Fernanda de Oliveira Silva Portela

Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa voltada para identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira no século XIX ,através da análise historiográfica da paisagem e do território. Em 2011-2013 foi bolsista de extensão e iniciação científica, atuando em frentes de projeto na área de preservação de bens de interesse histórico-cultural e planejamento urbano através da participação da elaboração de planos diretores de algumas cidades mineiras no âmbito do Núcleo e Pesquisa e Extensão ?Urbanismo em Minas Gerais? (NPE- Urbanismomg) da Fau-UFJF. Em 2014, foi contemplada com a bolsa Ciência sem Fronteiras do CNPQ e estudou na Université de Liège, na Bélgica, no período de um ano. Em 2015, foi monitora da disciplina de "Técnicas Retrospectivas", com a temática voltada para o estudo da preservação do patrimônio cultural e restauro.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Arquitetura

2017 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: A rede do cafe: Diálogos espaço-tempo para identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira,Ano de Obtenção: 2019
Vanessa Borges Brasileiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2010 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Caminhos da Memória e do Café na Zona da Mata : Projeto de Intervenção na Fazenda das Oliveiras
Orientador: Monica Cristina Henriques Leite Olender
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Cristo Redentor

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Valorização Patrimonial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4° Colóquio Ibero Americano.As transformações e interpretações da paisagem rural no transcurso do tempo: o caso da Fazenda das Oliveiras. 2016. (Outra).

4° Colóquio Ibero Americano.Paisagem rural do Desterro do Melo: um reflexo da consolidação das fazendas centenárias. 2016. (Outra).

VIII Fórum Mestres e Conselheiros.Cultura, memória e identidade: estudo sobre as relações urbanas em Muriaé. 2016. (Outra).

VIII Fórum Mestres e Conselheiros.Caminhos da memória e do café da Zona da Mata Mineira: pela preservação da Fazenda das Oliveiras. 2016. (Outra).

"Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino", proferida pela Profª. Drª. Doris Catherine Cornelie Knats Kowaltowski. 2012. (Olimpíada).

" Como construir ferramentas de auxílio à decisão para caracterizar a relação cidade-energia-clima", proferida pelos professores Luc Adolphe e Frédéric Bonneaud da Universidade de Toulouse. 2012. (Outra).

1° Encontro de Comunidades Quilombolas da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais- Kizomba Namata. 2012. (Encontro).

2 COLÓQUIO IBERO-AMERICANO.- PAISAGEM CULTURAL, PATRIMÔNIO E PROJETO.PROJETO DE RESTAURO: CAPELA DO ROSÁRIO NO MUNICÍPIO DE MATIAS BARBOSA MINAS GERAIS, BRASIL.PROJETO DE RESTAURO: CAPELA DO ROSÁRIO NO MUNICÍPIO DE MATIAS BARBOSA MINAS GERAIS, BRASIL. 2012. (Outra).

Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade- I CATS. 2012. (Congresso).

Desenho Urbano - Palestra ministrada pelo professor Tim Waterman, da Writtle School of Design ( Londres/ Inglaterra). 2012. (Outra).

Fundamentos do Paisagismo- Palestra ministrada pelo professor Tim Waterman, da Writtle School of Design ( Londres/ Inglaterra). 2012. (Outra).

II CONGRESSO PAULISTA DE EXTENSÃO. CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFESP. RESTAURO DA CAPELA DO ROSÁRIO O MUNICÍPIO DE MATIAS BARBOSA, MINAS GERAIS, BRASIL. 2012. (Congresso).

II Seminário "Olhar sobre o que é nosso" Patrimônio, Cultura e Educaçã. 2012. (Seminário).

I Seminário de Saúde Ampliada, Educação Popular e Desenvolvimento Sustentável da Cidade Alta.Pelas Cidades: Jornadas de Planejamento Municipal Pela Proteção da Memória e do Patrimônio Cultural dos Municípios de Minas Gerais. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Altamiro Sérgio Mol Bessa

BRASILEIRO, V. B.;BESSA, A. S. M.; Junqueira, P/. ?A rede do café: Diálogos espaço-tempo para identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Altamiro Sérgio Mol Bessa

BRASILEIRO, V. B.; D'Angelo, A. G. D.;BESSA, Altamiro Sérgio Mol. A rede do café: diálogos espaço-tempo para identificação de fazendas cafeeiras na zona da Mata mineira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanessa Borges Brasileiro

BRASILEIRO, VANESSA BORGES; MOL, A.; SCHETTINO, P. T. J.. A rede do café: Diálogos espaço-tempo para a identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ALBA NÉLIDA DE MENDONÇA BISPO

BISPO, A. N. M.; OLENDER, M. C. H. L.. Caminhos da memória e do café na Zona da Mata: Projeto de intervenção na Fazenda das Oliveiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

André Guilherme Dornelles Dangelo

BRASILEIRO, V. B.; BESSA, A. S. M.;DANGELO, A. G. D.. A rede do café: Diálogos espaço-tempo para identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira.. 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Borges Brasileiro

A rede do café: Diálogos espaço-tempo para a identificação das fazendas cafeeiras na Zona da Mata mineira; 2019; Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa Borges Brasileiro;

Fábio José Martins de Lima

Pelas cidades: Jornadas de planejamento municipal pela proteção da memória e do patrimônio cultural dos municípios; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF; Orientador: Fabio Jose Martins de Lima;

