Samantha Sales Dias

Doutoranda bolsista CNPq em sociologia do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em sociologia (com ênfase em antropologia) pelo PPGSA/UFRJ e graduada em ciências sociais pela mesma universidade. Membro do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alexandre Vieira Werneck. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Empreendimentos exemplares: Um estudo sobre a gestão moral dos negócios de impacto,Ano de Obtenção: 2018
Alexandre Vieira Werneck.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sociologia da moral; valoração; pragmatismo; negócios de impacto; finanças sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da moral.

Graduação em Ciências Sociais

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Open Journal System (OJS)/ Sistema Eletrônico de Editoração de Revista. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da moral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia dos conflitos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SALES, S. . XVII Jornada PPGSA/UFRJ. 2016. (Outro).

SALES, S. ; MAGALHAES, D. C. ; MACHADO, B. ; LAZARI, E. ; SOARES, B. ; PIRES, D. ; FIANS, G. ; MOTTA, Y. ; GORINI, G. ; LESSA, T. ; TELLES, S. . V Jornada Interna de Ciências Sociais. 2013. (Outro).

SALES, S. ; BEVILAQUA, C. ; BRITO, R. ; GORINI, G. ; MACHADO, B. ; MOTTA, Y. ; PENIDO, C. ; PARNOV, E. ; SOARES, B. ; TELLES, P. ; FARIA, D. . I Semana de Ciências Sociais da UFRJ. 2013. (Outro).

SALES, S. . Monitoria da 2ª Fase da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tenológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2012. (Outro).

SALES, S. . Monitoria do Seminário Conversas de Pesquisa. 2012. (Outro).

SALES, S. . Monitoria da IV Jornada de Ciências Sociais - IFCS/UFRJ. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. As finanças sociais e suas moralidades: Uma análise das transformações do capitalismo a partir da sociologia pragmática. 2019. (Congresso).

II Colóquio Crítica e pragmatismo nas ciências sociais: Diálogos entre Brasil e França.O engajamento em negócios de impacto: Uma análise do compromisso com a mudança social. 2018. (Outra).

9 Congresso GIFE: o sentido público do investimento privado. 2016. (Congresso).

XVII Jornada PPGSA. 2016. (Outra).

XXIX Semana Jurídica da Faculdade Nacional de Direito. 2014. (Seminário).

I Semana de Ciências Sociais da UFRJ. 2013. (Outra).

Minicurso "Introdução ao Pensamento de Foucault" - I Semana de Ciências Sociais do IFCS/UFRJ. 2013. (Seminário).

36 Encontro Anual da Anpocs. 2012. (Encontro).

Seminário Conversas de Pesquisas do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS/UFRJ. 2012. (Seminário).

V Jornada Interna de Ciências Sociais do IFCS/UFRJ. 2012. (Outra).

XIII Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 2012. (Encontro).

II Colóquio de Política Nacional e Internacional da UFRJ. 2011. (Simpósio).

IV Jornada Interna de Ciências Sociais do IFCS/UFRJ. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Vieira Werneck

WERNECK, Alexandre; Freire, Jussara; MOTTA, Eugenia; SANTOS, Rodrigo. Empreendimentos exemplares: Um estudo sobre a gestão moral dos negócios de impacto. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alexandre Vieira Werneck

WERNECK, Alexandre; SANTOS, Rodrigo; MOTTA, Eugenia; CANTU, Rodrigo. Negócios exemplares: Um estudo sobre a construção moral dos negócios de impacto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eugênia de Souza Mello Guimarães Motta

Werneck, A.; Santos, Rodrigo;MOTTA, EUGÊNIA; Freire, J.. Empreendimentos exemplares: Um estudo sobre a gestão moral dos negócios de impacto. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eugênia de Souza Mello Guimarães Motta

Werneck, A.MOTTA, EUGÊNIA; Cantu, Rodrigo; Santos, Rodrigo. Negócios Exemplares: Um Estudo sobre a Construção Moral dos Negócios de Impacto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jussara Freire

