Márcia Genésia de Sant Anna

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2004). Entre 1987 e 2011 foi servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011). Foi Conselheira Titular e membro da Câmara do Patrimônio do Conselho de Cultura da Bahia (2011-2014), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA (2014-2017) e, de outubro de 2017 a julho de 2018, foi coordenadora em exercício deste programa. Desde 2016, é membro titular do Conselheiro Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN. É professora adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da UFBA. É também professora colaboradora, desde 2010, do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio (PEP-MP/IPHAN). É líder do Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (GP ARQ POP) e membro do Grupo de Pesquisa História da Cidade e do Urbanismo. É autora dos livros Da cidade-monumento à cidade-documento (2014) e A cidade-atração (2017), bem como de diversos artigos e ensaios sobre os temas da preservação do patrimônio cultural e da arquitetura popular. A partir de novembro de 2019, realiza estágio de pesquisa como professor visitante sênior junto à École d'Urbanisme de Paris, Université de Paris-Est, Créteil/Val-de-Marne.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2000 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: A cidade-atração: a norma de preservação de centros urbanos no Brasil dos anos 90
Ana Fernandes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Centros históricos; Brasil; Cidade; Patrimônio urbano; Política de Preservação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

1992 - 1995

Universidade Federal da Bahia
Título: Da cidade-monumento à cidade-documento: a trajetória da norma de preservação de áreas urbanas no Brasil (1938-1990),Ano de Obtenção: 1995
Paulo Ormindo D. de Azevedo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Brasil; Centros históricos; Cidade; IPHAN; Patrimônio urbano; Política de Preservação. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjunto

1981 - 1982

Universidade Federal da Bahia
Título: Projeto de Restauração e Adaptação da Casa da Fundição do Ouro, em Goiás Velho - GO
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

1975 - 1980

Universidade de Brasília, UnB

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

Autocad - 2D. , Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.

1996 - 1996

Licitações e Contratos. , Delegacia Federal de Controle no Ceará, DFC - CE, Brasil.

1994 - 1994

Artepensamento - História da Arte e Filosofia. , Ministério da Cultura, MinC, Brasil.

1987 - 1987

Arquitetura Promocional. , Associação dos Dirigentes de Escritório de Arquitetura, ADEA, Brasil.

1984 - 1984

A Bahia no Século XIX: aspectos econômicos.... , Associação de Museólogos da Bahia, AMB, Brasil.

1975 - 1975

Curso Ver-Ouvir. , Instituto Goethe Salvador - Bahia, GIB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

REZENDE, M. A. P. ; SANT'ANNA, MARCIA ; SANTANA, M. C. . 2° Seminário Arquitetura Vernácula. 2019. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . V ENANPARQ. 2018. (Congresso).

SANT'ANNA, MARCIA . Simpósio Arquitetura Popular: pesquisas na Bahia, no V ENANPARQ. 2018. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA ; SANTANA, M. C. ; DAFFONSECA, S. P. ; PAZ, D. J. M. ; CARDOSO, L. A. F. . I Seminário sobre a Salvaguarda de Saberes Tradicionais da Construção Civil. 2016. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . Simpósio Dilemas Atuais da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil no XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XI ENECULT. 2015. (Outro).

ANDRADE JUNIOR, N. V. ; SANT'ANNA, MARCIA . Centro Histórico de Salvador em Debate. 2015. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . Encontro Internacional Arquimemória 4: A Dimensão Urbana do Patrimônio. 2013. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . URBICENTROS#3 ? III Seminário Internacional: Morte e Vida dos centros urbanos. 2012. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . III Seminário Internacional Patrimônio e Cidade Contemporânea: políticas, práticas e novos protagonistas.. 2002. (Outro).

SANT'ANNA, MARCIA . Seminário Patrimônio Imaterial: Estratégias e Formas de Proteção. 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Democracia, patrimônio e direitos: a década de 1980 em perspectiva.O Projeto MAMNBA: contexto político institucional e desdobramentos conceituais e técnicos. 2019. (Seminário).

CALOUROSA - Faculdade de Arquitetura da UFBA.Arquitetura e Patrimônio como Serviço Público. 2018. (Encontro).

Ciclo de Conferências Patrimônio Cultural Brasileiro - Abordagens, Desafios Políticas.Política Urbana e Patrimônio: monumento, documento e espetáculo. 2018. (Simpósio).

I Fórum Circular Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade.O patrimônio cultural frente às grandes intervenções urbanas e as parcerias público-privadas. 2018. (Seminário).

OFICINA 1: Reconhecendo o Patrimônio dos Terreiros - Projeto Ações de Conservação nos Terreiros Seja Hunde ? Roça do Ventura (Cachoeira); Ilê Omo Agboula (Itaparica); Terreiro Alaketu..O significado do tombamento de terreiros de candomblé. 2018. (Oficina).

Os Desafios à Proteção do Patrimônio Cultural e Histórico.Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. 2018. (Simpósio).

Patrimônio É.O centro antigo de Salvador: turismo e conservação do patrimônio. 2018. (Seminário).

Projeto Patrimônio em Pauta 12/09/2018.O Terreiro de Jesus e o projeto de Burle Marx. 2018. (Outra).

SBPC Cultural - 70a SBPC. Dilemas e Desafios da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. 2018. (Congresso).

Simpósio Arquitetura Popular: pesquisas na Bahia - V ENANPARQ.O Brasil na Enciclopédia da Arquitetura Vernacular do Mundo. 2018. (Simpósio).

V ENANPARQ. Painel 3, Patrimônio, Cultura e Identidade. 2018. (Congresso).

5° Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação.O Registro das técnicas tradicionais e do saber-fazerr. 2017. (Seminário).

Arquimemória 5 - Encontro Internacional do Patrimônio Edificado.O global, o nacional e o local na preservação do patrimônio edificado. 2017. (Encontro).

Arquimemória 5 - Encontro Internacional do Patrimônio Edificado.A cidade-atração 20 anos depois: estratégias, atores e apropriação do patrimônio. 2017. (Encontro).

