Nilton Ferreira Bittencourt Junior

Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí - UFPI/CSHNB; Pedagogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999); Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET MG; Doutor em Educação - PPGED - Universidade Federal de Uberlândia. Docência e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e legislação educacional; americanismo; educação tecnológica; história da educação; instituições escolares; história do ensino público e história das instituições educacionais; psicologia da educação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2016 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Americanismo e educação;
Humberto Aparecido de Oliveira Guido. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Americanismo; História do ensino público; Políticas Públicas para educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação Tecnológica

2011 - 2013

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Título: AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971-1974),Ano de Obtenção: 2013
José Geraldo Pedrosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Americanismo; Educação Tecnológica; Políticas Públicas para educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

1993 - 1999

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Pós Graduação em Educação tecnológica. (Carga horária: 362h). , Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de MG, FCM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação profissional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BITTENCOURT Jr ; ORQUIZ, I. C. A. . II WORKSHOP EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. (Outro).

BITTENCOURT Jr . Palestra: A formação e importância do Pedagogo na sociedade Contemporânea. 2019. (Outro).

BITTENCOURT Jr . VII Semana Acadêmico Pedagógica de Picos PI. 2017. (Outro).

BITTENCOURT Jr ; Araújo, Romildo de castro . I Fórum Regional de Políticas e Práticas Curriculares para a Formação de Educadores ? I FOREDUC. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Semana Acadêmico Pedagógica.I Fórum Regional de Políticas e Práticas Curriculares para a Formação de Educadores ? I FOREDUC. 2017. (Outra).

VI Semana Acadêmico Pedagógica.As reformas da educação básica: Tensões, desafios e possibilidades em tempos de crise. 2017. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andréia Conceição de Sousa

BITTENCOURT Jr; Sousa, Maria César de; Araújo, Romildo de castro. As relações de afetividade e suas contribuições para aprendizagem na escola de tempo integral na Escola Marcos Parente em Picos-PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Fábia de Lima Batista

BITTENCOURT Jr; Araújo, Romildo de castro; Sousa, Maria César de. As contribuições dos jogos cooperativos para a aprendizagem de valores na escola do Mais Educação na cidade de São Luís do Piauí. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria do Socorro da Silva

BITTENCOURT Jr; Araújo, Romildo de castro; MARTINS, M. C. R.. A escola de tempo integral como pressuposto de enfrentamento à violência na escola: uma perspectiva na escola municipal Celso Eulálio - Picos, 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria da Cruz Cardoso Sousa

BITTENCOURT Jr; Araújo, Romildo de castro; SEVERO, J. L. R. L.. Gestão Escolar: Desafios e possibilidades de uma mudança para o ensino de qualidade em uma escola da rede pública de ensino no município de Picos - PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Taís dos Santos Lima

BITTENCOURT Jr; Araújo, Romildo de castro; Sousa, Maria César de. A função do gestor escolar para garantia do sucesso da gestão democrática e do processo de ensino aprendizagem na escola de educação integral. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Cicera Eroneide dos Anjos Holanda

Araújo, Romildo de castro;BITTENCOURT Jr; SEVERO, J. L. R. L.. O processo de implantação da escola de tempo integral na cidade de Valença - PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Josiane Florêncio do Nascimento

Araújo, Romildo de castro;BITTENCOURT Jr; SEVERO, J. L. R. L.. O processo de implantação da escola de tempo integral na Escola Marcos parente - Cidade de Picos - PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Carleide Maria de Sá

VIEIRA, M. D. S.; MONTEIRO, R. G.;BITTENCOURT Jr. A formação continuada de docentes da educação integral e as aplicações para o processo de ensino aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Jailton Rodrigues de Sousa

VIEIRA, M. D. S.; MONTEIRO, R. G.;BITTENCOURT Jr. O uso do lúdico na educação integral no Centro de Ensino Integral - CETI em Picos - PI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Gileni da Chagas Araújo Borges

Araújo, Romildo de castro;BITTENCOURT Jr; MARTINS, M. C. R.. Influência da Familia na vida escolar dos alunos do ensino fundamental de uma escola integral. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Hélio dos Santos Chagas

