Aline Leite Grunewald

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), graduação em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014), mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Tem experiência na área de Ciência da Religião, com ênfase em Filosofia da religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Nietzsche, Kierkegaard, Cristianismo e niilismo.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Religião

2017 - 2021

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: .Nietzsche e Kierkegaard diante do niilismo: Construção de sentido existencial a partir dos conceitos de eterno retorno e repetição
Jonas Roos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Niilismo; Religião; Eterno Retorno; Amor Fati; Repetição; Ágape. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciência da Religião

2015 - 2017

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Religião após a morte de Deus: cristianismo na pós-modernidade a partir de Vattimo,Ano de Obtenção: 2017
Jonas Roos.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Ciência da Religião

2016 - 2022

Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Ciência da Religião

2012 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A ?Morte de Deus? como Fim da Metafísica: Cristianismo e Pós-Modernidade a partir de Vattimo.
Orientador: Jonas Roos
Bolsista do(a): Bolsa de Iniciação científica/UFJF, BIC, Brasil.

Graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas

2010 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Nietzsche: Crítica da
Orientador: Jonas Roos
Bolsista do(a): Bolsa de Iniciação científica/UFJF, BIC, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em Summer Fellows Program. (Carga horária: 480h). , St Olaf College - Hong Kierkegaard Library, OLE, Estados Unidos.

2015 - 2015

Dostoiévski e Nietzsche diante do niilismo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2015 - 2015

General English. (Carga horária: 160h). , International House - Vancouver, IH, Canadá.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciência da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Ciências Empíricas da Religião.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.

Organização de eventos

GRUNEWALD, Aline . II Seminário Internacional - Religião e romance moderno em Dostoiévski, Tolstói e Proust.. 2019. (Congresso).

GRUNEWALD, Aline . XVI Jornada Internacional de estudos de Kierkagaard. 2019. (Congresso).

GRUNEWALD, Aline . Religião nos Contextos Pós-Coloniais: Diálogos entre Brasil, Índia e Moçambique.. 2014. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Internacional - Religião e romance russo em Dostoiévski ,Tolstói e Proust.. 2019. (Seminário).

II Seminário Internacional - Religião e romance russo em Dostoiévski ,Tolstói e Proust..Repetição e existência em Kierkegaard e Camus: uma análise a partir de Constantius e Sísifo.. 2019. (Seminário).

IV CONACIR - Religião e democracia. 2019. (Congresso).

XVI Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard. Niilismo, religião e existência.. 2019. (Congresso).

XVI Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard. O rosto divino do absurdo. 2019. (Congresso).

XVI Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard.. 2019. (Congresso).

III CONACIR - Os futuros da religião.. O silêncio de Deus: Considerações sobre o filme Luz de Inverno, de Ingmar Bergman.. 2018. (Congresso).

II Seminário Internacional "Cinco lições sobre 'As duas morais' Kant e Nietzsche.. 2017. (Seminário).

I Seminário Internacional sobre Dostoiévski e Religião. 2017. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre Dostoiévski e Religião.Considerações sobre o niilismo na filosofia e na literatura. 2017. (Seminário).

I simpósio repensado o sagrado - De Lutero a Otto: perspectivas protestantes para a Ciência da Religião. 2017. (Simpósio).

XV Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard: Kierkegaard em tempos de crise.. 2017. (Congresso).

XV Jornada Internacional de Estudos de Kierkegaard: Kierkegaard em tempos de crise.. A REPETIÇÃO COMO PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA EXISTENCIAL: O JOVEM E O EXEMPLO DE JOB.. 2017. (Congresso).

II CONACIR/ V Semana de Ciência da Religião. 2016. (Congresso).

II CONACIR e V semana de Ciência da Religião. Religião e violência: configurações contemporâneas.. Religião e concretude: divergências e aproximações entre Nietzsche e Kierkegaard.. 2016. (Congresso).

I CONACIR/ IV Semana de Ciência da Religião. 2015. (Congresso).

I CONACIR e IV semana de Ciência da Religião. Religião e Arte.. O ideal ascético na filosofia budista: a crítica de Nietzsche.. 2015. (Congresso).

