Vinicius Miranda Cardoso

Doutor "com distinção" em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. Ex-aluno do CTUR-UFRuralRJ; licenciado e mestre em História pela UFRuralRJ (2007; 2010). Tem experiência na áreas de História do Brasil colonial, tendo sido professor substituto nesta área pela UFRJ (2013-2015); e História do Rio de Janeiro. Vencedor do prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos do Arquivo Geral do Rio de Janeiro (2018). Professor da Prefeitura do Rio de Janeiro há 10 anos. Atuou em pré-vestibular e pré-técnico em colégio particular e em pré-vestibular comunitário.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Padroeiro Principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro, c.1680-c.1763.
Beatriz Catão Cruz Santos. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História

2008 - 2010

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Emblema Sagitado: Os Jesuítas e o Patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII,Ano de Obtenção: 2010
Beatriz Catão Cruz Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jesuítas; São Sebastião; Rio de Janeiro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.

Graduação em Licenciatura em História

2003 - 2007

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Cidade de São Sebastião: Mito e Memória (1565-1779)
Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Seminário de Arte Sacra. (Carga horária: 8h). , Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em História monástica. (Carga horária: 8h). , Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Latim. (Carga horária: 30h). , Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB-RJ, Brasil.

2015 - 2015

II curso de Paleografia. (Carga horária: 60h). , Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil.

2014 - 2014

Igreja na pluricontinental monarquia portuguesa. (Carga horária: 8h). , 5º Encontro Internacional de História Colonial, UFAL - MACEIÓ, Brasil.

2006 - 2006

História da África. (Carga horária: 30h). , Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.

2006 - 2006

Teatro e História. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2006 - 2006

História do Rio de Janeiro. (Carga horária: 30h). , Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.

2005 - 2005

A Latinidade Medieval de Jacques Le Goff. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Latim

Compreende Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História da Cultura Ibérica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global.Santos padroeiros em xeque: Salvador, Olinda-Recife e Rio de Janeiro, séc. XVIII. 2016. (Simpósio).

XXVIII Simpósio Nacional de História.São Jerônimo e São Januário: o bispo, o santo e a cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Simpósio).

5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc.XVI ao XIX).Da arte de governar com os santos na monarquia pluricontinental (c.1630-c.1760): algumas notas de pesquisa. 2014. (Simpósio).

Colóquio Internacional Religião e Religiosidades na Época Moderna,na. 2014. (Congresso).

I Colóquio Internacional - Ecclesia / Imagens da Morte: Dimensões do catolicismo entre a vida e a morte na Iberoamérica (séculos XVI-XIX): fontes e metodologias. 2014. (Congresso).

IX Semana de História Política.A segunda padroeira principal: sobre a eleição de Sant'Ana na cidade e diocese do Rio de Janeiro, c.1760. 2014. (Simpósio).

XIX Encontro Regional de História - Anpuh-MG.O rei, o bispo, a catedral e o santo: as raízes locais de uma ordem régia de D. João V para o Rio de Janeiro.. 2014. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História - Anpuh-RJ.Padroeiros principais e monarquia pluricontinental: algumas notas de pesquisa.. 2014. (Simpósio).

VIII Semana de História Política (PPGH - UERJ).A gestão sacro-política da república: o. 2013. (Encontro).

XV Encontro Regional de História - Anpuh-RJ..Santos padroeiros e repúblicas no Brasil colonial. 2012. (Simpósio).

II Encontro Internacional de História Colonial. A experiência colonial no Novo Mundo (séculos XVI a XVIII)..Das flechas no estandarte: o santo mártir Sebastião e a câmara do Rio de Janeiro na experiência colonial.. 2008. (Encontro).

XIII Encontro Regional de História - Anpuh-RJ.A Legenda Dardejada: São Sebastião como símbolo no Rio de Janeiro do Antigo Regime. 2008. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História Anpuh-MG.Um Rio para São Sebastião: estudo sobre escrita jesuítica e construção de memória (séc.XVII). 2008. (Simpósio).

II Colóquio Internacional Império de Várias Faces: Dinâmicas e Representações do Poder no Mundo Ibérico da Época Moderna. 2007. (Seminário).

II Fórum Internacional de Angolanistas: Política, Direito e Democracia na Reconstrução de Angola.Angola Fluminense: Jesuítas, Salvador de Sá e a Reconquista, 1648.. 2007. (Outra).

I Seminário de Graduandos em História Moderna da Companhia das Índias..A Batalha das Canoas: Mito e Memória (Séc.XVI-XVIII). 2007. (Seminário).

