Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

Crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista. Doutor em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa da CAPES, com o projeto "Conexão João César Monteiro: A Ligação com os Realizadores do Novo Cinema Português". Mestre pela ECA-USP, no programa Meios e Processos Audiovisuais, com bolsa da CAPES, pela dissertação "O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978)". Possui graduação pela Fundação Armando Álvares Penteado (1993). Realizou Estágio Docência na disciplina Cinema Contemporâneo do Curso de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi, sob a supervisão de Laura Loguercio Canepa. Colaborador da Folha de S.Paulo (cadernos ilustrada, guia folha e guia folha - discos, livros, filmes). Professor de História e Crítica na Escola de Cinema e Artes Inspiratorium. Foi oficineiro do programa Pontos MIS. Participou como convidado dos Encontros Cinematográficos 2015, 2017 e 2018 em Fundão, Portugal. Ministrou master class sobre a crítica cinematográfica na UBI - Universidade da Beira Interior, em Covilhã, Portugal. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação bimestral sobre cinema, vendida em bancas selecionadas de 2005 a 2008. Foi redator da Contracampo durante dez anos, e colaborador da Bravo e da MOVIE. Participou de seleções e júris de festivais brasileiros (Cinemamundo, em Itu, Festival de Brasília). Ministrou oficinas de crítica cinematográfica e cursos de cinema em diversas cidades do Brasil. Foi curador da Retrospectiva do cinema paulista (2009) e da mostra Tarkovski e seus herdeiros (2010), ambas realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog sergioalpendre.com.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Comunicação

2015 - 2019

Universidade Anhembi Morumbi
Título: Conexão João César Monteiro: A Ligação com os Realizadores do Novo Cinema Português
Laura Loguercio Cánepa. Coorientador: Ana Isabel Soares. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Crítica cinematográfica.

Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS

2011 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978),Ano de Obtenção: 2013
Eduardo Victorio Morettin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

1989 - 1993

Fundação Armando Álvares Penteado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Teoria e história do cinema.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Crítica cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALPENDRE, SÉRGIO . A Portuguesa Rita Azevedo Gomes. 2019. (Outro).

OLIVEIRA, S. E. A. . FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. 2014. (Festival).

OLIVEIRA, S. E. A. . Tarkovski e seus herdeiros. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, S. E. A. . Retrospectiva do cinema paulista. 2009. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontros Cinematográficos.Encontro com Pablo Llorca, Miguel Marías e Luís Miguel Cintra, moderação de Sérgio Alpendre.. 2018. (Encontro).

História Oral do Cinema Português. 2018. (Encontro).

VIII Encontro Anual da AIM. Monteiro, Macedo e o Cinema Novo Português. 2018. (Congresso).

Encontros Cinematográficos. Os primeiros filmes de Andrea Tonacci. 2017. (Congresso).

Quem és tu, Cinema?.sem título. 2017. (Encontro).

VII Encontro Anual da AIM. As críticas de João Cesar Monteiro. 2017. (Congresso).

Hans-Jurgen Syberberg - Um filme da Alemanha. O cinema de Syberberg. 2016. (Congresso).

Road Movies.Os road movies. 2016. (Encontro).

SOCINE. A religiosidade ultrajada: o cinema crítico de João Cesar Monteiro. 2016. (Congresso).

Encontros Cinematográficos. O cinema de Andrea Tonacci. 2015. (Congresso).

Non ou a Vã Glória de Mandar e o cinema de Manoel de Oliveira.Non ou a Vã Glória de Mandar e o cinema de Manoel de Oliveira. 2015. (Encontro).

o cinema de Jerry Lewis.O cinema de Jerry Lewis. 2015. (Outra).

Fritz Lang. Conversa sobre o filme No Silêncio de uma Cidade. 2014. (Congresso).

Nouvelle Vague Tcheca. Nouvelle Vague Tcheca. 2014. (Congresso).

Debate crítico da crítica.A crítica de cinema como crítica de arte. 2012. (Seminário).

