Artur Palma Mungioli

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (2014). Possui graduação em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Atuou como redator e editor de revistas como NGamer, Dicas e Truques para PlayStation e Revista Oficial do Xbox (Editora Europa, 2008). Dirigiu, produziu e editou o documentário "Consoles, joystiques e um punhado de histórias: a história dos videogames no Brasil" (2010). Atua na área de produção audiovisual com experiências como produtor de Rádio (Rádio Gazeta, 2008), produtor de programas de TV (PlayTV, 2009), e roteirista, produtor e diretor de conteúdo formatado para a internet desde 2011 (PlayPlus, GGBR, ZeroQuatroMídia e Canal Fatality). Possui experiência em coberturas jornalísticas de eventos internacionais como a E3 (Electronic Entertainment Expo, maior feira de videogames que acontece anualmente nos Estados Unidos restrita a profissionais da área, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014), CES (Consumer Electronic Show, evento da indústria de eletrônicos voltada para profissionais e mídia especializada, 2009, 2010, 2011, 2012). Também cobriu eventos pontuais como Nintendo Summit 2011 (apresentação da Nintendo para membros escolhidos da imprensa especializada internacional), e produziu materiais promocionais para empresas do mercado de games como a série de vídeos "[Inside Ubisoft]", para o canal do YouTube da Ubisoft Brasil. Além disso, atua como tradutor e coordenador de projetos de localização de jogos de videogame. Localizou títulos como The Sims, Tony Hawk's Pro Skater, Ragnarok, World of Warcraft, Gran Turismo, e outros. Adaptando roteiros e linguagens para termos utilizados pelos jogadores de videogame brasileiros. Também dirigiu e produziu dublagem para jogos da série FIFA, Battlefield e outros. Tem experiência como "Q.A. Tester", especialista de controle de qualidade de jogos e de traduções de jogos em títulos para PC e consoles, trabalhando, no Brasil e, também, no escritório da Codemasters na Inglaterra.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Comunicação

2012 - 2014

Faculdade Casper Líbero
Título: Videogames como obras narrativas: a arte de criar mundos possíveis,Ano de Obtenção: 2014
Dulcília Schroeder Buitoni.Palavras-chave: comunicação; produtos midiáticos; videogames; estrutura narrativa; desenvolvimento de personagens; imersáo. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Graduação em Rádio e TV

2007 - 2010

Faculdade Casper Líbero
Título: Consoles, Joystiques e um punhado de história: a história dos videogames no Brasil
Orientador: Silvio Henrique Vieira Barbosa

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Formação complementar

2012 - 2012

Gestão de Marketing. (Carga horária: 30h). , FGV Online.

2004 - 2005

CPE - Certificate of Proficiency in English. , Cultura Inglesa - São Paulo.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

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Participação em eventos

ComuniCON 2014. Personagens Femininas nos Games: Um Estudo Sobre a Representação de Gênero. 2014. (Congresso).

E3 - Electronic Entertainment Expo. 2014. (Feira).

2o Seminário Internacional de Imagem e Inserção Social.Denúncia através da ficção: videogames como ferramentas para conscientização social e histórica. 2014. (Seminário).

I Simpósio Internacional de Imagem e Inserção Social.Fallout 3: Imagens na construção da narrativa digital. 2013. (Simpósio).

E3 - Electronic Entertainment Expo. 2012. (Feira).

8o. Interprogramas de Mestrado - Cásper Líbero.CONSTRUÇÕES NARRATIVAS NÃO LINEARES NO VIDEOGAME BioShock e a criação de mundos possíveis. 2012. (Seminário).

E3 - Electronic Entertainment Expo. 2011. (Feira).

Nintendo Summit 2011. 2011. (Outra).

E3 - Electronic Entertainment Expo. 2010. (Feira).

E3 - Electronic Entertainment Expo. 2009. (Feira).

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Comissão julgadora das bancas

Dulcília Helena Schroeder Buitoni

BUITONI, Dulcilia H. S.. Videogames como obras narrativas: a arte de criar mundos possíveis. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero.

Antônio Roberto Chiachiri Filho

CHIACHIRI, Roberto; BUITONI, D.; GOMES, M.. Videogames como narrativa: a arte de criar mundos possíveis.. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação na contemporaneidade) - Faculdade Cásper Líbero.

Antônio Roberto Chiachiri Filho

CHIACHIRI, Roberto; GOMES, M.; BUITONI, D.. Videogames como obras narrativas: a arte de criar mundos possíveis.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação na contemporaneidade) - Faculdade Cásper Líbero.

Antônio Roberto Chiachiri Filho

CHIACHIRI, Roberto; GOMES, M.; BUITONI, D.. Videogames como obras narrativas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação na contemporaneidade) - Faculdade Cásper Líbero.

