Maria de Fátima Rodrigues Pereira

Possui graduação em História pela Universidade de Coimbra (1976), mestrado em Metodologia de Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Unicamp (1999) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Pesquisa Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, politicas educacionais, trabalho e educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Participa do Fórum em Defesa da Formação de Professores no Estado do Paraná como representante da Anfope. Orcid- 0000-0002-8511-2313

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2003 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA(1960-2002):CONTROLE E DESONERAÇÃO DO ESTADO
José Claudinei Lombardi. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estado; desoneração; controle; formação de professores.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Metodologia de Educação

1996 - 1999

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Concepções de História da Proposta curricular no Estado de Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2000
José Luiz Sanfelice.Palavras-chave: Paradigma; Iluminismo; Pós-Modernidade; Escola Des Annales; Relações Sociais; Positivismo. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Setores de atividade: Educação.

Especialização em História do Brasil

1985 - 1986

Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em História

1971 - 1976

Universidade de Coimbra

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Organização de eventos

BRAGA, L. S. ; PEREIRA, M. F. R. ; COSTA FILHO, I. . A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história. 2021. (Outro).

PEREIRA, M. F. R. ; COSTA FILHO, I. . Políticas Educacionais e o Método da Economia Política.. 2021. (Outro).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. ; BARUSSO. A. C. G. . Formação Permanente e Envelhecimento. 2019. (Outro).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; COSTA NETO, P. L. ; COSTA FILHO, I. . Formação em Marx. 2019. (Outro).

PEREIRA, M. F. R. ; Naura Syria Carrapeto ; Sidney, Silva . IX Seminário Pedagogia em Debate- Cidadania, Justiça e (Des) igualdade: que escola queremos?. 2009. (Congresso).

PEREIRA, M. F. R. . Seminário de Pesquisa em Educação. 2004. (Congresso).

PEREIRA, M. F. R. . I Encontro de Capacitação de Professores. 2000. (Outro).

Participação em eventos

Logevidade em Perspectivas.Docentes Idosas do Campo: trabalho, lutas e realizações. 2021. (Seminário).

Semana Acadêmica do Curso de História.A Resolução N.2 de 2019: resistências propositivas. 2021. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.A Pesquisa e os Grupos de Pesquisa na Formação de Professores. 2021. (Outra).

XIII Anped Sul.Eixo Formação de Professores. 2021. (Outra).

XX Encontro Nacional da ANFOPE-Política de formação e valorização dos profissionais da educação: Resistências propositivas à BNC da Formação inicial e continuada?. 2021. (Encontro).

XX Seminário de Pesquisa e XIX Seminário de Iniciação Científica.DOCENTES IDOSAS/OS DO CAMPO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA PÚBLICA. 2020. (Seminário).

Referências com Práticas em Escolas Públicas do Campo no no. 2019. (Seminário).

Seminário APP Sindicato/ Coletivo de Pedagogas do NS App Curitiba Norte.Concepção e Resistência: Enfrentamento da Lógica Empresarial. 2019. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais da Educação da ANFOPE, integrado ao XL Encontro Nacional do F.Formação Inicial de Professores no Instituto Federal do Paraná: Pressupostos da Politecnia. 2019. (Seminário).

XI Seminário Nacional do Histedbr; IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI;I Seminário Internacional do Histedbr.POLÍTICAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ FACE AO APOIO DOS PROFESSORES AOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016. 2019. (Seminário).

XI Seminário Nacional do Histedbr; IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI;I Seminário Internacional do Histedbr.A NOVA INSTITUCIONALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. 2019. (Seminário).

Café Filosociológico.A Política como Mediação Social. 2018. (Seminário).

I Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trbalho e Educação.Formação da Classe Trabalhadora em Tempos de Crise do Capital. 2016. (Encontro).

III Evento do Métodfo e Metodologia em Pesquisa na Abordagem do Materialismo Histórico- Dialético e da Psicologia Histórico-Culturalo.A Política em Marx: Inferências às Pesquisas na Perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. 2016. (Outra).

III Fórum das Licenciaturas.Ampliação do Imperialismo: implicações para os educadores brasileiros. 2016. (Outra).

III Intercrítica- Formação dos Trabalhadores e Luta de Classes. 2016. (Encontro).

Semana de Pedagogia.Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil e Desafiosàs Práticas dos Professores/a questão de sua Identidade. 2016. (Outra).

Seminário da Educação Infantil do Município de Campo Largo.Produção Histórica da Educação de Crianças Pequenas: desafios atuaisàs práticas das profissionais da educação. 2016. (Seminário).

VII Ebem- Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Trabalho na Região Metropolitana de Curitiba: Desafios à Educação. 2016. (Encontro).

XI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. O Colégio Aurora de Caçador/SC e o Dreito de Esinar. 2016. (Congresso).

XI Reunião Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação - Anped Sul.O PNE 2014-2024 - Universalização da Educação - Implicações para as Políticas das Escolas do Campo no Município de Araucária. 2016. (Outra).

X Seminário Histdbr.Estado, Burocracia e Políticas para o Trabalho de Pedagogos do Estado do Paraná (2004-2015): Possibilidades de Superação. 2016. (Seminário).

X Seminário Histedbr.BALANÇO DA PRODUÇÃO DOS EIXOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMUNICADA NAS JORNADAS. 2016. (Seminário).

X Seminário Histedbr.Eixo Formação de Professores. 2016. (Seminário).

X Seminário Histedbr.BALANÇO DA PRODUÇÃO DOS EIXOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS COMUNICADA NAS JORNADAS. 2016. (Seminário).

XX Seminário de Pesquisa e XV Seminário de Iniciação Científica.Direito à Educação: reflexões necessárias ao curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná. 2016. (Seminário).

Formação Continuada de Professores.Formação Continuada de Professores: princípios e práticas da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. 2015. (Oficina).

II Seminário Intermunicipal de Educação do Campo.Tecnologias Educacioanis. 2015. (Seminário).

Programa de Desenvolvimento Docente.Metodologias inovadoras e o papel do professor. 2015. (Outra).

Traços do Pensar Filosófico na Atualidade. 2015. (Outra).

Desafios Atuais à Formação de Professores no Brasil.Formação de Professores no Brasil. 2014. (Seminário).

Manifestações de Junho de 2013 e as Praças dos Indignados no Mundo.Manifestações e movimentos Sociais. 2014. (Seminário).

Outros Sujeitos, Outras Pedagogias.Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2014. (Seminário).

X Congresso Luso - Brasileiro de História da Educação. Percursos das Relações Igreja e estado na Educação Brasileira: o caso do Grupo Escolar Arcipreste Paiva em Curitibanos/SC no contexto do governo provisório de Getúlio Vargas. 2014. (Congresso).

A Educação Infantil como espaço de formação social da mente: contribuições da psicologia Histórico - Cultural uiç~.A participação foi feita como organizadora do Seminário. 2013. (Seminário).

Curso para Assistentes de Educação da Rede Pública Estadual da 10 Secretaria Regional de SC l.Ëtica e Relações Humanas na Educação: sob a perspectiva da emanciapação. 2013. (Outra).

Financiamento da Educação. 2013. (Seminário).

Programa de Desenvolvimento docente-2013. 2013. (Outra).

VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Luta dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná pela Hora Atividade: inferências para a educação de caráter revolucionário. 2013. (Encontro).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - Sirse e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docentel. Formação de Professores e Sustentabilidade no Contexto do PDE/ Paraná. 2013. (Congresso).

XI Jornada Histedbr.A Pedagogia Histórico Crítica e a Psicologia Histórico Cultural: inferências para a formação dos professores no Brasil. 2013. (Outra).

Análise de dados qualitativos: o programa EVOC em foco. 2012. (Encontro).

Movimentos Sociais na América Latina ea luta pela terra. 2012. (Seminário).

Plano Nacional de Educação: demandas da sociedade, conquistas na esfera pública fera. 2012. (Seminário).

Semana de Formação Continuada da UNC Canoinhas e Porto União/SC.Universidade no Brasil: Difícil Realidade, Possibilidade Virtuosa. 2012. (Seminário).

Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós- Graduação em Educação- FORPRED.Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós- Graduação em Educação- FORPRED. 2011. (Outra).

Semana Pedagógica da Faculdade São Francisco da Barreiras - FASB-.Pesquisa Crítico- Dialética no Ensino Superior. 2011. (Outra).

Semana Pedagógica da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.Praticando o modo de aprender e ensinar na FASB - um olhar sobre a pesquisa na sala de aula. 2011. (Outra).

Semana Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.Formação de Professores no Brasil: desafios da contemporaneidade. 2011. (Outra).

Congresso do Curso de Letras das Faculdades IIntegradas Santa Cruz. Formação de Professores: Debate e Práticas Necessários a uma Educação Emancipada. 2010. (Congresso).

Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Políticas de Educação não Formal: a recreação (!889-1961). 2010. (Congresso).

Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Formação, Identidade e Profissão Docente. 2010. (Congresso).

II Congresso de Letras. Formação de Professores: debate e prática necessários a uma educação emancipada. 2010. (Congresso).

Primeiro Ciclo de Debates sobre Política Educacional.A Conae, Conferências de Educação e Movimento Docente. 2010. (Outra).

Primeiro Encontro de Pesquisas e Práticas de Educação em Santa Catarina.Formação de Professores em Nível Superior: controle e desoneração do Estado. 2010. (Encontro).

Primeiro Encontro de Pesquisas e Práticas de Educação em Santa Catarina.Formação de Professores no Brasil: escolas e métodos. 2010. (Encontro).

XIV Seminário de Pesquisa e IX Seminário de Iniciação Científca.Crítica da Autonomia na EaD. 2010. (Seminário).

XV Conferência Regional de Educação.EaD: Educação para Pobres e o Retorno às Metanarrativas Bruguesas. 2010. (Outra).

XV Encontro Nacional da Anfope I Colóquio Luso Brasileiro Cicine.Formação de Professores e a Crítica da Autonomia em EaD. 2010. (Encontro).

32a. Reunião Anual da Anped.A formação e o trabalho docentes: espaço de lutas de classes. 2009. (Outra).

I Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino - americana. Inferências para a Independência do Brasil do Caráter Ativo das Reformas Pombalinas de Educação. 2009. (Congresso).

II Encontro Marxismo, História Tempo Livre e Educação.Contribuições da Concepção Materialista e Dialética da História para a Formação de Professores e a Produção do Conheciemnto em Educação Física, Esportes e Lazer. 2009. (Encontro).

XIII Seminário de Pesquisa e VIII Seminário de Iniciação Científica.Formação e Trabalho de Professores em Tempos de Hegemonia neoliberal. 2009. (Seminário).

Aula Inaugural para o curso de Educação Física da UEL(Universidade Estadual de Londrina).História da Ciência e Teoria do Conhecimento. 2008. (Outra).

Comunicações em História da Educação, "História, Sociedade e Educação no Brasil" HISTEDBR.Formação de Professores em nível superior no Estado de Santa Catarina(1960-2002):controle e desoneração do Estado.. 2008. (Seminário).

Congresso Internacional Karl Marx. Classes Trabalho e Lazer : Modo de Produção como Eixo. 2008. (Congresso).

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Necessidades, Problemas e Possibilidades.Formação Continuada para professores da UNC, Campus de Concórdia. 2008. (Encontro).

O Trabalho Docente.O trabalho Educativo do Professor. 2008. (Encontro).

Sexagésima reunião anual da Sociedade Brasileira para Ciência (SBC).Estudo da Categoria Modo de Produção da existência na Obra de Marx e Engels e suas implicações para a compreensão da problemática do Lazer. 2008. (Encontro).

VIII Jornada do HISTEDBR.PRIMEIRO CICLO DOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL : CONTEXTO HISTÓRICO, TEMÁTICAS E PROBLEMÁTICAS. 2008. (Encontro).

III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO - EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL.A CATEGORIA MODO DE PRODUÇÃO NA OBRA "A IDEOLOGIA ALEMÃ":IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E OS ESTUDOS SOBRE O LAZER.. 2007. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Educação. Formação de Professores Entre a Alienação e a Liberdade.. 2007. (Congresso).

XI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO-TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. CONTEMPORANEIDADE, EDUCAÇÃO E POSTURA DO PROFESSOR.. 2007. (Congresso).

I Jornada de Humana - A Formação do Professor no Processo de Ensino-Aprendizagem.Professor, uma Categoria de Trabalhadores Entre Desafios e Dificuldades. 2006. (Outra).

VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. O Estado da Arte sobre Formação de professores com base na produção comunicada nos eventos do Grupo de Pesquisa Histedbr- História, Sociedade e Educação no Brasi:Tendências e Inferências. l. 2006. (Congresso).

VII Seminário Nacional de Estudos e pesquisas.Abrindo a Caixa Preta da Formação de Professores: A Desoneração e o Controle do Estado. 2006. (Seminário).

X Seminário de Desenvolvimento de pesquisa - SEDEP.Abrindo a Caixa Preta da Formação de Professores. 2006. (Seminário).

I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Marxismo e Pesquisa em Educação. 2005. (Encontro).

VI Jornada Nacional do HISTEDBR.Formação de Professores: Uma discussão em aberto-o caso do estado de Santa Catarina. 2005. (Encontro).

V Jornada do HISTEDBR "História, Sociedade e Educação no Brasil".O Sistema ACAFE e o Ensino Superior no Estado de Santa Catarina :Gênese e Fundamentos.. 2005. (Encontro).

Comunicação em História da Educação.Conferência: A primeira escola de professores dos Campos Gerais - PR. 2004. (Seminário).

IV Jornada do HISTEDBR - História e Historiagrafia da Educação : Abordagem e Práticas Educativas.O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina em dois Tempos : O da sua Criação na década de Sessenta e após a publicação da LDB de 1996.. 2004. (Encontro).

Semana de Pedagogia.Formação de Professores : Limites e Alcances.. 2004. (Encontro).

V ANPED SUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Pesquisa e Educação e Compromisso Social.O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina em dois Tempos : O da Sua Criação na década de sessenta e após a publicação da LDB de 1996.. 2004. (Seminário).

VII SEDEP - Docente da UNC.Um Estudo do Estado da Arte da Pesquisa em História da Educação no Estado de Santa Catarina : Limites e Desafios. 2004. (Encontro).

Ciclo de Colóquio de filosofia e História da Educação.Mesa Redonda: A 'Ciência Nova': provocações e debates do 'Folha Mais'de 24 de novembro de 2002.. 2003. (Outra).

Ciclo de Comunicações em História da Educação.Conferência: As Pesquisas em História da Educação e a Educação Infantil: um Estudo de Arte. 2003. (Outra).

Ciclo de Seminários em Educação. 2003. (Seminário).

Colóquios de Filosofia e História da Educação. Palestra: Epistemologia e Educação. 2003. (Congresso).

Colóquios de Filosofia e História da Educação.Conferência: A Avaliação da pesquisa na universidade brasileira. 2003. (Outra).

Comunicação em História da Educação: História e Formação de Professores: estado da arte.Comunicação em História da Educação: História e Formação de Professores: estado da arte. 2003. (Seminário).

Comunicações em História da Educação.Palestra: O Ensino Fundamental: um estado da arte em História da Educação. 2003. (Outra).

Comunicações em História da Educação.Palestra: Ensino Médio: impasse e perspectivas. 2003. (Outra).

III - Jornada do HISTEDBR. 2003. (Encontro).

VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação - HISTEDBR. 2003. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002. (Seminário).

Jornada de Estudos de História. 2001. (Outra).

Semana Acadêmica de História.Reflexos Sobre o Oficio do Historiador. 2001. (Encontro).

V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. 2001. (Seminário).

VII Congresso de Educação - Globalização e Pós Modernidade. 2000. (Congresso).

Congresso Nacional de Educação. Pesquisa e Aprendizagem no Contexto das Múltiplas Linguagens.. 1999. (Congresso).

Congresso Nacional de Educação - Desafios e Dilemas da Educação no Limiar do 3 Milênio.. 1999. (Congresso).

Curso: O Ensino Universitário e o ato pedagógico.Curso: O Ensino Universitário e o ato pedagógico. 1998. (Outra).

II Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina - Dez anos da Proposta Curricular. II Congresso Internacional de Educação de Santa Catarina - Dez anos da Proposta Curricular. 1998. (Congresso).

V Encontro de Cientistas Sociais sobre a Problemática Regional.V Encontro de Cientistas Sociais sobre a Problemática Regional. 1997. (Encontro).

XIX Simpósio Nacional de História - História e Cidadania. 1997. (Simpósio).

Curso : Neurolinguistica aplicada à Educação. 1995. (Outra).