Recortes do cinema coreano.História do cinema coreano. 2012. (Encontro).

Mostra Tsai Ming Liang.O cinema de Tsai Ming Liang. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thiago Soares Crivelaro

OLIVEIRA, S. E. A.. Cinefilia no YouTube: a crítica de cinema na era cibernética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Laura Batista Cintra

SILVA, J.P.A.S.;OLIVEIRA, S. E. A.. Animação: História, Técnica e Linguagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Yolanda Barbosa da Silva

ROSA, A. A.;OLIVEIRA, S. E. A.. Priscilla, um encontro musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade de São Paulo.

Aluno: João Batista Neto

NETO, J.B.; MORETTIN, E. V.; BORGES, C. S.;OLIVEIRA, S. E. A.. O Cinema e a Adolescência: um estudo sobre o Teen film e a representação do adolescente no cinema norte americano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ismail Norberto Xavier

MORETTIN, E. V.;XAVIER, I. N.; EUGENIO, M. F. N.. O mal estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978). 2013. Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Gelson Santana Penha

SANTANA, G.; CANEPA, L. L.; SOARES, A. I.; ZAMBERLAN, C. A.; Maria Ignês Carlos Magno; ALMEIDA, R.; FERRARAZ, R.. CONEXÃO MONTEIRO a ligação de João César Monteiro com os realizadores do Novo Cinema Português. 2019. Tese (Doutorado em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Rogério Ferraraz

PENHA, G. S.;FERRARAZ, R. , FERRARAZ, ROGÉRIO. , FERRARAZ.; ZAMBERLAN, C. A.; ALMEIDA, R.;MAGNO, M. I. C.CANEPA, L. L.; SOARES, A. I.. Conexão Monteiro: a ligação de João César Monteiro com os realizadores do Novo Cinema português. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Eduardo Victorio Morettin

Morettin, Eduardo Victorio; XAVIER, I.; NAPOLITANO, M.. O mal estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975 - 1978). 2013. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo.

Marcos Francisco Napolitano De Eugênio

MORETTIN, E.; XAVIER, I.;NAPOLITANO, M.. O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978). 2013. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo.

Laura Loguercio Cánepa

CÁNEPA, L. L.CÁNEPA, L. L.CÁNEPA, L. L.; SOARES, A. I.; FERRARAZ, R.; MAGNO, M.I.C.; ALMEIDA, R.; ZAMBERLAN, C. A.. Conexão Monteiro: A ligação de João Cesar Monteiro com os realizadores do Novo Cinema Português. 2019. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO (33106010003P1)) - Universidade Anhembi Morumbi.

Laura Loguercio Cánepa

CÁNEPA, L. L.CÁNEPA, L. L.CÁNEPA, L. L.; LYRA, B.; ZAMBERLAN, C. A.. A religiosidade ultrajada e a sacralização do desejo: O cinema provocador de João Cesar Monteiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Cesar Adolfo Zamberlan

CANEPA, L.; SOARES, A. I.;ZAMBERLAN, C. A.; MAGNO, M. I. C.; AMEIDA, R.; FERRARAZ, R.. Conexão Monteiro: a ligação de João Cesar Monteiro com os realizadores do novo cinema português. 2019 - Universidade Anhembi Morumbi.

Luiz Antonio Vadico

Laura CánepaSCHVARZMAN, S.Bueno, Z. P.SOARES, A. I.Gelson SantanaZAMBERLAM, C. A.Maria Ignês Carlos MagnoR. A.Rogério FerrarazVADICO, LuizSOARES, R. L.. Conexão Monteiro: a ligação de João césar Monteiro com os realizadores do Novo Cinema Português. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Mary Anne Junqueira

Mary Anne Junqueira; MORETTIN, Eduardo; XAVIER, Ismail. O mal estar da sociedade americana e sua representação no cinema. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cinema) - Cinema, Rádio e Televisão.

