Amanda Caline da Silva Omar

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Especialista em Educação Especial - Faculdade Frassineti do Recife FAFIRE,(2015). Mestre em Artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes PROFARTES/UFPB. Atualmente é professora de Teatro na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, locada na Escola Quilombola Profª Antônia do Socorro Silva Machado. Desenvolve pesquisas na área de Artes e Educação no contexto quilombola.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado profissional em artes - Artes Cênicas

2016 - 2018

Universidade Federal da Paraíba
Título: COMUNIDADE E IDENTIDADE QUILOMBOLA: O Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte/Educação; Teatro do oprimido; Identidade na escola; Identidade Quilombola; Escola quilombola.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Educação.

Especialização em Educação Especial

2014 - 2015

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: TEATRO E DEFICIÊNCIA: TEATRO DO OPRIMIDO COMO METODOLOGIA INCLUSIVA
Orientador: Flávia Andrade Lima

Graduação em Artes Cênicas

2009 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

DST/AIDS e Hepatites Virais na Escola: Prevenção e Grupo de Multiplicadores. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de João Pessoa, P/JOAO PESSOA, Brasil.

2014 - 2014

Princí. Estruturais para Elaboração de um Projeto. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2014 - 2014

Como elaborar um plano de aula. (Carga horária: 1h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Direção Musical para teatro. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Gestão Cultural - Conceitos básicos Etapa 1. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração e Gestão de Projetos Culturais I Etapa2. , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.

2012 - 2012

A ação Teatral - introdução aos princípios básicos da biomecânica teatral. (Carga horária: 12h). , Serviço social do comércio, SESC, Brasil.

2012 - 2012

Início, Fim e Meio. (Carga horária: 8h). , Sistema Integrado de Bibliotecas, SIB/UFPE, Brasil.

2012 - 2012

Teatro como Pedagogia. (Carga horária: 20h). , Serviço social do comércio, SESC, Brasil.

2012 - 2012

Fazendo e Manipulando marionetes. (Carga horária: 20h). , Seviço Social da Indústria, SESI, Brasil.

2010 - 2010

Jogos Teatrais. (Carga horária: 20h). , Serviço social do comércio, SESC, Brasil.

2009 - 2009

A Invenção do Nordeste Brasileiro. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OMAR, Amanda.C.S . VI Semana de Cênicas UFPE. 2012. (Outro).

OMAR, Amanda.C.S ; LIMA, A. A. . Festival Palco Giratório. 2012. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Congresso Internacional SESC de Arte/Educação. ABAYOMI, O RITO DE ORIGEM: A PERFORMANCE EM SALA DE AULA BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO AFROLETRAMENTO. 2018. (Congresso).

I Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares. Ancestralidade e pertencimento: caminhos de afirmação e práticas pedagógicas para valorização dos saberes e fazeres do quilombo de Paratibe. 2017. (Congresso).

IX Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas.Abayomi ? rito de origem: a performance no espaço escolar. 2017. (Outra).

Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas.Abordagem Triangular e performance: reflexões e possibilidades pedagógicas na sala de aula. 2017. (Outra).

XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Jogo, Memória e Identidade: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica no ensino fundamental. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional SESC de Arte/Educação. 2016. (Congresso).

Cultura Agosto.Workshop IDENTIFICANDO-SE EM CORES ENSINO DE ARTE E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE AFRO-INDÍGENA NA ESCOLA. 2016. (Outra).

II Semana de Extensão Afroeducação Maracastelo. 2016. (Encontro).

VII JOrnada de Pesquisa em Artes Cênicas.O Teatro do Oprimido como recurso para compreender a configuração atual da identidade quilombola na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado. 2016. (Outra).

VII JOrnada de Pesquisa em Artes Cênicas. 2016. (Outra).

XVI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2016. (Outra).

Festival de Jogos e Brincadeiras Populares Infantis Sustentáveis. 2015. (Outra).

IV Congresso Internacional de SESC-PE e UFPE de Arte/Educação. Humanização, formação e ensino: reflexões sobre arte/educação no contexto hospitalar. 2014. (Congresso).

XII Congresso Internacional de tecnologia na educação. Humanização, Formação e Ensino: reflexões sobre práticas de arte/educação no contexto hospitalar. 2014. (Congresso).

Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da CIência. O Palhaço: visões sobre a composição da indumentária nas montagens do Auto da Compadecida pelo Studio Teatral (1957) e na Tchecoslováquia (1971). 2013. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte. 2013. (Seminário).

IV Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas.O Palhaço: visões sobre a composição da indumentária nas montagens do Auto da Compadecida pelo Studio Teatral (1957) e na Tchecoslováquia (1971). 2013. (Seminário).

XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas. 2013. (Congresso).

I Encontro do Programa MAIS. 2012. (Encontro).

JEPEX - Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão.Auto da Compadecida: Memória das Montagens (1950-1970). 2012. (Outra).

JEPEX - Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão.Memória das montagens das peças: O santo e a Porca e A Pena e a Lei (1950-1960). 2012. (Outra).

Seminário Intersecções: Corpo e Memória. 2012. (Seminário).

Seminário Nacional SESC de Arte Educação. 2012. (Seminário).

I Colóquio Internacional sobre o Brasil Holandês: História, memória e patrimônio compartilhado.. 2011. (Outra).

I Seminário de Pesquisa em Arte.Teatro de Ariano Suassuna: Memória das montagens. 2011. (Seminário).

VII Encontro Pernambucano de Arte-educadores. 2011. (Encontro).

EXPO UFPE. Exposição do acervo do Laboratório de Artes Cênicas. 2010. (Exposição).

Seminário Nacional SESC de Arte-educação. 2010. (Seminário).

III Curso de Férias "A invenção do Nordeste Brasileiro". 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

OMAR, A.C.S. Avaliador de resumos cientìficos submetidos na XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carolina Dias Laranjeira

PEREIRA, J. A. T. R.;LARANJEIRA, C. D.; LUCENA, R. F.. COMUNIDADE E IDENTIDADE QUILOMBOLA: O Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Carolina Dias Laranjeira

PEREIRA, J. A. T. R.;LARANJEIRA, C. D.; ANANIAS, M.. Comunidade e Identidade Quilombola: O teatro do Oprimido como recurso na Escol Antônia do Socorro Silva Machado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Mauriceia Ananias

ANANIAS, M.; PEREIRA, J. A. T.; LARANJEIRA, C. D.. Comunidade e Identidade Quilombola: o teatro do oprimido como recurso na Escola Antônia do Socorro Silva Machado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Arte em Rede Nacional) - Universidade Federal da Paraíba.

José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira

TONEZZI, José; LARANJEIRA, C. D.; ANANIAS, M.. Comunidade e identidade quilombola: o Teatro do Oprimido como recurso na Escola Antônia do Socorro Silva Machado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profisional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo de Figueiredo Lucena

TONEZZI, J.; LARANJEIRA, C. D.;LUCENA, R. F.. Comunidade e Identidade quilombola: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado.. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Newton de Souza Lima Júnior

Auto da Compadecida: memória das montagens (1950-1970); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Newton de Souza Lima Júnior;

José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira

Comunidade e identidade quilombola: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profisional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OMAR, Amanda.C.S ; BARBOSA, D. J. M. L. ; SCHULZE, G. B. . Abordagem Triangular e performance: reflexões e possibilidades pedagógicas na sala de aula. REVISTA GEARTE , v. 4, p. 295-306, 2017.

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . Saberes e Fazeres Quilombolas: Um caminho significativo para o afroletramento. In: Ferdando Abath Cananeia. (Org.). Protagonismo Pedagógico: Vivências docentes emancipadoras. 1ed.João Pessoa: IMPRIM Gráfica, Editora e Imagem, 2018, v. , p. 79-94.

  • OMAR, A.C.S . Abayomi ? rito de origem: performance no espaço escolar. In: IX REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2018, Natal. IX REUNIÃO CIENTÍFICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS | Diversidade de Saberes - As Artes Cênicas em Diálogo com o Mundo, 2018. v. 18. p. 1-14.

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . Ancestralidade e pertencimento: caminhos de afirmação e práticas pedagógicas para valorização dos saberes e fazeres do quilombo de Paratibe. In: Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares, 2017, João Pessoa. Anais do I CONEPI. João Pessoa: Sal da Terra, 2017.

  • OMAR, Amanda.C.S . Jogo, Memória e Identidade: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica no ensino fundamental. In: XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2017, Recife. Educação e Tecnologia em tempos de mudança. Recife: Sistema Fecomércio/Senac/Sesc Pernambuco, 2017.

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . CABELO E IDENTIDADE: reflexões no contexto escolar. In: VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2017, João pessoa. Anais do VI Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais: interfaces com as relações étnico-raciais. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2017. p. 1-10.

  • OMAR, A.C.S . Abayomi: A cultura lúdica a partir da construção performática do brinquedo na escola. In: Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, 2017, João Pessoa. Anais da VIII Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas - Sobrevivências em artes cênicas e práticas (im)possíveis. João Pessoa: UFPB, 2017.