Curso : Qualidade na Educação X Formação da Cidadania. 1995. (Outra).

III Encontro Catarinense de Micro História. 1994. (Encontro).

Curso: Aperfeiçoamento nos diversos componentes curriculares para professores de 5ª à 8ª série. 1993. (Outra).

V Simpósio Catarinense de Administração da Educação. 1993. (Simpósio).

Curso: Aperfeiçoamento em alfabetização para professores alfabetizadores da Região da FENIC. 1992. (Outra).

Curso: Aperfeiçoamento para dirigentes educacionais de 1 e 2 graus. 1991. (Outra).

Curso: Atualização em História para professores de 5ª a 8ª série do 1 Grau. 1984. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Daniel Alves da Silva

BARAO, G. O. D.; ALCANTARA, A. B.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; BARAO, C. A.. Sistema Municipal de Ensino de Queimados/RJ: Uma política de descentralização. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: José Carlos Gomes Ribeiro Junior

PEIXOTO, E. M. M.; BRETAS, T.; LEHER, R.; MINTO, L. W.; SANTANA, J. P. D.;PEREIRA, M. F. R.. ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NA BOLSA DE VALORES DO ESTADO DE SÃO PAULO.. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniel Alves da Silva

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; BARAO, G. O. D.; BARAO, C. A.; ALCANTARA, A. B.. Sistema Municipal de Ensino de Queimados/RJ: descentralização em análise. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Angeli

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; FONTANA, M. I.; KAILER, E. Z.. A Avaliação Nacional de Alfabetização: Instrumento para a Gestão Político-Pedagógico da Alfabetização e letramento na Escola Pública?. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Raquel Angeli

PEREIRA, M. F. R.; FONTANA, M. I.; KAILER, E. Z.. Desdobramentos Políticos Educacionais da Avaliação de Alfabetização na Rede Municipal de Educação de Curitiba. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: JANAÍNA RODRIGUES DE JESUS

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; TAFAREL, C.; MORSCHABACHER, M.; MELO, F. D. A.. O Problema das Finalidades do Ensino nas Proposições Pedagógicas para a Educação Física: 1980-1990.. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cheila Cristina Zaluca

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; GONCALVES, R. C.; PINHELLI, A. M.. Qualidade em Educação no Brasil no Contexto das Reformas Neoliberais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Edna Goretti Menegatti

PEREIRA, M. F. R.; CASTANHA, A. P.; PORTELINHA, A. M. S.; RECH, R.. O PDE ea Educação Popular: A Presença do Conceitos de Educação Popular e a Pedagogia Histórico- Crítica nas Produções do PDE/PR NRE/FB 2007-2016- O Caso do Colégio Léo Flack de Francisco Beltrão/PR s. 2019. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Vivana Patrícia Kozlowski Lucyk

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; DALAROSA, A. A.; SILVA, A. J.. Políticas de Financiamento e de Valorização dos Professores da Educação: uma análise do Plano de Carreira do Magistério do Município de Paula Freitas, PRo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro - Oeste do Paraná.

Aluno: Márcia Adriane Falat Tortato

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; MASSON, G.; MARCOCCIA, P. P. C.; FONTANA, M. I.. Políticas de Formação Continuada de Professores da Rede de Ensino do Estado do Paraná (1996-2017: entre a certificação e os desafios político-pedagógicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Vanda Maria de Sousa

FONTANA, M. I.; GUERIOS, E. C.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. Repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Formação e Prática Pedagógica da Educação Matemática no Ciclo de Alfabetização. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Cheila Cristina Zaluca

GONCALVES, R. C.; PINHELLI, A. M.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. Direito e Qualidade à Educação Básica no Brasil a Partir da Constituição Federal de 1988. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Eliane Viana

ORSO, P.; MALANCHEN, J.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; DERISSO, J. L.. A Pedagogia Histórico- Crítica na Rede Municipal de Educação de Itaipulândia- PR (2004-2016). 2017 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Idiléia Thomaz de Aquino Pereira

BARAO, G. O. D.; ALVARENGA, M. S.;PEREIRA, M. F. R.; HAUER, L. M.. Participação Infantil no Processo de Gestão Democrática da Escola Municipal Barro Branco. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Idiléa Thomaz de Aquino Pereira

BARAO, G. O. D.; ALVARENGA, M. S.; HAUER, L. M.;PEREIRA, M. F. R.. Trajetória da Escola Municipal Barro Branco e a Formação Política de Sujeitos: possibilidades e limites. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanda Maria de Souza

FONTANA, M. I.; GUERIOS, E. C.;PEREIRA, M. F. R.. Política de Formação de Continuada: Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Matemática e as Repercussões na Práxis Docente no Ciclo de Alfabetização. 2017 - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ivson Conceição Silva

PEIXOTO, E. M. M.; TAFAREL, C.;PEREIRA, M. F. R.; DE SÁ, K. O. (Kátia Oliver de Sá). Produção do Conhecimento dos Professores de Educação Física do Curso de Licenciatura da UFBA: realidade e possibilidades na formação de professores a. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Izais Costa Filho

PEREIRA, M. F. R.; Marcos Vinicius Pansardi; MAINARDES, J.; SALOME, J. S.. Políticas de Assistência ao Estudante: Formulação e Implementação no Instituto Deferal do Paraná (2008-2014). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Simeri de Fátima Ribas Castilho

PEREIRA, M. F. R.; CORTES, L.; COSTA NETO, P. L.. Políticas de Formação Continuada de Professores do Campo no Município de Araucária: Elementos Articuladores. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ivson Conceição Silva

PEIXOTO, E. M. M.PEREIRA, M. F. R.; TAFAREL, C.. Produção do Conheciemnto dos Professores de Educação Física do Curso de Licenciatura da UFBA: Realidade e Possibilidades na Formação de Professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Claudia Dionisio Bianchi

PEREIRA, M. F. R.; LIMA FILHO, D. L.;SCHLESENER, A. H.. Ensino Médio e Educação Profissional no Paraná (1997-2006): Relações Disputadas. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rosmary Terezinha Perin Donde

PEREIRA, M. F. R.; SALOME, J. S.; SILVA, S. R.. Educação de Tempo Integral e Educação Integral: Realidade e Projeto em Curitiba. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Beatriz Brochado Stramare Ferrari

PEREIRA, M. F. R.; ENS, R. T.;SCHLESENER, A. H.. Concepções de Professores sobre Educação Infantil no Contexto do PDE/Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: José Carlos Walker Bohnenberger

PEREIRA, M. F. R.; HORN, G. B.; SILVA, S. R.. Produção do Conhecimento sobre Formação Inicial e Continuada de Professores para o Ensino Médio Integradoi. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Eliane Pires Navroski

SCHLESENER, A. H.; HORN, G. B.;PEREIRA, M. F. R.. Os Embates pela Gestão Democrática na Tramitação da LDB. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Eliane de Souza Silva

SOUZA, M. A.; SALVALI, E. L.; DESCARDECI, M. A. A. S.;PEREIRA, M. F. R.. Práticas Pedagógicas na Perspectiva do Letramento e Alfabetização: estudo em uma escola do campo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Claudia Dionisio Bianchi

PEREIRA, M. F. R.; LIMA FILHO, D. L.;SCHLESENER, A. H.. Ensino Médio e Educação Profissional no Paraná (1997-2006). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rosmary Terezinha Perin Donde

SILVA, S. R.; PORTILHO, E. M. L.;PEREIRA, M. F. R.. Educação de Tempo Integral e Educação Integral: realidade e projeto em Curitiba. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: José Carlos Walker Bohnenberger

PEREIRA, M. F. R.; HORN, G. B.; SILVA, S. R.. Produção do Conhecimento sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores para o Ensino Médio Integrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: José Carlos Walker Bohnenberger

PEREIRA, M. F. R.; HORN, G. B.; SILVA, S. R.. Produção do Conhecimento sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores para o Ensino Médio Integrado. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Eva Partocki

AMARAL FILHO, F. S.; SERMANN, L. I. C.;PEREIRA, M. F. R.. Professores Substitutos: Neoliberalismo e a Flexibilização do Trabalho Docente. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marli Turetti Andrade

PEREIRA, M. F. R.; 'Gláucia da Silva Brito; AMARAL FILHO, F. S.. Formação do Professor - Tutor para a Educação a Distância: Percepções e Sentidos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Maria Helena Viana Bezerra

SCHLESENER, Anita Helena; HORN, G. B.;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores que atuam em Cursos de educação profissional Integrada ao Ensino Médio no Período de 2006-2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marcia Denise Gomes Carlini

PEREIRA, M. F. R.; FARIA, J. H.; SILVA, Daniel Vieira da. Formação do Professor Tutor do Curso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paranáá. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Cristina Maria Ayroza

SCHLESENER, Anita Helena; URBANETZ, S. T.;PEREIRA, M. F. R.. As Políticas Públicas de Formação de Professores e a Educação a Distância. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Juliana Rufino Orthmeyer

PEIXOTO, E. M. M.PEREIRA, M. F. R.; Soriano, Jeane Barcelos. Produção do conhecimento referente à formação em educação física: orientadores e suas teses. 2011.

Aluno: Adriana Nitsche Mattei

SCHLESENER, Anita Helena; ROMANOWSKI, Joana Paulin;PEREIRA, M. F. R.. O trabalho docente na Educação Superior on -line: a emergência do docente hiperespecializado para o atendimento em escala. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Catia Alire Rodrigues Arend da Silva

SCHLESENER, Anita Helena; GARCIA, Geraldo Balduíno Horn;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: uma trajetória de conquistas e contradições. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Beatriz Micaloski

SILVA, Daniel Vieira da; FRANCO, A. F.;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Públicas para a Educação Inclusiva: análise das Diretrizes Curriculares no Município de Curitiba (2000-2009). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Humberto Silvano Herrera Contreras

SILVA, S. R.; MESQUITA (Peri);PEREIRA, M. F. R.. Educação Popular e Capital Social: um contraponto crítico. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rita de Cássia Falleiro Salgado

SILVA, S. R.; PIZANI, M. A. P. N. (Maria Angélica P. Nunes);PEREIRA, M. F. R.. Política e Multiculturalidade nos Cursos de Especialização em Acupuntura. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: CLAUDIA REGINA DE LIMA

PEREIRA, M. F. R.; ISRAEL, V. L.; SILVA, Daniel Vieira da. Impactos das Políticas de Gestão Democrática e Inclusão no Trabalho de Professores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PEREIRA, M. F. R.; Brito, Glaucia da Silva; FRANCO, A. F.. Formação e Trabalho do Professor - Tutor do Teleduc: Autonomia e ou Heteronomia. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Araci Jost

SCHLESENER, A. H.; MICHELOTTO, R. M.;PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.. Políticas Públicas para a Formação Continuada de Professor do Ensino Médio: Governo Requião, 2003-2009. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Maria Helena Cerino

HOFF, Sandino;PEREIRA, M. F. R.; RIOS, Mônica Piccione. Organização do Trabalho Pedagógico e Funções Exercidas pelo Colégio Imaculada Conceição - Município de Luzerna - 1937 a 1957. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: João Ademir Cancilier

HOFF, Sandino;PEREIRA, M. F. R.; Sopelsa, Ortenila. A Expansão do Ensino em Fraiburgo: a organização do trabalho pedagógico no Grupo Escolar Professor Elpídio Barbosa- 1961 a 1971. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluno: Susana Pitol Guasti

Marcos Vinicius Pansardi;PEREIRA, M. F. R.; 'Gláucia da Silva Brito. As políticas da Educação a distância no Ensino Superior: do Governo FHC ao governo Lula. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: EMANUELLE MILEK

FERREIRA, Naura Syria Carapeto; SALVALI, E. L.;PEREIRA, M. F. R.. Gestão da Educação e Políticas Públicas: O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em Exame. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Araci Jost

SCHLESENER, A. H.; MICHELOTTO, R. M.;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Públicas para Formação Continuada do Professor do Ensino Médio: O governo Requião, 2003-2009. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Paula Barrios de Carvalho

FERREIRA, Naura Syria Carapeto; MICHELOTTO, R. M.;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Educacionais Brasileiras sob a Ëgide da Ditadura Militar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Claúdia Ferreira

PEREIRA, M. F. R.; SILVA, M. R.;LOMBARDI, J. C.; COSTA NETO, P. L.; SOUZA, L. A. A.. O CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A POLITECNIA. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Priscila Ribeiro Ferreira

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; FERRI, C.; DIAS, G. S.; SOUZA, M. A.; SALOME, .. J. S.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: uma análise a partir de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Anfope. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Carusa Gabriela Dutra Biliatto

MACANHO, L. G.; PATERNIANI, S. Z.; SALLAS, A. L. F.;PEREIRA, M. F. R.; GROPPO, L. A.. TOCAR A LUTA NOTAS ETNOGRÁFICAS DE PERCURSOS COM SECUNDARISTAS EM LUTA DE SÃO PAULO (2015-2020) NA OCUPAÇÃO E NO PÓS-OCUPAÇÃO DO CENTRO PAULA SOUZA. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: ITAMAR SILVA DE SOUSA

PEIXOTO, E. M. M.PEREIRA, M. F. R.; BARAO, G. O. D.; GOMES, M. S.; MORORO, L. P.; SILVA, A. A.. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA BAHIA (2007-2018). 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Otavio Luiz Pinheiro Aranha

PEIXOTO, E. M. M.; TAFAREL, C.; SENA JUNIOR, C. Z.; COELHO NETO, E. T.; BARAO, G. O. D.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. LEÓN TROTSKY E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO SOCIALISTA. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Izaías Costa Filho

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUESPEIXOTO, E. M. M.; WESTPHAL, E.; MARTUSCELLI, D. E.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. CRÍTICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS (2002-2020): EM EXAME O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Emarianne Campanha Teixeira

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; COSTELLA, D.; HORN, G. B.; VECHIA, A.; COSTA NETO, P. L.. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL CATÓLICA: DO HORIZONTE DO CONCÍLIO VATICANO II ÀS TRILHAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Willian Roberto Vicentini

COSTA NETO, P. L.; BERNARTT, M. L.; MELLO, C. M.;SCHLESENER, A. H.PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: O SENAI E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO PARANÁ E SANTA CATARINA NOS ANOS 1942-1953.. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Adriane Alves da Silva

PAN, M. A. G. S.; CASTRO, G.;PEREIRA, M. F. R.; BULGACOV, Y. L. M.. ELES NÃO SABEM ESCREVER?: OS SENTIDOS (RE)PRODUZIDOS PELAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eliana Gonçalves

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; HORN, G. B.; SOUZA, L. A. A.; SALOME, J. S.; COSTA NETO, P. L.. A BILDUNG E A TEORIA CRÍTICA EM TEMPOS DA CRISE DO CAPITAL: INFERÊNCIAS ÀS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marli Turretti Rabelo Andrade

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; LIMA, D. L. D.; SOUZA, L. A. A.; WIEDEMANN, S. C.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-LDBEN/96 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marcio Bernardes de Carvalho

COSTA NETO, P. L.;LOMBARDI, J. C.; BERNARTT, M. L.; SALOME, J. S.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. EDUCAÇÃO FRAGMENTADA: O ENSINO MÉDIO QUE NOS FOI ROUBADO. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Priscila Soares Vidal Festa

PEREIRA, M. F. R.; SOUZA, M. A.; SILVA, A. P. B. V.; BARUSSO. A. C. G.; MUCENIECKS, R. S.; MARCOCCIA, P. P. C.. As Interfaces Educação Especial e Educação do Campo: Elementos Constitutivos e o Sujeito no Discurso Político Pedagógico na Produção Cientïfica. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rosângela Cristina Rosinski Lima

PEREIRA, M. F. R.; SOUZA, M. A.; PALUDO, C.; MARTINS, F. J.; GARCIA, T. M. F. B.; ROSA, M. A.. NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROGRAMAS DE INTERESSE DO CAPITAL EM DISPUTA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Willian Roberto Vicentini

PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.; BERNARTT, M. L.; MELLO, C. M.;SCHLESENER, A. H.. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL: o Senai do Paraná e Santa Catarina: 1942 ? 1953. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Guilherme Benette Jeronymo

PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.; SOUZA, M. A.; SILVA, A. J.; WEIDE, D. F.. Inclusão ilusória de estudantes das classes populares nos cursos de direito e nas carreiras jurídicas. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Emarrianne Campanha

PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.; VECHIA, A.; HORN, G. B.; COSTELLA, D.. A GRAVISSIMUM EDUCATIONIS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL CATÓLICA NO BRASIL. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: João Paulo Dória de Santana

