Fábio Scarduelli

Violonista, professor e pesquisador; Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição na qual foi ainda professor substituto e realizou seu pós-doutorado com bolsa FAPESP. Mantém intensa carreira como pesquisador concertista, com abordagens que envolve repertório solo e de música de câmera. Lidera o Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório, do qual participam estudantes e pesquisadores de diferentes instituições. Atualmente é professor Adjunto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná / UNESPAR, em Curitiba, e professor colaborador no Programa de Pós-graduação e Música da UNICAMP, orientando trabalhos de Mestrado e Doutorado.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2007 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Khamailéon: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado
Carlos Fernando Fiorini. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Almeida Prado; Práticas Interpretativas; Violão.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2005 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: A obra para violão solo de Almeida Prado,Ano de Obtenção: 2007
Carlos Fernando Fiorini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Almeida Prado; Práticas Interpretativas; Violão.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Música

1997 - 2000

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Práticas Interpretativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: História e Literatura do Instrumento.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Pedagogia do Instrumento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SCARDUELLI, Fabio. . IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2017. (Congresso).

AGUERA, FERNANDO ; SCARDUELLI, Fabio. . VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2015. (Congresso).

AGUERA, F. ; SCARDUELLI, Fabio. . Coordenação acadêmica e organização/edição dos anais do VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2013. (Congresso).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos alunos do Bacharelado em Violão da UNICAMP - 1º semestre. 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos alunos do Bacharelado em Violão e Música de Câmera. 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital final dos alunos de violão. 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital e mascterclass com Francisco Gil (México) - 2º semestre de 2011. 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos alunos do Bacharelado em Violão - 2º semestre (obras de compositores da UNICAMP). 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II recital dos Alunos do Bacharelado em violão - 2º semestre. 2011. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital final dos alunos de violão - UNICAMP. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos Alunos de Violão - 1° semestre de 2010. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos Alunos de Violão - 1° semestre 2010. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital Final dos alunos de violão - UNICAMP (2ªsemestre 2010). 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos Alunos de Violão - 2° semestre 2010. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I recital Semestral do Alunos de Violão - 2ª semestre de 2010. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital e masterclass com Gilson Antunes - 2ª semestre de 2010. 2010. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Palestra com o luthier Lucas Braz (Rio de Janeiro) na Unicamp. 2009. (Outro).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos Alunos do Bacharelado em Violão da Unicamp - 1º semestre. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos Alunos do Bacharelado em Violão da Unicamp - 1º semestre. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital dos alunos de Instrumento (violão) e Música de Câmera - 1º semestre. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão - Duo Bassani-Brombilla (Santa Maria - RS). 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão dos alunos Claryssa de Pádua e Stephen Bolis. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos Alunos de violão - 2º semestre. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. ; MADEIRA, Bruno . Recital de Formatura de aluno - Bruno Madeira. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos Alunos de Violão - 2° semestre 2009. 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão (alunos de Licenciatura, Composição e Regência). 2009. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Masterclass com o violonista Mário da Silva (professor EMBAP - Curitiba) na Unicamp. 2008. (Outro).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão com Alisson Alípio (mestrando UFRGS) na Unicamp. 2008. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I Recital Semestral dos Alunos de Violão da Unicamp (2ºsemestre 2008). 2008. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Recital Semestral dos Alunos de Violão da Unicamp (2ºsemestre de 2008). 2008. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital dos alunos de violão e música de Câmara da Unicamp (1º semestre 2008). 2008. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Pró-Música - 30 anos (curadoria dos recitais de violão na instituição). 2007. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital e Master Class de violão com Mário da Silva (professor EMBAP - Curitiba) na Unicamp. 2007. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Recital dos alunos de violão da Unicamp (1ºsemestre 2006). 2006. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . II Mostra de Violão de Natal (organização de série de concertos com violonistas locais e nacionais). 2004. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . I Mostra de Violão de Natal (organização de série de concertos com violonistas locais). 2003. (Concerto).

SCARDUELLI, Fabio. . Violão na Escola Pública (série de recitais de violão em escolas públicas de Natal - RN). 2003. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26th Koblenz Guitar Festival & Academy. 2018. (Seminário).

VI Semana Acadêmica de Luteria da UFPR.A relação Músico-Luthier. 2018. (Simpósio).

I Seminário de Violão Milton Nunes.Masterclass de Violão. 2017. (Seminário).

Congresso Nacional de Violão. Mecanismo, técnica e expressividade: correlacionando métodos, tratados e a literatura de estudos para violão. 2016. (Congresso).

XXVI Congresso da ANPPOM. Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancolia[r]a para violão solo. 2016. (Congresso).

XXV Congresso da ANPPOM. Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados. 2015. (Congresso).

I Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ/UFBA.Duo de Guitarras Românticas. 2014. (Simpósio).

IV SEminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UNESPAR. 2014. (Seminário).

XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DOS NUEVOS ESTUDIOS SENCILLOS, DE LEO BROUWER, NA OBRA LA CIUDAD DE LAS COLUMNAS (Orientador do trabalho. Aluna: Claryssa de Pádua Morais). 2014. (Congresso).

XXIV Congresso da ANPPOM. Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa. 2014. (Congresso).

VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Almeida Prado: aspectos gerais e violonísticos de sua produção. 2013. (Simpósio).

XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Aplicação pedagógica dos Estudios Sencillos de Leo Brouwer em sua obra de concerto. 2013. (Congresso).

XXIII Congresso da ANPPOM. O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas. 2013. (Congresso).

GuimaraMUS 2012 - Congresso Musical de Guimarães (Capital Européia da Cultura 2012). A Situação Atual do Ensino do Violão no Contexto Universitário Brasileiro. 2012. (Congresso).

VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Introdução da teoria da Autorregulação no estudo de técnica de violão. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.O arranjo de Marco Pereira para My Funny Valentine: da leadsheet à peça. 2012. (Simpósio).

VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Formação superior em violão: um diálogo entre programa de curso e atuação profissional. 2012. (Simpósio).

XX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. A obra para violão de Milton Nunes: considerações técnicas e aplicação pedagógica. 2012. (Congresso).

XXII Congresso da ANPPOM. Grupo de Pesquisa em Violão: relato das atividades, publicações e interações; Mecanismo, Técnica e Audiação: uma proposta de pilares norteadores para a formação superior em violão. 2012. (Congresso).

Grupo de Trabalho em Performance no XXI Congresso da ANPPOM. Grupo de Trabalho em Performance. 2011. (Congresso).

I Encontro Internacional de Educadores em Música.Masterclass de Violão. 2011. (Encontro).

V Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.A situação atual do ensino do violão no contexto universitário brasileiro. 2011. (Simpósio).

XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. A obra para violão de Milton Nunes: catalogação, digitalização e considerações analíticas. 2011. (Congresso).

XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Levantamento e reflexões sobre o estudo da técnica pura nos cursos de bacharelado em violão no Brasil. 2011. (Congresso).

IX Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros.A produção para violão de Almeida Prado. 2010. (Seminário).

XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. O violão de Almeida Prado: considerações sobre a escrita do autor para o instrumento. 2010. (Congresso).

II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Moderador da Mesa 3. 2008. (Simpósio).

II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.Participação da Comissão Cientifica. 2008. (Simpósio).

II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.A produção para violão de Almeida Prado. 2008. (Simpósio).