Arquimemória 5 - Encontro Internacional do Patrimônio Edificado.Os programas brasileiros de intervenção no patrimônio urbano. 2017. (Encontro).

Desafios para o Fortalecimento da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil?.Dilemas e desafios da salvaguarda de bens culturais imateriais. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional Habitar em el Patrimonio.Habitar el Centro Histórico de Bahi. 2017. (Seminário).

XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Cultura Memória e Patrimônio Cultural. 2017. (Simpósio).

Diálogos França Brasil 4 - O direito à cidade na França e no Brasil.Pelourinho e Marais: olhares cruzados sobre similitudes e diferenças. 2016. (Seminário).

Diálogos França Brasil 4 - O direito à cidade na França e no Brasil.Mesa Redonda 2 - Direito à cidade: escalas, articulações, conflitos. 2016. (Seminário).

Fórum Preservação e Desenvolvimento.Mesa 2: Aspectos da preservação & desenvolvimento, uma visão crítica, cultural e antropológica. 2016. (Seminário).

Semana do Patrimônio Histórico: origens da cidade, origens do patrimônio.Mesa: O patrimônio como futuro da cidade. 2016. (Seminário).

VIII Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio.A preservação do saber-fazer tradicional. 2016. (Seminário).

Centro Histórico em Debate.O que mudou no Centro Histórico de Salvador?. 2015. (Seminário).

Journée d'études: Pratiques patrimoniales et spatiales comparées.Le Pelourinho et le Marais: un inventaire critique des similitudes et différences. 2015. (Oficina).

O PCH - Programa de Cidades Históricas: um balanço após 40 anos.A herança do PCH: balanço crítico e desdobramentos 40 anos depois.. 2015. (Seminário).

Seminário de Comemoração dos 30 anos de preservação do Centro Histórico de de Laguna/SC.A noção de cidade-documento e a preservação de áreas urbanas na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

Seminário Rede PHI Brasil.Dilemas e desafios atuais da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. 2015. (Seminário).

urbBA [15], Direito à cidade: uma nova agenda urbana? Rumo ao Ha Habitat III.Mesa Redonda 4: As ruas e o direito à cidade. 2015. (Seminário).

VIII Semana do Patrimônio Cultural de Permambuco.A noção de sustentabilidade no âmbito da política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial do Brasil. 2015. (Seminário).

Colóquio Franco-Brasileiro ?Criatividade e Inovação como Processos Solidários: viver o território e fazer a cidade de outra forma?.Viver o patrimônio urbano de outra forma. 2014. (Simpósio).

Colóquio Franco-Brasileiro ?Criatividade e Inovação como Processos Solidários: viver o território e fazer a cidade de outra forma?.Terceira Sessão Temática ?Cultura e Territórios?. 2014. (Simpósio).

III Seminário Políticas para Diversidade Cultural.Referências Culturais e Patrimônio Urbano: problemas e desafios. 2014. (Seminário).

Seminário Urbanismo na Bahia ? urbBA [14].?Turismo, Patrimônio cultural, Fronteiras rurais e urbanas, Comunidades tradicionais?. 2014. (Seminário).

Simpósio Internacional Berlim/Salvador: Reapropriação Urbana entre Marketing e Auroafirmação.Reapropriações e Projeções. 2014. (Simpósio).

Conferência CAU-RJ de Arquitetos e Urbanistas.PATRIMÔNIO E PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL: O CASO DO CENTRO ANTIGO DE SALVADOR. 2013. (Seminário).

Encontro Internacional Arquimemória 4: A Dimensão Urbana do Patrimônio. Centro Histórico de Salvador: vazio legal e oportunismo. 2013. (Congresso).

Etapa Setorial de Patrimônio Cultural/Arquitetura e Urbanismo da V Conferência Estadual de Cultura.Os papeis do Estado e da sociedade na preservação do patrimônio cultural. 2013. (Outra).

I Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira. Arquitetura Popular: espaços e saberes. 2013. (Congresso).

Seminário-Oficina Projetos Urbanos, Patrimônio Histórico e Plano Diretor: Princípios, Ações e Instrumentos.Princípios e Ações de Preservação do Patrimônio. 2013. (Seminário).

Diálogos França-Brasil 2012 - Construir a Metrópole Contemporânea.Shaping the Historic Centers of today: between architectural heritage and sustainable development planning. 2012. (Seminário).

Fórum de Pensamento Crítico: cidades e patrimônio.Cidades e patrimônio. 2012. (Simpósio).

III Fórum de Terreiros de Candomblé do Rio de Janeiro.Terreiros e políticas públicas de patrimônio cultural. 2012. (Seminário).

Seminário ICOMOS-Brasil: Patrimônio Cultural, Conflito e Consenso, Espaço de Negociação.Mapeamento de conflitos e consensos. 2012. (Seminário).

URBICENTROS#3 - III Seminário Internacional: morte e vida dos centros urbanos.Cultura e Identidade. 2012. (Seminário).

Conversando sobre Patrimônio.O processo de Patrimonialização de Terreiros de Candomblé. 2011. (Encontro).

II Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação.Documentação das técnicas construtivas tradicionais. 2011. (Seminário).

Projeto Linda Olinda.Patrimônio Imaterial e preservação de áreas urbanas. 2011. (Outra).

Seminário de Pesquisas do PPG-AU, Faculdade de Arquitetura da UFBA.Arquitetura Popular: espaços e saberes. 2011. (Seminário).

II Encontro Afro-Latino - Encontro de Pensadores.Mesa de Discussão "A força da diáspora africana: memória histórica das comunidades afro-latinas e do Caribe". 2010. (Encontro).

III Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento - ENAPID.Mesa Redonda 3 - A apropriabilidade dos conhecimentos tradicionais. 2010. (Encontro).

I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural - Sistema Nacional do Patrimônio cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão..(Coordenação) Patrimônio Imaterial. 2009. (Outra).

Seminário Franco-Brasileiro Patrimônio Cultural e Sistemas Agrícolas Locais.Políticas Públicas e Sistemas Agrícolas Locais. 2009. (Seminário).

