Gabriela Linhares da Silva

Atualmente Mestranda na Universidade Federal da Bahia na área de Conservação e Restauro (PPGAU-UFBA) e linha de pesquisa em tecnologias digitais aplicadas ao patrimônio arquitetônico (2019-2021). Arquiteta e Urbanista pela Universidade do Estado de Santa Catarina (graduação FEV/2019). Bolsista de graduação sanduíche pelo CNPq na Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidad de Valladolid, Espanha (JUL/2015 a JUL/2016). Estagiária no Laboratorio de Fotogrametría Arquitectónica na Universidad de Valladolid, Espanha (ABR/2016 a JUL/2016). Pesquisadora de iniciação científica no Laboratório de Preservação do Patrimônio da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Laguna, na área de fotogrametria digital aplicada ao levantamento e documentação do patrimônio edificado (voluntária AGO/2016 a JUN/2017 e bolsista JUL/2017 a JUL/2018). Estagiária no Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Natural de Florianópolis (JAN/2018 A FEV/2018). Estagiária na Coral Construtora (AGO/2018 A JAN/2019). Integrante do Núcleo de estudos de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia Aplicada (NAUTA) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Participa do grupo de pesquisa do Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e Tecnologais Digitais (LCAD) - Universidade Federal da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2019 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: Realidade Virtual para visualização e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de técnicas e métodos para a criação de ambientes virtuais interativos,Orientador:
Natalie Johanna Groetelaars.Palavras-chave: Documentação do Patrimônio; Fotogrametria arquitetônica; Realidade Virtual; ambiente interativo.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2013 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Extremidades do Vídeo: Reabilitação do Antigo Orfanato São Vicente de Paulo como Centro de Produção Audiovisual e Inclusão Digital em Florianópolis/SC
Orientador: Douglas Heidtmann Junior

Graduação em Fundamentos de la Arquitectura

2016 - 2017

Universidad de Valladolid, UVa
Orientador: em Universidad de Valladolid ( Iván Rincón)
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Educandário Imaculada Conceição

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

Extensão universitária em Fabricação Digital de Formas Complexas. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 -

Extensão universitária em Introdução à Fotogrametria Arquitetônica Digital. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 -

Extensão universitária em Introdução ao 3D GIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2019 - 2019

UX / UI: Fundamentos para o design de interface. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Da teoria a prática: Curso de capacitação para conservação e restauração de. (Carga horária: 35h). , Iniciativa Atelier, IA, Brasil.

2018 - 2018

Curso Light Wood Frame. (Carga horária: 5h). , Madeireira Florianópolis, MF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Fotogrametria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Patrimônio Arquitetônico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura de interiores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Seminário Online de Jogos & Gamificação. 2020. (Seminário).

13 Seminário Docomomo Brasil. 2019. (Seminário).

4° Seminário Internacional de Projeto - Ladeira da Misericórdia.Entre Conexões. 2019. (Seminário).

Conferência de Patrimônio Cultural em Risco: cultural heritage at risk conference.Patrimônio Cultural em Risco. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo - VI SEMANARQ.VI Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo. 2014. (Oficina).

Memória Urbana.Projeto de Regulamentação e Elaboração de Propostas para restauração ou Intervenção em Bens em Áreas Tombadas. 2013. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Érica de Sousa Checcucci

AMORIM, ARIVALDO LEÃO DE;CHECCUCCI, Érica de Sousa; MOREIRA, L. C. S.; GROETELAARS, N.. Realidade virtual para preservação e difusão do patrimônio arquitetônico. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU)) - Universidade Federal da Bahia.

Lorena Claudia de Souza Moreira

GROETELAARS, N. J.;MOREIRA, L. C. S.AMORIM, A. L.; CHECCUCCI, E. S.. Realidade Virtual para a Preservação e Difusão do Patrimônio Arquitetônico: estudos de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Arivaldo Leão de Amorim

GROETELAARS, N. J.AMORIM, ARIVALDO LEÃO DEMOREIRA, L. C. S.; CHECCUCCI, Érica de Sousa. Realidade Virtual para a preservação e difusão do Patrimônio Arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes interativos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Américo Hiroyuki Hara

HEIDTMANN JUNIOR, D. E. D.;HARA, Americo Hiroyuki; VIANA, A. O.. Extremidades do Vídeo: Reabilitação do Antigo Orfanato São Vicente de Paulo em Fpolis/SC. 2018.

