Marcelo Ribeiro Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (2009-2010). Possui pós-graduação lato sensu em História do Brasil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). Graduando em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2016 -). Tem interesse nos estudos sobre Psicologia e questões étnicorraciais, Psicologia e mídia, Psicologia e Representações Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Especialização em História do Brasil

2015 - 2017

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: ?NÓS ESTAMOS NO SÉCULO XX, CASO O SENHOR NÃO TENHA PERCEBIDO?: HISTORIOGRAFIA E FICÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE LADO A LADO (2012)
Orientador: Maristela Toma

Graduação em andamento em Psicologia

2016 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduação em História

2007 - 2012

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: PROFISSÃO: ATOR NEGRO: dramaturgia, denúncia e profissionalização na crítica de Plínio Marcos ao uso do blackface na telenovela ?A Cabana do Pai Tomás? (1969)
Orientador: Maristela Toma

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Formação complementar

2013 - 2013

Doutrinas Políticas - Novas Esquerdas. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2010 - 2010

Arte e Loucura. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2010 - 2010

Foucault e o Biopoder. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2009 - 2009

Família contemporânea e escola. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.

2005 - 2005

Programa de Enriquecimento Instrumental Nível II. (Carga horária: 120h). , Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, CMLEM, Brasil.

2004 - 2004

Programa de Enriquecimento Instrumental Nível I. (Carga horária: 120h). , Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, CMLEM, Brasil.

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Idiomas

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

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Organização de eventos

BELMONTE, J. M. S. ; MARQUES, D. J. M. ; MORAIS, E. R. de ; OLIVEIRA, M. R. ; SANTOS, V. J. dos . II Seminário de História Indígena: Falando de Caboclo Marcelino. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, M. R. . Anistia e Memória: embates e representações da ditadura. 2009. (Outro).

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Participação em eventos

I Seminário Tendências do Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2011. (Seminário).

Brasil Escravista e Manumissões no século XIX. 2010. (Oficina).

II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação. 2010. (Outra).

I Jornada de Psicologia: Diálogos com a Arte. 2010. (Seminário).

Seminário de Cultura e Política na Primeira República. 2010. (Seminário).

XVI Seminário de Iniciação Científica. 2010. (Seminário).

A Política Brasileira na irada do século XXI. 2009. (Oficina).

IV Seminário de Pesquisa em História da UESC. 2009. (Seminário).

XX Ciclo de Estudos Históricos: Annales e a produção do conhecimento histórico, heranças, tendências e novas perspectivas. 2009. (Outra).

'Irmãos de Pico': crime, castigo, e escravos sentenciados na colônia penal de Fernando de Noronha. 2008. (Outra).

História Indígena: Questões da Atualidade. 2008. (Seminário).

III Seminário de Pesquisa em História da UESC. 2008. (Seminário).

Maios de 68: ditadura, conflitos e eferverscência cultural. 2008. (Seminário).

Sete de Setembro na Corte Imperial: festas oficiais e festas populares. 2008. (Outra).

XIX Ciclo de Estudos Históricos: percursos da história colonial brasileira. 2008. (Outra).

XVIII Ciclo de Estudos Históricos: História e Revolução. 2007. (Outra).

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Comissão julgadora das bancas

Adolfo Neves de Oliveira Júnior

de Oliveira, A. N.. profissão ator negro: dramaaturgi, denuncia e profissionalismo na critica de plinio marcos ao uso do blackface na novela A Cabana do Pai Tomás (1969). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Flávio Gonçalves dos Santos

SANTOS, Flávio Gonçalves dos; Brichta, L.; Toma, M.. Nós estamos no século XX, caso o senhor não tenha percebido: historiografia e ficção na construção da narrativa do primeiro capítulo de Lado a Lado (2012). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especailização em História do Brasil) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Foi orientado por

Maristela Toma

?PROFISSÃO: ATOR NEGRO?: dramaturgia, denúncia e profissionalização na crítica de Plínio Marcos ao uso do blackface na telenovela ?A Cabana do Pai Tomás? (1969) ILHÉUS ? BAHIA 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Maristela Toma;

Rogerio Rosa Rodrigues

Críticas, blackface e racismo: Plínio Marcos e a polêmica racial presente em ?A cabana do pai Tomás? (1969); 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Rogerio Rosa Rodrigues;

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Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, M. R. . 'Essa Pornografia não pode ir ao Vídeo': A análise de Plínio Marcos sobre a adaptação de A Cabana do Pai Tomás (1969). In: VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 2012, ILHÉUS. Anais Eletrônicos - IV Encontro Estadual de História ANPUH/BA. Internet: Internet, 2012. v. 1. p. http://anpuhba..

