Marina Campos Araújo

Formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é Pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Epidemiologia Nutricional e Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: elaboração e validação de questionários, inquéritos populacionais, consumo alimentar, ingestão de nutrientes e variáveis demográficas e socioeconômicas associadas à qualidade da dieta.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e socioeconômicas em adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009
Orientador: em Centre International de Recherche sur le Cancer ( Nadia Slimani)
com Washington Leite Junger. Coorientador: Rosely Sichieri. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Nutrição

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Validação e Calibração de Questionário de Frequência de Consumo Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil,Ano de Obtenção: 2008
Rosangela Alves Pereira.Coorientador: Edna Massae Yokoo. Palavras-chave: calibração; validação; consumo alimentar; adolescente; questionário de frequência alimentar.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Coletiva.

Graduação em Nutrição

2002 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: Reprodutibilidade do Questionário de Frequência Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil.
Orientador: Rosangela Alves Pereira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Coletiva. , Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Epidemiologia Nutricional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Análise multinível em estudos epidemiológicos. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Modelagem com equações estruturais. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2013 - 2013

Casual Inference. (Carga horária: 30h). , Karolinska Institutet, KI, Suécia.

2013 - 2013

Epidemiology II. (Carga horária: 30h). , Karolinska Institutet, KI, Suécia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Epidemiologia Nutricional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição e Saúde Coleiva.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2018. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. QUALIDADE DAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE ACORDO COM O PODER DE COMPRA DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. 2017. (Congresso).

III World Congress of Public Health Nutrition. Race is associated with obesity independent of socioeconomic status among Brazilian adults: 2008?2009 Household Budget Survey. 2014. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Ingestão de nutrientes e obesidade em adultos residentes na área urbana: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2014. (Congresso).

Workshop on Nutritional Epidemiology. 2014. (Outra).

7ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Alimentos. ANVISA.Resultado do Consumo Alimentar da Pesquisa de Orçamentos Familiares ? POF/IBGE - 2008 e 2009 ? Alimentos e Micrronutrientes. 2012. (Encontro).

Experimental Biology 2012. Prevalence of inadequate micronutrient intake in Brazilian adults by socio-economic status: National Dietary Survey, 2008-2009. 2012. (Congresso).

Semana Mundial da Alimentação. Fiocruz Brasília.Sessão de vídeo: Criança, a alma do negócio. 2012. (Simpósio).

Semana Mundial da Alimentação. Fiocruz Brasília.O perfil de consumo alimentar dos brasileiros: os resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008/2009. 2012. (Simpósio).

VIII Reunião de Vigilância Sanitária de Alimentos. ANVISA.Resultado do Consumo Alimentar da Pesquisa de Orçamentos Familiares ? POF/IBGE - 2008 e 2009. 2012. (Encontro).

World Nutrition Rio 2012. Prevalence of Inadequate Nutrient Intake in Adults: Brazilian Dietary Survey. 2012. (Congresso).

11º Congresso Nacional da SBAN. COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL CENTESIMAL DE ALIMENTOS SELECIONADOS UTILIZANDO TRÊS TABELAS. 2011. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa do Instituto de Medicina Social - UERJ.Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009: Alimentação mais consumidos no Brasil. 2011. (Simpósio).

10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Variabilidade intra e interpessoal e o número de dias necessários para estimar o consumo habitual de adolescentes do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

XV Congreso Latinoamericano de Nutrición. CORRECTION OF DIETARY ESTIMATIONS OBTAINED FROM FOOD FREQUENCY QUESTIONNAIRE DESIGNED FOR ADOLESCENTS. 2009. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Variabilidade intra e interindividual do consumo alimentar de adolescentes do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Nutrição. Consumo de energia e nutrientes em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. 2008. (Congresso).

9° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN. Validação de Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil: Resultados Preliminares. 2007. (Congresso).

9° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN. Padrões de consumo alimentar de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Congresso).

I Simpósio Nacional de alimentação, saúde e cultura. 2007. (Simpósio).

XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Consumo de leite e derivados em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. 2007. (Outra).

XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Tamanho das porções relatadas em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Rio de Janeiro.Hábitos alimentares aterogênicos entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Outra).

14° Congresso Latino-Americano de Nutrição - Sociedad Latinoamericana de Nutrición - SLAN. Confiabilidade de Questionário de Frequência Alimentar para Adolescentes. 2006. (Congresso).

8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva/11° Congresso Mundial de Saúde Pública. Reprodutibilidade de um Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes. 2006. (Congresso).

Nutrição: Ciência em Perspectiva - 60 anos do Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ. 2006. (Outra).

XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Avaliação do consumo de frutas e vegetais em adolescentes da Região Metropolitana do RIo de janeiro, Brasil. 2006. (Outra).

XXVII Reunião do Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição - CIBRAN. 2006. (Encontro).

8° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Definição de um Questionário de Freqüência do Consumo de Alimentos para Adolescentes. 2005. (Congresso).

CATNEPÃO - Comissão de Avaliação e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2005. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Obesidade, VI Congresso Latino-Americano de Obesidade. Freqüência do Consumo de Alimentos de Alta Densidade Eneregética em Adolescentes de Niterói-RJ, Brasil.. 2005. (Congresso).

XI Mostra de trabalhos Científicos da Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto e VII Jornada Serrana de Nutrição e V Fórum de Administração Hospitalar.Caracterização do Consumo Alimentar de Adolescentes Estudantes da Rede Pública de Ensino de Niterói-RJ, Brasil.. 2005. (Outra).

XIV Jornada de Nutrição. 2005. (Outra).

XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Enquête sobre utensílios mais utilizados para servir alimentos. 2005. (Outra).

IX Jornada Bianual de Nutrição Parenteral e Enteral do Capítulo Rio de Janeiro da SBNPE. 2004. (Outra).

VII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Estabelecimento de uma nova aula prática para a disciplina de Tecnologia de Alimentos II - produção artesanal de queijo mozarela. 2004. (Outra).

XIII Jornada da Faculdade de Nutrição. 2004. (Outra).

XII Jornada da Faculdade de Nutrição.XII Jornada da faculdade de Nutrição. 2003. (Outra).

I° Seminário dos estudantes de Nutrição: Transtornos Alimentares.I° Seminário de Nutrição: Transtornos Alimentares. 2002. (Seminário).

XI Encontro Científico do Instituto Biomédico. 2002. (Outra).

XI Jornada da Faculdade de Nutrição. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iuna Arruda Alves

ARAUJO, MARINA CPEREIRA, R. A.VEIGA, G. V.; Lopes, Taís de Souza; Monteiro, LS. Estilo de vida e síndrome de burnout em docentes universitários. 2018. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosane Quaranta Lessa

Araujo, Marina Campos; WAHRLICH, V.; ANJOS, L. A.. Massa muscular apendicular medida e estimada em idosas atendidas pelo Programa Médico de Família, Niterói, Rio de Janeiro, 2011-2012. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camille Vitoriano Roçada Pereira

Araujo, Marina Campos; WAHRLICH, V.; Yokoo, Edna Massae; GOMES, F. S.. Aplicação do Índice de Qualidade da Dieta Revisado (IQD-R) em amostra probabilística da população adulta de Niterói, RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camila Batista Rodrigues

PEREIRA, R. A.; PAULA, N. M.;VEIGA, G. V.; LUIZ, R. R.;Araujo, Marina Campos. Avaliação dos recursos para promoção da alimentação saudável em restaurantes comerciais de uma universidade pública do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Escórcio Augusto da Matta Polycarpo

Araujo, Marina Campos; SICHIERI, ROSELY;PEREIRA, R. A.COSTA, R. S.; Souza, A de S;VEIGA, G. V.; Yokko EM. Consumo e fontes de açúcares de adição e sua associação com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes brasileiros - estudo de risco cardiovasculares em adolescentes (ERICA). 2019. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Quenia dos Santos

Araujo, Marina Campos; BEZERRA, F. F.; MARCHIONI, D. M. L.;Junger, WL. Cenários Alimentares para redução de prevalências de inadequação de ingestão de nutrientes no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vladimir Schuindt da Silva

Araujo, Marina Campos; SICHIERI, ROSELY; FONSECA, M. J. M.. Análise do Estado Nutricional relacionado a características socioeconômicas, demográficas e suficiencia e satisfação com o alimento consumido em adultos e idosos no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Isabela Escórcio Augusto da Matta Polycarpo

Araujo, Marina CamposPEREIRA, R. A.. Consumo de açúcar de adição e associação com os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes brasileiros do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes - ERICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana de Bem Lignani

VEIGA, G. V.Araujo, Marina Campos; MATTOS, R. A.;COSTA, R. S.. Relação entre insegurança alimentar e indicadores sociais: diferenças entre municípios de pequeno porte do semiárido nordestino e região Nordeste. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sanmira Lopes Fagherazzi

ARAUJO, MARINA C; FARIAS, D. R.. Impacto da orientação nutricional no consumo de alimentos processados e ultraprocessados por gestantes com diabetes mellitus: ensaio clínico randomizado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiana Belen Lopez

Araujo, Marina Campos; SANTOS, S. S.; KOIFMAN, R. J.. Evolução nutricional e consumo alimentar de lactantes nascidos pequenos para idade gestacional, no primeiro ano de vida, acompanhados no ambulatório de seguimento em hospital de referência no Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Camila Araujo Lemos

MATTOS, I. E.;Araujo, Marina Campos; WAHRLICH, V.; MONTEIRO, G. T. R.. Estudo da adequação de energia e macronutrientes e sua associação com o estado nutricional de um grupo de idosos residentes no município de Macaé, Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosane Quaranta Lessa

Araujo, Marina Campos; WAHRLICH, V.; ANJOS, L. A.. Validação de equações para estimativa da massa muscular em idosos inscritos no Porgrama Médico de Família, Niterói, Rio de Janeiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Camille Vitoriano

WAHRLICH, V.; YOKOO, E. M.; GOMES, F. S.;Araujo, Marina Campos. Avaliação da qualidade da dieta de adultos em uma amostra probabilística da população de Niterói, RJ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense.

