Martim Dalmédico Policano

Meu nome é Martim Dalmédico Policano, tenho 26 anos, sou Técnico em Química e possuo graduação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência na produção de biodiesel via catálise heterogênea devido aos mais de dois anos de iniciação científica e possuo experiência de um ano e meio em pesquisa e desenvolvimento, que adquiri no meu estágio na 3M. Disponho de Excel e Inglês avançado devido a cursos e ao intercâmbio que fiz na Austrália. Atualmente realizo mestrado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com previsão de término para 2021.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Química

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Rubens Maciel Filho;Coorientador: Gustavo Doubek. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Química

2012 - 2018

Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2009 - 2011

Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Excel Avançado. (Carga horária: 48h). , Prepara Cursos, PREPARA, Brasil.

2016 - 2016

General English. (Carga horária: 280h). , Impact English College, IMPACT, Austrália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biocatálise.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Adesivos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Nióbio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ IC 2015. ESTERIFICAÇÃO E TRANSESTERIFICAÇÃO SIMULTÂNEAS DO ÓLEO DE ANDIROBA UTILIZANDO ÓXIDO DE NIÓBIO-SULFATO COMO CATALISADOR.. 2015. (Congresso).

22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Desenvolvimento de catalisador heterogêneo ácido para transesterificação de óleos vegetais com auto conteúdo de ácidos graxos livres.. 2014. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DOMINGOS SÁVIO GIORDANI

Giordani, D. S.;de Castro, H. F.; FERREIRA, A. L. G.. "ESTERIFICAÇÃO E TRANSESTERIFICAÇÃO SIMULTÂNEA DE ÓLEO VEGETAL COM ALTO CONTEÚDO EM ÁCIDOS GRAXOS LIVRES UTILIZANDO NIÓBIO SULFATADO COMO CATALISADOR EM REATOR PRESSURIZADO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Juan Daniel Rivaldi Chavez

Desenvolvimento de catalisador heterogêneo ácido para a transesterificação de óleos vegetais com alto conteúdo de ácidos graxos livres; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo; Orientador: Juan Daniel Rivaldi Chavez;

Rubens Maciel Filho

Lition Air Batteries Improvement; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Faculdade de Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química - Unicamp, Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Heizir Ferreira de Castro

Esterificação e transesterificação simultâneas de óleo vegetal com alto conteúdo de ácidos graxos livres utilizando nióbio sulfatado como catalisador em reator pressurizado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Engenharia de Lorena, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heizir Ferreira de Castro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • POLICANO, M. D. ; RIVALDI, J.D ; CASTRO, H.F ; CARNEIRO, L. M. . Simultaneous esterification and transesterification of andiroba oil using niobium oxide-sulfate as catalyst. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH & SCIENCE , v. 2, p. 175-184, 2016.

  • POLICANO, M. D. ; RIVALDI, J.D ; CARNEIRO, L. M. ; CASTRO, H.F . Esterificação e transesterificação simultâneas do óleo de andiroba utilizando óxido de nióbio-sulfato como catalisador.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • POLICANO, M. D. ; RIVALDI, J.D ; CASTRO, H.F . Desenvolvimento de catalisador heterogêneo ácido para transesterificação de óleos vegetais com auto conteúdo de ácidos graxos livres.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Sintese e caracterização de catalisadores heterogêneos ácidos baseados em ácido fosfotungstico como estratégia para a transesterificação de óleos de alto conteúdo de ácidos graxos livres, Descrição: Desenvolvimento de catalisadores ácidos heterogêneos baseados em heteropoliácidos para processos de transesterificação de óleos vegetais com elevada concentração de ácidos graxos livres, para a produção de biodiesel empregando a rota etílica. O trabalho visa sintetizar, caracterizar e avaliar do poder catalítico dos catalisadores heterogêneos ácidos, baseados em heteropoliácidos, empregando principalmente tungstênio suportado em óxido de alumínio e óxido de nióbio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Martim Dalmédico Policano - Integrante / Juan Daniel Rivaldi - Integrante / Heizir Ferreira de Castro - Coordenador / Livia Melo Carneiro - Integrante / Rafael Vieira - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de catalisador heterogêneo ácido para transesterificação de óleos vegetais com alto conteúdo de ácidos graxos livres, Descrição: O projeto teve como objetivo desenvolver catalisadores ácidos metálicos visando sua aplicação na síntese de biodiesel a partir de óleos vegetais contendo elevados teores de ácidos graxos livres. As atividades experimentais desenvolvidas foram referentes as etapas de síntese de diferentes catalisadores de carácter ácido e da caracterização de suas propriedades estruturais (cristalinidade (XRD), morfologia (MEV), térmicas (DSC), acidez titulável) e catalíticas (transesterificação do óleo de andiroba). Entre os catalisadores sintetizados, o óxido de nióbio sulfatado obtido por impregnação de Nb2O5 com H2SO4 (0,5 M) apresentou propriedades adequadas e desempenho satisfatório na síntese de biodiesel, muito embora com rendimentos ainda inferiores a faixa desejada, devido a limitações de reatores adequados. Foram ainda efetuados testes exploratórios de transesterificação do óleo de andiroba empregando como catalisador fosfato de nióbio, demonstrando desempenho inferior ao alcançado pelo óxido de nióbio sulfatado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) . , Integrantes: Martim Dalmédico Policano - Integrante / Juan Daniel Rivaldi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2018

3M do Brasil - Matriz

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizei meu estagio na 3M de Sumaré, na área de Research and Development (R&D), trabalhando principalmente com formulação, produção e caracterização de fitas, adesivos e materiais especiais, o que me ajudou a adquirir mais conhecimento sobre pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Trabalhar em uma multinacional como a 3M também me ajudou a ganhar experiência sobre a rotina de trabalho em um ambiente corporativo. Ao longo desse período pude participar de treinamentos dentro da empresa, que juntamente com o conhecimento adquirido dos profissionais que trabalham na empresa, me permitiram a obtenção de uma grande bagagem de conhecimento.

2014 - 2015

Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
A segunda iniciação científica também foi realizada na Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), no Laboratório de Biocatálise, na área de produção de biodiesel. O objetivo da pesquisa desta vez era o desenvolvimento de catalisadores heterogêneos ácidos baseados em ácido fosfotúngstico, como uma estratégia para a transesterificação de óleos com alto conteúdo de ácidos graxos livres.

2013 - 2014

Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
A iniciação científica foi realizada na Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), no Laboratório de Biocatálise, na área de produção de biodiesel. O objetivo da pesquisa era o desenvolvimento de um catalisador heterogêneo ácido para a transesterificação de óleos vegetais com alto conteúdo de ácidos graxos livres.