Mauricio Oliveira Magalhães

Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Estado do Pará, Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo e Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP). Suas preferências em ensino e pesquisa estão relacionados a propriedades clinimétricas de instrumentos relevantes a fisioterapia, prática baseada em evidências e estudos relacionados a pacientes com dor lombar. Atua na área de fisioterapia músculo esquelética com ênfase nas disfunções da coluna vertebral. Docente Adjunto A do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Reabilitação

2012 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Eficácia da atividade gradual versus exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: Estudo clínico controlado aleatorizado
Orientador: em The University of Sydney ( Paulo Ferreira and Evangelos Pappas)
com Amélia Pasqual Marques. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Dor lombar; Fisioterapia; Terapia cognitivo comportamental.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Fisioterapia

2010 - 2011

Universidade Cidade de São Paulo
Título: ATITUDES E CRENÇAS DE FISIOTERAPEUTAS EM RELAÇÃO A DOR LOMBAR CRÔNICA,Ano de Obtenção: 2011
Leonardo Oliveira Pena Costa.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Fisioterapia Respiratoira

2009 - 2010

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Título: Manobra de recrutamento alveolar - Revisão bibiografica
Orientador: Erika Siqueira

Graduação em Fisioterapia

2005 - 2008

Centro Universitário do Estado do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de formação no tratamento da escoliose baseada em evidências. (Carga horária: 40h). , Clínica Fisio 10 - Qualidade de Vida, FISIO 10, Brasil.

2016 - 2016

Conceito Mulligan - Nível Básico. (Carga horária: 40h). , Clínica Diogo Bonifácio, CDB, Brasil.

2015 - 2015

Abordagem Biopsicossocial no tratamento de pacientes complexos com dor. (Carga horária: 16h). , Instituto Wilson Mello, IWM, Brasil.

2015 - 2015

Prática Baseada em evidências e elaboração de artigos em fisioterapia. (Carga horária: 15h). , Centro de Estudos e Formação Avançada Ibramed, CEFAI, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Cinesioterapia. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria da Disc. de Fisio. em Traumato Ortopedia. , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2007 - 2007

Monitoria da Disc. de Fisioterapia em Neurologia. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Formação em Quiropraxia. (Carga horária: 500h). , Instituto Brasileiro de Quiropraxia, IBRAQUI, Brasil.

2003 - 2005

Curso Avançado em Ingles. , American Shcool of Languagues, ASLAN, Brasil.

2000 - 2003

Cuso de ingles. , Centro Cultural Brasil Estados Unidos, CCBEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso Multidisciplinar de saúde. Reabilitação de atletas com dor lombar. 2018. (Congresso).

I Simpósio da Liga Academica de Fisioterapia Esportiva do Pará.Lesão muscular no esporte. 2018. (Simpósio).

Jornada Integrada de Saúde do CESUPA.Abordagem terapêutica na dor musculoesquelética. 2018. (Simpósio).

III Forúm Internacional de Fisioterapia Baseada em Evidências na dor. 2017. (Congresso).

III Forúm Internacional de Fisioterapia Baseado em Evidências na dor. Mesa Redonda: "Desafios Atuais para o Fisioterapeuta na especialidade dor". 2017. (Congresso).

III Forúm Internacional de Fisioterapia Baseado em Evidências na dor. Efeito da Terapia Cognitivo Comportamental e exercísios versus exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: Estudo controlado aleatorizado. 2017. (Congresso).

7 Jormada Paraense de Joelho - Erros e Complicações na cirirgua do joelho: Como evita-las?. 2016. (Simpósio).

Desmistificando a DTM para o clínico.Dor Miofascial e atuação da fisioterapia. 2016. (Simpósio).

III jornada de Fisioterapia na Faculdade Vale do Salgado. Fisioterapia Baseada em Evidências: Onde estamos? Onde podemos chegar?. 2016. (Congresso).

I Simpósio paraense de cirurgia do ombro e cotovelo, artroscopia e trauma ma no esporte. 2016. (Simpósio).

VII Jornada Acadêmica do CESUPA.A Ciência no Universo da Fisioterapia. 2016. (Simpósio).

XVIII Congresso Médico Amazônico. Fisiopatologia da dor. 2016. (Congresso).

XX congresso Brasileiro de Fisioterapia. Efeito da terapia cognitivo comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: Protocolo de um ensaio clínico controlado. 2013. (Congresso).

