Raquel de Matos Lopes Gentilli

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e do Curso de Serviço Social da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Tem experiências de pesquisas em Serviço Social como trabalho, em Políticas Públicas e nas relações Estado-sociedade. As discussões enfatizam direitos sociais, políticas públicas e respostas do Estado a demandas sociais de atores e segmentos sociais em face dos processos de desigualdades sociais e de relações de classe. Estuda como novas formas de sociabilidade da sociedade do capital - relacionadas à desorganização produtiva, à globalização e às novas relações sociais e políticas -, vem produzindo novas expressões da subjetividade, sobretudo novas gerações, assim como a ampliação da violência social.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

1989 - 1994

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Identidade Profissional do Serviço Social: Diversidade e Pluralidade
Orientador: José Paulo Neto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Identidade Profissional; Politicas Sociais; Processo deTrabalho do Serviço Social; Prática Profissional; Cidadania.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Relação Teoria Prática no Serviço Social / Especialidade: Relação do Processo de Trabalho Profissional com a Garantia dos Direitos de Cidadania. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho. Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Seguridade Social.

Mestrado em Ciências Sociais

1979 - 1987

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A Prática Profissional no Contexto das Políticas Sociais: Dificuldades sociais, Políticas e Institucionais do Serviço Social,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: Luiz Eduardo Wanderley
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise institucional; Gestão pública; Organizacoes Publicas; Participação Social; Politicas Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise Institucional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Atitude e Ideologias Políticas. Setores de atividade: Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Seguridade Social.

Graduação em Serviço Social

1972 - 1975

Universidade Federal do Espírito Santo

Formação complementar

2011 - 2011

Treinamento do Aplicativo Coleta de Dados 12.0. (Carga horária: 8h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2009 - 2010

MBA em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 360h). , Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, Brasil. , Palavras-chave: ensino superior; Serviço Social.

2002 - 2002

Novas Tecnologias de Aprendizagem. (Carga horária: 240h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Interdisciplinaridade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Gestão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social e Subjetividade.

Organização de eventos

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; NACARI, M. F. S. ; BATISTA, M. X. . I Jornada Científica Interdisciplinar do Serviço Social. 2017. (Outro).

SILVA, A. M. C. S. ; DALBELLO-ARAUJO, M. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; TRUGILHO, S. M. . IV Seminário de Políticas Públicas - I Jornada Científica Interdisciplinar do Serviço Social. 2017. (Outro).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . II Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2015. (Outro).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . V Congresso de Ciências da Saúde. 2011. (Congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Coordenadora do Simpósio: Os Desafios Atuais do SUS. 2011. (Congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO GLOBAL. 2007. (Congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; RAUTA RAMOS,M.H. . I FORUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DE ANCHIETA. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

XVI ENPESS.?POBREZA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. 2018. (Encontro).

4 ENCONTRO INTERNACIONAL E 11 ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.Práticas Integrativas e Complementares no Município de Vitória-ES. 2016. (Encontro).

7th INTERNATIONAL MEETING OF CHILD AND IND ADOLESCET HEALTHNT. AVALIADOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA CATEGORIA POSTER. 2016. (Congresso).

II Encontro de Integração dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pú Públicas e Desenvolvimento Local.Coordenação da Mesa Redonda: Caminhos, percalços e conquistas de alunos e egressos do Curso. 2016. (Encontro).

3 Congresso Brasileiro Médico e Jurídico. Judicialização da Saúde. 2015. (Congresso).

DIREÍTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS EM TEMPO DE CRISEITE.MEMBRO DA COMISSÃO ORGANIZADORA. 2015. (Seminário).

I Encontro de Integração dos alunos do Programa de Pós Graduaçãoção em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.Apresentação de aspectos institucionais e do Programa de Mestrado. 2015. (Encontro).

Jornada de Iniciação Científica.Aspectos Sociais da Doença de Huntington na Mesa Redonda: Visão Multiprofissional da Doença de Huntington. 2015. (Outra).

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2015.VISÃO MULTIPROFISSIONAL DA DOENÇA DE HUNTINGTON. 2015. (Encontro).

OFICINA NACIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA ABEPSS. 2015. (Oficina).

OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO.A PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO E O AVANÇO DA PRODUÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL. 2015. (Oficina).

JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2014.AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NA CATEGORIA POSTER. 2014. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTENTO LOCAL.REFLEXÕES SOBRE AS DEMANDAS DO MESTRADO. 2013. (Seminário).

I Simpósio Capixaba de Atualização em saúde Auditiva.Políticas Públicas e o Diagnóstico Audiológico em Recém-Nascidos. 2012. (Simpósio).

VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Do documento de Alma Ata à política de assistência ao portador de insuficiência renal crônica. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Perfil materno de prematuros internados em unidades de terapia intensiva neonatal em vitória. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Criança e adolescente vítima de violência: atendimento da equipe de saúde. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Políticas Públicas e o diagnóstico audiológico em recém-nascidos. 2012. (Congresso).

VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Perfil das mulheres mastectomizadas em Tubarão - SC. 2012. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Violência, família e violência intrafamiliar. 2012. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Universalidade e adesão no tratamento de pacientes co HIV/Aids. 2012. (Encontro).

6º Encontro Nacional de Política Social ?Política Social no Mundo Contemporâneo?.O PROGRAMA DE INCLUSÃO DE J OVENS (PROJ OVEM) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2011. (Encontro).

6º Encontro Nacional de Política Social ?Política Social no Mundo Contemporâneo?.NOVOS DESAFIOS À CIDADANIA E AOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. 2011. (Encontro).

Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités). CONDIÇÕES DE VIDA E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO EM FACE AOS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA. 2011. (Congresso).

5o. Encontro Nacional de Política Social.Avaliação em Serviços de Saúde Mental. 2010. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.JUVENTUDE E DESIGUALDADES SOCIAIS. 2010. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Violência, Vida Social e Subjetividade. 2010. (Congresso).

III Congresso de Ciências da Saúde. Atenção Básica como forma de democratização do Acesso. 2009. (Congresso).

Novas configurações sociais e a saúde mental. As transformações sociais e as novas doenças da alma. 2008. (Congresso).

Adolescência, Violência e a Lei. Delitos de Adolescentes: o paradoxo dos apelos extremados e inauditos. 2007. (Congresso).

A Moral da Violência: cultura e processos de subjetividade a partir de um diálogo com a cinematografia.Na Tela com Jean Robert : Filme Amarelo Manga de Cláudio Assis. 2007. (Simpósio).

CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. METAMORFOSES URBANAS E VIOLÊNCIA - TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS. 2007. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa sobre Violência no Espírito Santo.A Violência e os Ciclos de Vida: a criança, o jovem, o adolescente e o idoso. 2007. (Seminário).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO LOCAL.Adolescentes em Conflito com a Lei: Vida Social, Violência e Subjetividade. 2007. (Seminário).

IV Jornada Alagoana de Serviço Social.Projetos Societários, Cultura Política e os Desafios Atuais do Serviço Social. 2007. (Seminário).

V Encontro Estadual de CAPS - Da Exclusão à Inclusão Social na Contemporaneidade.Da Exclusão à Inclusão Social na Contemporaneidade. 2007. (Encontro).

Psicologia e Saúde: Desafios às Políticas Públicas de saúde.Vida e Morte de Severinos:Análise da Trajetória assumida por jovens vítimas de homicídios na Grande-Vitória. 2005. (Seminário).

ARAXÁ 30 ANOS DEPOIS.Perfil Profissional do Assistente Social no Mercado de Trabalho no Espírito Santo. 2004. (Seminário).

ARAXÁ 30 ANOS DEPOIS.Do Insucesso Inicial ao Sucesso Final: A prática do Serviço Social num Programa de Hanseníase. 2004. (Seminário).

IV Semana do Assistente Social.Formação Profissional, Ensino da Prática e Supervisão na Lógica da Cidadania. 2004. (Outra).

Mesa Redonda sobre Violência e Corrupção no Espírito santo.Violência e Corrupção no Espírito Santo: Desafios e formas de Enfrentamento. 2004. (Seminário).

A Supervisão no Ensino de Serviço Social.A relação teoria-prática no Serviço Social. 2002. (Seminário).

Poder Local, Democracia e Exclusão: Pensando a Cidade de Vitória.Cidade Ocupação Desordenada e Exclusão Social: Desafios em Tempos de Economia Globalizada. 2002. (Seminário).

Poder Local , Democracia e Exclusão. Pensando a Cidade de Vitória.Políticas Públicas e Desafios habitacionais para a População de Baixa Renda - O caso de Vitória. 2002. (Seminário).

Semana de Serviço Social.O ensino prático da profissão de Serviço Social. 2002. (Seminário).

Seminário do Curso de Serviço Social.A Supervisão no Ensino de Serviço Social. 2002. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social.Intervenções Urbanas: uma experiência. 2002. (Encontro).

XVI Semana de Serviço Social.Planejamento e Gestão Democrática. 2002. (Outra).

DESAFIOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO SERVIÇO SOCIAL.Desafios da prática profissional ao novo currículo de Serviço Social. 2001. (Outra).

I Encontro da Associação Latino-americana de Psicologia da Saúde.Perspectivas Democáticas para Gestão de ONGs. 2001. (Outra).

SERVIÇO SOCIAL E DIREITO.Identidade profissional do Assistente Social. 2001. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Serviço Social. Velhos e Novos Desafios à democracia Brasileira Brasileira. 2001. (Congresso).

ENCONTRO MUNICIPAL DO CONSELHO DO IDOSO.Conselho Municipal - seu papel no contexto e a atuação do conselheiro. 2000. (Outra).

II Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade.Planejamento e gestão como Estratégias Profissionais. 2000. (Encontro).

III Simpósio de Serviço Social em Saúde.Procedimentos Profissionais do Assistente Social na Saúde. 2000. (Simpósio).

III Simpósio de Serviço Social em Saúde.Vantagens relativas em face da reorganização produtiva. 2000. (Simpósio).

IV Jornada do Serviço Social do Triângulo Mineiro e Alto Paraíba.Novos Tempos, novos desafios - construindo a identidade profissional. 1999. (Outra).

SEMANA DE SERVIÇO SOCIAL.Identidade e processo de Trabalho no Serviço Social: Representações e Práticas. 1999. (Outra).

VIII Semanana de Seminário Institucional da Universidade de Uberaba.Identidade profissional no mercado de trabalho. 1999. (Outra).

XV Semanan de Serviço Social.O perfil profissional do assistente social. 1999. (Outra).

IX Coongresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Mercado de trabalho na Construção da Identidade Profissional. 1998. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Clenir Sani Avanza

GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES; CRUZ, C; ROSA, A. R.. Judicialização das políticas públicas de saúde: causas e conseqências. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Judith Cruz Coutinho Cabral

GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPESTRUGILHO, S. M.; PRESCHOLDT, S. G. A.. Violência Doméstica contra mulher: políticas públicas efetuadas pelo poder judiciário do estado do Espírito Santo. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Isabel Maria de Oliveira Ferraz

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; GENTILLI, V. I.. Violência urbana contra mulher: o retrato dos jornais capixabas. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Judith Cruz Goes Coutinho Cabral

TRUGILHO, S. M.GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ATAIDE, S. G.. Violência Domeéstica contra Mulher: Políticas Públicas efetuadas pelo Poder Judiciário do ES. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Linccon Fricks Hernandes

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BORGES, LH; FIGUEIREDO, T. A. M.. Internação Compulsória e a vida em cena. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Henriqueta Tereza do Sacramento

SACRAMENTO, H. T.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BORGES, LH; LUCIANO, L. S.. Acupuntura, fitoterapia, homeopattia nos serviços de saúde de Vitória: percepção dos médicos e gestores. 2015.