IX Simpósio Anual da Associação Brasileira de História das Religiões.A Flecha e o Sangue: São Sebastião, Estácio de Sá e o mito fundador do Rio de Janeiro. 2007. (Simpósio).

IX Simpósio Anual da Associação Brasileira de História das Religiões. "Religiões e Religiosidades: Entre a tradição e a modernidade".Hierofanias Sebásticas Guanabarinas. 2007. (Simpósio).

VII Semana de Estudo Medievais do Programa de Estudos Medievais - UFRJ.Devotos do Paço: idéias sobre realeza, devoção e memória em Portugal. Séc. XII-XVI. 2007. (Simpósio).

A Fábrica Bangu e seu Projeto Social (1930-1945). Quartas no Arquivo. AGCRJ. 18/10. 2006. (Outra).

I Colóquio Regional de Filosofia e Teoria da História. 2006. (Encontro).

II Semana Acadêmica de História da UFRRJ. 2006. (Encontro).

I Seminário O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira. Viver em Colônias: índios, negros, judeus e ciganos no Brasil. 2006. (Seminário).

XII Encontro Regional de História: Usos do Passado (ANPUH-RJ). 2006. (Simpósio).

XV Encontro regional de História. ANPUH-MG..O Espírito da religião entre os brasileiros: assistencialismo e ethos religioso na corte, a partir da obra de Daniel P. Kidder, 1840. 2006. (Simpósio).

I Encontro de Estudantes de História CEPOPE/FEUC.? Comissários, Familiares e Visitadores: uma introdução ao estudo da atuação do Santo Ofício lisbonense em terras brasílicas. 2005. (Encontro).

III Colóquio de Estudos Medievais e Ibéricos - A Latinidade Medieval de Jacques Le Goff. 2005. (Seminário).

I Semana de História Política PPGH/UERJ. 2005. (Encontro).

I Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História: História Guerra e Paz..Inquisição no Brasil Colônia. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco José Silva Gomes

GOMES, F. J. S.. O padroeiro principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso à São Sebastião no Rio de Janeiro, 1710-1763. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jacqueline Hermann

SANTOS, B. C. C.; GONÇALVES, M. de A.;HERMANN, J.. Emblema Sagitado: os jesuitas e o patrocinium de Sao Sebastiao no Rio de Janeiro, secs.XVi-XVII. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Historia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jacqueline Hermann

SANTOS, B. C. C.; GONÇALVES, M. de A.;HERMANN, J.. Emblema sagrado: São Sebastião e as origens do Rio de Janeiro, ca. 1565-1765. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Jacqueline Hermann

SANTOS, B. C. C.; SOUZA, E. S.; KNAUSS, P.; GOMES, F. J. S.;HERMANN, J.. O padroeiro principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro, 1680-1763.. 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

SANTOS, B.C.C.; HERMANN,, J.;GONÇALVES, M. A.. Emblema sagitado: os jesuítas e o patrocinium de são sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em História - PPHR) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Beatriz Catão Cruz Santos

SANTOS, Beatriz Catão Cruz; GONCALVES, M. A.; HERMANN, Jacqueline. Emblema sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI- XVII. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Beatriz Catão Cruz Santos

SANTOS, Beatriz Catão Cruz; HERMANN, Jacqueline; SOUZA, E. S.; GOMES, Francisco José Silva; KNAUSS, P.. O Padroeiro Principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro, 1680-c.1760. 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Catão Cruz Santos

SANTOS, Beatriz Catão Cruz; GOMES, Francisco José Silva; SOUZA, E. S.. O Padroeiro principal da terra: poderes locais e o culto político-religiosos a São Sebastião no Rio de Janeiro, 1710-1763. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Catão Cruz Santos

GONCALVES, M. A.;SANTOS, Beatriz Catão Cruz; Oliveira, Ricardo de. Cidade de São Sebastião: mito e memória. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Almeida Gonçalves

Cidade de São Sebastião: mito e memória; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Beatriz Catão Cruz Santos

Emblema sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs; XVI- XVII; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Beatriz Catão Cruz Santos;

Beatriz Catão Cruz Santos

O Padroeiro Principal da terra: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro, 1680-c; 1760; 2017; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Beatriz Catão Cruz Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Cardoso, Vinicius Miranda . São Sebastião e o poder local no Rio de Janeiro:c.1733-1758. HIb: Revista de Historia Iberoamericana , v. 8, p. 29-54, 2015.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Padroeiros controversos na Monarquia Católica (resenha). ARS HISTORICA , v. 9, p. 221-226, 2014.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . The City of Saint Sebastian: Rio de Janeiro and the commemoration of its patron saint in Jesuit writings and rites, c.1585. Revista Brasileira de História (Online) , v. 32, p. 15-38, 2013.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Favorecida do Senhor e acrescentada por Sua Alteza: jesuítas, rei e mercês na fundação e patronímica do Rio de Janeiro.. Locus (UFJF) , v. 35, p. 307-330, 2013.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Cidade de São Sebastião: o Rio de Janeiro e a comemoração de seu santo patrono nos escritos e ritos jesuíticos, c.1585. Revista Brasileira de História (Online) , v. 32, p. 15-37, 2012.

