAPTISTA, M. V. . Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; BAPTISTA, M. V. . Estudo exploratório de parâmetros de análise de água de uma torre de resfriamento em uma Arena. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. . MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROPRIEDADE DE AGRICULTURA FAMILIAR, LOCALIZADA EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL NA CIDADE DO RECIFE-PE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL NA CIDADE DO RECIFE-PE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. . ESTUDO DE CASO SOBRE AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS EM UMA PROPRIEDADE DE HORTALIÇA EM PERNAMBUCO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. P. . Boas Práticas de Fabricação (BPF) em uma Indústria de Água Adicionada de Sais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. P. . Um Estudo de Caso Sobre a Destinação Final dos Resíduos de Construção Civil no Município de Caruaru-PE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. P. . Avaliação do Impacto Ambientais em Usina de Asfalto na Cidade de Toritama. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. P. . AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAIS EM UMA USINA DE ASFALTO NA CIDADE DO RECIFE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; FELIX, V. N. . ACIDENTE DE TRABALHO NO MEIO RURAL: ANÁLISE DOS ACIDENTES DE TRABALHO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, J. C. P. ; FELIX, V. N. . Acidente de Trabalho no Meio Rural:Análise dos Acidentados do Estado de Pernambuco, Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; PONS, M. ; ZOBY JUNIOR, L. C. ; MOTTA SOBRINHO, M. A. . Caracterização do efluente e de um sistema de tratamento por lodo ativado na Região Metropolitana do Recife. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. C. P. ; SILVA, D. D. ; CARVALHO, M. N. ; ABREU, C. A. M. ; MOTTA SOBRINHO, M. A. . ADSORÇÃO DE m-XILENO E p-XILENO POR ARGILA ORGANOFÍLICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SANTOS, J. C. P. . 'A utilização da educação ambiental aplicado no uso correto de defensivos agrícola em propriedades de agricultura familiar. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. C. P. ; SILVA, M. C. L. . Estudo do fracionamento do contéudo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado. 2011. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Estudo do fracionamento do conteúdo orgânico em amostras de lixiviado bruto de aterro controlado, Descrição: Este projeto visa à caracterização da composição físico-química de amostras de lixiviados de aterros controlados da região metropolitana do Recife (RMR) em condições de baixa e alta pluviosidade e desenvolver um procedimento de teste de biodegradabilidade aplicado ao fracionamento da Demanda Química de Oxigênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar Pinheiro Santos - Integrante / Maria do Carmo Lourenço da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2011 - 2011

    Estudo do fracionamento do conteúdo orgânico em amostra de lixiviado bruto de aterro controlado, Descrição: Este projeto visa à caracterização da composição físico-química de amostras de lixiviados de aterros controlados da região metropolitana do Recife (RMR) em condições de baixa e alta pluviosidade e desenvolver um procedimento de teste de biodegradabilidade aplicado ao fracionamento da Demanda Química de Oxigênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar Pinheiro Santos - Integrante / Maria do Carmo Lourenço da Silva - Coordenador / Luciana Omena dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2011

    Estudo de Adsorventes para remoção de BTEX e metais de efluentes industriais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar Pinheiro Santos - Integrante / Maurício Alves da Motta Sobrinho - Coordenador / Marilda Nascimento Carvalho - Integrante / Deborah D.C. da Silva - Integrante / César Augusto Moraes de Abreu - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - 2010

    Caracterização do efluente e de um sistema de tratamento por lodo ativado na Região Metropolitana do Recife, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Júlio Cesar Pinheiro Santos - Integrante / Maurício Alves da Motta Sobrinho - Coordenador / Luiz Carlos Zoby Junior - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2009

GEL - Garanhuns Empreendimentos Ltda

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxílio no funcionamento da estrutura de limpeza urbana; apoio no desenvolvimento de projetos voltados à limpeza urbana e educação ambiental no município de Jaboatão dos Guararapes.

Atividades

  • 09/2009 - 11/2009

    Estágios , GEL - Garanhuns Empreendimentos Ltda - PE - Brasil.,Estágio realizado, GEL - Garanhuns Empreendimentos Ltda - PE - Brasil.

2009 - 2010

LOCAR SANEAMENTO AMBIENTAL LTDA

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxílio no funcionamento da estrutura de limpeza urbana; apoio no desenvolvimento de projetos voltados à limpeza urbana e educação ambiental no município de Jaboatão dos Guararapes.

Atividades

  • 12/2009 - 05/2010

    Estágios , Locar Saneamento Ambiental Ltda - PE - Brasil.,Estágio realizado, Locar Saneamento Ambiental Ltda - PE - Brasil.

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo do fracionamento do conteúdo orgânico em amostra de lixiviado bruto de aterro controlado.

2010 - 2011

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo de Adsorventes para remoção de BTEX e metais de efluentes industriais.

Atividades

  • 08/2011 - 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa

  • 08/2010 - 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Linhas de pesquisa

2017 - 2018

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2011 - 2011

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudo do fracionamento do conteúdo orgânico em amostra de lixiviado bruto de aterro controlado.

Atividades

  • 02/2011 - 07/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Serquip Serviços Construções e Equipamentos Ltda

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participação na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais (PGRSI), na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos em Recife - PE. Responsável pelo monitoramento das exigências da Licença de Operação (LO) estabelecida pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).

