Rainer Marinho da Costa

Grande experiência em Administração de Empresas Educacionais, atuando em Planejamento e Legislação Educacional, reestruturou diversas instituições de ensino,implantando sistemas modulares de ensino, implantando novas matrizes curriculares flexíveis modulares não seriadas, com forte concentração nas áreas de regulação de ensino.Elaborou Planos de Desenvolvimentismo Institucional e Planos Pedagógicos de Cursos. Tendo credenciado e autorizado novas IES e novos cursos. Na elaboração dos PPC foca formação por competências. Exerceu diversas posições executivas em instituições como : Anhembi Morumbi, Unisa, Unicsul, Unar,Fascepi, Faculdade Modelo, Faculdade São Brás entre outras Graduado em história pela PUC/SP (1988) e Mestre em História Social pela USP (1995) . Especialista em Direito Educacional pelo CEU-SP , Especialista em Gestão Empresarial e com atuação em Gestão Escolar). Especialista em Direito Educacional pelo CEU e Especialista em Negócios Empresariais Atuou como professor na Ibero Americana, UNisa, Unicsul,UNiban, Anhembi Morumbi e na Santa RIta de Cassia . Tem experiência na área de Administração de Ensino seja superior ou básico,, Dirigiu por mais 11 anos o Colégio Panamericano Diretor Geral e Acadêmico na Faculdade Interamerica e Diretor na Unib. E Desenvolve pesquisa sobre o caráter da IES e a gestão empresarial e acadêmica- Trabalha com Planejamento estratégico aplicado a IES

Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História Social

1990 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Entre a Modernidade e Tradição .Analise de Caso: O Palácio dos Campos Elísio,Ano de Obtenção: 1995
Raquel Glezer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arquitetura; espaço urbano; modernidade; tradição; araquiterura espaço urbano.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Especialização em Gestão Empresarial

2008 - 2009

Universidade Ibirapuera
Título: AIESP entre a gestão empresarial e a gestão academica

Especialização em Gestão Escolar

2007 - 2009

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: A gestão academica entre a empresa e a escola

Especialização em Direito Educacional

2006 - 2006

Centro de Extensão Universitária
Título: Não houve obrigatoriedadde

Graduação em história

1983 - 1988

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formação complementar

1984 - 1985

Extensão universitária em histoire de l"art. (Carga horária: 800h). , Ecole Du Musee Du Louvre, França.

1984 - 1985

Extensão universitária em Cours de Langue ", Degré 4. (Carga horária: 250h). , Institut Catholique de Paris, França.

1983 - 1984

Extensão universitária em cuour de langue e extention. (Carga horária: 300h). , Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.

1983 - 1984

Extensão universitária em Cours de Langue ", Degré I,. (Carga horária: 300h). , Alliance Francaise, ALLIANCE FRANCAI, França.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Organização de eventos

COSTA, R. M. . II People.net in education. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

I People Net. O Professor universitário sabe ensinar a geração y. 2012. (Congresso).

II People Net. Todas do dia. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional da lfabeização Solidaria. 2003. (Encontro).

Encotro Nacional da Alfabetização Solidaraia. 2002. (Encontro).

II seminario Estadual de Educação de Jovens e Adulto.Parceria ntre o Poder Publico e a sociedade Civil. 2000. (Seminário).

! semibnario de Administração Universitaria. 1993. (Seminário).

1 Curso de desenvovimento e Aperfeiçoamneto pedagogico. 1992. (Outra).

Novo Mapa do Mundo. 1992. (Encontro).

Semana da Profissões.O perfil profissional do Historiador. 1992. (Outra).

Ciclo São Paulo na 1º Republica da Secretaria de Esportes e Turismo de São paulo.São paulo ontem e hoje. 1991. (Outra).

IV Curso de reciclagem de guais de turismo.Historia de Saõa Paulo. 1991. (Outra).

São paulo de Piratininga a metropole.Transformação da paisagem urbana. 1991. (Outra).

Congresso Internacional de Turismo / II Seminário Latino Americano,. 1990. (Congresso).

II Curso de reciclagem de Guias tUristicos.Historia de São paulo. 1990. (Outra).

III curso de reciclagem de guias de turismo.Historia de Saõ Paulo. 1990. (Outra).

I Curso de Guia de Turismo.Histori de São Paulo. 1989. (Outra).

I encontro de Turismo da Cidade de São paulo.Turismo receptivo. 1989. (Encontro).

São Paulo antigo SESC Fabrica Pompeia.São paulo antigo. 1989. (Outra).