3° Seminário Nacional do Programa Monumenta. 2007. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural.Mesa Redonda Patrimônio Cultural. 2007. (Encontro).

Seminário Internacional de Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais.Mesa 2 - Intervenções, impactos e avanços. 2006. (Seminário).

TEIA de Cultura e Cidadania; mostra de cultura do Brasil e economia solidária..Patrimônio Imaterial no Brasil. 2006. (Outra).

Internacional Conference "The Safeguarding of Tangible and Intangible Heritage".Presidente das Sessões I e III (" Diversity showcased by the interaction of the tangible ad intangible cultural heritage" e " Conceptual framework for interdisciplinary managemenet", respectivamente).. 2004. (Outra).

6° Encontro Nacional de Turismo de Base Local.Mesa Redonda "Patrimônio Cultural e Atividades Turísticas". 2002. (Encontro).

Oficina de Implantação do Inventário Nacional de Referências Culturais. 2001. (Oficina).

Seminário de Planejamento para Elaboração do Plano Cultural do Crato. 1997. (Seminário).

Seminário sobre Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural e Natural da cidade de Cachoeira.. 1982. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bárbara Helena Almeida Carmo

FELDMAN, S.;SANT'ANNA, MARCIA; NASCIMENTO, F. B.; ANDRADE, C. R. M.. PCH, Monumenta e PAC-CH: o patrimônio cultural na perspectiva de política pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Aruqitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - São Car.

Aluno: Ícaro Macêdo Guimarães de Oliveira

CARDOSO, L. A. F.;SANT'ANNA, MARCIA; AZEVEDO, P. O. D.; FIGUEIREDO, Gloria. O frontispício em disputa: demandas, conflitos e possibilidades reais na borda marítima do Centro Antigo de Salvador. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Yara Coelho Neves

PORTELA, T. B.;SANT'ANNA, MARCIA; FIGUEIREDO, Gloria; MOURAD, L. N.. Amarrar fios, cartografar lugares: notícias, política e cotidiano no Pelourinho. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Juliana da Mata Cunha

SANT'ANNA, MARCIA; BRANDAO, J. P. M.; TOZI, D. R.. Quem pode mais do que o dono da casa? Participação social no processo de patrimonialização do Terreiro Obá Ogunté (Sítio de Pai Adão). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aluno: Leonardo Teixeira Kelsch Vieira

SANT'ANNA, MARCIA; AZEVEDO, P. O. D.; QUEIROZ, L. A.. Turismo em Salvador na Era Vargas: A trajetória das políticas de inserção e promoção da atividade na cidade da Bahia entre os anos 1930 e 1945. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonio Marcos Lima de Oliveira

ANDRADE JUNIOR, N. V.; SUAREZ, N. A.;SANT'ANNA, MARCIA; BAETA, R. E.; SEGAWA, H. M.. A cidade de Paulo Afonso, 1948-1985: As espacializações do trabalho, do controle e das lutas. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Denis Alex Barboza de Matos

SANT'ANNA, MARCIA; PORTELA, T. B.; SERRA, O. J. T.. A casa do "Velho": o significado da matéria no candomblé. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fabricio Oliveira Zanoli

SANT'ANNA, MARCIA; FERNANDES, A.; BARROS, J. S.. Ação Patrimonial, ocupação popular e os conflitos da preservação: o caso da comunidade da Gamboa de Baixo em Salvador-Ba. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sara Cibele Rêgo de Medeiros

SANT'ANNA, MARCIA; LINS, Eugênio de Ávila; ARAUJO, N. M. V.. O lugar do patrimônio urbano na dinâmica da cidade de Natal-RN. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Constança Gabriela Metzker Castro

SANT'ANNA, MARCIA; MOURAD, L. N.; RAMOS, M. E. R.. Pelas mãos do povo: um estudo sobre a circulação de saberes informais e formais na produção edilícia em ocupações urbanas. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Barbara Lopes Barbosa

SANT'ANNA, MARCIA; FERNANDES, A.; LIMA JUNIOR, P. N.; FRANCO, A. M.. Patrimônio Planejamento e Produção do Espaço Urbano: o caso da Transferência de Potencial Construtivo em Juiz de Fora-MG. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luz Amarily Araujo Espinoza

NERY, J. C.;SANT'ANNA, MARCIA; OLMOS, S.. Directrices para la preservación del Centro Antiguo de San Salvador - El Salvador. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Conservação e Restauração) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernanda Rocha de Oliveira

SANT'ANNA, MARCIA; DOMINGUES, E.; SCIFONI, S.. Novos olhares e antigas práticas no tombamento de centros históricos: o caso de Natal-RN. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

Aluno: Adriana Guimarães Duarte

FERRARE, J. O. P.; ALBUQUERQUE, A. A.; CAMPELLO, M. F. M. B.;SANT'ANNA, MARCIA. Saberes e Fazeres em Casos de Tombamentos e Registros da Praxis Preservacionista Nacional em Alagoas: contribuição ou uma questão de interpretação?. 2014. Dissertação (Mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lívia Fraga Celestino

HENRIQUE, W.; SAMPAIO, A. H.;SANT'ANNA, MARCIA. A Produção do Espaço urbano em Cachoeira/BA: patrimônio cultural no contextos dos espaços concebidos, percebidos e vividos. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandra dos Santos Conceição

FACTUM, A. B. S.; HERNANDEZ, M. H.;SANT'ANNA, MARCIA. O design como ferramenta de apropriação do símbolo cultural ?baiana?. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elaine de Albuquerque Medeiros

ARAUJO, N. M. V.; NASCIMENTO, J. C.;SANT'ANNA, MARCIA. A (Re) Leitura de um Documento: o processo de tombamento do centro histórico de Natal (RN). 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz

SANT'ANNA, MARCIA; SANTILLI, J. F. R.; BELAS, C. A.. O Registro de Bens Culturais Imateriais como Instrumento Garantidor de Direitos Culturais. 2014. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aluno: FRANCISCO PHELIPE CUNHA PAZ