Araújo, Romildo de castro;BITTENCOURT Jr; SEVERO, J. L. R. L.. Educação e direitos humanos na escola de tempo integral, na cidade de Picos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Virlainy de Sousa Rocha

BITTENCOURT Jr; COSTA, J. C.; FERNANDES, M. G.. Contribuições para a construção de sentido: processo e concepções da aquisição da leitura e da escrita numa perspectiva psicopedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Renato Gonçalves de Sousa

COSTA, J. C.;BITTENCOURT Jr; FERNANDES, M. G.. O papel do Psicopedagogo em ambiente clínico novas perspectivas de atendimento no CAP's II na cidade de Picos PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leidiana Borges Gonçalves

SEVERO, J. L. R. L.;BITTENCOURT Jr; OLIVEIRA, L. X.. Autonomia escolar e gestão participativa desafios e dispositivos possíveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Anthonye de Sousa Moura

ORQUIZ, I. C. A.; COSTA, J. C.;BITTENCOURT Jr. A participação dos pais sem escolarização na educação formal dos filhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Elane Silva Ferreira

Araújo, Romildo de castro; BATISTA, G. S.;BITTENCOURT Jr. Uma reflexão sobre o diálogo em sala de aula de primeiro ciclo do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Gabriel, Picos PI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

PINHEIRO, C. F.; BARROS, P. V. S.; PINHEIRO, W. F.; OLIVEIRA, L. X.;BITTENCOURT Jr. Seleção de professor substituto Área de Direito. 2017. Universidade Federal do Piauí.

OLIVEIRA, L. X.;BITTENCOURT Jr; Sousa, Maria César de; TEIXEIRA, C. B.. Seleção de professor Efetivo - Área de Fundamentos Psicológicos da Educação. 2017. Universidade Federal do Piauí.

PINHEIRO, W. F.; BARROS, P. V. S.;BITTENCOURT Jr. Seleção de professor substituto, classe auxiliar, nível 1 área de Direito. 2016. Universidade Federal do Piauí.

COSTA, J. C.;BITTENCOURT Jr; OLIVEIRA, L. X.. Seleção de Professor substituto - Área de Filosofia. 2016. Universidade Federal do Piauí.

BITTENCOURT Jr; ALMEIDA, C. S.; SILVA, R. D. L.. Banca de seleção de docente para Universidade Federal. 2015. Universidade Federal do Amapá.

BITTENCOURT Jr; BRITO, A. C. U.; SANTIAGO, F. O. P.. Banca de seleção de docente para Universidade Federal. 2015. Universidade Federal do Amapá.

BITTENCOURT Jr; DIAS, A. O. S.; SANTIAGO, F. O. P.. Banca de seleção de docente para Universidade Federal. 2015. Universidade Federal do Amapá.

BITTENCOURT Jr. Prêmio ANTP de Qualidade. 2013. Associação Nacional de Transportes Públicos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Iris Barbosa Goulart

PEDROSA, J. G.;GOULART, Í.B.; MOREIRA, A. F.. Americanismo e educação para o trabalho no Brasil: um estudo sobre os Ginásios Polivalentes (1971-1974). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Adelson Fernandes Moreira

Pedrosa, José Geraldo; Goulart, Iris Barbosa;MOREIRA, A. F.. Americanismo e educação para o trabalho no Brasil: um estudo sobre os Ginásios Polivalentes (1971-1974). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

José Geraldo Pedrosa

PEDROSA, José G.; GOULART, Iris Barbosa; MOREIRA, Adelson Fernandes. Americanismo e educação para o trabalho no Brasil: um estudo sobre os Ginásios Polivalentes (1971-1974). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Sauloéber Tarsio de Souza

GUIDO, H. A. O.; PEDROSA, J. G.; RESENDE, L. A. V.; DANELON, M.;SOUZA, S. T.. "Aspectos Culturais do Americanismo na Construção do Projeto dos Ginásios Polivalentes". 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Sauloéber Tarsio de Souza