Monica Cristina Henriques Leite Olender

Caminhos da memória e do café na Zona da Mata: Projeto de intervenção na Fazenda das Oliveiras; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Monica Cristina Henriques Leite Olender;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Urbanismo em Minas Gerais: Olhares de engenheiros, arquitetos, geógrafos e outros planejadores. Interlocuções nacionais e internacionais e Itinerários para a institucionalização do urbanismo e do planejamento urbano em Minas Gerais, Descrição: Descrição: A perspectiva que se coloca é a continuaçao de pesquisas anteriores para a compreensão da história do urbanismo e do planejamento urbano em Minas Gerais, com a intençao de maior fundamentaçao sobre as intervençoes urbanisticas pensadas e realizadas no passado e na atualidade. O que se pretende é a complementação e a atualização dos referenciais voltados para o urbanismo e o planejamento urbano nos dias atuais, particularmente no tocante as cidades balnearias do estado. Estas se localizam na regiao sul e oeste do Estado de Minas Gerais. O enfoque permanece no perido composto entre os anos 1930 e 1980, numa perspectiva de análise comparada no período configurado pelo Estado Novo e pela Ditadura Militar. A primeira com as questões relacionadas com o processo de institucionalização e consolidação do urbanismo e do planejamento urbano junto à administração pública, a partir da capital do estado, Belo Horizonte. A segunda, voltada para o entendimento das interlocuções internacionais e nacionais dos urbanistas atuantes neste período, inclusive à frente de órgãos municipais e estaduais, particularmente no ambito da Secretaria de Viaçao e Obras Publicas do Estado junto aos Serviços de Estancias Hidro-Minerais do Estado. Estes como responsaveis pelas propostas urbanisticas desenvolvidas para as cidades balnearias do estado, a saber, Araxa, Cambuquira, Caxambu, Conceiçao do Rio Verde, Lambari, Poços de Caldas e Sao Lourenço. Nestas duas frentes de abordagem, como mencionado, sobre os órgãos de planejamento em Minas Gerais e sobre as interlocuções dos urbanistas que atuaram nos departamentos e comissões, serao empreendidos estudos específicos, para esta continuidade proposta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda de Oliveira Silva Portela - Integrante / Bárbara Lopes Barbosa - Integrante / Lívea Rocha Pereira - Integrante / Helena Tuler Creston - Integrante / Bianca da Silva Marcondes Veiga - Integrante / Fabio Jose Martins de Lima - Coordenador / Raquel Von Randow Portes - Integrante / Luisa Feyo Guimarães Peixoto - Integrante / Marine Luiza de Oliveira Mattos - Integrante / Aline Moreira Fernandes Barata - Integrante / Camilla Cristhina Muniz Américo - Integrante / Lorena Noé Dini - Integrante / Paulo Stuart Engel Jacob da Silveira - Integrante.

  • 2010 - Atual

    COMPANY TOWNS IN THE WORLD. ORIGIN, EVOLUTION AND REHABILITATION, Descrição: Colaboração estabelecida com o Dipartimento di Storia della Università di Padova na identificação, caracterização, descrição e estudos sobre os casos de Company Towns no Brasil. O projeto é coordenado pelo Prof. Luigi Fontana desde 2007 com o intuito da montagem de um quadro sobre as ocorrências deste tipo de agenciamento espacial que compreende um Atlas virtual... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda de Oliveira Silva Portela - Integrante / Lívea Rocha Pereira - Integrante / Antônio Carlos Boscariol - Integrante / Bianca da Silva Marcondes Veiga - Integrante / Fabio Jose Martins de Lima - Coordenador / Raquel Von Randow Portes - Integrante / Klinton de Melo Barbosa Júnior - Integrante / Luisa Feyo Guimarães Peixoto - Integrante / Marine Luiza de Oliveira Mattos - Integrante / Aline Moreira Fernandes Barata - Integrante / Camilla Cristhina Muniz Américo - Integrante / Ítala Karlla Loures Rodrigues - Integrante / Lorena Noé Dini - Integrante / Maria Conceiçao Schetino - Integrante / Fabricio Oliveira Zanolli - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Primeiro Lugar na apresentação do trabalho PÔSTER, com a área temática: Cultura, Universidade Federal de São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina: Técnicas Retrospectivas. Orientadora: Prof. Me. Mônica Cristina Henriques Leite Olender

2014 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 12

Outras informações:
Participou da elaboração do projeto de restauro da Chácara das Rosas (Cambuquira- MG) , atuando nas etapas de levantamento físico-arquitetônico, leituras técnicas, levantamento do estado de conservação e estudos para preservação do bem cultural, no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais (NPE-Urbanismo.mg).

2013 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Participou da elaboração dos planos diretores de Matias Barbosa (MG) e Simão Pereira (MG).

2013 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Participou da elaboração de estudos multidisciplinares voltados para proteção do Conjunto Urbano de Simão Pereira (MG), atuando nas etapas de levantamento cadastral, fichas fotográficas, dossiês, elaboração de mapas, e estudos para preservação dos bens culturais, estudos do perímetro de proteção, no Município de Simão Pereira, no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais (NPE-Urbanismo.mg).

2012 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

2011 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 12

Outras informações:
Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora. www.ufjf.br/urbanismomg

Atividades

  • 03/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa

2015 - 2015

Cabinet Phd Arhitects

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Foi estagiária no Cabinet Phd Architectes, em Liège, na Bélgica, onde atuou na elaboração de levantamentos físico-arquitetônicos de bens culturais (Maison Poncellet), em levantamentos fotográficos, e também participou da elaboração de projetos de reabilitação de edificações.

2018 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: arquiteto, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio Docência na disciplina de Oficina Temática de Reabilitação de Áreas Degradadas com a coordenação da professora Fernanda Borges de Moraes. A disciplina teve como enfoque trabalhar as questões teóricas que permeiam a reabilitação urbana, suas problemáticas, estudos de caso e possibilidades de intervenção, bem como o desenvolvimento de um projeto de intervenção para a recuperação da área de mineração da Lagoa Seca em Belo Horizonte.