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Foi orientado por

Dulcília Helena Schroeder Buitoni

Videogames como obras narrativas: a arte de criar mundos possíveis; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Faculdade Cásper Líbero,; Orientador: Dulcília Helena Schroeder Buitoni;

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Produções bibliográficas

  • MUNGIOLI, A. P. . Fallout 3: Imagens na construção da narrativa digital. Líbero (FACASPER) , v. 17, p. 91-96, 2014.

  • MUNGIOLI, A. P. . A PERSONAGEM FEMININA NOS GAMES DO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DOS 20 JOGOS MAIS VENDIDOS DE 2011. Revista Eletrônica CoMtempo , v. 6, p. 1-12, 2014.

  • MUNGIOLI, A. P. . A mente criativa da LucasArts TIM SCHAFER O mestre dos adventures ficou conhecido pelos roteiros inovadores.. GameMaster, São Paulo.

  • MUNGIOLI, A. P. . Bioshock: um mundo corrompido pela ganância e insanidade. Resta a você salvar o que sobrou dele.. GameMaster, São Paulo.

  • MUNGIOLI, A. P. . World in conflict . Revista Oficial do XBOX no Brasil, São Paulo.

  • MUNGIOLI, A. P. . Personagens Femininas nos Games: Um Estudo Sobre a Representação de Gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUNGIOLI, A. P. . Fallout 3: Imagens na construção da narrativa digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MUNGIOLI, A. P. . A personagem feminina nos games do século XXI: uma análise dos jogos mais vendidos de 2011. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MUNGIOLI, A. P. . BIOSHOCK E A CRIAÇÃO DE MUNDOS POSSÍVEIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

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Outras produções

MUNGIOLI, A. P. ; PERASSOLLI, D. . Co-coordenador de dublagem - FIFA 15. 2014.

MUNGIOLI, A. P. ; PERASSOLLI, D. . Controle de Qualidade de tradução - Grid 2. 2013.

MUNGIOLI, A. P. ; PRAZERES, C. . Coordenador de projeto de dublagem - Battlefield 4. 2013.

MUNGIOLI, A. P. ; PATRICIO, L. . [Inside Ubisoft] - série de web-documentários. 2013.

MUNGIOLI, A. P. ; ALVES JR., N. ; DUARTE, V. . Modo Coop. 2014; Tema: Videogames. (Site).

MUNGIOLI, A. P. ; VITORINO, R. P. ; MELLO, D. . ZeroQuatroMídia. 2012; Tema: Informática e Videogame. (Rede social).

GASI, F. ; MUNGIOLI, A. P. ; MATHEI, R. . GGBR. 2011; Tema: Videogames e cultura nerd. (Site).

MUNGIOLI, A. P. ; RORIGUES, F. D. ; RODRIGUES, R. D. ; CAMARGO, G. . The Sluggs - Sound That Kills. 2013. Registro Fonográfico.

Histórico profissional

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Experiência profissional

2014 - Atual

Produtora Spray

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Diretor de Conteúdo, Carga horária: 40

2014 - 2014

Produtora Spray

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Coordenador de conteúdo, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador de conteúdo do canal Fatality dentro da produtora Spray, desenvolvendo roteiros, dirigindo quadros e editando vídeos formatados para a internet. Conquistando mais de 14 mil inscritos em 3 meses.

2008 - 2008

Faculdade Casper Líbero

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2008 - 05/2008

    Estágios , Rádio Gazeta AM, .,Estágio realizado, Redator e produtor de matérias para o Jornal da Gazeta AM. Locução de quadros e do Jornal da Gazeta AM. Direção e edição de quadros especiais. Orientação de novos talentos.

2009 - 2011

Play TV

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor, Carga horária: 40

Outras informações:
Redator e produtor de matérias escritas e vídeos do site GameTV. Produção, edição e direção dos programas Pop Up e GameTV. Contato com empresas como Nintendo, Sony CEA, Microsoft, EA, Sega e Ubisoft, garantindo a participação da emissora em eventos e o fornecimento de jogos para análises. Planejamento de novos programas, elaborando orçamentos, cotações com fornecedores, estimativas e estudos de público. Elaboração de roteiros e captura de imagens.

2008 - 2008

Play TV

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2008 - 12/2008

    Estágios , Play TV, .,Estágio realizado, Redator e produtor de matérias escritas e vídeos do site GameTV;.

2011 - 2011

Editora Europa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtor de vídeo, Carga horária: 44

2007 - 2007

Editora Europa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

Atividades

  • 05/2007 - 10/2007

    Estágios , Editora Europa, .,Estágio realizado, Redator das revistas GameMaster, Ngamer, Dicas & Truques para PlayStation, Revista Oficial do Xbox Brasil e The Sims Especial.

2003 - Atual

Quoted Traduções

Vínculo: Tradutor Freelancer, Enquadramento Funcional: Coordenador de projetos e Tradutor freelancer, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenador de projetos de tradução e localização de jogos para grandes empresas da área como Electronic Arts, Warner Games, Blizzard, Codemasters, PopCap, Atari, Sony Computer Entertainment of America, Microsoft, entre outros.