Aluno: Flávia Azevedo de Brito

BRITO, F. A.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; OLIVEIRA, N. F. F.;TRUGILHO, S. M.. Desatenção a mulheres incontinentes nos serviços básicos de saúde: significados atribuídos, implicações sociais e afetivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Mauricio Carvalho Guerra

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME;SILVA, VR; GUERRA, A. J.. Perfil de pacientes com colostomia temporária: aspectos socioepidemiológicos, clínicos e qualidade de vida. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Keila Peixoto Xavier

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; RODRIGUES, M. B. F.. Violência contra jovem no município de Serra no Estado do Espírito Santo: atuação da rede de atenção e proteção aos jovens. 2015. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Januaria Aparecida Vargas

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; BRAGA, F. S.. Descarte de medicamentos: desafios e possibilidades na implementação da logística reversa de medicamentos no município de Vitória ES. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Marilene Araújo

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BARCELLOS, G. H.; OLIVEIRA, E. C.. Investigando o PROJOVEM como estratégia de inclusão socioeducacional de adolescentes no município de Vitória. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Glaziela Sena Dornela

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME;TRUGILHO, S. M.. Inclusão social e acesso aos serviços de saúde de crianças e adolescentes com doenças neuromuscular. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Sonia Maria Calixto Clarindo

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SANTOS, F. A. S.; ADRIANO FILHO, J.. Identidade AA: Os caracteres de religiosidade na construção do modelo terapêutico da Irmandade de Alcólicos Anônimos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Ana Claudia Pereira Simões Lima

CRUZ, C;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; RODRIGUES, M. B. F.. As Entidades da rede privada de assistência social: comportamento e eficácia no assessoramento e defesa/garantia de direitos. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Sérgio Ricardo Faustini

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; CRUZ, C; SALES, M. D. C.. Política de Assistência Farmacêutica nas unidades de saúde do município de Vitória/ES na visão do farmacêutico. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Cíntia Pereira Ferreira

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; MASSORONI, L.. O controle social em um colegiado de Gestão: esperiência de um hospital público estadual. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Suzana Hara Pinho

PINHO, S. H.; BORGES, LH;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; CORDEIRO, D. M. B.. Políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno: o papel assistencial do Banco de Leite Humano de um Hospital Universitário no Espírito Santo sob a ótica das mulheres que vivenciam a amamentação. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Mauricio Pires Anastácio

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME; GUERZET, E. A.. Gravidez na adolescência: uma questão de saúde pública brasileira - o caso de de Vitória-ESmaternidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Adiana Araújo de Souza Santos

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ZEBATIERO, J. P. T.; ADRIANO FILHO, J.. Interação entre religião e depressão sob a ótica do profissional de saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências das Religiões) - Faculdade Unida de Vitória.

Aluno: Luzielio Alves Sidney Filho

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.; CRUZ, C. Acessibilidade a um Programa de Transplante de Pulmão: o caso do Estado do Espírito Santo. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Juliana de Souza Costa Cola de Queiroga

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; CRUZ, C. A Experiência do Programa de Inclusão de Jovens Adolescentes (Projovem Adolescente) na visão de Ex-participantes do Programa em São Pedro - Vitória / Espírito Santo. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Marilla de Oliveira Moura Nóra

BARCELLOS, G. H.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. História de Vida de Mulheres Mastectomizadas. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: INGLIDA CURBANI

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.. Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal Crônica: transplante renal e condutas nutricionais. 2012. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Bianca Beraldi Xavier

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BARCELLOS, G. H.; AMORIM, M. H.. Fatorers Socio Afetivos e Tratamento de Câncer de Mama. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Aline Lomes Dibai

BORGES, LH;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. O LUGAR DA FAMÍLIA NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO DE RISCO: PRÁTICAS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE NA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL DE UM HOSPITAL PÚBLICO. 2011. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO L) - Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Cássia Valeska Torati

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME; CASTRO, DS. Política de Atenção ao Recém-Nascido Prematuro: Morbidades Respiratóeias e Neurológicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Raquel Coutinho Luciano Pompermayer

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; NARA CUMAN MOTTA; MURTA, CGV. Saúde da Mulher: mortalidade Materna, Fatores de Risco e Visão Profissional. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Letícia Guimarães Peyneau

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Acessibilidade a Serviços Especializados em Recém-Nascidos Prematuros nos Primeiros Anos de Vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Cláudia Christina Gasparini

GASPARINI, CC;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Estudo sobre Queimados no Hospital Dorio Silva em Serra - ES. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Maurizete Pimentel Loureiro Duatre

Maria da Penha Smarzaro Siqueira; CAMPOS JUNIOR, C. T.; Sebastião Pimentel Franco;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. A expansão da periferia por conjunto habitacionais na Região da Grande Vitória. 2008. Dissertação (Mestrado em HIISTÓRIA SOCIAL E DAS RELAÇÕES POLÍTICAS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Cristina Nunes Morgado

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. O Estágio Curricular: a participação do orientador de campo na formação. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - União de Ensino Superior do Pará / Universidade da Amazônia.

Aluno: Regina Alice Zanetti Oliveira

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Representações Sociais das Abordagens Não-Convencionais. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Jaqueline da Silva

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Polícia Militar:casos e descasos da singularidade e sociabilidade na construção de uma identidade profissional. 1996. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Luziane de Assis Ruela Siqueira

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ARAUJO, V. C.; BARROS, M. E. B.; PINEL, H.; TAVARES, G. M.; CARVALHO, J. S. F.. Adolescentes em liberdade assistida: narrativas de (re)encontros com a escola. 2016. Tese (Doutorado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Rose Mary Souza Serra

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Serviço Social Anos 90: Crise de Materialidade e repercussões no mercado profissional. 1998. Tese (Doutorado em Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luiz Antônio Gastarde

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Educação Informal para Crianças e Adolescentes. 1998. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Divanir Eulália Neressi Munhoz

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. O desafios do Cotidiano: o enfrentamento da Contradição. 1996. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Leonardo França Vieira

LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME;GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES; BORGES, C. F.. Acidentes e Violências na população idosa atendida pelo SAMU 192. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Fabrícia Pavesi Helmer

GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES; SILVA, A. M. C. S.; OLIVEIRA, C. A.. Jovens pobres e seus filhos vulneráveis em situação de acolhimento institucional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Denise Barbosa Bastos

GENTILLI, Raquel de Matos LopesSILVA, VRCOELHO, M. C. R.; SILVA, J. P.. Determinantes Sociais no Câncer de Mama em Mulheres entre 40 e 50 anos de idade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Iria Giacomim

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; SILVA, R. E. C. F.. Vulnerabilidade Social e Sífilis Congênita. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Isabel Maria de Oliveira Ferraz

GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.; GENTILLI, V. I.. Violência urbana contra mulher: o retrato dos jornais capixabas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Keila Peixoto Xavier

XAVIER, K. P.;COELHO, M. C. R.; RODRIGUES, M. B. F.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Violência contra jovens no município de Serra no Estado do Espírito Santo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Shirliane pereira da Silva Reisen

REISEN, S. P. S.;GENTILLI, Raquel de Matos LopesTRUGILHO, S. M.; ATAIDE, S. G.. A prática profissioanl do assistente social em uma unidade da rede pública de saúde. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Henriqueta Tereza do Sacramento

BORGES, LH;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; LUCIANO, L. S.. Acupuntura, fitoterapia, homeopattia nos serviços de saúde de Vitória: percepção dos médicos e gestores. 2015.

Aluno: Flávia Azevedo de Brito

GENTILLI, Raquel de Matos LopesTRUGILHO, S. M.; OLIVEIRA, N. F. F.. Desatenção a mulheres incontinentes nos serviços básicos de saúde: significados atribuídos, implicações sociais e afetivas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Ludimila Nunes Mantovani

GENTILLI, Raquel de Matos LopesTRUGILHO, S. M.; ATAIDE, S. G.. A atuação do assistente social no âmbito da saúde do servidor público federal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Linccon Fricks Hernandes

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BORGES, LH; FIGUEIREDO, T. A. M.. Internação compulsória: problematização das políticas contemporâneas de drogadição. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Cíntia Pereira Ferreira

FERREIRA, C. P.;COELHO, M. C. R.GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; MASSORONI, L.. Colegiado de gestão e controle social: experiência de um hospital público estadual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Mauricio Carvalho Guerra

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.; KALIL, M.. Avaliação da qualidade de vida de pacientes portadores de colostomia em uma instituição de saúde pública no estado do Espírito Santo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Ana Claudia Pereira Simões Lima

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; RODRIGUES, M. B. F.; CRUZ, C. Assistência social na rede privada e a questão da hegemonia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Mon Doellinger de Andrade

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.; PAIXAO, M. P. C. P.. Estado nutricional de pacientes indicados a cirurgia bariátrica: discutindo políticas públicas e qualidade de vida. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Marilene Bento de Araújo

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; OLIVEIRA, E. C.; BARCELLOS, G. H.. Investigando o PROJOVEM como estratégia socioeducacional de adolescentes no município de Vitória. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Januaria Aparecida Vargas

BRAGA, F. S.;GENTILLI, Raquel de Matos LopesCOELHO, M. C. R.. Descarte de medicamentos: desafios e opossibilidade na implantação da logística reversa de medicamentos, no município de Vitória ES. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Sergio Ricardo dos Santos Faustini

CRUZ, C;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; MENDONCA, J. B.. Política de assistência farmacêutica nas unidades de saúde no município de Vitória. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Kleyton Góes Passos

COELHO, M. C. R.GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ZANDONADE, E.. Sistema de informação sobre hipertenção em um município da Amazônia Ocidental Brasileira: implantando qualidade de informações (1998-2012). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Glaziela Sena Santana

SANTANA, G. S.; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Acesso aos serviços de saúde e integração social em docentes neuromusculares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Mauricio Pires Anastácio

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.; GUERZET, E. A.. Perfil epidemiológico e complicações pré-natais, puerperais e neonatais de gestantes adolescentes com partos em uma maternidade pública de referência em Vitória. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: FRANÇA, APM; LOPES JR

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. ,J; CUNHA,KF; SOUZA,MA; ANDRADE,NR. Programa de combate a violência contra mulheres com vulnerabilidade social de Colatina/ES por meio da formação profissional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violênci) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: BIILATTO; AGUIAR; MOTA; COSTA; MARTINELLI; BINDA;COIMBRA

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Lei 10.639/03: obrigatoriedade do estudo da História e cultura afrao-brasileira: capacitação para docentes municipais de Colatina?ES. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violênci) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: VENTURA;LEMONTI;BONGIOVANI;NEVES;BATISTA;FRINHANI;BONINSENHA

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Saúde da mulher negra: um desafio à otimização do atendimento na Casa da Mulher de Colatina. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violênci) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Leticia L

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; HERNANDES, L. F.; SILVA, A. M. C. S.. p. Gomes; Valdete D. Faria; Raquel B. Alves.Trabalho do Assistente Social: possibilidadesnde intervanção sobre sexualidade com adolescentes em um programa social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Renata Santos Silva e Sirlene Cristina Cravo

CRAVO, S. C.; SILVA, R. S.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Visão de assistentes sociais sobre mulheres trabalhadoras que utilizam serviços socioassistenciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Débora Libanês da Silva Santos

LISBOA, D. L. S. S.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Violência letal por arma de fogo: o genocídio da juventude negra e a luta do movimento negro no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Simone Ferreira de freitas

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; CASER, M. C.. UMA ESPERIÊNCIA DO PROCIAM EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE VITÓRIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Bárbara F

ALACIR RAMOS SILVA;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; RAMOS, T. L. A. Bragatto, Dandara C. Lopes e Dalva M. S. Reis.Aluguel Social x Reassentamento Urbano, Expectativas das Famílias Inscritas em Programas Habitacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Veruska de Souza Borges; Taízis Bergamin

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BIGOSSI, T; BIRCHELER, C. M.. Programa de Preparação para Aposentadoria da PMV. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Franciane Moreira Oliveira e Sara de Barros Leandro

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; MARFISA.H.; CAVASSANI, S.. Os desafios do assistente social na aplicação das penas alternativas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Juliana Gomes Souza

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; OLIVEIRA, N; SILVA, S. Serviço Social e Ministério Público: afinidades e Contribuições. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Dalila Neves Nogueira Brunetti e Tereza Rocha

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; XAVIER, Bianca Beraldi; FALCÃO, M.A.. Um Estudo sobre Violência Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Alessandra Conceição Viana

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; CAULIT, A.M.. O desafio do serviço Social na Educação especial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Lucimara pereira de Souza e Rosilene Borges dos Santos

MARIANI, S. F. de O.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; NACARI, M. F. S; BIRCHELER, C. M.. A atuação do serviço Social no Método Mãe - Canguru. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Katiuscia Silva Nunes

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; RAMOS, T. L. A; FRIZERA, M. L.. Violência Doméstica contra mulheres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Helaine da Silva Alves

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ROSSONI, C. G.; FONSECA, H. P.. A importância da equipe interdisciplinar e multiprofissional no tratamento do paciente com transtorno mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Jeanie da Silva Barreiro de Almeida