VII semana de Turismo da Faculdade Ibero Americana.O mercado de turismo no Brasil. 1989. (Encontro).

VII semana de Turismo do Curso de Tuismo da OSEc- UNIsa.Patrimono Historico cultural: Iniciativa Privada X orgãos Públicos. 1989. (Encontro).

Comunicação do IX , Encontro.Arquitetura como tema para uma reflexão histórica : O caso do Palácio dos. 1988. (Encontro).

I Encontro do Grupo de Estudos "Cidades" Núcleos de São Paulo. 1988. (Encontro).

II Encontro do Grupo de Estudos "Cidades "Núcleo de São Paulo da. 1988. (Encontro).

Iniciativa privada x orgãos públicos da Faculdade Anhemi Morumbi.Iniciativa privada x orgãos públicos. 1988. (Outra).

IX Encontro de História do Núcleo da ANPHU de São Paulo , "Reforma e. 1988. (Encontro).

Seminário Nacional de Preservação Cultural nos Municípios. 1988. (Seminário).

: III Congresso Brasileiro de História Da Arte. 1987. (Congresso).

I Congresso Internacional sobre Inquisição. 1987. (Congresso).

Conheça sua Cidade da Associação Joventur do Brasil. 1979. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Katia Maria Abud

GLEZER, R.ABUD, K. M.. Entre a modernidade e a tradição: ana'lise de caso: o Palácio dos Campos Elíseos. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Raquel Glezer

Entre a modernidade e a tradição - análise de caso: o Palácio dos Campos Elíseos; 1995; 150 f; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raquel Glezer;

Produções bibliográficas

  • COSTA, R. M. . O pensar e o fazer na formação docente. Scortecci: São Paulo:, 2000. v. 1. 180p .

  • COSTA, R. M. . "São Paulo Ontem ". Jornal da Terceira Idade, são paulo, p. 6, 06 jun. 1996.

  • COSTA, R. M. . "Louvre , Museu do ano 2000". Brasilturis, são paulo, p. 4 - 4, 15 fev. 1986.

  • COSTA, R. M. . Arquitetura como tema para uma reflexão histórica : O caso do Palácio dos. In: IX , Encontro, 1988, SAÕ PAULO. resumo de Comunicação do IX , Encontro, 1988.

  • COSTA, R. M. . Arquitetura como tema para uma reflexão histórica : O caso do Palácio dos. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, R. M. . Evasão no ensino superior- como podemos tentar evita-la. ABMS, 2012 (artigo em site especialisado).

  • COSTA, R. M. . O colégio Pan-americano uma experiencia inovado nos anso noventa 2012 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . Um combate a evasão e a ociosidade vagas: uma proposta educacional e financeira A construção de um modelo modular flexível com ingressos bimestrais não seriado Case: Um projeto não implantado para da Faculdade de Tecnologia Interamerica fruto da pratica historia dos Seqüência e da graduação executiva da Universidade Anhembi Morumbi 2012 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . Será que o professor universitário sabe ensinar a geração Y ? 2012 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . Os alunos do ensino superior e o uso das redes sociais nos processos de ensino e aprendizado. 2011 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . A construção da Empresa Educacional: A Profissionalização como caminho para construção do PDI nas Instituições de Ensino Superior Particular numa perspectiva do Planejamento Estratégico 2011 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . A implantação de curso de graduação na forma modular flexível num Centro Universitário. http://rrconsultoria.wordpress.com/2010/06/28/o-mba-master-business-administration-ou-lato-sensu-pre, 2011 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . A implantação de curso de graduação na forma modular flexível num Centro Universitário 2011 (site).

  • COSTA, R. M. . Esboço de projeto de Convaliadação Profissional 2011 (site especialisado).

  • COSTA, R. M. . Pontos Turísticos da Secretaria de Negócios de. São Paulo: secretaria de estportes e turismo de São Paulo, 1993 (guia turistico).

  • COSTA, R. M. . Guia São Paulo. São paulo: Secretari de esportes e turismo, 1990 (guia turistico).

Outras produções

COSTA, R. M. ; Cabral, Elisabeth . Projero de Credenciamento de IES em EAD Faculdade Unypublica. 2019.

COSTA, R. M. ; Cabral, Elisabeth . Autorização de Curso de Gestão Publica da Faculdade Unypublica. 2019.

COSTA, R. M. . Recredenciamento da Faculdade Modelo. 2015.

COSTA, R. M. . Reconhecimento de Curso de Administração. 2014.

COSTA, R. M. . Renovação de Reconhecimento Ciências Contabeis Faculdade Modelo. 2014.

COSTA, R. M. . Renovação de reconhecimento de Curso de Pedagogia Faculdade São Braz. 2012.

COSTA, R. M. . IVCurso de Reciclagem de guia de turismo. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, R. M. . III Curso de reciclagem de Guia Turistico. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, R. M. . II curso de reiclagem de guia de turismo. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, R. M. . I Curso de reciclagem de Guia turistico. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade Modelo. , Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, Cajuru, 82970000 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 81070310, Telefone: (041) 32264545

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GESTOR do Polo RECIFE 1 TBX educacional, Carga horária: 30

2013 - Atual

Faculdade Modelo

Vínculo: contrato pessoa juridica, Enquadramento Funcional: Assessor e professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela reestruturação acadêmica e administrativa. Como Consultor ,orientou o processo de renovação reconhecimento do curso de Administração e Ciencias Contabeis e acompanhamento do Protocolo de Compromisso, implantou e elaborou o projeto de flexibilização e modularização, solicitou a ampliação de vagas, acompanhou, elaborou novo PCC, PPI , PDI, regimento e outros documentos pertinentes

2012 - Atual

Faculdade São Braz

Vínculo: Consutor Academico, Enquadramento Funcional: Consultor Academico, Carga horária: 20

Outras informações:
Como Consultor negociou a transferência de Mantença ,orientou o processo de reconhecimento do curso de Pedagogia que obteve nota 4, implantou e elaborou o projeto de flexibilização e modularização, solicitou a ampliação de vagas, acompanhou, elaborou novo PCC, PPI , PDI, regimento e outros documentos pertinentes e estou elaborando o projeto de implantação dos cursos em EAD

2012 - 2013

Gabriel Mario Rodrigues

Vínculo: contrato pessoa juridica, Enquadramento Funcional: Consultor de pesquisa, Carga horária: 10

Outras informações:
Responsável pela pesquisa para elaboração de um livro sobe a historia da Universidade Anhembi Morumbi

2012 - 2013

FACULDADE DE AGRONEGÓCIOS DE PARAÍSO DO NORTE

Vínculo: Consultor Acadêmico Externo, Enquadramento Funcional: Consultor Academico

Outras informações:
como Consultor externo implantou e elaborou o projeto de flexibilização e modularização. Fez avaliação de viabilidade econômica do negocio e ministrou curso de formação de coordenadores e direção tendo indicado providencias para promover o crescimento da IES

2012 - 2013

Interead

Vínculo: contrato pessoa juridica, Enquadramento Funcional: Consultor acadêmico, Carga horária: 10

Outras informações:
Responsável pela Acadêmica legal junto as organismos reguladores bem como aos parceiros, alem de responsável pelo projeto de abertura de uma IES .

2012 - 2012

Faculdade Cidade Verde

Vínculo: Consultor Academio Externo, Enquadramento Funcional: Consultor Academico

Outras informações:
Como Consultor externo implantou e elaborou o projeto de flexibilização e modularização. Fez avaliação de viabilidade econômica do negocio e ministrou curso de formação docente e de coordenadores

2011 - 2011

Faculdade Cooperativa Cespi

Vínculo: contrato pessoa juridica, Enquadramento Funcional: Diretor academico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável pela reestruturação acadêmica e administrativa, implantando um projeto de matriz curriculares flexível modular

2009 - 2010

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Asssessor da reitoria, Carga horária: 36

Outras informações:
assessor da reitoria para implantação do projeto de restruração academica baseda numa proposta mudular flexivel e responsavel pelo inicio de implantação do EAD

2009 - 2010

FACULDADE SANTA RITA DE CASSIA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor e coordenador de projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: diretor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Elaboração de proposta de Planejamento estratégico da Universidade Ibirapuera

2005 - 2009

Faculdade de Tecnologia Interamérica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: diretor geral e academico, Carga horária: 44

Outras informações:
? Responsável por toda a área acadêmico/administrativa (Censo, Cadastro de Professores no Inep, Bolsa Família, Coordenação do Prouni, Aprovação Regimental, elaboração de relatório de auto-avaliação para o MEC, revisão e elaboração de Reconhecimento de três cursos, emissão de diplomas junto a USP, gerenciamento de conflitos no atendimento direto aos alunos e procedimentos gerais de secretaria diretamente), Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi; ? Revisão e elaboração de novas matrizes curriculares, Faculdade de Tecnologia Interamerica/Universidade Anhembi Morumbi; ? Participação na elaboração e implantação do Plano Estratégico da faculdade, Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi; ? Elaboração e acompanhamento de orçamento, Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi; ? Realização de mudança e implantação de campus, Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi; ? Gestor responsável pela incorporação de Faculdade, Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi; ? Analise de viabilização do negócio de incorporação de Faculdade, Faculdade de Tecnologia Interamerica/ Universidade Anhembi Morumbi;