6° Congresso Internacional de Fisioterapia. Avaliação em pacientes com traumatismo raquimedular: Um estudo descritivo e transversal. 2012. (Congresso).

6° Congresso Internacional de Fisioterapia. Atitudes e crenças de fisioterapeutas em relação a dor lombar crônica. 2012. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia. ATITUDES E CRENÇAS DE FISIOTERAPEUTAS EM RELAÇÃO A DOR LOMBAR CRÔNICA. 2011. (Congresso).

World Conference of Physical Therapy. Clinimetric Testing of Two Instruments that Measure Beliefs about the Relationship Between Pain and Disability in Chronic Low Back Pain. 2011. (Congresso).

5º Congresso Internacional de Fisioterapia. Tradução, adaptação transcultural e testes clinimétricos de dois instrumentos que mensuram atitudes e crenças de profissionais da saúde sobre a relação entre dor e incapacidade em pacientes com dor lombar crônica. 2010. (Congresso).

Coneas. 2007. (Congresso).

Seminario Integrado.Atuação da fisioterapia com estrias Masculinas, um estudo de caso. 2007. (Seminário).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávia Inês Barbosa Brandão

SOUSA, R. C. G.; LIMA, S. M. A.;OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO. Estudo da orientação sexual de gêmeos monozigóticos e dizigóticos no norte do Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGNC) - UFPA.

Aluno: Bruno Phelipe Reis Alves

JACOB., M. M.; FREITAS, L. S. G.;OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO. .MARTPHONES E OS POSSÍVEIS IMPACTOS MUSCULOESQUELÉTICOS DE SEU USO EXCESSIVO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: RAFAEL SALDANHA CEI e YURI CASTRO CARDOSO

JACOB, M. M.;Magalhães, Maurício Oliveira; CALLEGARI, B.. UTILIZAÇÃO DO DRY NEEDLING NA DOR LOMBAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Kaio Primo Manso

CALLEGARI, BIANCA;OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO. Equilíbrio em crianças portadoras de HIV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: WERENA SOARES DE MORAES

MORAES, S. A. S.; MOURA, T. A. A.;OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURÍCIO. FISIOTERAPIA BASEADA EM EVIDÊNCIAS PARA A REABILITAÇÃO DE TENDINOPATIA DO TENDÃO DE CALCANÊO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rahellen da Conceição Sacramento e Ramon Coqueiro Cardoso

JACOB, M. M.; FREITAS, L. S. G.;OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO. Análise de alterações posturais relacoinadas ao uso de smarthphones: Uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bruna Elisa Godoi Vasques

LUZ JUNIOR, M. A.;Magalhães, Maurício Oliveira. A utilização da bandagem Kinesio Taping em Fisioterapia: Uma Revisão de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Paulista.

Aluno: Marcos Suares Ferreira

LUZ JUNIOR, M. A.;Magalhães, Maurício Oliveira. Eficácia dos exercícios terapêuticos e do Mat Pilates no tratamento da dor lombar crônica não específica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Paulista.

Aluno: Jéssica Carolina das Neves

LUZ JUNIOR, M. A.;MAGALHÃES, M. O.. Atitudes e crenças de estudantes de fisioterapia no tratamento de pacientes com dor lombar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Paulista.

Aluno: Leandro Garcia Pires

LUZ JUNIOR, M. A.;MAGALHÃES, M. O.. Eficácia da KinesioTaping na ativação do músculo quadríceps e inibição reflexa dos músculos isquiotibiais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Paulista.

Aluno: Camila Cayres Andrade e Gabriela Amim da Rocha

Magalhães, M.O.. Prevalência de lesões musculoesqueléticas em altetas de voleibol masculino das categorias juveniil e adulto da assembleia paraense em Belém do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Bruno da Rocha Gomes e Rafael Pires Souza

MAGALHÃES, M. O.. Prevalência de dores musculoesqueléticas em trabalhadores de olarias do município de são miguel do Guamá-Para. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Kyane Shayene Silva

MAGALHÃES, M. O.. Evidências em fisioterapia na diminuição da dor em cervicalgias: Revisão Bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Magalhães, Maurício Oliveira. Professor Auxiliar de Fisioterapia Aquática. 2014. Universidade de São Caetano do Sul.