I Simpósio Acadêmico de Violão da Embap.A Obra para violão solo de Almeida Prado: um panorama histórico, estético e idiomático. 2007. (Simpósio).

As Humanidades na Universidade Contemporânea. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camilla dos Santos Silva

SCARDUELLI, Fabio.; BORUCHOVITCH, E.; ANTUNES, G. U. G.. Ensino de instrumento - violão - nos cursos de Licenciatura em Música: uma proposta a partir da autorregulação da aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anderson Roberto Zabrocki Rosa

ARAUJO, R. C.;SCARDUELLI, Fabio.; RAMOS, D.. A Motivação do Adolescente para a Aprendizagem e a Prática do Violão. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Thomaz

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; OROSCO, M. T. S.. A Linguagem Musical e Violonística de Marco Pereira - uma simbiose criativa de diferentes vertentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruno Madeira

SCARDUELLI, Fabio.; ANTUNES, G. U. G.; Carlos Fernando Fiorini. A obra para violão solo de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, técnica e interpretativa. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernando Augusto Rodrigues

SCARDUELLI, Fabio.; ANTUNES, G. U. G.; FRAGA, O.; SILVA, M.; MORAIS, L. C.. Obras Brasileiras da Coleção Turibio Santos: processo de elaboração de uma edição crítica. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Thomaz

SCARDUELLI, Fabio.; ZAN, J. R.; NASCIMENTO, H. G.; MANGUEIRA, B. R.; LIMA, L.. O Ensino do Violão Popular nas Universidades Públicas Brasileiras: um estudo sobre a oferta e a demanda no país. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruno Madeira

SCARDUELLI, Fabio.; ANTUNES, G. U. G.; FRAGA, O.; MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso; Kayama, Adriana Giarola. O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maurício Tadeu dos Santos Orosco

RICCIARDI, R. R.; GLOEDEN, E.; CORVISIER, F. C.; COSTA, G. S.;SCARDUELLI, Fabio.. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Robson Alexandre de Nadai

Carlos Fernando Fiorini;SCARDUELLI, Fabio.; SILVA, E. R.. O discurso musical de Almeida Prado na obra Metalosfera: uma análise interpretativa. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fernando Augusto Rodrigues

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; ANTUNES, G. U. G.. Coleção Turíbio Santos: uma edição crítica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Thomaz

SCARDUELLI, Fabio.; ZAN, J. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. O ensino do violão popular na universidade pública brasileira: uma análise e uma proposta. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruno Madeira

SCARDUELLI, Fabio.; HASHIMOTO, F. A. A.; Kayama, Adriana Giarola. O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maurício Tadeu dos Santos Orosco

RICCIARDI, R. R.; COSTA, G. S.;SCARDUELLI, Fabio.. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: uma revisão crítica a partir das colaborações musicais de Sérgio Abreu. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Guilherme Schafhauser

FANINI, A. M. R.; STRAUHS, F. R.;SCARDUELLI, Fabio.; SANTOS, A. C.. VIOLA CAIPIRA NO BRASIL: uma história da técnica artesanal e cultura popular. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Camilla dos Santos Silva

SCARDUELLI, Fabio.; NASSIF, S. C.; BORUCHOVITCH, E.. Ensino de Instrumento - violão - nos cursos de Licenciatura em Música: investigação de novas abordagens através da Autorregulação da Aprendizagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anderson Roberto Zabrocki Rosa

ARAUJO, R. C.;SCARDUELLI, Fabio.; RAMOS, D.. A motivação do aluno adolescente para o estudo e prática do violão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Thomaz

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; SCHROEDER, J. L.. A linguagem musical e violonística de Marco Pereira - uma simbiose criativa de diferentes vertentes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Giovanna Vanessa Gomes Puerto Carlin

Carlos Fernando Fiorini; Ostergren, E.A.;SCARDUELLI, Fabio.. 1788: o declínio do período vienense de Wolfgang Amadeus Mozart e a composição de suas três últimas sinfonias. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruno Madeira

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; BIAGGI, Emerson Luiz de. O Violão de Maurício Orosco. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eduardo Fernando de Almeida Lobo

Santos, Antonio Rafael; ZAN, J. R.;SCARDUELLI, Fabio.. Concerto Carioca n.3 de Radamés Gnattali: um estudo analítico. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nicolau Schmidt Junior

FERREIRA, L. C. R.;SCARDUELLI, Fabio.; FRAGA, O.. Análise formal interpretativa do 1º Movimento da Gran Sonata em Lá Maior Opus 35, ms3 de Niccolò Paganini. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia Inst./ Performance) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Aluno: William da Silva Guimarães

SCARDUELLI, Fabio.; MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso;OTUTUMI, C. H. V.. Três métodos brasileiros de iniciação ao violão: um olhar com base nas teorias de Murray Schafer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná.

SILVA FILHO, A. C. R.; CASTRO, M. C.;SCARDUELLI, Fabio.; CRIPA, G.; ANTUNES, G. U. G.. Membro Titular do Concurso para Professor Doutor no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) , área de Instrumento (violão/viola caipira). 2015. Universidade de São Paulo.

TINE, P. J. S.; NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.; COSTA, G. S.;SCARDUELLI, Fabio.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Doutor de Violão no Departamento de Música da UNICAMP. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ANTUNES, G. U. G.; FRAGA, O.; SILVA, M.; MORAIS, L. C.. Recital de Doutorado II de Fernando Augusto Rodrigues - Obras Brasileiras da Coleção Turibio Santos. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ANTUNES, G. U. G.; FRAGA, O.; MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso; Kayama, Adriana Giarola. Recital de Doutorado II de Bruno Madeira. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso;SCARDUELLI, Fabio.. Banca examinadora de VIOLÃO no teste de habilidades específicas ao Vestibular 2018 EMBAP. 2017. Universidade Estadual do Paraná.

SCARDUELLI, Fabio.; SCHROEDER, J. L.; ZAN, J. R.. Banca de Monografia de doutorado: "O violão popular brasileiro: procurando possíveis definições". 2016. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; FRAGA, O.. Banca de Recital I de Doutorado de Fernando Aguera. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; AGUERA, F.; MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso. Extensão: Formação Musical - Violão. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; SCHROEDER, J. L.. Banca de Recital de Mestrado de Rafael Thomaz. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini; POPOLIN, D. F. L.;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Doutorado de Rafael Luís Garbuio. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso;SCARDUELLI, Fabio.; AGUERA, F.. Banca Examinadora de Vestibular - EMBAP. 2013. Universidade Estadual do Paraná.