  • ALMEIDA, A. C. P. ; OMAR, Amanda.C.S . Pedagogia do Teatro e Alteridade: Desafios e Reflexões na Realidade Escolar. In: Congresso Internacional SESC de Arte/Educação, 2016, Recife. V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação, 2016.

  • OMAR, Amanda.C.S . Teatro e Pedagogia: Relato de experiência de projeto interdisciplinar em escola quilombola. In: V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação, 2016, Recife. V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação, 2016.

  • OMAR, A. C. S. ; LOPES, V. V. ; OMAR, Amanda.C.S . PRÁTICA PEDAGÓGICA: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DE SABERES E FAZERES DO QUILOMBO DE PARATIBE. In: Coloquio Internacional povos e comunidades tradicionais, 2016, Montes Claros. IV Coloquio Internacional povos e comunidades tradicionais, 2016. p. 239-242.

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . CABELO E IDENTIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DA DANÇA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais, 2016, Campina Grande. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande: EDUFCG, 2016. v. I. p. 39-50.

  • OMAR, A. C. S. ; OMAR, Amanda.C.S . EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA. In: VII Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015, João Pessoa. VII Coloquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2015.

  • OMAR, Amanda.C.S . Teatro e educação bilíngue: aprendendo através da arte na escola do futuro. In: Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, Recife. Educação, Tecnologia e a escola do futuro. Recife: SENAC, 2015.

  • OMAR, Amanda.C.S . Teatro e deficiência: em busca de uma metodologia inclusiva. In: Congresso Internacional de Tecnologia na Edducação, 2015, Recife. Educação, Tecnologia e a Escola do Futuro. Recife: SENAC, 2015.

  • OMAR, Amanda.C.S ; DANTAS NETO, I. A. . Entre o Teatro e o Hospital: relato de experiência sobre o uso de teatro de formas animadas em processo de arte/educação no Hospital das Clínicas a UFPE. In: XII Congresso Internacional de tecnologia na educação, 2014, Recife. Anais do XII Congresso Internacional de tecnologia na educação. Recife: SENAC, 2014.

  • OMAR, Amanda.C.S ; DANTAS NETO, I. A. . Humanização, Formação e Ensino: reflexões sobre as práticas de arte/educação no contexto hospitalar. In: XII Congresso Internacional de tecnologia na educação, 2014, Recife. Anais do XII Congresso Internacional de tecnologia na educação. Recife: SENAC, 2014.

  • OMAR, Amanda.C.S ; DANTAS NETO, I. A. . HUMANIZAÇÃO, FORMAÇÃO E ENSINO: REFLEXÕES SOBRE ARTE/EDUCAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR. In: IV Congresso Internacional SESC de Arte Educação, 2014, Recife. Ecos de resistências na América Latina. Recife: SESC Pernambuco, 2014. p. 662-668.

  • DANTAS NETO, I. A. ; SILVA, M. F. ; OMAR, Amanda.C.S . PINTANDO PERSONAGENS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFPE: A MAQUIAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TEATRO NO ENSINO FORMAL. In: IV Congresso Internacional SESC de Arte Educação, 2014, Recife. Ecos de resistência na América Latina. Recife: SESC Pernambuco, 2014. p. 487-492.

  • OMAR, Amanda.C.S ; SANTOS NETO, J. J. . Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas.. In: XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2013, Recife. Educação, Tecnologia e Inovação Pedagógica. Recife: Sistema Fercomércio/Senac/SESC, 2013.

  • LOPES, V. V. ; OMAR, Amanda.C.S . PRÁTICAS E AÇÕES AFIRMATIVAS EM SALA DE AULA. In: XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016, Recife. XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016.

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . ENLACES ENTRE TEATRO E PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA EM PROJETO CULTURAL INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA QUILOMBOLA. In: XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016, Recife. XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016.

  • OMAR, Amanda.C.S ; PEREIRA, J. A. T. R. . O ENSINO DE TEATRO E A COMPREENSÃO DA CONFIGURAÇÃO ATUAL DA IDENTIDADE EM ESCOLA QUILOMBOLA A PARTIR DOS JOGOS E TÉCNICAS DE AUGUSTO BOAL E O TEATRO DO OPRIMIDO. In: XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016, Recife. XVI JEPEX - JORNADA DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2016.

  • OMAR, Amanda.C.S . O Teatro do Oprimido como recurso para compreender a configuração atual da identidade quilombola na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado. In: Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas, 2016, João Pessoa. VII jornada de pesquisa em artes cênicas (R) Existências em artes cênicas: práticas metodológicas artístico-educativas. João Pessoa: UFPB, 2016. p. 7-7.

