Maria Carolina Silva Martins Hoelzel

Graduada em Desenho Industrial - Habilitação Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde buscou se especializar em fotografia e linguagem audiovisual, também esteve envolvida com o Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento de Conteúdo para Plataformas Digitais da UFSM (NPC) e foi bolsista do CNPq durante a graduação sanduíche na DeMontfort University na Inglaterra de 2014 a 2015 onde cursou Graphic Design, com ênfase em fotografia e ilustração. Em 2016 passou a trabalhar na produtora de vídeo Toca Audiovisual, na área de Pós produção, como Colorista e Motion Designer. No ano de 2017, em seu trabalho de final de graduação, produziu e dirigiu seu primeiro curta metragem entitulado "Sou porque tu foste" onde atuou em todas as instâncias da produção, desde o roteiro até a finalização, e coordenou uma equipe de 13 pessoas ao lado da professora e orientadora Danielle Difante. Atualmente busca formação em Cinematografia e acredita que a linguagem visual é uma ferramenta valiosa para a construção de sentidos e significados dentro da narrativa audiovisual

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Desenho Industrial

2012 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Marista Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Graphic Design. (Carga horária: 1200h). , De Montfort University, DMU, Inglaterra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cássio Fernandes Lemos

PEDROZO, D. D.;LEMOS, C. F.; DALMAZZO, A. K.. Sou Porque Tu Foste - A Linguagem Visual como Ferramenta na Criação Audiovisual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Reinilda de Fatima Berguenmayer Minuzzi

(PIVIC/Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica UFSM),Hibridações entre arte e design: configurando novas possibilidades na produção artística; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi;

Fabiane Vieira Romano

PROJETO GESTÃO DO DESIGN; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Desenho Industrial Programação Visual) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fabiane Vieira Romano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HOELZEL, M. C. S. M. ; PEDROZO, D. D. ; LEMOS, C. F. . Sou porque tu foste. 2017.

MULLER, C. ; HOELZEL, M. C. S. M. ; CONTRERAS, P. O. . Desafios do design de joias no contexto da sustentabilidade. 2011. (Ensaio fotográfico).

CALEGARI, E. ; HOELZEL, M. C. S. M. ; CONTRERAS, P. O. . Design de joias a partir de aspectos plásticos da dança conteporânea. 2010. (Ensaiio Fotográfico).

LAGO, T. E. ; HOELZEL, M. C. S. M. ; CONTRERAS, P. O. . COLEÇÃO AVIOS DO MATE - ESTUDO DA CULTURA MATERIAL GAÚCHA APLICADO AO DESIGN DE JOIAS. 2010. (Ensaio fotográfico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Design e narrativa visual: a representação da percepção do tempo através da experimentação audiovisual, Descrição: Este projeto inicia-se a partir da linguagem visual, como base da composição imagética a ser dominada pelo profissional do Design e, somada à interação com a semiótica e a percepção, é capaz de desenvolver narrativas visuais. Assim, ao investigar também sobre a linguagem cinematográfica, nota-se a possibilidade que o designer se insira na produção audiovisual e valorize o caráter visual da produção através de seus conhecimentos. Dessa forma, tem-se o objetivo de demonstrar esse processo através de um produto audiovisual usando exclusivamente imagem e paisagem sonora para demonstrar a percepção do tempo como tema principal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Carolina Silva Martins Hoelzel - Integrante / DANIELLE DIFANTE PEDROZO - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Registro de atividades e pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdo para Plataformas Digitais (NPC)., Descrição: Verificar modos de documentação científica e registrar as atividades do Núcleo de Pesquisa e Produção de Conteúdo para Plataformas Digitais (NPC).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Maria Carolina Silva Martins Hoelzel - Integrante / RICARDO BRISOLLA RAVANELLO - Coordenador / LEONARDO SILVA MARASCIULO - Integrante / LUCAS ARGENTA - Integrante / ROBSON GODOY DA ROSA - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria. , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora do Laboratório de Fotografia do D.I., Carga horária: 12

  • 2017 - 2018

    Toca Audiovisual

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 10

  • 2016 - 2018

    Toca Audiovisual

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de finalização e Motion Graphics, Carga horária: 30