GUIDO, H. A. O.; DANELON, M.;SOUZA, S. T.. "Aspectos Culturais do Americanismo na Elaboração do Projeto dos Ginásios Polivalentes". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Márcio Danelon

DANELON, M.; GUIDO, H.; SOUZA, S. T.; PEDROSA, José. G.; RESENDE, Luciana. A. V.. Aspectos culturais do americanismo na construção do projeto dos ginásios polivalentes. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Cruz Cardoso Sousa

Gestão Escolar: Desafios e possibilidades de uma mudança para o ensino de qualidade em uma escola da rede pública de ensino no município de Picos ? PI; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Andréia Conceição de Sousa

As relações de afetividade e suas contribuições para aprendizagem na escola de tempo integral na Escola Marcos Parente em Picos-PI; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Fábia de Lima Batista

As contribuições dos jogos cooperativos para a aprendizagem de valores na escola do Mais Educação na cidade de São Luís do Piauí; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Maria do Socorro da Silva

A escola de tempo integral como pressuposto de enfrentamento à violência na escola: uma perspectiva na escola municipal Celso Eulálio - Picos, 2015; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Taís dos Santos Lima

A função do gestor escolar para garantia do sucesso da gestão democrática e do processo de ensino aprendizagem na escola de educação integral; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Escola de Tempo Integral da UFPI) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

MARIA NATÁLIA VELOSO

CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA ? TEA: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS USADOS NA INSERÇÃO ESCOLAR FORMAL; "; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

RAIMUNDO DE MOURA LEAL

JUVENTUDE E POLÍTICA: COMO A ESCOLA PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Virlainy de Sousa Rocha

Contribuições para a construção de sentido: processo e concepções da aquisição da leitura e da escrita numa perspectiva psicopedagógica; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Nilton Ferreira Bittencourt Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suzana Lanna Burnier Coelho

Os ginásios Polivalentes na décda de 70 - uma experiência inovadora de Educação Profissional?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização PROEJA) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Suzana Lanna Burnier Coelho;

José Geraldo Pedrosa

AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: UMESTUDO SOBRE OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971-1974); 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais,; Orientador: José Geraldo Pedrosa;

Humberto Aparecido de Oliveira Guido

Aspectos culturais do americanismo na construção do projeto dos ginásios polivalentes; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Humberto Aparecido de Oliveira Guido;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2015 PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971?1974). Trabalho & Educação (UFMG) , v. 24, p. 01-20, 2015.

  • BITTENCOURT Jr . Globalização e educação: Entre a formação cidadã e a formação profissional. In: Lucena, Carlos; Lucena, Lourdes; Bernardes, Elizabeth Lannes. (Org.). Trabalho e Educação: Teoria e Resistência. 1eded.Uberlândia - MG: Editora Navegantes, 2018, v. 01, p. 93-122.

  • BITTENCOURT Jr . Pensar Educação é Pensar Brasil. Jornal Pensar a Educação em Pauta, Belo Horizonte - MG, 05 fev. 2018.

  • BITTENCOURT Jr . Os convênios MEC/USAID para o ensino secundário brasileiro: Ajuda humanitária ou expansão do capitalismo?. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá - PR. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação - Matrizes interpretativas e Internacionalização, 2015.

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971? 1974). In: Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE, 2014, Belo Horizonte. Americanismo, Trabalho e Educação, 2014. v. GT 09.

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . DA REFORMA DO ENSINO NOS ANOS 1920 À PROMULGAÇÃO DA LEI 5692/71: A EVOLUÇÃO DA INSERÇÃO DO AMERICANISMO NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO.. In: X Congresso Luso-brasileiro de história da Educação, 2014, Curitiba PR. HISTÓRIA DAS POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, 2014. v. Eixo 1.

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971?1974). In: IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2014, BELO HORIZONTE. Anais do IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2014.

  • BITTENCOURT Jr . EDUCAÇÃO NO BRASIL E AMERICANISMO: REFORMA NO ENSINO SECUNDÁRIO ATRAVÉS DO PROJETO DOS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971?1974). In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Regional, 2014, São João Del Rei. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Regional Sudeste - ANPED REGIONAL, 2014.