  • OMAR, Amanda.C.S . Abayomi ? rito de origem: performance no espaço escolar. Meória ABRACE , 2018.

  • OMAR, Amanda.C.S ; SANTOS NETO, J. J. . Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas. Engrupedança (UNESP) , 2015.

  • OMAR, A. C. S. ; OMAR, A.C.S ; LOPES, V. V. . Prática pedagógica: ações afirmativas para valorização de saberes e fazeres do quilombo urbano de paratibe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . Ancestralidade e pertencimento: caminhos de afirmação e práticas pedagógicas para valorização dos saberes e fazeres do quilombo de Paratibe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OMAR, A.C.S . Jogo, Memória e Identidade: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica no ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; PEREIRA, J. A. T. R. . O Teatro do Oprimido como recurso para compreender a configuração atual da identidade quilombola na Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . Enlaces entre teatro e pedagogia: a experiência em projeto interdisciplinar na escola quilombola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OMAR, Amanda.C.S . Teatro do Oprimido como metodologia inclusiva para ensino de teatro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; DANTAS NETO, I. A. . Humanização, formação e ensino: reflexões sobre arte/educação no contexto hospitalar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; NASCIMENTO, C. J. A. ; NEWTON JÚNIOR, Carlos. . O Palhaço: visões sobre a composição da indumentária nas montagens do Auto da Compadecida pelo Studio Teatral (1957) e na Tchecoslováquia (1971). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OMAR, Amanda.C.S ; NASCIMENTO, C. J. A. ; NEWTON JÚNIOR, Carlos. . O Palhaço: visões sobre a composição da indumentária nas montagens do Auto da Compadecida pelo Studio Teatral (1957) e na Tchecoslováquia (1971). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; NEWTON JÚNIOR, Carlos. . O Auto da Compadecida: Memória das Montagens (1950-1970). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, I. K. S. ; OMAR, Amanda.C.S . Sinto Muito: Quando a Performance Invade o Setor de Quimioterapia do Hospital das Clínicas /UFPE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OMAR, Amanda.C.S ; SANTOS NETO, J. J. . Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OMAR, Amanda.C.S ; SANTOS NETO, J. J. . Abordagem bibliográfica sobre o ensino de dança aliado a ferramentas tecnológicas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, I. K. S. ; OMAR, Amanda.C.S . Sinto Muito: Quando a performance invade o setor de quimioterapia do Hospital das Clínicas/UFPE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OMAR, Amanda.C.S ; MAIA, L. C. . Mala Direta: Possibilidades de integração da leitura no Hospital das Clínicas da UFPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OMAR, Amanda.C.S ; MAIA, L. C. . Mala Direta: Possibilidades de integração da leitura no Hospital das Clínicas da UFPE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OMAR, Amanda.C.S ; NASCIMENTO, C. J. A. ; NEWTON JÚNIOR, Carlos. . Auto da Compadecida: Memória das Montagens (1950-1970). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OMAR, Amanda.C.S . A arte-educação para infância: desafios e perspectivas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OMAR, Amanda.C.S ; LOPES, V. V. . Abayomi ? boneca como recurso lúdico para o ensino de história e cultura africana no ensino fundamental I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OMAR, Amanda.C.S . IDENTIFICANDO-SE EM CORES ENSINO DE ARTE E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE AFRO-INDÍGENA NA ESCOLA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OMAR, Amanda.C.S ; LIMA, I. K. S. ; BARROS, D. A. L. . Iniciação ao teatro de formas animadas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OMAR, Amanda.C.S . Cantata de Natal Eccoprime - O Mágico de OZ. 2014. Teatral.

LIMA, I. K. S. ; OMAR, Amanda.C.S . Octo.Pûs. 2012. Performática.

OMAR, Amanda.C.S . Macbeth Esquizofrênica. 2011. Teatral.

OMAR, Amanda.C.S ; LIMA, I. K. S. . O Baile dos Ladrões. 2010. Teatral.

