Carolina Cerqueira Lima Dittrich

Doutora em Teoria Literária pela UFSC, com o projeto intitulado "Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto", sob orientação do Prof. Dr. Pedro de Souza. Mestre em Teoria Literária pela UFSC com o projeto intitulado "Banquete canibal e vanguarda: a viagem antropofágica", sob orientação do Prof. Dr. Stélio Furlan. Bacharel em Letras e Literatura Francesa, na área de Literatura Medieval e pós estruturalismo. Experiência na área de Letras com ênfase em Língua Francesa, Teoria Literária e Literatura e artes. Tradutora francês-português-francês.

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Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Teoria Literária

2012 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: VOZ E EMERGÊNCIA DO EU FEMININO: O LIMIAR ENTRE O SAGRADO E O PROFANO NA PASSAGEM DO CANTO AMOROSO MEDIEVAL AO MOTETO
Pedro de souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: polifonia; voz; genealogia; Feminino; sagrado; profano. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Literatura

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Banquete Canibal e Vanguarda: da viagem de Hans Staden à metáfora antropofágica,Ano de Obtenção: 2010
Stélio Furlan.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Antropofagia; Vanguarda; Literatura de viagem.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em letras frances

2003 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Relation entre des fragments du poème « Ben teinh per fol e per muzart » de Pèire Cardenal et des « Fragments d'un discours amoureux » de Roland Barthes
Orientador: Laura Teixeira Miller

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Formação complementar

2013 - 2013

William Burroughs, Vida, obra e paranoia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2009 - 2009

Museomania: O lugar e a função do museu na soc.... (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2007 - 2008

Literatura Francesa século XIX. (Carga horária: 36h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.

2006 - 2006

Cours avancé de langue et de civilisation Français. (Carga horária: 80h). , Alliance Française, AF, França.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

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Organização de eventos

SOUZA, P. ; DITTRICH, C. C. L. ; COSTA, T. ; MALISKA, Maurício . I Colóquio Internacional sobre Voz: Abordagens em Análise de Discurso e Psicanálise. 2016. (Outro).

DITTRICH, C. C. L. . Congresso brasileiro de oncologia clínica. 2001. (Congresso).

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Participação em eventos

X Semana Acadêmica de Letras.O erotismo do feminino na voz de Bach. 2016. (Seminário).

X Semana Acadêmica de Letras.O erotismo do feminino na voz em Bach. 2016. (Simpósio).

II Conferência Linguagem e Neurociências. 2014. (Congresso).

IV SEminário dos Alunos da Pós Graduação em Literatura.Música e voz Medieval. 2014. (Seminário).

Seminário educação dos corpos, cultura e história. 2014. (Seminário).

III seminário dos alunos de pós graduação em literatura. 2013. (Seminário).

La langue, la voix, la parole - colóquio. 2013. (Outra).

Muerte y Transfiguración del Mito Antropotécnico de Occidente: Filiación, Sexuación?,. 2013. (Seminário).

II Seminário de dos alunos do programa de pós graduação em Literatura. 2012. (Seminário).

I Simpósio Internacional hermeneia.O impacto das publicações de inéditos na GA em relação as interpretações sobre a filosofia heideggeriana. 2011. (Simpósio).

II Colóquio Perspectivas em Língua e Literatura.Figurações antropofágicas de Hans Staden a De Bry. 2009. (Simpósio).

Marinetti e o futurismo, cem anos. 2009. (Seminário).

Viagens: do diálogo entre discursos estéticos na escritura e na leitura. 2009. (Seminário).

Geografias do poder: Crítica feminista e pós-colonial. 2008. (Seminário).

III Simpósio Roa Bastos.Impressões. 2008. (Simpósio).

III Simpósio Roa Bastos - Viagem Intersemiótica. 2008. (Simpósio).

II Semana de Arqueologia e Patrimônio da UFSC. 2008. (Congresso).

SEPEX - Mini Curso - New Criticism. 2008. (Oficina).

Simone de Beauvoir 1908 - 2008. 2008. (Outra).

abralic. 2005. (Congresso).

Curiosidades indiscretas (sobre uma tradução da narrativa de Felisberto Hernández). 2005. (Seminário).