SCARDUELLI, Fabio.; Carlos Fernando Fiorini; MARTIN, Mauricy Matos. Recital de Mestrado em Música de Bruno Madeira. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ROCHA, U.. Vestibular UNICAMP. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

MARTIN, Mauricy Matos; BIAGGI, Emerson Luiz de;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Mestrado de Luiz Guilherme Pozzi. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini; MENDES, Adriana;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Mestrado de Cláudia Gonçalves Jennings. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini; Kayama, Adriana Giarola;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital II de Doutorado em Música de Daniela Francine Lino Popolin. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini; Ostergren, E.A.;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Mestrado de Giovanna Vanessa Gomes. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

HORA, E. P.; NOGUEIRA, L. W. M.;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Mestrado de Maria Eugênia Sacco. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ROCHA, U.. Vestibular UNICAMP. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini; Kayama, Adriana Giarola;SCARDUELLI, Fabio.. Banca de Recital de Mestrado de Rafael Luis Garbuio. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

Garcia, denise Hortência Lopes; Manzolli, Jonatas;SCARDUELLI, Fabio.. Monografia de Doutorado de Mário da Silva Junior. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ROCHA, U.. Vestibular UNICAMP. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.; ROCHA, U.. Vestibular UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

SCARDUELLI, Fabio.. Vestibular UNICAMP. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

ROCHA, U.;SCARDUELLI, Fabio.. Vestibular UNICAMP. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Orlando Cezar Fraga

FRAGA, Orlando Cezar. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Orlando Cezar Fraga

FRAGA, Orlando Cezar. Khamailéon: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

Fiorini, C. F.; FRAGA, O. C.; SILVA, E. R.;SALLES, P. T.. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

Fiorini, C. F.; FRAGA, O. C.; MARTIN, M. M.;SALLES, P. T.; KAYAMA, A. G.. Khamailéon: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.. A obra para violão solo de Almeida Prado. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.; Eduardo Augusto Ostergren; Adriana Giarola Kayama. Recital de doutorado II de Fábio Scarduelli. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.. Recital I de Fábio Scarduelli. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.. Monografia - Camaleão, fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Fernando Fiorini

FIORINI, C. F.. Exame de qualificação de Fábio Scarduelli. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Jose Augusto Mannis

FIORINI, C. F.SILVA, Esdras R.MANNIS, J. A.. Khamaleion: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Stephen Coffey Bolis

Vida e obra de Milton Nunes: retratos de um professor-compositor e intérprete; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Camilla dos Santos Silva

Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão ? um estudo de caso à luz da Teoria Social Cognitiva; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Ederaldo Sueiro Junior

Uma sistematização das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação na preparação de repertório; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Christian Cardoso Arruda

A AUTOETNOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE MUSICAL DA SONATINA PARA VIOLÃO DE LENNOX-BERKELEY; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Daniel Ricobom Costa

A AUTOETNOGRAFIA NO PREPARO DA SONATA III PARA VIOLÃO DE MANUEL MARÍA PONCE; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Leonardo Rodrigues

OS PROCESSOS NA PREPARAÇÃO DA PERFORMANCE: SONATA OP; 61 DE JOAQUÍN TURINA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Camilla dos Santos Silva

Ensino de Instrumento - violão - nos cursos de Licenciatura em Música: uma proposta a partir da Autorregulação da Aprendizagem; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fabio Scarduelli;

Rafael Thomaz

A Linguagem Musical e Violonística de Marco Pereira - uma simbiose criativa de diferentes vertentes; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Scarduelli;

Bruno Madeira

A obra para violão solo de Maurício Orosco: uma abordagem analítica, técnica e interpretativa; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Fabio Scarduelli;

Rafael Thomaz

O ensino do violão popular nas universidades públicas brasileiras: um estudo sobre a oferta e a demanda no país; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Scarduelli;

Fernando Augusto Rodrigues

OBRAS BRASILEIRAS DA COLEÇÃO TURÍBIO SANTOS: processo de elaboração de uma edição crítica; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Scarduelli;

Bruno Madeira

O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fabio Scarduelli;

William da Silva Guimarães

Três métodos brasileiros de iniciação ao violão: um olhar com base nas teorias de Murray Schafer; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Fabio Scarduelli;

Vinicius Sadao Tamanaha

Furin, obra para violão solo - em memória de Toru Takemitsu; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Composição) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Fabio Scarduelli;

Daniel Ricobom Costa

A PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL: LEVANTAMENTO, CATEGORIZAÇÃO, ESTUDO E ANÁLISE DA BIBLIOGRAFIA DA ÁREA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Instrumento) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Scarduelli;

Leonardo Rodrigues

O SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLÃO DA EMBAP: UM RETRATO DOS CAMINHOS ARTÍSTICOS-CIENTÍFICOS DO VIOLÃO NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Instrumento) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Scarduelli;

William da Silva Guimarães

APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EXPRESSIVIDADE COM ALUNOS DE VIOLÃO A PARTIR DO MODELO DE INSTRUMENTO RAMIREZ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Scarduelli;

William da Silva Guimarães

Levantamento de recursos expressivos em instrumentos de cordas, madeiras e teclado e sua aplicação no estudo do violão; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Instrumento) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Scarduelli;

Claryssa de Pádua Morais

Aplicação Pedagógica dos Nuevos Estudios Sencillos, de Leo Brouwer, na obra La Ciudad de las Columnas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Pibic/UNICAMP; Orientador: Fabio Scarduelli;

Claryssa de Pádua Morais

Aplicação pedagógica dos estudos de Leo Boruwer em sua obra de concerto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Violão) - Universidade Estadual de Campinas, Pibic/UNICAMP; Orientador: Fabio Scarduelli;

Gustavo Godoi Ferreira

A obra para violão de Milton Nunes: catalogação, digitalização e considerações analíticas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Violão) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Scarduelli;

Camilla dos Santos Silva

Métodos técnicos criados para violão erudito aplicados em alunos de violão popular: acompanhamento e análise de resultados; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Violão) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Fabio Scarduelli;

Gustavo Godoi Ferreira

A obra para violão de Milton Nunes: considerações técnicas e aplicação pedagógica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Violão) - Universidade Estadual de Campinas, Pibic/UNICAMP; Orientador: Fabio Scarduelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

William da Silva Guimarães

TRÊS MÉTODOS BRASILEIROS DE INICIAÇÃO AO VIOLÃO: um olhar com base nas teorias de Murray Schafer; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: William da Silva Guimarães;

Carlos Fernando Fiorini

A obra para violão solo de Almeida Prado; 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Fernando Fiorini;

Carlos Fernando Fiorini

Khamailéon: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado; 2009; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Fernando Fiorini;

Carlos Fernando Fiorini

Proposta de programa para o curso de Bacharelado em Música da UNICAMP; 2013; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Carlos Fernando Fiorini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAIS, CLARYSSA ; SCARDUELLI, FABIO . Aplicação pedagógica dos Nuevos Estudios Sencillos na obra La Ciudad de las Columnas, de Leo Brouwer. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 23, p. 205-223, 2017.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O Violão popular brasileiro: procurando possíveis definições. PER MUSI (ONLINE) , v. 2017, p. 1-18, 2017.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O violão popular na universidade: perfil histórico, principais interesses e expectativas profissionais dos estudantes. Revista Vórtex , v. 4, p. 1-12, 2016.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Gestos corporais na performance de Andrés Segovia. Revista Vórtex , v. 4, p. 1-14, 2016.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . O violão na universidade brasileira: um diálogo com docentes através de um questionário. Per Musi , v. 1, p. 215-234, 2015.

  • AGUERA, FERNANDO ; SCARDUELLI, FABIO . Ritmata para violão solo de Edino Krieger: processos para a realização de uma edição crítica. Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 21, p. 9-52, 2015.