Natalie Johanna Groetelaars

GROETELAARS, N. J.AMORIM, A. L.; Checcucci, E. S.; MOREIRA, L. C. S.. Realidade virtual para a preservação e difusão do patrimônio arquitetônico: estudo de métodos e técnicas para a criação de ambientes virtuais interativos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Natalie Johanna Groetelaars

Realidade virtual na preservação do patrimônio histórico: estudo de técnicas para a criação de ambientes interativos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Fernando Ferraz Ribeiro

Orientação de Tirocínio Docente; 2019; Orientação de outra natureza; (arquitetura e urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Fernando Ferraz Ribeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Estudo da Fotogrametria Digital na Documentação do Patrimônio Edificado de Laguna, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior em 28/09/2018., Descrição: Este trabalho buscou a melhoria das técnicas de levantamento tradicionais realizadas na cidade de Laguna, Santa Catarina, através da fotogrametria arquitetônica. A pesquisa desenvolvida buscou adaptar os métodos fotogramétricos aplicados na Europa para o Brasil e teve como objetivos: empregar técnicas de fotogrametria para levantamento de fachadas do Centro Histórico de Laguna e apresentar exemplos práticos de sua utilização na Preservação do Patrimônio; acompanhar um levantamento pelo método tradicional a trena e verificar as dificuldades encontradas na documentação arquitetônica; comparar o método tradicional de levantamento e o método fotogramétrico; estudar software de restituição fotogramétrica e demonstrar como os produtos gerados pela aplicação da fotogrametria terrestre auxilia no levantamento e na preservação do patrimônio edificado de Laguna, assim como a possibilidade de sua utilização prática, como um todo ou de forma parcial, pelo Escritório Técnico do IPHAN em Laguna, bem como pelos acadêmicos da UDESC em projetos e pesquisas futuras. Os métodos a serem empregados incluem Revisão Bibliográfica, que inclui basicamente a análise Teórica e Documental sobre os temas imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho em bases nacionais e internacionais (especialmente na Espanha devido ao contato com a Escola Técnica Superior de Arquitetura da a Universidade de Valladolid); Pesquisa de Campo para a coleta de dados com o emprego de técnicas de Fotogrametria e acompanhamento de um levantamento tradicional; Utilização de software na elaboração de documentos arquitetônicos das edificações, de modo a constituir uma referência válida para a preservação do patrimônio e análise e conclusões dos resultados obtidos de todas as etapas. Nesta pesquisa foram trabalhadas as técnicas de Monorestituição e Dense Stereo Matching (DSM).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Gabriela Linhares da Silva - Integrante / Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Mérito Científico - 1 Lugar no Ranking de Avaliações do curso de Arquitetura e Urbanismo - 28 Seminário de Iniciação Científica, Universidade do Estado de Santa Catarina., UDESC.

2017

Mérito Científico - 1 Lugar no Ranking de Avaliações do curso de Arquitetura e Urbanismo - 27 Seminário de Iniciação Científica, Universidade do Estado de Santa Catarina., UDESC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Natural

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio voluntário no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Natural do Município de Florianópolis (SEPHAN), pertencente ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

2017 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudo da Fotogrametria Digital para o levantamento e documentação do patrimônio histórico edificado de Laguna, SC.

2016 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10

Outras informações:
Estudo da fotogrametria digital para o levantamento e documentação do patrimônio edificado de Laguna.

2016 - 2016

Universidad de Valladolid, UVa

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Colaboração com doutora Mónica del Río Muoz em relação a beca obtida por ela, na II Convocatória de Becas Andrew Mellon para o ?programa Catedral de Santiago de Compostela?, realizada pela Fundação Geral da Universidade Complutense de Madrid e a Fundação Barrié, em colaboração com a Fundação Catedral de Santiago, o Instituto Cultural Patrimonial da Espanha e o Real Colégio Complutense de Harvard.

2016 - 2017

Traço e Arte - Arquitetura e Engenharia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

2018 - 2019

Coral Construtora

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 24

Outras informações:
Estágio curricular obrigatório.