CAULIT, A.M.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. A educação inclusiva: o Programa de Educação em tempo integral e aspectos sociais na formação da cidadania. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Bruna Martins de Lima e Fernanda Alves Gonçalves

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; XAVIER, G.S.. Memórias da violência doméstica: as mulheres na Casa Abrigo Estadual Maria Cândida Teixeira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Bruna Andrade Martins

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; FONSECA, H. P.; BOURGUIGNON, D. R. Determinantes sociais da saúde: a percepção dos profissionais de uma unidade de Saúde da Família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Danielle Rocha, Fábio dos Anjos Ramos e Jackline Nunes

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; VENTURIM, H. M.; COUTINHO, Isabella Queiroz. Percepção de homens jovehns sobre paternidade: uma abordagem com adolescentes e jovens cumpridores de médida sócioeducativa em meio aberto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Larissa Andreatta

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; XAVIER, G.S.. Estígma contra Homossexuais Femininos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Luana Nascimento e Nascimento

ALACIR RAMOS SILVA;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; FRANCIS SODRÉ. Estudo comparativo da morbimortalidade por violência na Grande Vitória, através de dados de saúde. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Letycia Vicente Rocha e Poliana de Oliveira Nunes

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Responsabilidade Social de Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: ANA KARINA GAGNO KALIL & MARCIA NAASCIMENTO CARVALHEDO PAES

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; ATAIDE, S. G.; MARFISA.H.. URBANIZAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PARQUE DO VALE DO MULEMBÁ - CONQUISTA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

FRIZERA, M.L.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. M. Souza; L.L.Deorce; M.M.V.S.Nichetti.O Trabalho Voluntário de Natureza Religiosa em uma Unidade Hospitalar: E.C. do Hosp. Dório Silva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Aluno: Eliane Tozato Pereira, Nelcilene cristina Machado e Jacqueli

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Participação Popular em Gestões Municipais / Vitória - 1989 a 1996. 1997.

Aluno: Ana Paula Serejo, Lílian Botelho e Simone Simões

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Os Programas de Hanseníase na Grande Vitória no Contexto da Municipalização da Saúde. 1997.

Aluno: Edinara da Souza,José Braz Lima, Kamila e Rosiane Dall'Orto

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Participação do assistente social na construção do Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória. 1997.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Concurso Público de Provas e Títulos para professor Auxiliar. 1997. Universidade Federal do Espírito Santo.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Concurso Público Simplificado para Professor Substituto. 1997. Universidade Federal do Espírito Santo.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Concurso Público Simplificado para Professor Substituto. 1996. Universidade Federal do Espírito Santo.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Concurso Público para Professor Auxiliar. 1995. Universidade Federal Fluminense.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Reconhecimento do Curso de Serviço Social. 1999. Faculdade de Serviço Social Santa Luzia.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Processo Seletivo do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2016. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

SOGAME, Luciana Carrupt M.;GENTILLI, Raquel de Matos LopesSILVA, VR. Acessibilidade a um Programa de Transplante de Pulmão: o Caso do Estado do Espírito Santo. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

ALACIR RAMOS SILVA;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. O Olhar do Paciente e do Profissional de Saúde para Hepatites Virais B e C. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

NARA CUMAN MOTTA;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. A Viabilidade da Expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na Macrorregião Norte do Estado do espírito Santo. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Política de Atenção ao Portadal e Condutas de Doença Renal Crônica: Transplante Renal e Condutas Nutricionais. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; SOGAME, Luciana Carrupt M.. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado Características Sociais dos Pacientes Tratados na Unidade de Queimados do HDS. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

SOGAME, Luciana Carrupt M.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Exame de Qualificação Mestrado "Política de Assistência aos Portadores de HIV/AIDS: adesão à terapia antiviral TARV. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BARCELLOS, G. H.; CRUZ, C; RAMOS, L.; NARA CUMAN MOTTA. Banca de Processo de Seleção do Programa PG em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

RAPOSO, F. A. G.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. O Enfermeiro para o Atendimento da Criança e o Adolescente Vítima de Violência Doméstica. 2011. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; BARCELLOS, G. H.; AMORIM, M. H.. Fatores Socio Afetivos e Tratamento de Câncer de Mama. 2010. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Saúde da Mulher: Mortalidade Materna, Fatores de Risco e Visão Profissional. 2010. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

FRANCIS SODRÉ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME; BARCELLOS, G. H.;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Banca de Seleção de Alunos para o Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2010. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes; NARA CUMAN MOTTA; FRANCIS SODRÉ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME. Seleção de alunos para o Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2009. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

ALACIR RAMOS SILVA; FRANCIS SODRÉ;GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Banca de Seleção de Professores para a EMESCAM. 2009. Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes. Consultora Ad Hoc. 2005. Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Orientou

Denise Barbosa Bastos

Determinantes Sociais no Câncer de Mama em Mulheres entre 40 e 50 anos de idade; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; (Orientador);

Fabrícia Paveni Helmer

Jjovens vulneráveis e seus filhos em situação de acolhimento institucional; 2018; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Rodrigo da Rocha Rodrigues

O desmonte dos direitos sociais no brasil e a querela da crise da previdência; 2018; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Danielle Erica da Silva Laudino

Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes do Município de Serra/ES: Avanços e Desafios; 2017; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Isabel Maria de Oliveira Ferraz

Violência urbana contra mulher: o retrato dos jornais capixabas; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Liccon Fricks Hernandes

Internação compulsória: cenário político e vida em cena; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Regina Lúcia de Souza Ferreira

Adolescente em conflito com a Lei; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Juarez Carlos Silva Filho

Qualidade de vida de cuidadores de pacientes com escoliose neuromuscular tratados cirurgicamente; 2016; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Henriqueta Tereza do Sacramento

A PERSEPÇÃO DOS MÉDICOS SOBRE AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NOI SUS; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento L) - Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Flávia Azevedo de Brito

Desatenção a Mulheres Incontinentes nos Serviços Básicos de Saúde: Signicados Atribuídos, Implicações Sociais e aAetivas; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento L) - Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Mauricio Carvalho Guerra

Perfil de Pacientes com colostomia temporária: aspectos socio epidemiológico, clínicos e qualidade de vida; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento L) - Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Shirliane pereira da Silva Reisen

O trabalho do assistente social num hospital público; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Rosana Arpini Costa Pagung

A importância da caderneta de saúde da criança na atenção básica; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Ludimila Nunes Mantovani

O trabalho do assistente social no serviço público federal; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Iria Giacomin

Determinantes sociais da sífilis infantil; 2015; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Ana Claudia Pereira Simões Lima

As entidades da rede privada de assistência social: posicionamento e eficácia em relação aos parâmetros legais para defesa e garantia de direitos; 2014; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Sergio Ricardo dos Santos Faustini

Política de Assistência Farmacêutica do município de Vitória/Es na visão dos famacêuticos; 2014; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Edialy Cancian Tetemann

Territorialização de saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Nara de Nazaré Teixeira Leitão

Violência e saúde; 2014; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Vera Lúcia Lopes de Menezes

Programa nacional de informárica na escolas; 2013; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Christiano de Oliveira Almeida

Política de enfrentamento ao crack no município de Vitória-Es; 2013; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Henriqueta Rejane Coqueiro Froz

Estudo da gestão escolar; 2013; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Marilla de Oliveira Moura Nóra

História de vida de mulheres mastectomizadas da cidade de Tubarão - SC; 2012; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Coorientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Juliana de Souza Costa Cola de Queiroga

UMA EXPERIÊNCIA NO PROJOVEM ADOLESCENTE NA VISÃO DE EGRESSOS; 2012; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

INGLIDA CURBANI

Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Renal Crônica: Transplante renal e condutas nutricionais; 2012; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Coorientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Luzielio Alves Sidney Filho

Acessibilidade a um Programa de Transplantes de Pulmão: o caso do Estado do Espírito Santo; 2012; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Coorientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Cássia Valeska Torati

Política de Atenção ao Recém Nascido Prematuro: Morbidades Respiratórias e Neurológicas; 2011; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Letícia Guimarães Peyneau

Acessibilidade a Serviços Especializados em Recém Nascidos Prematuro nos Primeiros Anos de Vida; 2011; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Bianca Beraldi Xavier

FATORES SOCIOAFETIVOD E TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA; 2011; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Raquel Coutinho Luciano Popermayer

MORTALIDADE MATERNA: FATORES DE RISCO E VISÃO PROFISSIONAL; 2011; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Cláudia Christina Gasparini

Estudo sobre queimados tratados no Hospital Dório Silva em Serra - Espírito Santo; 2011; Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Ana Cristina Nunes Morgado

O Estágio Curricular: A paticipação do Orientador de Campo na Formação; 2001; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - União do Ensino Superior do Pará / Universidade da Amazônia,; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Angela Ventura, Ariene Lemonti, Bruna Bongiovani

Perspectivas de gênero e raça/etnia na saúde pública; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Priscila Santos da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS, CONSELHOS E CONTROLE SOCIAL; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Política Social, Gestão e Controle Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Fábio Luiz de Oliveira Barros

A Suatentabilidade no Turismo Através da Inclusão Social; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Bianca Monteiro da Silva

Da Inconstitucionalidade do art 6° do Dec 3100/99; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Salesiana de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Vinícius Lordes Dias

Gestão Social Antropofágica; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Marcos Sant'ana Leal

O Voluntário Corporativo como Forma estratégica de Responsabilidade Empresarial; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Salesiana de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Enoan Cunha Maroto e Fátima Lúcia Vicente

O Consórcio como Instrumento de Gestão Metropolitana: Desafios de uma Esperiência; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Emília Maria Bicalho Rocha e Maria de Cássia Dalcomo Lobino

Terceiro Setor: uma Abordagem sobre Captação de Recursos para Financiamento; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Ingrid Mischiatti Taufner e Isabel Cristina Miranda

Organizações do Terceiro Setor: capacitar para Quê?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Eduardo Gomes Pereira Conçalves

Terceiro Setor: Educação Ambiental; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Lícia Lucas Cantarella e Sebastião José Moreira de Queiroz

A Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Sustentabilidade de Instituições Sociais; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Alessandra Azevedo Jantorno

Terceiro Setor: Novas Perspectivas de Trabalho em Psicologia; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Ricardo Trazzi Pinto

O projeto Universidade Para Todos no Contexto da Democratização do Acesso à Universidade; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Andressa Batista de Abreu Montovani

Responsabilidade Social e Cidadania: a Administração do Terceiro Setor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Salesiana de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Dulce Maria Bonatto Ribeiro

Terceiro Setor: Desenvolvimento Sustentável; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica para Org do Terceiro Setor) - Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo - Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

FRANÇA, BARCELOS & REIS

Violência Escolar: Qual o papel da Polícia Militar?; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Mi) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

SILVA, EMERICK JR

, & LEOPOLDINO JR; ; Reflexões sobre as recentes mudanças na formação profissional dos quadros da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Mi) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

TAVARES, J; COUTINHO, G C; REIS, V F

; Criança e Adolescentes em convívio com pais dependentes químicos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

PEREIRA, L L; DARIVA, V; ROSÁRIO, R

; Adolescente, Jovem, Família, Educação: questionando saberes sobre sexualidade e deveres práticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Fabiana Oliveira dos Santos; Lorena de Souza Eleutério

Expectativas de famílias e de Crianças no Processo de Adoção; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Aline Anízio Lopes; Rosiene Ott Kruger Chinad

Adoção Tardia: Expectativas e Obstáculos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Débora Libanês da Silva Santos

Violência letal por arma de fogo: o genocídio da juventude negra e a luta do movimento negro no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Simone Ferreira de freitas

Uma experiência do PROCIAM em uma Unidade de Saúde de Vitória; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Juliana Gomes Souza

Serviço Social e Ministério Público: afinidades e Contribuições; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Franciane Moreira Oliveira e Sara de Barros Leandro

Os desafios do assistente social na aplicação das penas alternativas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Dalila Neves Nogueira Brunetti e Tereza Rocha

Um Estudo sobre Violência Escolar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

DANIELLE ROCHA; FÁBIO DOS ANJOS RAMOS E JACKELINE A

NUNES; PERCEPÇÃO DE HOMENS JOVENS SOBRE A PATERNIDADE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Veruska de Souza Borges e Taízis Eva Bergamin

Diferença entre gêneros no Programa de preparação para a Aposentadoria da PMV - ES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Larissa Andreta