XXI Semana de Filosofia da UFJF. Filosofia da religião: da espiritualidade ao terror. 2015. (Simpósio).

Ciclo de Debates em Ciência da Religião: Religião, Mídia e Eleições. 2014. (Encontro).

Religião nos Contextos Pós-Coloniais: Diálogos entre Brasil, Índia e Moçambique..Bharata-Mata (Mãe-Índia): A Simbologia do Feminino e a Concepção do Estado-Nação na Índia.. 2014. (Encontro).

Terceira Semana de Ciência da Religião..Religiosidades, Deusas e a Polissemia do Religioso na Índia.. 2014. (Simpósio).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Bharata-Mata (Mãe-Índia): a simbologia do divino feminino e a concepção de Estado-Nação na Índia. 2014. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica.Contribuições da hermenêutica de Ricouer para o estudo da relação entre literatura e religião. 2012. (Seminário).

I semana discente do BACH. 2011. (Seminário).

XIII Semana de Ciências Sociais - As Ciências Sociais no Brasil Contemporâneo. 2011. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Gross

GROSS, E.; ROOS, J.; NOÉ, Sidnei V.. Nietzsche: Crítica da "verdade" metafísica e afirmação da vida terrena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

ROOS, J.;PIEPER, FREDERICO; SOUSA, M. A.. Religião após a morte de Deus: a possibilidade do cristianismo na pós-modernidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

VALLS, A.;PIEPER, FREDERICO; ROOS, J.; SOUZA, H. A. Q.; SOUSA, M. A.. Nietzsche e Kierkegaard diante do niilismo: Construção de sentido existencial a partir dos conceitos de eterno retorno e repetição. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

ROOS, J.; SOUZA, H. A. Q.;PIEPER, FREDERICO. Kierkegaard e Nietzsche diante o desafio do niilismo: possibilidade de construção de sentido existencial a partir dos conceitos Repetição e Eterno Retorno do Mesmo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Frederico Pieper Pires

PIEPER, FREDERICOROOS, J.. religião após a morte de Deus: o cristianismo na pós-modernidade a partir de Vattimo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Humberto Araújo Quaglio de Souza

ROOS, Jonas; PIRES, Frederico Pieper;QUAGLIO DE SOUZA, H. A.; VALLS, A. L. M.; SOUSA, M. A.. Nietzsche e Kierkegard diante do niilismo: construção de sentido existencial a partir dos conceitos de eterno retorno e repetição. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Humberto Araújo Quaglio de Souza

ROOS, Jonas; PIRES, Frederico Pieper;SOUZA, H. A. Q. de. Kierkegaard e Nietzsche diante do desafio do niilismo: possibilidade de construção de sentido existencial a partir dos conceitos de Repetição e Eterno Retorno. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Jonas Roos

ROOS, J.PIRES, F. P.; SOUSA, M. A.. Religião após a morte de Deus: a possibilidade do Cristianismo na pós-modernidade a partir de Vattimo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Jonas Roos

ROOS, J.PIRES, F. P.. Religião após a morte de Deus: o cristianismo na pós-modernidade a partir de Vattimo.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Foi orientado por

Eduardo Gross

Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre filosofia e religião; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Ufjf; Orientador: Eduardo Gross;

Jonas Roos

Religião após a morte de Deus: cristianismo na pós-modernidade a partir de Vattimo; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jonas Roos;

Jonas Roos

Nietzsche e Kierkegaard diante do niilismo: Construção de sentido existencial a partir dos conceitos de eterno retorno e repetição; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jonas Roos;

Jonas Roos

A ?morte de Deus? como fim da metafísica: a perspectiva para se pensar cristianismo na pós-modernidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Jonas Roos;

Dilip Loundo

Bharata-Mata (Mãe-Índia): A Simbologia do Divino Feminino e a Concepção de Estado-Nação na Índia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Dilip Loundo;

Produções bibliográficas

  • LINS, Rafael ; GRUNEWALD, Aline . O rosto divino do absurdo - do suicídio de Kierkegaard. FRONTEIRAZ , v. 1, p. 1-17, 2018.