  • MORAIS, C. P. ; SCARDUELLI, Fabio. . Aplicação pedagógica dos estudos para violão de Leo Brouwer em sua obra de concerto. Revista Vórtex , v. 2, p. 74-87, 2014.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . O gesto corporal na performance musical. Opus (Porto Alegre) , v. 20, p. 11-38, 2014.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Formação Superior em Violão: um diálogo entreo programa de curso e atuação profissional. Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 19, p. 215-238, 2013.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O arranjo de Marco Pereira para My Funny Valentine: da leadsheet à peça. Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 19, p. 141-162, 2013.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: um estudo sobre a pestana. Per Musi (UFMG) , v. 27, p. 182-188, 2012.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . A situação actual do ensino do violão no contexto universitário brasileiro. In: Armindo Cachada; Sociedade Musical de Guimarães. (Org.). Pensar a Música. 1ed.Guimarães - Portugal: Sociedade Musical de Guimarães e Fundação Cidade de Guimarães, 2013, v. , p. 235-254.

  • AGUERA, F. ; SCARDUELLI, Fabio. . Preparação de uma edição crítica do primeiro movimento da peça Lúdica I para violão solo de Ricardo Tacuchian. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM. Campinas: ANPPOM, 2017. v. 1. p. 1-9.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; RIBEIRO, F. A. . Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancolia[r]a para violão solo. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016. p. 1-7.

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . Aprendendo a aprender: o ensino de instrumento musical com base na autorregulação da aprendizagem. In: XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016. v. 12. p. 320-328.

  • SCARDUELLI, Fabio. . Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, VItória-ES. Anais do XXV Congresso da ANPPOM, 2015. v. 1. p. 1-9.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, VItória-ES. Anais do XXV Congresso da ANPPOM. Vitória: Anppom, 2015. v. 1. p. 1-8.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014. v. -.

  • AGUERA, F. ; SCARDUELLI, Fabio. . Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal-RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. v. 1. p. 1-8.

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . A autorregulação da aprendizagem aplicada ao ensino de técnica de violão na graduação. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal-RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. v. 1. p. 1-7.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . A escrita harmônica idiomática na obra para violão de Marco Pereira. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal-RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013. v. 1. p. 1-8.

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . Os resultados do estudo de técnica relacionada ao violão de concerto na performance do músico popular: relato de profissionais. In: VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2013, Curitiba. VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP: anais do evento, 2013. v. 1. p. 18-25.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . Ritmos de gêneros brasileiros na escrita violonística de Marco Pereira. In: VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2013, Curitiba. VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP: anais do evento, 2013. v. 1. p. 229-242.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Expansion of left-hand guitar technique: A study on the barré. In: I Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, 2012, Lisboa. Actas do I Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos: por uma musicologia criativa. Lisboa: Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2012. v. 1. p. 195-210.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Grupo de Pesquisa em Violão: relato das atividades, publicações e interações. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa - PB. XXII Congresso da ANPPOM - Anais: painéis, comunicações e pôsteres. João Pessoa - PB: ANPPOM, 2012. v. 1. p. 1089-1093.

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . Métodos de técnica instrumental criados para violão erudito aplicados em alunos de violão popular com auxílio da teoria da autorregulação: acompanhamento e análise de resultados. In: VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2012, Curitiba-PR. Anais do VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2012, 2012. v. 1. p. 1-10.

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O arranjo de Marco Pereira para My Funny Valentine: da leadsheet à peça. In: VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2012, Curitiba-PR. Anais do VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2012, 2012. v. 1. p. 1-17.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Mecanismo, Técnica e Audiação: uma proposta de pilares norteadores para a formação superior em violão. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa - PB. XXII Congresso da ANPPOM - Anais: painéis, comunicações e pôsteres. João Pessoa - PB: ANPPOM, 2012. v. 1. p. 1177-1183.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Levantamento e reflexões sobre o estudo da técnica pura nos cursos de bacharelado em violão no Brasil. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia-MG. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011. v. 1. p. 1275-1279.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Sonatina Russa para violão solo de Maurício Orosco: uma abordagem interpretativa. In: XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia-MG. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger., 2011. v. 1. p. 1175-1181.

  • SCARDUELLI, Fabio. . A Situação Atual do Ensino do Violão no Contexto Universitário Brasileiro. In: V Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2011, Curitiba-PR. Anais do V Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2011. v. 1. p. 1-22.

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: um estudo sobre a pestana. In: V Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2011, Curitiba-PR. Anais do V Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2011. v. 1. p. 1.

  • SCARDUELLI, Fabio. . O violão de Almeida Prado: considerações sobre a escrita do autor para o instrumento. In: XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2010, Florianópolis - SC. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010. v. 1. p. 1200-1206.

  • SCARDUELLI, Fabio. . A produção para violão de Almeida Prado. In: II Simpósio Acadêmico de violão da EMBAP, 2008, Curitiba. Anais do II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2008.

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . A obra para violão solo de Almeida Prado: um panorama histórico, estético e idiomático. In: I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2007, Curitiba. Anais do I Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP, 2007.

  • COSTA, D. R. ; SCARDUELLI, Fabio. . A PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL: LEVANTAMENTO, CATEGORIZAÇÃO, ESTUDO E ANÁLISE DA BIBLIOGRAFIA DA ÁREA. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC), 2018, Paranaguá-PR. Anais do IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC), 2018. p. 1-1.

  • RODRIGUES, L. ; SCARDUELLI, Fabio. . O SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLÃO DA EMBAP: UM RETRATO DOS CAMINHOS ARTÍSTICOS-CIENTÍFICOS DO VIOLÃO NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC), 2018, Paranaguá-PR. Anais do IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar (EAIC), 2018.

  • MORAIS, C. P. ; SCARDUELLI, Fabio. . APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DOS NUEVOS ESTUDIOS SENCILLOS, DE LEO BROUWER, NA OBRA LA CIUDAD DE LAS COLUMNAS. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2014, Campinas-SP. Caderno de resumos do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. Campinas-SP: UNICAMP/ Pró-reitoria de Pesquisa, 2014. v. 1. p. 8-9.

  • MORAIS, C. P. ; SCARDUELLI, Fabio. . Aplicação pedagógica dos Estudos para violão de Leo Brouwer em sua obra de concerto. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2013, Campinas. Caderno de Resumos do XXI Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas: CCUEC, 2013. v. 1. p. 6-6.

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . Métodos técnicos criados para violão erudito aplicados em alunos de violão popular: acompanhamento e análise de resultados. In: VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012, Florianópolis. Anais do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2012. v. 1. p. 1-3.

  • FERREIRA, G. G. ; SCARDUELLI, Fabio. . A obra para violão de Milton Nunes: considerações técnicas e aplicação pedagógica. In: XX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2012, Campinas-SP. Caderno de Resumos do XX Congresso Interno de Iniciação Cientíica. Campinas-SP: CCUEC / UNICAMP, 2012. v. 1. p. 7-7.

  • FERREIRA, G. G. ; SCARDUELLI, Fabio. . A obra para violão de Milton Nunes: catalogação, digitalização e considerações analíticas. In: XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2011, Campinas-SP. Caderno de resumos do XIX Congresso Interno de Iniciação Científica. Campinas - SP: Centro de Computação, CCUEC/DASER, 2011. v. 1. p. 9-9.