Estígma sobre homosexuais femininos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Anna C

de Morais; Juliana dos S; Reis e Rosalina P; Coelho; SERVIÇO sOCIAL NA ÁREA ESCOLAR: UM CAMPO DE TRABALHO A CONQUISTAR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Carvalho, A

; Pereira, J; & Peixoto,; Pais Excluídos! Filhos Excluídos:A inclusão/exclusão percebida pelos filhos de hansenianos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Busatto, L

& Barros, W; ; Programa de Erradicação do trabalho Infantil em Maruípe; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

LUCIENE BUSATTO, Wyvia

Estudo de Casos do PETI - Vitória; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

ANDREIA MOURA DA SILVA DAMIEL & ELIZABETH DOS SANTOS SALUSTI

PETI/BOLSA FAMÍLIA: O impácto da integração dos programas de transferência de renda entre as famílias beneficiadas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

ALINE M

DE ANDRADE & ENY E; PEREIRA & MARCIA R; G; FRANCHINI; BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADAAOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DO CRAS REGIÃO DE MARUÍPE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Herileny Teresa Pratte Nascimento e Leise Crespo Fonseca

Motivos alegados por crianças e adolescentes para o trabalho precoce; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Serviço Social) - Faculdade Salesiana de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Fabiana Oliveira dos Santos; Lorena de Souza Eleutério

Expectativas das Famílias e de Crianças no Processo de Adoção Tradicional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Aline Anizio Lopes; Rosieni Ott Kruger Chinad

Expectativas das Famílias e de Crianças no Processo de Adoção Tardia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

TIAGO R

S; de Sena; Karla C; Chaves; Tuany G; Pin; Perfil das instituições de acolhimento institucional de crianças e adolescentes no município de vila velha; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Sergio Alexandre da Silva; Ana Lúcia dos Santos

Práticas Integrativas e Complementares do Município de Vitória: diagnóstico dos serviços de atenção a pacientes com asma e doenças respiratória; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Vanderleia B Zanetti Cristiane C Nascimento; Sabrina K Degen

Práticas Integrativas e Complementares do município de Vitória: diagnóstico dos serviços de atenção aos pacientes com hipertensão e diabetes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Renata Santos Silva e Sirlene Cristina Cravo

Visão dos assistentes sociais sobre mulheres trabalhadoras que utilizam os serviços socioassistenciais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Jocimara da Conceição

PERCEPÇÃO DOS JOVENS DE SÃO PEDRO SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA E VIOLÊNCIA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Nathalie Pignaton

Violência e suas repercussões na saúde coletiva e na vida social; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Marizete Bassini

PERCEPÇÃO DOS JOVENS DE SÃO PEDRO SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA E VIOLÊNCIA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Helaine da Siva Alves

A importância da Equipe Interdisciplinar e multiprofissional no tratamento do paciente com transtorno mental; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em SERVIÇO SOCIAL) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Jullyanne Heringer Cordeiro Ornelas

Novas configurações na estrutura da família e sua repercussão na subjetividade de jovens adolescentes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Thaísa Calixto dos Santos

Reopercussões Macro-Societais na produção de delitos praticados por jovens e adolescentes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Raquel de Matos Lopes Gentilli;

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, I. M. O. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. ; GENTILLI, V. I. . VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM VIAS PÚBLICAS. O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , v. xxii, p. 393-412, 2019.

  • GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES ; HELMER, F. P. . Violência e Condições de Vida de Jovens. TEXTOS & CONTEXTOS (PORTO ALEGRE) , v. 16, p. 115-127, 2017.

  • HELMER, F. P. ; RODRIGUES, R. R. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL: modernização e miséria. REVISTA DE POLITICAS PUBLICAS (UFMA) , v. 21, p. 641-660, 2017.

  • BRITO, F. A. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Desatenção à mulher incontinente na atenção primária de saúde no SUS. Fisioterapia Brasil , v. 18, p. 205-213, 2017.

  • FERRAZ, I. M. O. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. ; GENTILLI, V. I. . Violência contra as mulheres: o retrato dos jornais capixabas. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher , v. 30, p. 305-324, 2017.

  • MOURA, m. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . MULHERES MASTECTOMIZADAS EM FACE DO CÂNCER DE MAMA. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA) , v. 14, p. 337-348, 2016.

  • SACRAMENTO, H. T. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Mundialização do Capital e Política de Saúde: desafios para as Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. 20, p. 103-120, 2016.

  • HELMER, F. P. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Prestação de serviços sociassistenciais para jovens. O Social em Questão , v. 36, p. 265-284, 2016.

  • SIDNEY FILHO, LUZIÉLIO ALVES ; GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES ; SOGAME, LUCIANA CARRUPT MACHADO . O público e o privado em um procedimento de saúde de alta complexidade. Salus Journal of Health Sciences , v. 2, p. 89-92, 2016.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SALES, M. D. C. . Ethnobotany and ethnopharmacology: traditional medicine and the bioprospection of phytotherapics. Salus Journal of Health Sciences , v. 1, p. 17-26, 2015.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; TRUGILHO, S. M. . VIOLÊNCIA E A DESTRUTIVIDADE DA SOCIEDADE DO CAPITAL: CONSEQUÊNCIAS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS. REVISTA DE POLITICAS PUBLICAS (UFMA) , v. 18, p. 523-534-534, 2014.

  • LIMA, ANA CLAUDIA PEREIRA SIMÕES ; GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES . Assistência entre a proteção à dignidade humana e a desresponsabilização estatal. SERVIÇO SOCIAL EM REVISTA , v. 16, p. 119-141, 2014.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . SOCIABILIDADE E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES PARA O SERVIÇO SOCIAL. TEXTOS & CONTEXTOS (PORTO ALEGRE) , v. 12, p. 292-311, 2013.

  • PEDRO, F. K. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; TORATI, C. V. . ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA EM RECÉM-NASCIDO PREMATUROS INTERNADOS EM UTI NEONATAL PÚBLICA. FISIOTERAPIA BRASIL , v. 14-supl, p. 99-105, 2013.

  • XAVIER, Bianca Beraldi ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Afetos e cooperação familiar como coadjuvantes do tratamento de câncer de mama em mulheres. Serviço Social em Revista (Online) , v. 14, p. 73-96, 2012.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Desigualdades Sociais, Subjetividade e Saúde Mental: desafios para o Serviço Social. Ser Social (UnB) , v. 13, p. 210-230, 2011.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Violência e Juventude: o grande desafio do nosso tempo. Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios do Espírito Santo - Relatório 2004, Vitória - ES, v. 1, p. 103-118, 2004.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GOMES, A. ; MONGIM, A. B. . Repercussões da nova ordem na eclosão da violência. Emancipação (UEPG. Impresso) , Ponta Grossa - Paraná, v. 4, n.1, p. 35-60, 2004.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GOMES, A. ; MONGIM, A. B. . Quando a Ordem é Matar: Análise da Trajetória de Jovens Vítimas de Homicídios na Grande Vitória. Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios do Espírito Santo, Vitória - ES, p. 119-132, 2004.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perspectivas Democráticas para o Planejamento e para a Gestão. Trilhas: Revista do Centro de Ciências Humanas e Educação, Belém, v. 2, p. 99-110, 2001.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Padrões de Profissionalidade da Prática do Serviço Social. Debates Sociais , Rio de Janeiro, v. 59, p. 126-144, 2001.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Desafios da Prática ao Novo Currículo de Serviço Social. Temporalis, Brasília, v. 2, p. 133-152, 2000.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Cidadania: Velhos e Novos Direitos Neste Final do Século. INTERFACE, v. 1, p. 73-78, 1999.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Desafios ao Novo Curriculo do Serviço Social. Serviço Social & Realidade , Franca, v. 8, n.1, 1999.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . A prática como Definidora da Identidade Profissional do Serviço Social. Serviço Social e Sociedade , São Paulo, v. 53, p. 126-144, 1997.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Notas Para um Paradigma de Análise de Politicas Sociais. CADERNOS DE PESQUISA, v. 2, p. 37-41, 1993.

  • SILVA, A. M. C. S. (Org.) ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes (Org.) ; PRESCHOLDT, S. G. A. (Org.) . POLÍTICAS PÚBLICAS - Experiências inclusivas. 1. ed. Vitória: Editora Emescam, 2019. v. 500. 280p .

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. (Org.) . Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. 1a.. ed. São Paulo: Veras Editora, 2015. v. 1000. 188p .

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Representações e Práticas: identidades e processo de trabalho no serviço social. 3ª. ed. São Paulo: Veras Editora, 2012. v. 1000. 223p .

  • LAUDINO, D. E. S. ; LOPES, A. A. ; SANTOS, F. O. ; ELEOTERIO, L. S. ; CHINAD, R. O. K. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ADOÇÃO COMO INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: SILVA, A M C S; GENTILLI, R M L; PRESCHOLDT, S G A. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS - Experiências inclusivas. 1ed.Vitória ES: Editora Emescam, 2019, v. 1, p. 211-232.

  • HERNANDES, L. F. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . LETTRES DE CACHET EM DIAS ATUAIS: pensando a internação compulsória, entre políticas e clínicas possíveis.. In: Túlio Alberto Martins de Figueiredo; Jandesson Mendes Coqueiro. (Org.). Rizoma: Saúde Coletiva & Instituições II. 1ed.on line: Paco Editorial, 2018, v. II, p. 21-36.

  • COELHO, M. C. R. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FERREIRA, C. P. ; MASSARONI, L. . Controle social na gestão de um hospital público. In: Francis Sodré; Maria Angélica Carvalho Andrade; Rita de Cássia Duarte Lima; Ana Claudia Pinheiro Garcia. (Org.). GESTÃO EM SAÚDE: reflexões no campo da saúde coletiva. 1ed.Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017, v. 1, p. 89-104.

  • GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES . Apontamentos sobre subjetividade na relação teoria-prática do serviço social. In: Myrian Veras Baptista; Odária Battini. (Org.). A prática Profissional do assistente social: para reconhcer e reconstruir o cotidiano. 1ed.São Paulo: Veras, 2016, v. 2, p. 143-173.

  • GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES . Políticas Públicas, Práticas Sociais e Cidadania. In: CRUZ, CÉSAR ALBENES DE MENDONÇA;TRUGILHO, SILVIA MOREIRA. (Org.). ABORDAGENS E NARRATIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS: Estado Sociedade e Cidadania. 1ed.Vitória: EDITORA EMESCAM, 2016, v. 1, p. 13-28.

  • ANASTACIO, M. P. ; POMPERMAYER, R. C. L. ; GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES ; SOGAME, Luciana Carrupt M. . Gravidez na adolescência: o caso de um hospital público. In: COELHO, Maria Carlota de Rezende; ARAÚJO, DALBELLO, Maristela; SILVA, Valmin Ramos. (Org.). Política de Saúde e assistência no cotidiano dos serviços. 1ed.Vitória: EMESCAM, 2016, v. 1, p. 197-214.

  • HELMER, F. P. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Violência e condições de vida de jovens pobres. In: Otávio Luiz Machado. (Org.). Sociologia da Juventude Diversidade e práticas educacionais inclusivas Desafios sociais para as juventudes. 1ed.Frutal - MG: Prospectiva, 2016, v. 3, p. 139-168.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Transformações societárias recentes e as raízes da violência atual. In: GENTILLI, R. M. L.; COELHO, M. C. R.. (Org.). Investigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. 1ed.São Paulo: Veras Editora, 2015, v. 1, p. 19-40.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COLA, J. S. C. . O olhar do adolescente egresso sobre o ProJovem no enfrentamento da violência. In: GENTILLI, R. M. L.; COELHO, M. C. R.. (Org.). Invetigações sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. 1ed.São Paulo: Veras Editora, 2015, v. 1, p. 157-184.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. . Apresentação. In: GENTILLI, Raquel de Matos Lopes Gentilli; COELHO, Maria Carlota de Rezende. (Org.). Investigação sobre violência e sociabilidade: desafios transdisciplinares. 1ed.São Paulo: Veras Editora, 2015, v. 1, p. 7-12.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Formacao Profissional, Etica e Cidadania. In: BONETTI, Dilséa; VINAGRE, Marlise; SALES, Mione Apolinário; GONELLI, Valéria M.M. (orgs.). (Org.). SERVICO SOCIAL E ETICA: CONVITE A UMA NOVA PRAXIS. 13aed.SAO PAULO: CORTEZ EDITORA, 2012, v. 1, p. 155-163.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . De como a Violência Habita o Centro da Nossa Cultura. In: BASTOS, R.; COLNAGO, V. & Ângelo, D.. (Org.). ADOLESCÊNCIA, VIOLÊNCIA E A LEI. 1a.ed.Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2007, v. , p. 263-274.