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; SILVA, D. V.; FONSECA, Z. V. D.; COELHO NETO, E. T.. A Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e a Intensificação do Trabalho nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES): a (im) Produtividade do trabalho docente em debate. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcelo Pereira de almeida Ferreira

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; ABRAHAO, B. O. L.; MORADILLO, A. F.; OLIVEIRA, R. M.; FREITAS, F. M. C.; COSTA NETO, P. L.. Centralidade do Lúdico na Formação Humana: criticas da tese de Johan Huizinga. 2019 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; MORADILLO, E. F.; OLIVEIRA, R. M.; FERREIRA, A. L. A.; MORSCHBACHER, M.. Pedagogia Historico- Crítica e educação: entre os limites e avanços das aproximações apropriações. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Aparecido Alves da Silva

PEREIRA, M. F. R.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.; RAMOS JUNIOR, A.; TEIXEIRA, R. F. B.. Políticas de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (2008-2018): Cadeias Produtivas e Politecnia.. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rosângela Cristina Rosinski Lima

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, M. A.; GARCIA, T. M. F. B.; MARTINS, F. J.; PALUDO, C.; ROSA, M. A.. Na Contramão da Educação do Campo: Ocupação das Escolas Públicas por Entes Privados. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Itamar Silva de Souza

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUESPEIXOTO, E. M. M.; GOMES, M. S.; MORO, L. P.; PIRES, R. G.; SILVA, W. A.. A Política de Formação de Professores de Educação Física no Estado da Bahia (2007-2018). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Otavio Luiz Pinheiro Aranha

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUESPEIXOTO, E. M. M.; CAMARA, A.; SENA JUNIOR, C. Z. F.; TAFFAREL, C. N. Z.; COELHO NETO, E. T.; BARAO, G. O. D.; COSTA NETO, P. L.. A Questão da Educação no Pensamento de Léon Trotsky. 2019 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rubia Crala Santi

PEREIRA, M. F. R.; FERREIRA, N. S. C.; BONETTI, L.; NUNES, O. C.; HORN, G. B.. Políticas de Formação e Trabalho do Administrador. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Rubia Carla Santi

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; FERREIRA, N. S. C.; HORN, G. B.; BONETTI, L.; MELEK, M.. Política de Formação e Trabalho do Administrador: pela humanização do profissional da administração. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Luiz Aparecido Alves de Souza

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; TEIXEIRA, R. F. B.; RAMOS JUNIOR, A. J.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação do Paraná (2008-2017): Arranjos Produtivos e Tecnologia. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: André Luiz Batista da Silva

COSTA NETO, P. L.; RAMOS JUNIOR, A.; GERMINARI, G. D.; SOUZA, M. A.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; GONCALVES, R. C.. Modos de Ser do Trabalho para o Movimento Social e para as Políticas Públicas de Educação do Campo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Samuel Carlos Wiedmann

COSTA NETO, P. L.; LIMA FILHO, D. L.; COLOMBO, I. M.; MELLO, C. M.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUESSCHLESENER, A. H.. Limites e Possibilidades da Formação Integral no Instituto Federal do Paraná:a experiência da Campus Campo Largo. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Darlan Faccin Weide

SCHLESENER, A. H.; LIMA FILHO, D. L.; FLACH, S. F.; COSTA NETO, P. L.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. Educação e Política em Escritos de Rosa Luxemburgo e Antonio Gramsci. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Priscila Soares Vidal Festa

SOUZA, M. A.; SILVA, A. P. B. V.; MUCENIECKS, R. S.; MARCOCCIA, P. P. C.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; GUARINELLO, A. C.. Educação Especial e Educação do Campo: desvelando a interface no discurso político-pedagógico. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Samuel Carlos Wiedemann

PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.; LIMA FILHO, D. L.; COLOMBO, I. M.; MELLO, C. M.;SCHLESENER, A. H.. A Educação Profissional no Brasil e os Limites e Possibilidades da Educação Integral no Ensino Médio Integrado do IFPR. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Valéria Arias

HORN, G. B.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; COSTELLA, D.; COSTA NETO, P. L.; Celso Luiz Luwig. Educação Filosófica entre a Redução às Metodologias Procedimentais, os Limites da Institucionalização e a Razão Instituinte. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gilson Mezarobba

SCHLESENER, A. H.; FLACH, S. F.; DALAROSA, A. A.;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.. Imperialismo e Educação: a relação entre educação pública e as fundações e institutos empresariais no Brasil (1990-2014). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Fernando Wolff Mendonça

SFORNI, M. S. F.; ASBAHR, F. S. F.;PEREIRA, M. F. R.; TULESKI, S. C.; SILVA, T. S. A.. Organização da Atividade de Ensino pelo Professor Alfabetizador: a contribuição da teoria histórico cultural. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Darlan Faccin Weide

SCHLESENER, A. H.; LOUREIRO, I. M. F. R.;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.; FLACH, S. F.. Política e Educação no Contexto dos Escritos de Rosa Luxemburgo e Antônio Gramsci. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: João Paulo Dória Santana

PEIXOTO, E. M. M.; COELHO NETO, E. T.; CUNHA, F. J. P.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; JESUS, S. C. S.; JACOMELLI, M. M.; LEHER, R.. Intensificação do Trabalho nas IFES e a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Formação Social Brasileira: a improdutividade do trabalho docente em debate. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adnilson José da Silva

SCHLESENER, A. H.; MASSON, G.; GONCALVES, N. G.;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.. A Águia do Norte Definiu o Vôo do Condor: política e ideologia na formação escolar profissionalizante nas décadas de 1930 a 1980. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marcelo Pereira de almeida Ferreira

PEIXOTO, E. M. M.; MORADIO, A. F.;SCHLESENER, A. H.PEREIRA, M. F. R.; FREITAS, F. M. C.; COSTA NETO, P. L.. A Centralidade do Lúdico na Formação Humana: Críticas das Teses de Johan Huizinga. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rogério Massarotto de Oliveira

PEIXOTO, E. M. M.; TAFAREL, C.; VIEGAS, L. S.; MORADILLO, E. F.; LEONAN, A.;PEREIRA, M. F. R.; SILVA, M. R.. A Organização do Trabalho Educativo com o Jogo na Formação Inicial de Professores de Educação Física. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Elisa de Moraes Schubert

PEREIRA, M. F. R.; FLACH, S. F.; FERNANDES, S.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. Limites e Possibilidades do Bilinguismo no Contexto das Políticas de Inclusão (1990- 2017): Implicações na Formação de Professores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Juliana Aparecida Cruz Martins

TORRIGLIA, P. L.; AGOSTINI, A. D.; LARA, R.; VENDRAMINI, C. R.; SILVA, M. M.;PEREIRA, M. F. R.; GUIMARAES, V. N.. Ser Jovem Trabalhador: Entre Conformação Metabólica à Reprodução do Capital e sua Superação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valéria Arias

HORN, G. B.;PEREIRA, M. F. R.; COSTELLA, D.; COSTA NETO, P. L.. Educação Filosófica: Entre a Redução às Metodologias Procedimentais, os Limites da Institucionalização e a Razão Instituinte. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Crithyane Ramos Haddad

PEREIRA, M. F. R.SCHLESENER, A. H.; COSTA NETO, P. L.; KLEIN, L. R.; MASSON, G.; ORSO, P.. Políticas para o Trabalho dos Pedagogos na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná (2004-2015): intensificação, burocracia e possibilidades de superação. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Vicente

SCHLESENER, A. H.; QUEIROZ, I. P.; Sidney, Silva;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.. O Conceito de Tecnologia em Álvaro Vieira Pinto e suas Implicações para a Educação Profissional:uma abordagem dos Institutos Federais. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Dayani Cris de Aquino

LIMA FILHO, D. L.; GERMER, C. M.; CIPOLLA, F. P.;PEREIRA, M. F. R.; GARCIA, N. M. D.. A Influência da Divisão do Trabalho e da Troca Mercantil no Modo de Conhecer do Ser Social. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Adriano Antonio Faria

SOUZA, M. A.; CORTELAZZO, I. B.; ROMANOWSKI, J. P.;PEREIRA, M. F. R.; SILVA, M. B.; ROSA, M. A.; FONTANA, M. I.. Formação Continuada de Professores das Escolas Rurais: cursos de especialização à distância e contrapontos com educação do campoo. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Patricia Correia de Paula Marcoccia

PEREIRA, M. F. R.; DAGOSTINI, A.; FAVARO, N. A. L. G.;SCHLESENER, A. H.; COSTA NETO, P. L.. Trabalho e Desafios à Educação do Campo na Região Metropolitana de Curitiba. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Paulo José Riela Tranzilo

PEREIRA, M. F. R.PEIXOTO, E. M. M.; TAFAREL, C.. Esporte e Classe Operária no Brasil: as Resoluções do Setorial de Esporte e Lazer do PT e as Políticas de Esporte dos Governos Lula E Dilma. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Cristina Elias Esper Stival

GISI, M. L.;PEREIRA, M. F. R.SCHLESENER, A. H.; BONETI, L. W.; ENS, R. T.. Políticas de Formação Continuada de Professores do Estado do Paraná e as Violências nas Escolas (2003-2010): Limites e Desafios. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Natalia de Lima Bueno

COSTA, R. M. C. D.; LIMA FILHO, D. L.;PEREIRA, M. F. R.; KLEIN, L. R.; Brito, Glaucia da Silva. TECNOLOGIA EDUCACIONAL E REIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA A PARTIR DE MARX E LUKÁCS. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alessandra Dal Lin

SCHLESENER, A. H.; MESQUIDA, P.; HORN, G. B.; COSTA NETO, P. L.;PEREIRA, M. F. R.. CONCEPÇÃO DE HOMEM INTEGRAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ALÉM DA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Natalia de Lima Bueno

COSTA, R. M. C. D.; BAZZO, W. A.;PEREIRA, M. F. R.; KLEIN, L. R.. Reificação e superação na escola de ensino fundamental: um estudo sobre a tecnologia educacional. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Maria Cristina Elias Espe Stival

GISI, M. L.;PEREIRA, M. F. R.; SCHILLING, F. I.; ENS, R. T.; BONETI, L. W.. Políticas de formação continuada de professores do estado do Paraná, acerca da violência escolar - gestão 2003-2010. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Sandra Maria da Silva Leite

SCHLESENER, A. H.; PAGANINI, M. C.; SILVA, A. J.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; AMARAL FILHO, F. S.. As políticas para a Educação Superior e o desempenho acadêmico do Curso de Enfermagem apresentado no ENADE (2013-2016-2019). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Silvia Íris Afonso Lopes

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, M. A.; MARCOCCIA, P. P. C.; POLON, S. A. M.; SCHUBERT, S.; VIDAL, P. S.; LEITE, M. A.. Entre o que se fala e o que se cala na Educação Especial nas escolas do campo: inclusão ou contradição?. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Marli Turretti Rabelo Andrade

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; LIMA, D. L. D.; WIEDEMANN, S. C.; SOUZA, L. A. A.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS - LDB/96 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES (1996/2018). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Márcia Adriane Falat Tortatto

PEREIRA, M. F. R.; MASSON, G.; MARCOCCIA, P. C. P.; VIANA, I.. Políticas de Formação Continuada de Professores da Rede de Ensino do Estado do Paraná. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: André Luiz Batista da Silva

COSTA NETO, P. L.;PEREIRA, M. F. R.; SOUZA, M. A.; RAMOS JUNIOR, A.; GERMINARI, G. D.; GONCALVES, R. C.. A Educação do Campo no Contexto do Movimento Social e das Políticas Públicas: trabalho, luta de classes e práxis política. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Adnilson José da Silva

SCHLESENER, A. H.; MASSON, G.; GONCALVES, N. G.;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.. Política, Ideologia e Educação: a legislação brasileira para a escolarização profissionalizante nas décadas de 1930 a 1980. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Silvana Elisa de Moraes Schubert

PEREIRA, M. F. R.; FERNANDES, S.; FLACH, S. F.; SOUZA, M. A.; COSTA NETO, P. L.. Formação de Professores para a Educação Básica de Surdos no Contexto das Políticas de Inclusão Integarcionsiats e ou Inclusivistas: 1990-2016. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Gilson Mezarobba

SCHLESENER, A. H.; FLACH, S. F.; DALAROSA, A. A.;PEREIRA, M. F. R.; COSTA NETO, P. L.. Educação e Imperialismo: A relação entre educação pública e as Fundações e Institutos Empresariais no Contexto das Relações Internacionais (1990-2014). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: DanieleSant' Ana Borges

PEREIRA, M. F. R.; KLEIN, L. R.; FONTANA, M. I.; STIVAL, M. C.. Políticas Públicas para a Educação Infantil do Município de Campo Largo: (2013-2016). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Clécia de Abreu Tomé

PEREIRA, M. F. R.; BEZERRA, M. H.; AYROSA, C. M.. Por um Curriculo Integrado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduai) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Francisco Nivaldo dos Santos

PEREIRA, M. F. R.; BEZERRA, M. H.; AYROSA, C. M.. Gestão da Educação Profissional no Cerá: da formação de gestores às práticas administrativas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduai) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Antonio Helonis Borges Brandão

PEREIRA, M. F. R.; AVILA, C. A.; ARANTES, E. C.. A formação omnilateral do ser humano nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do CE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu para Gestores do) - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA.

Aluno: Luísa Amanda dos Santos

SOUZA, M. A.; STIVAL, M. C.;PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES. Educação de Jovens e Adultos: desafios enfrentados por mulheres de baixa renda. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Amanda Dallasuanna

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, L. A. A.; PIANOVSKI, R. B.. PRÁTICAS DE PROFESSORAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS DE 3 A 5 ANOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Daiane Aparecida da Silva Cunha

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, L. A. A.; SCHUBERT, S.. Ensino da Cultura das Nações Africanas e suas Contribuições às Relações Étnico Raciais para Jovens da Rede Pública no Município de Campo Largo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Maria José Fátima dos Santos

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; CARVALHO, M. B.; FERREIRA, A. C.. Ensino da Cultura das Nações Indígenas e sua Contribuições às Relações Étnico Raciais para os Jovens da Rede Pública no Município de Campo Largo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Thiago de Lima Artiga

FONTANA, M. I.; FERREIRA, R. B.;PEREIRA, M. F. R.. Formação Continuada do Professor Alfabetizador para a Avaliação da Aprendizagem na Escola Pública Municipal de Curitiba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Michele Fernanda Festa

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, L. A. A.; TORTATO, M. F.. Desenvolvimento de Valores em Turmas de Pré-Escola em Centros Municipais de Educação Infantil em Curitiba e campo Largo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Anni Michele de Paula

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; SOUZA, L. A. A.; TORTATO, M. F.. Trabalho do Pedagogo na Perspectiva da Gestão Democrática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Keila Lucia Ferreira dos Santos Costa

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES; FONTANA, M. I.; CRUZ, R. A.. Formação Continuada de Professores da Educação Infantil em Escolas no Campo do Município de Tijucas do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Brenda Souza

MENDES, J. R.;PEREIRA, M. F. R.; CHAGAS, A.. O que pensam os Diretores de Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Estado do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Tayanne

PEREIRA, M. F. R.; HADDAD, C. R.; TORTATO, M. F.. Educação Infantil: Práticas de Acolhimento de Crianças de 4 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Jéssica Ricart Honório

PEREIRA, M. F. R.; VECHIA, A.; VIANA, I.. Aproximações aos Estudos sobre as Razões do Adoecimento de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Mariele Küller dos Santos

VECHIA, A.;PEREIRA, M. F. R.; VIANA, I.. O Atendimento e as Práticas Educativas da Escola Luan Muller Coligada da Associação de Pais dos Excepcionais- APAE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Gisleine Aparecida Stawicki

PEREIRA, M. F. R.; LEFFER, M. F. V. B.; BUENO, W. D. L.. Um Olhar Estético para a Arquitetura das Escoals Públicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Argemiro Spurio Garcia

Costa, Pedro Leão; Mimesse, Pedro;PEREIRA, M. F. R.; Pierone, Geraldo Magela. A concepção de educação em Rousseau. 2010.

Aluno: Argemiro Spurio Garcia

COSTA NETO, P. L.; MIMESSE, E.;PEREIRA, M. F. R.; PIERONI, G. M.. A concepção de Educação em Rousseau. 2010.

Anita Schlesener; HORN, G. B.;PEREIRA, M. F. R.. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: uma trajetória de conquistas e contradições. 2010. Universidade Tuiuti do Paraná.

Comissão julgadora das bancas

Jose Luis Sanfelice

LOMBARDI, Jose Claudinei;SANFELICE, J. L.; Hoff, S; Auras, M.; Alves, G. L.. Formação de professores em nível superior no estado de Santa Catarina(1960-2002): controle e desoneração do Estado. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

José Claudinei Lombardi

LOMBARDI, J. C.. Concepções de História na proposta curricular do Estado de Santa Catarina. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

José Claudinei Lombardi

LOMBARDI, J. C.. História: Que História?. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

José Claudinei Lombardi

LOMBARDI, J. C.; HOFF, S.;SANFELICE, J. L.; AURAS, M.; CASTANHO, S. E. M.. Formação de professores em nível superior no Estado de Santa catarina (1960 - 2002): controle e desoneração do Estado. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

SANDINO HOFF

José Claudinei Lombardi; Marli Auras; SANFELICE, José Luiz; ALVES, Gilberto Luiz;HOFF, Sandino. Formação de Professores em nível superior no estado de Santa Catarina (1960-2002): controle e desoneração do Estado. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Gilberto Luiz Alves

LOMBARDI, J. C.;ALVES, G. L.; S. Hoff; J. L. Sanfelice; AURAS, M.. Formação de professores em nível superior no Estado de Santa Catarina (1960-2002): controle e desoneração do Estado. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Sérgio Eduardo Montes Castanho

LOMBARDI, José Claudinei; HOFF, S.; AURAS, M.; SANFELICE, José Luis; ALVES, Gilberto Luis;CASTANHO, S. E. M.. Formação de professores em nível superior no estado de Santa Catarina (1960-2002): controle e desoneração do Estado. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Orientou

Cristiane Milliorin

Políticas de Educação Profissional e Novas Tecnologias; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Maria Cecilia Santos Araujo Colatusso

Formas de trabalho implementadas pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba aos docentes dos anos iniciais no contexto da pandemia da Covid-19; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

José Luiz Fernando Martins

POLITICA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRAQUARA; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Marcia Falat Tortato

Formação Continuada e Cultura Docente; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Daniele Santa' Ana Borges

Políticas de Formação Continuada das Escolas de Educação Básica do Paraná: 2007-2014; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Silvia Sofia

Políticas de Formação de Professores na Perspectiva da Inclusáo; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Kaite Zilá Wrobel Luz

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Sandra Phillipps

Formação Continuada de Professores do Ensino Médio no Estado do Paraná após a Reforma Temer; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Emarianne Campanha

A GRAVISSIMUM EDUCATIONIS: IMPLICAÇÕES A UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL CATÓLICA NO BRASIL; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Ana Claúdia Ferreira

Educação e Emancipação nos Institutos Federais de Educação; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Eliana Gonçalves

A Bildung, Apropriação no Brasil e Inferências à Formação de Professores; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Marli Turetti Rabelo Andrade

TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Pós- LDB/96: Intensificação e flexibilização; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Izaías Costa Filho

Políticas de Assistência ao Estudante no Instituto Federal de Educação do Paraná e Desenvolvimento no Brasil: 2008-2018; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Piscila Ferreira

A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO FEDERAL E A POLÍTICA DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Luiz Aparecido Alves de Souza

Formação de Professores para o Ensino Médio Integrado; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Silvana Elisa de Morais Schubert

Formação de Professores e as Contradições presentes na Formação Inicial e Continuada para a Educação de Surdos no Ensino Regular; Início: 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Cristhyane Ramos Haddad

Trabalho do Pedagogo na Rede Estadual de Ensino no Estado do Paraná; Início: 2013; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná; (Orientador);

Márcia Adriane Falat Tortato

Políticas de Formação Continuada de Professores da Rede de Ensino do Estado do Paraná (1996-2017: entre a certificação e os desafios político-pedagógicos; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

DANIELE SANT´ANA BORGES

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPO LARGO (2003 ? 2016); 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Fernanda Ferron

Participação do Poder Judiciário na Política de Cotas: Estudo da ADPF N; 186 do Supremo Tribunal Federal; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Coorientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Simeri de Fátima Ribas Calisto

Políticas de Formação Continuada de Professores do Campo no Município de Araucária: Elementos Orientadores; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Beatriz Brochado Stramare Ferrari

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DO PDE/PARANÁ; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Izaías Costa Filho

Políticas de Assistência ao Estudante: Formulação e Implementação no Instituto Federal do Paraná (2008-2014); 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Cláudia Bianchi

ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARANÁ (1997-2006): RELAÇÕES DISPUTADAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Simeri de Fátima Ribas Castilho

Formação de Professores para a Educação do Campo; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Izaías Costa Filho

Políticas de Assistência ao Estudante: Formulação e Implementação no Instituto Federal do Paraná ( 2008-2014); 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marli Turetti Rabelo Andrade

Formação do professor tutor para a educação a distância: percepções e sentidos; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marcia Denise Gomes Machado Carlini

A Formação do Professor Tutor Presencial no Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Paraná; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

José Carlos Walker Bohnenberger

Formação de professores para o Ensino Médio Integrado; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Luís Fernando Lopes

Políticas de Formação Continuada a Distância de Professores no Estado do Paraná; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marinêz Menoncin Pacheco

Políticas de Educação Profissional: a evasão no Curso Técnico em Secretariado do Programa E- Tec Brasil no Paraná; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Soely Aparecida Fagundes

Percepções de Professores das Políticas Públicas de Formação para a Inclusão de Crianças com Diagnóstico de Déficit de Atenção e Hiperatividade; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Daniel Weigart Cavagnari

Formação e trabalho do professor - tutor do Teleduc: autonomia e ou heteronomia; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marcia Denise Gomes Machado Carlini

O DESAFIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

CLAUDIA REGINA DE LIMA

Impactos das Políticas de Gestão Democrática e Inclusão no Trabalho dos Professores; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marli Turetti Rabelo Andrade

A Formação e Atuação dos Profissionais da Educação no Curso de Secretariado Executivo do Ensino Superior; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Emarianne

CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL CATÓLICA: DO HORIZONTE DO CONCÍLIO VATICANO II ÀS TRILHAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS; 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Izaías Costa Filho

CRÍTICA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AOS ESTUDANTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS (2002-2020): EM EXAME O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marli Turretti Rabelo Andrade

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-LDBEN/96 E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOS PROFESSORES; 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

ITAMAR SILVA DE SOUSA

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM SERVIÇO NA BAHIA (2007-2018); 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Luiz Aparecido Alves de Souza

Políticas de Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (2008-2018): cadeias produtivas e politecnia,; 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Limites e Possibilidades do Bilinguismo no Contexto das Polí

Limites e Possibilidades do Bilinguismo no Contexto das Políticas de Inclusão (1990- 2017): Implicações na Formação de Professores; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Silvana Elisa de Morais Schubert

LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO (1990- 2017): IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Cristhyane Ramos Haddad

Políticas para o Trabalho dos Pedagogos na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná (2004-20150): intensificação, burocracia e possibilidades de superação; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Patrícia de Paula Marcoccia

trabalho na Região Metropolitana de Curitiba: Desafios à Educação do Campo; 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Ezildete Prigol

A Importância da Escola de Imigração Alemã da Colonização de Rio das Antas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Séries especiais) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Elizandra Prigol

A Escola Normal Santos Anjos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Séries especiais) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Adriana Cendron

O Serviço Social No Terceiro Setor: Um Estudo de Caso - ABENOVI - Associação Beneficiente Nova Vida de Caçador - SC; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Rosane Dalva Ferlin Malfatti

A Iniciação Filosófica na Educação Infantil e Séries Iniciais: A Escola Primeiros Passos (Um estudo de caso); 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Contestado; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Otília Faustino da Rosa

Filosofia nas Séries Iniciais; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais) - Universidade do Contestado; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Elisabete de Cássia Broering

Razão de Ser do Ensino Religioso; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Rosane Dalva Ferlim Malfatti

Iniciação Filosófica na Educação Infantil e Séries Iniciais, A Escola Primeiros Passos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Séries Iniciais) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Karla Thayna Machado Elias da Costa

Experiências de Professoras Idosas do Campo no Município de Campo Magro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Amanda Dallasuanna

Práticas de Professoras para Inclusão de Crianças Autistas de 3 a 5 anos; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Maria José Fátima dos Santos

Experiências de Professoras com Crianças Autistas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Daiane Aparecida da Silva Cunha

Ensino da Cultura das Nações Indígenas para os Jovens da Rede Pública do Município de Campo Magro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Anni Michele de Paula

Trabalho do Pedagogo na Perspectiva da Gestão Democrática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Michele Fernanda Festa

Desenvolvimento de Valores em Turmas de Pré-Escola em Centros Municipais de Educação de Curitiba e Campo Largo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

ARY CORREIA RAMOS

SURGIMENTO DA RADIODIFUSÃO EM SANTA CECÍLIA-SC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

KARIN ADAMI

ESTUDO HISTÓRICO DA ESCOLA LETÍCIA POSSAMAI; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Fabiana de Lima

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FREI ROGÉRIO - 1954-2007 : DA CARTILHA AO COMPUTADOR; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

IVO CESAR SILVEIRA

ABDON BATISTA : PRIMEIROS NÚCLEOS POPULACIONAIS, CULTURAS E TRAJETÓRIAS; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

EVELIZE MARIA BEZUTI SALEH

APONTAMENTOS INICIAIS AO ESTUDO DA UNIVERSIDADE NO BRASIL; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

GRAZIELE F

ZANCHETT SALMÓRIA; EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE ABDON BATISTA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

PEDRO ALEIXO FELISBINO

CULTURA POPULAR DOS CABOCLOS DA REGIÃO DE TAQUARUÇU DE CIMA-FRAIBURGO-SC; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Dirlei Aparecida de Moraes Gonçalves

Apontamentos Sobre o Processo Histórico Brasileiro/Santa Catarina e a Escola Municipal de Educação Básica Alto Bonito; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Elizete Lamp dos Santos

A Colonização Europeia no Municipio de Fraiburgo-Santa Catarina- Desde os Primóridios à Emancipação Politica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Sirley Antunes Moreira Fantinel

Fundação do Municipio de Fraiburgo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Cássia Aparecida Beira da Silva Levecke

A Evolução do Trabalho na Ordem Burguesa - Um Estudo Introdutório; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Nilce Dias Martins

Aspectos da História do Municipio de Santa Cecilia - Santa Catarina; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Juliana Aparecida Cruz Martins

Trabalho e Trabalhadores no Municipio de Fraiburgo - Santa Catarina 1970/1980; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Valmira Aparecida Moregui

Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão do Curso de História da UNC - Caçador - 2005; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Valderi Miorelli Dissegna

A Participação da Igreja nos Movimentos Sociais da Região Oeste de Santa Catarina de 1960 a 1990 na figura de Dom José Gomes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Thays Morgana Betto

Métodos do Ensino de História; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Alberto Milton Fontana

Dados Históricos e Memórias do Povo de Ibiam; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Andreia Baltazar

Multiculturalismo Através da Educação Patrimonial e do Estudo da História; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Ingelore Roiwas

Apontamentos ao Estudo da Igreja Evangélica de Confissão e seu Significado Social para Lauterbach; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Karlin Gisele Leobet Alberton

Aproximações ao Estudo Histórico do Municipio de Brunópolis; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marta Veloso Farias

Contribuições para o Estudo Histórico da Emancipação Politica de São Cristovão do Sul; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Agda Pontes

Criação do Colégio JK no Municipio de Curitibanos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Leonel Ammes

A Escola de Educação Walter Probst na Construção do Municipio de Aurora; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Adrinao Rodrigues das Neves

Em Curitibanos as ruas Lages, Medeiros Filho e Santa Catarina São o Antigo Caminho das Tropas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Luci Teresinha Faedo Almeida

A Gênese da Escola de Educação Básica Santa Terezinha, do Municipio de Curitibanos(SC); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Rosangela de Fátima Borges

A imigração Japonesa em Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Jeanine Rodermel

A Trajetória da Formação de Professores , em Nível Médio, da Escola de Educáção Básica Santa Teresinha-Municipio de Curitibanos-SC; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Zamir Roberto Rodrigues Monteiro

Catalogação e Análise de Documentos Juridicos ns Comarca de Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Nadia Tescke

Ensino de História: Uma Análise; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Izabel Cristina Januário Ribeiro

Ensino de História na Terceira Série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Casimiro de Abreu; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Juliana Reichert

Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Suzete Cilene Rodrigues dos Santos

Evasão Escolar em Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Janete Aparecida Garcia

História da Escola de Educação Básica Deputado Altir Weber de Mello; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Mirian de Souza Ronsani

Histórias de Mulheres em Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Lucilene Aparecida Rauen

Histórias de Vida de Decendentes de Italianos no Muncipio de Lebon Régis; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Sandra Aparecida da Silva Xavier

Histórico do Hospital Dr Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Juliana Ribeiro de Matos

Imigração Italiana para o Brasil: A Familia Tagliari-1890-1990; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Simone Rocha

Informática e Educação: Abordagens e Concepções no Ensino de História; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Viviane Rocha Medeiros

Pesquisa Histórica Referente a Empresa Brochmann Polis Industrial e Florestal S; A; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

João Carlos Martins dos Santos

Pesquisa Histórica Referente a Escola de Ensino Básico Professor Antonio Francisco de Campos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Contestado Campus Curitibanos; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Cátia de Souza e Sayta Ines Castilho

Trabalho com Pais no Sentido de Valorizar a sua Ação no Processo Educativo de Seus Filhos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Marinilse Martelo Brochier e Sandra Regina dos Santos Leal

Uma Ação Pedagógica de Educação para o Trânsito, na Perspectiva da Transversalidade, Com Professores da Escola Henrique Julio Berger- Caçador - SC; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Ivone Correa dos Santos Alves

Trabalhando Com os Pais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Núcleo Rio Doce; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Beatriz Teresinha Braun

Contribuições para uma Prática Pedagógica Significativa na Educação Infantil do Colégio Marista Aurora de Caçador- SC; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Márcia Dias Pereira

Refletindo sobre a Sexualidade Humana na Perspectiva Histórica; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

José Homem Gonçalves

A Bussola como Meio de Orientação em Uma Classe de Terceira Série do Ensino Fundamental do Grupo Escolar Irmão Venancio José do Municipio de Caçador; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade do Contestado - Campus Caçador; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Karla Thayna Machado Elias da Costa

Relatos de Professoras Idosas do Município de Campo Magro sobre suas Experiências Educativas em Escolas Multisseridas; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

FILIPE PÊGO CAMARGO

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI): CRIAÇÃO E PROPOSTAS EDUCATIVAS / CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Tuiuti do Paraná; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Daniel Portela Nunes

Em tempos de Globalização, Ensina-se História Regional - História do Contestado - nas Redes Municipal e Estadual de Caçador?; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Contestado; Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira;

Foi orientado por

Jose Luis Sanfelice

O ensino de História na proposta curricular do Estado de Santa Catarina; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Jose Luis Sanfelice;

José Claudinei Lombardi

Formação de professores em nível superior no Estado de Santa catarina (1960 - 2002): controle e desoneração do Estado; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Claudinei Lombardi;

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; COSTA NETO, P. L. ; CASTELO, R. . HOMENAGEM A FRIEDRICH ENGELS PELOS SEUS 200 ANOS DE NASCIMENTO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 12, p. 1-7-7, 2021.

  • SOUZA, M. A. ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; OLIVEIRA, R. C. S. . DOCENTES IDOSAS/OS DO CAMPO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA PÚBLICA. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA (ONLINE) , v. v. 7, p. 53-56, 2021.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LAPA, N. R. . Posições do ANDES/Sindicato Nacional para o Trabalho dos Professores Brasileiros. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA (ONLINE) , v. 7, p. 4-22, 2021.

  • SOUZA, M. A. ; PEREIRA, M. F. R. ; FONTANA, M. I. . Professoras Idosas do Campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 20, p. 1357-1382, 2020.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. . Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 5, p. 1614-1663, 2020.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . GERMINAL. MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE: BALANCE DE 10 AOS DE EXISTENCIA. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 10, p. 1-7, 2019.

  • PEREIRA, M. F. R. ; MARCOCCIA, P. C. P. . Subalternização no trabalho e na educação de jovens da agricultura familiar no Primeiro e Segundo Planalto do município da Lapa/Paraná: possibilidades de superação. Revista Brasileira de Educação , v. 24, p. 1-18, 2019.

  • MARCOCCIA, PATRÍCIA CORREIA DE PAULA ; SOUZA, RODRIGO DIEGO DE ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Processos de reintegração de posse das escolas ocupadas pelos estudantes no Paraná: a ideologia burguesa do aparelho judiciário e policial. Revista Katalysis , v. 22, p. 374-382, 2019.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. ; COSTA NETO, P. L. . Marx Vive!!! Viva Marx!!!. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 1, p. 1-15, 2018.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; STIVAL, M. C. . Políticas de Formação de Professores, Violências e Direitos Humanos: Entrevistas Com Bernardete Angelina Gatti, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE) , v. 13, p. 249-256, 2018.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; TORTATO, M. A. F. ; MARCOCCIA, P. P. C. . Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. v. 18,, p. 1130-1146, 2018.

