Pedro Henrique Gonçalves Inazawa

Engenheiro eletrônico formado pela Universidade de Brasília - UnB, DF, Brasil. Atualmente faz mestrado no Programa de Engenharia Biomédica da Universidade de Brasília, Campus Gama (FGA - UnB). Possui experiência na área de tecnologias assistivas, Instrumentação eletrônica, processamento de sinais fisiológicos, sistemas embarcados e Inteligencia Artificial focada em Machine Learning. Possui publicações nacionais e internacionais e uma patente. É colaborador do Laboratório de Engenharia Biomédica (LAB - UnB), do Laboratório de Arte e Tecnociência (LART -UNB) e do Laboratório de Dependabilidade e Segurança de Software (LADES- UnB).

Informações coletadas do Lattes em 03/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Eletronica

2009 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Construção e dimensionamento de um driver de laser de diodo para termoablação - LAIS
Orientador: Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Dispositivos Embarcados.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Firmware.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia Elétrica.

Participação em eventos

III Encontro Internacional de Arte e Tecnociência: Sensório expandido.Instrumentação biomédica e Visualização de dados.. 2015. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • ROSA, S. S. R. F. ; ROSA, M. F. F. ; MARQUES, M. P. ; GUIMARÃES, G. A. ; MOTTA, B. C. ; MACEDO, Y. C. L. ; INAZAWA, P. ; DOMINGUEZ, A. ; MACEDO, F. S. ; LOPES, C. A. P. ; DA ROCHA, A. F. . Regeneration of Diabetic Foot Ulcers Based on Therapy with Red LED Light and a Natural Latex Biomembrane. Annals of Biomedical Engineering , v. 2019, p. 1-12, 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Educação Alimentar por meio do Controle da Velocidade de Entrada do Alimento na Boca., Descrição: A obesidade é uma acumulação excessiva ou anormal de substâncias nas células de gordura que apresenta risco à saúde. Sua principal causa é o desequilíbrio energético entre o volume de alimento (sólido e líquido) consumido e o eliminado. O tratamento da obesidade permanece desafiador, mas quando bem sucedido, resulta em uma melhoria substancial das comorbidades e em um prolongamento da expectativa de vida do indivíduo. As medidas conservadoras, incluindo a dieta, a mudança comportamental e os inibidores de apetite, são raramente bem sucedidas. Vários procedimentos cirúrgicos antiobesidade têm sido desenvolvidos, embora alguns, incluindo a cirurgia de bypass jejunoileal, tenham sido abandonados devido às complicações graves e aos óbitos tardios. Trata-se de um problema de saúde pública que não pode mais ser visto meramente como uma disfunção estética ou social. São poucos os trabalhos publicados na literatura que retratam a questão da importância de se alimentar numa velocidade adequada. O objetivo desse projeto é a analise da hipótese: Educação alimentar por meio do Controle da velocidade de entrada do alimento na boca. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Gonçalves Inazawa - Integrante / Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa - Coordenador / Josimar L. Sefarim - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de uma Palmilha para Pé Diabético Derivada do Látex Natural para Indução de Cicatrização, Descrição: O presente tem como objetivo a cicatrização de úlceras neuropáticas e isquêmicas provocadas pela diabetes mellitus. Será analisada, de forma inovadora, a ação conjunta e simultânea de biomateriais (látex) e laser de baixa intensidade na regeneração tecidual, através da aplicação de uma palmilha cicatrizante inédita para pés diabéticos. Ambos agentes possuem características e propriedades capazes de induzir a regeneração e neoformação tecidual. Esta palmilha confeccionada com látex natural da seringueira Hevea brasilienses apresenta um sistema eletrônico de regeneração tecidual, no qual é utilizada uma célula irradiadora de laser. Radiações tipo laser de baixa potência, com espectros de ondas eletromagnéticas de aproximadamente 635 nm possuem ação angiogênica, o que pode ocasionar a neoformação tecidual. Por outro lado, o látex natural extraído da seringueira (Hevea brasiliensis) possui propriedades indutoras de neovascularização e regeneração tecidual, comprovada em várias espécies e em diferentes estudos do organismo. Muitas pesquisas que utilizaram este biomaterial como implante, em diferentes tecidos tem demonstrado resultados satisfatórios, o que motiva a realização de novos trabalhos nesta área, em diferentes espécies. Esta palmilha que promove a cicatrização de úlceras em pés diabéticos é confeccionada de forma individualizada e personalizada para cada paciente. O diabetes mellitus (DM) é um dos problemas de saúde mais importantes da atualidade, por ser uma doença com elevada morbidade e mortalidade. É um distúrbio metabólico crônico e complexo caracterizado por comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia, associado a uma variedade de complicações em órgãos essenciais para manutenção da vida. As complicações crônicas do diabetes mellitus (DM) tornam-se a causa mais comum de amputações não traumáticas .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Henrique Gonçalves Inazawa - Integrante / Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa - Coordenador.