  • LAUDINO, D. E. S. ; NACARI, M. F. S. ; SANTOS, F. O. ; GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES . ?O SERVIÇO SOCIAL NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: XVI ENPESS, 2018, Vitória. Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social, 2018. v. 1. p. 1.

  • HELMER, F. P. ; LOPES, A. A. ; CHINAD, R. O. K. ; HERNANDES, L. F. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . POBREZA: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. In: XVI ENPESS, 2018, Vitória. Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social, 2018. v. 1. p. 1.

  • HELMER, F. P. ; GENTILLI, RAQUEL DE MATOS LOPES . Jovens pobres: desafios e superações. In: II Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos, 2017, Londrina. II Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: desafios contemporâneos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. I. p. 1.

  • HELMER, F. P. ; HERNANDES, L. F. ; GARCIA, E. M. N. ; SILVA, J. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Internação Compulsória e o tratamento de dependentes químicos. In: VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2017, SÃO LUÍS. 1917-2017 UM SÉCULO DE REFORMA E REVOLUÇÃO. São Luís -MA: Pograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas UFMA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • HERNANDES, L. F. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . A internação compulsória: um desafio a política antimanicomial. In: I Seminário Nacional de Serviço Social, 2015, Florianópolis. I Seminário Nacional de Serviço Social, Trabalho e Política Social. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catorina, 2015.

  • Torati, c. ; Pineau, L. ; MELOTTI, D. E. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Política de atenção ao recém-nascido prematuro: morbidades respiratórias. In: 1 Encontro Internacional de Política Social e 8 Encontro nacional de Política Social, 2013, Vitória. Anais [do] 1 Encontro Internacional de Política Social e 8 Encontro nacional de Política Social: As transformações do Estado no mundo hoje. Vitória, 2013. v. 1. p. 1-18.

  • Pineau, L. ; Torati, c. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . A assistência a Recém-Nascidos de Extremo Baixo Peso: Dificuldades no acesso aos Serviços Púbicos Especializados. In: 7o. Encontro Nacional de Políticas Públicas, 2012, Vitória. Trabalho e Lutas Sociais no Mundo de Hoje. Vitória: UFES, Programa de Pós-graduação em Política Social, 2012. v. 1. p. 1-15.

  • CURBANI, I. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Do documento da Alma Ata à Politica de Assistência ao portador de insuficiência renal crônica. In: VI Congresso de Ciencias da Saude, 2012, Vitoria. Anais VI Congresso de Ciencias da Saude. Vitoria: Emescam, 2012. v. 1. p. 420-439.

  • Torati, c. ; Pineau, L. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perfil materno de Prematuros internados em unidade de terapia intensiva neonatal publica. In: VI Congresso de Ciências da Saúde, 2012, Vitória. Anais VI Congresso de Ciências da Saúde. Vitoria: Emescam, 2012. v. 1. p. 488-503.

  • MARTINS, H. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME . Politicas Publicas e o diagnosticos audiologico em recém nascidos. In: VI Congresso de Ciências da Saude, 2012, Vitoria. Anais VI Congresso de Ciências da Saude. Vitoria: Emescam, 2012. v. 1. p. 504-515.

  • RAPOSO, F. A. G. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. ; NOGUEIRA, M. C. . Violência, família e violência familiar. In: XIII ENPESS de Pesquisadores de Serviço Social, 2012. XIII ENPESS de Pesquisadores de Serviço Social, 2012.

  • COLA, Juliana ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . VIOLÊNCIA, SOCIEDADE E JUVENTUDE. In: III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. Amais do III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1.

  • PEYNEAU, L. G. ; TORATI, C. V. ; POMPERMAYER, R. C. L. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ACESSIBILIDADE A SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS. In: Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. Anais do III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 249-260.

  • MOURA, m. ; SOUZA, E. M. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . POLÍTICAS DE SAÚDE NA INTERFACE DA MULHER MASTECTOMIZADA. In: III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. Anais do III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 156-164.

  • TORATI, C. V. ; Pineau, L. ; POMPERMAYER, R. C. L. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL ? PREMATURIDADE E MORBIDADE. In: III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. Anais do III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 122-131.

  • POMPERMAYER, R. C. L. ; TORATI, C. V. ; Pineau, L. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . PERFIL DE MORTE MATERNA NO BRASIL. In: III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. Anais do III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 279-288.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. ; ALACIR RAMOS SILVA . CONDIÇÕES DE VIDA E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO EM FACE AOS DESAFIOS DA VIOLÊNCIA. In: Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités), 2011, Vitória. Anais eletrônicos do III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes, identidades (Territoires, pouvoirs, identités). Vitória: GM Editora, 2011. p. 1-10.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . NOVOS DESAFIOS À CIDADANIA E AOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. In: 6º Encontro Nacional de Política Social ?Política Social no Mundo Contemporâneo?, 2011, Vitória. ?Política Social no Mundo Contemporâneo?. Vitória: Programa de Pós-Graduação Política Social - UFES, 2011. v. 1. p. 1-17.

  • COLA, Juliana ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . O PROGRAMA DE INCLUSÃO DE J OVENS (PROJ OVEM) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. In: 6º Encontro Nacional de Política Social ?Política Social no Mundo Contemporâneo?, 2011, Vitória. ?Política Social no Mundo Contemporâneo?. Vitória: Programa de Pós-Graduação Política Social - UFES, 2011. v. 1. p. 1-14.

  • SOUZA, J.G. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL PARA A GARANTIA DE DIREITOS SOCIAIS NO MINISTÉRIO PÚBLICO. In: III Seminário de Desenvolvimento Local, 2011, Vitória. III Seminário de Desenvolvimento Local Crise Ambiental e seus Impactos no Desenvolvimento Local. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 289-300.

  • GASPARINI, CC ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . A Política de Redução da Morbimortalidade para Queimaduras. In: V Congresso Nacional de Ciências da Saúde, 2011, Vitória. Anais [do] V Congresso Nacional de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 285-294.

  • TORATI, C. V. ; PEYNEAU, L. G. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Política de Atenção ao Recém- Nascido Prematuro: Morbidades neurológicas. In: V Congresso Nacional de Ciências da Saúde, 2011, Vitória. Anais [do] V Congresso Nacional de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 275-285.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . JUVENTUDE, VIOLÊNCIA E VIDA SOCIAL. In: 5 Encontro Nacional de Políticas Públicas, 2010, Vitória. Desigualdade e Mercantilização da Proteção Social nas América Latina, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FONSECA, H. P. ; ROSSONI, C. G. . AVALIAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. In: 5 Encontro Nacional de Políticas Públicas, 2010, Vitória. Desigualdade e Mercantilização da Proteção Social na América Latina, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . VIOLÊNCIA, VIDA SOCIAL E SUBJETIVIDADE. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, brasília. Lutas Sociais e Exercício profissional no Contexto da crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético Político Profissional, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; XAVIER, Bianca Beraldi . INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E O CÂNCER DE MAMA. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, Brasília. Lutas Sociais e Exercício profissional no Contexto da crise do Capital: mediações e a consolidação do Projeto Ético Político Profissional, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . JUVENTUDE E DESIGUALDADES SOCIAIS. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 2010, RIO DE JANEIRO. Crise do Capital e reprodução do Conhecimento na Realidade Brasileira: pesquisa para quê, para quem e como?. Rio de Janeiro: ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; TORATI, C. V. ; PEYNEAU, L. G. ; POMPERMAYER, R. C. L. . Notas sobre a política de atenção ao recém nascido prematuro. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL, 2010, RIO DE JANEIRO. Crise do Capital e reprodução do Conhecimento na Realidade Brasileira: pesquisa para quê, para quem e como?. Rio de Janeiro: ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Violência, Vida Social e Subjetividade. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, Rio de Janeiro. Lutas Sociais e Exercício Profissional no Contexto da Crise do Capital: Mediações e a Consolidação do Projeto Ético político Profissional. Rio de janeiro: CFESS, 2010. p. 1-8.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GENTILLI, C. L. . Delitos de Adolescentes: o paradoxo dos apelos extremedos e inauditos. In: 19a. Conferência Mundial de Serviço Social, 2008, Salvador. 19a. Conferência Mundial de Serviço Social, 2008.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . De como a violência habita o centro da nossa cultura. In: Adolescência, Violência e a lei, 2007, Vitória. Adolescência, Violência e a Lei. Rio de janeiro: Companhia de Freud Editora, 2007. v. 1. p. 263-274.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . 'De como a violência habita o centro de nossa cultura. In: Adolescência, Violência e a lei, 2007, Vitória. Adolescência, Violência e a Lei. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2007. v. 1. p. 263-275.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Serviço Social e Intervenções Urbanas: uma experiência. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisas em Serviço Social, 2002, Juiz de Fora. VIII Encontro Nacioanl de Pesquisas em Serviço Social. Juiz de Fora, 2002.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Velhos e Novos Direitos: Desafios à Democracia Brasielira. In: X Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. X Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Rio de Janeiro, 2001.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perfil Profissional do Assistente Socail no Mercado de Trabalho do Espírito Santo. In: IX COngresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 1998, Goiaânia. O Serviço Social Rumo ao Século XXI, 1998.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GARCIA, M. L. T. ; FOGOS, A. . Controle de Hanseníase: uma demanda ao serviço social. In: IX Congresso Brasileiro de Assistntes Sociais, 1998, Goiânia. Caderno de Comunicações, 1998.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GENTILLI, C. L. ; FONSECA, H. P. ; ROSSONI, C. G. . Desafios para a implantação da rede de atenção e cuidados à saúde mental no município de Vitória. In: 1o. Congresso brasileiro de Saúde Mental Perspectivas em Saúde Mental: perspectivas e aproximações, 2008, Florianópolis. I Congresso em Saúde Mental, 2008. v. 1.

  • LAUDINO, D. E. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DA SERRA: AVANÇOS E DESAFIOS. In: Encontro Científico Emescam, 2018, Vitória. Encontro Científico da Emescam. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 44-44.

  • BRITO, F. A. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . DESATENÇÃO A MULHERES INCONTINENTES NOS SERVIÇOS BÁSICOS DE SAÚDE: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS. In: Encontro Científico da Emescam, 2018, Vitória. Encontro Científico Emescam. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 73-74.

  • HERNANDES, L. F. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA E VIDA EM CENA. In: Encontro Científico da Emescam, 2018, Vitória. Encontro Científico Emescam. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 90-91.

  • LOPES, A. A. ; CHINAD, R. O. K. ; LAUDINO, D. E. S. ; NACARI, M. F. S ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ADOÇÃO TARDIA: EXPECTATIVAS E OBSTÁCULOS. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DA EMESCAM, 2018, VITÓRIA. ENCONTRO CIENTÍFICO DA EMESCAM. VITÓRIA: EDITORA EMESCAM, 2018. v. II. p. 74-74.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; DALVI, A. L. M. . COMO ESTÁ A SAÚDE DOS CUIDADORES PRIMÁRIOS DE PESSOAS ACAMADAS OU COM LIMITAÇÕES FÍSICAS?. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2018, Vitória. OMO ESTÁ A SAÚDE DOS CUIDADORES PRIMÁRIOS DE PESSOAS ACAMADAS OU COM LIMITAÇÕES FÍSICAS?, 2018. v. 1. p. 12-12.

  • MIGUEZ, B. P. ; PEREIRA, N. F. ; VENTURA, J. A. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA NO CONTEXTO NEOLIBERAL GLOBALIZADO. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA NO CONTEXTO NEOLIBERAL GLOBALIZADO. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 15-15.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; LAUDINO, D. E. S. . ASSISTENTES SOCIAIS NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE SERRA-ES. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. ASSISTENTES SOCIAIS NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E AD. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 19-19.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SANTOS, F. O. ; ELEOTERIO, L. S. . EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS E DE FAMÍLIAS EM PROCESSO DE ADOÇÃO TRADICIONAL. In: EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS E DE FAMÍLIAS EM PROCESSO DE ADOÇÃO TRADICIONAL, 2018, Vitória. EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS E DE FAMÍLIAS EM PROCESSO DE ADOÇÃO TRADICIONAL. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 26-26.

