Raquel Pereira Rodrigues Leite

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Linha de Pesquisa Comunicação e Formações Socioculturais (conclusão prevista para 2022). Especialista em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e em Comunicação Digital e E-branding pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Bacharel em Jornalismo pela PUCPR. Participante do grupo de pesquisa Information & Media Lab - InfoMedia. Na dissertação aborda o discurso de ódio nas redes sociais sob a perspectiva da Cibercultura. Desde 2008 atua como profissional de comunicação voltada para empresas de diversos segmentos, com experiência em comunicação interna, comunicação institucional, assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em COMUNICAÇÃO

2020 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco.Palavras-chave: Discurso de ódio; Redes sociais digitais; Comunicação; Cibercultura.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.

Especialização em andamento em Comunicação Digital e E-branding

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Especialização em Comunicação Empresarial e Institucional

2011 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: A imagem do Shopping Curitiba no veículo impresso: uma análise do jornal Gazeta do Povo
Orientador: Maurini dos Santos

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2007 - 2010

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A informação contra o bullying: o fenômeno da violência no espaço escolar
Orientador: José Carlos Fernandes

Formação complementar

2019 - 2019

RD Summit. (Carga horária: 30h). , Resultados Digitais, RD, Brasil.

2019 - 2019

Programa Avançado em Comunicação Interna. (Carga horária: 84h). , Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, Brasil.

2018 - 2018

RD Summit. (Carga horária: 30h). , Resultados Digitais, RD, Brasil.

2018 - 2018

Comunicação Interna em Tempos Digitais. (Carga horária: 8h). , BoasNovas Comunicação e Treinamentos, BOASNOVAS, Brasil.

2016 - 2016

Lançamento e sustentação de produtos rede. (Carga horária: 20h). , UniGlobo, UNIGLOBO, Brasil.

2014 - 2014

Metagerenciamento - gestão, liderança e carreira. (Carga horária: 26h). , MasterMind, MASTERMIND, Brasil.

2008 - 2011

Inglês. (Carga horária: 440h). , Interamericano, INTERAMERICANO, Brasil.

2010 - 2010

Oficina para repórteres e apresentadores de TV. (Carga horária: 10h). , Instituto Cida Stier, INSTITUTO CIDA S, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

LEITE, R. P. R. . Seminário de Dissertação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR. 2021. (Outro).

Participação em eventos

11 ENPECOM.A MULHER É O ALVO: UM ESTADO DAARTE SOBRE DISCURSO DE ÓDIO E MISOGINIA NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS. 2021. (Encontro).

III Jornadas científicas calidad y retos informativos. Límites de lo aceptable: políticas y mecanismos de denuncia de discurso de odio en el WhatsApp. 2021. (Congresso).

Seminário de Dissertação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR.As.Discurso de ódio de gênero no WhatsApp: um mapeamento das mensagens misóginas em grupos abertos. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • LEITE, R. P. R. ; BOTELHO-FRANCISCO, Rodrigo E ; LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de . O discurso de ódio contra a mulher no Twitter: uma análise de 20 tweets contra o aborto no caso #GravidezAos10Mata. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Paraná Banco S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Especialista de Comunicação responsável pelo planejamento de comunicação anual da empresa, com foco em cultura e clima organizacionall. Autação nos planos de comunicação de campanhas e ações internas, no planejamento de pautas para canais como Intranet, newsletter e rede sociais, desenvolvimento de narrativas para eventos, e nas frentes de comunicação de mudanças, employer branding e diversidade.

2019 - 2021

União Catarinense de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista de Comunicação Sênior (jan/2019 - fev/2021l) Atuação na comunicação interna, com planejamento e execução de campanhas, produção de conteúdo e gestão dos canais internos (intranet, Workplace); criação e envio de e-mail para público interno via ferramenta de inbound marketing (RD Station); comunicação institucional (site, campanhas e redes sociais); gestão de fornecedores.

2018 - 2018

União Catarinense de Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 44

Outras informações:
Analista de Comunicação Pleno (mai/2018 a dez/2018) Atuação na comunicação interna, com planejamento e execução de eventos de aproximação das lideranças com os colaboradores; produção de conteúdo e gestão dos canais internos (intranet, mural, TV corporativa, Workplace); desenvolvimento de campanhas internas; criação e envio de e-mail para público interno via ferramenta de inbound marketing (RD Station).

2017 - 2018

Grupo Paranaense de Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista de Comunicação e MKT Pleno (jul/2017 até agora) Atuação na comunicação interna (produção de conteúdo para intranet, desenvolvimento de campanhas internas, da programação Globo e novidades da RPC); comunicação para o mercado (produção de pauta, entrevistas e matérias para site voltado para o mercado, criação e envio de e-mail marketing via ferramenta de inbound marketing ? RD Station, gerenciamento de redes sociais da empresa ? Linkedin e Twitter); comunicação para a imprensa (atendimento das oito emissoras da RPC no Paraná, com planejamento de comunicação, levantamento de pautas, produção de releases, contato e atendimento à imprensa, gerenciamento de crise e atualização de mailing

2016 - 2017

Grupo Paranaense de Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Produção de conteúdo para intranet e jornal mural, entrevistas com funcionários, desenvolvimento de campanhas internas, da programação Globo e novidades da RPC. Como assessora de imprensa, atendimento das oito emissoras da RPC no Paraná. Planejamento de comunicação, levantamento de pautas, produção de releases, follow up , organização de eventos internos e externos, contato e atendimento à imprensa, gerenciamento de crise, monitoramento de redes sociais, relatórios mensais de desempenho e atualização de mailing

2014 - 2015

Grupo Paranaense de Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação, Carga horária: 40

Outras informações:
Produção de conteúdo para jornal impresso interno, intranet, jornal mural, entrevistas com funcionários, desenvolvimento de campanhas internas (campanha de clima organizacional, gestão de competências, semanas da saúde, datas comemorativas, e promoção da cultura da empresa). Planejamento e execução da estratégia de comunicação do projeto de implantação de novo ERP.

2012 - 2014

Hospital Erasto Gaertner

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisão de assistentes de marketing e estagiários, incluindo jornalista, relações públicas e designer. Coordenação da assessoria de imprensa e mídias sociais, coordenação de demandas internas. Produção de conteúdo institucional para web e impresso, desenvolvimento de produtos e campanhas. Interface com corpo clínico e setores da qualidade, voluntariado, operações e TI.

2008 - 2009

Hospital Erasto Gaertner

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de conteúdo para site e intranet (diário), jornal mural (semanal), newsletter (mensal), revista institucional (trimestral), acompanhamento de entrevistas, planejamento e desenvolvimento de eventos institucionais e campanhas.

2010 - 2012

Página 1 Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento de comunicação, levantamento de pautas, produção de releases, follow up, organização de eventos, contato e atendimento à imprensa, monitoramento de redes sociais, relatórios mensais de desempenho, conferência de clipping e atualização de mailing list.

2010 - 2010

DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO PARANÁ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de conteúdo para intranet (diário), jornal mural (semanal), entrevistas com funcionários para produção de perfis, avisos de pauta e atendimento à imprensa.