ARAUJO, M. C.; SANTOS, R. V.; MATTOS, I. E.; MELO, E. C. P.. Seleção do mestrado - segunda chamada. 2018. Escola Nacional de Saúde Pública.

Araujo, Marina Campos; FONSECA, M. J. M.; SILVA, C. M. F. P.; NADANOVSKY, P.; BRAGA, J. U.. Comissão de seleção de doutorado. 2015. Escola Nacional de Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

VEIGA, G. V.. Validação e calibração de questionário de frequência de consumo alimentar para adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

VEIGA, G. V.; LOPES, Cláudia de Souza; VERLY JUNIOR, E.; BALLTAR, V. T.; JUNGER, W. L.. Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e sócioeconômicas em adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009.. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em saúde Coletiva) - Instituto d Medicina Social - UERJ.

GLÓRIA VALÉRIA DA VEIGA

VEIGA, GLORIA VALERIA DA. Validação e calibração de questionário de frequência alimentar para adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Washington Leite Junger

VEIGA, G. V.;LOPES, C. S.Junger, Washington Leite; VERLY JUNIOR, E.; BALTAR, V. T.. Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e socioeconômicas em adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Washington Leite Junger

Junger, Washington Leite; MORAES, C. L.; SILVA, R. A. R. N.; MARCHIONI, D. M. L.. Inadequação da ingestão de micronutrientes e possíveis cenários para redução das principais deficiências nutricionais entre adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia de Souza Lopes

VEIGA, G. V.;LOPES, C. S.JUNGER, W. L.; VERLY JUNIOR, E.; BALTAR, V. T.. Ingestão de Nutrientes Segundo Variáveis Demográficas e Socioeconômicas em Adultos Brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gulnar Azevedo e Silva

Azevedo e Silva, Gulnar. Inadequação da ingestão de micronutrientes e possíveis cenários para redução das principais deficiências nutricionais entre os adultos brasileiros: inquérito nacional de alimentação-Brasil, 2008-2009. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social / Uerj.

GILBERTO KAC

KAC, G. Validação e calibração de questionário de frequência de consumo alimentar para adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dirce Maria Lobo Marchioni

Schieri RPEREIRA, R.; VEIGA, G.;MARCHIONI, Dirce Maria Lobo. Validação e Calibração de Questionário de Freqüência de Consumo Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro. 2008 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudia Leite de Moraes

MORAES, Claudia Leite; JUNGER, W. L.; MARCHIONI, D. M. L.; SILVA, R. A. R. N.. Inadequação da ingestão de micronutrientes e possíveis cenários para redução das principais deficiências nutricionais entre os adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação-Brasil, 2008-2009. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Leite de Moraes

MORAES, Claudia Leite; SILVA, R. A. R. N.; JUNGER, W. L.; MARCHIONI, D. M. L.. Inadequaçãoda ingestão de micronutrientes e possíveis cenários para redução das pricipais deficências nutricionais entre adultos brasileiros: inquérito nacional de alimentação-Brasil, 2008- 2009. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliseu Verly Junior

VEIGA, G. V.; LOPES, C. S.; JUNGER, W.;Verly-Jr, Eliseu; BALTAR, V. T.. Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e socioeconômicas em adultos brasileiros: Inquérito Nacionalde Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Daniele Mendonça Ferreira

FERREIRA, Daniele Mendonça; VEIGA, Glória Valéria da; FERREIRA, Nelcy. Reprodutibilidade do questionário de frequência alimentar para adolscentes do Rio de Janeiro, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

LENINE MARIA GARMUS

PERCEPÇÃO NA QUANTIFICAÇÃO ALIMENTAR EM INDIVIDUOS ADULTOS COM OBESIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição) - Universidade Federal do Paraná; (Coorientador);

Jade Veloso Freitas

Revisão sistemática de tecnologias utilizadas na avaliação do consumo alimentar de crianças brasileiras; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Pedro Paulo Teixeira dos Santos

Levantamento epidemiológico dos eventos adversos em unidades de pronto atendimento do município do Rio de Janeiro ? uma perspectiva da evolução dos cinco anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública; (Orientador);

Maria Eliza Mastrangelo

Consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas segundo o estado nutricional de adolescentes de áreas urbanas e rurais das regiões sudeste e nordeste; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Jonas de Souza Mata

Revisão bibliográfica sobre instrumentos utilizados na avaliação do consumo alimentar de crianças da América Latina e elaboração de arquivos para o desenvolvimento de um software para avaliação do consumo alimentar de crianças brasileiras; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Raquel Cremonez Daher

Relação entre ingestão de alimentos e densidade mineral óssea em mulheres acima de 45 anos no município de Niterói ? RJ; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marina Campos Araujo;

Gabriella da Costa Cunha

Avaliação do consumo alimentar de adolescentes: análise da linha de base de ensaio comunitário randomizado de base escolar para prevenção da obesidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Luciana de Melo Roque

Avaliação do consumo alimentar de adolescentes: análise da linha de base de ensaio comunitário randomizado de base escolar para prevenção da obesidade; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Luciana Leite Mattos Alcantara

Ingestão de nutrientes segundo raça e estado nutricional em adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Estatística) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal; Orientador: Marina Campos Araujo;

Alessandra Page Brito

Hábitos alimentares aterogênicos entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Alessandra Page Brito

Consumo de leite e derivados em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Luana Silva Monteiro

Tamanho das porções relatadas em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Luana Silva Monteiro

Freqüência de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2007; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marina Campos Araujo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosely Sichieri

Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e socioeconômicas em adultos brasileiros; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosely Sichieri;

Washington Leite Junger

Ingestão de nutrientes segundo variáveis demográficas e socioeconômicas em adultos brasileiros: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Washington Leite Junger;

Daniele Mendonça Ferreira

Reprodutibilidade do Questionário de Frequência Alimentar; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Daniele Mendonça Ferreira;

Rosangela Alves Pereira

VALIDAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2008; Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rosângela Alves Pereira;

Rosangela Alves Pereira

REPRODUTIBILIDADE DO QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Garaduação Em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Rosângela Alves Pereira;

Rosangela Alves Pereira

Prato Virtual / Desenvolvimento de técnicas para o refinamento de métodos de avaliação do consumo de alimentos com o auxílio de imagens; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosângela Alves Pereira;

Edna Massae Yokoo

Validacao e calibracao de questionário de frequencia de consumo alimentar para adolescentescentes do Rio de Janeiro, Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado Em Nutriçao) - Instituto de Nutriçao Josue de Castro da Ufrj,; Coorientador: Edna Massae Yokoo;

Edna Massae Yokoo

2014; Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Edna Massae Yokoo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Araujo, Marina Campos ; ESTIMA, C. C. P. ; Yokko EM ; Lopes, Taís de Souza ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. . Are there differences in nutrient intake of Brazilian adults according to weight status?. Ciência & Saúde Coletiva , v. 24, p. 2411-2418, 2019.

  • CASTRO, M. B. T. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, MARINA C ; Bezerra, Ilana Nogueira ; ADEGBOYE, A. R. A. ; KAC, G. ; SICHIERI, R. . High protein diet promotes body weight loss among Brazilian postpartum women. Maternal and Child Nutrition , v. 15, p. e12746-e12746, 2019.

  • FONTENELE, T. M. O. ; ABDON, A. P. V. ; ARAUJO, M. C. ; Bezerra, IN . Associação entre ingestão de energia e nutrientes e incontinência urinária em mulheres adultas. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 26, p. 45-52, 2018.

  • ARAUJO, M. C. ; BALTAR, VALÉRIA TRONCOSO ; YOKOO, EDNA MASSAE ; SICHIERI, R. . The association between obesity and race among Brazilian adults is dependent on sex and socio-economic status. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 4, p. 1-7, 2018.

  • BRITO, A. P. ; Araujo, Marina Campos ; GUIMARAES, C. P. ; PEREIRA, R. A. . Validade relativa de questionário de frequência alimentar com suporte de imagens. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 22, p. 457-468, 2017.

  • CUNHA, D. B. ; VERLY JUNIOR, E. ; PARAVIDINO, V. B. ; Araujo, Marina Campos ; MEDIANO, M. F. F. ; SGAMBATO, M. R. ; SOUZA, B. S. N. ; MARQUES, E. S. ; BALTAR, V. T. ; OLIVEIRA, A. S. D. ; SILVA, A. C. F. ; EULERT, F. J. A. P. C. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, ROSELY . Design of a school randomized trial for nudging students towards healthy diet and physical activity to prevent obesity. MEDICINE , v. 96, p. e8898, 2017.

