Helena Peres de Avila

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Cursando licenciatura em Ciências Sociais também pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área da sociologia do trabalho com ênfase em estudos sobre sindicalismo, empreendedorismo, liberalismo e processos de subjetivação no mundo do trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Sociais

2012 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Título: A atuação do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico STIMMMERG nas relações de trabalho no Polo Naval de Rio Grande/RS.
Orientador: Francisco Beckenkamp Vargas

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Municipal Pelotense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AVILA, H. P. . Seminários Intermediários SBS: Teorias Sociológicas e agendas de pesquisa para pensar o Brasil hoje. 2018. (Outro).

AVILA, H. P. . Painel "Análise da Conjuntura Política e Eleições 2018". 2018. (Outro).

AVILA, H. P. . V Jornada Brasileira de Sociologia. 2017. (Outro).

AVILA, H. P. . IV EICS. 2014. (Outro).

AVILA, H. P. . II Meenting Programa Voces: Nuevos Pensadores para Nuestra América - Las Voces de Liberdad en Nuestra América. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Painel: Análise da Conjuntura Política e Eleições 2018. 2018. (Outra).

Ciclo de Palestras de Sociologia Histórica. 2014. (Outra).

IV EICS. 2014. (Encontro).

3ª Jornada Brasileira de Sociologia. 2013. (Outra).

As Ciências Sociais em perspectiva: discutindo os rumos do ensino e da pesquisa acadêmica ?,. 2013. (Outra).

II Meeting Programa Voces: Nuevos Pensadores para Nuestra America ? Las Voces de Liberdad en Nuestra América,. 2013. (Outra).

I Seminário de Integração Sociológica UFPel-UFRGS/PROCAD.. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Alcides Robertt Niz

BARBOSA, Attila Magno e Silva; LEITE, E. S;ROBERTT, Pedro. A atuação do SEBRAE no fomento da figura do microempreendedor individual. 2018.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia (42003016024P8)) - Universidade Federal de Pelotas.

Pedro Alcides Robertt Niz

VARGAS, F. E. B.; SPOLLE, M. V.;ROBERTT, Pedro. .A atuação do sindicato dos trabalhadores nas relações de trabalho do polo naval de Rio Grande.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Elaine da Silveira Leite

BARBOSA, A. M. E. S.;LEITE, E. S.; ROBERTT, P.. A atuação do SEBRAE no fomento da figura do microempreendedor individual. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Marcus Vinícius Spolle

VARGAS, Francisco Eduardo Beckenkamp; ROBERTT, P.;SPOLLE, Marcus Vinicius. A atuação do sindicato dos trabalhadores nas relações de trabalho do polo naval de Rio Grande. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas

VARGAS, Francisco; ROBERTT, Pedro; SPOLLE, Marcus Vinicius. A Atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Relações de Trabalho do Polo Naval de Rio Grande-RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Áttila Magno e Silva Barbosa

A flexibilização do direito do trabalho como objeto de luta político-cognitiva no campo jurídico brasileiro; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Attila Magno e Silva Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A flexibilização do direito do trabalho como objeto de luta político-cognitiva no campo jurídico brasileiro, Descrição: A posição periférica do Brasil no desenvolvimento da acumulação capitalista desfavoreceu a construção efetiva de uma sociedade na qual o trabalho protegido se tornasse acessível a todos os trabalhadores. Essa situação contribuiu diretamente para a ausência de um cenário de pleno emprego e, por conseguinte, para uma forte incidência do processo de informalidade no mercado de trabalho brasileiro. A despeito das especificidades que caracterizam o mercado de trabalho no Brasil, não podemos desconsiderar que a intensificação dos processos reestruturação produtiva, a expansão dos mercados financeiros e a maior abertura das economias nacionais nas duas últimas décadas do século XX afetaram todos os países industrializados com processos de desregulação e/ou de flexibilização das relações de trabalho, promovendo como consequência um cenário de precarização de direitos. Com isto em mente, esta pesquisa objetiva analisar as formas de entendimento dos agentes sociais que constituem o campo jurídico sobre o processo de flexibilização das relações de trabalho, pois as diversas modalidades de flexibilização trabalhista tem assumido, com frequência, contornos precarizantes. Para fins deste trabalho, o campo jurídico será analisado a partir da doutrina justrabalhista, dos posicionamentos dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, de advogados trabalhistas vinculados as representações sindicais de trabalhadores e de entidades patronais. (TST), de representantes do Ministério Público do Trabalho e de advogados trabalhistas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Helena Peres de Avila - Integrante / Attila Magno e Silva Barbosa - Coordenador / Juliani Verozeni Orbem - Integrante / Rubens Soares Vellinho - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: