Antônio Cecílio Barboni Júnior

Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPG-SOL/UnB). Bacharel em sociologia e licenciado em ciências sociais pela mesma instituição, participa do grupo de estudos "Arte, Sociedade e Interpretações do Brasil", vinculado ao departamento de sociologia da UnB. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a formação da identidade regional nordestina em Pernambuco através do sistema literário e das publicações em periódicos locais. Tem interesse nas áreas de pensamento social brasileiro e sociologia da literatura.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Sociologia

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Invenção do Nordeste: o campo literário em Pernambuco das década de 1930 e 1940,Orientador: Eduardo Dimitrov
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Regionalismo em Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo: uma análise entre a sociologia e a literatura
Orientador: Sérgio Barreira de Faria Tavolaro

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2010

Colégio Pio XII

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Crítica del concepto de cultura en el período de entreguerras. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Teoría de la novela: auge y caída del héroe burgués. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Relendo os Clássicos na Era da Globalização. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em O financiamento de campanhas eleitorais no Brasil - Minicurso. (Carga horária: 15h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARBONI JÚNIOR, A. C. . VII Semana de Encontros Graduados. 2018. (Congresso).

BARBONI JÚNIOR, A. C. . VI Semana de Encontros Graduados. 2017. (Congresso).

BARBONI JÚNIOR, A. C. . V Semana de Encontros Graduados. 2016. (Congresso).

DUARTE, T. R. ; REYES-GALINDO, L. I. ; BARBONI JÚNIOR, A. C. . Seminário de Estudos Latino-Americanos e Pós-coloniais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2016. (Congresso).

LEAL, S. A. G. ; CORREA, D. ; CANTU, R. ; CHARTAIN, L. ; CEFAI, D. ; DODIER, N. ; BARBONI JÚNIOR, A. C. . I Colóquio Crítica e Pragmatismo na Sociologia: diálogos entre Brasil e França. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SBS 2019. O Regionalismo em Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo: uma análise entre a sociologia e a literatura. 2019. (Congresso).

VII Semana de Encontros Graduados.Avaliador das exposições. 2019. (Encontro).

Seminário Marx 200 anos. 2018. (Seminário).

23º Congresso de Iniciação Científica da UnB. Uma análise da obra Sobrados e Mucambos (1936): Gilberto Freyre entre as Ciências Sociais e a Literatura. 2017. (Congresso).

SBS 2017. Ambivalências entre medicina técnica e humanizada: o caso do Conselho Cidadão. 2017. (Congresso).

VI Encontros Graduados.Medicina Técnica e Humanizada: um estudo sobre controvérsias nas fronteiras da prática médica. 2017. (Encontro).

VI Encontros Graduados.Considerações Críticas acerca do Conceito de Modernidade: uma análise da 'inautenticidade brasileira'. 2017. (Encontro).

40º Encontro da ANPOCS. 2016. (Congresso).

V Encontros Graduados..Simmel e Weber: Aproximações e distanciamentos de dois dos pais fundadores da sociologia alemã. 2016. (Encontro).

39º Encontro da ANPOCS. 2015. (Congresso).

IV Encontros Graduados. 2015. (Encontro).

15 Anos SOCIUS.-. 2014. (Seminário).

Encontro dos Saberes.O ensino de física quântica no ensino médio. 2013. (Encontro).

META - Mostra Específica de Trabalhos Aplicados.Satisfação dos Alunos com o Campus Varginha do CEFET-MG. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luis Augusto Sarmento Cavalcanti de Gusmão

TAVOLARO, S. B. F.;Gusmão, Luis de. O regionalismo em Gilberto Freire e José Lins do Rego: uma análise entre a Sociologia e a Literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

TAVOLARO, Sergio B. F.; GUSMAO, L. A. C.; DIMITROV, E.. O regionalismo em Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo: uma análise entre a sociologia e a literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Eduardo Dimitrov

DIMITROV, E.; TAVOLARO, S. B. F.; GUSMAO, L. A. S. C.. O regionalismo em Gilberto Freyre e José do Rego: uma análise entre a sociologia e a literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LUIZ PINHEIRO DA GUIA

Regularização de edificações residenciais junto à Prefeitura Municipal de Varginha; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em edificações) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Luiz Pinheiro da Guia;

LUIZ PINHEIRO DA GUIA

Cartilha para orientar a legalização de projetos/obras residenciais junto à Prefeitura do Município de Varginha; 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em edificações) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Luiz Pinheiro da Guia;

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

O regionalismo em Gilberto Freyre e José Lins do Rego: uma análise entre a sociologia e a literatura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília; Orientador: Sergio Barreira de Faria Tavolaro;

Sergio Barreira de Faria Tavolaro

Sociologia e Literatura em Gilberto Freyre: uma análise de Sobrados e Mucambos; PIBIC UnB; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília; Orientador: Sergio Barreira de Faria Tavolaro;

Eduardo Dimitrov

A Invenção do Nordeste: o campo literário em Pernambuco das década de 1930 e 1940; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBONI JÚNIOR, A. C. . Considerações Críticas acerca do Conceito de Modernidade: uma análise da ?inautenticidade brasileira?. REVISTA TRÊS [...] PONTOS (UFMG) , v. 15, p. 28, 2019.

  • ASPIAZU, C. A. ; BARBONI JÚNIOR, A. C. ; SANTO, W. B. . A Controvérsia sobre a Medicina Técnica e Humanizada em uma Consulta Pública sobre o Programa Mais Médicos. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais , v. 14, p. 114-138, 2019.

  • BARBONI JÚNIOR, A. C. ; ASPIAZU, C. A. ; SANTO, W. B. . Medicina Técnica e Humanizada: um estudo sobre controvérsias nas fronteiras da prática médica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A Invenção do Nordeste: o campo literário em Pernambuco das década de 1930 e 1940, Descrição: Dessa forma, esse projeto pretende analisar como se deu a construção do Nordeste no imaginário social da população local, e do Brasil de forma geral, através do campo literário. Nesse sentido, a intenção é analisar a produção de alguns agentes que constituíram esse campo nas décadas citadas, considerando não apenas suas obras, mas também suas publicações na imprensa pernambucana da época. Esse esforço pretende reconstituir o campo literário pernambucano à luz de sua imprensa, espaço onde estavam presentes as principais formulações e discussões da época, sobretudo a artística, que é a que mais interessa a esse projeto. A questão é: como esses indivíduos ajudaram a criar o Nordeste reivindicando valor de verdade sobre determinados aspectos geográficos, econômicos, políticos, culturais e artísticos que constituem uma imagem coerente, capaz de fazer sentido para as pessoas que estavam nessa região, e de funcionar como estereótipo para as pessoas que estavam fora dela? Essa questão levarei de forma mais específica para alguns autores que tentavam fundamentar a literatura pernambucana, como Gilberto Freyre e Joaquim Inojosa, dentre outros que pretendo mapear na pesquisa. Justifico esse movimento pela sua importância em compreender o processo histórico e sociológico que está por trás da constituição das imagens e enunciados sobre o Nordeste, mas fazendo isso à luz do campo literário pernambucano - esforço que não está presente nas pesquisas que tratam de objetos semelhantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Coordenador / Eduardo Dimitrov - Integrante.

  • 2016 - 2017

    O Regionalismo em Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo: uma análise entre a sociologia e a literatura, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Barreira de Faria Tavolaro em 30/04/2018., Descrição: Este trabalho pretendeu se debruçar sobre a seguinte questão: a literatura, ou um determinado olhar literário de forma mais geral, é possível ser utilizada como uma ferramenta que contribua nas análises da realidade social? Nesse sentido analisou-se a obra Sobrados e Mucambos de Gilberto Freyre e Fogo Morto de José Lins do Rego, autores que escreveram a partir de uma perspectiva que se valia tanto da estética literária quanto do olhar sobre o processo social. Para além disso, foi importante a compreensão do contexto biográfico, social, político e artístico no qual esses autores se encontravam, sobretudo no que se refere ao Regionalismo pernambucano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Integrante / Sérgio Barreira de Faria Tavolaro - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    Uma análise da obra Sobrados e Mucambos: Gilberto Freyre entre as Ciências Sociais e a Literatura, Descrição: Esse trabalho, fruto de um projeto de iniciação científica, voltou-se para o pensamento social brasileiro na forma como ele se desenvolveu na primeira metade do século XX, entendendo sua dinâmica em face de outras áreas do conhecimento, mais particularmente da literatura. Para tanto, a análise se concentrou na obra Sobrados e Mucambos de Gilberto Freyre, cuja primeira edição foi publicada em 1936. Tal análise teve por objetivo verificar os elementos que colocam Freyre não só dentro do campo das ciências humanas, mas também que o aproximam da literatura - esforço que foi acompanhado da análise e interpretação de sua "fortuna crítica". A escolha de Freyre justificou-se por ser esse um autor que produziu obras que ganharam destaque no período histórico que correspondeu à institucionalização da sociologia no Brasil. E a obra Sobrados e Mucambos, em particular, trouxe uma reflexão mais amadurecida e que recorreu não somente a elementos marcantes das ciências sociais, mas que se aproximavam também da literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Integrante / Sérgio Barreira de Faria Tavolaro - Coordenador.

  • 2014 - 2018

    Formação de um mercado mundial de ensino superior, Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é analisar a formação do mercado global de ensino superior que vem se configurando a partir das últimas décadas. O presente projeto será desenvolvido ao longo de quatro anos a partir da investigação de três tópicos que mantêm uma articulação entre si. O primeiro deles, de caráter deliberadamente geral, visa compreender a inserção do ensino superior no processo de globalização. A exploração desta problemática é de fundamental importância para a compreensão da constituição do mercado mundial de ensino superior. Trata-se de refletir teoricamente sobre a intensificação do processo de globalização e seus múltiplos impactos no ensino superior contemporâneo e, ao mesmo tempo, analisar a contribuição específica deste para a dinâmica daquele. Para tanto, com apoio de uma bibliografia internacional, o projeto busca, inicialmente, detectar algumas tendências centrais que vêm configurando o ensino superior internacional no contexto da globalização, destacadamente a partir dos anos 1990. Nesse sentido, a pesquisa explorará determinados eixos para compor um quadro coerente de análise a respeito do ensino superior contemporâneo em nível internacional, tais como: (i) expansão do sistema em nível mundial; (ii) processo de diversificação institucional; (iii) desterritorialização do ensino superior que vem sendo realizado por meio da instalação de campi de universidades estrangeiras em vários países; (iv) crescente mobilidade acadêmica; (iv) emergência dos sistemas de rankings globais; (vi) projetos empreendidos por nações e universidades que visam manter e/ou construir world class universities. O segundo alvo ? também baseado numa bibliografia internacional ? objetiva analisar sociologicamente a gênese e a difusão mundial de um modelo de universidade que passou a ser considerado paradigmático nas últimas três décadas. Distanciando-se de uma postura normativa que se encontra presente nesse debate, ou seja, uma parte considerável da bibliografia considera legítimo este novo modelo de universidade e sugere sua adoção para os países e suas universidades, a pesquisa procurará analisar a participação dos diversos atores institucionais que contribuíram para a construção e a disseminação desse modelo. Nesse eixo, a pesquisa introduz uma dimensão comparativa, uma vez que pretende analisar como algumas regiões europeias (França, Alemanha e Inglaterra) e determinados países asiáticos (China, Índia, Coreia do Sul, Singapura e Hong Kong) vêm desenvolvendo determinadas iniciativas governamentais e projetos acadêmicos visando adotar Emerging Global Model com o propósito de estabelecer world class universities, ou seja, como centros de excelência de ensino e pesquisa. Tendo como parâmetro os alvos anteriores, o último deles tem o objetivo de desenvolver estudos de casos de teor comparativo sobre os sistemas de ensino superior no Brasil, Argentina, Chile e México com vista a compreender: (i) como os sistemas desses países vêm respondendo a determinadas transformações que estão ocorrendo no ensino superior em nível internacional; (ii) que ações e/ou reformas educacionais os governos desses países vêm adotando para impulsionar suas universidades a ocupar posições de destaque no mercado mundial de ensino superior; (iii) que estratégias determinadas instituições brasileiras (UnB, USP, Unicamp) vêm utilizando para se situar de forma proeminente nos rankings internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Integrante / Carlos Benedito de Campos Martins - Coordenador / Rodolfo Carneiro Nóbrega - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    Satisfação dos Alunos com o Campus Varginha do CEFET-MG, Descrição: Pesquisa no campo de ciências sociais aplicadas realizada no campus varginha do CEFET-MG, no intuito de averiguar a experiência e satisfação dos alunos com a escola, através de questionário que proporcionou análise quantitativa, bem como qualitativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Integrante / Larissa Batistão Bernardes Ferreira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    O ensino de física quântica no ensino médio, Descrição: Projeto realizado junto com outros três alunos de ensino médio, nos qual sob orientação do prof. Dr. Augusto César Lobo, e mais diretamente do prof. Rafael Antunes Ribeiro, buscamos aprofundar o conhecimento básico em física quântico ora dado a nível de ensino médio, tentando compreender as possibilidades dessa matéria ser futuramente mais aprofundada. Estudo de conceitos matemáticos sobre Números Complexos e noções básicas de Álgebra Linear em espaços lineares complexos bidimensionais necessários para a compreensão de certos aspectos lógicos e geométricos da Mecânica Quântica de sistemas de dois níveis (um q-bit).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antônio Cecílio Barboni Júnior - Integrante / Augusto César Lobo - Coordenador / Rafael Antunes Ribeiro - Integrante / Diego Salam Claro - Integrante / João Bosco da Silva Junior - Integrante / Tales Lelo da Aparecida - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado

Outras informações:
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante de Grad Sociologia, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação

Outras informações:
Formou-se bacharel em sociologia e licenciado em ciências sociais.

Atividades

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Sociologia - UnB, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2015 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Revista Textos Graduados, Revista Textos Graduados.,Atividade realizada, Editor Científico da revista Textos Graduados.

  • 10/2015 - 11/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Sociologia - UnB, Departamento de Sociologia - UnB.,Atividade realizada, Voluntário no Programa de Educação Tutorial do departamento de sociologia (PET-SOL/UnB).

2015 - 2015

Socius - Consultoria Júnior em Ciências Sociais

Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretoria de Pesquisa, Carga horária: 10

2014 - 2015

Socius - Consultoria Júnior em Ciências Sociais

Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo de Administração & Finanças, Carga horária: 10

2013 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional: