Gabriela Salvador Valle

Graduada no curso de Nanotecnologia da UFRJ, campus de Xerém. Foi aluna de iniciação científica do CNRMN e NUMPEX-BIO da UFRJ durante 3 anos da graduação, sob a orientação da Professora Doutora Viviane de Paula, com linha de pesquisa que enfoca o estudo estrutural de quimiocinas, expressão de proteínas de membrana e interação. Atualmente cursa o segundo período de Medicina na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2018 - Atual

Faculdade de medicina de Petrópolis

Graduação em Nanotecnologia

2014 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Viviane Silva de Paula

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

COLÉGIO IPIRANGA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

3ª Escola Avançada de Física Experimental Do CBPF. (Carga horária: 64h). , Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.

2016 - 2016

Summer Language School German 2016. (Carga horária: 90h). , Technische Universität Berlin, TUBerlin, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Workshop Impressão 3D e Bioimpressão. 2018. (Outra).

primeiro simpósio de nanociencia e nanotecnologia. 2017. (Simpósio).

7ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DA UFRJ. Caracterização estrutural da quimiocina CCL20 e sua interação com o receptor CCR6. 2016. (Feira).

II encontro da rede RMN-Rio.caracterização estrutural da ccl20 e seu receptor ccr6. 2015. (Encontro).

polymers and self-assembly: from biology to nanomaterials. structural characterization of CCL20 and its recptor CCR6. 2015. (Congresso).

IV Jornada de Nanotecnologia. 2014. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bianca Pizzorno Backx

Bianca Pizzorno Backx; BERNARDO, R. R.. SÍNTESE DE ELETRÓLITOS POLIMÉRICOS PARA APLICAÇÃO EM CÉLULA SOLAR DE GRATZEL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karim Dahmouche

Estágio de curta duração dos alunos do curso de Nanotecnologia - estágio Química 90h; 2017; Orientação de outra natureza; (Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Karim Dahmouche;

Karim Dahmouche

Estágio de curta duração dos alunos do curso de Nanotecnologia - estágio Materiais 90h; 2017; Orientação de outra natureza; (Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Karim Dahmouche;

Viviane Silva de Paula

Caracterização estrutural da quimiocina CCL20 e sua interação com o receptor CCR6; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Viviane Silva de Paula;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    Caracterização estrutural da quimiocina CCL20 e sua interação com o receptor CCR6, Descrição: Quimiocinas compreendem uma superfamília de pequenas citocinas quimiotáticas, que regulam múltiplas funções fisiológicas, particularmente a migração específica de células do sistema imune através da interação com seus receptores acoplados a proteína G (GPCR). No entanto, a regulação inapropriada destas proteínas está associada a um número extraordinário de desordens fisiopatológicas. Por isso, há um interesse significativo em entender como esses receptores trabalham de forma a desenvolver drogas capazes de bloquear sua atividade. A quimiocina CCL20, também conhecida como macrophage infiltrating factor protein-3a(MIP-3a) é o ligante natural do receptor CCR6. Interações CCR6-CCL20 tem revelado papel importante em vários processos autoimunes e inflamatórios. CCR6 é expresso em câncer colorretal e tem sido mostrado que a ligação da quimiocina CCL20 promove a proliferação e migração de células tumorais in vitro. Este trabalho tem como objetivo investigar a interação intermolecular da CCL20 com o peptídeo derivado do domínio extracelular do receptor CCR6 através da espectroscopia de RMN heteronuclear. Neste trabalho nós expressamos e purificamos a quimiocina CCL20, o peptídeo que corresponde aos 35 primeiros aminoácidos da região N-terminal do receptor (CCR61-35) e o receptor íntegro em nanodiscos. Nanodiscos oferecem um ambiente biológico mais relevante par estudar proteínas de membrane usando RMN em solução. Após vários testes de expressão e solubilidade selecionamos a cepa Bl21(DE3)plysS para a expressão da proteína de fusão SUMO-CCL20, na qual foi expressa em meio mínimo marcado isotopicamente com 15NH4Cl para os estudos por RMN. Um processo de refolding durante a purificação da SUMO-CCL20 por cromatografia de afinidade à níquel foi feita. As atribuições das ressonâncias da cadeia principal da CCL20 serão obtidas através dos experimentos de tripla ressonância. Paralelamente, o peptídeo CCR61-35 recombinante foi superexpresso na cepa Rosetta(DE3) e purificado. A expressão e purificação do CCR6(1-331) íntegro reconstituido em nanodiscos estão em progresso. Mapeamento dos deslocamentos químicos e a dinâmica da interação com o peptídeo CCR61-35 revelarão a superfície de ligação na CCL20. Esses dados poderão oferecer novos insights sobre a relação estrutura-função da interação CCL20-CCR6 e poderão ajudar no desenvolvimento de novas drogas antitumorais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gabriela Salvador Valle - Coordenador / Viviane Silva de Paula - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista FAPERJ de iniciação científica, Carga horária: 20