MAGALHAES, MAURICIO OLIVEIRA. Professor Auxiliar de Fisioterapia Respiratória. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leonardo Oliveira Pena Costa

Costa, Leonardo Oliveira Pena; MARQUES, A. P.;LIEBANO, R. E.. Atitudes e crenças de fisioterapeutas em relação à pacientes com dor lombar crônica. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Elizabeth alves Gonçalves Ferreira

Marques, Amélia P.;ALVES GONÇALVES FERREIRA, ELIZABETH; FRANCA, F. J. R.; COSTA, L. O. P.; CASAROTTO, R. A.. Efeito da terapia cognitivo-comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Elizabeth alves Gonçalves Ferreira

FERREIRA, E. A. G.; CASAROTTO, R. A.; COSTA, L. O. P.. Efeito da terapia cognitivo-comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Richard Eloin Liebano

LIEBANO, Richard Eloin. Atitudes e crenças de Fisioterapeutas em relação à dor lombar crônica. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Raquel Aparecida Casarotto

MARQUES, Amelia Pasqual;Casarotto, Raquel Aparecida; Ferreira, Elizabeth Gonçalves Alves; FRANCA, F. J. R.; Freitas, DG. Efeito da terapia cognitivo comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Fabio Jorge Renovato França

FRANÇA, F. J. R.; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL; FREITAS, D. G.; FERREIRA, E. A. G.; CASAROTTO, R. A.. Efeito da terapia cognitivo-comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabillitação) - Faculdade de Medicina da USP.

Diego Galace de Freitas

MAGALHAES, M. O.;FREITAS, D. G.; MARQUES, A. P.; FERREIRA, E. A. G.; FRANCA, F. J. R.; CASARROTTO, R. A.. Efeito da Terapia Cognitivo Comportamental e Exercícios vs Programa de exercicios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não especifica: Estudo controlado Aleatorizado. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Amélia Pasqual Marques

MARQUES, A. P.. Atitudes e crenças de Fisioterapeutas em relação à dor lombar crônica. 2011. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo.

Amélia Pasqual Marques

MARQUES, A. P.; FREITAS, D.G.;FERREIRA, E. A. G.FRANÇA, F. J. R.CASAROTTO, R. A.. Efeito da terapia cognitivo-comportamental e exercícios versus programa de exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: estudo controlado aleatorizado. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Regina Célia Gomes de Sousa

ESTUDO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL DE GÊMEOS MONOZIGÓTICOS E DIZIGÓTICOS NO NORTE DO BRASIL; 2016; Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Mauricio Oliveira Magalhães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Oliveira Pena Costa

Atitudes e crenças de fisioterapeutas em relação a dor lombar crônica; 2011; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Cidade de São Paulo,; Orientador: Leonardo Oliveira Pena Costa;

Amélia Pasqual Marques

EFEITO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E EXERCÍCIOS VERSUS PROGRAMA DE EXERCÍCIOS SUPERVISIONADOS EM PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA NÃO ESPECÍFICA: ESTUDO CONTROLADO ALEATORIZADO; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amélia Pasqual Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE OLIVEIRA PAES LEME, M. ; MARQUES, A.P. ; OLIVEIRA MAGALHÃES, M. ; YUAN, S.L.K. ; FERREIRA DE MENESES, S.R. . Pain and quality of life in knee osteoarthritis, chronic low back pain and fibromyalgia: a comparative cross-sectional study. Reumatismo , v. 71, p. 68-74, 2019.

  • RAMOS, LUIZ ARMANDO VIDAL ; CALLEGARI, BIANCA ; FRANÇA, FÁBIO JORGE RENOVATO ; Magalhães, Maurício Oliveira ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; CARVALHO E SILVA, ANA PAULA DE MOURA CAMPOS ; ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO LEÃO ; COMACHIO, JOSIELLI ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Comparison Between Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation and Stabilization Exercises in Fatigue and Transversus Abdominis Activation in Patients With Lumbar Disk Herniation: A Randomized Study. JOURNAL OF MANIPULATIVE AND PHYSIOLOGICAL THERAPEUTICS , v. 41, p. 323-331, 2018.