  • BEL-SERRAT, SILVIA ; KNAZE, VIKTORIA ; NICOLAS, GENEVIEVE ; MARCHIONI, DIRCE M ; STELUTI, JOSIANE ; MENDES, ALINE ; CRISPIM, SANDRA P ; FISBERG, REGINA M ; PEREIRA, ROSANGELA A ; ARAUJO, MARINA C ; SICHIERI, ROSELY ; YOKOO, EDNA M ; SÁNCHEZ-PIMIENTA, TANIA ; ABURTO, TANIA C ; PEDRAZA, LILIA S ; SLIMANI, NADIA . Adapting the standardised computer- and interview-based 24 h dietary recall method (GloboDiet) for dietary monitoring in Latin America. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 20, p. 2847-2858, 2017.

  • ARAUJO, M. C. ; Cunha, Diana Barbosa ; Bezerra, Ilana Nogueira ; DE CASTRO, MARIA BEATRIZ TRINDADE ; SICHIERI, R. . Quality of food choices of Brazilian adolescents according to individual earnings. PUBLIC HEALTH NUTRITION , v. 20, p. 1-6, 2017.

  • SICHIERI, ROSELY ; BEZERRA, ILANA NOGUEIRA ; Araújo, Marina Campos ; DE MOURA SOUZA, AMANDA ; Yokoo, Edna Massae ; Pereira, Rosangela Alves . Major food sources contributing to energy intake - a nationwide survey of Brazilians aged 10 years and older. British Journal of Nutrition , v. 113, p. 1-5, 2015.

  • Araujo, Marina Campos ; VERLY JUNIOR, E. ; Junger, WL ; SICHIERI, R. . Independent associations of income and education with nutrient intakes in Brazilian adults: 2008-2009 National Dietary Survey. Public Health Nutrition (Wallingford) , v. 17, p. 2740-2752, 2014.

  • Araujo, Marina Campos ; Bezerra, IN ; Barbosa, F dos S ; Junger, WL ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. . Consumo de macronutrientes e ingestão inadequada de micronutrientes em adultos. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 177s-189s, 2013.

  • FISBERG, R. M. ; MARCHIONI, D. M. L. ; CASTRO, M. A. ; VERLY JUNIOR, E. ; Araujo, Marina Campos ; Bezerra, IN ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. . Ingestão inadequada de nutrientes na população de idosos do Brasil: Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 222s-230s, 2013.

  • VEIGA, G. V. ; COSTA, R. S. ; Araujo, Marina Campos ; Souza, A de S ; Bezerra, IN ; Barbosa, F dos S ; SICHIERI, R. ; PEREIRA, R. A. . Inadequação do consumo de nutrientes entre adolescentes brasileiros. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 212s-221s, 2013.

  • Bezerra, IN ; MONTEIRO, L. S. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; YOKOO, E. M. ; SICHIERI, R. . Procedimentos empregados na estimativa das medidas de massa e volume de alimentos selecionados referidos no Inquérito Nacional de Alimentação (INA) 2008-2009. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 25, p. 645-655, 2012.

  • ARAUJO, M. C. ; VEIGA, G. V. ; SICHIERI, R. ; PEREIRA, R. A. . Elaboração de questionário semiquantitativo de freqüência alimentar para adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 23, p. 179-189, 2010.

  • Araujo, Marina Campos ; Yokoo, Edna Massae ; Pereira, Rosangela Alves . Validation and Calibration of a Semiquantitative Food Frequency Questionnaire Designed for Adolescents. Journal of the American Dietetic Association , v. 110, p. 1170-1177, 2010.

  • Pereira, Rosângela Alves ; Araujo, Marina Campos ; Lopes, Taís de Souza ; Yokoo, Edna Massae . How many 24-hour recalls or food records are required to estimate usual energy and nutrient intake?. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 2101-2111, 2010.

  • ARAUJO, M. C. ; Ferreira, Daniele Mendonça ; Pereira, Rosangela Alves . Reprodutibilidade de questionário semiquantitativo de freqüência alimentar elaborado para adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 24, p. 2775, 2008.

  • Araujo, Marina Campos ; Bezerra, IN . Registro Alimentar. In: Dirce Maria Lobo Marchioni; Bartira Mendes Gorgulho; Josiane Steluti. (Org.). Consumo alimentar: Guia para avaliação. 1ed.Barueri: Manole, 2019, v. , p. 34-46.

  • PEREIRA, R. A. ; Araujo, Marina Campos ; Lopes, Taís de Souza . Análise de nutrientes e alimentos. In: Dirce Maria Lobo Marchioni; Bartira Mendes Gorgulho; Josiane Steluti. (Org.). Consumo alimentar: Guia para avaliação. 1ed.Baueri: Manole, 2019, v. , p. 196-214.

  • SICHIERI, ROSELY ; Araujo, Marina Campos ; PEREIRA, R. A. . Validación de QFA , R24H y RA con biomarcadores. In: Ricardo Uauy; Esteban Carmuega. (Org.). Metodologías empleadas en evaluación alimentaria: una visión iberoamericana. 1ed.Buenos Aires: Asociación Civil Danone para la Nutrición, la Salud y la Calidad de Vida, 2015, v. 1, p. 59-91.

  • Araujo, Marina Campos ; SICHIERI, R. . Formulação, avaliação e aplicações de guias alimentares. In: Marly Cardoso. (Org.). Nutrição em Saúde Coletiva. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2014, v. , p. 195-204.

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; PEREIRA, R. A. . Hábitos nocivos. Olhar Vital, 07 dez. 2006.

  • Souza, A de S ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; YOKOO, E. M. ; SICHIERI, R. . Inquérito Nacional de Alimentação 2008-2009: Alimentação mais consumidos no Brasil. In: VI Seminário de Pesquisa do Instituto de Medicina Social - UERJ, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário de Pesquisa do Instituto de Medicina Social - UERJ, 2011.

  • GARMUS, L. M. ; ELIAS, V. C. M. ; ARAUJO, MARINA C ; CRISPIM, S. P. . PERCEPÇÃO DA QUANTIFICAÇÃO ALIMENTAR EM INDIVÍDUOS ADULTOS COM OBESIDADE: UM ESTUDO QUALITATIVO. In: IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e I Congresso de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição, 2019, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e I Congresso de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição, 2019.

  • MASTRANGELO, M. E. M. T. ; ARAUJO, MARINA C ; CASTRO, M. B. T. . A qualidade da dieta segundo o consumo de bebidas adoçadas na população brasileira. In: IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e I Congresso de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição, 2019, Ouro Preto. Anais do IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e I Congresso de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição, 2019.

  • STELUTI, J. ; CRISPIM, S. P. ; Araujo, Marina Campos ; PERALTA, A. M. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. ; Yokko EM ; KNAZE, V. ; BEL-SERRAT, S. ; NICOLAS, G. ; CASAGRANDE, C. ; SLIMANI, N. ; MARCHIONI, D. M. L. . ESTRATÉGIAS PARA O TREINAMENTO DO SOFTWARE GLOBODIET PARA ESTIMATIVA DO CONSUMO ALIMENTAR EM ESTUDOS MULTICÊNTRICOS. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • MARCHIONI, D. M. L. ; STELUTI, J. ; CRISPIM, S. P. ; Araujo, Marina Campos ; PERALTA, A. M. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. ; Yokko EM ; KNAZE, V. ; BEL-SERRAT, S. ; NICOLAS, G. ; CASAGRANDE, C. . O DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO DO GLOBODIET PARA AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR NO BRASIL. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • AGATHAO, B. T. ; Araujo, Marina Campos ; CUNHA, D. B. ; LOPES, C. S. . REPRODUTIBILIDADE DE UMA ESCALA BREVE DE AUTOCONTROLE EM ESCOLARES DE DUQUE DE CAXIAS, RJ. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • Araujo, Marina Campos ; CUNHA, D. B. ; Bezerra, IN ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, R. . QUALIDADE DAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE ACORDO COM O PODER DE COMPRA DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017.

  • CASTRO, M. B. T. ; Araujo, Marina Campos ; CUNHA, D. B. ; Bezerra, IN ; ADEGBOYE, A. R. A. ; KAC, G. ; SICHIERI, R. . Effect of high protein intake and nutritional advice on body weight maintainance among overweight and obese postpartum women. In: 21st International Congress of Nutrition, 2017, Buenos Aires. Ann Nutr Metab, 2017. v. 71. p. 845-845.

  • CRISPIM, S. P. ; FISBERG, R. M. ; NICOLAS, G. ; KNAZE, V. ; BEL-SERRAT, S. ; SANCHEZ, T. ; MARCHIONI, D. M. L. ; ZAMORA, L. S. P. ; STELUTI2, J. ; PERALTA, A. M. ; ALMEIDA, C. C. B. ; Araujo, Marina Campos ; Yokko EM ; Pereira, Rosangela Alves ; RIVERA, J. ; SLIMANI, N. . HARMONIZATION OF THE SELECTION OF FOODS FOR PHOTO QUANTIFICATION OF PORTION SIZES IN DIETARY SURVEYS IN LATIN-AMERICA: LA-DIETA PROJECT REPORT. In: XVII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Nutrición (SLAN), 2015, Punta Cana. Libro de comunicaciones, 2015. p. 60-60.