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . Aspectos do Americanismo no Ensino Ginasial Brasileiro: Os Ginásios Polivalentes. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá MT. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

  • PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . AMERICANISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971-1974). In: IV Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, 2012, Aracaju SE. IV Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, 2012. v. único.

  • PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . A INFLUÊNCIA DO AMERICANISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS GINÁSIOS POLIVALENTES. In: III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Belo Horizonte MG. III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012.

  • PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . A INFLUÊNCIA DO AMERICANISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: OS GINÁSIOS POLIVALENTES. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Livro do Congresso), 2012, Lisboa PT. Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares.. Lisboa PT: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Julho de 2012, 2012. p. 2399-2410.

  • BITTENCOURT Jr . A extensão do ensino fundamental nas escolas brasileiras: A experiência dos Ginásios Polivalentes. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú - SE. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação, 2008.

  • BITTENCOURT Jr ; Burnier, Suzana Lanna . OS GINÁSIOS POLIVALENTES DA DÉCADA DE 70 UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação, 2007, Campinas SP. Grupo de Estudos e Pesquisas, 2007.

  • PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971?1974). Trabalho & Educação (UFMG) , 2015.

  • BITTENCOURT Jr . A Escolarização em massa como forma de Imperialismo Velado. Experiências no Brasil e nos Estados Unidos da América. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT Jr . Americanismo e Educação Entre o salvacionismo e o adestramento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT Jr . A utilização do pensamento de Michael Foucault na metodologia de pesquisa em História da Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BITTENCOURT Jr . Coordenador de área 'Diferentes Olhares em Educação: linguagens, tecnologias, história e pedagogia não escolar'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BITTENCOURT Jr . Mediador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BITTENCOURT Jr . Breve explanação sobre o Ginásio Polivalente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BITTENCOURT Jr . A educação profissional no Brasil e a política de controle sobre a produção de ciência e tecnologia nas décadas de 1960-1970: O colonialismo científico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BITTENCOURT Jr . Os convênios MEC/USAID para o ensino secundário Brasileiro: Ajuda humanitária ou expansão do capitalismo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . AMERICANISMO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO BRASIL: OS GINÁSIOS POLIVALENTES (1971? 1974). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . Da reforma do ensino nos anos 1920 à promulgação da lei 5.692/1971: A evolução da inserção do americanismo no ensino secundário brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . Educação No Brasil E Americanismo: Reforma No Ensino Secundário Através Do Projeto Dos Ginásios Polivalentes (1971-1974). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDROSA, J. G. ; BITTENCOURT Jr . Aspectos do Americanismo no ensino ginasial brasileiro: Os Ginásios Polivalentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BITTENCOURT Jr ; PEDROSA, J. G. . Influências do Americanismo na educação brasileira: o caso dos ginásios polivalentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BITTENCOURT Jr . Americanismo e educação no Brasil: Um estudo sobre os Ginásios Polivalentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BITTENCOURT Jr . Apostila de Psicologia da Educação. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático pedagógico).

BITTENCOURT Jr . Apostila da disciplina LOEB para o curso de PARFOR/ Libras. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