SANT'ANNA, MARCIA; FONSECA, M. C. L.; THOMPSON, A.. Retalhos de Sabença: ofícios, saberes e modos de fazer dos mestres artífices da construção tradicional em Natividade ? Tocantins. 2013. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aluno: Federico Calabrese

CARDOSO, L. A. F.;SANT'ANNA, MARCIA; MAROCCI, G. P.; VELASCO, M. M.. Estudo de Requalificação e de Valorização Urbana e Paisagística do Rio Vermelho ? Salvador/BA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Conservação e Restauração) - Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Aluno: Maria Elena Castore

DOURADO, O.;SANT'ANNA, MARCIA; CARNEIRO, N. V. B.. A Fábrica e o Bairro: um estudo sobre a paisagem industrial no bairro de Plataforma em Salvador. 2013. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thais de Miranda Rebouças

FERNANDES, A.;SANT'ANNA, MARCIA; GORDILHO, A. M.. Costurando escalas: 7a Etapa da Recuperação do Centro Histórico de Salvador, Programa Monumenta e BID. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandra Rafaela Magalhães Corrêa

FARIA, R. S.;SANT'ANNA, MARCIA; LIRA, F. B.. O Programa de Cidades Históricas (PCH): por uma política integrada de preservação do patrimônio cultural. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Sergio Marcelino Lopes

SANT'ANNA, MARCIA. Os 'lugares' como dignos de preservação: a questão da preservação do patrimônio cultural de Juazeiro (BA). 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patricia Reis da Silva

SANT'ANNA, MARCIA. A Postura da Municipalidade na Preservação do Patrimônio Cultural Urbano. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carlina Rocha de Almeida Barros

SANT'ANNA, MARCIA. Piranhas: a cidade Lapinha tombada. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Caroline Fantinel

MIGUEZ, Paulo;SANT'ANNA, MARCIA; SEVERINO, J. R.; MOURA, M.; SA, N. C.. Patrimônio Festivo: uma análise dos carnavais de Barraquilla (Col) e Salvador (Bra) sob a perspectiva do patrimônio cultural imaterial. 2019. Tese (Doutorado em Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Darlene Karla Araújo

KLUPPEL, G. P.;SANT'ANNA, MARCIA; CORREA, E. L.; BARROS, A. P.; CAVALCANTI FILHO, I.. Patrimônio Industrial no Litoral da Paraíba: identificação e preservação. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Elena Castore

SANT'ANNA, MARCIA; CARDOSO, L. A. F.; ANDRADE JUNIOR, N. V.; CASTRIOTA, L. B.; MENEGUELLO, C.. A antiga indústria têxtil soteropolitana: um patrimônio industrial 'invisível'. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mônica Martins Andrade Tolentino

AMORIM, A. L.;SANT'ANNA, MARCIA; GROETELAARS, N. J.; CAMPOLINA, J.; BARCINCASTRIOTA, L.. A utilização do HBIM na documentação, na gestão e na preservação do patrimônio arquitetônico. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carolina Nascimento Vieira

KLUPPEL, G. P.;SANT'ANNA, MARCIA; CARDOSO, L. A. F.; PETERS, G.; CARVALHO, C.. Do pau a pique à taipa de sebe: a construção social das técnicas mistas no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: André Luiz de Araujo Oliveira

FERNANDES, A.; LINS, Eugênio de Ávila; DOURADO, O.;SANT'ANNA, MARCIA; PENTEADO JUNIOR, W. R.. Novos Velhos Patrimônios: trajetória da norma de preservação das culturas populares nas cidades brasileiras (1988-2013). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo dos Santos Teixeira

MORAES, F. B.;SANT'ANNA, MARCIA. Uma conjuntura de aparências: a construção de um sistema municipal de planejamento urbano em Ouro Preto. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Giordanna Laura da Silva Santos

RUBIM, A. A. C.;SANT'ANNA, MARCIA; SEVERINO, J. R.; BEZERRA, L.; SANTOS, E.. Participação social no Colegiado Setorial de Culturas Populares, do Ministério da Cultura (MinC): uma análise a partir dos canais comunicacionais e participativos. 2015. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria do Carmo Baltar Esnaty de almeida

DOURADO, O.; FREITAS, A. F. G. M.; OLIVEIRA, M. M.; FERRARE, J. O. P.;SANT'ANNA, MARCIA. As Vitrines da Civilização: a modernização urbana do bairro comercial da cidade da Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rodrigo Baeta Espinha

SANT'ANNA, MARCIA. Teatro em Grande Escala: a cidade barroca e sua expressão na América Hispânica. 2011. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

SANT'ANNA, MARCIA; VELLOSO, R. C. L.; TREVISAN, R.. Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital n° 01/2015 - Inclusão n° 11, Faculdade de Arquitetura da UFBA. 2016. Universidade Federal da Bahia.

Rojas, E.;SANT'ANNA, MARCIA; RUEDA, S.; TSUI, P. L.; COMPTE, F.. Concurso Internacional Universitário de Anteprojetos: Retos del Hábitat Popular em el Sur Global Contemporâneo: Comunidades Resilientes. 2016. Ministerio de Desarrollo Urbano y Vivienda.

SANT'ANNA, MARCIA; CARDOSO, L. A. F.; CORREA, E. L.. Professor Substituto. 2011. Universidade Federal da Bahia.

GORDILHO, A. M.;SANT'ANNA, MARCIA; MAGNAVITA, P. R.; PORTELA, T. B.; PERREIRA, G. C.; CARDOSO, L. A. F.; IVO, A. B.; ANDRADE JUNIOR, N. V.; MUNOZ, R.. Comissão de Seleção das Turmas de 2015 do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

SANT'ANNA, MARCIA; CARSALADE, F.; GHIONE, R.. Premiação de Arquitetura e Urbanismo. 2013. Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia.