  • RENOVATO, F. J. F. ; RAMOS, L. A. V. ; ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO ; CARVALHO E SILVA, ANA PAULA DE MOURA CAMPOS ; OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO ; MARQUES, A. P. . MOTOR CONTROL TRAINING COMPARED TO TRANSCUTANEOUS ELECTRICAL NERVE STIMULATION IN PATIENTS WITH DISC HERNIATION WITH ASSOCIATED RADICULOPATHY: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL. AMERICAN JOURNAL OF PHYSICAL MEDICINE & REHABILITATION , v. 98, p. 207-214, 2018.

  • COMACHIO, JOSIELLI ; MAGALHÃES, MAURICIO OLIVEIRA ; CAMPOS CARVALHO E SILVA, ANA PAULA DE MOURA ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . A cross-sectional study of associations between kinesiophobia, pain, disability, and quality of life in patients with chronic low back pain. Advances in Rheumatology , v. 58, p. 2-5, 2018.

  • Magalhães, Maurício Oliveira ; COMACHIO, JOSIELLI ; FERREIRA, PAULO HENRIQUE ; PAPPAS, EVANGELOS ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Effectiveness of graded activity versus physiotherapy in patients with chronic nonspecific low back pain: midterm follow up results of a randomized controlled trial. Brazilian Journal of Physical Therapy , p. 82-91, 2017.

  • ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO ; SILVA, A. P. ; FRANÇA, FÁBIO JORGE ; Magalhães, M.O. ; BURKE, T. N. ; MARQUES, A. P. . Relationship between frontal plane projection angle of the knee and hip and trunk strength in women with and without patellofemoral pain. Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation , v. 29, p. 259-266, 2016.

  • RAMOS, LUIZ ARMANDO VIDAL ; FRANÇA, FÁBIO JORGE RENOVATO ; CALLEGARI, BIANCA ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; Magalhães, Maurício Oliveira ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Are lumbar multifidus fatigue and transversus abdominis activation similar in patients with lumbar disc herniation and healthy controls? A case control study. European Spine Journal (Print) , v. 25, p. 1435-1442, 2016.

  • DE MOURA CAMPOS CARVALHO-E-SILVA, ANA PAULA ; PEIXOTO LEÃO ALMEIDA, GABRIEL ; OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURÍCIO ; RENOVATO FRANÇA, FÁBIO JORGE ; VIDAL RAMOS, LUIZ ARMANDO ; COMACHIO, JOSIELLI ; PASQUAL MARQUES, AMÉLIA . Dynamic postural stability and muscle strength in patellofemoral pain: Is there a correlation?. KNEE , v. 23, p. 616-621, 2016.

  • ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO LEÃO ; CARVALHO E SILVA, ANA PAULA DE MOURA CAMPOS ; FRANÇA, FÁBIO JORGE RENOVATO ; Magalhães, Maurício Oliveira ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Does Anterior Knee Pain Severity and Function Relate to the Frontal Plane Projection Angle and Trunk and Hip Strength in Women with Patellofemoral Pain?. Journal of Bodywork and Movement Therapies , v. 19, p. 558-564, 2015.

  • MAGALHÃES, MAURICIO OLIVEIRA ; MUZI, LUZILAURI HARUMI ; COMACHIO, JOSIELLI ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; RENOVATO FRANÇA, FABIO JORGE ; VIDAL RAMOS, LUIZ ARMANDO ; ALMEIDA LEÃO, GABRIEL PEIXOTO ; DE MOURA CAMPOS CARVALHO-E-SILVA, ANA PAULA ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . The short-term effects of graded activity versus physiotherapy in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial. Manual Therapy , p. 603-609, 2015.

  • COMACHIO, JOSIELLI ; OLIVEIRA MAGALHÃES, MAURICIO ; NOGUEIRA BURKE, THOMAZ ; VIDAL RAMOS, LUIZ ARMANDO ; PEIXOTO LEÃO ALMEIDA, GABRIEL ; SILVA, ANA PAULA M. C. C. ; FERREIRA DE MENESES, SARAH RÚBIA ; COSTA-FRUTUOSO, JECILENE ROSANA ; SANTOS MIOTTO AMORIM, CINTHIA ; PASQUAL MARQUES, AMÉLIA . Efficacy of acupuncture and electroacupuncture in patients with nonspecific low back pain: study protocol for a randomized controlled trial. Trials (London) , v. 16, p. 469, 2015.

  • ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO LEÃO ; FRANÇA, FÁBIO JORGE RENOVATO ; Magalhães, Maurício Oliveira ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Ângulo q na dor patelofemoral: relação com valgo dinâmico de joelho, torque abdutor do quadril, dor e função. Revista Brasileira de Ortopedia (Impresso) , v. 51, p. 181-186, 2015.

