Akeni Lobo Coelho

Analista em saúde pública com atuação e experiencias junto a entidades municipais e federais. Especialista em financiamento e gestão da Atenção Primária à Saúde; Gestão e acompanhamento de obras da rede física do SUS; Gestão e implantação da informatização local; Alimentação dos sistemas de informação federal E-gestor; SIOPS; SISAB, SCNES e sistemas da assistência farmacêutica WebService (Bnafar-2020), Hórus. Avaliação, cadastramento e acompanhamento das propostas de emendas parlamentares. Parecerista ad hoc de projetos acadêmicos e Projetos de Lei (Congresso Nacional). Mestrando em Gestão de Políticas Públicas em Saúde - FIOCRUZ; Graduando em Gestão Pública - Instituto Federal de Brasilia. Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde

2019 - Atual

Escola Fiocruz de Governo
Orientador: Não definido;

Graduação em andamento em Gestão Pública

2019 - Atual

Instituto Federal de Brasília

Graduação em Saúde Coletiva

2010 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E USABILIDADE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO TRAKCARE EM UM SERVIÇO TERCIÁRIO DE SAÚDE
Orientador: Wildo Navegantes de Araújo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 -

Processo Legislativo Regimenta. (Carga horária: 25h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.

2020 - 2020

Atualização para implementação e uso do sistema de informação E-sus. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 - 2020

Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus. (Carga horária: 5h). , ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO, EFG, Brasil.

2020 - 2020

Oficina sobre o Previne Brasil. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2018 - 2018

Atualização sobre a Dengue e Ações para Controle da Tuberculose na Atenção. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2018 - 2018

Análise de Situação de Saúde: Conceitos, interpretação e uso dos indic.. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2018 - 2018

Assistente Administrativo. (Carga horária: 120h). , WR Informática, WR, Brasil.

2018 - 2018

Atualização em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ? Atualização.. (Carga horária: 40h). , ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO, EFG, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação em Avaliação de Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2017

Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo Coinfecção HIV TUBERCULOS. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2013 - 2013

Administração de Serviços Hospitalares. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso CONASEMS 2019. 2019. (Congresso).

8 Encontro científico do programa de treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS. 2014. (Encontro).

Atenção Primaria à Saúde - Acesso Universal e Proteção Social. 2012. (Seminário).

2ª Conferencia do Desenvolvimento CODE/Ipea. 2011. (Outra).

Oficinas.Realização de oficinas. 2011. (Oficina).

X Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos. Estresse como um agravante nas condições de saúde de diabéticos e hipertensos. Uma mudança para o futuro.. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Walter Massa Ramalho

ARAUJO, W. N.; MARTINS, A. C. F.;RAMALHO, Walter Massa. Avaliação da funcionalidade e usabilidade do sistema de informação Trakcare em um serviço terciário de saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Wildo Navegantes de Araújo

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E USABILIDADE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO TRAKCARE EM UM SERVIÇO TERCIÁRIO DE SERVIÇO DE SAÚDE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Akeni Lobo Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Melina Érica Santos

Boletim Epidemiológico Internacional; 2014; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Melina Érica Santos;

Aldira Guimarães Duarte Dominguez

Estresse e Autocuidado: Ouvindo o que os Hipertensos e Diabéticos têm a Falar; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em saúde coletiva FCE) - Universidade de Brasília; Orientador: Aldira Guimarães Duarte Domínguez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COELHO, A. L. ; MAGALHAES, D. ; ALBERT, C. . Procedimentos para a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde. 2019.

COELHO, A. L. ; ALBERT, C. ; MAGALHAES, D. . Atenção primária a saúde: Acesso e Comunicação. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Instrucional).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Estresse como um agravante das condições de saúde de diabéticos e hipertensos., Descrição: Estudos recentes apontam que as manifestações emocionais e psicossociais geradoras de estresse influenciam negativamente as pessoas portadoras de diabetes e hipertensão, gerando agravos em seu quadro clínico e consequentemente em sua saúde. Considerando o ritmo de vida esgotador próprio dos tempos modernos a que estão submetidas muitas das pessoas hipertensas e diabéticas sofrem com um cotidiano estressante, e este estudo tem como propósito identificar por meio de revisão de literatura os agravos proporcionados pelo estresse nesse grupo específico. Foram selecionados cinco artigos científicos de pesquisadores que trabalharam o tema no período de 2001 a 2008 foram eles - Marilda Emmanuel Lipp, Adriana Moreno Gonçalves, Antonio Cláudio da Nóbrega e Adélia Paula de Castro. Após analise dos artigos selecionados constatou-se que existe uma relação muito próxima entre os agravos nas condições de saúde dos portadores de hipertensão e diabetes que sofrem com fatores estressores repetidos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Akeni Lobo Coelho - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO. , Área Fiocruz Brasília (Gleba A), Campus Universitário Darcy Ribeiro, 70904130 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 33294500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2020

Confederação Nacional dos Municípios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista em Saúde, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de graduação com foco na educação e promoção da saúde

2011 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 16

Atividades

  • 08/2013

    Estágios , UNB - Campus Ceilândia, .,Estágio realizado, Estágio de graduação.

2017 - 2017

Ministério da Saúde

Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Avaliador, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliação em loco de estabelecimentos de saúde que atuam em apoio ao Ministério da Saúde em diferentes áreas na prestação de serviço, na infraestrutura, na recepção dos usuários, logística de matérias e programas.

2018 - 2018

Laboratório Central de Saúde Pública do DF

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Capacitação e mobilização nos centros de saúde Ceilândia ?DF, atuação na área de organização, ampliação e disseminação do programa Brasília vida segura ? Prevenção ao uso nocivo de álcool com equipe do ESF- NASF ? CAPS. O Programa Vida Vida Segura tem como objetivo trabalhar em conjunto com a Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal, a fim de identificar o consumo nocivo de álcool pela população e atuar com a intervenção necessária para capacitar as Equipes de Saúde (ESF) no tema e guiar a intervenção apropriada após cada diagnóstico.