  • SCARDUELLI, Fabio. . Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • AGUERA, F. ; SCARDUELLI, Fabio. . Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa. Apresentação de trabalho no XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • THOMAZ, R. ; SCARDUELLI, Fabio. . O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza. Trabalho apresentado no XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas. Apresentação de trabalho no XXIII Congresso da ANPPOM.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Camilla dos Santos ; SCARDUELLI, Fabio. . O estudo dos mecanismos de execução pelos alunos do curso de violão popular da UNICAMP - relato de experiência com a teoria da autorregulação. Apresentação de trabalho no VI Encontro de Educação Musical da UNICAMP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . A Situação Atual do Ensino do Violão no Contexto Universitário Brasileiro. Apresentação de trabalho no GuimaraMus2012, Guimarães - Portugal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCARDUELLI, Fabio. . Formação superior em violão: um diálogo entre programa de curso e atuação profissional. Palestra, como convidado, apresenta no VI Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Levantamento e reflexões sobre o estudo da técnica pura nos cursos de bacharelado em violão no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Sonatina Russa para violão de Maurício Orosco: uma abordagem interpretativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, G. G. ; SCARDUELLI, Fabio. . A obra para violão de Milton Nunes: catalogação, digitalização e considerações analíticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCARDUELLI, Fabio. . A situação atual do ensino do violão no contexto universitário brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, G. G. ; SCARDUELLI, Fabio. . A obra para violão de Milton Nunes: catalogação, digitalização e considerações analíticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MADEIRA, Bruno ; SCARDUELLI, Fabio. . Ampliação da técnica violonística de mão esquerda: um estudo sobre a pestana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCARDUELLI, Fabio. . O violão de Almeida Prado: considerações sobre a escrita do autor para o instrumento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCARDUELLI, Fabio. . A obra para violão solo de Almeida Prado: um panorama histórico, estético e idiomático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCARDUELLI, Fabio. . Jurado no Concurso do 26th Koblenz International Guitar Festival. 2018.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista Adhoc do periódico científico Opus - Revista da ANPPOM, volume 22/2, dezembro de 2016. 2016.

SCARDUELLI, Fabio. . Consultor ad-hoc da Revista Debates (ISSN 2359.1056) do PPG - Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 2015.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista no XXV Congresso da ANPPOM. 2015.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista Ad Hoc do periódico científico Opus - Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. 2014.

SCARDUELLI, Fabio. . Consultor ad-hoc da Revista Música Hodie (ISSN 1676.3939) do PPG - Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás. 2014.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista no XIV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista ad hoc do XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás.. 2014.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista no XXIV Congresso da ANPPOM. 2014.

SCARDUELLI, Fabio. . Revista Vórtex - membro do Conselho Consultivo Nacional. 2013.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista no XXIII Congresso da ANPPOM. 2013.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista no XXII Congresso da ANPPOM. 2012.

SCARDUELLI, Fabio. . Emissão de Parecer para o Programa de Professor/Pesquisador Visitante CAPES. 2011.

SCARDUELLI, Fabio. . Consultor Ad hoc FAPESP. 2011.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista ad hoc do X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal de Goiás. 2010.

SCARDUELLI, Fabio. . Parecerista de artigos no IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2017.

SCARDUELLI, Fabio. . Banco de Pareceristas da ANPPOM. 2012.

SCARDUELLI, Fabio. . X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2010.

AGUERA, F. ; SCARDUELLI, Fabio. ; ANTUNES, G. U. G. ; PASCOAL, M. L. ; AUDI, H. . Almeida Prado: aspectos gerais e violonísticos de sua produção. Participante como convidado da Mesa Redonda no VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SCARDUELLI, Fabio. . Masterclasses de violão como convidado (para os alunos do Bacharelado em Instrumento do Departamento de Música da FFCLRP-USP). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCARDUELLI, Fabio. . Masterclass de Violão n I Seminário de Violão Milton Nunes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCARDUELLI, Fabio. . Masterclass de Violão no 8º Festival de Música de Ponta Grossa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SCARDUELLI, Fabio. . Masterclass de Violão na Universidade Federal de Uberlândia. 2016. .

RIBEIRO, F. A. ; SCARDUELLI, Fabio. . Editor da Revista Vórtex (ISSN 2317-9937 / http://www.revistavortex.com). 2014. (Editoração/Periódico).

SCARDUELLI, Fabio. ; AGUERA, F. . VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP - anais do evento. 2013. (Editoração/Anais).

SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Pós-doutorado: relatório científico de conclusão. 2013. (Relatório de pesquisa).

SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Pós-doutorado: relatório científico parcial. 2012. (Relatório de pesquisa).

SCARDUELLI, Fabio. . Vi Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. 2012. (Simpósio).

SCARDUELLI, Fabio. . História e Apreciação Musical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. ; FRAGA, O. ; SCARDUELLI, Fabio. ; MOREIRA, E. . Coletivo Imprevistos - Fases paradoxais do Feminino (apresentação da obra Dança de Chico Melo, para coreografia do grupo de dança supracitado. 2018. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; SILVA, M. ; FRAGA, O. ; MOREIRA, E. . Quarteto de Violões da EMBAP (turnê com concertos em: Centro Cultural Italo Brasileiro Dante Alighieri; Espaço Cultural Capela Santa Maria; Paço da Liberdade e Centro Cultural SESI, Curitiba-PR, com obras de Fernando Sor, Egberto Gismonti, Leo Brouwer, Jaime Zenamon, Jorge Cardoso, Homero Perera e Chico Mello.. 2018. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Belas no Paço - Violão Solo (Fabio Scarduelli) - recital de violão solo no SESC Curitiba com o seguinte programa: Milton Nunes (Página Solta e Gavota); Sérgio Vasconcelos Corrêa (Sonatina); Pedro Cameron (Sonata Beatriz); Alexandre Tansman (Cavatina).. 2018. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão Solo como convidado no Departamento de Música da USP-Ribeirão Preto com o seguinte programa: Milton Nunes (Página Solta e Gavota); Sérgio Vasconcelos Corrêa (Sonatina); Pedro Cameron (Sonata Beatriz); Alexandre Tansman (Cavatina).. 2018. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Recital de Guitarras Românticas no projeto Belas no Paço, no SESC do Paço na cidade de Curitiba-PR, com repertório e réplicas de instrumentos do Séc. XIX, a convite da série. Programa: F.Carulli (24 Lezioni e Duo Op.34 nº2 - Largo e Rondó); J.Haydn (Sonata Hob XVI: nº37); F.Sor (Grand Solo Op.14. Sonata Op.15). 2017. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo na série Pró-Música ao vivo, a convite da organização, na cidade de Campinas -SP. Programa: Luiz Milan (Fantasia XI); Sérgio Vasconcelos Correa (Sonatina); Alexander Tasman (Cavatina); J.S.Bach (Prelúdio BWV1006a); Almeida Prado (Sonata nº1).. 2017. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Concerto com a Camerata Antiqua de Curitiba - Temporada 2017. Convite. Concerto na Capela Santa Maria, Curitiba-PR. Programa: Missa de Alcaçus de Danilo Guanais.. 2017. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão no I Seminário de Violão Milton Nunes (Campinas-SP, 2017). (Programa: Almeida Prado (Poesilúdios 1); Lina Pires de Campos (Prelúdio 1); Sérgio Vasconcelos Correa (Sonatina para violão); Felipe de Almeida RIbeiro (Melancolira); Milton Nunes (Página Solta, Gavota, Minueto e Noturno); Alexandre Tansman (Cavatina).. 2017. Interpretação.