2013 - 2014

Maré Cimento Ltda

Vínculo: Carteira de Trabalho, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no gerenciamento de meio ambiente, produção, compras e controle de materiais na unidade concreteira.

2015 - 2015

Condominio Shopping Center Guararapes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Meio Ambiente, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável na supervisão da Gestão Ambiental do SCG. Responsável no gerenciamento da Estação de Tratamento e Esgoto (ETE). Responsável pelo monitoramento das exigências da Licença de Operação (LO) estabelecida pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH).

Atividades

  • 05/2015 - 07/2015

    Estágios , Shopping Center Guararapes.,Estágio realizado, Condomínio Shopping Center Guararapes - PE - Brasil.

2015 - 2015

Centro de Ensino Grau Técnico

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor do Curso Técnico em Edificações da disciplina de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (40 Horas).

2018 - 2018

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Bolsista do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Caruaru, no curso Mecânico Máquina de Costura, disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho na Indústria do Vestuário.

2018 - 2018

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor Bolsista do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Caruaru, no curso Mecânico Máquina de Costura 1 e 2, disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho.

2018 - 2020

Água Pureza da Terra Eirelli EPP LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Implantação do MBPF e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na empresa.Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; cumprimentos dos itens descritos no MBFP e das RDCs estabelecida pela ANVISA.

2017 - 2017

Água Pureza da Terra Eirelli EPP LTDA

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Química, Carga horária: 15

Outras informações:
Implantação do MBPF e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na empresa. Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; cumprimentos dos itens descritos no MBFP e das RDCs estabelecida pela ANVISA.

2019 - 2020

Governo do Estado da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 90

Outras informações:
Professor (a) Bolsista do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vinculado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, no curso Segurança do Trabalho, disciplina de Prevenção e Controle de Riscos.

2018 - 2018

Governo do Estado da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Bolsista do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), vinculado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, no curso Técnico em Informática, disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho.

2018 - 2023

Minas Aguas de Aldeia Ltda

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; cumprimentos dos itens descritos no MBPF e das RDCs estabelecida pela ANVISA.Auxilio no monitoramento e cumprimentos das exigências: da L.O vigente pela CPRH e outorga do poço regulamentado pala APAC.

2018 - 2023

Noana Mineração Industria e Comercio LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); supervisão da qualidade do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; cumprimentos dos itens descritos no MBPF e das RDCs estabelecida pela ANVISA.Auxilio no monitoramento e cumprimentos das exigências das licenças: L.O da Secretaria de Meio Ambiente do Recife - PE; outorga do poço estabelecido pela CPRH e outorga do poço regulamentado pela APAC.

2020 - 2020

Antônio Pontes Alexandre

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); cumprimentos dos itens descritos no MBPF e das RDCs estabelecida pela ANVISA.Auxilio no monitoramento e cumprimento: da L.O vigente a Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes - PE e outorga do poço regulamentado pela APAC.

2020 - 2020

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor mediador a distância da disciplina SEGURANÇA DO TRABALHO, nos meses de Julho de 2020 a Agosto de 2020, no Curso Técnico em Açúcar e Álcool, na modalidade a distância.

2020 - 2023

V F Nogueira Brilhante Plus

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável técnico pelo gerenciamento da produção e também na supervisão da qualidade do produto (água adicionada de sais);Supervisão das licenças: Secretaria de Meio Ambiente do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE, Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e Vigilância Sanitária do Município de Jaboatão dos Guararapes-PE; Responsável pela elaboração e treinamento das Boas Práticas da Fabricação (BPF) para os funcionários do estabelecimento.

2021 - Atual

I&E Distribuição de Água LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); cumprimentos dos itens descritos no MBPF e das RDCs estabelecida pela ANVISA.

2021 - Atual

Othon Barreto Costa Pimentel & Filhos Distribuição

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; supervisionamento da qualidade do produto (água adicionada de sais); cumprimentos dos itens descritos no MBPF e das RDCs estabelecida pela ANVISA. Auxilio no monitoramento e cumprimentos das exigências das licenças: poço estabelecido pela CPRH e outorga do poço regulamentado pela APAC.

2022 - Atual

Engenharia Meio Ambiente e Gestão Corporativa LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 1

Outras informações:
Responsável pela Elaboração dos relatórios do Plano de Monitoramento da Limpeza da Barragem (Barragem Sul Ituporanga-SC e Barragem Oeste Taió-SC).

2023 - 2023

Secretaria de Educação e Esportes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Profissional, Carga horária: 25

Outras informações:
Professor da Educação Profissional do Curso de Meio Ambiente - Ambiente e Saúde (100 horas Mensais), no Projeto/Programa Educação Profissional , na ETE Professor Celia Siqueira, Município de sob circunscrição da GRE 13- Sertão Alto Pajeú.

2023 - Atual

FKR Maranhão Fabricação de Água LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico (Engenheiro Químico), Carga horária: 15

Outras informações:
Responsável pelo: gerenciamento da área de produção da fabricação do produto (água adicionada de sais); supervisão da qualidade do produto (água adicionada de sais); treinamento dos colaboradores; cumprimentos dos itens descritos no Manual de Boas Práticas da Fabricação (MBPF) e das RDCs estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).Auxilio no monitoramento e cumprimentos das exigências das licenças: da Licença de Operação (L.O) da Secretaria de MeioAmbiente do Recife - PE; outorga do poço estabelecido pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) e outorga do poço regulamentado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).