OMAR, Amanda.C.S . Katástrophe: A crise dos Orleans & Bragança. 2009. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Auto da Compadecida: Memória das Montagens (1950-1970)., Descrição: Esta pesquisa compreendeu uma investigação acerca de informações sobre as memórias das montagens da obra Auto da Compadecida, nas décadas de 1950 e 1960. A análise referiu-se ao levantamento de dados sobre companhias, elenco e corpo técnico que levaram ao palco esta que é considerada a mais famosa peça de Ariano Suassuna. Assim, foi possível investigar as relações existentes entre as montagens organizadas no Brasil e no exterior, no sentido de compreender as referências e influências sofridas pelos diretores e encenadores estrangeiros para compor a obra fora da realidade brasileira, assim como os princípios do que viria a ser a poética do Movimento Armorial. A partir de reportagens de jornais e revistas, críticas, programas de espetáculos, material iconográfico e cartas colecionadas pelo autor, e gentilmente cedidas para nosso trabalho, foi possível recolher informações para diagnóstico da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Caline da Silva Omar - Integrante / Carlos Newton de Souza Lima Júnior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Teatro de Ariano Suassuna : Memória das Montagens, Descrição: O manuseio dos documentos do arquivo de Ariano Suassuna, ao longo do processo de catalogação e seleção dos mesmos, para posterior digitalização e disponibilização em um ?museu virtual?, identificação e classificação peça por peça para compor a investigação não apenas a partir do levantamento de informações sobre as companhias que levaram peças de Suassuna e suas respectivas temporadas, mas também de informações acerca das opções de encenação colocadas em prática e da repercussão crítica que tais espetáculos obtiveram, através de veículos e profissionais especializados ? considerando aqui, principalmente, a crítica de primeira hora, ou seja, a crítica a espetáculos de teatro, e não à literatura dramática de Suassuna, que começa, bem cedo, a aparecer em livro, a partir do sucesso obtido nos palcos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Amanda Caline da Silva Omar - Integrante / Cláudia Joyce Alves do Nascimento - Integrante / Lucrécia Forcioni Turba dos Santos - Integrante / Carlos Newton de Souza Lima Júnior - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Premio Professores do Brasil - Vencedor Estadual, Ministério da Educação e Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de João Pessoa, Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa. , Avenida Jacarandá, Paratibe, 58062090 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32120399

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Prefeitura Municipal de João Pessoa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Professora de Teatro da educação infantil, fundamental I e fundamental II Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Quilombola Professora Antônia do Socorro Silva Machado

    Atividades

    • 02/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro

  • 2014 - 2016

    Eccoprime Bilingual School

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professora de Teatro em turmas de educação infantil, ensino fundamental I e II.

    Atividades

    • 02/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Teatro

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Desenvolvimento de projetos de arte-educação junto ao programa de Manifestações de Arte Integradas à Saúde (MAIS) no Hospital das Clínicas da UFPE.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Técnica Vocal 3A ministrada pela professora Rose Mary Abreu Martins.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Técnica Vocal 4A ministrada pela professora Rose Mary de Abreu Martins.

    Atividades

    • 03/2011 - 11/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística.,Linhas de pesquisa

    • 03/2012 - 03/2013

      Extensão universitária , Hospital das Clínicas da UFPE, .,Atividade de extensão realizada, Contação de História no Programa MAIS - Manifestações de Arte Integradas à Saúde.

    • 11/2012 - 11/2012

      Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Semana da Música 2012.

    • 09/2012 - 11/2012

      Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística.,Atividade de extensão realizada, VI Semana de Cênicas.

  • 2014 - 2014

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arte/educador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Arte/educadora no projeto Brincando nas férias da unidade SESC Ler São Lourenço da Mata, no período de 13 à 24 de janeiro de 2014.

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de atividades artíticas, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxiliar de atividades artísticas na unidade do SESC Ler São Lourenço da Mata. Participando de atividades de Circo Social e gestão cultural da unidade.

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Educadora na exposição "O Som que se Vê", na unidade SESC Ler São Lourenço da Mata

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção

    Outras informações:
    Assistente de Produção na "Mostra Ascenço Minha Língua", realizada entre 22 e 25 de outubro no SESC Santa Rita, Estações do Metrô, Rua da Alfândega e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, como ação do Laboratória de Autoria Ascenço Ferreira.

  • 2013 - 2013

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Assistente de produção na Mostra Ascenso Minha Língua, realizada entre os dias 22 e 25 de outubro de 2013 no SESC Santa Rita - Pernambuco

  • 2012 - 2012

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiário no setor de Cultura da Unidade do SESC Santo Amaro, atuação em atividades de gestão cultural e ensino de Teatro.

    Atividades

    • 03/2012 - 07/2012

      Estágios , Serviço Social do Comércio, Santo Amaro.,Estágio realizado, Realizado no SESC Santo Amaro acompanhando a turma do Curso Avançado de Teatro 2012.1.

  • 2011 - 2012

    Instituto Ricardo Brennand

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Educador na exposição fixa do Instituto Ricardo Brennand

  • 2011 - 2011

    Instituto Ricardo Brennand

    Vínculo: Educador Temporário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Educadora na exposição a Beleza na escultura de Michelangelo.

  • 2011 - 2011

    Instituto Ricardo Brennand

    Vínculo: Educador Temporário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Educadora na exposição Lá Vem os Violados.