SILVA, M. ; FRAGA, O. ; SCARDUELLI, Fabio. ; MONTEIRO, Alisson Alípio Cardoso . Concerto na IV Bienal Música Hoje (Programa: Dança do autor Chico Melo, para quarteto de violões, formado por Mário da Silva, Orlando Fraga, Alisson Alípio e Fábio Scarduelli).. 2017. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; SILVA, M. ; FRAGA, O. ; MOREIRA, E. . Concerto '40 anos do curso de violão da EMBAP', no IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Obra Dança, de Chico Melo para 4 violões). 2017. Interpretação.

LIMA, L. ; SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Concerto no teatro Guaíra - auditório Guairinha; participação em Trio de Violões executando obras de Laurindo de Almeida e Sérgio Assad. 2017. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão no Conservatório Municipal de Ponta Grossa-PR, durante o 8º Festival de Música de Ponta Grossa, a convite da organização do evento (Recital e Masterclass). 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . 'Música Brasileira para Violão': recital apresentado no XXVI Congresso da ANPPOM, através de seleção via edital. Programa: Almeida Prado (Sonata nº1 e Poesilúdio nº1), Sérgio Vasconcelos Correa (Sonatina para Violão), Felipe de Almeida Ribeiro (Melancolia[r]a).. 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital como convidado no projeto 'Violão nosso de cada dia', na cidade de Uberlândia-MG. Programa: Almeida Prado (Poesilúdios nº1 e Sonata nº1); Lina Pires de Campos (Prelúdios); Sérgio Vasconcelos Correa (Sonatina); Alexandre Tasman (Cavatina); Enrique Granados (La Maja de Goya). 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Série de recitais - duo de Guitarras Românticas, como convidado, nas cidades de Ponta Grossa-PR e Paranaguá-PR. Programa: F.Carulli (Estudos para 2 violões, Largo e Rondó); J.Haydn (Sonata Hob XVI: nº37); F.Sor (Grand Solo Op.14. Sonata Op.15). 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Recital de Guitarras Românticas no projeto Belas na Capela, na cidade de Curitiba-PR, Capela Santa Maria. Programa: F.Carulli (Estudos para 2 violões, Largo e Rondó); J.Haydn (Sonata Hob XVI: nº37); F.Sor (Grand Solo Op.14. Sonata Op.15). 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Recital como convidado na XIII Mostra de Violão Fred Schneiter - Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), em Duo de Guitarras Românticas. Programa: F.Carulli (Estudos para 2 violões, Largo e Rondó); J.Haydn (Sonata Hob XVI: nº37); F.Sor (Grand Solo Op.14. Sonata Op.15). 2016. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Duo de Guitarras Românticas (Réplicas de violões do século XIX). Apresentação na Série Violão de Concerto do Museu Guido Viaro, Curitiba-PR. Selecionada a partir de convite. Repertório: Obras de Ferdinando Carulli (Duo Op.34 e Lezioni nº6, 4, 8 e 9), Fernando Sor (Sonatas Op.14 e 15) e Guido Santórsola (Suite All'Antica).. 2015. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Solista do Concerto para dois violões e Orquestra de Radamés Gnattali - com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. 2015. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Concertos Solo a convite de duas séries: Museu Guido Viaro (Série Música no Museu) e UFPR (Série Música no DeArtes), CURITIBA-PR. Programa: Almeida Prado (Poesilúdios 1), Lina Pires de Campos (Prelúdio 1), Enrique Granados (La Maja de Goya), Sergio Vasconcelos Correa (Sonatina), Alexandre Tansman (Cavatina), Felipe de Almeida RIbeiro (Melancoli(r)a - estréia), Franz Schubert (Sonata Arpeggione). 2015. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no VIII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (a convite do evento). Programa: Sonata Arpeggione - F. Schubert (Instrumentos: Arpeggione e Violão). 2015. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; Carlos Fernando Fiorini . Solista do Concerto à Brasileira nº4, para violão e Orquestra de Radamés Gnattali, à CONVITE do Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão (Orquestra de Câmera de Valinhos-SP, regência de Carlos Fiorini). Turnê com concertos realizados nos dias 15 de maio, em Valinhos, 17 de maio na Catedral de Amparo-SP e 13 de setembro em Sta. Cruz das Palmeiras-SP).. 2014. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo no Instituto Goethe - convidado. Programa (Camargo Guarnieri: Valsa-Choro 1; Linas Pires de Campos: Prelúdios 1 e 2; Alexandre Tasman: Cavativa (Preludio, Sarabande, Scherzino e Barcarole); Enrique Granados: La Maja de Goya). 2014. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Série de concertos em Duo de Guitarras Românticas (réplicas do séc. XIX) no: 6º Festival de Música dos Campos Gerais (Ponta Grossa-PR); Museu Guido Viaro (Curitiba); UFPR (Curitiba); Instituto Goethe (Curitiba); Templo Evangélico Luterano - projeto música na igrejinha (Curitiba). Programa: Ferdinando Carulli (24 Lezioni; Duo Op.34 nº2) e Fernando Sor (Sonata Op.15). 2014. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; FRAGA, O. . Duo de Guitarras Românticas (Réplicas do século XIX). Apresentação no I Simpósio de Práticas Interpretativas da UFRJ/UFBA, selecionada a partir de edital. Repertório: Obras de Ferdinando Carulli e Fernando Sor.. 2014. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no SESC do Paço - Curitiba (Música Paulista para violão). Lançamento do Disco. Convidado.. 2013. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo na UFPR, como convidado na série Música no DeArtes.. 2013. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Violão de Concerto - Museu Guido Viaro. Recital realizado na série Violão de Concerto, em Curitiba-PR, como convidado.. 2013. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no VII Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP. Artista convidado, com a execução da integral solo de Almeida Prado, tema do Simpósio naquele ano.. 2013. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Série Musical Ritornello - 70 anos de Almeida Prado. Concerto realizado em Santos-SP, como convidado, em evento comemorativo aos 70 anos do compositor Almeida Prado.. 2013. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no 1º Simpósio internacional de Música Nova e Computação Musical. Convidado para o concerto de abertura. Execução de música paulista para violão, resultante de sucessivas pesquisas acadêmicas relacionadas a esta temática.. 2012. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de flatua e violão na Escola de Música Fermata. Repertório camerístico resultante de trabalho de pesquisa em performance.. 2012. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . CD - Música Paulista para Violão. Disco lançado em 2012, resultante de sucessivas pesquisas acadêmicas relacionadas à produção paulista para violão, especialmente na segunda metade do século XX, com foco em Almeida Prado.. 2012. Registro Fonográfico.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital na Livraria Cultura - Campinas (SP). Lançamento nacional do disco Música Paulista para Violão, cujo repertório é resultante de trabalho de pesquisas acadêmicas, com ênfase em Almeida Prado.. 2012. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão - I Encontro internacional de Educadores em Música (Programa: A obra para violão solo de Almeida Prado - Poesilúdios 1, Portrait, Livro para seis cordas e Sonata 1). 2011. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . PróMúsica ao Vivo - Recital de flauta e violão. 2011. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de flauta e violão no Projeto Cultural UNIFEI (Itajubá-MG) (M. Giuliani - Grand Duo Concertante Op.85; E.Bozza - três peça; J.Ibert - Entr'act; V.Lobos - Distribuição de flores; Rafael dos Santos - Duo para flauta e violão; R.Gnattali - Sonatina para flauta e violão; M.D.Pujol - Suite Buenos Aires.. 2011. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Panorama da Música Brasileira - compositor homenageado: Almeida Prado. Artista convidado para recital nesta série ocorrida na UNICAMP e no SESC Campinas-SP. Trabalho resultante de pesquisas acadêmicas relacionadas à performance da obra do compositor. 2011. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital - IX Serminário Internacional de Violão Vital Medeiros (Música Paulista para violão: Edson Ortolan, Camargo Guarnieri e almeida Prado). 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no Auditório do IA UNICAMP - Música paulista para violão. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no Conservatório Carlos Gomes - Música Paulista para Violão. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no Espaço Cultural Casa do Lago. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital realizado no SESC (Bauru), como convidado, com execução de repertório camerístico com flauta, resultante de pesquisas acadêmicas relacionadas à performance.. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de Flauta e violão no Conservatório Carlos Gomes. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de violão e flauta na EMPEM, Piracicaba - SP. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de violão e flauta (Casa do Lago - UNICAMP), 2ª semestre 2010. 2010. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão no Centro Cultural São Paulo (São Paulo - SP) - Clássicos de Domingo, com repertório de música paulista, relacionado à pesquisas acadêmicas desenvolvidas.. 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão (Jundiaí - SP). 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão (Bauru - SP). 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Concertos comemorativos do ano da França no Brasil - recital de violão e flauta. 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão (auditório do Instituto de Artes da Unicamp). 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão - Sonatas (Escola de Artes Pró-música). 2009. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo e duo com Flauta - Espaço Cultural Casa do Lago (Campinas - SP). 2008. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. ; PERUCHI, Rogério . Recital de violão e flauta na Escola de Artes Pró-música (Campinas - SP). 2008. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo - programa MusiSae (Campinas - SP). 2008. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão solo no II Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Curitiba - PR). 2008. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Defesa de Mestrado. 2007. Interpretação.

