Marcelo Augusto de Paiva dos Santos

Doutorando pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília. Desenvolveu atividades em módulo de intercâmbio pela National Chengchi University, em Taiwan, por onde iniciou contato com observatórios de políticas culturais. Participou de pesquisas nacionais sobre a percepção de políticas para ciência e tecnologia no ano de 2014 para o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Atualmente é mestre em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de sociologia da ciência e políticas culturais. Desenvolve pesquisa sobre os temas de cientometria, estudos de redes de colaboração científica e formação de áreas emergentes. É pesquisador pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Membro dos grupos de pesquisa (i) Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social e (ii) Política Cultural - história e perspectivas contemporâneas.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sociologia

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Luiz Augusto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Sociologia e Antropologia

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas,Ano de Obtenção: 2017
Antônio Brasil Júnior.Coorientador: André Pereira Botelho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: cientometria; redes acadêmicas.

Graduação em Ciências Sociais

2010 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: A construção do cenário cultural regional: os desafios da política cultural democrática.
Orientador: Brasilmar Ferreira Nunes
com

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

International Images and Global Communication. (Carga horária: 54h). , National ChengChi University, NCCU, China.

2012 - 2013

Estudos Culturais. (Carga horária: 750h). , National Chengchi University, NCCU, China.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Ciência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pesquisa científica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise de Redes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Culturais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso do Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas. Explorando o campo de pesquisa em direitos autorais. 2017. (Congresso).

FoMerco. A escalabilidade política das políticas culturais no contexto regional. 2017. (Congresso).

Latino-americanidades: Cultura Viva Comunitária e as políticas culturais na América Latina. 2017. (Encontro).

VIII Seminário Internacional de Políticas Culturais.A construção do cenário cultural local: o desafio das políticas culturais democráticas. 2017. (Seminário).

2° Congreso de la Asociación Argentina de Sociología. Las políticas culturales como la construcción teórica: categorías de análisis y conformaciones en la vida social.. 2016. (Congresso).

Seminário Memória das Olimpíadas: múltiplos olhares,. 2016. (Seminário).

VII Seminário Internacional em Políticas Culturais.Política cultural: Concepções de cultura em uma abordagem configuracional à uma abordagem processual.. 2016. (Seminário).

III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.A construção do cenário cultural regional. 2015. (Encontro).

Simpósio Sérgio Rouanet. 2014. (Simpósio).

19º Congresso de Iniciação científica da UnB. Estado e Diversidade: o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Especial para a Promoção da Igualdade Racial. 2013. (Congresso).

Symposium on Telecom and Media in Japan, Korea and Taiwan: Policy and Industry Strategies. 2013. (Simpósio).

I Encontro de Graduados de Ciências Sociais. 2012. (Encontro).

IV Seminário de Extensão Universitária da Região Centro Oeste - SEREX. 2011. (Seminário).

Semana Universitária de Extensão.Projeto de Extensão Cinema e Sociologia. 2011. (Encontro).

X SEMEX - Exposição Pôster Pibex.Cinema e Ciências Sociais. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio da Silveira Brasil Junior

BRASIL JR., A.BOTELHO, André; CARVALHO, L. C.; CALABRE, L.. Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio da Silveira Brasil Junior

BRASIL JR., A.BOTELHO, André; CARVALHO, L. C.; CALABRE, L.. Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luiz Augusto de Souza Carneiro de Campos

Campos, Luiz Augusto; ASSUMPCAO, S. R.; CAMPOS, M. S.. Entre a prevenção e a repressão: mudanças político-institucionais na dinâmica parlamentar da segurança pública. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Debora Messenberg Guimarães

GUIMARÃES, DÉBORA MESSENBERG; NUNES, B. F.. A formação do cenário cultural: os desafios locais da política cultural democrática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

Lia Calabre de Azevedo

CALABRE, Lia; BOTELHO, André; BRASIL, Antônio; CARVALHO, Lucas C.. Políticas Culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias internacionais e cientométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lia Calabre de Azevedo

CALABRE, Lia; BOTELHO, André; BRASIL, Antônio. Politicas culturais, um campo em formação a partir de metodologias informacionais e cientométricas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lucas Correia Carvalho

BRASIL JR., A.;BOTELHO, A. P.; CALABRE, L.;Carvalho, Lucas C.. Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias internacionais e cientométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

André Pereira Botelho

BOTELHO, ANDRE; BRASIL, ANTONIO; Carvalho, Lucas Correia; CALABRE, L.. Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

San Romanelli Assumpção

CAMPOS, L. A.; CAMPOS, M. S.;ASSUMPÇÃO, S. R.. Entre a prevenção e a repressão: mudanças político-institucionais na dinâmica parlamentar da segurança pública. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio da Silveira Brasil Junior

Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio da Silveira Brasil Junior;

Stefan Fornos Klein

O individualismo, a formação do processo identificatório e a regressividade dos direitos humanos no contexto crítico da contemporaneidade; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefan Fornos Klein;

André Pereira Botelho

Políticas culturais, um campo em formação: explorações a partir de metodologias informacionais e cientométricas; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: André Pereira Botelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. A. P. . Políticas culturais e a diagramação do seu campo de pesquisa: explorações cientométricas sobre o processo de especialização acadêmica nas Ciências Humanas. Parcerias Estratégicas , v. 22, p. 155-171, 2018.