  • BEL-SERRAT, S. ; KNAZE, V. ; NICOLAS, G. ; PERALTA, A. M. ; STELUTI, J. ; MARCHIONI, D. M. L. ; CRISPIM, S. P. ; PEREIRA, R. A. ; Araujo, Marina Campos ; SICHIERI, ROSELY ; ZAMORA, L. S. P. ; ABURTO, T. ; SANCHEZ-PIMIENTA, T. ; RIVERA, J. ; SLIMANI, N. . ADAPTING THE STANDARDIZED COMPUTERIZED 24- HOUR DIETARY RECALL METHOD (GLOBODIET) FOR DIETARY MONITORING IN LATIN AMERICA. In: XVII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Nutrición (SLAN), 2015, Punta Cana. Libro de comunicaciones, 2015. p. 60-60.

  • DAHER, R. C. ; Araujo, Marina Campos ; WAHRLICH, V. ; ROSA, M. L. G. ; Yokko EM . GENDER DIFFERENCES IN THE ASSOCIATION BETWEEN NUTRIENT INTAKE AND BONE MINERAL DENSITY IN ADULTS OVER 45 YEARS OLD. In: XVII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Nutrición (SLAN), 2015, Punta Cana. Libro de comunicaciones, 2015. p. 153-153.

  • DAHER, R. C. ; Araujo, Marina Campos ; WAHRLICH, V. ; ROSA, M. L. G. ; Yokoo, Edna Massae . SAÚDE ÓSSEA E INGESTÃO DE NUTRIENTES EM HOMENS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA DE NITERÓI, RJ, BRASIL. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. CD dos Anais do Congresso, 2015.

  • MARCHIONI, D. M. L. ; STELUTI, J. ; PERALTA, A. M. ; Araujo, Marina Campos ; SILVA, F. F. ; FREITAS, C. F. ; OLIVEIRA, M. ; LEVY, J. ; FISBERG, R. M. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. ; Yokko EM ; CRISPIM, S. P. ; BEL-SERRAT, S. ; KNAZE, V. ; NICOLAS, G. ; SLIMANI, N. . ADAPTAÇÃO DO MÉTODO INFORMATIZADO DE RECORDATÓRIO ALIMENTAR DE 24 HORAS (GLOBODIET) PARA MONITORAMENTO DA DIETA NO BRASIL. In: 13º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), 2015, São Paulo. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2015. v. 40supl. p. 196-196.

  • Araujo, Marina Campos ; ESTIMA, C. C. P. ; YOKOO, E. M. ; Lopes, Taís de Souza ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. . Ingestão de nutrientes e obesidade em adultos residentes na área urbana: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória. Anais do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014. p. 2620.

  • DAHER, R. C. ; Araujo, Marina Campos ; WAHRLICH, V. ; ROSA, M. L. G. ; YOKOO, E. M. . Densidade mineral óssea segundo variáveis sociodemográficas da população assistida pelo PMF do município de Niterói, RJ.. In: IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014, Vitória. Anais do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2014. p. 1082.

  • DAHER, R. C. ; VARGAS, D. ; Araujo, Marina Campos ; WAHRLICH, V. ; ROSA, M. L. G. ; YOKOO, E. M. . Ingestão de nutrientes e densidade mineral óssea na população assistida pelo Programa Médico de Família de Niterói, RJ. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição e V Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2014, Vitória. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição e V Congresso Ibero-Americano de Nutrição, 2014. p. 403-404.

  • Araujo, Marina Campos ; BALTAR, V. T. ; SOUZA, B. S. N. ; RODRIGUES, P. R. M. ; YOKOO, E. M. ; SICHIERI, R. . Race is associated with obesity independent of socioeconomic status among Brazilian adults: 2008?2009 Household Budget Survey. In: III World Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 71-71.

  • RODRIGUES, P. R. M. ; MONTEIRO, L. S. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; SICHIERI, R. ; PEREIRA, R. A. . Fluctuations in household food consumption related to the presence of adolescents at home. In: III Word Congress of Public Health Nutrition, 2014, Las Palmas de Gran Canaria. International Journal of Community Nutrition, 2014. v. 0. p. 187-188.

  • Araujo, Marina Campos ; Bezerra, IN ; Barbosa, F dos S ; Junger, WL ; YOKOO, E. M. ; Pereira, Rosangela Alves ; SICHIERI, R. . Prevalence of Inadequate Nutrient Intake in Adults: Brazilian Dietary Survey. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition Rio 2012 - Conhecimento, Política e Ação. Rio de Janeiro : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2012, 2012.

  • MASSARANI, F. A. ; YOKOO, E. M. ; Araujo, Marina Campos ; DOLINSKY, M. . Frutas, Legumes e Verduras e seu Custo Financeiro: Um Problema de Saúde Pública. In: World Nutrition Rio 2012, 2012, Rio de Janeiro. World Nutrition Rio 2012 - Conhecimento, Política e Ação. Rio de Janeiro : Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2012, 2012.

  • Araujo, Marina Campos ; Barbosa, F dos S ; Pereira, Rosangela Alves ; SICHIERI, R. . Prevalence of inadequate micronutrient intake in Brazilian adults by socio-economic status: National Dietary Survey, 2008-2009. In: Experimental Biology 2012, 2012, San Diego. The Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology, 2012. v. 26. p. 1030.5.

  • ARAUJO, M. C. ; SICHIERI, R. . Comparação da Composição Nutricional Centesimal de Alimentos Selecionados Utilizando Três Tabelas. In: 11° Congresso Nacional da SBAN, 2011, Fortaleza. Anais do 11° Congresso Nacional da SBAN, 2011.

  • BRITO, A. P. ; ARAUJO, M. C. ; GUIMARAES, C. . Relative Validity of a Food Frequency Questionnaire Supported by Photographs Developed for Adolescents. In: II World Congress of Public Health Nutrition, 2010, Porto. Public Health Nutrition, 2010. v. 13. p. 319-319.

  • PEREIRA, R. A. ; ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. . Validation and calibration of a food frequency questionnaire for adolescents from Rio de Janeiro, Brazil. In: 7th International Conference on Diet and Activity Methods, 2009, Washington. 7th International Conference on Diet and Activity Methods, 2009.

  • ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. . Variabilidade intra e interpessoal e o número de dias necessários para estimar o consumo habitual de adolescentes do Rio de Janeiro. In: 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2009, São Paulo. Anais do 10º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2009.

  • Nunes, LC ; Leite, ICG ; Bastos, RR ; Aquino, WFS ; ARAUJO, M. C. ; Pôrto, LDA . Atividade física, consumo de bebidas alcoólicas e prática de tabagismo entre casos incidentes de câncer de mama feminina, assistidos em Juiz de Fora-MG. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Suplemento da Revista Ciência e Saúde Coletiva - Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. . Correction of dietary estimations obtained from food frequency questionnaire designed for adolescents. In: XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009, Santiago. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Nutrición, 2009.

  • ARAUJO, M. C. ; CUNHA, D. B. ; BRITO, A. P. ; PEREIRA, R. A. . Consumo de energia e nutrientes em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008. v. 1. p. 127.

  • ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. . Variabilidade intra e interindividual do consumo alimentar de adolescentes do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia/VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2008.

  • Nunes, LC ; Leite, ICG ; Bastos, RR ; Aquino, WFS ; ARAUJO, M. C. . Caracterização e história reprodutiva de mulheres, casos incidentes de câncer de mama feminina, atendidas no município de Juiz de Fora - MG. In: V Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia, 2008, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia, 2008.

  • Nunes, LC ; Leite, ICG ; Bastos, RR ; Aquino, WFS ; ARAUJO, M. C. . Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres, casos incidentes de câncer de mama, atendidas no município de Juiz de Fora - MG. In: V Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia, 2008, Rio de Janeiro. Anais do V Congresso Franco-Brasileiro de Oncologia, 2008.

  • ARAUJO, M. C. ; CUNHA, D. B. ; BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; PEREIRA, R. A. . Validação de Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil: Resultados Preliminares. In: 9° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN, 2007. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo, 2007. v. 32. p. 371.

  • CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; COSTA, C. L. ; PEREIRA, R. A. . Padrões de consumo alimentar de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: 9° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN, 2007. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo, 2007. v. 32. p. 38.

  • BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Hábitos alimentares aterogênicos entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Consumo de leite e derivados em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. In: 13. XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. Livro de Resumos da XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • MONTEIRO, L. S. ; BRITO, A. P. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Tamanho das porções relatadas em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. Livro de Resumos da XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • MONTEIRO, L. S. ; BRITO, A. P. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; VEIGA, G. V. . Tamanho das porções relatadas em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: 13. XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. Livro de Resumos da XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • MONTEIRO, L. S. ; BRITO, A. P. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Freqüência de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007. Livro de Resumos da XXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; FRAZAO, J. ; ALBUQUERQUE, R. C. R. ; PEREIRA, R. A. . Reprodutibilidade de um Questionário de Frequência Alimentar para Adolescentes. In: 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva/ 11° Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Abrasco - Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva.

  • ARAUJO, M. C. ; ALBUQUERQUE, R. C. R. ; BRITO, A. P. ; RODRIGUES, A. P. ; FERREIRA, D. M. . Confiabilidade de Questionário de Frequência Alimentar para Adolescentes. In: 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição - SLAN, 2006, Florianópolis. Anais do 14° Congresso Latino-Americano de Nutrição - SLAN, 2006.

  • BRITO, A. P. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Avaliação do consumo de alimentos do grupo de carnes e ovos em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Aratística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Aratística e Cultural da UFRJ, 2006. p. 310-311.