  • RHEIN, F. R. N. ; FERREIRA, J. G. ; VENTURA, J. A. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL DO ESPÍRITO SANTO. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL DO ESPÍRITO SANTO. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 27-27.

  • SILVA FILHO, J. C. ; CAMPINHOS, L. A. B. ; VENTURA, J. A. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . BREVES NOTAS SOBRE A ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. BREVES NOTAS SOBRE A ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 40-40.

  • BARCELOS, K. R. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . COMUNIDADES TERAPÊUTICAS: ESTRATÉGIA DE TRATAMENTO PARA A DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. COMUNIDADES TERAPÊUTICAS: ESTRATÉGIA DE TRATAMENTO PARA A DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 42-42.

  • RODRIGUES, R. R. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ANÁLISE SOBRE AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA. In: IV SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - I JORNADA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO SERVIÇO SOCIAL, 2018, Vitória. ANÁLISE SOBRE AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA. Vitória: Editora EMESCAM, 2018. v. 1. p. 56-56.

  • SANTOS, F. O. ; ELEOTERIO, L. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Expectativas de famílias e de Crianças no Processo de Adoção. In: Encontro Científico da Emescam, 2017, Vitória. Encontro Científico da Emescam. Vitória: Editora EMESCAM, 2017. v. 2. p. 12-12.

  • LOPES, A. A. ; CHINAD, R. O. K. ; NACARI, M. F. S ; LAUDINO, D. E. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . ADOÇÃO TARDIA: EXPECTATIVAS E OBSTÁCULOS. In: Encontro Científico da Emescam, 2017, Vitória. Encontro Científico da Emescam. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017. v. 2. p. 22-22.

  • GOMES, L. L. P. ; FARIA, V. D. ; ALVES, R. R. B. ; KILL, L. M. ; ALVARENGA, R. M. F. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Trabalho do Assistente Social: possibilidadesnde intervanção sobre sexualidade com adolescentes em um programa social. In: Encontro Científico da Emescam, 2017, Vitória. Encontro Científico da Emescam. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017. v. 2. p. 1-1.

  • SANTOS, F. O. ; ELEOTERIO, L. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Expectativas das Famílias e de Crianças no Processo de Adoção Tradicional. In: Jornada de iniciação científica 2017, 2017, Vitória. Jornada de iniciação científica e congresso acadêmico de medicina 2017. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017. v. 1. p. 23-24.

  • LOPES, A. A. ; CHINAD, R. O. K. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Expectativas das Famílias e de Crianças no Processo de Adoção Tardia. In: Jornada de iniciação científica 2017, 2017, Vitória. Jornada de iniciação científica e congresso acadêmico de medicina 2017. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017. v. 1. p. 22-23.

  • SENA, T. R. S. ; PIN, T. G. ; CHAVES, K. C. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perfil das instituições de acolhimento institucional de crianças e adolescentes no município de Vila Velha. In: Jornada de iniciação científica 2017, 2017, Vitória. Jornada de iniciação científica e congresso acadêmico de medicina 2017. Vitória - ES: Editora EMESCAM, 2017. v. 1.

  • SILVA, R. S. ; CRAVO, S. C. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Visão de assistentes sociais sobre trabalhadoras que utilizam serviços socioassistenciais. In: Jornada de Iniciação Científica, 2014, Vitória. www.emescam.br. VITÓRIA: EMESCAM, 2014. v. 1. p. 35-36.

  • CURBANI, I. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME . Avaliação Nutricional de Pacientes Submetidos à Transplante renal de Dois Centros Transplantadores. In: VI Congresso de Ciências da Saúde, 2012, Vitória. Anais do VI Congresso de Ciências da Saúde, 2012. p. 81-82.

  • Pineau, L. ; Torati, c. ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Prevalência e perfil de RN de prematuros extremos nascidos no ano de 2008 em UTIN. In: VI Congresso de Ciencias da Saúde, 2012, Vitoria. Anais VI Congresso de Ciencias da Saúde. Vitoria: Emescam, 2012. v. 1. p. 83-84.

  • RAPOSO, F. A. G. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; HOFFMANN, M. V. . O enfermeiro para o atendimento da criança e adolescente vítima de violência doméstica. In: 5o. Seminário de Saúde em saúde da Criança e Adolescente / II Seminário Internacional em Saúde da Criança e Adolescente, 2011, Rio de Jneiro. Anais II Seminário Internacional em Saúde da Criança e Adolescente, 2011.

  • RAMOS, K. H. D. A ; SANTOS, D. G. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. . LIMITAÇÕES DA PESQUISA RETROSPECTIVA PARA IDENTIFICAR O PERFIL DE PACIENTES HIV/AIDS EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO. In: XXI FORUM NACIONAL DE ENSINO DE FISIOTERAPIA, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2011.

  • Pedro FKS ; TORATI, C. V. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. . ASSISTÊNCIA FISEOTERAPÊUTICA EM RÉCEM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UTI NEONATAL PÚBLICA. In: V Congresso Nacional de Ciências da Saúde, 2011, Vitória. Anais [do] V Congresso Nacional de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2001. v. 1. p. 041-042.

  • Ramos KHDA ; Santos DC ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. . Fatores de Risco para o Desenvolvimento de Complicações Pulmonares em Pacientes HIV Positivo Internado em um Hospital Filantrópico de Vitória-ES. In: V Congresso Nacional de Ciências da Saúde, 2011, Vitória. Anais [do] V Congresso Nacional de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 024-025.

  • Ramos KHDA ; SANTOS, D. G. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. . Limitações da Pesquisa Retrospectiva para identificar o Perfil de Pacientes HIV?AIDS em um Hospital Filantrópico. In: V Congresso Nacional de Ciências da Saúde, 2011, Vitória. Anais [do] V Congresso Nacional de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2011. v. 1. p. 206-206.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; ALVES, Helaine . INTERDISCIPLINARIDADE E MULTIPROFISSIONALIDADE NA SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. In: V Congresso Nacional de Saúde e Serviço Social e VIII Simpósio de Serviço Social em Saúde, 2010, São Paulo. Direito à Saúde: 20 anos do SUS e atuação do assistente social, 2010. v. 1. p. 212-212.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GENTILLI, C. L. . CIDADANIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. In: V Congresso Nacional de Saúde e Serviço Social e VIII Simpósio de Serviço Social em Saúde, 2010, São Paulo. Direito à Saúde: 20 anos do SUS e atuação do assistente social, 2010. v. 1. p. 196.

  • PIGNATON, Nathalie ; BASSINI, Marizete ; COLA, Juliana ; CONCEIÇÃO , Jocimara ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Naturalização da Violência e Perspectivas para o Futuro entre adolescentes de baixa renda. In: IV Congresso de Ciências da Saúde, 2010, Vitória. Naturalização da Violência e Perspectivas para o Futuro entre adolescentes de baixa renda, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COLA, Juliana ; CONCEIÇÃO , Jocimara ; PIGNATON, Nathalie ; BASSINI, Marizete . Fatores que contribuem para uma socialização precária e para violência entre jovens. In: IV Congresso de Ciências da Saúde, 2010, Vitória. IV Congresso de Ciências da Saúde - ANAIS. Vitória: EMESCAM, 2010. v. 1. p. 53-53.

  • ALVES, Helaine ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Equipe Interdisciplinar e Multirofissional no tratamento com paciente com transtorno mental. In: IV Congresso de Ciências da Saúde, 2010, Vitória. IV Congresso de Ciências da Saúde - ANAIS. Vitória: EMESCAM, 2010.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; ALVES, Helaine . Atenção Básica como forma de Democratização do Acesso. In: III Congresso de Ciências da Saúde, 2009, Vitória. III Congresso de Ciências da Saúde, 2009.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FONSECA, H. P. ; GENTILLI, C. L. ; Fernandes Daniela ; ROSSONI, C. G. ; ALVES, Helaine . Apoio Matricial no Contexto da Saúde Mental no Município de Vitória - ES. In: IX congresso brasieliro de saúde coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . El rol del trabajo social em el desarollo. In: 16 Simpósio da ICSD, 2009, Monterrey. Programa y Cuaderno de Resumenes. Monterrey: Universidade Autonoma de Nuevo León, 2009.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Jóvenes pobres y las drogas. In: 16 Simpósio da ICSD, 2009, Monterrey. Programa y Cuaderno de Resumenes. Monterrey: Universidade Autonoma de Nuevo León, 2009.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; BONOMO, E ; GUARNIER, MI ; PAGOTTO, V ; BORLOT AM . impactos Causados pela Doença de Alzheimer na Estrutura Familiar. In: II Congresso de Ciências da Saúde, 2008, Vitória. II Congresso de Ciências da Saúde. Vitória: EMESCAM, 2008. v. 1. p. 84-85.

  • FONSECA, H. P. ; GENTILLI, C. L. ; ROSSONI, C. G. ; ALVES, Helaine ; Fernandes Daniela ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Atendimentos em Saúde Mental no Município de Vitória. In: II Congresso de Ciências da Saúde, 2008, Vitória. II Congresso de Ciências da Saúde - ANAIS. Vitória: EMESCAM, 2008. v. 1. p. 82-83.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GOMES, A. ; MONGIM, A. B. . Vida e Morte de Severinos: Análise da trajetória assumida por jovens vítimas de homicídios na Grande- Vitória. In: Psicologia e Saúde: Desafios às Políticas Públicas de saúde, 2005, Vitória. 4o. Encontro Regional de Psicologia Social, 2005.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perfil Profissional do assistente social no mercado de trabalho no Espírito Santo. In: ARAXÁ 30 ANOS DEPOIS, 2004, Rio de Janeiro. Debates Sociais: Desafios. Rio de Janeiro: CBCISS, 2004. v. 1. p. 232-232.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FOGOS, A. ; GARCIA, M. L. T. ; BARROS, T. J. M. ; Zon, I.C.M. . Do insucesso inicial ao sucesso final:A prática do serviço social num programa de Hanseníase. In: ARAXÁ 30 ANOS DEPOIS, 2004, Rio de Janeiro. Debates Sociais: Desafios. Rio de Janeiro: CBCISS, 2004. v. 1. p. 207-207.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; Falqueto, E. ; Souza, G. ; Zon, I.C.M. . A experiência das extrarégias do Serviço Social com Hanseniano no Centro de Saúde de Carapina. In: ARAXÁ 30 ANOS DEPOIS, 2004, Rio de Janeiro. Debates Sociais: Desafios. Rio de Janeiro: CBCISS, 2004. v. 1. p. 216-216.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SANTOS, A. L. ; SOUZA, G. L. ; MADUREIRA, R. M. S. . A auto-imagem do idoso num grupo experimental de educação em saúde. In: 50a. reunião anual da SBPC, 1998, Natal. Ciência, Educação, Investimento, 1998.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; BRAGA, R. F. . Perfil da Demanda do Programa de Atendimento Integral à Saúde da Criança. In: IX Congresso brasileiro de Assistentes Sociais, 1998, Goiânia. Caderno de Comunicações, 1998.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; IWENI, A. N. ; MARTINS, P. C. . A Experiência do Serviço Social num programa de Controle de AIDS. In: IX Congresso Brasileiro de assistentes Sociais, 1998, Goiania. Caderno de Comunicações, 1998.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GARCIA, M. L. T. ; FOGOS, A. . Em busca de Respostas: um estudo sobre o abandono do tratamento entre pacientes de um Programa de Controle de Hanseníase. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos / Abstracts, 1997.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Sentimento de identidade profissional entre assistentes sociais. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos/ Abstracts.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Referências Identitárias e Discursivas no Serviço Social. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, ão aulo. Resumos.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Reflexões sobre identidade profissional. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Resumos.

  • HELMER, F. P. ; SILVA, J. P. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . SSN: 2238-9091 (Online) Visão sobre adoção segundo adolescentes em acolhimento institucional. O SOCIAL EM QUESTÃO , 2020.

