Vinicius Souza Magalhães Leite

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2017). Cursando mestrado em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2019). Participa de projeto de extensão visando a introdução da Biotecnologia Vegetal no ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. Possui experiência em Biologia Vegetal e Ensino de Ciências

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biologia Vegetal

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Diversidade genética intraespecífica de Chrysobalanus icaco L. da Região dos Lagos, Rio de Janeiro, visando a implementação de estratégias de conservação ex situ.,Orientador:
Rachel Fátima Gagliardi Araujo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Ensino de Ciências

2018 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Caracterização das abordagens de gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia à luz dos documentos curriculares vigentes
Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2012 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Gênero, sexualidade e suas diversidades em trabalhos publicados nas atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (1997-2015)
Orientador: Maria Cristina Ferreira dos Santos
Bolsista do(a): Departamento de Estágios e Bolsas da UERJ, CETREINA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Evolução das espécies: ensaios para a sala de aula. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2018 - 2018

Morfologia da Flor. (Carga horária: 4h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2018 - 2018

Edição e Tratamento de Imagem nos Estudos de Fisiologia Vegetal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2017 - 2017

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Abordagens Facilitadoras no Ensino de Botânica. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2017 - 2017

Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia: Entrelugares. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2017 - 2017

Abordagens de Gênero e Sexualidade na Escola. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2016 - 2016

Biotecnologia em Saúde: professores de biologia. (Carga horária: 15h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2016 - 2016

2º Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca. (Carga horária: 19h). , Instituto Estadual do Ambiente, INEA, Brasil.

2016 - 2016

Sustentabilidade, um valor para nova geração: orientações para o professor. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2016 - 2016

Principais Estratégias para a Obtenção de Princípios Ativos Naturais. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2015 - 2015

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2014 - 2014

Biologia Celular no futuro da Biotecnologia. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Biotecnologia Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas.Evaluation of the extraction and ampification of cocoplum genomic DNA aiming the identification of polymorphisms by RAPD. 2019. (Simpósio).

XXXVIII Jornada Fluminense de Botânica.Identificação da variabilidade genética intraespecífica de Chrysobalanus icaco L. (Chrysobalanaceae). 2019. (Outra).

Encontro dos Biólogos CRBIO-02 Rio de Janeiro.Código-de-barras de DNA de invertebrados urbanos do Rio de Janeiro.. 2018. (Encontro).

I Simpósio Interdisciplinar de Fisiologia Vegetal.Estabelecimento de protocolo de germinação in vitro de Chrysobalanus icaco L. visando à produção biotecnológica. 2018. (Simpósio).

X Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2018. (Outra).

I Encontro de Plantas Medicinais da UERJ. 2017. (Encontro).

VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia.Caracterização da abordagem de gênero e sexualidade em trabalhos publicados nas atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (1997- 2015). 2017. (Encontro).

XVI Semana de Graduação / XXVII UERJ Sem Muros.Educação em Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Experimentação e Germinação de Sementes. 2017. (Outra).

VIII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e III Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer.Germinação in vitro de Chrysobalanus icaco L. visando à produção biotecnológica. 2016. (Simpósio).

XXVI Semana de Iniciação Científica / XXVI UERJ Sem Muros.Dieta de Dixiphia pipra (Aves: Pipridae) na Reserva Biológica União, Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Ferreira dos Santos

SANTOS, M. C. F.; LAGE, D. A.; MEIRELLES, R. M. S.. Gênero, sexualidade e suas diversidades em trabalhos publicados nas Atas do I-X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (19972015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Anderson Vilasboa de Vasconcellos

VILASBOA, A.. Diversidade genética intraespecífica de Chrysobalanus icaco L. da Região dos Lagos, Rio de Janeiro, visando a implementação de estratégias de conservação ex situ. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Debora de Aguiar Lage

SANTOS, M. C. F.; MEIRELLES, R. M. S.;LAGE, D. A.. Gênero, sexualidade e suas diversidades em trabalhos publicados nas Atas do I-X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (1997-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Florent Engelmann

Conservação in vitro de Chrysobalanus icaco L; ; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

melanina em espécies do complexo Sporothrix: uma abordagem ultraestrutural; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Marcel Menezes Lyra da Cunha;

Maria Alice dos Santos Alves

Dieta e análise morfométrica de machos e fêmeas de Dixiphia pipra (Aves: Pipridae) na Reserva Biológica União, Rio de Janeiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Alice dos Santos Alves;

Maria Cristina Ferreira dos Santos

Gênero, sexualidade e suas diversidades em trabalhos publicados nas Atas do I-X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (1997- 2015); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Cristina Ferreira dos Santos;

Rachel Fátima Gagliardi Araújo

Germinação in vitro e diversidade genética de Chrysobalanus icaco L; da Região dos Lagos, Rio de Janeiro; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rachel Fátima Gagliardi Araújo

Produção e conservação in vitro de plantas medicinais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rachel Fátima Gagliardi Araujo;

Rosane Moreira Silva de Meirelles

O ENSINO DE BOTÂNICA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO PARA A VALORIZAÇÃO DA FLORA BRASILEIRA; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rosane Moreira Silva de Meirelles

CARACTERIZAÇÃO DAS ABORDAGENS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA À LUZ DOS DOCUMENTOS CURRICULARES VIGENTES; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosane Moreira Silva de Meirelles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES, T. S. ; SILVEIRA, A. C. M. ; RICHAU, C. S. ; LEITE, V. S. M. ; VALLIM, M. A. S. ; SIQUEIRA, A. E. . Avaliação da acessibilidade no espaço nave-escola e nas cúpulas do Planetário da Gávea (RJ). REVISTA APROXIMANDO , v. 5, p. 1-14, 2019.

  • LEITE, V. S. M. ; SANTOS, M. C. F. . Abordagens de gênero, sexualidade e saúde na educação em ciências: uma pesquisa bibliográfica. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 11, p. 105-121, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Produção e conservação in vitro de Chrysobalanus icaco L, Descrição: Estabelecimento de protocolo de micropropagação e conservação in vitro de C. icaco, conhecido como abajerú, planta medicinal, com potencial antidiabético e antineoplásico. A espécie é nativa e encontra-se ameaçada e a produção e conservação in vitro disponibilizarão materiais para investigação fitoquímica e farmacológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinicius Souza Magalhães Leite - Coordenador / Rachel F Gagliardi - Integrante / Washington Gil Paes da Silva Vicente - Integrante / Bianka O Soares - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa pelo apoio acadêmico ao trabalho "Avaliação da Acessibilidade no Planetário da Gávea (RJ)", Universidade do Estado do Rio de Janeiro., Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio interno complementar no projeto: O Herbário Didático e a Educação em Ciências no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp UERJ

2015 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de iniciação científica no projeto: Dieta e análise morfométrica de machos e fêmeas de Dixiphia pipra (Aves: Pipridae) na Reserva Biológica da União, Rio de Janeiro no Laboratório de Ecologia de Aves (ECOAVESUERJ) ? UERJ/IBRAG

2014 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria para a disciplina Biodiversidade Vegetal II (Módulo Vascular)

2013 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de iniciação científica do CNPq no projeto: Nanomapeamento tridimensional de marcadores de virulência em espécies do complexo Sporothrix no Laboratório de Micologia Celular e Proteômica (LMCProt) ? UERJ/IBRAG