Chico Mello ; SCARDUELLI, Fabio. . Dança (participação no quarteto de violões apresentando obra de Chico Mello). 2007. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão na Escola de Artes Pró-Música (Campinas-SP). 2007. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no 580º Salão Semanal de Concertos. 2006. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de Violão solo na Escola de Artes Pró-Música (Campinas - SP). 2006. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão no Espaço Cultural Casa do Lago (Campinas - SP). 2006. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital na II Mostra de Violão de Natal. 2004. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital do Trio de violões da UFRN. 2003. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital da I Mostra de violão de Natal. 2003. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital no 476º Salão semanal de concertos. 2002. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão (Bauru - SP). 2001. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital comentado na Universidade do Sul de Santa Catarina. 2001. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Recital de violão na Uviversidade do Sul de Santa Catarina. 1999. Interpretação.

SCARDUELLI, Fabio. . Um modelo estranho de diferentes repetições. 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Os processos envolvidos no preparo e realização da performance no violão: aperfeiçoamento de ferramentas e estratégias, Descrição: A necessidade de aperfeiçoar os processos envolvidos no preparo e realização da performance envolve não apenas a individualidade do artista, mas também os ambientes de ensino e aprendizagem musical em todos os níveis. Podemos ainda dizer que esse debate permeia a pesquisa na área de práticas interpretativas hoje, que busca por ferramentas mais diretas e objetivas para o fazer musical. Assim, do ponto de vista metodológico, a pesquisa em performance busca caminhos mais consistentes que abordem a própria prática. Parte das investigações registradas no Brasil abordam as práticas interpretativas pelo viés de outras áreas, como a análise e a musicologia, por exemplo. E isso acaba criando um problema de ausência de relação factível com a própria performance. Partindo desses pontos, a presente pesquisa insere-se na área de performance musical, linha de Processos Criativos em Música. Tem como objetivo realizar discussões sobre os processos envolvidos na preparação e realização de uma performance, a partir da montagem de um repertório, desde sua escolha até sua execução pública e registro audiovisual. Dessa forma, também tangencia a pedagogia do violão no ensino superior, por lidar diretamente com seus conteúdos e ações. Tem como fundamento a autorregulação da aprendizagem, da teoria social cognitiva, já que envolve seus procedimentos - principalmente o PLEA (planejamento, execução e avaliação). Envolve ainda a autoetnografia, que segundo López-Cano e Opazo (2014, p.138) referem-se a ?estratégias de investigação que pretendem descrever e analisar sistematicamente a experiência pessoal do pesquisador para compreender alguns aspectos da cultura, fenômeno ou evento aos quais pertence ou participa?. Assim, as discussões estão no âmbito de uma abordagem qualitativa, na avaliação tanto dos processos como dos registros audiovisuais. No que se refere aos fundamentos da execução musical, tem como base as teorias da expressividade (SCARDUELLI, 2015), que fornecem sustentação para a preparação das obras e também para a avaliação dos resultados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabio Scarduelli - Coordenador.Número de orientações: 6

  • 2017 - Atual

    Os processos envolvidos na criação artística: um diálogo entre a Composição, a Performance e a Percepção Musical, Descrição: Este projeto de pesquisa financiada tem como objetivo principal discutir os processos criativos envolvidos nas atividades musicais de composição, percepção e performance. Considerando as particularidades das frentes de atuação dos 3 docentes envolvidos, a pesquisa prevê a discussão de uma gama ampla de tópicos relacionados a processos e criatividade envolvidos nessa atividades, a partir de 3 sub-projetos: Do laboratório à comunidade (prevê a elaboração de patches com a finalidade de atender demandas específicas, como, por exemplo, o desenvolvimento de soluções para performances microtonais, propostas para aplicação de técnicas de síntese em situações de processamento em tempo real, estratégias de espacialização (além das tradicionais quadrifônica e octafônica), técnicas de convolução/fft, entre inúmeras outras possibilidades que serão discutidas no âmbito das reuniões do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova); Estudos progressivos para turmas de Percepção Musical: pensando atividades interativas para graduação (tem como objetivo principal discutir sobre a necessidade de melhores metodologias e recursos nas aulas de Percepção Musical da graduação. A finalidade é que se possa contribuir em reflexões, fundamentadas na literatura, mas também propor uma sequencia de cinco planos de aula, com suporte em encartes e áudios musicais gravados pela própria comunidade da Unespar-Embap); Levantamento, preparo, performance e registro de repertório de Música Brasileira para Violão (tem como objetivo a discussão dos processos envolvidos na construção de um trabalho artístico na performance. Tem como ponto de partida a escolha dos materiais (compositores e obras), levando em conta discussões estilísticas, no agrupamento de obras que apresentem uma unidade e que possam oferecer um recorte histórico e estético, tendo já como parâmetro inicial a música produzida no Brasil na segunda metade do século XX e século XXI. Em seguida, pretende discutir o preparo das obras, analisando os caminhos interpretativos, a proposição de soluções de problemas e a demanda de tempo e esforços nos sentido de se obter um resultado de excelência para a performance e para a gravação). Os dados dos 3 subprojetos serão confrontados, e as gravações decorrentes serão oferecidas à comunidade em formato de CD e livreto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fabio Scarduelli - Coordenador / Cristiane Hatsue Vital Otutumi - Integrante / Felipe de Almeida Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2018