  • PEREIRA, R. A. ; ARAUJO, M. C. ; VEIGA, G. V. ; FERREIRA, D. M. ; SICHIERI, R. . Reproducibility of a food frequency questionnaire designed to assess adolescent food intake. In: I World Congress of Public Health Nutrition and VII Congreso de la Sociedad Española de Nutrición Comunitaria, 2006, Barcelona. Public Health Nutrition, 2006. v. 9. p. 97-98.

  • BRITO, A. P. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Alimentos mais consumidos por adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2006.

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; PEREIRA, R. A. . Avaliação do consumo de frutas e vegetais em adolescentes da Região Metropolitana do RIo de janeiro, Brasil. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006. Anais da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; FRAZAO, J. ; VEIGA, G. V. ; PEREIRA, R. A. . Frequência do Consumo de Alimentos de Alta Densidade Energética em Adolescentes de Niterói-RJ, Brasil. In: XI Congresso Brasileiro de Obesidade, VI Congresso Latino-Americano de Obesidade, 2005, Rio de Janeiro. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 2005. v. 49. p. S526.

  • ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; VEIGA, G. V. ; CHIARA, V. L. P. ; SICHIERI, R. . Definição de um Questionário de Frequência do Consumo de alimentos para Adolescentes. In: 8° Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2005, São Paulo. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2005. v. 30. p. 80-80.

  • ARAUJO, M. C. ; MELLO, L. P. C. ; RIBEIRO, R. L. . Enquête sobre utensílios mais utilizados para servir alimentos. In: XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005. p. 304.

  • STELUTI, J. ; CRISPIM, S. P. ; ARAUJO, MARINA C ; PERALTA, A. M. ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. ; Yokko EM ; MARCHIONI, D. M. L. . Tecnologia em Saúde: versão brasileira do software GloboDiet para avaliação do consumo alimentar em estudos epidemiológicos. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , 2019.

  • PIRES, R. ; LUFT, V. ; ARAUJO, M. C. ; CHOR, D. ; BANDONI, D. ; MOLINA, M. C. ; CARDOSO, L. O. . Análise crítica do índice de qualidade da dieta revisado para a população brasileira (IQD-R): aplicação no ELSA-Brasil. Ciencia & Saude Coletiva , 2018.

  • Araujo, Marina Campos ; CUNHA, D. B. ; Bezerra, IN ; CASTRO, M. B. T. ; SICHIERI, ROSELY . QUALIDADE DAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE ACORDO COM O PODER DE COMPRA DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, Marina Campos ; ESTIMA, C. C. P. ; YOKOO, E. M. ; Lopes, Taís de Souza ; Pereira, Rosangela Alves ; SICHIERI, R. . Ingestão de nutrientes e obesidade em adultos residentes na área urbana: Inquérito Nacional de Alimentação - Brasil, 2008-2009. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, Marina Campos ; BALTAR, V. T. ; SOUZA, B. S. N. ; RODRIGUES, P. R. M. ; YOKOO, E. M. ; SICHIERI, R. . Race is associated with obesity independent of socioeconomic status among Brazilian adults: 2008?2009 Household Budget Survey. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, Marina Campos ; Bezerra, IN ; Barbosa, F dos S ; Junger, WL ; YOKOO, E. M. ; Pereira, Rosângela Alves ; SICHIERI, R. . Prevalence of Inadequate Nutrient Intake in Adults: Brazilian Dietary Survey. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, Marina Campos ; Barbosa, F dos S ; Pereira, Rosangela Alves ; SICHIERI, R. . Prevalence of inadequate micronutrient intake in Brazilian adults by socio-economic status: National Dietary Survey, 2008-2009. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Araujo, Marina Campos . O perfil de consumo alimentar dos brasileiros: os resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar 2008/2009. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Araujo, Marina Campos . Resultado do Consumo Alimentar da Pesquisa de Orçamentos Familiares ? POF/IBGE - 2008 e 2009. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Araujo, Marina Campos . Resultado do Consumo Alimentar da Pesquisa de Orçamentos Familiares ? POF/IBGE - 2008 e 2009 ? Alimentos e Micronutrientes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Araujo, Marina Campos ; SICHIERI, R. . Comparação da Composição Nutricional Centesimal de Alimentos Selecionados Utilizando Três Tabelas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. . Variabilidade intra e interpessoal e o número de dias necessários para estimar o consumo habitual de adolescentes do Rio de Janeiro.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; YOKOO, E. M. ; PEREIRA, R. A. . CORRECTION OF DIETARY ESTIMATIONS OBTAINED FROM FOOD FREQUENCY QUESTIONNAIRE DESIGNED FOR ADOLESCENTS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; CUNHA, D. B. ; BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; PEREIRA, R. A. . Validação de Questionário de Freqüência Alimentar para Adolescentes do Rio de Janeiro, Brasil: Resultados Preliminares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; COSTA, C. L. ; PEREIRA, R. A. . Padrões de consumo alimentar de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Hábitos alimentares aterogênicos entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, A. P. ; MONTEIRO, L. S. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Consumo de leite e derivados em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, L. S. ; BRITO, A. P. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; VEIGA, G. V. . Tamanho das porções relatadas em registros alimentares de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, L. S. ; BRITO, A. P. ; CUNHA, D. B. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Freqüência de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; FRAZAO, J. ; ALBUQUERQUE, R. C. R. ; PEREIRA, R. A. . Reprodutibilidade de um Questionário de Frequência Alimentar para Adolescentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; PEREIRA, R. A. . Avaliação do consumo de frutas e vegetais em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M. C. ; ALBUQUERQUE, R. C. R. ; BRITO, A. P. ; RODRIGUES, A. P. ; FERREIRA, D. M. ; PEREIRA, R. A. . Confiabilidade de Questionário de Frequência Alimentar para adolescentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, A. P. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Avaliação do consumo de alimentos do grupo de carnes e ovos em adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, A. P. ; ARAUJO, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Alimentos mais consumidos por adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, R. A. ; ARAUJO, M. C. ; VEIGA, G. V. ; FERREIRA, D. M. ; SICHIERI, R. . Reproducibility of a food frequency questionnaire designed to assess adolescent food intake. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, R. A. ; ARAUJO, M. C. ; VEIGA, G. V. ; CHIARA, V. L. P. ; SICHIERI, R. . Definição de um Questionário de Frequência do Consumo de Alimentos para adolescentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; ALMEIDA, J. F. ; VEIGA, G. V. ; PEREIRA, R. A. . Frequência do Consumo de Alimentos de Alta Densidade Energética em Adolescentes de Niterói-RJ, Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; BRITO, A. P. ; ALMEIDA, J. F. ; MELLO, L. P. C. ; ALBUQUERQUE, R. C. R. ; PEREIRA, R. A. . Caracterização do Consumo Alimentar de Adolescentes Estudantes da Rede Pública de Ensino de Niterói-RJ, Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, M. C. ; RIBEIRO, R. L. ; MELLO, L. P. C. ; PEREIRA, R. A. ; VEIGA, G. V. . Enquete sobre Utensílios Mais Utilizados para Servir Alimentos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, M. C. ; ARAUJO, K. G. L. . ESTABELECIMENTO DE UMA NOVA AULA PRÁTICA PARA A DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS II ? PRODUÇÃO ARTESANAL DE QUEIJO MOZARELA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Vasconcellos, ABP de A ; PEREIRA, R. A. ; SICHIERI, R. ; ARAUJO, M. C. . Pesquisa de Orçamentos Familiares, 2008-2009. Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil.. 2011.

Jaime, PC ; YOKOO, E. M. ; Bezerra, IN ; Araujo, Marina Campos . Pesquisa de Orçamentos Familiares, 2008-2009. Tabela de Medidas Referidas para os Alimentos Consumidos no Brasil.. 2011.

Jaime, PC ; Yokoo, Edna Massae ; Bezerra, IN ; ARAUJO, M. C. . Pesquisa de Orçamentos Familiares, 2008-2009. Tabela de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil.. 2011.