  • CAFFARO, RENE ROGIERI ; FRANÇA, FÁBIO JORGE RENOVATO ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; Magalhães, Maurício Oliveira ; RAMOS, LUIZ ARMANDO VIDAL ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Postural control in individuals with and without non-specific chronic low back pain: a preliminary case-control study. European Spine Journal (Print) , v. 23, p. 807-813, 2014.

  • PICANCO, T. A. ; RAMOS, LUIZ ARMANDO VIDAL ; RENOVATO FRANÇA, FABIO JORGE ; BURKE, T. N. ; Magalhães, Maurício O. ; SILVA, F. R. F. ; SILVA, N. N. . The effect of acute massage therapy in subjects hipertensive. Ciência em Movimento - Reabilitação e Saúde , v. 16, p. 9-15-15, 2014.

  • 2013 MAGALHAES, MAURICIO OLIVEIRA ; FRANÇA, FÁBIO JORGE ; BURKE, THOMAZ NOGUEIRA ; RAMOS, LUIZ ARMANDO ; E SILVA, ANA PAULA ; ALMEIDA, GABRIEL PEIXOTO ; YUAN, SUSAN LEE ; MARQUES, AMÉLIA PASQUAL . Efficacy of graded activity versus supervised exercises in patients with chronic non-specific low back pain: protocol of a randomised controlled trial. BMC Musculoskeletal Disorders (Online) , v. 14, p. 36, 2013.

  • MONTEIRO, RENAN LIMA ; DE OLIVEIRA, LAIO BRAGA ; RAMOS, LUIZ ARMANDO VIDAL ; MAGALHÃES, MAURICIO OLIVEIRA ; DE RESENDE, MARÍLIA MANIGLIA ; CALLEGARI, BIANCA . Conventional kinesiotherapy or Pilates mat exercises, what is more efficient for abdominal weakness? A feasibility study. Journal of Biomedical Science and Engineering , v. 06, p. 1171-1177, 2013.

  • 2012 Magalhães, Maurício O. ; Costa, Leonardo O. P. ; Cabral, Cristina M. N. ; Machado, Luciana A. C. . Attitudes and beliefs of Brazilian physical therapists about chronic low back pain: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 1, p. 1-0, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Magalhães, Maurício Oliveira . FisioComEvidencia. 2016; Tema: Fisioterapia Baseada em evidência. (Rede social).

Magalhães, M.O. . Oficina de Massoterapia. 2016. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Prevalencia de escoliose idiopática em Belém (PA), Descrição: A escoliose é uma patologia comum em adolescentes e se caracteriza pela alteração na curvatura fisiológica da coluna, isso se dá de forma tridimensional com angulações maiores que 10o (Método de Cobb). Esta patologia pode causar, além de problemas emocionais relacionados a estética prejudicada, dor e em casos mais graves problemas relacionados a mecânica pulmonar. Programas que visam o rastreamento para o diagnóstico precoce são importantes tanto na redução dos custos relacionados à saúde quanto na elaboração de um plano de tratamento na fase inicial da doença. Porém, no Brasil, ainda não há políticas públicas relacionadas à triagem escolar destinadas ao rastreamento da escoliose idiopática em adolescentes. Estudos sobre a prevalência no Brasil têm utilizado metodologias bastante divergentes, não apenas na avaliação, mas também nas técnicas de amostragem e faixas etárias avaliadas. Além de não seguirem os padrões descritos no consenso emitido pela SOSORT. Dessa forma, há uma escassez de dados epidemiológicos sobre a prevalência de escoliose idiopática em adolescentes no hemisfério sul, o que resulta na falta de informação sobre a etiologia e a história natural da doença na escoliose idiopática, principalmente quanto as questões psicossociais relacionadas à doença. O objetivo principal deste estudo será estimar a prevalência da escoliose idiopática em adolescente de Belém (PA).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Coordenador / Denise da Silva Pinto - Integrante / MELLINA MONTEIRO JACOB. - Integrante / Marcella Veronnica Pereira Gomes - Integrante.