  • 2012 - 2016

    Tecnologias avançadas de próteses para amputados do membro inferior, Descrição: Os projetos pertencentes ao TAAAI (Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Autonomia e Inclusão) que é um núcleo de cooperação interdisciplinar com potencial para nucleação de professores pesquisadores lotados em diferentes unidades acadêmicas da Universidade de Brasília que atuam em linhas de pesquisa e extensão universitária em distintas temáticas que convergem para o desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, prática e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Os projetos de pesquisa são desenvolvidos pelo grupo são com enfoque principal de se aplicar tecnologia em assistência para ampliar o acesso da população a bens e serviços que criem oportunidades para inclusão produtiva e social, bem como oportunidade para organização da gestão, cooperação, infraestrutura e serviços tecnológicos passíveis de serem repassados aos setores públicos e privados para desenvolvimento sustentável local e nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Pedro Henrique Gonçalves Inazawa - Integrante / Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Desenvolvimento de Dispositivo de Infusão Contínua de Insulina (Bomba de Insulina), Descrição: O trabalho aborda o projeto de um dispositivo de infusão contínua de insulina (bomba de insulina) para ser aplicado em portadores de Diabetes Mellitus do tipo 1, principalmente, mas também pode ser aplicado em portadores de Diabetes Mellitus do tipo 2 que façam aplicações de insulina, embora seu uso seja menos indicado. O dispositivo busca imitar o funcionamento de um pâncreas normal, injetando insulina a intervalos de tempo regulares e curtos, por meio de catéter inserido no paciente, para que a insulinização se torne a mais próxima da natural possível. A bomba deve ser capaz de armazenar uma configuração diferente por hora, durante 24h, com infusão regular de no máximo 3 em 3 minutos e deve conter um sistema de controle, display, botões para configurações diversas, sensores de temperatura, de pressão e de bolhas de ar no catéter, reservatório de insulina com capacidade suficiente para alguns dias e motor de passo extremamente preciso para a infusão mínima de 0,1 Unidades de Insulina. O tratamento com bombas de infusão de insulina é considerado extremamente eficaz, por ser mais próximo do comportamento normal de um pâncreas não diabético, e traz benefícios que os outros tratamentos, com injeções diárias de insulina, não são capazes de prover. O dispositivo que se visa projetar deverá ser mais simples do que os modelos encontrados no mercado e consequentemente mais barato. O projeto também pretende analisar as funções da bomba e solucionar possíveis problemas que ocorram nos dispositivos existentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Pedro Henrique Gonçalves Inazawa - Integrante / José Felício Da SIlva - Coordenador / Luiza Prado - Integrante / Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa - Integrante / Veruska Carvalho - Integrante.

Prêmios

2018

Best Paper Award to the paper: "Document type classification for Brazil?s supreme court using a Convolutional Neural Network", THE TENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON FORENSIC COMPUTER SCIENCE AND CYBER LAW - ICoFCS 2018.

2009

Certificate of Proficiency in English, The University of Michigan.

2007

Curso Avançado de Inglês, Casa Thomas Jefferson.

2007

Translation Practice - Curso Pós-Avançado de Tradução Prática, Casa Thomas Jefferson.

2005

Curso Básico/Intermediário de Inglês, Casa Thomas Jefferson.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução a ciência da Comp.(ICC), Carga horária: 4

2015 - 2017

Autotrac Comércio e Telecomunicação S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4