ARAUJO, M. C. . Alimentação do Idoso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO COMPUTADORIZADO PARA AVALIAÇÃO DA DIETA DE CRIANÇAS ESCOLARES BRASILEIRAS, Descrição: Introdução: A necessidade de investigar o consumo alimentar na infância é evidente, além da importância de se conhecer o estado nutricional nessa fase, permite o monitoramento em longo prazo da situação de saúde no início da vida. A aplicação de tecnologia na avaliação dietética tem sido mostrado promissora para reduzir erros na coleta de dados, padronizar entrevistas e aumentar a taxa de participação. Especificamente para crianças, a tecnologia pode auxiliar na estimativa das quantidades consumidas e na avaliação dietética nos ambientes familiar e escolar. Objetivo: Desenvolver uma metodologia padronizada computadorizada no formato de software e aplicativo de celular para avaliar o consumo alimentar global de crianças escolares brasileiras. Métodos: Será desenvolvida uma revisão sistemática da literatura sobre tecnologias utilizadas na avaliação do consumo alimentar de crianças. Serão definidos os arquivos, interfaces e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um software para avaliação dietética de crianças escolares entre 6 a 10 anos de idade. Será elaborado uma lista de alimentos, medidas caseiras e aspectos específicos dos hábitos alimentares de crianças. A base de dados dietética será formulada para que seja metodologicamente compatível com os dados nacionais de consumo alimentar garantindo comparabilidade entre as informações. Uma estratégia será desenvolvida para recuperar a informação do consumo dietético das crianças na escola. Será realizado o teste de usabilidade do software para identificar a qualidade do instrumento. A avaliação da usabilidade será feita pela aplicação do instrumento na digitação de dados de consumo alimentar de crianças obtidas em outras pesquisas realizadas em diferentes regiões do país, permitindo identificar se o software consegue capturar a diversidade dos hábitos alimentares de crianças no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marina Campos Araujo - Coordenador / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Ilana Nogueira Bezerra - Integrante / Sandra Patricia Crispim - Integrante / Dirce M Lobo Marchioni - Integrante / Leticia de oliveira cardoso - Integrante / JONAS DE SOUZA MATA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    COMO MENSURAR O CONSUMO ALIMENTAR NA INFÂNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA DIETA DE CRIANÇAS BRASILEIRAS, Descrição: Acredita-se que o hábito alimentar seja formado nos primeiros anos de vida, influenciando as práticas alimentares ao longo da vida, bem como o aparecimento do sobrepeso e obesidade infantil e na fase adulta. Contudo, mensurar o consumo alimentar nessa fase é um desafio, dado os erros associados à falta de habilidade cognitiva da criança, ao relato do responsável e limitações na precisão e validade dos instrumentos empregados. O objetivo do presente projeto é elaborar uma revisão sistemática da literatura sobre instrumentos utilizados na avaliação do consumo alimentar de crianças da América Latina e desenvolver uma metodologia padronizada e computadorizada para avaliar o consumo alimentar global de crianças brasileiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Coordenador / Rosangela Alves Pereira - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Ilana Nogueira Bezerra - Integrante / Dirce M Lobo Marchioni - Integrante / SICHIERI, ROSELY - Integrante / Leticia de oliveira cardoso - Integrante / Sandra P Crispim - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Eficácia de uma estratégia multicomponente baseada em arquitetura de escolha na prevenção da obesidade em escolares: ensaio comunitário randomizado, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eliseu Verly Junior em 26/01/2017., Descrição: As intervenções nutricionais de base escolar de maior sucesso são abrangentes, e modelos de intervenções multicomponentes têm sido propostos, de modo a incluir influências ambientais adicionalmente aos fatores individuais. Uma estratégia que tem recentemente recebido reconhecimento na promoção da saúde é a arquitetura de escolha, uma ferramenta relativamente nova da ciência do comportamento, cujo conceito, cunhado por Thaler e Sunstein em 2008, sustenta que os resultados das escolhas são influenciados pela maneira como elas se apresentam. Trata-se de uma estratégia que busca obter mudanças por reforço positivo e modificações ambientais que direcionem comportamentos esperados. O termo ?nudge? refere-se à utilização da arquitetura de escolha com o objetivo de associar conveniência com escolhas saudáveis e tornar escolhas menos saudáveis menos convenientes. Esta estratégia tem sido aplicada no ambiente escolar em alguns países, como Dinamarca e Estados Unidos, com o objetivo de estimular as escolhas alimentares saudáveis. O objetivo do presente estudo é estimar o efeito de propostas de ?nudging? no índice de Massa Corporal dos estudantes, a partir de mudanças feitas no ambiente escolar, baseadas no Smarter Lunchrooms Movement (SLM), com o objetivo de criar refeitórios que orientem escolhas alimentares mais inteligentes. Trata-se de um ensaio comunitário randomizado fatorial, que será conduzido em 40 escolas públicas municipais da cidade de Duque de Caxias, RJ. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Eliseu Verly Junior - Coordenador / Valéria Troncoso Baltar - Integrante / Alessandra Silva Dias de Oliveira - Integrante / Emanuele Souza Marques - Integrante / Mauro Felippe Felix Mediano - Integrante / Ana Carolina Feldenheimer da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    BRAZUCA - Brazilian Usual Consumption Assessment: diferenças e similaridades na ingestão dietética habitual em estudos epidemiológicos brasileiros e seus efeitos na obesidade, diabetes e nos fatores de risco para doenças cardiovasculares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dirce Maria Lobo Marchioni em 21/02/2018., Descrição: Descrição: A dieta é determinante do estado de saúde e tem inegável importância no contexto da saúde coletiva. Esta proposta visa, a partir de estudos epidemiológicos, investigar a ingestão dietética habitual e seus efeitos em desfechos de saúde. Propõe-se a condução de inquérito alimentar com biomarcadores em capital do Sul (Curitiba) e do Nordeste (Natal) e uso de dados de inquérito realizado no Sudeste (São Paulo) para a identificação de similaridades e disparidades no consumo alimentar entre as regiões e para a investigação dos efeitos da dieta na obesidade, diabetes e fatores de risco para doenças cardiovasculares. A mensuração do consumo alimentar será feita pelo GloboDiet, plataforma e estrutura para coleta padronizado de dados dietéticos, desenvolvida pela IARC/OMS e adaptada para o Brasil por um grupo de pesquisadores de diversas Universidades. Considerando que os processos de mensuração estão sujeitos a erros sistemáticos e aleatórios, será realizada simultaneamente a avaliação dos erros de medida desta plataforma, pela comparação com marcadores biológicos, que possuem erros não correlacionados. Esta etapa permitirá a finalização completa do software, permitindo a disponibilização gratuita da plataforma para coleta padronizada de dados dietéticos, não só para nosso estudo, mas também para outras pesquisas no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Integrante / Dirce Maria Lobo Marchioni - Coordenador / Nadia Slimani - Integrante / Valéria Troncoso Baltar - Integrante / Edna Massae Yokoo - Integrante / Sandra P Crispim - Integrante / Marga Ocké - Integrante / Luis Alberto Moreno Aznar - Integrante / Paulo Andrade Lotufo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Associação entre raça/cor da pele, nível socioeconômico e obesidade por meio da aplicação de modelo de equação estrutural entre adultos Brasileiros: Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, Descrição: Embora alguns estudos tenham se dedicado a compreensão das disparidades socioeconômicas na obesidade, pouca atenção tem sido dada para as diferenças raciais. Alguns estudos sugerem que as diferenças raciais no estado nutricional não são totalmente explicadas pelo nível socioeconômico e que ambas as associações de raça/cor da pele e nível socioeconômico com a obesidade são marcadas por diferenças entre sexo. Objetivo: Avaliar a associação entre raça/cor da pele, nível socioeconômico e obesidade por meio da aplicação de modelo de equação estrutural entre adultos brasileiros. Métodos: Serão utilizados dados secundários de base populacional da última POF 2008-2009. Foram realizadas entrevistas em 55.970 domicílios, sendo 190.159 indivíduos dos quais na presente análise será considerada a população adulta brasileira entre 20 e 65 anos de idade residentes das áreas urbanas, com exceção de mulheres gestantes (n=1.052), totalizando uma amostra de 82.353 indivíduos. Foram aferidos peso e estatura e calculado o índice de massa corporal e classificado segundo a OMS. A classificação racial foi com base na cor da pele auto referida em cinco categorias: branco, preto, pardo, asiático e indígena. Características socioeconômicas serão representadas pela escolaridade (anos completos de estudo), renda familiar mensal per capita e perguntas sobre as condições de vida da família relacionadas à renda e acesso aos alimentos. Pretende-se estimar uma variável latente que represente o constructo de nível socioeconômico; estimar o efeito direto e indireto da raça/cor de pele sobre a obesidade; testar possíveis interações entre sexo, raça/cor de pele e nível socioeconômico e especificar o MEE que represente as relações entre raça/cor de pele, nível socioeconômico e obesidade. As estimativas serão realizadas nos software Mplus para fins do MEE e SAS, ambos levando em consideração a complexidade do desenho e os pesos amostrais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2017

    PREVENÇÃO DA OBESIDADE E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM ADOLESCENTES DE ÁREAS COM ELEVADA PREVALÊNCIA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR: ATUANDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO ALIMENTAR E FATORES PSICOSSOCIAIS, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Alves Pereira em 14/04/2015., Descrição: O estilo de vida e os hábitos alimentares são fatores envolvidos no agudo aumento do excesso de peso em adolescentes. Tendo em vista identificar as melhores alternativas para a minimização desse quadro, nosso grupo de pesquisa tem desenvolvido estudos focados nos distúrbios nutricionais nesse grupo. A presente proposta visa avaliar o efeito de um amplo espectro de ações integradas de promoção da alimentação saudável e do estilo de vida ativo sobre o ganho de peso em adolescentes de região de baixa renda e elevada prevalência de insegurança alimentar. O projeto de pesquisa será conduzido em 4 escolas públicas de Duque de Caxias, RJ. Serão coletados dados de peso. composição corporal, consumo alimentar, atividade física, hábitos sedentários, imagem corporal, informações socioeconômicas, insegurança alimentar, barreiras e facilitadores ao consumo saudável, aspectos psicossociais associados às escolhas alimentares, estilo parental de consumo alimentar, grau de alfabetização alimentar. Após o estudo de base, haverá um sorteio para alocar as escolas em grupo controle, intervenção 1, intervenção 2 e intervenção 3. O grupo intervenção 1 será submetido a atividades educativas mensais. O grupo intervenção 2, além dessas atividades será exposto a uma série de jogos digitais desenhados de acordo com os temas tratados na intervenção e considerando aspectos psicossociais. O grupo intervenção 3, será exposto às mesmas intervenções propostas para os grupos 1 e 2, acrescido das oficinas culinárias. Nas escolas submetidas às intervenções serão incluídas no ambiente, modificações baseadas no conceito de nudging para favorecer a realização de atividades físicas e escolhas alimentares saudáveis. Os adolescentes com IMC z-score >1 serão convidados para atividades de prevenção secundária que constarão de aulas de Educação Física. Busca-se identificar aspectos que podem melhorar a adesão às intervenções voltadas para a redução do excesso de peso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Coordenador / ROSELY SICHIERI - Integrante / Eliseu Verly Junior - Integrante / Paulo Rogério Melo Rodrigues - Integrante / Nilma Morcerf de Paula - Integrante / Edna Massae Yokoo - Integrante / Luana Silva Monteiro - Integrante.