  • MARCOCCIA, P. P. C. ; PEREIRA, M. F. R. . Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. v. 12, p. 1-22, 2017.

  • SCHLESENER, A. H. ; PEREIRA, M. F. R. . NOTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL EM CONTEXTOS DE IMPERIALISMO. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE , v. 9, p. 37-49, 2017.

  • PEREIRA, M. F. R. ; CALISTO, S. F. R. . O PNE 2014-2024 - Universalização da Educação - Implicações para as Políticas das Escolas do Campo no Município de Araucária/PR. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 11, p. 133-150, 2016.

  • SCHLESENER, Anita Helena ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . ExpansÃo do ensino superior: notas sobres seus limites e possibilidades. Revista Internacional de Educação Superior , v. 2, p. 518-531, 2016.

  • MARCOCCIA, P. C. P. ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Revisitando a Produção do Conhecimento sobre Educação do Campo:Expressões da Liofilização e Luta sem Classes. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 8, p. 75-88, 2016.

  • PEREIRA, M. F. R. ; SCHLESENER, A. H. . CONCEPÇÃO MARXISTA DE HISTÓRIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A CONFLITOS SOCIAIS. Educere et Educare (Impresso) , v. Vol. 10, p. 181-193, 2015.

  • SCHLESENER, A. H. ; PEREIRA, M. F. R. . Política e Educação do Campo: os processos de formação para a vida social dos camponeses. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 1o, p. 365-379-379, 2015.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ? A RECREAÇÃO (1889- 1961). Revista HISTEDBR On-line , v. 14, p. 168-179, 2014.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando . Política de Professores em Nível Superior a Distância no Brasil e o Princípio Autonomia. Educere et Educare (Impresso) , v. 9, p. 795-803, 2014.

  • HADDAD, C. R. ; PEREIRA, M. F. R. . PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 5, p. 106-116, 2013.

  • SALVADOR, A. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Produção Científica Sobre Educação Profissional na Revista Educação & Sociedade . Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 8, p. 295-312, 2013.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando . Conae contra a EaD na formação inicial de professores - mas não de todo. Revista HISTEDBR On-line , v. 12, p. 253-265, 2012.

  • PEREIRA, M. F. R. . Desafios da História da Educação na Perspectiva Marxista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 4, p. 6-13, 2012.

  • PEREIRA, M. F. R. . Apontamentos sobre a formação e trabalho de professores no Brasil - numa perspectiva marxista. Revista HISTEDBR On-line , v. 1, p. 74-83, 2011.

  • PEREIRA, M. F. R. . Haiti - Colonialismo e Imperialismo: Miséria e Resistência. Germinal (Londrina. Impresso) , v. 1, p. 11-11, 2010.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Primeiro Ciclo dos Estudos do Lazer no Brasil: contexto histórico e temáticas. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 16, p. 267-288, 2010.

  • PEREIRA, M. F. R. . CONAE ? Semiformação e Resistências- Conferências de Educação e Movimento Docente. Germinal : Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (Londrina. Online) , v. 11, p. 18-18, 2010.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . O Primeiro Ciclo dos Estudos do Lazer. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 13, p. 87-116, 2010.

  • PEREIRA, M. F. R. . O singular e o Universal na Política Educacional. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online) , v. 5, p. 214-222, 2010.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . A distância: a escola Lula para a formação de professores. Revista HISTEDBR On-line , v. 40, p. 179-188, 2010.

  • PEREIRA, M. F. R. . Formação Humana e Gestão da Educação. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica) , v. 64, p. 66-68, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Crítica à Metodologia do Ensino de Educação Física / a Pedagogia Crítico Superadora. Germinal (Londrina. Impresso) , v. n. 6, p. 07-08, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Política de Formação de Professores: Desafios no Contexto da Crise Atual. Revista HISTEDBR On-line , v. Esp, p. 216-223, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. . Conjuntura histórica de 1848-1851: reelaboração da prática e da teoria marxista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate , v. 1, p. 103-109, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Formação a distancia: a reforma do Governo Lula para a formação de professores. Germinal : Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (Londrina. Online) , v. 9, p. 01-3, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Movimento dos Educadores na Década de 1980 no Estado de Santa Catarina - Luta por salários e Participaçào Democrática nos rumos da Educação: Conteúdos Civilizatórios. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso) , v. 3, p. 201-216, 2008.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação. Motrivivencia (UFS) , v. XIX, p. 63-69, 2008.

  • PEREIRA, M. F. R. . Resenha : DILEMAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL: entre o público e o privado. Revista Virtual : Contestado e Educação , v. 15, p. 1-5, 2006.

  • PEREIRA, M. F. R. . Resenha: SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO BRASIL: DOS JESUÍTAS AOS ANOS DE 1960.. Revista Virtual : Contestado e Educação , v. 08, p. 1-02, 2004.

  • PEREIRA, M. F. R. . Resenha: NOSTALGIA DO MESTRE ARTESÃO. Revista Virtual : Contestado e Educação , v. 04, p. 1-02, 2003.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; MORAES, R. A. (Org.) ; TERUYA, T. K. (Org.) . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): REFLEXÕES CRÍTICAS E PRÁTICAS. 1. ed. Uberlândia: Navegando, 2017. v. 1. 259p .

  • PEREIRA, M. F. R. . Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1. ed. Curitiba: Ibepx, 2012. v. 1000. 179p .

  • PEREIRA, M. F. R. . Trabalho, Globalização e Ideologia. 1a.. ed. Curitiba: Instituto Federal de Educação do Paraná - Educação a Distância, 2011. v. 750. 111p .

  • PEREIRA, M. F. R. . Formação de professores: debate e prática necessários a uma educação emancipada. 1a. ed. Chapecó: Argos, 2010. v. 1000. 302p .

  • PEREIRA, M. F. R. . Concepções de História na Proposta Curricular no Estado de Santa Catarina. 1. ed. Chapecó: Griffos, 2000. v. 1000. 110p .

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SCHUBERT, S. E. M. . LIMITES E POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: SUPERAÇÃO DO COLONIALISMO. Avaliação, Politicas e Expansão da Educação Brasileira. 176ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 162-162.

  • SOUZA, M. A. ; PEREIRA, M. F. R. ; FONTANA, M. I. ; SCORTEGAGNA, P. A. ; OLIVEIRA, R. C. S. . Narrativas de Professoras Idosas do Campo: trabalho na escola e os sentidos da realização. Velhices. Educação, Comunicação, Saúde e Sociedade. 1ed.Curitiba: , 2021, v. 1, p. 137-154.

  • PEREIRA, M. F. R. ; COSTA NETO, P. L. ; MELLO, C. M. . O CUMPRIMENTO DA META 13 DO PNE (2014-2024): OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES À QUALIDADE DO TRABALHO DOS PROFESSORES: INFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS CLASSES POPULARES.. In: Luiz Aparecido Alves de Souza; Taysa Cristina Bedak Junkes; Fernanda de Almeida Carvalhoo; Vanessa Maria Poteriko da Silva. (Org.). O VERSO E O REVERSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.Curitiba: BAGAI, 2020, v. 1, p. 174-190.

  • PEREIRA, M. F. R. ; SOUZA, L. A. A. . EM DEFESA DA EDUCAÇÃO POPULAR: LUTAS DE ESTUDANTES E APOIO DE PROFESSORES NA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016....... In: Luiz Aparecido Alves de Souza; Taysa Cristina Bedak Junkes; Fernanda de Almeida Carvalhoo; Vanessa Maria Poteriko da Silva. (Org.). O VERSO E O REVERSO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.Curitiba: BAGAI, 2020, v. 1, p. 160-174.

  • PEREIRA, M. F. R. . Política e Método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais. In: Silvana Calvo Tuleski Adriana de Fátima FrancoTiago Morales Calve. (Org.). Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: Expressões da Luta de Classes no Interior do Capitalismo. 1ed.Paranavaí: EduFatecie, 2020, v. 1, p. 36-59.

  • PEREIRA, M. F. R. . Retratos da Região Metropolitana de Curitiba: contribuição ao esquadrinhamento social da sua identidade. In: Maria Antônia de Souza;Regina Bonat Pianovski. (Org.). Retratos da Região Metropolitana de Curitiba - Paraná: campo, sujeitos e escola pública. 1ed.Curitiba: UTP, 2019, v. 1, p. 12-22.

  • Silva, Silvia Sofia Scheid da ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: 2006-2015. In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). Contradições e Desafios na Educação Brasileira 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 4, p. 181-195.

  • PEREIRA, M. F. R. ; SOUZA, M. A. ; OLIVEIRA, F. L. . O Golpe de 2016: formação de professores e produção de conhecimento. In: BELMIRO, Luiz; SILVA, Mônica Ribeiro da. (Org.). Democracia em Ruínas: direitos em risco. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 131-170.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SCHUBERT, S. . Limites e Possibilidades de Formação de Professores para a Educação Bilíngue de Surdos: superação do colonialismo.s. Avaliação, Políticas e expansão da Educação Brasileira. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena, 2019, v. 1, p. 162-175.

  • PEREIRA, M. F. R. ; CRUZ, R. A. . Projetos Político- Pedagógicos das Escolas do Campo da Região Metropolitana de Curitiba: entre a burocracia e o lançar-se para a frente. In: Maria Antônia de Souza. (Org.). Escola Pública, Educação do Campo e Projeto Político Pedagógico. 1ed.Curitiba: UTP, 2018, v. 1, p. 47-66.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; ALVE, A. E. S. ; ROSARIO, M. J. A. . Balanço dos Seminários Nacionais e Jornadas do Histedbr. In: Apresentação Luciana Cristina Salvatti Coutinho; Régis Henrique dos Reis Silva;José Claudinei Lombardi; Mara Regina Martins Jacomeli. (Org.). História e historiografia da educação: debates e contribuições. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2018, v. 1, p. 123-145.

  • LOPES, Luis Fernando ; PEREIRA, M. F. R. . O que e o quem da EaD. O que e o quem da EaD. 1ed.Uberlândia: , 2017, v. , p. 9-24.

  • PEREIRA, M. F. R. ; CALISTO, S. F. R. . Elementos Orientadores para a Formação de Professores das Escolas Localizaas no Campo no Município de Araucária/PR. In: Maria Antônia de Souza. (Org.). Escolas do Públicas no/do Campo. Letramento, Formação de Professores e Prática Pedagógica. 1ed.Curitiba: TUIUTI ( Universidade Tuiuti do Paraná), 2016, v. 1, p. 113-138.

  • PEREIRA, M. F. R. ; FERRON, F. . Educação como Direito Social, Políticas de Cotas Raciais e a ADPF N. 186: razões críticas. In: Naura Syria Carapeto Ferreira; Maria Iolanda Fontana; Josélia Schwanka Salomé. (Org.). Políticas Públicas, Gestão Democrática da Educação: desafios e compromissos. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 167-190.

  • PEREIRA, M. F. R. . Gramsci e as Atuais Disputas pela Educação Profissional. In: Anita Schlsener. (Org.). Filosofia, Política e Educação. Leituras de Antônio Gramsci. 1ed.Curitiba: Editora UTP, 2014, v. 01, p. 01-12.

  • PEREIRA, M. F. R. . Educação a distância - educação para pobres e retorno às metanarrativas burguesas. In: ORSO, Paulino José; GONÇALVES, Sebastião Rodrigues; LUZ, Paulino Pereira da; ANJOS, Amâncio Luiz Saldanha dos. (Org.). Educação a distância - educação para pobres e retorno às metas narrativas burguesas. 1aed.São Paulo: Expressão Popular, 2014, v. 1, p. 77-95.

  • HADDAD, C. R. ; PEREIRA, M. F. R. . Pedagiga Histórico - Crítica e Psicologia Histórico Cultural: inferências para a formação e trabalho de professores. In: ORSO, Paulino José; SILVA, Jão Carlos da; CASTANHS, André Paulo; LOMBARDI, José Cladinei.. (Org.). Pedagogia Histórico- Crítica, Educação Brasileira e os Desafios de sua Institucionalização. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 75-85.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Formação de Professores em Santa Catarina: controle e desoneração do estado. In: PAIM, Elison Antonio; RABELO, Giane; OLIVEIRA, Marli de.. (Org.). História, Educação e Cultura Escolar. 1ed.Chapecó: Argos, 2012, v. 1, p. 1-18.

  • PEREIRA, M. F. R. . Movimento docente no Brasil: os limites das suas palavras de ordem - cidadania e democracia já.. In: António Simões do Paço, Raquel Varela, Sjaak van der Velden. (Org.). Stikes and Social Conflicts. Towards a global history. 1ed.Lisboa: Internationa Association and Stikes Conflict/Instituto de História Contemporânea/Univ Nova/ Lisboa, 2012, v. 1, p. 256-262.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. ; FREITAS, Mauri de Carvalho . Marxismo e estudos do lazer no Brasil. In: PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis.. (Org.). Teirias do lazer. Maringá: EDUEM, 2010, v. , p. -.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Inferências para a Independência do Brasil do Caráter Ativo das Reformas Pombalinas. In: SCHLESENER, ANITA HELENA; SILVA, Sidney Reinaldo da. (Org.). Política, Gestão e História da Educação no Brasil. 1ed.Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2010, v. 1, p. 34-52.

  • PEREIRA, M. F. R. . Concepções Teóricas da Pesquisa em Educação: superando dificuldades. In: José Claudinei Lombardi. (Org.). Gobalização, Pós-modernidade e Educação, história, filosofia e temas transversais. 3ed.Campinas: Autores Associados, 2009, v. 1, p. 129-143.

  • PEREIRA, M. F. R. . Dois sentidos para a educação na década de 1980: democracia e cidadania/implicações históricas. In: Lombardi, José Claudinei, et al.. (Org.). Navegando pela História da Educação Brasileira. 1ed.campinas: Histedbr, 2006, v. , p. 1-29.

  • PEREIRA, M. F. R. . Concepções Teóricas da Pesquisa em Educação: Superando Dificuldades. In: Joisé Claudinei Lombardi. (Org.). Globalização, Pós-modernidade e Educação, história, filosofia e temas transversais. 3ed.Campinas: Autores Associados, 2003, v. 1, p. 129-143.

  • PEREIRA, M. F. R. . Concepções Teóricas da Pesquisa em Educação: Superando dificuldades.. In: José Claudinei Lombardi. (Org.). Globalização, Pós-Modernidade e Educação. 1ed.Campinas -SP: Editora Autores Associados, 2001, v. 2000, p. 129-143.

  • PEREIRA, M. F. R. . Psicologia e Ensino entre Piaget e Vigotski. In: José Claudinei Lombardi. (Org.). Pesquisa em Educação - História, Filosofia e Temas Transversais. 2ed.Campinas -SP: Editora Autores Associados, 1999, v. 4000, p. 141-149.

  • PEREIRA, M. F. R. . Diego Rivera: Um Pintor Revolucionário. Germinal (Londrina. Impresso), Londrina, p. 2 - 3, 10 dez. 2008.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Para fazera Revolução Formação e Luta Política. Germinal (Londrina. Impresso), Londrina, p. 2 - 2, 10 dez. 2008.

  • PEREIRA, M. F. R. . Conhecer, Expandir e Articular os Estudos Marxianos para Enfrentar o Capital. Germinal (Londrina. Impresso), Londrina, p. 2 - 2, 10 ago. 2008.

  • PEREIRA, M. F. R. . A situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Germinal (Londrina. Impresso), Londrina/ PR, p. 4 - 5, 10 jun. 2008.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SOUZA, L. A. A. . Lutas de Professores Brasileiros em Apoio aos Estudantes do Ensino Médio na Ocupação das Escolas em 2017',. In: IV Conferência Greves e Conflitos Sociais, 2018. Crises do capitalismo, Novas e Velhas Formas de protesto. São Paulo: USP, 2018. v. 1. p. 1-15.

  • COSTA FILHO, I. ; PEREIRA, M. F. R. . Políticas de Assistência ao Estudante das Instituições de Ensino Superior em seu Ciclo da Produção de Textoss. In: XIV Jornada do Histedbr- Pedagogia Histórica - Crítica Educação e Revolução: 100 anos de Revolução Russa, 2017, Foz do Iguacú. Pedagogia Histórica - Crítica Educação e Revolução: 100 anos de Revolução Russa. Cascavel: Unioeste, 2017. v. 1. p. 30-45.