Rogério de Almeida

CANEPA, Laura; SOARES, Ana Isabel; PENHA, Gelson. S.; ZAMBERLAN, Cesar A.; MAGNO, M. I. C.;ALMEIDA, Rogério de; FERRARAZ, Rogério. Conexão Monteiro: a ligação de João César Monteiro com os realizadores do novo cinema português. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Victorio Morettin

O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978); 2013; Dissertação (Mestrado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Victorio Morettin;

Eduardo Victorio Morettin

Estágio didático do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAEC/ECA; 2012; Orientação de outra natureza; (Curso Superior do Audiovisual) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo; Orientador: Eduardo Victorio Morettin;

Laura Loguercio Cánepa

Conexão João César Monteiro: A Ligação com os Realizadores do Novo Cinema Português; 2019; Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO (33106010003P1)) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Laura Loguercio Cánepa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALPENDRE, SÉRGIO . A representação do mal-estar da sociedade americana em Rocky e Os Embalos de Sábado à NoiteThe representation of the malaise of American society in Rocky and Saturday Night FeverLa représentation du malaise de la société américaine dans Rocky et La Fièvre du Samedi Soir. IdeAs , v. 7, p. 1590, 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Joe Dante, o horror e o baixo orçamento: Piranha, Gritos de Horror e desenhos animados. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 8, p. 24-49, 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. ; OLIVEIRA JR., Luiz Carlos . Vincente Minnelli. São Paulo: CCBB - Centro Cultura Banco do Brasil, 2011. v. 1. 72p .

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Tarkovski mais uma vez revisitado. In: Ratton, Philipe; Hilário, Bruno; Naêssa, Dayanne; Pereira, Matheus. (Org.). Tarkovski - Eterno Retorno. 1ed.Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2017, v. 1, p. 55-80.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Underground: o mais felliniano dos Kusturicas. In: Ferreira, Luiz Leonardo; Teixeira, Fernanda. (Org.). Kusturica. 1ed.Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2016, v. 1, p. 64-71.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Grandes Olhos. In: CÁNEPA, Laura Loguercio. (Org.). Tim Burton, Tim Burton, Tim Burton.... 1ed.São José dos Pinhais: Estronho, 2016, v. 1, p. 175-181.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O nascimento da Nova Hollywood. In: REIS, Francis Vogner dos; LIMA, Paulo Santos. (Org.). O nascimento da Nova Hollywood. 1ed.SÃO PAULO: ENQUADRAMENTO PRODUÇÕES, 2015, v. 1, p. 64-71.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A trilogia dos perdedores de Aki Kaurismaki. In: FERREIRA, Leonardo Luiz. (Org.). A trilogia dos perdedores de Aki Kaurismaki. 1ed.RIO DE JANEIRO: , 2015, v. 1, p. 56-65.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Rocky: o mal-estar, o racismo e a antecipação do cinema da era Reagan. In: ALMEIDA, Rogério de; FERREIRA-SANTOS, Marcos.. (Org.). O cinema e as possibilidades do real. 1ed.SÃO PAULO: EDITORA LAÇOS, 2014, v. 1, p. 105-120.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Kill Bill, música e o cinema de Tarantino. In: Kurtinaitis, Marcos. (Org.). Kill Bill, música e o cinema de Tarantino. 1ed.SÃO PAULO: PRCEU-USP, 2013, v. 1, p. 91-115.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A Bruma Assassina. In: Mario Abbade; Leonardo Luiz Ferreira. (Org.). John Carpenter: O medo é só o começo. 0ed.Rio de Janeiro: ACCRJ, 2012, v. 0, p. 42-44.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O cinismo do mundo. In: Leonardo Luiz Ferreira. (Org.). Irmãos Coen: Duas Mentes Brilhantes. 0ed.Rio de Janeiro: CCBB-RJ, 2012, v. 0, p. 38-41.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A morte e o falso culpado no cinema do jovem Hitchcock. In: PINHEIRO, Mariana. (Org.). Hitchcock. São Paulo: CCBB - Centro Cultura Banco do Brasil, 2011, v. , p. 59-66.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Trajetória de Clint Eastwood. In: MONASSA, Tatiana. (Org.). Clint Eastwood. São Paulo: CCBB - Centro Cultura Banco do Brasil, 2011, v. , p. 44-57.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Um período mal-compreendido. In: MENEZES, Ines Aisengart; DEFANTI, Angelo. (Org.). A elegância de Woody Allen. São Paulo: CCBB - Centro Cultura Banco do Brasil, 2009, v. , p. 255-257.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Quero ir para meu mundo dos quadrinhos. In: Cristian Borges, Gabriela Campos, Ines Aisengart. (Org.). Alain Resnais: a revolução discreta da memória. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2008, v. , p. 73-75.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Moretti se mostra diretor invulgar e cão de guarda do humanismo em documentário. Folha de S.Paulo, 20 jun. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Festival de cinema em Curitiba abre primeira edição sem a Petrobras. Folha de S.Paulo, 04 jun. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . É impossível entender totalmente um filme de Godard, e essa é sua força. Folha de S.Paulo, 13 mar. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Cinema que só não é mais difundido por causa do racismo ganha mostra no IMS. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 fev. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . 'Vice' surpreende e mostra que a democracia nos EUA, no cinema, ainda pulsa. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 jan. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Abjeto, 'O Manicômio' brinca com nazismo e só assusta os predispostos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 03 jan. 2019.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . O outono de uma revista portuguesa. Rocinante, Belo Horizonte, 29 jul. 2018.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Cineasta francês Raymond Depardon ganha mostra no CCBB. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 03 jan. 2018.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Censura impede longa de Louis CK de fracassar em bilheterias. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 28 dez. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Roda Gigante reitera talento de Woody Allen na direção de atrizes. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 28 dez. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Às vezes belo demais, 'Cartas da Guerra' força algum efeito poético. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 13 jul. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Poesia sem fim, de Jodorowski, atinge o sublime e o infame. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 06 jul. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Taxi Driver é do tempo que se aceitava do cinema mais do que respostas prontas. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 16 jun. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Os primeiros filmes de Andrea Tonacci encerram a era de ouro do cinema brasileiro. Jornal dos Encontros Cinematográficos, Fundão, Portugal, 26 maio 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Eugène Green conta com graça história universal de um filho em busca do pai. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 18 mar. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . O Ornitólogo devolve magia reservada a produtos escapistas. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 18 mar. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Hiroshima meu amor é a mais rica expressão do cinema. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 12 mar. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Novatos de assinatura incisiva são os favoritos ao prêmio neste ano. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 20 fev. 2017.