  • OLIVEIRA, M. R. . Os atores negros e a sua relação com o teatro, o cinema e a telenovela no final da década de 1960. In: Seminário Cultura e Política na Primeira República, 2010, Ilhéus. Anais do Seminário de Cultura e Política na Primeira República, 2010.

  • OLIVEIRA, M. R. . A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em 'A Cabana do Pai Tomás' (1969). In: II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação, 2010, Campina Grande. Anais do II colóquio internacional de história: fontes históricas, ensino e história da educação. Campina Grande: EDUFCG, 2010. p. 0001-3252.

  • OLIVEIRA, M. R. . Pintando o discurso: a construção e os mecanismos dos discursos sobre a telenovela A Cabana do Pai Tomás. In: V Encontro Estadual de História ANPUH-Ba, 2010, Salvador. 5º Encontro Estadual de História ANPUH-BA. Vitória da Conquista: Ediçoes UESB, 2010. p. 250-251.

  • OLIVEIRA, M. R. . Usos do tom racista americano: a montagem de "A cabana do pai Tomás" sob influências culturais dos Estados Unidos. In: V Encontro de História: "O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades", 2010, Caetité. Caderno de Resumos do V Encontro de História: O ofício do historiador: fronteiras e temporalidades. Caetité: UNEB, 2010. p. 33-33.

  • OLIVEIRA, M. R. . A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em 'A Cabana do Pai Tomás' (1969). In: II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação, 2010, Campina Grande. II Colóquio Internacional de História: Fontes Históricas, Ensino e História da Educação - CADERNO DE RESUMOS. Campina Grande: EDUFCG, 2010. p. 001-456.

  • OLIVEIRA, M. R. ; RODRIGUES, R. R. . Críticas, blackface e racismo: Plínio Marcos e a polêmica racial presente em ?A cabana do pai Tomás? (1969). In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010, Ilhéus. Acervo de Anais: seminários de iniciação científica, 2010.

  • OLIVEIRA, M. R. . 'Essa pornografia não pode ir ao vídeo': A Análise de Plínio Marcos sobre a Adaptação de A Cabana do pai Tomás (1969). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em 'A Cabana do Pai Tomás'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . 'Essa pornografia não pode ir ao vídeo': a crítica de Plínio Marcos ao uso do blackface em 'A Cabana do Pai Tomás' (1969). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . Os atores negros e a sua relação com o teatro, o cinema e a telenovela no final da década de 1960.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. ; RODRIGUES, R. R. . Críticas, blackface e racismo: Plínio Marcos e a polêmica racial presente em "A cabana do pai Tomás" (1969). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . Usos do tom racista americano: a montagem de "A cabana do pai Tomás" sob influências culturais dos Estados Unidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . De "O Direito de Nascer" a "A Cabana do pai Tomás": representação dos negros nas telenovelas brasileiras da década de 60 e a implicação negativa para a construção da identidade negra.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . O ensino de História direcionado para o público de quinto ano do fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . Por trás da cena: Plínio Marcos e a crítica ao racismo televisivo presente na novela A Cabana do Pai Tomás (1969). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. R. . Mídia e informação no cotidiano contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

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Outras produções

BELMONTE, J. M. S. ; MARQUES, D. J. M. ; NUNES, A. R. S. ; OLIVEIRA, M. R. ; SILVA, A. O. . Mídia Televisiva: memória da ditadura e da anistia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

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Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Críticas, blackface e racismo: Plínio Marcos e a polêmica racial presente em A cabana do pai Tomás (1969), Descrição: Essa pesquisa investigou a polêmica racial existente na telenovela A cabana do pai Tomás, bem como a participação do teatrólogo Plínio Marcos na contenda. Essa telenovela foi produzida em 1969 pela Rede Globo e patrocinada pela Colgate-Palmolive. Para interpretar o personagem principal, o escravo negro pai Tomás, foi escolhido o ator branco Sérgio Cardoso. A técnica de interpretação utilizada foi o blackface, a qual caracteriza pessoas brancas com traços afro-descendentes. Plínio Marcos iniciou um protesto contra o blackface solicitando que um ator negro atuasse no lugar de Sérgio Cardoso. A metodologia privilegiou uma análise qualitativa e comparativa de textos de jornais, almanaques e depoimentos de profissionais envolvidos com a obra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Ribeiro Oliveira - Integrante / Rogério Rosa Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Ministério Público do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico-Administrativo, Carga horária: 40

  • 2011 - 2011

    Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Foi bolsista IEL como professor substituto nas disciplinas de História e Sociologia no nível de ensino Profissionalizante para Jovens e Adultos - PROEJA, para os cursos técnicos em Comércio e Informática.

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Universitário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Colegiado de Ciências Sociais

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Estudante, Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica FAPESB, Carga horária: 20