  • SILVA, S. S. S. ; PEREIRA, M. F. R. . Políticas de Formação Continuada de professores na Perspectiva da inclusão na Rede Municipal de Educação de Curitiba: 2006-2015. In: XIV Jornada Histedbr, 2017, Foz do Iguacú. Pedagogia Histórico Crítica, Educação e Revolução: 100 anos de Revolução Russa. Cascavel: Unioeste, 2017. v. 006. p. 713-728.

  • PEREIRA, M. F. R. ; HADDAD, C. R. ; SCHUBERT, S. ; VEIGA, V. . O Colégio Aurora de Caçador/ SC e o Direito de Ensinar. In: XI Colubhe- Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira, 2016, Porto/PT. nvestigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira. Porto/PT: CITCEM- Centro de Investigação Trasdiciplinar. Cultura, Espaço e Mem'ria, 2016. v. 1. p. 1-13.

  • PEREIRA, M. F. R. ; CALISTO, S. F. R. . Elementos Orientadores da Produção do Conhecimento sobre a Formação de Professores das Escolas do Campo. In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, V Jornada de Educação Especial do Campo e XIII Jornada do Histedbr, 2015, São Carlos. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo, V Jornada de Educação Especial do Campo e XIII Jornada do Histedbr. São Carlos: GEPEC, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • HADDAD, C. R. ; SCHUBERT, S. ; JOST, A. ; BRITO, M. F. ; PEREIRA, M. F. R. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2014-2024: DESAFIOS AO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Educere, 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. Curitiba: Champanhat, 2015. v. 1. p. 15981-15992.

  • SILVA, S. S. S. ; PEREIRA, M. F. R. . Percepções de professores sobre Políticas de Formação Inclusiva. In: Eucere, 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. Curitiba: Champanhat, 2015. v. 1. p. 1-16.

  • COSTA FILHO, I. ; PEREIRA, M. F. R. . Políticas de Assistência ao Estudante das Instituições Federais de Ensino Superior em seu Ciclo de Formulação dos Discuros. In: Educere, 2015, Curitiba. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente. Curitiba: Champanhat, 2015. v. 1. p. 1-18.

  • HADDAD, C. R. ; PEREIRA, M. F. R. . Trabalho de pedagogos na rede estadual de ensino do Estado do Paraná: intensificação e estranhamento. In: X Seminário Internacional Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propsotas em disputa. salavador: Biblioteca PPGEduc/UNEB. v. 1. p. 1-16.

  • PEREIRA, M. F. R. . Percursos das Relações Igreja e Estado na Educação Escolar Brasileira:o caso do Grupo Escolar Arcipreste Paiva em Curitibamos/SC no contexto do governo provisório de Getúlio Vargas. In: X Congresso Luso Brasileiro, 2014, Curitiba. Percursos e Desafios na História da Educação Luso- Brasileira. Curitiba: Champagnat, 2014. v. 1. p. 1-13.

  • PEREIRA, M. F. R. ; HADDAD, C. R. . Políticas do Estado do Paraná para Pedagogos: concepções em contextos disputados. In: XII Jornada do Histedbr e X Seminário de Dezembro, 2014, Caxias/ Maranhão. A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Brasileira. Caxias/ Maranhão: Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC/UEMA, 2014. v. 1. p. 1-11.

  • PEREIRA, M. F. R. ; CALISTO, S. F. R. . Políticas Educacionais para as Escolas do Campo no Município de Araucária/PR. In: XII Jornada do Histedbr e XSeminário de Dezembro, 2014, Caxias/ Maranhão. A Crise Estrutural do Capitalismo e seus Impactos na Educação Brasileira. Caxias/ Maranhão: Centro de Estudos Superiores de caxias. CESC/UEMA, 2014. v. 1. p. 1-14.

  • PEREIRA, M. F. R. ; HADDAD, C. R. ; SILVA, D. V. . Formação Continuada de Professores e Sustentabilidade no Contexto do PDE Paraná. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere- 2013; II Seminário internacional de Representações Sociais, Educação - Sirse; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - Siped/ Cátedra Unesco, 2013, Curitiba. Formação Docente e Sustentabilidade: um olhar transdisciplinar. Curitiba: PUC?PR, 2013. v. 1. p. 9943-9957.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando ; BERGAMO, R. B. . Políticas de formação de professores a distância no Brasil e o princípio da autonomia. In: X Congresso Ibero Americano de História a Educação: Formación de ëlites y Educación Superior em Iberoamérica, 2012, Salamanca. Formación de ëlites y Educación Superior em Iberoamérica. Salamanca: Hergar Edciones Antema, 2012. v. 2012. p. 487-496.

  • PEREIRA, M. F. R. . Movimento docente no Brasil: os limites das suas palavras de ordem - cidadania e democracia já. In: Greves e conflitos sociais, 2011, Lisboa. Greves e Conflitos Sociais. Lisboa, 2011. p. 1-16.

  • PEREIRA, M. F. R. . Paradoxo da democracia e cidadania no movimento dos educadores catarinenses sob a perspectiva marxista da luta de classes. In: V EBEM-Marxismo, educação e emancipação humana, 2011, Florianópolis. Marxismo, educação e emancipação humana. Florianóplis: Universiade Federal de Santa Catarina, 2011. p. 1-16.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando . A Conae 2010 e a Formação de Professores a Distância. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2011.

  • LOPES, Luis Fernando ; PEREIRA, M. F. R. . Formação de Professores a Distância: Princípios Orientadores. In: 34a Reunião Nacional da Anped, 2011, Natal/ RN. Educação e Justiça Social, 2011. p. 1-12.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Políticas Públicas de Educação não Formal: a recreação (1889-1961). In: Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. Infância, Juventude e Relações de Género na História da Educação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando ; FARIA, Adriano A. . Expansão da EaD na formação de professores no Brasil e a Agenda pós ? moderna. In: XV Encontro Nacional da Anfope e I Colóquio Luso Brasileiro de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da EducaÇão: análise e avaliação no contexto dos anos 2000, 2010, Cladas Novas. XV Encontro Nacional da Anfope e I Colóquio Luso Brasileiro. Goiania: Anfope, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • LOPES, Luis Fernando ; PEREIRA, M. F. R. ; MUGHOL, Marcio . Formação de Professores e a Crítica da Autonomia em EaD. In: XV Encontro Nacional da Anfope e I Colóquio Luso Brasileiro- Políticas e Pesquisas de Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação: análise e avaliação no contexto dos anos 2000, 2010, Caldas Novas. XV Encontro Nacional da Anfope e I Colóquio Luso Brasileiro. Goiás: Anfope, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. ; FOENALSKI, Rodrigo . Educação a distância com novas Tics. In: Colóquio Afirse, 2010, Lisboa. XVIII Colóqui Afirse. Educação: que cidadânia que deontologia. Lisboa: Afirse, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . O Segundo Ciclo de Estudos do Lazer no Brasil 1968-1979. In: VIII Seminário do Histedbr, 2009, Campinas. História, Educação e Transformações: tendências e perspectivas. Campinas: Unicamp, 2009. v. 1. p. 1-28.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . A Formação e o Trabalho de Professores: Espaco da Luta de Classes. In: 32a. Reunião Anual da ANPED- Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. Rio de Janeiro: Armazém das Letras e Editora Ltda, 2009. p. 01-15.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Inferências para a Independência do Brasil do Caráter Ativo das Reformas Pombalinas de Educação: 1750-1777. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. Educação, Autonomia e Identidade na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1. p. 01-18.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Trabalho e tempo Livre no Contexto do Estágio de Desenvolvimento das Forças Produtivas. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (IV), 2009, São José do Rio Preto. Socialismo e Educação na América Latina. São José do Rio Preto: UNESP, 2009.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Das Arengas ao Verdadeiro Método de Estudar: A política educacional pombalina (1750-1777). In: VIII Seminário do Histedbr-História, Educação, e Transformações: tendências e perspectivas, 2009, Campinas. História, Educação e Transformações: tendências e perspectivas. Campinas: Unicamp, 2009. v. 1. p. 1-23.

  • PEREIRA, M. F. R. . Classes Trabalho e Lazer : Modo de Produção como Eixo. In: Congresso Internacional Karl Marx, 2008, Lisboa. Internacional Karl Marx, 2008.

  • PEREIRA, M. F. R. . Formação de Professores Uma Discussão Necessária.. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2007, Caçador. Educação : Visões Críticas e Perspectivas de mudança.. Concórdia: Biblioteca Universitária, 2007. v. 1. p. 01-14.

  • PEIXOTO, E. M. M. ; LOMBARDI, J. C. ; DE SÁ, K. O. (Kátia Oliver de Sá) ; PEREIRA, M. F. R. . A CATEGORIA MODO DE PRODUÇÃO NA OBRA. In: III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO - EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL, 2007, SALVADOR. MARXISMO : EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. SALVADOR: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2007. v. 1. p. 01-15.

  • PEREIRA, M. F. R. . Abrindo a Caixa Preta da Formação de Professores. In: Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlandia. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU, 2006. v. 1. p. 01-15.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Estado da Arte Sobre Formação de Professores Com Base na Produção Comunicada nos Eventos do Grupo de Pesquisa HISTEDBR. In: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação.. Uberlândia: EDUFU, 2006. v. 1. p. 01-14.

  • PEREIRA, M. F. R. . Dois Sentido para a Educação na Década de 1980 : Democracia e Cidadania/Implicações Históricas. In: HISTEDBR, 2006, Campinas. Navegando na História da Educação Brasileira. Campinas, 2006. v. 1. p. 1-29.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina em dois Tempos: o da Sua Criação na decada de sessenta e Após a Publicação da LDB de 1996.. In: V ANPED SUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2004. Pesquisaem Educação e Compromisso Social. Curitiba: Universitária Champagnat, 2004. v. 1. p. 01-15.

  • PEREIRA, M. F. R. ; FERREIRA, A. C. . AS RECENTES POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO NO QUADRO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E DA CONTRARREVOLUÇÃO. In: I Seminário Nacional EMpesquisa, 2021, Campinas. A Reforma Neoliberal do Ensino Médio: Tempos difíceis para a escola pública. Campinas: Unicamp, 2021. v. 1. p. 66-69.

  • COSTA FILHO, I. ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Desafios à Educação no Instituto Federal do Paraná: Formação Politécnica e a Pedagogia Histórico Crítica. In: VIII EBEM (Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo), 2018, Cascavel. Capitalismo, lutas de classes, educação e revolução: o legado do bicentenário de Karl Marx. Cascavel: Unioeste, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • PEREIRA, M. F. R. ; HADDAD, C. R. . Lutas dos Professores da Rede Estadula de Ensino do Estado do Paraná pela hora Atividade: inferências para uma educação de caráter revolucionário. In: VI Encontro de Educação e Marxismo- Marxismo, Educação e Revolução, 2013, Goiânia. VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo- Marxismo, Educação e Revolução. Goiânia: UFG, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. ; Anita Schlesener . Formação e trabalho de professores: pressupostos, tendências e desafios. In: XVII Colóqio AFIRSE, 2009, Lisboa. A Escola e o mundo do trabalho. Lisboa: Afirse, 2009. v. 1. p. 1-18.

  • HADDAD, C. R. ; PEREIRA, M. F. R. . A pedagogia histórico crítica e a pedagogia histórico cultural: inferências para a formação e trabalho dos professores. In: XI jornada do Histedbr-, 2013, Cacavel. A pedagogia histórico critica, a educação brasileira e os desafios da sua institucionalização. Cascavel: Unioeste, 2013. v. 1. p. 1-14.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Sistema Acafe e o Ensino Superior no Estado de Santa Catarina: Gênese e Fundamentos. In: V Jornada do HISTEDBR -, 2005, Sorocaba. História das Intituições Escolares no Brasil. Campo Grande: UNIDERP, 2005. v. 1. p. 01-15.

  • PEREIRA, M. F. R. ; BARAO, G. O. D. ; LANCILLOTI, S. S. P. ; PEIXOTO, E. M. M. . Marxismo e Pesquisa em Educação. In: I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2005, Bauru. Marxiscimo, Ciência e Educação. Bauru: UNESP, 2005. v. 01. p. 1-14.

  • PEREIRA, M. F. R. . APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO E O TRABALHO PROFESSORES NO BRASIL - NUMA PERSPECTIVA MARXISTA. Revista HISTEDBR On-line , 2011.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Singular e o Universal na Política Educacional. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso) , 2010.

  • SOUZA, L. A. A. ; PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POLÍTICA, POLIVALÊNCIA E POLITECNIA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. ; FERREIRA, A. C. . As recentes políticas para o ensino médio brasileiro no quadro da crise estrutural do capital e da contrarrevolução. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. . O Golpe de Estado de 2016: conjunturas sociais, políticas, jurídicas e o futuro da democracia no Brasil/ Golpe na Formação de Professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Prática profissional: Educação e Trabalho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. F. R. ; SOUZA, L. A. A. . Lutas de Professores Brasileiros em Apoio aos Estudantes do Ensino Médio na Ocupação das Escolas em 2016. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. . Rússia Revoluvcionária: implicações para a educaçãp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Dilemas e Desafios à Formação Inicial e Continuada de Professores no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. F. R. . Produção Histórica da Educação de Crianças Pequenas: desafios atuaisàs práticas das profissionais da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil, Desafiosàs Práticas dos Professores: a questão de sua Identidade (que é produzida historicamente).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Análise da Conjuntura Brasileira na Geopolítica em Curso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Formação e Trabalho de Professores: Desafios e Possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Tecnologias Educacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Natureza do Trabalho Didático e Cultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Universidade no Brasil:difícil realidade, possibilidade virtuosa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Políticas de Educação não Formal: a recreação (1889- 1961). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LOPES, Luis Fernando ; MUGHOL, Marcio ; PEREIRA, M. F. R. . Formação de Professores e a Crítica da Autonomia na EaD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. ; FARIA, Adriano A. ; LOPES, Luis Fernando . Expansão da EaD na Formação de Professores no Brasil e a Agenda Pós-Moderna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. ; LOPES, Luis Fernando ; MUGNOL, Marcio . Crítica da Autonomia em EaD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, M. F. R. ; FRANCO, A. F. ; CALDERON, A. I. . Formação e Trabalho de Professores em Tempos de Hegemonia Neoliberal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, M. F. R. . Semana da Pedagogia - Formação Docente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. F. R. . O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina em dois tempos : o da sua criação na década de sessenta e após a publicação da LDB de 1996. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, M. F. R. . Painel: O Conselho de Educação do Estado de Santa Catarina em dois tempos : o da sua criação na década de sessenta e após a publicação da LDB de 1996. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Para a crítica dos fundamentosda formação de professores no Brasil. Oproblema da prática. Salvador: UFBA, 2021 (Resenha).

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Marxismo: contribuição das mulheres. Salvador: Germinal, 2020 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. . A Minha, a Sua, a Nossa Inclusão: orientando e produzindo saberes.. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PEREIRA, M. F. R. . Violências e Direitos Humanos.. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . O FASCISMO, ONTEM E HOJE: DENÚNCIAS E RESISTÊNCIAS. Salvador: UFBA, 2019 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. . Formação de Surdos: políticas, inclusão e biliguismo. Curitiba, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PEREIRA, M. F. R. . O Tempo Longo e a Obra: exigências da história. Salvador: Germinal, 2017 (Resenha).

  • PEREIRA, M. F. R. . Resenha de MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e Burguesia no Brasil. Origens da autocracia Burguesa. 3ª Ed.- São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.. Campinas: Histedbr on line, 2015 (Resenha).

  • PEREIRA, M. F. R. ; ROSAR, M. F. F. ; SAVIANI, D. ; PEIXOTO, E. M. M. . História da Educação: Instituições, Autores e Teses em Debate. Salvador: UFBA, 2015 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. . Apresentação. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PEREIRA, M. F. R. . Editorial. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PEREIRA, M. F. R. . EMANCIPAÇÃO HUMANA. Salvador/ Bahia: Biblioteca da Universidade Federal da Bahia, 2013 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. . Revolução, luta de classes e educação. Londrina: UEL, 2011 (Editorila).

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Crise e Revolução. Londrina: UEL, 2010 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. ; TAFAREL, C. ; LIRA, C. ; PEIXOTO, E. M. M. ; ORSO, P. . Crise e revolução o movimento dos trabalhadores sem terra. Londrina: UEL, 2010 (Entevista com João Pedro Stédile).

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Imperialsimo, Miséria e Distruição. Londrina: Uel, 2010 (Editorial).