  • SILVA, S. A. ; FREITAS, A. L. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANETTI, V. B. ; NASCIMENTO, C. D. C. ; DAGEN, S. K. ; FERREIRA, G. S. ; SACRAMENTO, H. T. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Práticas Integrativas e Complementares no Município de Vitória-ES: Diagnóstico dos Serviços de Atenção aos pacientes com Hipertensão e Diabetes na Atenção Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Novos desafios à Cidadania e aos serviços de saúde mental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Condições de Vida e expectativas para o futuro em face dos desafios da violência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . JUVENTUDE, VIOLÊNCIA E VIDA SOCIAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FONSECA, H. P. ; ROSSONI, C. G. . Avaliação em Serviços de Saúde Mental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . VIOLÊNCIA, VIDA SOCIAL E SUBJETIVIDADE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Juventude, violência, vida social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROSSONI, C. G. ; FONSECA, H. P. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Avaliação em Serviços de Saúde Mental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . JUVENTUDE E DESIGUALDADES SOCIAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Violência, Vida Social e Subjetividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, Helaine ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Atenção Básica como Forma de Democratização do Acesso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Representações e Práticas: identidade e processo de trabalho no Serviço Social. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Um excesso de gozo ou a emergência de uma nova forma de subjetividade?. Vitória: UFES/PROEX/NEVI, 2007 (Artigo).

Outras produções

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; TRUGILHO, S. M. ; CASER, M. C. . Oficina para Elaboração de Artigo Científico. 2015.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; COELHO, M. C. R. ; DALBELLO-ARAUJO, M. . PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL. 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para avaliação de artigo submetido à Revista Argumentum. 2018.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para avaliação de artigo submetido à Revista Psicologia Ciência e Profissão. 2018.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; GARCIA, E. M. N. ; SILVA, J. ; NACARI, M. F. S. . INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES: PERFIL DAS INSTITUIÇÕES E EXPECTATIVAS DE FAMÍLIAS E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ADOÇÃO. 2018.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer para Conselho Editorial da Veras sobre decisão acerca de publicações da Editora. 2017.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; CAULIT, A.M. ; NUNES, E. M. ; NACARI, M. F. S. ; TRUGILHO, S. M. . Reelaboração e atualização do Projeto de Curso de Serviço Social da EMESCAM. 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer em trabalhos de Iniciação Científica apresentados ao Comitê Interno de Avaliação do PIBIC (CIAA). 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer de avaliação de livro para publicação para a Editora Veras. 2016.

CRUZ, C ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Reelaboração e Atualização do Projeto do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para avaliação de artigo submetido à Revista Argumentum. 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para avaliação de artigo submetido à Revista Textos e Contextos. 2016.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para publicação de livro para a Editora Veras. 2015.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; VALENCA, M. M. ; BAPTISTA, H. V. . Parecer técnico para discussão da reestruturação do Conselho editorial da Editora Veras. 2015.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer técnico para avaliação de artigo submetido à Revista Temporalis. 2015.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer em trabalhos de Iniciação Científica. 2014.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Relatório Técnico da visita da CAPES ao Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2013.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Relatório Técnico do I Seminário de Planejamento estratégico do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM. 2013.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Parecer para a comissão de avaliação de candidatos à bolsa na IES. 2013.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; SOGAME, Luciana Carrupt M. ; CRUZ, C ; BORGES, LH . Proposta do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2012.

RAMOS, L. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; CRUZ, C ; BARCELLOS, G. H. . III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental e seus impactos no Desenvolvimento Local - Projeto. 2011.

RAMOS, L. ; CRUZ, C ; BARCELLOS, G. H. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . III Seminário de Desenvolvimento Local: Crise Ambiental no Desenvolvimento Local - Relatório. 2011.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Avaliação de Trabalhos Apresentados ao III Seminário de Desenvolvimento Local - Crise Ambiental e seus Impactos no Desenvolvimento Local. 2011.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Coordenadora Adjunta de Comissão Organizadora de Evento. 2011.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Avaliação de Temas Livres Apresentados ao V Congresso de Ciências da Saúde. 2011.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Serviço Social no Campo da Saúde Mental. 2010.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Avaliação de Trabalhos Científicos no IV Congresso de Ciências da Saúde da EMESCAM. 2010.

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; NACARI, M. F. S ; SILVA, J. ; GARCIA, E. M. N. . INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA/ES: PERFIL DAS INSTITUIÇÕES E EXPECTATIVAS DE FAMÍLIAS E CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ADOÇÃO. 2018. (Relatório de pesquisa).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; CASER, M. C. ; TRUGILHO, S. M. . OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; VENTURA, J. A. . III Seminário de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2016. (Coordenação de mesa de congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; NACARI, M. F. S ; GARCIA, E. M. N. ; SILVA, A. M. C. S. ; TRUGILHO, S. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da EMESCAM 2015/2. 2015. (Projeto de Curso).

REISEN, S. P. S. ; SILVA, R. S. ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Visão de assistentes sociais sobre mulheres trabalhadoras que utilizam serviços socioassistenciais. 2014. (Relatório de pesquisa).

CRUZ, C ; LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME ; BORGES, LH ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Proposta de Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2012. (Projeto de Curso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; FONSECA, H. P. ; BASSINI, Marizete ; COLA, Juliana ; CONCEIÇÃO , Jocimara ; PIGNATON, Nathalie . PERCEPÇÃO DOS JOVENS DE SÃO PEDRO SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA E VIOLÊNCIA - Relatório Técnico. 2011. (Relatório de pesquisa).

PIGNATON, Nathalie ; GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Violência e suas repercussões na saúde coletiva e na vida social. 2011. (Relatório de pesquisa).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Simpósio. 2011. (Coordenação de mesa de congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Mesa Redonda Temática. 2011. (Coordenação de mesa de congresso).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; ORNELAS, J. H. C. ; SANTOS, T. C. . Delitos de Adolescentes: o paradoxo dos apelos extremados e inauditos. 2009. (Relatório de pesquisa).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; ROSSONI, C. G. ; FONSECA, H. P. ; GENTILLI, C. L. ; ALVES, Helaine ; Fernandes Daniela . ATENDIMENTOS EM SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. 2009. (Relatório de pesquisa).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes ; NACARI, M. F. S. ; GARCIA, E. M. N. ; SILVA, A. M. C. S. ; TRUGILHO, S. M. . Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Serviço Social da EMESCAM. 2009. (Comissão Permanente).

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Vitória do Futuro: Agenda 21 da Cidade de Vitória. 2002 (Publicação Institucional) .

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Projeto Político Pedagógico para implantação do Curso de Serviço Social da Faculdade Salesiana de Vitória. 1998 (Plano de Curso de Serviço Social) .

GENTILLI, Raquel de Matos Lopes . Perfil do Profissional Assistente Social no Mercado de Trabalho do Espírito Santo. 1998 (Publicação Institucional) .

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NUM AMBIENTE HOSPITALAR, Descrição: Este estudo aborda a questão da complexidade da prática profissional do Serviço Social num contexto hospitalar, sendo realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Para tanto serão inventariadas as atividades profissionais do Serviço Social que são realizadas nas Enfermarias, no Pronto Socorro e nos Ambulatórios das diversas especialidades médicas da Santa Casa. Destina-se a identificar como se organizam as atividades e competências profissionais no ambiente hospitalar, tendo em vista a necessidade de mapear rotinas e identificar atividades desenvolvidas para cumprir atribuições institucionais, profissionais e que visem a melhoria do atendimento do cliente, respeitando suas demandas, necessidades e direitos. Com os resultados, pretende-se criar protocolos mais eficientes para redimensionar seu processo de trabalho em conformidade com as necessidades da instituição, a regulamentação profissional e os direitos dos usuários e familiares que utilizam o serviço. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Maria de Fátima dos Santos Nacari - Integrante / Eliana Moreira Nunes Garcia - Integrante.

  • 2016 - 2018

    POLÍTICAS PÚBLICAS, PRÁTICAS SOCIOPROFISSIONAIS E SUJEITOS DE DIREITOS, Descrição: Visa estudar expressões e materialização de sinais contraditórios da ambivalência do Estado brasileiro em relação a implantação de políticas públicas em face de imperativos econômicos internacionais da globalização e das políticas neoliberais em curso no Estado Brasileiro. O foco da pesquisa deverá incidir sobre formas de ação, inação e impasses na gestão, cujas repercussões apontam para a sistemática redução do papel do Estado, pondo ênfase em questões que problematizam direitos e/ou garantias constitucionais que afetam sujeitos de direitos em situação de proteção-desproteção social em face de acessos a serviços da seguridade social em suas recentes materializações e configurações concretas. Neste sentido, serão analisados aspectos concretos de políticas públicas e/ou sociais como expressão de um campo de forças contraditório e ambivalente, que deixa de consolidar as demandas por cidadania do período pós-Constituição de 1988 em sua agenda pública e incorpora, cotidianamente, as dimensões assimétricas, desiguais e contraditórias do conflito de classes na função reguladora do Estado e nas prestações diretas de serviço ofertados, cujas mediações se materializam em diversas práticas socioprofissionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Denise Barbosa Bastos - Integrante / Rodrigo da Rocha Rodrigues - Integrante.

  • 2016 - Atual

    PRÁTICAS SOCIOPROFISSIONAIS, SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, Descrição: Trata-se de uma pesquisa sobre atribuições institucionais, profissionais e dispositivos legais para proteger crianças, adolescentes e jovens em risco social, considerando demandas, necessidades e direitos em conformidade com o perfil das instituições de relacionadas à Vara da Infância e Juventude. Este projeto de pesquisa deverá trabalhar com três objetivos: 1) um relacionado ao perfil das organizações de acolhimento de crianças e adolescentes face à cultura política conservadora presente na sociedade brasileira e que afeta as ações do Estado, que interfere na organização e realização do trabalho profissional do Serviço Social; 2) O segundo relacionado à discussão dos direitos humanos de cuidados e proteção em face de velhas ambiguidades associadas a conservadorismo político e social, que ainda se presentificam nos processos de adoção e 3) o terceiro trata da percepção de jovens sobre condições de vida e violência, analisando a perspectiva de jovens de ambos os sexos em relação à violência que os envolve, na qual são autores e vítimas no momento em que precisam realizar escolhas em face da entrada na vida adulta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Eliana Moreira Nunes Garcia - Integrante / Jaqueline da Silva - Integrante / Fabrícia Pavesi Helmer - Integrante / Danielle Érica da Silva Laudino - Integrante / Fabiana Oliveira dos Santos - Integrante / Tiago Rodrigues Santos de Sena - Integrante / Aline Anizio Lopes - Integrante / Karla Conceição Chaves - Integrante / Tuany Godoi Pin - Integrante / Lorena de Souza Eleotério - Integrante / Rosiani Ott Kruger Chinad - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2014 - 2018

    Políticas Públicas, Vulnerabilidade Social e Direitos, Descrição: Este projeto tem como objetivo articular a discussão de situações de vulnerabilidade social a que estão submetidos diferentes sujeitos e segmentos sociais às condições concretas da sociedade brasileira. A pesquisa deverá por ênfase na questão local, problematizando realidades de municípios do estado do Espírito Santo. Compreende reflexões sobre a sociabilidade humana de famílias, cujas crianças, adolescentes e jovens se encontram em situação de pobreza, vulnerabilidade, abandono social, violência e drogadição. Tais categorias serão problematizadas como mediações que possibilitem a análise das desigualdades sociais de gênero, classe, cor/etnia e geracionais. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / MOURA, Marilla de Oliveira - Integrante / Flávia Azevedo de Brito - Integrante / Linccon Fricks Hernandes - Integrante / Isabel Maria de Oliveira Ferraz - Integrante / Francesca Sani Avanza - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2013 - 2016