  • 2013 - 2016

    O desafio de mensurar a dieta: desenvolvimento de plataforma informatizada e padronizada internacionalmente para coleta de dados de consumo alimentar Projeto LA-DIETA Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Alves Pereira em 07/01/2014., Descrição: A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) desenvolveu programa computadorizado de inquérito recordatório de 24-horas (R24h) - EPIC-Soft suportada por complexa infraestrutura virtual (E-SMP ). O EPIC-Soft vem sendo adaptado com sucesso em diferentes países da Europa. Essa experiência bem sucedida ensejou o projeto que tem como objetivo adaptar e validar essa plataforma dietética para a América Latina, sendo o Brasil um dos dois primeiros países selecionados para iniciar esse processo. Este projeto trata do desenvolvimento da versão brasileira de programa padronizado de entrevistas de R24h a partir do EPIC-Soft. O principal resultado esperado é um software para uso disseminado em pesquisa e monitoramento em dados de consumo alimentar utilizando o R24h. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Coordenador / ROSELY SICHIERI - Integrante / Yokoo, Edna Massae - Integrante / Regina Mara Fisberg - Integrante / Dirce Maria Lobo Marchioni - Integrante / Nadia Slimani - Integrante / Sandra Patricia Crispim - Integrante / Raíssa Resende Fernandes - Integrante / Gissélia Pereira Joaquim - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Análise dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009 Módulo Consumo (POF7), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosely Sichieri em 29/04/2014., Descrição: Desenvolver metodologia para análise dos dados de consumo do módulo POF7 coletados na POF 2008/2009 e para a análise conjunta dos bancos de disponibilidade de alimentos e consumo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Coordenador / Edna M Yokoo - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Flávia dos Santos Barbosa - Integrante.

  • 2010 - 2013

    CONSUMO ALIMENTAR E ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS: ANÁLISE DO MODULO DE CONSUMO INDIVIDUAL DA PESQUISA DE ORÇAMENTOS FAMILIARES 2008-2009, BRASIL, Descrição: NÃO EXISTE NO BRASIL PESQUISA NACIONAL SOBRE CONSUMO ALIMENTAR DE FORMA QUE AS ESTIMATIVAS DE CONSUMO E DE MUDANÇAS TEMPORAIS TÊM SIDO FEITAS A PARTIR DE DADOS DE DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS FORNECIDOS PELAS PESQUISAS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES (POF). NA POF DE 2008/2009 FOI INCLUÍDO UM INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES DE CONSUMO INDIVIDUAL, DENOMINADO MÓDULO DE CONSUMO - POF7. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS EM 55.970 DOMICÍLIOS NA COLETA DE DADOS DA POF 2008. OS DADOS REFERENTES AO CONSUMO DE ALIMENTOS FORAM COLETADOS NA SUB-AMOSTRA DE CONSUMO INDIVIDUAL CORRESPONDENTE A 25% DE TODAS AS FAMÍLIAS INVESTIGADAS, CERCA DE 14.000, NAS QUAIS FORAM OBTIDAS INFORMAÇÕES DE TODOS OS INDIVÍDUOS COM PELO MENOS 10 ANOS DE IDADE, UTILIZANDO-SE O MÉTODO DE DOIS REGISTROS ALIMENTARES EM DIAS NÃO CONSECUTIVOS, ESPECIFICANDO: ALIMENTOS, PREPARAÇÕES, PORÇÃO E QUANTIDADE CONSUMIDA, HORÁRIO, E LOCAL DE CONSUMO (NO DOMICÍLIO OU FORA DO DOMICÍLIO). ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICÍLIO FOI DEFINIDA COMO TODO ALIMENTO PREPARADO E CONSUMIDO FORA DO DOMICÍLIO. ESTE PROJETO TEM POR OBJETIVOS: AVALIAR AS PREVALÊNCIAS DE INADEQUAÇÃO DE ALIMENTOS MARCADORES DA QUALIDADE DA DIETA; AVALIAR O CONSUMO ALIMENTAR FORA E DENTRO DO DOMICILIO E OS ALIMENTOS MAIS FREQUENTEMENTE CONSUMIDOS, NO BRASIL. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Integrante / Yokoo, Edna Massae - Coordenador / Amanda de Moura de Souza - Integrante / Ilana Nogueira Bezerra - Integrante / FÁBIA ALBERNAZ MASSARANI - Integrante / Regina Mara Fisberg - Integrante / Dirce Maria Lobo Marchioni - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Cultura alimentar e biodiversidade dos alimentos consumidos no Brasil: análise dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Alves Pereira em 07/01/2014., Descrição: Trata-se de projeto com a proposta de mapear a cultura alimentar brasileira e descrever a variedade e biodiversidade da dieta brasileira a partir da análise dos dados de aquisição de alimentos e de consumo individual obtidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Três aspectos centrais da questão da segurança alimentar no Brasil são considerados para justificar o projeto: (1) as mudanças no consumo de alimentos que acompanham o processo de transição nutricional das últimas décadas e que levaram à deterioração da qualidade nutricional e à padronização da dieta nos diferentes espaços sociais; (2) a importância da biodiversidade para a promoção da saúde, da alimentação saudável e para a sustentabilidade ambiental; e (3) a necessidade de reconhecimento e resgate da cultura alimentar tradicional brasileira. Como resultado pretende-se mapear a cultura alimentar e a biodiversidade da alimentação no Brasil, a partir da compilação dos alimentos e preparações citados na POF 2008-2009, de acordo com as unidades da federação e as macro-regiões brasileiras. Serão documentadas as espécies e subespécies consumidas nos domicílios investigados na POF 2008-2009. Por fim, será elaborado um dicionário da cultura alimentar e da biodiversidade da alimentação brasileira, discriminando os termos regionais e as sinonímias empregadas para descrever os diversos alimentos. Para tal, os dados de aquisição domiciliar e consumo individual passarão por etapa de limpeza e tratamento dos dados. Para preparações, serão pesquisadas as suas principais características e variações regionais. Para espécies vegetais e animais serão identificados os nomes científicos e as nomenclaturas regionais. O trabalho de compilação será digitalizado e será disponibilizado em mídia digital e impresso. Na mídia digital, será possível acessar a base de dados a ser criada a partir de diferentes indexadores. Na mídia impressa será adotado o sistema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Coordenador / ROSELY SICHIERI - Integrante / Glória Valéria da Veiga - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante / Taís de Souza Lopes - Integrante / Siléia Nascimento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Acompanhamento da coleta e análise dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009 - Módulo Consumo (POF7), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosely Sichieri em 29/04/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Coordenador / Glória Valéria da Veiga - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Amanda de Moura de Souza - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Combinando os dados de consumo com aquisição a nível familiar: uma proposta de análise da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosely Sichieri em 29/04/2014., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Integrante / ROSELY SICHIERI - Coordenador / Glória Valéria da Veiga - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante / Diana Barbosa Cunha - Integrante / Amanda de Moura de Souza - Integrante.