  • GRUNEWALD, Aline ; WINTER, F. . Religiosidades, deusas e a polissemia do feminino na Índia.. SACRILEGENS , v. 14, p. 127-141, 2017.

  • GRUNEWALD, Aline . A morte de Deus em 'Assim falou Zaratustra'. Último Andar (PUCSP. Online) , v. 28, p. 275-287, 2016.

  • GRUNEWALD, Aline ; LOUNDO, D. ; WINTER, F. . Bharata-Mata (Mãe-Índia): A Simbologia do Divino Feminino e a Concepção de Estado-Nação na Índia. Religare (UFPB) , v. 12, p. 67-81, 2015.

  • GRUNEWALD, Aline . Nietzsche: crítica da ?verdade? metafísica e afirmação da vida terrena.. Sacrilegens , v. 10, p. http://www.ufjf, 2013.

  • GRUNEWALD, Aline . Repetição e subjetividade em Kierkegaard. In: Natália Mendes Teixeira. (Org.). Kierkegaard através do tempo. 1ed.São Paulo: Libe Ars, 2021, v. , p. 191-204.

  • GRUNEWALD, Aline . A repetição enquanto categoria existencial: o Jovem e o exemplo de Job.. In: Fransmar Costa Lima, Jorge Miranda de Almeida, Humberto de Araujo Quaglio Souza.. (Org.). O filósofo da Dinamarca: vários estudos sobre Soren Kierkegaard.. 1ed.São Paulo: Liber Ars, 2019, v. 1, p. 13-22.

  • GRUNEWALD, Aline . Religião e concretude: divergências e aproximações entre Kierkegaard e Nietzsche.. In: II CONACIR/ V Semana de Ciência da Religião. Religião e Violência: Configurações contemporâneas., 2016, Juiz de Fora. Anais do CONARCIR, 2016. v. 1. p. 533-540.

  • GRUNEWALD, Aline . O ideal ascético dentro da filosofia budista: a crítica de Nietzsche.. In: I CONACIR e IV Semana de Ciência da Religião: Religião e Arte., 2015, Juiz de Fora. Anais do CONACIR. Juiz de Fora (MG), 2015. v. 1. p. 690-697.

  • GRUNEWALD, Aline . Niilismo, religião e existência.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, Rafael ; GRUNEWALD, Aline . O rosto divino do absurdo.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . Repetição e existência em Kierkegaard e Camus: uma análise a partir de Constantius e Sísifo.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . O silêncio de Deus: Considerações sobre o filme Luz de Inverno, de Ingmar Bergman.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . Considerações sobre o niilismo na filosofia e na literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . A repetição como proposta de solução para o problema existencial: o jovem e o exemplo de Job.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . Religião e concretude: divergências e aproximações entre Nietzsche e Kierkegaard.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline . A crítica nietzscheana ao ascetismo budista.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline ; FERNANDES, A. . Contribuições da Hermenêutica de Ricoeur para o Estudo da Relação entre Literatura e Religião.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GRUNEWALD, Aline ; WINTER, F. . Bharata-Mata (mãe-Índia): a simbologia do divino feminino e a concepção do estado-nação na Índia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GRUNEWALD, Aline ; WINTER, F. . Religiosidades, deusas e a polissemia do feminino na Índia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GRUNEWALD, Aline ; WINTER, F. . Bharata-Mata (mãe-Índia): a simbologia do divino feminino e a concepção de estado-nação na Índia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GRUNEWALD, Aline ; FERNANDES, A. . Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre literatura e religião.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GRUNEWALD, Aline . Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre literatura e religião.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    BHARATA-MATA (MÃE-ÍNDIA): A SIMBOLOGIA DO DIVINO FEMININO E A CONCEPÇÃO DE ESTADO-NAÇÃO NA ÍNDIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Leite Grunewald - Integrante / Dilip Loundo - Coordenador / Fernanda Winter - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Contribuições da hermenêutica de Ricoeur para o estudo da relação entre literatura e religião, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aline Leite Grunewald - Integrante / Arlene Fernandes - Integrante / Eduardo Gross - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2017

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMIG, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

2012 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 12

2018 - 2019

Colégio Nossa Senhora do Carmo

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Religioso, Carga horária: 8