2007 - 2008

Uiversidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor n III, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministro as disciplinas na raéa de ciencias humanas, tais como Formação da Nação Brasilieira, Ciências Sociais, Ciências Politícas, Metodologia Cientifica, Filosofia etica profissional, Inteligencia Empresarial

2007 - 2008

Uiversidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor e assessor, Carga horária: 20

Outras informações:
? Colaborou com a implantação do projeto de Graduação Executiva da Universidade Anhembi Morumbi, uma proposta de avaliação por competências

2000 - 2003

Universidade Banderantes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso de Enfermagem Metodologia Cientifica : Curso de Turismo, História do Brasil, História da Arte e Orientação do T.C.C Curso de Enfermagem, Sociologia, Antropologia e Metodologia Cientifica

2000 - 2002

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor e assessor, Carga horária: 20

Outras informações:
? Implantação e coordenação da Alfabetização Solidária nos Centros Urbanos, UNICSUL; ? Assessoria na montagem do Centro de Ciências Sociais e Humanas, UNICSUL

1999 - 2002

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor e assessor, Carga horária: 30

Outras informações:
Curso de História, Historia Moderna Curso Resolução 2, Pesquisa em Educação Coordenador do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos vinculado ao Programa de Alfabetização Solidaria Assessor da Diretoria do Centro de Ciências Humanas e Social e Artística

1994 - 2005

Colegio Panamerica

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: diretor, Carga horária: 44

Outras informações:
? Crescimento de 500% no numero de alunos em 5 anos, Colégio Pan-Americano; ? Implantação do Ensino Médio, Colégio Pan-Americano; ? Implantação de reforma administrativa pedagógica, Colégio Pan-Americano; ? Responsável implantação do sistema de orientação educacional: atendimento a pais e alunos, e acompanhamento por certo tempo do processo, Colégio Pan-Americano; ? Implantação de projeto pedagógico sócio-construtivista, acompanhamento por certo tempo dos procedimentos de coordenação pedagógica, Colégio Pan-Americano

1991 - 1994

Universidade de Santo Amaro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor coordenador e asssesor, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de Turismo, Sociologia do Turismo , Sociologia Curso de Estudos Sociais , História Antiga, História Contemporânea , História de São Paulo, Assessor de Extensão Universitária : Coordenador do Curso de Estudos Sociais Chefe de Departamento de História e Geografia Coordenador Interino do Curso de Turismo Participou do Projeto de Universidade das Faculdades de Santo Amaro(OSEC) na Comissão de Biblioteca, Comissão Eleitoral para chefias de departamento, no Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CONSEP), na Comissão de Vestibulares. Respondeu pela elaboração final do projeto de ensino de graduação e pela redação dos projetos de pós-graduação, pesquisa e da extensão, além de participar ativamente na elaboração do Relatório Final das Universidade de Santo Amaro(UNISA Elaboração de processos e procedimentos para atividades de Extensão, UNISA; ? Participação ativa no projeto de transformação em universidade, UNISA; ? Elaboração de Projeto de Alfabetização de Adultos, UNISA; ? Elaboração de Projeto de Central de Relacionamento com estudante- NAE, UNISA; ? Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais, UNISA

1988 - 1993

Centro univeritario Ibero Americano

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Curso Processamento de Dados, Estudos de Problemas Brasileiro, : Curso de Letras Tradutor e Interprete , Cultura e Civilização Norte- Americana , Cultura e Civilização Inglesa, Curso de Turismo, Sociologia do Turismo e Sociologia

1985 - 2007

ABLassociados

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Curso de Guia de Turismo, História da arte , historia de São Paulo Participação casual durante 20 anos

1987 - 1988

Colégio Thales de Mileto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Historia supletivo

1995 - 1995

Fculdade São Carlos

Vínculo: professosr, Enquadramento Funcional: professos, Carga horária: 12

Outras informações:
Curso de Comunicação Social, História da Arte

1987 - 1992

Secretaria de Estado dos Negócios de Esporte e Turismo de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: recepcionista bilingue, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessor do Gabinete Secretario coordenador auxiliar dos Cursos de Guia de Turismo

1985 - 1986

secretaria de negocios de estado da educação de são paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ´professor, Carga horária: 30

2019 - Atual

Unypublica

Vínculo: consultor, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
consultoria para instalação de projeto de autorização de faculdade Ead