Sheila Mendes de Souza
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Pós-Graduação, nível Especialização, em Gênero e Diversidade na Escola pela plataforma EAD - UFMG (2016). Atualmente é professora das redes municipais de Betim (MG) e de Belo Horizonte (MG). Especial interesse por estudos que envolvem a educação, a análise do meio urbano e habitação. Trabalhou como bolsista de geografia no Centro de Convergência de Novas Mídias, na rede de ensino Chromos, no CAOT's - Centro de Apoio ao Terceiro Setor, ligado ao Ministério Público e no Laboratório de Geografia Urbana do Instituto de Geociências - UFMG. Trabalhou na produção de questões para o Instituto Avaliar.
Informações coletadas do Lattes em 17/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
2014 - 2016
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Diálogos com o livro Jornadas.Geo7: abordagem da população negra nos livros didáticos e propostas de atividades que valorizem o negro
Orientador: Luiz Carlos Villalta
Graduação em Geografia Licenciatura
2003 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Práticas sócio-espaciais das ONGS: estudo de caso da ONG MUDANÇA JÁ
Orientador: Ana Maria Simões Coelho
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Organização de eventos
PEREIRA ; RODRIGUES ; SOUZA, Sheila Mendes. ; CAMPOS, L. A. ; OLIVEIRA, Marina Penido . I Mostra Agrocombustíveis e intervenções na construção de espaços/territórios. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
XV Encontro Nacional de Geógrafos.Práticas sócio-espaciais das ONGs: estudo de caso da ONG MUDANÇA JÁ. 2008. (Encontro).
CULTURA E PENSAMENTO EM TEMPOS DE INCERTEZA - MUTAÇÕES. 2007. (Congresso).
VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor.Reflexões sobre a elaboração de uma nova proposta pedagógica para o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos.. 2007. (Encontro).
Desenvolver sem destruir? - Palestra da Dra. Bertha Becker sobre Amazônia. 2006. (Seminário).
III Seminário Internacional IDHS: Desenvolvimento Humano Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 2006. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
REIS, Diogo. A. F.; NICÁCIO, Luiz. EDUCAÇÃO 3.0: a apropriação das novas tecnologias no ensino de Geografia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VILLALTA, L. C.;ALMEIDA, Raphael R.; RODRIGUES, T.. Diálogos com o livro didático "Jornadas.Geo": análise de abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Minas Gerais.
(VILLALTA, L.C.);RODRIGUES, T.; (ALMEIDA, R.R.). DIÁLOGOS COM O LIVRO DIDÁTICO "JORNADAS.GEO":análise da abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Minas Gerais.
NICÁCIO, L. G.; REIS, D. A. F.. EDUCAÇÃO 3.0: a apropriação das novas tecnologias no ensino de Geografia. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VILLALTA, L. C.; ALMEIDA, Raphael Rocha de; Rodrigues, Thalita. Diálogos com o livro didático Jornadas.geo: análise da abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Minas Gerais.
COELHO, Ana Maria S.; COSTA, Geraldo Magela;PEREIRA, D. B.. A territorialidade da Ong Mudança Já: para além das boas intenções, as práticas não reveladas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Foi orientado por
EDUCAÇÃO 3; 0: a apropriação das novas tecnologias no ensino de Geografia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Diogo Alves de Faria Reis;
Diálogos com o livro didático "Jornadas; GEO: análise da abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Thalita Rodrigues;
Diálogos com o livro didático Jornadas; geo: análise da abordagem da população negra no livro e propostas de atividades que valorizem o negro; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Carlos Villalta;
Monitoria em Geografia; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Doralice Barros Pereira;
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Municipal Margarida Soares Guimaraes. , Rua Tocantins 355, Brasileia, 32560410 - Betim, MG - Brasil, Telefone: (31) 35323049, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2013
Instituto AvaliarVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: PRODUTORA DE QUESTÕES PARA O BANCO DE ITENS, Carga horária: 20
2011 - Atual
Prefeitura Municipal de Belo HorizonteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE GEOGRAFIA, Carga horária: 22
2008 - Atual
Prefeitura Municipal de BetimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE GEOGRAFIA, Carga horária: 24
2007 - 2008
Centro de Convergência de Novas MídiasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Geografia, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2007
Extensão universitária , Cartografias de Sentidos, .,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento e aplicação de instrumentos metodológicos.
Você é Sheila Mendes de Souza?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sheila Mendes de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?