Notre-Dame de Paris une comédie musicale. 2005. (Outra).

Marie-Antoinette et la Révolution Française. 2004. (Seminário).

Matinée Française.canções, poemas e pequenas peças teatrais. 2004. (Oficina).

Oficina de produção teatral.produção teatral. 2004. (Oficina).

Un an en France: l'acquisition de nouvelles connaissances. 2004. (Seminário).

III Encontro Catarinense dos Cursos de Letras.(participante dos cursos). 2003. (Encontro).

Workshop de composição e orientação estética musical com Arrigo Barnabé. 2001. (Oficina).

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Comissão julgadora das bancas

Tania Regina Oliveira Ramos

DINIZ, Alai Garcia; FURLAN, Stélio;RAMOS, T. R. O.. Banquete canibal e Vanguarda. 2009. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros

MEDEIROS, Sérgio. L. R.. Banquete canibal e vanguarda: a viagem antropófica. 2010. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Claudio Celso Alano da Cruz

CRUZ, C. C. A.; SOUZA, P.; OLIVEIRA, S. A.. Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto. 2016. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Stélio Furlan

FURLAN, S.; TENFEN, M.; FONSECA, J.A; M.S.,. Banquete Canibal e Vanguarda. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jair Tadeu da Fonseca

FONSECA, J. T.. Banquete canibal e vanguarda: A viagem antropofágica. 2010. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Susan Aparecida de Oliveira

OLIVEIRA, Susan de; SOUZA, P.; CRUZ, C. C. A.; FRANCA, G. L.; PIOVEZANI, C.; GONTIJO, G.. Voz e emergência do eu feminino: O limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto.. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

George Luiz França

SOUZA, P.; PIOVEZANI, C.; FLORES, G. G.; CRUZ, C. C. A.; OLIVEIRA, S. A.;FRANÇA, G. L.. Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto. 2016. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

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Foi orientado por

Stélio Furlan

Banquete Canibal e Vanguarda; 2010; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Stélio Furlan;

Pedro de Souza

Voz e emergência do eu feminino: o limiar entre o sagrado e o profano na passagem do canto amoroso medieval ao moteto; 2016; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro de Souza;

Pedro de Souza

A genealogia das vozes nos motetos femininos; 2012; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura Universidade Federal de Santa Catarina) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Pedro de Souza;

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Produções bibliográficas

  • DITTRICH, C. C. L. . RUINOLOGIAS MODERNAS: ARQUITETURA EM KAFKA. REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 10, p. 106-114, 2014.

  • DITTRICH, C. C. L. . LUCIA DE LAMMERMMOOR, O SUJEITO DA VOZ EM ESTADO DE LOUCURA. Fragmentum (on line) , v. 36, p. 66-72, 2013.

  • DITTRICH, C. C. L. . VERTENTES PRIMITIVISTAS E A METÁFORA DA DEGLUTIÇÃO. BOITATÁ , v. 12, p. 181-193, 2012.

  • Müller, Fernanda ; COPETTI, R. ; DITTRICH, C. C. L. . O ANUÁRIO DE LITERATURA E SEU BAÚ DE MEMÓRIAS: DO PERIÓDICO ANUAL À REVISTA ELETRÔNICA SEMESTRAL. Anuário de Literatura , v. 17, p. 19-23, 2012.

  • DITTRICH, C. C. L. . Vertentes Primitivistas: o modelo do decalque como forma de esvaziamento. BOITATÁ , v. 12, p. 181/193-193, 2011.

  • DITTRICH, C. C. L. . A Parresia e o dizer verdadeiro em As Bacantes. Anuário de Literatura , v. 14, p. 106-114, 2009.

  • DITTRICH, C. C. L. . A Crucificação, Francis Bacon. Revista Alpha , v. 10, p. 01, 2009.

  • DITTRICH, C. C. L. . Lucia di Lammermoor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DITTRICH, C. C. L. . Arquitetura na linguagem: Mallarmé a Kafka. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DITTRICH, C. C. L. . Roa Bastos; do relato à performance. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DITTRICH, C. C. L. ; SOUZA, P. ; SOUSA, E. . Ser eu: Atualidade de Soren Kierkegaard. FLORIANÓPOLIS: Editora ufsc, 2017. (Tradução/Livro).

  • DITTRICH, C. C. L. ; BREUNIG, T. H. . A música de novo e de novo!. FLORIANÓPOLIS: Nota do tradutor, 2016. (Tradução/Outra).

  • DITTRICH, C. C. L. . Utopias reais ou lugares e outros lugares. Florianópolis: N.T., 2015. (Tradução/Outra).

  • DITTRICH, C. C. L. . RELATION ENTRE DES FRAGMENTS DU POÈME ?BEN TEINH PER FOL E PER MUZART? DE PÉIRE CARDENAL ET DES ?FRAGMENTS D?UN DISCOURS AMOUREUX? DE ROLAND BARTHES 2007 (Trabalho de Conclusão de Curso).

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Outras produções

DITTRICH, C. C. L. . Orgasmo Total. 2004. (Programa de rádio ou TV/Outra).

DITTRICH, C. C. L. ; COPETTI, R. ; FURLAN, Stélio ; Müller, Fernanda . Anuário de Literatura. 2010. (Editoração/Periódico).

DITTRICH, C. C. L. ; Müller, Fernanda ; COPETTI, R. ; FURLAN, Stélio . Anuário de Literatura. 2009. (Editoração/Periódico).

DITTRICH, C. C. L. . Anuário de Literatura números I e II. 2008. (Editoração/Periódico).

DITTRICH, C. C. L. . Anuário de Literatura números 1 a 12 (1993 - 2007). 2007. (Editoração/Periódico).

DITTRICH, C. C. L. . Apresentação de violão clássico. 2000. Outra.

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Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2016

    VOZ E EMERGÊNCIA DO EU FEMININO: O LIMIAR ENTRE O SAGRADO E O PROFANO NA PASSAGEM DO CANTO AMOROSO MEDIEVAL AO MOTETO, Descrição: O presente estudo visa promover uma análise da condição enunciativa da voz feminina tal como articula-se no moteto, gênero musical polifônico medieval. O moteto consistia, originalmente, em canções profanas incorporadas à liturgia religiosa. Proponho, então, uma leitura das práticas discursivas e das formas de subjetivação que aparecem na normatividade dos comportamentos ligados ao feminino vocalmente performatizado no moteto. A voz feminina é abordada através da maneira como insere-se em um conjunto de normas de comportamento individual em relação às práticas das quais esse canto faz parte. Levando em conta a dimensão polifônica do moteto, trato de explicitar pontos de tensão no deslocamento da voz. O objetivo principal é focalizar, nas enunciações vocais do feminino, o canto amoroso no limiar entre o profano e o sagrado. Em síntese, a questão é interrogar em que medida a voz feminina, ressoada nos motetos, indica certo modo de constituição do sujeito cantante. Dessa forma, a partir das performances vocais verificadas no moteto, busco traçar uma genealogia da voz feminina como ponto de subjetivação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2008 - 2010

    Banquete Canibal e Vanguarda: a viagem antropofágica, Descrição: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de antropofagia, termo reformulado pelos modernistas. A partir da perspectiva da lógica canibal invertida, me farei valer de relatos de viagens dos europeus em suas primeiras expedições à América latina. Privilegio aqui as gravuras de Theodor de Bry, e relatos como os de Hans Staden. O estudo investirá também na teoria do molho machadiana e no legado de Humanitas de Quincas Borba, que assim como o Manifesto, satiriza o determinismo e reconhece valores do estado selvagem. Buscarei, por fim, as vertentes primitivistas que conduzem este percurso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2006

    O ciclo vital da família Brasileira: A família Florianópolitana, Descrição: Pesquisa histórica da família açoriana no resgate do percurso das primeiras famílias imigrantes, na tentativa de mapear tanto a estrutura como a dinâmica das famílias e/ou configurações familiares que se instalaram na Ilha de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

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Prêmios

2007

melhor aluna do curso de francês, UFSC.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, extra curricular. , antonio edu vieira, trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 88457088

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Experiência profissional

2010 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Professor bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de francês do extra curricular, Carga horária: 12

2007 - 2007

Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes

Vínculo: Professor bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de francês, Carga horária: 4