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Albert Serra deixa presepadas e faz seu primeiro filme digno. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 27 jan. 2017.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Dominação' prova que horror americano passa por uma boa fase. Folha de S.Paulo, Sao Paulo, 04 jan. 2017.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Blow-Up', relançado após 50 anos, é retrato sagaz da psicodelia. Folha de S.Paulo, Sao Paulo, 08 dez. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Bom roteiro fantástico perde força ao se render aos códigos do terror. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 02 set. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Breve introdução ao cinema de Rita Azevedo Gomes. Revista Interlúdio, São Paulo, 15 ago. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Autocrítica faz de 'Fome' um filme ambicioso e maduro. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 04 ago. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Cheio de efeitos, 'Tarzan' é sinal da crise criativa de Hollywood. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 22 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Chocolate' amplifica inquietação do racismo. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 22 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Ações embaralhadas de 'O Signo das Tetas' contaminam narrativa. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 18 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'A Última Premonicação' começa eficiente, mas é decepcionante. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 17 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Humor e onirismo enriquecem drama suíço 'La Vanité'. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 14 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Sem inventividade, 'Agnus Dei' vai bem no velho feijão com arroz. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 14 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Ermanno Olmi encena como poucos o desespero humano. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 11 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Novo filme de Almodóvar não tem a ousadia típica do diretor. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 07 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Incompreendida' resgata bons tempos do cinema italiano. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 06 jul. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Mais ponderado, Claudio Assis faz de 'Big Jato' seu melhor filme. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 26 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Apesar de deslizes, 'O Caseiro' está acima da média nacional do tipo. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 26 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Arriscado, 'Na Ventania' encanta por coragem e beleza plástica. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 24 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 5º Olhas de Cinema - Um balanço. Revista Interlúdio, São Paulo, 23 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Elvis & Nixon' rende boas risadas sem recorrer ao besteirol. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 21 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Lucie Borleteau estreia na direção com vigor em 'A Odisseia de Alice'. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 09 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Diretora acerta em elenco de longa que explora caos urbano do Rio. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 02 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Longa político evita panfletagem ao ceder narrativa a criança. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 02 jun. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Jogo do Dinheiro' é o melhor de Foster e um dos maiores de 2016 Publicidade. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 25 maio 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Autêntico filme alienígena não deixa olhos se desgrudarem da tela. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 05 maio 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Cineasta adota rigor em retrato obrigatório do Estado Novo. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 16 abr. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Jérôme Bonnell prova que nem tudo vai mal no cinema francês. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 15 abr. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Visita ou Memórias e Confissões. Revista Interlúdio, São Paulo, 28 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A arte de Fellini. Revista Interlúdio, São Paulo, 28 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Narrado em tom de fábula, 'Little Boy' é elogio aos excluídos. FOLHA DE S.PAULO, CADERNO ILUSTRADA, 12 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Apaixonados' seria razoável se atenuasse o aspecto conciliador. FOLHA DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, 07 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Diretor japonês se arrisca e faz filme que transborda poesia. FOLHA DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, 06 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Mesmo involuntariamente cômico, filme de Babenco tem belas cenas. FOLHA DE S.PAULO, CADERNO ILUSTRADA, 03 mar. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Por um milagre, até que o Oscar deste ano não está mal. FOLHA DE S.PAULO, CADERNO ILUSTRADA (CAPA), 28 fev. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'O Abraço da Serpente' poderia ser bom, mas diretor o torna artificial. FOLHA DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, 25 fev. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Diretor de ideias tolas faz fiasco de diálogos e encenações fracas. FOLHA DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, 11 fev. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Bem ou mal, mostra de Tiradentes exibe futuro do cinema nacional. FOLHA DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, 01 fev. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Rivette era um gigante da mesma estatura de Truffaut e Godard. FOLHA DE S.PAULO, CADERNO ILUSTRADA, 29 jan. 2016.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . François Ozon faz troça da inteligência do espectador. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, p. 3 - 3, 16 jul. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . No limiar entre piegas e sensível, filme francês lembra novela de Janete Clair. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 03 jul. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Em 'Rainha e País', John Boorman filma com rara precisão sequência de longa de 1987. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 25 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Virando a Página' é avanço em filmografia irregular de cineasta. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 25 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Sem medo de cair no abismo, Belmonte consegue se equilibrar. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 25 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Lugares Escuros', com Theron, se salva até solução de mistérios. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 18 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Cristiano Burlan mostra apuro visual em seu 'Hamlet'. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 15 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Longa faz retrato sensível sobre a maturidade. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 14 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Com trama simples, búlgaro 'A Lição' constrói tragédia exasperante. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 13 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Longa consegue ser divertido sem ferir a nossa inteligência. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 07 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Galã incestuoso de 'Game of Thrones' é protagonista de drama dinamarquês. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 04 jun. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Drama pueril, 'Terremoto' diverte pelo realismo dos efeitos. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 28 maio 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Só bons atores salvam do fiasco da trama de 'O Exótico Hotel Marigold 2'. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 09 maio 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Turco explora injustiça social sem cair no senso comum. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 07 maio 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Em 'O Franco-Atirador', Sean Penn está à serviço de trama mal-estruturada. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 07 maio 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Entre Abelhas' é muito mais que veículo para Porchat. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 30 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Filme sobre economia cairia melhor na TV do que ocupando espaço no cinema. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 29 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Sonia Silk', que recupera Sganzerla e Bressane, peca no conteúdo. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 23 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Pouco conhecido fora da Europa, diretor cativa o espectador com simplicidade. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 11 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: 'Risco Imediato' é sucessão de fórmulas já vistas mil vezes. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 09 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Atuações sublimes sustentam 'O Ano Mais Violento'. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 02 abr. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Produção tem aspecto artificial, mas direção do filme é segura. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 20 mar. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Longa de época cai em narrativa folhetinesca. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 20 mar. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: 'Kingsman' é irônico ao tratar a cultura pop. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 05 mar. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Em crise, Tim Burton é salvo por atuação de Amy Adams. FOLHA DE SÃO PAULO, 29 jan. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Com cenas antológicas, filme 'Timbuktu' é daqueles raros de se ver. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 22 jan. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Jovens atrizes estão inspiradas em 'Amor, Plástico e Barulho'. FOLHA DE SÃO PAULO, 22 jan. 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Relato pessoal do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. REVISTA INTERLÚDIO, SÃO PAULO, 30 set. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Análise: Festival de Brasília flagra esgotamento de jovens diretores. FOLHA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 29 set. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Produção guiada por música é feijão com arroz bem feito. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 07 mar. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'A Gaiola Dourada' paparica o espectador cansado do real. Folha de S.Paulo, 28 fev. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Tudo por um Furo' estaciona entre besteirol e humor político. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 28 fev. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica: Diretor Yoji Yamada atualiza obra-prima do cinema japonês de 1953. Folha de S.Paulo, 07 fev. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Diretor faz jogo sutil de silêncios e segredos. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 17 jan. 2014.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Até que a Sorte Nos Separe 2' não é um bom filme, mas as risadas são possíveis. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 30 dez. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Interpretações exageradas prejudicam 'Álbum de Família'. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 27 dez. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. ; OLIVEIRA, S. E. A. . 'Educação Sentimental' narra caso de amor e amizade bem distante do vulgar. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 13 dez. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Filme com Sandra Bullock e George Clooney mescla economia narrativa e arrojo visual. Folha de S.Paulo, guia folha - FSP, 11 out. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Ousado, pernambucano 'Tatuagem' une o bom cinema à vontade de transgredir. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 02 out. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Mostra de filmes independentes começa hoje em São Paulo. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 20 set. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. ; OLIVEIRA, S. E. A. . Manoel de Oliveira celebra o cinema com 'O Estranho Caso de Angélica'. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 30 ago. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Os Sabores do Palácio' ganha força com a atriz Catherine Frot. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 23 ago. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Filme 'Flores Raras' é corajoso, mas não tão arrojado como pede a trama. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 16 ago. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Documentário 'Elena' traz jorro de imagens impressionistas. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 10 maio 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Doméstica' não agrada quem espera experiência estética. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 01 maio 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Com humor infantil, filme 'Vai que Dá Certo' desperdiça elenco. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 22 mar. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'Parker' dribla expectativas ao trazer trama com pulsão das produções B. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo, 22 mar. 2013.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Balanço da 15ª Mostra de cinema de Tiradentes. Revista Interlúdio, São Paulo, 10 fev. 2012.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Retrospectiva Elia Kazan. Revista Interlúdio, São Paulo, 30 nov. 2011.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A pele que habito. Revista Interlúdio, São Paulo, 30 nov. 2011.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Alegoria da dependência. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 38 - 39, 25 nov. 2011.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O brilho secreto de Jean-Claude Guiguet. Foco, Florianópolis, 20 out. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A Outra Face da Violência e a ressaca do Vietnã. Foco, Florianópolis, 20 out. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A carreira e as palavras de Carlos Manga. Revista da Programadora Brasil, São Paulo, p. 10 - 15, 10 out. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Críticos e cineastas: forças criadoras. Revista da Programadora Brasil, São Paulo, p. 42 - 43, 10 out. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Quadros fora do quadro. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 41 - 41, 30 jul. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O poder da emoção. Contracampo, Rio de Janeiro, 04 abr. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A força e a fragilidade. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 43 - 43, 26 mar. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Coppola à espreita. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 38 - 39, 26 mar. 2010.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Repúdio e ceticismo. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 38 - 39, 30 out. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A autoria estilhaçada. Contracampo, Rio de Janeiro, 28 set. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Os dois lados da emoção. Contracampo, Rio de Janeiro, 28 set. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Dono de sua verdade. Foco, Florianópolis, 01 set. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A sublime poesia de Clint. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 41 - 41, 28 ago. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O Clone Bizarro. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 6 - 6, 24 maio 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O homem que amava as mulheres. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 38 - 39, 24 abr. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A força escondida por trás de um olhar. Contracampo, Rio de Janeiro, 08 abr. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Sombras da Lei. Folha de S.Paulo, p. 41 - 41, 27 mar. 2009.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Vidas na penumbra. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. 46 - 47, 19 dez. 2008.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Panoramas russos de Sokurov. Folha de S.Paulo, p. 51 - 51, 28 nov. 2008.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Introdução a Joseph Losey. Contracampo, Rio de Janeiro, 01 out. 2008.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Cinema a 90% de umidade. Revista Paisà, São Paulo, p. 20 - 22, 10 dez. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A Espiã. Revista Paisà, São Paulo, p. 28 - 29, 10 dez. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Resnais e os flocos de neve no estúdio. Contracampo, Rio de Janeiro, 15 jul. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Wim Wenders. Revista Paisà, São Paulo, p. 45 - 45, 12 abr. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Serras da Desordem. Revista Paisà, São Paulo, p. 32 - 33, 12 abr. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Uma Mulher sob Influência. Revista Paisà, São Paulo, p. 36 - 36, 14 fev. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . O músico pop no cinema. Revista Paisà, p. 32 - 34, 14 fev. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . As diferentes facetas de um mestre. Revista Paisà, São Paulo, p. 24 - 25, 14 fev. 2007.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Viagem pessoal pelo cinema de Alejandro Agresti. Revista Paisà, São Paulo, p. 20 - 21, 14 ago. 2006.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . ABC Bergman. Revista Paisà, São Paulo, p. 22 - 23, 12 jun. 2006.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A evolução do cinema de Ang Lee. Revista Paisà, São Paulo, p. 18 - 19, 08 fev. 2006.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Menina de Ouro. Revista Paisà, São Paulo, p. 14 - 15, 28 nov. 2005.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Uma história de violência. Revista Paisà, p. 36 - 41, 28 nov. 2005.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . David Cronenberg e seus pacientes. Contracampo, Rio de Janeiro, 20 jun. 2003.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Os donos da noite. Foco revista de cinema.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . 'A Bela que Dorme' comprova ótima fase do cineasta italiano mais importante em atividade. Folha de S.Paulo, Ilustrada - Folha de S.Paulo.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Modesto e sutil, filme 'O Quarteto' deixa seus atores brilharem. Folha de S.Paulo.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . A representação do mal-estar da sociedade americana em Rocky e Os Embalos de Sábado à Noite. IdeAs , 2015.