SANT'ANNA, MARCIA; ANDRADE JUNIOR, N. V.; TAVARES, B.; SILVA, P. S. D.. Comissão Regional do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. 2012. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

SANT'ANNA, MARCIA. Membro do Júri Internacional para escolha dos melhores projetos e ações de 1998 voltados para a salvaguarda e gestão de paisagens culturais. 1999. United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Beth Eliana Moreira da Silva

Análise da Dinâmica Urbana do Bairro de São José: o resgate dos mascates para o patrimônio histórico e cultural; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lucia Riba Hernández

El paisaje como objeto de conservación patrimonial: la gestion de los paisajes culturales en América Latina, de la teoría a la práctica; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Piero Carapiá Lima Baptista

A participação do setor privado na produção do espaço urbano contemporâneo: congruências e incongruências do Planejamento Estratégico no Brasil, com ênfase em áreas portuárias; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Natália Cristina Ribeiro Bessa

Arquitetura e assentamentos populares em meio urbano - Brasil e América Latina 2a parte; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Melissa Torres de Amorim

Arquitetura e assentamentos populares em meio urbano - Brasil e América Latina 2a parte; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; (Orientador);

Zara Pereira Rodrigues Silva

Arquitetura e assentamentos populares em meio urbano: Salvador e estado da Bahia; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Leonardo Teixeira Kelsch Vieira

Turismo em Salvador na Era Vargas: A trajetória das políticas de inserção e promoção da atividade na cidade da Bahia entre os anos 1930 e 1945; 2018; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Denis Alex Barboza de Matos

A casa do ?Velho?: o significado da matéria no candomblé; 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Fabricio Oliveira Zanoli

Ação patrimonial, ocupação popular e os conflitos da preservação: o caso da comunidade da Gamboa de Baixo em Salvador - BA; 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Constança Gabriela Metzker Castro

Pelas mãos do povo: Um estudo sobre a circulação de saberes informais e formais na produção edilícia em ocupações urbanas; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Sara Cibele Rêgo de Medeiros

O lugar do patrimônio urbano na dinâmica da cidade de Natal/RN; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Fernanda Rocha de Oliveira

Novos olhares e antigas práticas no Tombamento de Centros Históricos: o caso de Natal-RN; 2015; Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Luz Amarily A

Espinoza; Directrices para la preservatión integrada del Centro Antiguo de San Salvador - El Salvador; 2015; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Coorientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Barbara Lopes Barbosa

Patrimônio, planejamento e produção do espaço urbano: o caso da transferência de potencial construtivo em Juiz de Fora-MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz

O Registro de Bens Culturais Imateriais como Instrumento Garantidor de Direitos Culturais; 2014; Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

FRANCISCO PHELIPE CUNHA PAZ

Retalhos de Sabença: ofícios, saberes e modos de fazer dos mestres artífices da construção tradicional em Natividade ? Tocantins; 2013; Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Maria Elena Castore

A antiga indústria têxtil soteropolitana: um patrimônio industrial 'invisível'; 2018; Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Camila Contreras Novaes

Banco de dados on line sobre arquitetura popular; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Bruna Rios Beserra

Arquitetura e assentamentos populares em meio urbano: Brasil e América Latina; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Amanda Bomfim Pereira

Banco de dados on line sobre Arquitetura Popular; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Lais Souto Novaes

Monitoria nas disciplinas ARQ 021 e ARQ 027 - História da Arquitetura e do Urbanismo I e II; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Carolina Portela Bloizi da Silva

Implantação de habitação piloto em taipa renovada; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Carolina Portela Bloizi da Silva

Estudo sobre construção em taipa em comunidade quilombola; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Camila Contreras Novaes

Ciclo de oficinas educativas em comunidade quilombola - revisitando a taipa de mão; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Rebeca Daltro Ferrari Bulhões

Monitoria na disciplina História da Arquitetura e do Urbanismo II - ARQ027; 2015; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Feferal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Joana Fraga Alemar de Souza

Monitoria na Disciplina História da Arquitetura e do Urbanismo II - ARQ 027; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Sarah Diana Frota de Albuquerque

Banco de dados on line sobre Arquitetura Popular; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Naia Teixeira

Banco de dados on line sobre Arquitetura Popular; 2014; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Márcia Genésia de Sant Anna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANT'ANNA, MARCIA . A cidade-atração: o patrimônio como insumo para o turismo. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL , v. 1, p. 57, 2019.

  • SANT'ANNA, MARCIA . Política urbana e patrimônio: monumento, documento e espetáculo. REVISTA BRASILEIRA (RIO DE JANEIRO. 1941) , v. 1, p. 53-61, 2019.

  • SANT'ANNA, MARCIA . O patrimônio cultural frente às grandes intervenções urbanas e parcerias público-privadas. PAPERS DO NAEA (UFPA) , v. 1, p. 5-12, 2018.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A cidade-patrimônio no Brasil: lições do passado e desafios contemporâneos. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL , v. 35, p. 139-155, 2017.

  • SANT'ANNA, MARCIA . Desafios e perspectivas da política federal de salvaguarda do patrimônio cultural. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL , v. 36, p. 95-105, 2017.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A noção de sustentabilidade no âmbito da política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Revista da Semana do Patrimônio Cultural de Pernembuco , v. 1, p. 101-116, 2016.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A herança do PCH: balanço crítico e desdobramentos 40 anos depois. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material , v. 24, p. 59-74, 2016.

  • SANT'ANNA, MARCIA ; ANDRADE JUNIOR, N. V. . The historic center of Salvador De Bahia. Contemporary challenges in conservation and management. CSE Journal City Safety Energy , v. 1, p. 52-69, 2016.

  • SANT'ANNA, MARCIA . Centro Histórico de Salvador: vazio legal e oportunismo. ARQUISUR REVISTA , v. 8, p. 06, 2015.

  • SANT'ANNA, MARCIA . Arquitetura Popular: espaços e saberes. POLÍTICAS CULTURAIS EM REVISTA , v. 6, p. 40-63, 2013.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A festa como patrimônio cultural: problemas e dilemas da salvaguarda. REVISTA OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL , v. 14, p. 21-30, 2013.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A Política Federal de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Desafios do Desenvolvimento , v. 62, p. 45-45, 2010.