  • 2005 - 2010

    VALIDAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE FREQÜÊNCIA ALIMENTAR PARA ADOLESCENTES DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Alves Pereira em 07/01/2014., Descrição: O refinamento de métodos e instrumentos empregados na avaliação do consumo de alimentar tem sido um desafio para os pesquisadores. A investigação do consumo dietético de adolescentes merece atenção especial quando se trata de formulação de programas de intervenção e de educação nutricional. O questionário de freqüência de consumo alimentar (QFCA) é um método prático de reconhecimento da ingestão dietética usual que vem sendo freqüentemente utilizado em estudos epidemiológicos. A validação do QFCA permite estimar a sua acurácia e a calibração é uma alternativa para reduzir erros e vieses de mensuração. O objetivo do estudo foi validar e calibrar QFCA elaborado para estimar o consumo alimentar usual de adolescentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. Foram investigados 169 indivíduos (69 meninos e 100 meninas) com idades entre 12 e 19 anos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A lista de 90 itens alimentares do QFCA e as porções de referência foram definidas a partir dos dados de registros de alimentos de 430 adolescentes coletados em 2003, em uma investigação sobre as características de estudantes de escolas públicas da mesma área metropolitana com relação aos marcadores de síndrome metabólica. O formato do QFCA foi vertical e as opções de freqüência foram específicas para cada item do questionário. Como método de referência foi considerado o registro alimentar de três dias não-consecutivos. Os dados do registro alimentar foram deatenuados pela variabilidade intraindividual. Ambos os dados do registro alimentar e do QFCA foram ajustados pelo consumo de energia pelo método dos resíduos. Para a análise da validade relativa do consumo de energia e nutrientes, aplicou-se o método de Bland-Altman e, também, foram estimados os coeficientes de correlação de Pearson. O modelo de regressão linear simples foi utilizado para estimar os fatores de calibração para o consumo de energia e nutrientes, tendo como variável dependente as estimativas do registro alimentar e como variável independente, as estimativas do QFCA. Estimaram-se os coeficientes de correlação de Pearson entre o QFCA calibrado e o registro alimentar. Os resultados de validação e calibração do QFCA foram apresentados para todos os adolescentes investigados e segundo o sexo. De acordo com método de Bland-Altman, a concordância média bruta variou de 114% (proteína) a 166% (fibra) para os meninos e de 125% (proteína) a 188% (fibra) para as meninas. As concordâncias para os dados deatenuados e ajustados pela energia se aproximaram de 100% e foram independentes da magnitude do consumo para proteína, lipídio, cálcio, fósforo e fibra entre os meninos e para proteína, glicídio, cálcio, zinco, fósforo e fibra entre as meninas. Para as estimativas brutas, os coeficientes de correlação variaram entre 0,09 (colesterol) a 0,43 (folato) para meninos e de 0,25 (zinco) a 0,50 (cálcio) para as meninas. Em geral, após a deatenuação e o ajuste pela energia os coeficientes de correlação foram reduzidos. O fator de calibração variou de 0,12 (energia) a 0,41 (proteína) para os meninos e de 0,10 (colesterol) a 0,44 (fibra) para as meninas. As médias das estimativas do QFCA calibrado foram similares às médias do método de referência e coeficientes de correlação não modificaram após a calibração do QFCA. O QFCA avaliado demonstrou validade relativa moderada para estimativas do consumo de energia e nutrientes dos adolescentes. Limitações relacionadas a coleta de dados e ao método de referência podem ter minimizado a validade relativa do QFCA. A calibração permitiu estimar melhor as médias do consumo de energia e nutrientes. Os resultados sugerem que a inclusão de outras técnicas para melhorar o relato do consumo pelo QFCA, como o uso de fotografias e unidades de medida, podem ser úteis para melhorar as estimativas do consumo dietético. Possivelmente, a revisão da lista de alimentos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Desenvolvimento de técnicas para o refinamento de métodos de avaliação do consumo de alimentos com o auxílio de imagens, Descrição: O "Prato Virtual" é um projeto que pretende refinar métodos usados para estimar o consumo de alimentos e tem como objetivos gerais: (a) desenvolver técnicas, incluindo o uso de imagens, que permitam obter estimativas mais precisas do consumo de alimentos; (b) proporcionar recursos computacionais para a entrada e análise de dados de consumo de alimentos; (c) disponibilizar os recursos desenvolvidos na internet. Este trabalho propõe a re-avaliação da validade de Questionário de Freqüência do Consumo de Alimentos (QFCA) previamente validado para o Rio de Janeiro com a incorporação de técnicas cognitivas de entrevista e fotografias dos alimentos e dos principais instrumentos usados para estimar as porções médias incluídas no questionário. Propõe-se a elaboração de um software para entrada e análise dos dados do QFCA de forma interativa, usando as imagens dos alimentos e dos instrumentos de medidas para auxiliar o seu preenchimento. O usuário do programa obterá os dados de composição da dieta (energia, nutrientes) dos indivíduos, e parâmetros estatísticos para o grupo investigado (medidas de tendência central, de dispersão, e percentis). Os usuários poderão usar, opcionalmente, a versão sem fotografias, ou utilizar o software para armazenamento de dados de QFCA, que terá interface com outras ferramentas de manejo de dados (Excel, Access etc). Além disso, prevê-se a adaptação do software para a entrada e análise de dados de recordatórios de 24-horas. Nesta adaptação, o software incluirá dentre outras, uma ferramenta de recomposição virtual de refeições denominada "prato virtual", para ser aplicada em inquéritos recordatórios de 24-horas. Finalmente, propõe-se a elaboração de uma página na internet, que incorporará o software e as imagens, destinado a aplicação e análise de dados de QFCA e de recordatórios de 24-horas. Este site incluirá também a ferramenta "Prato Virtual". , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marina Campos Araujo - Integrante / Rosangela Alves Pereira - Coordenador / ROSELY SICHIERI - Integrante / VÂNIA MARIA RAMOS DE MARINS - Integrante / Vera Lúcia Peixoto Chiara - Integrante / Glória Valéria da Veiga - Integrante / Vera Valente Mesquita - Integrante / Eliane Fialho - Integrante / Edna M Yokoo - Integrante / Celso Guimarães - Integrante / Alessandra Page Brito - Integrante / Rita de Cássia Ribeiro de Albuquerque - Integrante / Joana Frazão Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Pôster "Variabilidade intra e interindividual do consumo alimentar de adolescentes do Rio de Janeiro" recebeu mensão honrosa, XVIII Congresso Mundial de Epeidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. , Rua Leopoldo Bulhões - 1480 - sala 820, Bonsucesso, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25982630, Fax: (021) 22706772, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Saúde Pública, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Desenvolve atividades de pesquisa no Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública.

    Atividades

    • 03/2019

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Noções básicas de Epidemiologia, Estatística e Informação em Saúde

    • 03/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, CEP - Comitê de Ética em Pesquisa.,Cargo ou função, Membro do CEP ENSP.

    • 07/2018

      Ensino, Epidemiologia em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Inverno: "Avaliação do consumo alimentar de populações"

    • 06/2015

      Ensino, Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Epidemiologia e Saúde Pública

    • 12/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2015 - 06/2016

      Ensino, Epidemiologia em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia: Conceitos e Métodos I

  • 2017 - Atual

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaborador

    Outras informações:
    Planejamento e análise dos dados do II Inquérito Nacional de Alimentação

  • 2010 - 2013

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora

    Outras informações:
    Tutora da disciplina Epidemiologia Nutricional oferecida para os cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Medicina Social

  • 2010 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Entrevistador

    Outras informações:
    Levantamento de dados sobre o estilo de vida e consumo de alimentos, com a aplicacação de QFCA e R24h; avaliação antropométrica de escolares da rede municipal de Duque de Caxias

  • 2008 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Elaboração da tabela de composição nutricional e da medida caseira dos alimentos a serem analisados na Pesquisa de Orçamentos Familiares - 2008/2009.

  • 2008 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora

    Outras informações:
    Tutora da disciplina Epidemiologia Nutricional oferecida para os cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Medicina Social

  • 2007 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Entrevistador

    Outras informações:
    Atividades realizadas: levantamento de dados sobre o consumo de alimentos de adultos, com aplicação de questionário de freqüência alimentar, recordatório de 24-horas e orientação para o registro de alimentos; coleta de dados antropométricos (peso, estatura, circunferência da cintura e do quadril) de adultos

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora substituta do Departamento de Nutrição Social e Aplicada. Atividades: Supervisão de estágio em Saúde Pública (8º período); Disciplina de Nutrição em Saúde Pública (6º período)

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Aula ministrada: "Análise de dados de consumo alimentar: Correção pela variabilidade e ajuste pelo consumo energético" oferecida na disciplina Métodos de Avaliação do Consumo de Alimentos aos alunos do Mestrado e Doutorado em Nutrição da UFRJ

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Aula ministrada: Análises de concordância: kappa, kappa ponderado, Bland-Altman e correlação oferecida na disciplina Tópicos Avançados II aos alunos do Mestrado e Doutorado em Nutrição da UFRJ

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Aula ministrada: Análise de dados de inquéritos alimentares oferecida na disciplina Métodos de Avaliação do Consumo de Alimentos aos alunos do Mestrado e Doutorado em Nutrição da UFRJ

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestrado

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora

    Outras informações:
    Aulas ministradas: Métodos de avaliação do consumo de alimentos integrante da disciplina Avaliação Nutricional do curso de graduação em Nutrição da UFRJ

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de IC na pesquisa "Desenvolvimento de técnicas para o refinamento de métodos de avaliação do consumo de alimentos com o auxílio de imagens - Prato Virtual" (CNPq - processo n° 506336/2004-2), coordenado pela Profª Drª Rosangela Alves Pereira (Instituto de Nutrição Josué de Castro - UFRJ)

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente Permanente

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora responsável pela disciplina "Gerência de Banco de dados" oferecida aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFF

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Professora convidada da disciplina Epidemiologia II do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UFF oferecida aos alunos do 2° período do curso de Graduação em Nutrição da UFF

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    Professora convidada da disciplina Epidemiologia II do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da UFF oferecida aos alunos do 2° período do curso de Graduação em Nutrição da UFF (carga horária: 12h)

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitora da disciplina de "Tecnologia de alimentos II" do departamento de Bromatologia (Faculdade de Farmácia - UFF), orientada pela Profª Drª Kátia Gomes de Lima Araújo.

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Voluntária na pesquisa "Sistema de avaliação nutricional e antropometria de pré-escolares", coordenado pela Profª Drª Joyce do Valle da Silva (Faculdade de Nutrição - UFF)

    Atividades

    • 01/2004

      Extensão universitária , Centro de Ciências Médicas, Faculadade de Farmácia, UFF, .,Atividade de extensão realizada, Monitoria da disciplina de Tecnologia de Alimentos II do Departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, CCM/UFF..

  • 2017 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador

    Outras informações:
    Colaborador em projeto de pesquisa