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica de cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Crítica cinematográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Treinamento - Encontro técnico de cinema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, S. E. A. ; COSTA, P. ; ERICE, V. ; GONCALVES, V. ; MOZOS, M. ; TONACCI, A. . ENCONTROS CINEMATOGRÁFICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALPENDRE, SÉRGIO . Milos Forman - Entre duas modernidades. São Paulo: SESC, 2019 (capítulo de livro sem ISSN).

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Tarkovski e seus herdeiros. São Paulo: ALGO MAIS EDITORA, 2010 (Catálogo para evento).

  • OLIVEIRA, S. E. A. . Retrospectiva do cinema paulista. São Paulo: ALGO MAIS EDITORA, 2009 (Catálogo para evento).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, S. E. A. . Mad Max. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, S. E. A. . Coleção Kenji Mizoguchi 2. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, S. E. A. . Cinema da alusão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, S. E. A. . Juventude. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, S. E. A. . DEPOIS DA CHUVA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, S. E. A. . Coleção Kenji Mizoguchi. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ALPENDRE, SÉRGIO . O cinema de Yasujiro Ozu. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . História do Cinema Português. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . O road-movie como gênero. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . 4 Grandes diretoras do cinema. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . Milos Forman - Entre duas modernidades. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . O cinema de Ingmar Bergman. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . Pensando a crítica de cinema. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . O cinema de Kenji Mizoguchi. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALPENDRE, SÉRGIO . O cinema da Nova Hollywood. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; YAMAJI, J. . Curso de direção cinematográfica - 2ª edição. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . AS FACES DE FASSBINDER. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . NOÇÕES DE HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; YAMAJI, J. ; PRIMOR, B. . Direção básica de cinema. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Roy Andersson. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Roy Andersson. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Luchino Visconti. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Panorama do cinema japonês. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Introdução à Crítica Cinematográfica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . A história do cinema e o cinema da alusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; MACEDO, S. ; BARROS, D. M. . Cine Psiquê - Visita ou Memórias e Confissões. 2016. (Debate).