  • SANT'ANNA, MARCIA . A Recuperação do Centro Histórico de Salvador: origens, sentidos e resultados. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , v. 8, p. 44-59, 2003.

  • SANT'ANNA, MARCIA . Patrimônio imaterial: do conceito ao problema da proteção. Tempo Brasileiro , v. 147, p. 151-162, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANT'ANNA, MARCIA . Avaliador de artigo submetido à Revista CPC da Universidade de São Paulo. 2016.

SANT'ANNA, MARCIA . elaboração de parecer para o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lúcio Costa. 2016.

SANT'ANNA, MARCIA . Política de Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. 2012.

SANT'ANNA, MARCIA . Processo de Registro n° n. 01450.004789/2014-46 - Bembé do Mercado, Santo Amaro-Bahia.. 2019.

SANT'ANNA, MARCIA . Comitê Científico do Colloque international Récits de ville. Usages de l?histoire et changement urbain. 2019.

SANT'ANNA, MARCIA . Comissão Científica do XV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XV ENECULT. 2019.

SANT'ANNA, MARCIA . Comitê Científico do 3°Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (CIHCLB). 2019.

SANT'ANNA, MARCIA . Comitê científico do 2° Seminário Arquitetura Vernácula. 2019.

SANT'ANNA, MARCIA . Processo de Registro n. 01450.016835/2009-92 - Tradições Doceiras em Pelotas e Antiga Pelotas. 2018.

SANT'ANNA, MARCIA . Processo de Tombamento n. 1.512-T-03 - Conjunto Histórico de Pelotas-RS. 2018.

SANT'ANNA, MARCIA ; ANDRADE JUNIOR, N. V. ; ESPINHA, R. B. . Relatório para o ICOMOS Brasil sobre a situação do Centro Histórico do Salvador. 2016.

SANT'ANNA, MARCIA . Membro titular do comitê executivo e membro suplente do conselho de administração do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latinna-Crespial. 2010.

SANT'ANNA, MARCIA . Membro da delegação do Brasil na UNESCO na 5ª Reunião do Comitê Intergovernamental da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. 2010.

SANT'ANNA, MARCIA . Membro da delegação do Brasil na UNESCO na I Assembléia dos Estados Partes da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.. 2006.

SANT'ANNA, MARCIA . Report of the expert meeting on Inventorying intangible cultural heritage. 2005.

SANT'ANNA, MARCIA . ?Justificativa da Proposta de Tombamento do Conjunto Urbanístico da Cidade de Sobral?. 2000.

SANT'ANNA, MARCIA . Carta de Fortaleza. 1997.

SANT'ANNA, MARCIA . Projeto coordenado pela Escola de Administração da UFBA, realizado com financiamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O curso está voltado para a capacitação de membros de comunidades de terreiros de candomblé tombados como patrimônio na Bahia, com vistas ao aprimoramento da gestão do seu patrimônio.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANT'ANNA, MARCIA . Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste - Módulo IV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANT'ANNA, MARCIA . Parecer n. 01/2013 do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. 2013. (Parecer técnico).

SANT'ANNA, MARCIA . Instrumentos e Práticas de Preservação do Patrimônio Cultural I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANT'ANNA, MARCIA . Conservação e Restauro para Engenheiros do IPHAN. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANT'ANNA, MARCIA . Aula sobre gerenciamento do patrimônio arqueológico nacional e regulamentação das questões relativas à arqueologia histórica e de contrato. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANT'ANNA, MARCIA . Aula sobre instrumentos de gestão e proteção de áreas urbanas. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Ambientação. Ed. Lac D'Annecy, apto 401, Chame-chame. 1989. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Edifício de Apartamentos. Rua Padre Daniel Lisboa, Brotas. 1988. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto para a Loja "Sem Preconceito". Shopping Barra, loja 111. 1987. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Residência. Parque São Vicente, Rua C, Quadra B, lote 16, Itaigara. 1986. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Casa de Praia. Condomínio Albatroz I, Jauá. 1986. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Casa de Praia. Condomínio Albatroz II. 1985. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA ; MATTOS, M. M. . Projeto de Edifício de Apartamentos. Vila Laura. 1985. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA . Projeto de Ambientação. Av. Euclides da Cunha, n. 149, apto 302. 1984. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA . -. 1983. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA . Projeto de Reforma e Ampliação. SHIN, QI 11, Conjunto 05, Casa 02. 1983. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA . Projeto de Reforma e Ampliação. SHIS, QL 06, Conjunto 04, casa 09. 1983. (Projeto arquitetônico).

SANT'ANNA, MARCIA . Detalhamento e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. 1982. (Projeto arquitetônico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Regulamentação de Intervenções nas Áreas Tombadas da Zona Central de Salvador, Descrição: O objetivo deste projeto é a proposição, mediante processo participativo, de uma regulamentação urbanística e de preservação específica para as áreas tombadas do Centro Histórico de Salvador e do bairro do Comércio, a partir do trabalho de diagnóstico e identificação de setores realizado no âmbito do Projeto Normas e Critérios de Intervenção para o Centro Histórico de Salvador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Integrante / Nivaldo Vieira Andrade Junior - Integrante / Luis Antonio Fernandes Cardoso - Integrante / Mariely Cabral Santana - Coordenador / Aline de Figueirôa Silva - Integrante / Marta Raquel da Silva Alves - Integrante / Gabriela Gusmão Sampaio - Integrante., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação.

  • 2019 - Atual

    Arquiteturas e configurações espaciais de comunidades indígenas e quilombolas no Brasil e na Bahia, Descrição: O objetivo desta pesquisa é focalizar a expressiva e recente produção bibliográfica que trata do tema das arquiteturas e dos assentamentos de comunidades indígenas e quilombolas em várias partes do Brasil e também na Bahia. Este eixo de pesquisa, apesar de sua importância, tem sido ainda pouco explorado no âmbito do Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (GP ARQ POP), verificando-se, ainda, a necessidade de aprofundar esses conteúdos na disciplina Arquitetura Popular, que vem sendo ofertada na Faculdade de Arquitetura da UFBA como Tópico Especial desde 2015. Por fim, considerando o crescente interesse por este tema no campo da arquitetura e urbanismo, entende-se que é fundamental enriquecer neste sentido o Guia de Fontes sobre Arquitetura Popular, disponível no site www.arqpop.arq.ufba.br.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador / Silvia Pimenta d'Affonseca - Integrante / Mariely Cabral Santana - Integrante / Natália Cristina Ribeiro Bessa - Integrante / Melissa Torres de Amorim - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Normas e Critérios de Intervenção para o Centro Histórico de Salvador, Descrição: O projeto, em parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), objetivou realizar estudos para o desenvolvimento de normas e critérios de intervenção para o Centro Histórico de Salvador. Nesta etapa foram levantadas, sistematizadas e analisadas as características do território correspondente à poligonal do Centro Histórico de Salvador e do bairro do Comércio, ambos tombados pelo IPHAN, com vistas à elaboração de diagnóstico e de proposta preliminar de setorização, bem como de diretrizes gerais de preservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Integrante / Luiz Antônio Fernandes Cardoso - Integrante / Mariely Cabral de Santana - Coordenador / Nivaldo Vieira Andrade Junior - Integrante / Aline de Figueirôa Silva - Integrante / Aline de Carvalho Luther - Integrante / Marta Raquel da Silva Alves - Integrante / Gabriela Gusmão Sampaio - Integrante., Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação.

  • 2017 - 2019

    Arquitetura e Assentamentos Populares em Meio Urbano - 1a e 2a etapas, Descrição: As cidades brasileiras, assim como as de outros países da América Latina, caracterizam-se pela existência de muitas áreas ocupadas por assentamentos ditos ?informais? ou ?populares?, nos quais as edificações e demais elementos do assentamento são resultado de processos de ocupação, concepção e construção completamente autogeridos pelos habitantes. No Brasil, há uma extensa bibliografia sobre o tema, cujo foco, de uma maneira geral, recai sobre os processos de ocupação dessas áreas, suas carências e sobre as políticas e programas de reurbanização desses setores e de melhoria das unidades habitacionais. Poucas vezes, contudo, esses assentamentos foram estudados em si mesmos numa perspectiva de que possam ter algo a ensinar ao circuito formal da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano. Em outras palavras, não somente a partir da constatação de que precisam ser mudados e melhorados, mas as partir das lições de arquitetura, urbanismo e autogestão que também contêm. São exemplos desse tipo de abordagem os estudos de John Turner sobre as barriadas do Peru e de Carlos Nelson Ferreira dos Santos sobre favelas cariocas. O objetivo principal desse projeto foi dar continuidade à alimentação e à ampliação do Guia de Fontes sobre Arquitetura Popular ? banco de dados on line, disponível no site www.arqpop.arq.ufba.br ?, desta vez com foco nos estudos, documento e obras brasileiros e latino-americanos que tratam do tema da arquitetura e do assentamento popular em meio urbano no sentido acima assinalado. Outro objetivo foi levantar subsídios que foram incorporados, em 2018, à disciplina Arquitetura Popular, ofertada como Tópico Especial no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, que vem sendo ofertada desde 2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador / Mariely Cabral de Santana - Integrante / Silvia Pimenta d'Affonseca - Integrante / Zara Pereira Rodrigues da Silva - Integrante / Bruna Rios Beserra - Integrante / Zara Pereira Rodrigues Silva - Integrante / Natália Cristina Ribeiro Bessa - Integrante / Melissa Torres de Amorim - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    Observatorio do Centro Antigo de Salvador - Observa CAS, Descrição: O projeto tem como objetivo acompahar as dinâmicas de investimento, fundiária e de usos no perímetro do chamado Centro Antigo de Salvador, bem como os planos, projetos e intervenções de preservação e renovação propostos ou em andamento nesta área, com vistas a monitorar seus impactos urbanos, sociais e sobre o patrimônio protegido. O projeto investiga em particular demandas habitacionais existentes nesta área e busca ainda identificar e produzir conhecimento sobre os movimentos sociais locais, que resistem a processos de expulsão e reivindicam permanência e melhores condições de moradia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador / Nivaldo Vieira Andrade Junior - Integrante / Mariely Cabral Santana - Integrante / Piero Carapiá Lima Baptista - Integrante / Mário Vítor Bittencourt Bastos - Integrante / Ícaro Macêdo Guimarães de Oliveira - Integrante / Leonardo Teixeira Kelsch Vieira - Integrante / Pedro Chaves Cerchiari - Integrante / Beth Eliana Moreira da Silva - Integrante / Paulo Ormindo David de Azevedo - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Patrimônio e Metrópole Contemporânea, Descrição: Projeto de pesquisa e intercâmbio aprovado no Edital n. 20/2012 do Programa Capes-Cofecub que tem como principal objetivo fomentar o intercâmbio no que toca à formação e à pesquisa voltadas para a discussão do papel e do lugar do patrimônio em face dos processos urbanos que ocorrem em contextos metropolitanos. Outros objetivos não menos importantes são a construção de um campo de reflexão comum sobre esse tema, bem como a avaliação de políticas e experiências de preservação do patrimônio urbano propostas ou executadas nesses contextos no Brasil e na França.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador / Luiz Antônio Fernandes Cardoso - Integrante / Eloisa Petti Pinheiro - Integrante / Ana Fernandes - Integrante / Glória Cecília dos Santos Figueiredo - Integrante / Maurício de Almeida Chagas - Integrante / Rosa Ribeiro Barboza de Oliveira - Integrante / Nivaldo Vieira Andrade Junior - Integrante / Daniel Andrade Caribé - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2017