WERNECK, A.; SANTOS, R. S. P.; MOTTA, E.;Freire, Jussara. EMPREENDIMENTOS EXEMPLARES: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO MORAL DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Salles Pereira dos Santos

WERNECK, A.;SANTOS, R. S. P.; MOTTA, E.; FREIRE, J.. Empreendimentos exemplares: um estudo sobre a gestão moral dos negócios de impacto. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Salles Pereira dos Santos

WERNECK, A.; MOTTA, E.; SOUZA, R. C.;SANTOS, R. S. P.. Negócios exemplares: um estudo sobre a construção moral dos negócios de impacto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Vieira Werneck

Distensões de convivência: dispositivos morais de jocosidade como formas de efetividade na sociabilidade disputada; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alexandre Vieira Werneck;

Joana Domingues Vargas

Força Nacional de Segurança Pública; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joana Domingues Vargas;

Michel Misse

Justiça Penal, Sistema Penitenciário e Democracia no Rio de Janeiro ? uma pesquisa sociológica sobre benefícios penais e controle social; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Michel Misse;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Conflitos de valoração: As disputas e a administração de diferentes sentidos dos "objetos de valor" entre legal, ilegal, Estado e cidadãos no Rio de Janeiro, Descrição: O projeto se propõe a compreender um tipo específico de disputa, que aqui chamaremos de conflito de valoração: aquela a ter lugar quando os atores sociais participam de situações nas quais o valor de um bem esteja em questão, notadamente aquelas em que a posse ou a troca deste seja o problema (mas sempre com o horizonte na pergunta sobre o quanto ele vale em um duplo registro, objetiva e subjetivamente), gerando possibilidades claras de ruído na sociabilidade. O ponto de partida da análise é o fato de que essas disputas, ao colocarem as pessoas frente a frente por conta do que possa ser considerado um objeto de valor (para elas), revelam como elas operacionalizam a ideia de bem, envolvendo-se na explicitação necessária (e por conta da disputa, forçada) de dois de seus sentidos, a saber, o sentido moral e o sentido econômico. Assim, fazer um estudo sobre esse tipo de situação necessariamente conduz a observar e relacionar esse quadro semiológico e as possibilidades ao mesmo tempo de conflito ? quando a negociação desses sentidos se torna um problema interacional) ? e de suas modulações ? quando é feito um movimento de constante ajuste das ações situadas, variando intensidades de investimento conforme se coloquem os desafios gramaticais, a fim de se evitar aquele conflito. Para dar conta dessa discussão, nos debruçamos sobre um conjunto variado de frentes empíricas, que dialogam na questão da valoração como fenômeno geral: 1) Um estudo sobre litígios entre próximos (casais e/ou familiares) por conta bens em varas de família e sucessões; 2) Um estudo etnográfico e documental de processos de desapropriação de casas em uma favela carioca; 3) Um estudo de uma rede informal de empréstimos financeiros populares a juros em uma favela carioca; 4) Um estudo com traficantes e ex-traficantes convertidos a uma igreja a respeito dos valores diferenciais entre o dinheiro advindo do ?mundo do crime? e o adquirido a partir do ?trabalho honesto?; e 5) Um estudo sobre os conflitos entre moradores e uma concessionária de energia sobre o valor das contas de energia elétrica em uma favela pós-UPP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Samantha Sales Dias - Integrante / Alexandre Werneck - Coordenador / Pricila Loretti - Integrante / Eugênia Motta - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

TEC Nota 10, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Werneck.

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora de Sociologia II, ministrada pelo Prof. Bruno Cardoso em 2014.2. Monitora de Antropologia Cultural, ministrada pela Profa. Dra. Mylene Mizhari em 2012.1. Monitora de Redação Monográfica, ministrada pela Profa. Dra. Daniela Manica em 2012.2.