    Avaliação dos serviços de Práticas Integrativas e Complementares do município de Vitória, Descrição: Projeto em colaborações com outros centros de pesquisa para discussão sobre Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. No projeto local tem-se como objetivo realizar um resgate histórico dos serviços oferecidos de PICs no município de Vitória desde sua primeira iniciativa correlacionando a oferta dos serviços e Plano Municipal de Saúde com as diferentes conjunturas da Política nacional de práticas integrativas e complementares, identificando as atuais modalidades de práticas integrativas e complementares existentes no município de Vitória e a cobertura efetiva- de cada uma delas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Maria Diana Cerqueira sales - Integrante / Sergio Alexandre da Silva - Integrante / Ana Lúcia dos santos Freitas - Integrante / Vanderleia Benincá Zanetti - Integrante / Christiane Dias Caetano Nascimento - Integrante / Sabrina Klein Dagen - Integrante / Henriqueta Tereza do Sacramento - Integrante / Geneilcimar dos Santos Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ÀS MULHERES TRABALHADORAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA ? ESPÍRITO SANTO, Descrição: Este projeto focaliza a a realidade de mulheres trabalhadoras que são são assistidas pela política de assistência social, voltadas para esse segmento no município de Vitória. As ações programáticas da Política da Assistência Social estão organizadas para o enfrentamento da pobreza e desigualdades sociais, uma vez que que estes é um dos maiores problemas sociopolíticos da sociedade brasileira, constituindo-se numa tarefa de grande envergadura. Para superá-lo são necessários políticas e programas que visem garantir os direitos sociais e o exercício da cidadania plena. tais políticas, de responsabilidade dos governos, devem contar com a participação dos cidadãos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / SIRLENE CRISTINA CRAVO - Integrante / RENATA SANTOS DA SILVA - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A INTERFACE DA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NAS POLÍTICAS SOCIAIS E COM A CIDADANIA, Descrição: Esse projeto retoma uma reflexão que realizamos nos anos 90 sobre a prática profissional do serviço social, durante o Doutorado e deram origem a uma participação numa coletânea sobre ética profissional e posteriormente a um livro sobre processo de trabalho do serviço social. A retomada da discussão deverá incorporar o rico debate profissional posterior, além de aprofundar alguns aspectos recentemente sobre o âmbito de atuação da profissão nas políticas sociais, sobretudo a de assistência social e da saúde mental. Será tomado como ponto de partida a questão das políticas sociais no interior das políticas públicas de Estado e de governo, bem como a relação complexa e restritiva com os direitos de cidadania e o exercício profissional do serviço social. Outro ponto de conexão a ser explorado na conexão do exercício da cidadania na prática, deverão ser problematizadas as limitações estruturais do capitalismo toyotista e financeiro com a captura da subjetividade dos sujetos deixados, muitas vezes à própria sorte na barbárie que se instalou na sociedade contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / SIRLENE CRISTINA CRAVO - Integrante / RENATA SANTOS DA SILVA - Integrante / ANA CLAUDIA PEREIRA SIMÕES - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2012

    Subjetividade, família e saúde mental, Descrição: Esse projeto estuda as atuais expressões da materialidade da instituição familiar, tendo como foco as expressões da subjetividade e o comprometimento da saúde mental e da violência, tomadas a partir do ponto de vista do Serviço Social. Consiste num exercício de estudos teóricos visando identificar articulações que possam ser compatíveis e correlatas à atuação profissional do Serviço Social no âmbito de Lei 8662 e de seu Código de Ética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Bianca Beraldi Xavier - Integrante / Juliana Cola - Integrante / MOURA, Marilla de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5

  • 2010 - 2013

    O papel da mulher na atividade pesqueira artesanal no Espírito Santo: discutindo gênero, trabalho, meio ambiente, políticas públicas e desenvolvimento local?, Descrição: A pesquisa "O papel da mulher na atividade pesqueira artesanal no Espírito Santo: discutindo gênero, trabalho, meio ambiente, políticas públicas e desenvolvimento local? busca ampliar a investigação acerca das implicações das desigualdades de gênero no contexto regional, a partir da experiência de mulheres pescadoras artesanais que desenvolvem suas atividades laborais no litoral do estado do Espírito Santo. Utilizando-se de conteúdos teórico-metodológicos de caráter multidisciplinar, buscar-se-á identificar e discutir as expressões das desigualdades de gênero no contexto socioeconômico e familiar, a divisão social e sexual do trabalho, as estratégias locais organizadas para lidar com os impactos dessas desigualdades; e o papel que o Estado desempenha, por meio das políticas públicas, para a promoção do desenvolvimento local e da equidade de gênero no contexto das comunidades e famílias pescadoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Integrante / NARA CUMAN MOTTA - Integrante / ALACIR RAMOS SILVA - Integrante / Gilsa Helena Barcellos - Coordenador / Cesar Cruz - Integrante / Larissa Letícia Andara Ramos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio fin - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Percepção dos Jovens de São Pedro sobre Condições de Vida e Violência, Descrição: O projeto, "Percepção dos Jovens de São Pedro sobre Condições de Vida e Violência" visa analisar a perspectiva de jovens de ambos os sexos em relação às condições de vida (entrada na vida adulta, sexualidade, constituição de uma nova família, empregabilidade) em face de um universo social violento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Heloísa Pereira da Fonseca - Integrante / LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME - Integrante / Nathalie Pignaton - Integrante / Marizete Bassini - Integrante / Juliana Cola - Integrante / Jocimara da Conceição - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Ciência e tecnologia do Município de Vitória - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2013

    Morbidade Respiratória e Óbitos em Pacientes HIV positivo em Hospital Filantrópico de Vitória: Fatores de Risco, Atuação e Visão Profissional, Descrição: Trata-se de uma pesquisa num hospital filantróico filantróprico de Vitória, onde estão sendo levantadas as complicações pulmonares, fatores de risco e atuação profissional em pacientes internados com HIV positivo. Discute também as políticas públicas para o setor.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Integrante / LUCIANA CARRUPT MACHADO SOGAME - Coordenador / KATHIAE HELENA DIAS DO AMARAL RAMOS - Integrante / DANIELE GONÇALVES DOS SANTOS - Integrante / GLASIELA SENA SANTANA - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Os Impactos Sociais da Violência sobre a Saúde Pública em Vitória-ES: contribuições do Serviço Social, Descrição: O estudo que objetiva caracterizar os impactos sociais da violência sobre a saúde pública no município de Vitória-ES. Uma pesquia de caráter quanti e qualitativo que desenvolverá uma análise comparativa entre os principais bancos de dados estatísticos nacionais e regionais sobre o perfil de morbidade e mortalidade por violência, tendo como parâmetro a "Lei Seca" implantada no ano de 2008. Ainda serão desenvolvidos dois estudos de caso em prontos socorros da cidade de Vitória com o objetivo de mapear as principais causas de internação por violência no município. O estudo ainda prevê entrevistas aos membros dos conselhos gestores de saúde da cidade para identificar a formação de uma agenda sobre a violência e seus impactos sobre a política de saúde. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Integrante / Eugênia Célia Raizer - Integrante / FRANCIS SODRÉ - Coordenador / ALACIR RAMOS SILVA - Integrante., Financiador(es): Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Remuneração.

  • 2007 - 2012

    Delitos de adolescentes: o paradoxo dos apelos extremados e inauditos, Descrição: Trata-se de um projeto de natureza interdisciplinar que tem por finalidade avaliar os discursos de profissionais que trabalham com adolescentes em conflito com a Lei, internos . Visa identificar e sistematizar como os profissionais se referem aos valores simbólicos expressos pelos adolescentes e que se referem à família, à cultura, à sociedade. Nesse sentido, visa buscar entender como tais valores expressam valores que representam a cultura existente na sociedade atual e que se encontram condionando os atos infracionais praticados pelos adolescentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2007 - 2009

    Atendimentos em saúde mental no município de Vitória, Descrição: Este projeto tem comoobjeto de estudo as condições em que estão sendo realizados os atendimentos em saúde mental no município de Vitória, tanto nos centros de referência, quanto nas Unidades Básicas de Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Raquel de Matos Lopes Gentilli - Coordenador / Heloísa Pereira da Fonseca - Integrante / Claudia Gomes Rossoni - Integrante / Clarice Lopes Gentilli - Integrante / Helaine Alves - Integrante / FERNANDES, D - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Ciência e tecnologia do Município de Vitória - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

Prêmios

2011

Prêmio Aloízio Sobreira Lima (Co-orientação de um dos trabalhos premiados), EMESCAM.

1998

ARAXÁ 30 ANOS, CBCISS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL. , Av. Nossa Senhora da Penha, 2190, Santa Luiza, 29045402 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 33343537, Fax: (27) 33343562, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Escola Superir de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
A Profa. esteve com seus vínculos trabalhistas suspensos entre os dias 23/04/2012 até o dia 08/11/2012

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO L, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROCESSOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

  • 07/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2016

    Ensino, SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL II

  • 07/2016

    Ensino, MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO L, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROCESSOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL

  • 02/2014

    Serviços técnicos especializados , Curso de Serviço Social, .,Serviço realizado, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Serviço Social da EMESCAM.

  • 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Ciência da Santa Casa de Misericórdia, .,Cargo ou função, Membro do CEP - Humanos (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos) da EMESCAM.

  • 02/2013

    Outras atividades técnico-científicas , MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL, MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL.,Atividade realizada, QUESTÃO SOCIAL E DESIGUALDADES SOCIAIS.

  • 02/2009

    Ensino, Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento L, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES

  • 07/2015 - 06/2016

    Ensino, SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIO DE SERVIÇO SOCIAL

  • 06/2012 - 06/2016

    Ensino, MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO L, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESTADO E SOCIEDADE

  • 02/2009 - 06/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2015 - 02/2016

    Serviços técnicos especializados , Curso de Serviço Social, .,Serviço realizado, Redação Projeto Pedagógico Curso de Serviço Social da EMESCAM.

  • 02/2015 - 12/2015

    Ensino, SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICA E SISTEMAS DE PROTEÇÃO SOCIAL

  • 02/2013 - 06/2015

    Ensino, SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SOCIOLOGIA

  • 09/2013 - 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Serviço Social, .,Cargo ou função, MEMBRO INTEGRANTE DA COMISSÃO LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO PROUNI DA EMESCAM.

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, SERVIÇO SOCIAL, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS III

1978 - 1999

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/1999 - 05/1999

    Ensino, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Mi, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, ESTADO E SOCIEDADE

  • 03/1999 - 03/1999

    Ensino, Especialização em Gerontologia Social, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estado Sociedade e Políticas Sociais

  • 06/1998 - 12/1998

    Ensino, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Mi, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estado e Sociedade

  • 07/1996 - 08/1998

    Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, .,Treinamentos ministrados, Tutora do Grupo de Serviço Social do Programa Especial de Treinamento da CAPES

  • 05/1978 - 08/1998

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Debates temáticos em democracia e cidadania (optativa), Investigação em Serviço Social, Desenvolvimento de Comunidade, Metodologia de Pesquisa, Metodologia do Serviço Social, Planejamento Social, Política Social, Serviço Social Aplicado

  • 12/1990 - 11/1991

    Estágios , Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, .,Estágio realizado, Estágio na Pesquisa Perfil Profissional do Espírito Santo sob orientação da Dra. Myriam Veras.

2000 - 2004

Faculdade Salesiana de Vitória

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Outro (Coordenadora de Curso), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação de Curso, ministrei a Disciplina Introdução à Ciência Política e participei do Núcleo de Pesquisa Violência e Sociedade.

Atividades

  • 10/2003 - 04/2005

    Ensino, Gestão Estratégica para Organizações do Terceiro S, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Vivências Institucionais - residência Social, Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais, Organização e Mobilização do trabalho Social, Orientação para elaboração de monografias de Conclusão de Curso

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, Curso de Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Debates Contemporâneos sobre Políticas Sociais, Temas de Sociologia Urbana

  • 08/2000 - 12/2002

    Direção e administração, Curso de Serviço Social, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Serviço Social.

  • 08/2000 - 12/2002

    Ensino, Curso de Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência Política

1999 - 2000

Prefeitura Municipal de Vitória

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico SEMUS/NPS, Carga horária: 40

Outras informações:
Como Assessor Técnico coordenei o Núcleo Setorial de Planejamento da PMV - ES no período

Atividades

  • 06/2001 - 07/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, .,Serviço realizado, Coordenação do Planejamento Setorial.

2003 - 2005

Secretaria de Estado do Governo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica, Carga horária: 40

Atividades

  • 07/2003 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Produção de Notas Técnicas.

  • 07/2003 - 07/2005

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Governo, .,Serviço realizado, Assesoria Técnica na Área Social.

2003 - 2003

Secretaria do Estado do Trabalho e Ação Social

Vínculo: Servidor público - Cargo Comis, Enquadramento Funcional: Secretária de Estado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2002 - 07/2002

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Secretário de Estado.

1976 - 1979

Instituto das Cooperativas Habitacionais do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

1974 - 1975

Instituto das Cooperativas Habitacionais do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar em Atividades Sociais, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/1975 - 06/1978

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Assistente Social.

  • 05/1974 - 12/1975

    Estágios , Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais do Espírito Santo, .,Estágio realizado, Organização de Condomínios e Associação de Moradores.

1972 - 1973

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 30

Atividades

  • 05/1972 - 06/1973

    Serviços técnicos especializados , Adiministração das Escolas Polivalentes, .,Serviço realizado, Auxiliar Administrativo.

2005 - 2005

Faculdade Novo Milênio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20