  • 2019 - Atual

    CUIDADO INTERPROFISSIONAL À SAÚDE DO IDOSO PARA PREVENIR QUEDAS, Descrição: O envelhecimento populacional é um fato inevitável e característico tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento. Estima-se que em 2025 o Brasil terá cerca de 33 milhões de idosos, posicionando-se em sexto lugar no mundo com maior número de idosos. O processo de envelhecimento é caracterizado por um conjunto de alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas. Devido a essas alterações, os indivíduos apresentam perda progressiva da capacidade funcional e qualidade de vida, favorecendo o risco de quedas nessa população. A presente proposta visa melhorar a qualidade de vida desses idosos, diminuindo o risco de quedas e aumentando sua independência funcional. Essa proposta está embasada no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) elaborado pelo Ministério da Saúde que visa promover o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e apoiar os serviços de saúde voltados às doenças crônicas, a fim de evitar hospitalizações e mortalidade. O objetivo desse estudo é realizar avaliação de fatores de risco e prestar atendimento individualizado e interdisciplinar em idosos da comunidade a fim de minimizar risco de quedas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Coordenador / Natáli Valim Oliver Bento Torres - Integrante / Juliene Corrêa Barbosa - Integrante / Márcia Gabriele de Brito Moraes. - Integrante.

  • 2016 - Atual

    PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM IDOSOS DE DIFERENTES POPULAÇÕES BRASILEIRAS, Descrição: A dor lombar é um importante problema de saúde com grandes consequências do ponto de vista socioeconômico e está associada com altos custos para o sistema de saúde, absenteísmo no trabalho e redução no desempenho funcional. Uma revisão sistemática sobre prevalência de dor lombar reporta que 39% dos adultos sofrerão ao menos um episódio de dor lombar ao longo de suas vidas. A prevalência pontual foi de aproximadamente 18%, enquanto a prevalência de dor lombar nos últimos 12 meses foi de aproximadamente 30%. No Brasil os trabalhos sobre prevalência de dor lombar em idosos são raros e muitos estão focados em populações específicas. Objetivo: Mensurar a prevalência de dor lombar em idosos na população brasileira seguindo as diretrizes existentes sobre a condução de estudos de prevalência específicos para dor lombar e avaliar os fatores associados à dor lombar. Métodos: A pesquisa será composta por cinco estudos: Estudo 1- Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de São Paulo; Estudo 2 - Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de Macapá, Amapá; Estudo 3 - Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de Manaus, Amazonas; Estudo 4 - Prevalência de dor lombar em idosos da cidade de Belém, Pará; Estudo 5 ? Prevalência da dor lombar em idosos da cidade de Presidente Prudente. A amostra será constituída de indivíduos acima de 60 anos, de ambos os sexos. Inicialmente será aplicado um questionário contendo dados pessoais dos participantes e perguntas sobre a dor pontual nos últimos 12 meses associadas à dor lombar. Serão abordadas variáveis sócio demográficas, comportamentais, ocupacionais, antropométricas e emocionais. A dor será avaliada pela escala numérica de dor e abordará a dor no momento da entrevista e nos últimos 12 meses e a incapacidade com o Questionário de Incapacidade de Roland Morris. A amostra total do estudo a ser recrutada em cada cidade é de 513 indivíduos. Análise estatística: A prevalência atual, nos últimos 12 meses e em algum momento na vida será calculada através de percentuais e seus respectivos intervalos de confiança a 95% e as demais variáveis através de estatística descritiva simples. Os dados demográficos da amostra serão comparados com os dados do CENSO 2010 pelo teste t de Student... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Luiz Armando Vidal Ramos - Integrante / Bianca CALLEGARI - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2016

    Eficácia das da atividade gradual (graded activity) e exercícios supervisionados em pacientes com dor lombar crônica não específica: Estudo controlado aleatorizado, Descrição: Trata-se de um estudo controlado aleatorizado com 66 pacientes com dor lombar crônica que receberão dois tipos de tratamento fisioterapêutico (Atividade gradual e exercícios supervisionados) afim de comparar a eficácia de um em relação ao outro na intensidade da dor e incapacidade funcional. Os pacientes serão tratados por seis semanas e serão avaliados na linha de base, após tratamento e 3 e 6 meses do fim do tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Fábio Jorge França Renovato - Integrante / Luzi Muto Harumi - Integrante.