BITTENCOURT Jr ; OLIVEIRA, R. S. . A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: USOS, DIMENÇÃO VISUAL E MATERIAL, TÉCNICAS E NÍVEIS DE ANÁLISE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Os ginásios PREMEM no Piauí, Descrição: Este projeto é uma proposta de investigação sobre a concepção, o projeto e o processo de implantação de uma experiência educacional desenvolvida no Estado do Piauí - Brasil, que iniciou na década de 1970. Trata-se dos Ginásios Premem. Supõe-se que estas escolas surgiram, possivelmente, de um programa situado no âmbito do acordo bilateral conhecido como MEC/USAID ? Ministério de Educação e Cultura e Agência Norte-Americana de Desenvolvimento, entre o Brasil e os E.U.A. ? Estados Unidos da América. Essas escolas, devido à temporalidade de sua criação ser no período que várias escolas ginasiais (segundo ciclo do 1º grau à época) e juntamente com a lei 5.692/1971, tinham como parâmetro a ampliação do ensino básico obrigatório e na educação para o trabalho. Todas estas ações decorrem do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio ? PREMEM, vinculado ao Governo Federal/MEC, que passa a atuar no Brasil em 1966. Ao pesquisar em bancos de teses e dissertações, trabalhos que abordam a origem dos ginásios Premem do Piauí pouco se encontra. Há referências a um modelo análogo que surgiu na mesma época no Brasil: Os Ginásios Polivalentes ? GPEs. Porém foram encontrados referências aos Ginásios Premem em jornais que circulavam no Piauí na década de 1970, que pode ser indício de serem projetos irmãos (Ginásios Polivalentes e Ginásios Premem). Ainda hoje encontramos unidades dos Ginásios Premem na capital e em cidades do interior. No município de Picos ? PI há uma unidade, e é comum os moradores se referirem à esta unidade como Ginásio Polivalente. Assim a proposta de pesquisa investigando esta rede de escolas é importante por retratar parte da história educacional do Estado do Piauí e consequentemente a influência na constituição de sua identidade moderna. A pesquisa sobre os Ginásios Premem buscará responder perguntas que se dividem em blocos:1- Qual a origem, projeto, objetivos dos Ginásios Premem no Piauí; 2- Qual teoria educacional orientava o projeto; 3- Como se deu a formação de professores, contratação, regime de trabalho; 4- Qual clientela atendia e qual formação pretendia oferecer; 5- Qual a fonte de financiamento para construção destes ginásios. Há outras questões em torno da concepção destas escolas como a disposição de salas de aula: se eram ambientadas; se havia oficinas de marcenaria e máquinas industriais; composição de currículo mesclando matérias científicas com práticas profissionais e objetivo de sondagem vocacional para o trabalho; tempos escolares idênticos e com educação modular semestral. A hipótese de pesquisa passa pelo tema de modernização do processo educativo, uma vez que durante a década de 1960 e 1970 o governo Federal do Brasil estava empenhado em modernizar sua estrutura educacional (Leis 5.540/1968 e principalmente 5.692/1971) incentivando aos Estados Federativos a fazerem o mesmo. A pesquisa será de caráter bibliográfico e documental, com pesquisas de campo em bibliotecas, hemerotecas, públicos com a finalidade de levantamento de fontes relacionadas aos Ginásios PREMEM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nilton Ferreira Bittencourt Junior - Coordenador / SOUSA, Maria Das Dores - Integrante / SILVA, Francisco José Dias da, - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. , Rua Cícero Duarte, Junco, 64607670 - Picos, PI - Brasil, Telefone: (89) 34222058, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Fundação de Apoio à Pesquisa e à Cultura da Universidade Federal do Amapá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

CEFET MG

Vínculo: Membro do Cons Ens, Pesq e Ext, Enquadramento Funcional: Conselheiro discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aluno do PPG - Mestrado - Bolsista CNPQ. Membro representante dos alunos de pós graduação stricto-sensu, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEFET MG

2011 - 2014

Secretaria Municipal de Governo - Conselho Municipal de Políticas sobre Dro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Servidor público Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Funcionário Efetivo, concursado da Empresa Pública de transporte e Trânsito de Belo Horizonte. Atualmente prestando serviço de Secretário Executivo do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo.

2000 - 2011

Secretaria Municipal de Governo - Conselho Municipal de Políticas sobre Dro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal de Trasporte e Trânsito, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Empregado público concursado. Desde 2011 está vinculado à Secretaria Municipal de Governo onde está prestando serviço, como Secretário Executivo no Conselho Municipal de Políticas sobre drogas de Belo Horizonte,

Atividades

  • 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Juventude, .,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 08/2000 - 11/2011

    Treinamentos ministrados , Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte - BHTRANS, .,Treinamentos ministrados, Instrutor do quadro de instrutores da empresa. Habilitado a ministrar cursos de educação para o trânsito; gestos e apitos; formação de agentes de trânsito.