Cristina Borges Gil

Doutoranda e mestre (2017) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na área de Línguística de Corpus, sob a orientação do professor Tony Berber Sardinha. Atualmente é Cambridge ESOL Oral Examiner - University of Cambridge e professor de inglês no ensino médio - Colégio Santa Cruz. Possui mais de 20 anos de experiência em aulas de inglês como língua estrangeira. Atua nos seguintes temas: linguística de corpus e ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2014 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na produção escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Prof. Dr. Tony Berber Sardinha
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguística de corpus; princípio idiomático; princípio da escolha aberta; linguística de corpus de aprendiz; rastreamento de colocações.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Ludica

2010 - 2011

Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz
Título: A LUDICIDADE E O ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO
Orientador: Profa. Dra. Elvira Souza Lima

Graduação em Abi - História

1981 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O IHGB e a identidade nacional
Orientador: Prof. Dr. Arno Wehling

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

CEELT. (Carga horária: 96h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

1998 - 1998

COTE. (Carga horária: 120h). , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

1996 - 1996

Complementação Pedagógica. , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

1991 - 1994

Klassenlehrer an Waldorfschulen. , Institut für Waldorfpädagogik, IW, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Paulo Berber Sardinha

Berber Sardinha, T.. A incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na produção escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Denise Delegá Lucio

DELEGÁ-LUCIO, Denise; Sandra Madureira Fontes;Tony Berber Sardinha. A Incidência do princípio idiomático e o da escolha aberta na produção escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira.. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marcia Veirano Pinto

BERBER SARDINHA, T.; LESSA, A. B. C. T.;VEIRANO PINTO, M.. Incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sandra Madureira

SARDINHA, A. P. B.; LUCIO, D. D.;MADUREIRA, S.. A incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na produção escrita de alunos Brasileiros de Inglês como Língua Estrangeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Lingüística Aplicada) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Paulo Berber Sardinha

A incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na produção escrita de alunos brasileiros de inglês como língua estrangeira; 2017; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Paulo Berber Sardinha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIL, C. B. . A incidência do princípio idiomático e do princípio da escolha aberta na escrita de alunos brasileiros em inglês como língua estrangeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIL, C. B. . The Idiom Principle and the Open-choice Principle in the written production of Brazilian students of English. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GIL, C. B. . INCIDÊNCIA DO PRINCÍPIO IDIOMÁTICO E DO PRINCÍPIO DA ESCOLHA ABERTA NA ESCRITA DE ALUNOS BRASILEIROS EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GIL, C. B. . Incidência do Princípio Idiomático e do Princípio da Escolha Aberta na Escrita de Alunos Brasileiros de Inglês como Língua Estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Terceiro lugar no Concurso de bolsas para o doutorado, LAEL -PUC - SP, PUC SP.

2017

Mestre em Linguística Aplicada, PUC - SP.

2014

Primeiro lugar no concurso de bolsa para o mestrado, LAEL - PUC - SP, PUC -SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - Atual

    Colégio Santa Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Inglês Ensino Médio, Carga horária: 13

    Outras informações:
    Leciono no Ensino Médio as quatro habilidades do idioma: a leitura, a escrita, e a compreensão e produção oral. O curso é dividido em sete níveis - do B1+ ao C1 - de acordo com a Common European Framework of Reference for Languages (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

  • 1997 - Atual

    University Of Cambridge

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Cambridge ESOL Oral Examiner

    Outras informações:
    Sou Examinadora Oral de Cambridge desde 1997, pela Cultura Inglesa de São Paulo, e desde 2006 pelo Inglês Vera Cruz - São Paulo, ambos centros internacionais autorizados a aplicar os exames de Cambridge. Avaliei alunos prestando KET, PET, FCE e CAE.

  • 2013 - 2014

    Fundação Padre Anchieta

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Web, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Curso Inglês Online - projeto da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, elaborado e implementado pela EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo), em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Pela FPA, fui Coordenadora dos Tutores Online e Presenciais nas quatro edições desse curso, fazendo a gestão pedagógica da tutoria.

  • 2004 - 2011

    Escola Vera Cruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Médio, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Lecionava no terceiro ano do Ensino Médio a disciplina Current Events, que tinha por objetivo ajudar os alunos a aprimorar a compreensão de textos e desenvolver estratégias de leitura.

  • 1996 - 2002

    Cultura Inglesa - São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de inglês, Carga horária: 28

    Outras informações:
    Trabalhava principalmente com crianças e adolescentes. Diariamente usava diferentes materiais didáticos e participava regularmente dos cursos de treinamento oferecidos pela instituição. Em 1998, exerci a função de monitora, auxiliando e orientando professores recém-contratados, e, em 2000/01, a função de multiplicadora do projeto pedagógico da Cultura Inglesa.