    Meios e técnicas para a construção da performance ao violão e seu diálogo com o ensino do instrumento, Descrição: Estudo de técnicas relacionadas à performance instrumental ao violão, com aplicações e implicações práticas relativas à precisão, ao gesto e à expressividade, e que acabam se refletindo, a partir de um diálogo constante e convergente de diferentes frentes de pesquisa, no preparo de uma partitura (levando em conta a visão crítica do intérprete violonista), na clareza da execução, mas também na pedagogia do instrumento, sobretudo no curso superior de música. Este projeto abriga diferentes pesquisas correlatas e ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório. As pesquisas que compõem este projeto são: Em nível de mestrado: Ensino de Instrumento - violão - nos cursos de Licenciatura em Música: investigação de novas abordagens através da Autorregulação da Aprendizagem. Em nível de Doutorado: COLEÇÃO TURÍBIO SANTOS: UMA EDIÇÃO CRÍTICA - Intervenções do intérprete-editor nas obras dos compositors; O ensino do violão popular na universidade pública brasileira: uma análise e uma proposta; O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística. E ainda, na pesquisa docente: Os processos envolvidos no preparo e realização da performance no violão: da escolha das obras ao registro audiovisual. O projeto ocorre no âmbito de duas universidades brasileiras (UNICAMP e UNESPAR/EMBAP), a partir de colaborações interinstitucionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Fabio Scarduelli - Coordenador / Bruno Madeira - Integrante / Camilla dos Santos Silva - Integrante / Rafael Thomaz - Integrante / Fernando Aguera - Integrante / Orlando Fraga - Integrante / William Guimarães - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 5

  • 2014 - 2016

    Ferramentas para a expressividade - a sua incorporação no estudo da técnica violonística, Descrição: Um dos pontos de maior questionamento levantado em nossas pesquisas anteriores se refere às propostas de estudo da técnica instrumental presentes nos tratados de violão. Levantamos e analisamos uma base relevante de métodos escritos para o instrumento, passando pelas escolas clássica, romântica, carlevareana e pós-carlevareana. O questionamento que surgiu nessa investigação diz respeito às questões de expressividade no preparo técnico proposto nesses métodos. Não há propostas sistematizadas do estudo de diferentes articulações (exceto no estudo específico da técnica do ligado), timbres, dinâmicas, vibrato, dentre outros procedimentos relacionados à expressividade no violão. A ausência desses aspectos na base da formação dos estudantes constitui uma lacuna na consolidação de técnicas que certamente se refletirá posteriormente na performance. Naturalmente que estamos abordando apenas a produção bibliográfica do instrumento, sem nos atermos à porção relacionada à transmissão do conhecimento pelo professor ou ao processo de escuta e imitação por parte do aluno. O projeto tem então como objetivo investigar, discutir e apresentar propostas para questões relacionadas à formação técnico-instrumental no ensino superior do violão, tomando como base a média do perfil dos ingressantes nos cursos de bacharelado em violão no Brasil e parâmetros relacionados à expressividade que vislumbramos desenvolver nesses estudantes. Nossa proposta conta com três pilares básicos para a discussão: as questões relacionadas à técnica, ao mecanismo e a expressividade. Para cada uma dessas frentes proporemos uma base teórica que possa responder aos seus principais questionamentos. Com relação aos conceitos de técnica e mecanismo utilizaremos como referencial Fernandez (2000). Já para expressividade partiremos dos conceitos de Sloboda (2007) e Loureiro (2006).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabio Scarduelli - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Proposta de programa para o curso de Bacharelado em Violão da UNICAMP, Descrição: O presente projeto tem o intuito de elaborar um programa de curso para a modalidade violão do Bacharelado em Música - Instrumento da Universidade Estadual de Campinas. Partirá da análise de ementas e programas de instituições brasileiras, entrevistas com docentes, análise de elementos técnicos e estilísticos de repertório, e pesquisas diversas relacionadas à pedagogia do instrumento. Pretende, além da elaboração do programa em si, contribuir para a reflexão acerca do ensino do violão no Brasil, oferecendo um panorama da situação atual e incentivandoa a discussão relacionada a questões técnicas e estéticas que norteiam a formação do profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2009 - 2009

    Khamailéon: fantasia para violão e orquestra de Almeida Prado - preparo da partitura para execução, Descrição: Khamailéon trata-se de uma fantasia para violão e orquestra do compositor paulista Almeida Prado. Composta em 1970, inédita e ainda em manuscrito, foi realizada uma revisão geral da partitura, com a resolução de inconsistências de escrita, e digitalização visando possibilitar a execução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabio Scarduelli - Coordenador / Carlos Fenrnando Fiorini - Integrante / Lucas Zewe Uriarte - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018 da área de ARTES pela tese ?O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística?, como orientador principal., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2010

Bolsa FAPESP para Pós-doutoramento, FAPESP.

2007

Bolsa CAPES para Doutorado, CAPES.

2005

Bolsa CAPES para mestrado., CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. , Rua Comendador Macedo, 254, Centro, 80060030 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 30172050, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor de violão, com pesquisa e orientação de trabalhos relacionados à performance, pedagogia e repertório do instrumento.

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador PPG Música, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Curso de Mestrado em Música do Campus de Curitiba I - EMBAP / UNESPAR

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. Participante na Pós-graduação, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Professor Colaborador credenciado no Programa de Pós-graduação em Música, para orientação de trabalhos de Mestrado e Doutorado, além de realização de pesquisa interinstitucional por meio do Grupo de Pesquisa em Violão, o qual é líder.

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Pleno - MA III

    Outras informações:
    Contrato temporário, pelo período de 1 ano, lecionando as seguintes disciplinas: - Violão I a VIII - Instrumento I a VIII - Música de Câmera I a VIII - Prática de Ensino I a IV

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário PED - Violão, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplinas de Violão, Instrumento e Música de Câmera para os alunos dos cursos de Bacharelado em Música - violão, Composição e Licenciatura.

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor de Violão, Instrumento e Música de Câmera para os alunos dos cursos de Bacharelado em Música - violão, Instrumento e Composição.

    Atividades

    • 03/2006 - 07/2006

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Programa de estágio docente - PED (Instrumento - violão).

  • 2002 - 2004

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Violão, história da Música e Música de Câmera

    Atividades

    • 11/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , Escola de Música da UFRN, .,Atividade de extensão realizada, II Mostra de violão de Natal.

    • 12/2002 - 11/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Escola de Música da UFRN, Escola de Música da UFRN.,Atividade realizada, Trio de Violões da UFRN.

    • 11/2002 - 11/2004

      Ensino, Bacharelado em música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento complementar - violão, Recital de Graduação, Recital Solo, Prática de Conjunto, Seminário em História da Música, História da Música, Instrumento - violão

    • 11/2002 - 11/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Violão III, Violão II

    • 12/2003 - 12/2003

      Extensão universitária , Escola de Música da UFRN, .,Atividade de extensão realizada, I Mostra de Violão de Natal.

    • 11/2003 - 11/2003

      Extensão universitária , Escola de Música da UFRN, .,Atividade de extensão realizada, Violão na Escola Pública.

  • 2005 - 2005

    Escola de Artes Pró-Música

    Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professor de Violão e Apreciação Musical para os cursos livres de música

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Historia da música e apreciação musical

  • 2002 - 2002

    Conservatório Musical Carlos Gomes

    Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professor de Violão para os cursos livres de música.

    Atividades

    • 02/2002 - 11/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, violão