Deborah Paz de Almeida

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) com Mestrado pelo Programa de Psicologia Experimental da PUC SP (2017). Realizou pesquisas junto ao Núcleo de Estudos Históricos em Psicologia (NeHPsi) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Controle Aversivo (GEPCA). É professora do Núcleo Paradigma (pós - graduação). Tem experiência com atendimento consultório e extra consultório com crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento típico e atípico.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A perspectiva assimétrica sobre punição segundo William K. Estes e Murray Sidman: uma análise conceitual,Ano de Obtenção: 2017
Maria Eliza Mazzilli Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Relação entre teoria e prática no estudo da punição: revisão bibliográfica de pesquisas aplicadas publicadas no Journal of Applied Behavior Analysis de 1968 a 2013
Orientador: Profª Drª Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Bandeirantes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Manuais de habilidades sociais para intervenção em pessoas com TEA. (Carga horária: 12h). , Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.

2016 - 2016

Desenvolvimento e uso de jogos para o ensino de novos comportamentos. (Carga horária: 6h). , Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.

2016 - 2016

Terapia Comportamental Dialética. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Segurança em Crises Agressivas. (Carga horária: 24h). , Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, PARADIGMA, Brasil.

2014 - 2014

O controle aversivo do comportamento. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2014 - 2014

Punição: princípios básicos e pesquisa aplicada. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2013 - 2013

Orientação de pais e filhos autistas. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Analise do Comportamento e Cultura. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

2012 - 2012

Terapia de Casais. (Carga horária: 4h). , ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMEIDA, D. P. . Semana de Integração do Curso de Psicologia. 2013. (Outro).

ALMEIDA, D. P. . 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Terapias por Contingências (TCR). O ensino dos conceitos de controle aversivo. 2019. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Terapia por Contingência de Reforçamento (TCR) e Encontro de Terapeutas Comportamentais;. Teorias Explicativas da Punição: Estes e Sidman. 2018. (Congresso).

XXV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Punição e outros temas: uma análise da obra Science and Human Behavior. 2016. (Congresso).

XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. A temática da punição ao longo do Science and Human Behavior. 2015. (Congresso).

XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Revisão das publicações sobre controle aversivo: punição (JABA e JEAB) e agressão (JEAB). 2014. (Congresso).

7 Encontro de Análise do Comportamento da PUC SP. 2013. (Encontro).

42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).

6 Encontro de Análise do Comportamento da PUC SP. 2012. (Encontro).

XXI Encontro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nilza Micheletto

PEREIRA, M. E. M.;MICHELETTO, N.; MAYER, P. C. M.. A perspeciva assimétrica sobe punição segundo William K. Estes e Muray Sidman: uma análise conceitual. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Eliza Mazzilli Pereira

PEREIRA, M. E. M.; MICHELETTO, N.; MAYER, P. C. M.. A perspectiva assimétrica sobre punição segundo William K. Estes e Murray Sidmana: uma análise conceitual. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Carmo Guedes

Contribuição à psicologia por duas paulistas comprometidas com a ciência brasileira; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria do Carmo Guedes;

Maria Eliza Mazzilli Pereira

A perspectiva assimétrica sobre punição segundo William K; Estes e Murray Sidman: uma análise conceitual; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Eliza Mazzilli Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, D. P. ; SILVA, P. E. ; MONTEIRO, L. T. . Controle Aversivo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, D. P. ; SILVA, P. E. . Esquemas de reforçamento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Contribuições de Carolina Bori no desenvolvimento da ciência: ampliação dos cursos superiores no Brasil, Descrição: Pesquisa realizada junto com o Núcleo de Estudos Históricos em Psicologia (NeHPsi). Realizou-se atividades como a análise documental de parte do Acervo Carolina Bori e a construção de narrativas sobre a autora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Deborah Paz de Almeida - Coordenador / Maria do Carmo Guedes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitora das disciplinas de mestrado "Fundamentos epistemológicos, metodológicos e conceituais da análise do comportamento I e II". Durante esse período foram realizadas leituras semanais dos textos das disciplinas, reuniões com os professores e plantões de dúvidas com o objetivo de esclarecer possíveis incompreensões dos alunos e discutir os principais pontos dos textos.

2015 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Monitora da matéria Análise do Comportamento II. As atividades constituíram em, junto com os professores, planejar as aulas (conteúdo e dinâmica). Também era objetivo do monitor tirar dúvidas dos alunos relacionadas a matéria teórica em reuniões semanais. Além disso, junto à equipe de professores realizou-se reuniões com os docentes para estudo e aprofundamento do conteúdo.

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 5

Outras informações:
Monitora da matéria Modelos de Investigação I. As atividades constituíram em, junto com os professores, apoiar o trabalho dos grupos de alunos nas diferentes etapas da pesquisa, auxiliando na elaboração de trabalhos e busca de revisão de literatura, além de ser um canal de comunicação entre os alunos e professores. Também era objetivo do monitor tirar dúvidas dos alunos relacionadas a matéria teórica. Além disso, junto à equipe de professores realizou-se reuniões com os docentes para estudo e aprofundamento do conteúdo do curso e contribuição do planejamento das aulas.

2014 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em psicopedagogia, Carga horária: 10

Outras informações:
Estagiário de psicopedagogia.

2011 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora de Psicologia Comportamental (Prática I e II). A função de monitora se constitui por auxiliar o professor nas aulas e na correção dos exercícios realizados pelos alunos. Também é função do monitor participar de reuniões teóricas sobre assuntos relacionados a Análise do Comportamento e ao desempenho de cada aluno do professor que auxilia. Realizou-se também as mesmas tarefas que os alunos, com o objetivo de preparação para possíveis dúvidas que os alunos possam ter durante a prática.

Atividades

  • 05/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

2018 - Atual

Faculdade Inspirar

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 16

Outras informações:
Ministrar o módulo "Emoção e Análise do Comportamento" do curso de Análise Aplicada do Comportamento (ABA). O módulo é oferecido uma vez por turma, tendo já ministrado 3 módulos até o momento.

2019 - 2020

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 19

Outras informações:
Professora do curso de Psicologia (Graduação), ministra as seguintes disciplinas: Ética e profissionalismo, Introdução à Psicologia e Psicologia Analítico Comportamental.

2017 - Atual

Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora de conceitos básicos; Supervisor de estágio; Orientadora de monografia II; Co supervisora (08/2017 - 12/2018)