  • CARDOSO, V. M. . Favores do glorioso mártir: a memória jesuítica da intervenção de São Sebastião na fundação do Rio de Janeiro, séc. XVII. História Unisinos , v. 15, p. 425-436, 2011.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . O Rio de São Sebastião. In: MATTOS, Ilmar Rohloff de; ANTUNES, Roberto A.; SANTOS, Jaime Pacheco dos. (Org.). Rio de Janeiro: histórias concisas de uma cidade de 450 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, 2015, v. , p. 25-35.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . São Jerônimo e São Januário: o bispo, o santo e a cidade do Rio de Janeiro, c.1710. In: XXVIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História, 2015.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Rio de São Januário e Sant'Ana: santos patronos e políticas episcopais,séc.XVIII. In: IX Jornada Discente de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2015, Rio de Janeiro. Anais da IX Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado - Suplemento da Revista Ars Historica, 2015. p. 200-214.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Da arte de governar com os santos na monarquia portuguesa (c.1680-c.1760): o exemplo do Rio de Janeiro. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX), 2014, Maceió. Anais do 5º Encontro Internacional de História Colonial: Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX). Maceió: Ed. Ufal, 2014. p. 1234-1243.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . O rei, o bispo, a catedral e o santo: as raízes locais de uma ordem régia de D. João V para o Rio de Janeiro.. In: XIX Encontro Regional de História de História - Anpuh-MG - Profissão Historiador: formação e mercado de trabalho, 2014, Juiz de Fora. Anais do XIX Encontro Regional de História de História - Anpuh-MG - Profissão Historiador: formação e mercado de trabalho, 2014.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Cidade de Dom Sebastião, 1565: os fundadores do Rio de Janeiro e a liberalidade régia nas cartas jesuíticas.. In: XXVI Simpósio Nacional de História da Anpuh, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011. p. 1-17.

  • CARDOSO, V. M. . Devotos do Paço: idéias sobre realeza, devoção e memória em Portugal. Séc.XII-XVI. In: VII Semana de Estudos Medievais, 2008, Rio de Janeiro. Atas da VII VII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudos Medievais da UFRJ. Rio de Janeiro, 2008. p. 533-542.

  • CARDOSO, V. M. . Um Rio para São Sebastião: estudo sobre escrita jesuítica e construção de memória (Séc. XVII). In: XVI Encontro Regional de História Anpuh MG 2008, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional de História (16.: 2008 jul. 20-25: Belo Horizonte, MG) Anais Eletrônicos e [CD-Rom] / XVI Encontro Regional de História; Luiz Carlos Villalta, Kátia Gerab Baggio, João Pinto Furtado, Organizadores. Belo Horizonte: ANPUH-MG, 2008, 2008. v. cd-rom.

  • CARDOSO, V. M. . A Legenda Dardejada: São Sebastião como símbolo no Rio do Antigo Regime. In: XIII Encontro de História da Anpuh-Rio. Identidades., 2008, Seropédica. Anais eletrônicos do XIII Encontro de História Anpuh-Rio., 2008.

  • CARDOSO, V. M. . Um Rio para São Sebastião: estudo sobre escrita jesuítica e construção de memória (Séc. XVII) - Resumo. In: XVI Encontro Regional de História Anpuh MG 2008, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional de História (16.: 2008 jul. 20-25: Belo Horizonte, MG) Programação e Caderno de Resumos / XVI Encontro Regional de História; Luiz Carlos Villalta, Kátia Gerab Baggio, João Pinto Furtado.. Belo Horizonte: Fafich / UFMG, 2008. p. 245-246.

  • CARDOSO, V. M. . A Legenda Dardejada: São Sebastião como símbolo identitário no Rio de Janeiro do Antigo Regime. In: XIII Encontro Regional de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédic. XIII Encontro de História Anpuh-Rio. Programas e Resumos.. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2008. p. 80-81.

