Dayana Façanha de Carvalho

Doutoranda em História Social pela Universidade Estadual de Campinas, possui mestrado e graduação em História pela mesma instituição. Foi Visiting Fellow em Harvard University (Graduate School of Arts and Sciences) no ano acadêmico 2016-2017. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura e escravidão; imprensa oitocentista; José de Alencar e lei do ventre livre; personagens escravas; imagens da África e do africano na literatura brasileira Oitocentista.

Informações coletadas do Lattes em 30/11/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Personagens africanos e afrodescendentes: raça, escravidão e contrabando de escravos na produção literária brasileira durante a formação da nação, 1830-1870.,
Orientador: Robert W. Slenes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: Política e escravidão em O tronco do ipê, de José de Alencar: o surgimento de Sênio e os debates em torno da emancipação, 1870-1871.,Ano de Obtenção: 2014
Sidney Chalhoub.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: José de Alencar; O tronco do ipê; Sênio; emancipação escrava; personagens escravas; imprensa; literatura.

Graduação em História

2008 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Política e crítica social em Til, de José de Alencar
Orientador: Sidney Chalhoub
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Lê Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de ensino e pesquisa de história do IFCH.História, literatura e política. 2017. (Seminário).

VI Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional.Feiticeiros, literatura e escravidão no Rio de Janeiro Imperial, 1860-1870. 2013. (Encontro).

SELLL - Semana de Estudos Literários, Letras e Linguística.Escravos e escravidão no folhetim de Til, de José de Alencar. 2012. (Outra).

IX Encontro de estudantes de Graduação dos cursos de formação de professores da Unicamp.Leitura, literatura e História na sala de aula. 2011. (Encontro).

XIX congresso interno de iniciação científica da Unicamp. Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. 2011. (Congresso).

III Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

FAÇANHA, D.. "Preconceito: tão longe, tão perto", tarefas efetuadas pelas equipes participantes da fase 5 da 7° Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

FAÇANHA, D.. "Memórias da censura", tarefa efetuadas pelas equipes participantes da fase 5, da 6° Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniela Magalhães da Silveira

SILVEIRA, D. M.; CHALHOUB, S.; SLENES, R.. Política e escravidão em O tronco do ipê, de José de Alencar: o surgimento de Sênio e os debates em torno da emancipação, 1870-1971. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Jefferson Cano

CANO, Jefferson; SLENES, R. W.;CHALHOUB, S.. Literatura e política em José de Alencar: O Tronco do Ipê, de Sênio, e os debates em torno da emancipação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Robert Wayne Andrew Slenes

Personagens africanos e afrodescendentes: raça, escravidão e contrabando de escravos na produção literária brasileira durante a formação da nação, 1830-1870; Início: 2015; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Sidney Chalhoub

Política e escravidão em "O tronco do ipê", de José de Alencar: o surgimento de Sênio e os debates em torno da emancipação, 1870-1871; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Sidney Chalhoub

Política e crítica social em Til, de José de Alencar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Sidney Chalhoub

Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do ipê e Til; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sidney Chalhoub;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FAÇANHA, D. . Política e escravidão em José de Alencar. 1. ed. São Paulo: Alameda, 2017.

  • FAÇANHA, D. . Pai Benedito: um ?feiticeiro de bom coração? inserido nos debates sobre a emancipação - 1870-1871. In: Robert Daibert Jr.; Bárbara Simões Daibert. (Org.). Nas bolsas de mandinga. Religiosidades afro-brasileiras em narrativas literárias. 1°ed.: UFJF/MAMM, 2016, v. , p. 57-.

  • FAÇANHA, D. . Sobre a escravidão em O tronco do ipê, de José de Alencar. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal-RN. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013.

  • FAÇANHA, D. . Feiticeiros, literatura e escravidão no Rio de Janeiro Imperial, 1860-1870. In: VI Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2013, Florianópolis- SC. A experiência dos africanos e seus descendentes no Brasil, 2013.

  • FAÇANHA, D. . Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. In: III Encontro de pesquisa de graduação em História, 2010, Campinas. Anais do III Encontro de pesquisa de graduação em História, 2010.

  • FAÇANHA, D. . Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. In: IXI Congresso Interno de Iniciação Científica, 2011, Campinas. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica, 2011.

  • FAÇANHA, D. . Personagens femininas na imprensa: Rio de Janeiro e Maranhão, 1840. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAÇANHA, D. . Escravidão e comércio ilegal de escravos na literatura brasileira Oitocentista /THE MARK CLASTER DISSERTATION WORKSHOP ON AFRO-LATIN AMERICAN STUDIES 2017| Harvard University. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAÇANHA, D. . Ruína e nostalgia: o enredo de O tronco do ipê, de José de Alencar, e os debates em torno da emancipação escrava entre 1870 e 1871.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAÇANHA, D. . Feiticeiros, literatura e escravidão no Rio de Janeiro Imperial, 1860-1870. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAÇANHA, D. . Escravos e escravidão no folhetim de Til, de José de Alencar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAÇANHA, D. . Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FAÇANHA, D. . Escravidão e política em romances de José de Alencar: O tronco do Ipê e Til. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAÇANHA, D. . Livro investiga caráter escravista de romance de José de Alencar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Tutor de ensino à distância, Enquadramento Funcional: Tutor de ensino à distância, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso de formação continuada "50 anos do golpe e a ditadura civil-militar" da 6 Olimpíada Nacional em História do Brasil -Unicamp

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Tutor de ensino à distância, Enquadramento Funcional: Tutor de ensino à distância, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Curso de formação continuada "Ensino de História da África" da 5° Olimpíada Nacional em História do Brasil -Unicamp