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. ; ESCOBAR, Michel Ortega ; TAFAREL, C. ; JUNIOR, Claudio de Lira Santos . Projeto Histórico Comunista e Educação. Londrina: UEL, 2010 (Entrevista com Luís Carlos de Freitas).

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Modo de produção e a pedagogia histórico-crítica. Londrina: UEL, 2009 (Entrevista com Dermeval Saviani).

  • PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Modo de Produção e Educação. Londrina: UEL, 2009 (Editorial).

  • PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Modo de Produção e a Pedagogia Histórico Crítica. Londrina: UEl, 2009 (Entrevista com Dermeval Saviani).

  • PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Uma Teoria Conjuntural da Revolução. Londrina: UEL, 2009. (Tradução/Artigo).

Outras produções

PEREIRA, M. F. R. ; COSTA FILHO, I. . Organizaçãp do Curso- Estado e Políticas na Obra de Poulantzas. 2021.

PEREIRA, M. F. R. . VII Colóquio Internacional de Educação e II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino - Formação de Professores: desafios contemporâneos,. 2021.

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SOUZA, M. A. ; FONTANA, M. I. ; SCORTEGAGNA, P. A. ; OLIVEIRA, R. C. S. . Docentes Idosas do Campo. 2020.

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; COSTA NETO, P. L. ; BARUSSO. A. C. G. ; MASSI, G. A. A. ; UCHOA, F. . Envelhecimento: Linguagens, Educação e Saude. 2019.

PEREIRA, M. F. R. . Formação de professores com uso das tecnologias no ensino presencial e a distancia, visando a inclusão social.. 2009.

PEREIRA, M. F. R. ; MASSON, G. . A ANFOPE: FUNDAÇÃO E PRINCÍPIOS PARA A DEFESA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. ; ROSAR, M. F. F. ; ORSO, P. ; PINHEIRO, M. ; MORSCHBACHER, M. ; COGGIOLA, O. . Conjuntura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; ANDRADE, M. T. R. . POSIÇÕES DO ANDES PARA O TRABALHO DE PROFESSORES BRASILEIROS (1996- 2020).. 2022. (Relatório de pesquisa).

MASSI, G. ; GUARINELLO, A. C. ; PEREIRA, M. F. R. ; UCHOA, F. R. . Velhices. Educação, Comunicação,Saúde e Sociedade. 2021. (Coletânea).

PEREIRA, M. F. R. . Formação e Prática de Professores para uma Educação Emancipada. 2020. (Live).

SOUZA, M. A. ; PEREIRA, M. F. R. ; FONTANA, M. I. ; SCORTEGAGNA, P. A. ; OLIVEIRA, R. C. S. . DOCENTES IDOSAS/OS DO CAMPO: TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESCOLA PÚBLICA. 2020. (video).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2019. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. . Edital Coopbrass n,5/219 Processo 8887 369155/2019-00. 2019. (PARECERISTA AD HOC).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2018. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Educação, Democracia e Justiça Social. 2018. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Revista Histedbr -on line. 2018. (PARECERISTA AD HOC).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Rervista Germinal. Marxismo e Educação em Debate. 2018. (PARECERISTA AD HOC).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; BARAO, G. O. D. . Revista Germinal/N.10/ N..2. 2018. (Organização de n. de Revista).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS E COMPROMISSO COM A CLASSE TRABALHADORA. 2018. (Organização de n. de Revista).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES ; SLONGO, I. I. P. ; ANDREIS, A. M. . Educação, Democracia e Justiça Social. 2018. (Coordenação do Eixo Formação de Professores Na Reunião da Anped Sul).

PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES . Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. 2018. (Parecerista ad hoc).

PEREIRA, M. F. R. . Políticas do Estado do Paraná para Pedagogos e seus Impactos no Trabalho Escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. F. R. . Contribuições ao III Fórum das Licenciaturas do IFPR: Desafios a partir de Pressupostos para uma Educação Emancipadora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. F. R. . O Estado Moderno: contribuições do marxismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. F. R. ; HADDAD, C. R. ; FERRARI, B. B. S. . Relatório do Projeto de Pesquisa intitulado Políticas de Formação Continuada de Professores: Observando o PDE/ Paraná. 2016. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, M. F. R. ; ROSAR, M. F. F. ; SAVIANI, D. ; PEIXOTO, E. M. M. . Germinal. Marxismo e Educação em Debate. 2015. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. . Anped/sul. 2014. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. . Lutas pela Terra no Brasil: implicações para a educação escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, M. F. R. . Didática do Ensino Superior. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. F. R. . v. 5, n. 1 (2013) da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2013. (Editoração/Outra).

PEREIRA, M. F. R. . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2013. (Organização de n. de Revista).

PEREIRA, M. F. R. . Revista Histedbr on line. 2013. (PARECERISTA AD HOC).

PEREIRA, M. F. R. . XI Jornada Histedbr. 2013. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2013. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. . Princípios Orientadores das Políticas de Formação e do Trabalho de Professores no Brasil. 2012. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, M. F. R. . Curso de Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino (Escolas Ténicas). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. ; LOPES, Luis Fernando ; Camargos, F. P. de . PRINCÍPIOS ORIENTADORES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DO TRABALHO DE PROFESSORES NO BRASIL. 2011. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, M. F. R. . N. 13 de Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. 2011. (Organização de n. de Revista).

PEREIRA, M. F. R. . Curso de Metodologia do Ensino de História. 2010. .

PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2010. (Editoração/Periódico).

PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Boletim Germinal. 2010. (Editoração/Periódico).

PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2010. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. . Revista HISTEDBR on-line. 2010. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. . VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul. 2010. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. . Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2010. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Germinal: Marxismo e Educação em Debate. 2009. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Boletim Germinal. 2009. (Editoração/Periódico).

PEIXOTO, E. M. M. ; PEREIRA, M. F. R. . Boletim Germinal. 2009. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. . EDUCAR EM REVISTA. 2009. (PARECERISTA AD HOC).

PEREIRA, M. F. R. . VIII Seminário do HISTEDBR. 2009. (Parecerista ad hoc).

PEREIRA, M. F. R. . Editora Argos. 2009. (Parecerista ad Hoc).

PEREIRA, M. F. R. . Um novo olhar para pesquisa em História e Geografia. 2008. .

PEREIRA, M. F. R. . As Reformas Educacionais no Periodo Pombalino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, M. F. R. . PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TRABALHO INSTITUCIONAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, M. F. R. . Fundamentos e Metodologias do Ensino da História. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, M. F. R. . História da Educação Brasileira do Período Pombalino. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video aula sobre a História da Educação do Período Pombalino).

PEREIRA, M. F. R. ; PEIXOTO, E. M. M. . Boletim Germinal. 2008. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. . VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL-ANPED SUL. 2008. (PARECERES AD HOC DA ANÁLISE DE TRABALHOS E PÔSTERES).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Revista Virtual Constestado e Educação N14. 2006. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Revista Virtual Constestado e Educação N15. 2006. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Revista Virtual Constestado e Educação N13. 2005. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Revista Virtual Contestado e Educação N7. 2004. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Revista Virtual Constestado e Educação N8 a N10. 2004. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Beatriz Coscodai . Revista Virtual Contestado e Educação N4. 2003. (Editoração/Periódico).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff ; Guerino Bebber . Entrevista com o Professor Doutor Lauro Junkes. 2006 (Entrevista).

PEREIRA, M. F. R. ; Sandino Hoff . Entrevista com a Professora Edite Salete Ventz, Diretora de Ensino da 14. Gerência de Educação e Inovação de Santa Catarina.. 2004 (Entrevista).

PEREIRA, M. F. R. . Semana Acadêmica de História: Propostas Curriculares e Ensino de história. 2001 (Mesa Redonda) .

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Pós- LDB/96: Intensificação e flexibilização, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como tema as posições do Andes/ Sindicato Nacional de Docentes das Instituições de Ensino Superior, para o trabalho de professores da Educação Superior Brasileira formuladas para o período compreendido entre o ano da promulgação da LDB, Lei 9394/96 e 2022. É consenso que nestes últimos anos o trabalho de professores foi profundamente alterado, de um lado porque sofreu impactos das políticas neoliberais que demandaram e demandam aumento de produtividade, do outro em razão dos avanços da ideologia da profissionalização. ?Essa ideologia, que transforma a política educacional em política de adaptação ao mercado de trabalho, é um dois principais caminhos para a perda de autonomia da escola e da universidade? (LAVAL, 2019. p. 87). Ainda, pelas cobrança de um trabalho dito ?inovador? para um capitalismo ?flexível?, a presença da EaD, do trabalho remoto. Neste contexto os professores tem sido desqualificados em seus afazeres, na produção das suas pesquisas, na ciência que elaboram. Não é de hoje que o trabalho de professores na Educação Superior é visado. Efetivamente, se percorremos a história da educação brasileira vamos encontrar em várias conjunturas históricas, cobranças ao trabalho dos professores que se prendem com as finalidades da Educação Superior. A visão que nos assiste é de que o trabalho dos professores está ligado às finalidades da Educação Superior e por extensão a toda a educação do país. Destacamos aqui as teses da Campanha em Defesa da Educação Pública- Florestan Fernandes, já na década de 1960, no contexto da tramitação e votação do projeto da LDB/61. Este fenômeno do trabalho de professores encontra seus maiores desafios quando o situamos na conjuntura educacional pós LDB/96 que estabeleceu, em seu capítulo V importantes finalidades à Educação Superior. Sua problematização é assim formulada: as finalidades apontadas pela LDB/96, para a Educação Superior exigem garantia do valor e condições do trabalho dos professores e de suas produções, ora isto choca-se com as demandas neoliberais de produtividade, a ideologia da profissionalização, adaptabilidade, particulares e inconstantes exigências da produção flexível e do mercado fetichizado. Face a estas contradições e embates quais tem sido as posições do Andes/Sindicato Nacional para o trabalho dos professores? Para tanto estabelecemos o seguinte o objetivo geral: explicitar as posições do Andes para o trabalho dos professores face às contradições entre o exarado na LDB e as demandas do mercado. Já os objetivos específicos são: apresentar o Andes/ Sindicato Nacional: sua origem e suas propostas para o trabalho de professores no cenário da Educação Superior brasileira; explicitar as teses, lutas e manifestos do Andes para o trabalho dos professores; desvelar aproximações do Andes para o trabalho dos professores com as demandas do mercado; apontar as propostas, pautas e lutas do Andes para o trabalho dos professores; divulgar os resultados da pesquisa. Do ponto de vista teórico a pesquisa orienta-se pelo método da economia política e os procedimentos são os da pesquisa documental e de entrevistas. O cronograma está previsto para o períoco compreendido entre o segundo semestre de 2020 e o segundo semestre de 2022. Almeja-se trazer ao debate as posições do Andes/ Sindicato Nacional para o trabalho dos professores da Educação Superior. Palavras - chave: Posição do Andes/ Sindicato Nacional; Trabalho; Professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador / Marli Turetti Rabelo Andrade - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2018 - 2020

    IMPACTOS NA FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFESSORES QUE APOIARAM O MOVIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS NO PARANÁ, EM 2016. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA, Descrição: Este projeto de pesquisa investiga os impactos na formação e trabalho de professores advindos dos processos de apoio ao movimento de estudantes do Ensino Médio na ocupação das escolas no Paraná, em 2016. Parte-se da constatação empírica que a participação dos professores nesse movimento implicou na sua formação e trabalho, inscreve-se em uma tendência histórica de mobilização dos professores brasileiros na defesa da escola pública e com implicações no trabalho educativo. Ao longo de todo o século passado os professores se manifestaram; podemos ver isso na década de 1920 e 1930 quando no seio do movimento da escola nova foi produzido o Manifesto dos Pioneiros (em 1932), que se constituiu uma Carta de Princípios em defesa da escola pública, laica e gratuita- um Plano para a toda a educação escolar em seus níveis e modalidades. Ainda, podemos ver os professores em luta ao tempo da Constituinte na defesa da Educação como direito e desde então organizados nas suas entidades como Anped, Cedes, Anpae, Anfope, entre outras. O tema objeto desta pesquisa situa-se em um contexto de grandes tensões sociais, dois meses após o impeachment da presidenta da República- Dilma Roussef- ocorrido em agosto de 2016. Efetivamente, o projeto que ora se propõe situa-se de outubro de 2016 até 2018. O início é outubro de 2016, quando estudantes do Ensino Médio do Paraná ocuparam suas escolas em protesto contra a Medida Provisória n. 746 de setembro de 2016, que institui mudanças no nível Médio de Ensino da Educação Básica, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e a Lei n 11.494 de 20 de junho 2007, a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb. Seus protestos, foram, também, contra a Proposta de Emenda Constitucional n. 55 de 2016, ou PEC dos Gastos que fixou um teto das despesas primárias da União pelo período de 20 anos. No Paraná foram envolvidas cerca de 300 escolas, 300 mil alunos de um total de 345.000. Orientados pelo princípio da participação como necessário à cidadania, os estudantes reivindicaram ser ouvidos por parte do MEC e governo estadual, ocuparam suas escolas, fizeram a gestão do movimento e ganharam apoio de professores não somente do Ensino Médio mas também do Superior. O apoio dos professores realizou-se com o fornecimento de alimentos, permanência junto aos estudantes para que se sentissem protegidos, palestras e falas sobre o que estava acontecendo e mesmo de conteúdos programáticos das várias disciplinas, passeatas na cidade com cartazes e palavras de ordem. Ora, os professores depois disto não foram mais os mesmos, seus vínculos com os estudantes se fortaleceram, sua formação ganhou outras dimensões e seu trabalho nas disciplinas e na gestão das escolas se tornou mais intenso e compromissado. Por outro lado, os professores sofreram processos administrativos e judiciais, alguns foram destituídos de seus cargos e até desonerados. Este projeto interroga: quais os impactos na formação e trabalho dos professores que apoiaram os estudantes do Ensino Médio nas suas lutas cidadãs? O que revisaram em sua formação e trabalho? Este projeto de pesquisa que busca explicitar os impactos na formação e trabalho dos professores que apoiaram aos estudantes do Ensino Médio na ocupação de suas escolas, no Estado do Paraná, em 2016, encontra suas razões na conjuntura histórica desde 2016 até 2018. A Medida Provisória do Ensino Médio e a PEC dos gastos foram iniciativas do Governo Temer, a primeira apresentada nem apenas a um mês (23/9/2016) após o impeachment da presidenta da República Dilma Roussef, eleita em segundo mandato em 2014 e destituída em 31/8/2016, já a segunda foi de dezembro de 2016, um cenário de grandes tensões e lutas sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador / PATRICIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA - Integrante / Silvana Schubert - Integrante / Luiz Aparecido Alves de Souza - Integrante.