  • CARDOSO, V. M. . Das flechas no estandarte: o santo mártir Sebastião e a câmara do Rio de Janeiro na experiência colonial. In: II Encontro Internacional de História Colonial. A experiência colonial no Novo Mundo (séculos XVI a XVIII), 2008, Natal. II Encontro Internacional de História Colonial. A experiência colonial no Novo Mundo (séculos XVI a XVIII). Natal: Edufrn, 2008. p. 42.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Devotos do paço: idéias sobre realeza, devoção e memória em Portugal. Séc. XII-XVI. In: VII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudo Medievais - UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos da VII Semana de Estudos Medievais do Programa de Estudo Medievais - UFRJ, 2007.

  • CARDOSO, V. M. . Inquisição no Brasil Colônia. In: XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. XXIII Simpósio Nacional de História: História: Guerra e Paz. Programas e Resumos. Londrina: Associação Nacional de História/Universidade Estadual de Londrina, 2005.

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Santos padroeiros em xeque: Salvador, Olinda-Recife e Rio de Janeiro, séc. XVIII. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . São Jerônimo e São Januário: o bispo, o santo e a cidade do Rio de Janeiro, c.1710. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . D. João V e a catedral do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . O Rio de São Sebastião. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO, V. M. . Padroeiros principais e monarquia pluricontinental: algumas notas de pesquisa.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, V. M. . O rei, o bispo, a catedral e o santo: as raízes locais de uma ordem régia de D. João V para o Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Da arte de governar com os santos na monarquia pluricontinental (c.1630-c.1760): algumas notas de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . A segunda padroeira principal: sobre a eleição de Sant'Ana na cidade e diocese do Rio de Janeiro, c.1760. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Rio de São Januário e Sant'Ana: santos patronos e políticas episcopais, c.1710-c.1790. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . A gestão sacro-política da república: o 'Oitavário' de São Sebastião no Rio de Janeiro e os poderes, 1733-c.1775. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . O padroeiro e a cidade - um percurso de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . Sant'Ana Patrona: catolicismo, política e gênero no Rio setecentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cardoso, Vinicius Miranda . São Sebastião e a governança da terra: Rio de Janeiro, 1733-1758. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . Santos padroeiros e repúblicas no Brasil colonial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, V. M. . Um Rio para São Sebastião: estudo sobre escrita jesuítica e construção de memória (séc.XVII). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, V. M. . Das flechas no estandarte: o santo mártir Sebastião e a câmara do Rio de Janeiro na experiência colonial.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, V. M. . A Legenda Dardejada: São Sebastião como símbolo no Rio de Janeiro do Antigo Regime. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO, V. M. . A Batalha das Canoas: Mito e Memória (Séc.XVI-XVIII). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . Hierofanias Sebásticas Guanabarinas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . Angola Fluminense: Jesuítas, Salvador de Sá e a Reconquista, 1648.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . Devotos do Paço: idéias sobre realeza, devoção e memória em Portugal. Séc.XII-XVI. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, V. M. . Comissários, Familiares e Visitadores: uma introdução ao estudo da atuação do Santo Ofício lisbonense em terras brasílicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Cardoso, Vinicius Miranda . Parerecista de Artigo para publicação na Revista Outras Fronteiras. 2014.

Cardoso, Vinicius Miranda . Especialistas: ao virar patrimônio, procissão de São Sebastião transcende o significado religioso. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Cardoso, Vinicius Miranda . Professores do município elaboram livro sobre a história da Cidade Maravilhosa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Cardoso, Vinicius Miranda . Entrevista à rádio Roquette Pinto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARDOSO, V. M. . A Flecha e o Sangue: São Sebastião, Estácio de Sá e o mito fundador do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de trabalho/Poster).

CARDOSO, V. M. . O Espírito da religião entre os brasileiros: assistencialismo e ethos religioso na corte, a partir da obra de Daniel P. Kidder, 1840.. 2006. (Apresentação de trabalho/Poster).

CARDOSO, V. M. . Inquisição no Brasil Colônia. 2005. (Apresentação de trabalho/Poster).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos - melhor monografia, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História. , Largo de São Francisco de Paula, n.1, Centro, 23013715 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22528035

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor substituto de História do Brasil Colonial do Instituto de História - UFRJ Disciplinas oferecidas: 2013.II - "História Econômica, Social e Política do Brasil I" e "A Igreja no Brasil colonial"; 2014.I - "História Econômica, Social e Política do Brasil I" e "(História do) Brasil I"; 2014.II - "História Econômica, Social e Política do Brasil I" e "(História do) Brasil I"; 2015.I - "História Econômica, Social e Política do Brasil I" e "(História do) Brasil I".

2008 - Atual

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I - História, Carga horária: 16

2006 - 2007

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitoria em História do Brasil e História da África