OLIVEIRA, S. E. A. . Nouvelle Vague francesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . 4 FILMES DE STANLEY KUBRICK. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Jean-Luc Godard. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, Inácio ; OLIVEIRA, S. E. A. . Oficina de crítica cinematográfica 3ª edição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; YAMAJI, J. . Curso de direção cinematográfica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Curso de história do cinema mundial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; GUIMARAES, P. M. . Non ou a Vã Glória de Mandar, de Manoel de Oliveira. 2015. (debate).

OLIVEIRA, S. E. A. . Clint Eastwood - ator e diretor. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . WES ANDERSON. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAUJO, Inácio ; OLIVEIRA, S. E. A. . Oficina de crítica cinematográfica 2ª edição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . O cinema americano dos anos 1970. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . O cinema americano dos anos 1980. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; ARAUJO, Inácio . Oficina de crítica cinematográfica 1ª edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Introdução à crítica cinematográfica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Pontos MIS. 2013. (Projeto educacional).

OLIVEIRA, S. E. A. . Monte Hellman. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. ; AUGUSTO, Heitor . Cinema americano dos anos 70. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . A Nova Hollywood e o cinema americano dos anos 70. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Debate O Cinema Coreano. 2012. (Debate).

OLIVEIRA, S. E. A. ; CARLOS, C. S. ; ORMOND, Andrea . Panorama crítico da crítica. 2012. (Seminário).

OLIVEIRA, S. E. A. . Alfred Hitchcock. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Introdução à História do Cinema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Oficina de crítica cinematográfica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Curso de introdução à crítica de cinema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Panorama do cinema japonês - 3ª edição. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . As faces de Woody Allen. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Oficina de crítica cinematográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . O legado de Andrei Tarkovski. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Tarkovski e seus herdeiros. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Poeiracast. 2009. (Podcast).

OLIVEIRA, S. E. A. . Panorama do cinema japonês. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . A trajetória de Fassbinder. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, S. E. A. . Revista Paisà. 2005. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, S. E. A. ; MENDONCA FILHO, K. ; CALDAS, M. ; BELMONTE, J. E. ; REIS, V. . 46º Festival de Brasília. 2013. Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978), Descrição: Pretendemos investigar em que medida o mal-estar por que passava a sociedade americana, entre 1975 e 1978, foi representado em filmes independentes produzidos no período, que se propunham a expor a desesperança e a falência dos ideais da década anterior, e também nos que tinham ambição mais comercial, feitos dentro de padrões mais rígidos de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Escola de cinema e artes Inspiratorium

    Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Cinema, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Curso livre de formação para técnicos de cinema, do qual sou responsável pelas aulas de História e Crítica.

  • 2012 - 2015

    Museu da Imagem e do Som

    Vínculo: oficineiro, Enquadramento Funcional: cinema

    Outras informações:
    O programa Pontos MIS consiste em viagens para o interior (média de duas a cada três meses), com a proposta de ministrar oficinas temáticas em algumas cidades, com período variável (entre 2 e 5 dias), e aulas de 4 horas cada.

  • 2011 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: mestrando, Enquadramento Funcional: pesquisa de mestrado