  • MAGALHÃES, L. ; SANTOS, M. A. P. ; COLUSSI, J. . Os Programas De Pós-Graduação Em Comunicação Ibero-Americanos: Olhares Epistemológicos E Suas Implicações Políticas. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. XVII Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 2017.

  • SANTOS, M. A. P. . A escalabilidade política das políticas culturais no contexto regional. In: Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul, 2017, Salvador. Fórum Universitário Mercosul, 2017.

  • SANTOS, M. A. P. . Política cultural: de uma concepção configuracional à uma processual. In: VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2016, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2016.

  • SANTOS, M. A. P. . Las políticas culturales como la construcción teórica: categorías de análisis y conformaciones en la vida social.. In: 2º Congreso de AAS y I Jornadas de Sociología de la UNVM:, 2016, Villa Maria. Las Ciencias Sociales en América Latina y el Caribe hoy: Perspectivas, debates y agendas de investigación, 2016.

  • SANTOS, M. A. P. . Um novo paradigma para as políticas culturais: uma análise cientométrica sobre o campo de pesquisa na área. In: VI Seminário Interno dos Alunos do PPGAS, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário Interno dos Alunos do PPGAS, 2016.

  • SANTOS, M. A. P. . A construção do cenário cultural regional: os desafios da política cultural democrática. In: III - Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cultura, 2015, Cariri. Gestão e Instituições Culturais, 2015.

  • SANTOS, M. A. P. . Explorando o campo de pesquisa em direitos autorais. In: Congresso do Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, 2017, Rio de Janeiro. Repensando e pensando políticas públicas, 2017.

  • SANTOS, M. A. P. . Las políticas culturales como la construcción teórica: categorías de análisis y conformaciones en la vida social.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. A. P. . The Image-Forming of the BRICS in The Economist. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, M. A. P. . Jennifer Reeves: Do método cinematográfico ao modelo de reprodução simbólica de valores sociais em sua filmografia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, M. A. P. . Políticas culturais: uma relatoria crítica sobre o programa Cultura e Pensamento. 2018.

VILLELA, A.B.C. ; CASTELFRANCHI, Y. ; MOREIRA, I. C. ; CARRIJO, T. ; SANTOS, M. A. P. . Ciência e tecnologia no olhar dos brasileiros. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, Descrição: O OCTI é uma atividade que visa implementar metodologias de diagnóstico e monitoramento na área de CT&I, buscando desenhar estratégias para uma melhor tomada de decisão no que tange o desenvolvimento científico no país. Tem como intenção organizar informações do mundo acadêmico e gerar insumos para novas políticas públicas no setor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2014

    Os desafios da construção de uma política cultural, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento público-privado de uma política cultural sub-regional, o seu desenho entre o desempenho institucional e a participação popular. A ideia consiste em analisar a configuração situacional das agendas locais de investimento na cultura para compreender suas dinâmicas políticas e sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Augusto de Paiva dos Santos - Coordenador / Brasilmar Ferreira Nunes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Problematizando o olhar da teoria crítica de Theodor W. Adorno sobre a modernidade., Descrição: O projeto intenta dialogar com as perspectivas sobre industria cultural a partir de uma abordagem crítica sobre a modernidade, tangenciando a questão do lugar simbólico das diferenças em disputa por lutas políticas. A intenção é observar o relatório da Anistia Internacional de 2013 com intuito de compreender o processo de regressão dos direitos humanos no cenário contemporâneo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Augusto de Paiva dos Santos - Coordenador / Stefan Fornos Klein - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação da Percepção Pública Nacional sobre Ciência, Tecnologia e Inovação., Descrição: Nos anos de 2006 e 2010 o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão da C&T (DEPDI) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizou pesquisas sobre a percepção pública da C&T no Brasil. O objetivo principal desses trabalhos foi fazer um levantamento do interesse, grau de informação, atitudes, visões e conhecimento que os brasileiros têm da ciência e tecnologia, tendo como público-alvo a população brasileira adulta, homens e mulheres, e jovens com idade igual ou superior a 16 anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Augusto de Paiva dos Santos - Coordenador / Adriana Badaró de Carvalho Villela - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Consultorias - Módulo Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Análise de pesquisas políticas, avaliação de programas de ação governamental, desenvolvimento de indicadores, processamento de dados, pesquisas sobre percepção pública, construção de questionário, investigação de estruturas comparativas de comportamento político, criação de banco de dados, pesquisas sobre programas de rede política, orientações metodológicas, estudos sobre futuro e pensamento de desenho de pesquisa. Recentemente, compôs parte da equipe técnica de estruturação do questionário nacional, do MCTI, sobre avaliação de percepção pública nacional sobre atitudes e valores acerca de ciência, tecnologia e inovação.

Atividades

  • 05/2014 - 06/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, Centro de Gestão de Estudos Estratégicos.,Atividade realizada, Cientometria.

2013 - 2014

Ministério das Relações Exteriores - DF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acompanhamento jurídico, Carga horária: 20

Outras informações:
Tramitação de assuntos jurídicos e aspectos sociais referentes às Missões Diplomáticas no Brasil.

2010 - 2012

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Políticas Culturais

Atividades

  • 09/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Políticas Culturais, .,Linhas de pesquisa