    Arquitetura Popular: espaços e saberes, Descrição: Estudo e documentação, numa perspectiva histórica e contemporânea, das características espaciais, construtivas, estéticas e semânticas da ?arquitetura popular? produzida no Brasil, com foco no estado da Bahia. A pesquisa também se destina ao mapeamento e ao registro dos saberes relacionados às técnicas tradicionais de construção que ainda são praticadas no estado, contribuindo para o desenvolvimento de ações de salvaguarda voltadas para a permanência e continuidade desses saberes. Numa primeira etapa, concluída em 2013, a pesquisa produziu o Guia de Fontes sobre Arquitetura Popular, base de dados disponível no site www.arqpop.arq.ufba.br. Em seguida, a pesquisa teve continuidade medidante a alimentação periódica deste site mediante o fichamento de novas fontes documentais e bibliográficas sobre o tema. Esta segunda etapa foi concluída em 2017.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador / Eugênio de Ávila Lins - Integrante / Luiz Antônio Fernandes Cardoso - Integrante / Mariely Cabral de Santana - Integrante / Daniel Juracy Mellado Paz - Integrante / Silvia Pimenta d'Affonseca - Integrante / Constança Gabriela Metzker Castro - Integrante / Denis Alex Barboza de Matos - Integrante / Fabrício Oliveira Zanoli - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2011

    Instrumentos e Práticas de Preservação do Patrimônio Cultural, Descrição: A pesquisa trata dos instrumentos e programas de identificação, proteção e gestão do patrimônio cultural, criados e utilizados ao longo da trajetória da ação do Estado neste campo, em especial no âmbito federal, considerando suas repercussões e implicações nas práticas de preservação e salvaguarda de bens culturais de natureza material e imaterial. Trata também dos conceitos e dos contextos socioeconômicos e políticos que informaram as políticas de preservação e salvaguarda no Brasil, bem como a formulação, definição e implementação de seus instrumentos e programas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Genésia de Sant Anna - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio ANPARQ 2018 - Modalidade Dissertação - Orientadora, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

2017

Medalha Mário de Andrade - reconhecimento a notória contribuiçãoà valorização e preserrvação do patrimônio cultural, INSTITUTO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Rua Caetano Moura 121, Federação, 40210350 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32835884, Fax: (71) 32835881, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (diurno e noturno), instituído pela Portaria n° 001/2016, da Diretora da Faculdade de Arquitetura da UFBA

2014 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora do PPG-AU/FAUFBA, Carga horária: 8

2011 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Docente lotada no Departamento V - Da Evolução da Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura da UFBA, ministrando as disciplinas História da Arquitetura de do Urbanismo I (ARQ 021) e História da Arquitetura e do Urbanismo II (ARQ 027). Docente Colaborador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA, responsável pela disciplina Política de Preservação do Acervo Cultural (ARQ 802). Docente permanente do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo a partir de junho de 2012

2002 - 2008

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: -, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 15

Outras informações:
Docente das XII, XIII, XIV, e XV edições do Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos - CECRE na disciplina de Política de Preservação do Acervo Cultural.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

2016 - Atual

Instituo do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional

Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, Carga horária: 1

2011 - Atual

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

1987 - 2011

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Patrimônio Imaterial, .,Cargo ou função, Consultora do Projeto Gestão Integrada do Patrimônio Cultural dos Terreiros Tombados.

  • 10/2011

    Ensino, Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conservação e Requalificação Urbana

  • 01/2008 - 03/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Patrimônio Imaterial, Departamento de Patrimônio Imaterial.,Atividade realizada, Coordena o grupo de trabalho interinstitucional para reconhecimento e identificação da diversidade lingüística do Brasil..

  • 01/2004 - 03/2011

    Direção e administração, Departamento de Patrimônio Imaterial, .,Cargo ou função, Diretora.

  • 01/2000 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Identificação e Documentação - DID, .,Serviço realizado, Elaboração de normas e critérios de intervenção em conjuntos urbanos tombados; organização de conteúdo de seminários e cursos de reciclagem; gerenciamento de inventários de bens imóveis; coordenação de estudos para a montagem de inventário de configu.

  • 01/1998 - 06/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Proteção, Departamento de Proteção.,Atividade realizada, Coordenou o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Cultura que realizou os estudos para a implantação do Registro dos bens culturais de natureza imaterial, instrumento de preservação institucionalizado pelo Decreto n° 3.551, de 04 de agosto de 2.

  • 01/1998 - 12/1999

    Direção e administração, Departamento de Proteção, .,Cargo ou função, Diretora.

  • 01/1998 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Proteção, .,Serviço realizado, Coordenou vários processos de tombamento, dentre os quais, os de sítios urbanos relacionados à religião afro-brasileira, em Salvador..

  • 01/1996 - 12/1997

    Direção e administração, Coordenação Regional para os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, .,Cargo ou função, Coordenadora Regional.

  • 01/1996 - 12/1997

    Serviços técnicos especializados , Coordenação Regional para os Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, .,Serviço realizado, Coordenou a instrução de vários processos de tombamento, dentre os quais, os dos centros históricos das cidades de Icó e Sobral, no Estado do Ceará..

  • 01/1990 - 12/1995

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Proteção, .,Serviço realizado, Análise, aprovação, fiscalização e acompanhamento de projetos e obras de restauração, conservação e reabilitação de imóveis históricos nos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro..

1987 - 1989

Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor da Direção e Diretoria Geral Interin, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/1987 - 12/1989

    Outras atividades técnico-científicas , IPAC, IPAC.,Atividade realizada, Assessoramento técnico em atividades de preservação do patrimônio histórico e artístico do estado da Bahia; coordenação de pesquisa sobre legislação de proteção ao patrimônio..

1986 - 1987

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor FAS-II, Carga horária: 40

1983 - 1985

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto II, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro da equipe do Projeto de Mapeamento dos Sítios e Monumentos Negros da Bahia - MAMNBA (convênio com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Fundação Nacional Pró-Memória), cedida pela Prefeitura Municipal de Camaçari.

2011 - 2014

Conselho Estadual de Cultura da Bahia

Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 1

2014 - 2014

Institut d'Urbanisme de Paris Université de Paris-Est

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 4