  • 2010 - 2014

    DESENVOLVIMENTO, ACURÁCIA E CONFIABILIDADE DE UM SISTEMA DE ANÁLISE POSTURAL EM TRÊS DIMENSÕES, Descrição: Este estudo tem como objetivo desenvolver, verificar a acurácia e a confiabilidade de um sistema de análise postural em três dimensões baseado na digitalização automática de pontos anatômicos corporais por sensores e emissores infravermelhos de baixo custo... Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Fábio Jorge França Renovato - Integrante / Thomaz Nogueira Burke - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Eficácia da Estabilização Segmentar Lombar em pacientes com hérnia discal lombar: Um ensaio clínico randomizado, Descrição: Trata-se de um ensaio clínico randomizado cujo objetivo é o tratamento de indivíduos portadores de hérnia discal lombar. OBJETIVO: Investigar a eficácia dos exercícios do método Estabilização Segmentar Lombar (ESL) e da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) na dor, capacidade funcional e capacidade de ativação do músculo transverso do abdome (TrA) de indivíduos com dor lombar crônica causada por hérnia de disco. METODOLOGIA: Participarão da pesquisa 60 indivíduos com hérnia de disco lombar, diagnosticados por um médico radiologista e serão randomizados em dois grupos: Grupo Estabilização Lombar (EL) (exercícios específicos para os músculos transverso do abdome e multífido lombar) (n=30) e Grupo TENS (GT) (n=30) que receberá atendimento com corrente de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). Serão avaliados quanto à dor (Escala Visual Analógica e Questionário McGill de Dor), capacidade funcional (Índice de Incapacidade de Oswestry), capacidade recrutamento do músculo TrA (Unidade de Biofeedback Pressórico-UBP), e o grau da curvatura lombar será analisado por meio de radiografia. Os grupos serão tratados em duas sessões semanais com duração de 60 minutos por nove semanas. Cada paciente será avaliado antes, após e seis meses após o fim do tratamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Fábio Jorge França Renovato - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação da fadiga do músculo multífido lombar e ativação do transverso do abdome em indivíduos com hérnia discal lombar, Descrição: Descrição: Trata-se de um estudo transversal com o objetivo de avaliar a fadiga do músculo ML e a capacidade de ativação do TrA de indivíduos com e sem hérnia discal lombar. Metodologia: Indivíduos com idade variando de 20 a 50 anos serão divididos em dois grupos: Grupo Hérnia Lombar (GHL) (n=20) e Grupo Controle (GC) (n=20) sem hérnia lombar. Os pacientes herniados serão diagnosticados por um médico radiologista por meio de ressonância magnética por imagem (RMI) ou tomografia computadorizada (TC). A avaliação terá a duração de 40 minutos e serão avaliadas a fadiga do músculo ML com Eletromiografia (EMG), capacidade de recrutamento do músculo TrA com a Unidade de Biofeedback Pressórico (UBP), dor pela escala visual analógica (EVA) e questionário McGill de Dor, esforço pela escala de Borg-CR10 e capacidade funcional pelo Índice de Incapacidade de Oswestry.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Fábio Jorge França Renovato - Integrante / Luiz Armando Vidal Ramos - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Análise clinimétrica de instrumentos de avaliação, Descrição: Descrição: Trata-se de projetos de tradução, adaptação e análise das propriedades de medida de instrumentos relevantes para a área de saúde em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mauricio Oliveira Magalhães - Integrante / Amélia Pasqual Marques - Coordenador / Fábio Jorge França Renovato - Integrante / Mariana de Oliveira Paes Leme - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Aprovação no concurso para Professor Substituto Adjunto I, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Pará.

2016

Aprovação em 2° lugar para professor efetivo da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará, UFPA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. , Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32018892, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2007 - 2007

    Nucle de Naturologia da Amazonia

    Vínculo: Trabalhista, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuei na parte de terapia manual ( quiropraxia )

  • 2006 - 2007

    Hospital Metropolitano de Urgencia e Emergencia de Belem-PA

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Atuei na area de fisioteterapia nas UTI's Adulta e Pediatrica , alem das enfermarias adulta e pediatrica

  • 2006 - 2006

    Centro de Saude Demetrio Medrado

    Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Fisioterapia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuei como estagiario no ambulatorio de Fisioterapia e atuava na parte de eletroterapia , mecanoterapia, cinesioterapia e ortese e protese.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto I da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará

  • 2016 - 2018

    Clínica Fisio 10 - Qualidade de Vida

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coodenador Científico e Fisioterapeuta