  • 2017 - 2019

    BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM BASE NAS COMUNICAÇÕES E TRABALHOS ENCOMENDADOS DO GT 8- FORMAÇÃO DE PROFESSORES- DA ANPED, Descrição: Este projeto tem como objeto a Produção do Conhecimento sobre a Formação de Professores tendo como fontes os trabalhos apresentados no GT 8 da Anped. Trata se de uma pesquisa tipo balanço do conhecimento cujo objetivo geral é conhecer o estado em que se encontra a produção acadêmica sobre a formação de professores. Parte-se, portanto do ?entendimento do conceito de balanço como uma radiografia, isto é uma descrição razoavelmente detalhada do estado em que se encontra uma área de conhecimento, num momento determinado? (SAVIANI, 2015, p. 80). Pode se considerar, também, o que é recomendado para os estudos tipo estado da arte, realizados ?Sempre que se está perante a ampliação da produção? (SALVADOR, PEREIRA, 2013, p. 296). A produção sobre a Formação de Professores de maneira associada a outros temas educacionais ou não, é considerável. Em mapeamento realizado (PEREIRA, 2010) constatou-se que atingia 12% das pesquisas em educação. A pesquisa que se propõe possibilita avançar no conhecimento sobre esse importante campo que é a formação de professores, saber suas abordagens metodológicas, as categorias com as quais os pesquisadores trabalham, quais as fontes, apontar os sentidos dessa produção realizar-lhe a crítica, sugerir novos temas. As pesquisas tipo estado da arte podem ser ?Definidas como de caráter bibliográfico, elas [as pesquisas tipo estado da arte] parecem trazer em comum o desafio [...] (de) responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares,? (FERREIRA, 2002, p. 1).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO COMUNICADO NAS JORNADAS E SEMINÁRIOS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL ( HISTEDBR): TEMAS E PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS., Descrição: O presente projeto de pesquisa constitui-se em sub projeto de um maior que se propõe investigar a produção comunicada e debatida nas 13 Jornadas e nos 8 Seminários do Grupo de Estudos e Pesquisas Histedbr, realizados desde 1991 a 2015. O Grupo de Estudos e Pesquisas Histedbr ?é um coletivo nacional de pesquisa que tem articulado a participação de Grupos de Trabalho da área de História da Educação em vários estados brasileiros? (http://www.histedbr.fe.unicamp.br/sobre-nos.html). Fundado em 1986 fará 30 anos em 2016. Desde a sua fundação realiza Jornadas e Seminários onde pesquisadores debatem suas pesquisas sobre diversos temas importantes para a Educação Brasileira. Em 2014, o Histedbr colocou-se como tarefa, durante o planejamento dos trabalhos na XI Jornada, ocorrida em Caxias, Maranhão, de 2 a 4 de Dezembro de 2014, um balanço da sua produção e de sua inserção na pesquisa educacional brasileira, nomeadamente no campo dos estudos da História da Educação. Este projeto que ora se apresenta faz parte desse esforço do coletivo Histedbr de mapear a sua produção e assim definir rumos para o futuro. Ou seja: trata-se de uma pesquisa que faz um balanço da produção do Histedbr. Neste sub projeto investigam-se as comunicações dos eixos - Formação de Professores e Políticas Educacionais das seguintes Jornadas: II Jornada, realizada em Ponta Grossa nos dias 8 a 11 de 2202, sob a o tema: A Produção em História da Educação na Região Sul do Brasil; III Jornada, realizada de 22 a 25 de abril de 2003, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL, em Americana, sob o tema: O Público e o Privado na História da Educação Brasileira: concepções e práticas educativas; IV Jornada entre 5 e 7 d julho de 2004, na UEM, Maringá, sob o tema geral: História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas; V Jornada, realizada em Universidade de Sorocaba ? UNISO/ Sorocaba, em 2005, de 9 a 12 de maio, sob o tema geral: Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas. VI Jornada, ocorrida de 7 a 9 de Novembro de 2005, na UEPG, Ponta Grossa, sob o tema: Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil. Ainda da XI Jornada, realizada na Unioeste/Cascavel, sob o tema geral: A Pedagogia Histórico Crítica, A Educação Brasileira e os Desafios de sua Institucionalização; XII Jornada, realizada de 2 a 4 de dezembro de 2014 no centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) e na Universidade Federal do Maranhão, sob o tema geral: A crise do Capitalismo e seus Impactos na Educação Pública Brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador / Daniele Santana Borges - Integrante.

  • 2013 - 2018

    Projeto OBEDUC - EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DIAGNÓSTICO, DIRETRIZES, Descrição: O objetivo deste projeto é realizar um diagnóstico da educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), composta por 26 municípios, sendo 24 deles marcados por ruralidades. O diagnóstico será baseado nos dados do INEP (SAEB, Censo Escolar e Prova Brasil), e num levantamento a ser feito nas 252 escolas localizadas nos 24 municípios da RMC, sobre oferta, matrícula, aprovação, reprovação e IDEB. A análise das diretrizes curriculares municipais e dos Planos Municipais de educação auxiliarão na identificação do lugar ocupado pelas instituições escolares do campo na política educacional local. A Educação Básica - Infantil e Fundamental - será o foco da pesquisa. A intenção é desenvolver a problematização dos projetos político-pedagógicos (PPPs) com vistas à valorização das relações de trabalho na terra, cultura e identidade sociocultural. Temos produções que demonstram que no estado do Paraná a ideologia da educação rural está bastante presente nas instituições escolares e que há necessidade de avançar as experiências e políticasda concepção de educação do campo, como cunhada pelos movimentos sociais, incluindo os debates da educação indígena e quilombola. Os 24 municípios presentes neste projeto possuem escolas em assentamentos, em áreas de comunidades quilombolas e indígenas. A pesquisa permitirá sistematizar informações sobre a realidade escolar dos municípios da RMC, para encaminhar um trabalho do tipo investigação-ação, construída com os professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola, visando a problematização e reestruturação dos projetos político-pedagógicos. Em síntese, a questão central da pesquisa é: Quais relações podem existir entre o PPP e o contexto cultural, econômico, político e social dos povos do campo da RMC? Parte-se do pressuposto que a realidade escolar pode ser modificada a partir do trabalho coletivo, envolvendo comunidade e profissionais da educação, tendo o PPP como fortalecedor da identidade da escola do cam. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador / Anita Helena Schlesener - Integrante / MARIA ARLETE ROSA - Integrante / DONIZETE APARECIDO FERNANDES - Integrante / PATRICIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA - Integrante / SANDRA APARECIDA MACHADO POLON - Integrante / MARIA CRISTINA BORGES DA SILVA - Integrante / RITA DAS DORES MACHADO - Integrante / MARIA IOLANDA FONTANA - Integrante / KATIA APARECIDA SEGANFREDO CERICATO - Integrante / REGINA BONAT PIANOVSKI - Integrante / GEYSO DONGLEY GERMINARI - Integrante / EDINEIA PIETROSKI - Integrante / MARIA ANTONIA DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    Políticas de Formação Continuada de Professores: Observando o PDE/ Paraná, Descrição: Com este projeto, propõe-se investigar o Plano de Desenvolvimento Educacional: formação continuada em rede do Estado do Paraná - PDE/ Paraná. Este Plano configura-se como uma política de formação continuada de professores, promovida pela SEED e está em andamento na rede estadual de ensino desde o ano de 2006. O PDE/PR foi objeto da Lei Complementar 103/2004 a qual criou o Plano de Carreira dos Professores, prevendo o avanço funcional desses profissionais da educação através da passagem do nível II ao nível III, imbricando o Plano de Carreira com a formação continuada. Através da Lei Complementar 130 de 14 de julho de 2010, o PDE/PR constituiu-se em política de Estado. A execução desta política tem como centralidade o diálogo entre os professores do ensino superior e os professores da educação básica. Tal articulação, segundo esta proposta, se efetiva na medida em que o projeto de intervenção pedagógica é elaborado pelos professores PDE, sob orientação de professores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná (IES), a partir de suas preocupações e indagações sobre os problemas enfrentados no cotidiano escolar. Esta política representa um avanço em termos de formação continuada e valorização do magistério público, pois, possibilita aos professores o afastamento remunerado de suas atividades profissionais para a realização de estudos através do retorno do professor da educação básica à universidade, dentro de sua área de formação inicial. Tal política prevê ainda a formação dos GTRs, Grupos de Trabalho em Rede, pela utilização da tecnologia educacional - ambiente moodle. Através desta ferramenta o professor PDE disponibiliza aos demais professores da rede, textos para a realização de leituras e submete a sua produção didático?pedagógica (caderno pedagógico) para apreciação dos professores participantes de seu GTR. O objetivo deste processo formativo é possibilitar que a prática pedagógica seja repensada à luz da teoria e da discussão coletiva, de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador / SILVA, Daniel Vieira da - Integrante / Angela Maria Salvador - Integrante / Cristhyane Ramos Haddad - Integrante / Danielly Berneck Côas - Integrante / José Carlos Walker - Integrante / Cláudia Bianchi - Integrante., Financiador(es): Universidade Tuiuti do Paraná - Remuneração., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2011

    PRINCÍPIOS ORIENTADORES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E DO TRABALHO DE PROFESSORES NO BRASIL, Descrição: Assistimos, nestas últimas três décadas, a um crescente interesse, expresso nos debates e nas pesquisas, sobre o tema formação de professores e trabalho docente. De forma independente ou associada a outros temas, a formação de professores e o trabalho docente têm merecido o foco de governantes, formuladores de políticas educacionais, pesquisadores, profissionais da imprensa e do público em geral. De forma independente a formação de professores e o trabalho docente vêm recorrentemente sendo abordados em estudos sobre o locus da formação, a relação teoria-prática, a questão da identidade do professor, da natureza do trabalho do professor, da proletarização do professor, da certificação, certificação por desempenho e competência (perspectiva da flexibilização), profissionalização, desprofissionalização, trabalho voluntário, o nível, o grau e a modalidade na qual se dá a formação do professor, formação a distância, formação em serviço, estágios e cargas horárias das disciplinas dos cursos de formação, qualificação profissional/competências comportamentais, diversificação das instituições formativas, o professor reflexivo, pesquisador, de competências e habilidades, a formação a partir da prática docente, cartografias e vidas de professores. De forma associada, a formação de professores aparece-nos colada, entre outros, aos estudos referentes a Diretrizes Curriculares, Diretrizes Curriculares Mínimas, Base Comum Nacional, Programa de Desenvolvimento da Educação, Universidade, ensino e aprendizagem, instituições escolares, sistemas de avaliação, modelos de avaliação, gestão da educação. Essa insistência no tema sobre formação e trabalho de professores que, historicamente, vem de longe sem ser superado justifica a realização de novos estudos, de novos projetos de pesquisas que se debrucem sobre o tema, o elucidem de maneira a superamos impasses e dilemas que cercam a formação e o trabalho de professores. Este projeto de pesquisa propõe-se fazer contribuições a esse desider. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Trabalho de Professores e Índices de Desenvolvimento da Educação no Contexto Sócio Espacial da 10. Secretária do estado de Desenvolvimento Regional.(em aprovação), Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto precípuo o estudo aprofundado das relações entre a titulação / trabalho dos professores e os índices de desenvolvimento da educação para o ensino fundamental da Rede Estadual de Educação, e das Redes Municipais de Educação no contexto sócio-espacial da 10ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, nos últimos cinco anos, portanto entre: dois mil e um e dois mil e seis ( 2001- 2006). Procura o desvelamento do imbricamento entre, por um lado os níveis de titulação dos professores e a organização do seu trabalho de ensinagem e, por outro, os níveis de desenvolvimento da educação numa perspectiva da pertença dessa relação à singularidade sócio-econômica que expressa a totalidade da formação social brasileira, em tempos atuais, fortemente marcada pelo capital monopolizado e ideologias que lhe são favoráveis e que se expressam frequentemente pela cultura de massas. Portanto, o estudo que se almeja com este projeto de pesquisa é o das relações acima apontadas mas vistas de maneira vinculada com a produção do modo de existência caracterizado pelas contradições inerentes à produção global e à divisão social do trabalho. Este projeto decorre da necessidade da existência de um diagnóstico elaborado em bases cientïficas que possiblite conhecer a realidade, que problematize e analise as variáveis das relações que aqui são objeto do estudo. Encontra socialmente sua razão de ser, porque brota de necessidade de conhecer a realidade para se voltar a ela e lhe ilucidar caminhos de aperfeiçoamento e ou de superação. Propõe-se aqui, por em marcha uma série de coleta e análise de dados como informações de caráter qualitativo que nos possibilitem ver as correlações entre varáveis indicativas da relações em pauta e num universo composto por cêrca de 30.0000 estudantes, suas famílias e 1.800 professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 51

  • 2003 - 2003

    História, Educação e Trabalho, Descrição: O presente relatório apresenta os resultados finais obtidos com o desenvolvimento do projeto de pesquisa que teve por título: ?Educação, formação profissional e empregabilidade em CAÇADOR ? SC?. A pesquisa foi desenvolvida desde março de 2002 a agosto de 2003, junto a UnC - Universidade do Contestado, Campus de Caçador, como atividade do Programa de Mestrado em Educação, em convênio interinstitucional com a Faculdade de Educação da UNICAMP. A pesquisa contou com o apoio financeiro da FUNCITEC ? Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina. O financiamento da FUNCITEC foi fundamental para a realização da pesquisa, pois alavancou, juntamente com a contra-partida da UnC - Campus Caçador, a montagem da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento do trabalho da equipe. Também foi fundamental para suporte das atividades de pesquisa, inclusive para o envolvimento de duas bolsistas que, com o projeto, puderam iniciar-se nos trabalhos básicos de uma pesquisa acadêmica. A pesquisa teve por objetivo geral: investigar e analisar as articulações presentes entre educação, formação profissional e emprego no município de Caçador ? SC. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e analisar as políticas de formação dos trabalhadores em Caçador; b) identificar as tendências curriculares nos cursos de formação profissional; c) identificar e analisar os índices de desemprego e as relações existentes entre qualificação e a empregabilidade em Caçador. Quando da elaboração do projeto, a equipe tinha poucas informações sobre o tema objeto de investigação no Município e que constaram da ?justificativa? do projeto então 5 encaminhado. Os dados do IBGE possibilitaram dimensionar que se tratava de um município com um índice de desenvolvimento social médio, habitado por 63.113 habitantes (Censo de 2000), 87,8 % dos quais residindo na zona urbana (eram 55.328 habitantes na zona urbana e 7.785 na zona rural). Chamava a atenção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria de Fátima Rodrigues Pereira - Integrante / José Claudinei Lombardi - Coordenador / Prof. Dr. Carlos Alberto Lucena - Integrante / Profa. Dra Cássia Ferri - Integrante / Prof. Leonir Lorenzetti - Integrante / Prof. Ms Nilson Thomé - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Cooperação.

Prêmios

2007

MENÇÃO HONROSA, SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CAÇADOR E GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tuiuti do Paraná. , Rua Sydinei Antonio Rangel Santos, 238, Santo Inácio, 82010330 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33317654, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Tuiuti do Paraná

Vínculo: Clt, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Educação

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas em Educação, Pollíticas Públicas Educionais

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Distúrbios da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Brasileira: Aprofunadamentos Teórico Metodológicos

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da Educação

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Formação de Professores no Brasil

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Filosóficos da Educação

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos da Educação Geral

1985 - 2009

Rede Pública de Ensino

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/1991 - 12/1995

    Direção e administração, Escola Básica Paulo Shieefler.,Cargo ou função, DIRETORA DA ESCOLA.

1981 - 1982

Escola Básica Irmão Léo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

  • 07/1982 - 10/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

  • 03/1981 - 12/1981

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

1980 - 1981

Colégio Aurora - Caçador SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 05/1980 - 12/1981

    Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA

1975 - 1977

Universidade de Coimbra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Função de Professora Assistente da Universidade de Coimbra

Atividades

  • 02/1975 - 12/1976

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica e Social III, Demografia Histórica

1994 - 2009

Universidade do Contestado, UnC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Nível 3, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Acadêmico da UNC-Caçador.,Cargo ou função, Representante do Corpo Docente.

  • 01/2007 - 07/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO DE PESQUISA HISTÓRICA VII, HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I

  • 01/2007 - 07/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • 06/2001 - 03/2007

    Direção e administração, MESTRADO EM EDUCAÇÃO.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 07/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II, HISTÓRIA MODERNA II, SEMINÁRIO DE PESQUISA HISTÓRICO - TCC

  • 10/2006 - 10/2006

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de História

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA

  • 01/2006 - 07/2006

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA

  • 03/2006 - 04/2006

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de História

  • 03/2006 - 03/2006

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de História

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

  • 01/1999 - 12/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS II, FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS I

  • 01/2002 - 07/2005

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA

  • 01/2001 - 07/2004

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICO DO BRASIL

  • 01/1998 - 12/2003

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FORMAÇÀO SOCIAL, ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL

  • 07/2001 - 12/2002

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA POLITICA E ESTADO

  • 06/2002 - 07/2002

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia dos Estudos Sociais

  • 01/2002 - 07/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIOGRAFIA II

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIOGRAFIA I, HISTÓRIA ANTIGA II

  • 01/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA ANTIGA I

  • 09/2000 - 09/2000

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de Estudos Sociais

  • 11/1999 - 12/1999

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia dos Estudos Sociais

  • 11/1999 - 11/1999

    Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia de Estudos Sociais

  • 02/1993 - 12/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil, Metodologia dos Estudos Sociais, História Moderna I e II, Filosofia da História

  • 02/1989 - 12/1992

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, História do Brasil, Metodologia dos Estudos Sociais

  • 02/1983 - 12/1988

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil, Metodolgia dos Estudos Sociais, Filosofia da História

  • 02/1982 - 12/1982

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, História do Brasil, Metodologia dos Estudos Sociais

  • 02/1981 - 12/1981

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da história, História do Brasil, Metodologia dos Estudos Sociais

1999 - 2009

Universidade do Contestado Campus Curitibanos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior

Atividades

  • 01/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História dos Movimentos Sociais da América Latina

  • 07/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 01/2003 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Histórica VI, Seminário de Pesquisa Histórica

  • 01/2006 - 01/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Cultura Brasileira

  • 01/2001 - 01/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da Pesquisa, Teoria e Metodologia da Pesquisa Histórica II, Teoria e Metodologia da Pesquisa Histórica I

  • 07/2000 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval II, História Medieval I, História Medieval

  • 01/2000 - 07/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga II

  • 07/1999 - 07/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga I

  • 01/2002 - 01/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História