Sandra Regina Visnadi

É Pesquisador Científico (desde 1992), nível V (desde 2014), do Instituto de Botânica de São Paulo, onde trabalha na área da Briologia (Florística e Ecologia). Possui graduação, em Bacharelado em Ciências Biológicas (1987), além de Mestrado (1993) e Doutorado (1999) em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como docente (desde 2004) e coordenadora (desde 2008) do Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem - Programa Jardim Escola, que visa a capacitação profissional em jardinagem e horticultura de cidadãos de baixa renda e desempregados. Responsável pela manutenção e pelo manejo da coleção (viva) de briófitas (desde 2004), além de colaborar (desde 2012) na revitalização de locais da área de visitação pública (Jardim Botânico) do Instituto de Botânica de São Paulo. Realizou pesquisas com briófitas de ecossistemas costeiros e do cerrado paulistas, mas desde 2015 estuda a brioflora de parques urbanos do município de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)

1993 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Briófitas em ecossistemas costeiros do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba-SP
Orientador: Vera Lúcia Ramos Bononi e Daniel Moreira Vital (co-orient.)
Coorientador: Daniel Moreira Vital. Palavras-chave: Inventário; briófitas; Núcleo Picinguaba; Parque Estadual da Serra do Mar; Ubatuba.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)

1988 - 1993

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Meteoriaceae (Bryopsida) da mata tropical pluvial de encosta - Mata Atlântica - do Estado de São Paulo,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: em Missouri Botanical Garden ( Bruce Hampton Allen)
com Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Daniel Moreira Vital (co-).Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Inventário; Meteoriaceae; Bryopsida; Musgos; Mata Atlântica.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas

1983 - 1987

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Briófitas da cidade de Rio Claro, estado de São Paulo, Brasil
Orientador: Reinaldo Monteiro e Daniel Moreira Vital (co-orientador)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Elaboração de projetos em restauração ecológica. (Carga horária: 12h). , Instituto de Botânica, IBT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal/Especialidade: Taxonomia de Briófitas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

26ª Reunião Anual do Instituto de Botânica: preservar e restaurar o meio ambiente é a nossa luta.Importância da floresta ombrófila densa em parques urbanos paulistanos para a conservação da brioflora. 2019. (Outra).

VIII Simpósio de Restauração Ecológica: desafios do processo frente à crise ambiental.Importância da floresta ombrófila densa em parques urbanos paulistanos para a conservação da brioflora. 2019. (Simpósio).

25ª RAIBt - ?90 anos do Jardim Botânico de São Paulo: trabalhando em prol da Biodiversidade? (0.Briófitas nos parques Previdência e Independência, São Paulo, capital. 2018. (Outra).

24ª RAIBt - Vulnerabilidade da biodiversidade frente às mudanças climáticas.Vegetação arbórea densa como refúgio para a brioflora em área urbana: o caso do parque Ibirapuera. 2017. (Outra).

VII Simpósio de Restauração Ecológica: avanços e tecnologia.Vegetação arbórea densa como refúgio para a brioflora em área urbana: o caso do parque Ibirapuera. 2017. (Simpósio).

23ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.A brioflora em parques da cidade de São Paulo. 2016. (Outra).

22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Diversidade das briófitas no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, SP, Brasil. 2015. (Outra).

22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem - Programa Jardim Escola. 2015. (Outra).

VI Simpósio de Restauração Ecológica.Diversidade das briófitas no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), São Paulo, SP, Brasil. 2015. (Simpósio).

21ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem ? Programa Jardim Escola. 2014. (Outra).

21ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Plantas do Hidrofitotério, Jardim Botânico de São Paulo. 2014. (Outra).

20ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Hidrofitotério. 2013. (Outra).

V Simpósio de Restauração Ecológica ? Políticas Públicas para a Conservação da Biodiversidade.Brioflora do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), estado de São Paulo, Brasil. 2013. (Simpósio).

19ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Programa Jardim Escola ? Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem. 2012. (Outra).

19ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas de áreas antrópicas do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Ubatuba, SP. 2012. (Outra).

63º Congresso Nacional de Botânica. Programa Jardim Escola ? Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem. 2012. (Congresso).

18ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem ? Programa Jardim Escola. 2011. (Outra).

18ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas do Pico do Cuscuzeiro e Pico do Cardoso, estado de São Paulo, Brasil. 2011. (Outra).

17a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas das formações florestais não inundáveis das restingas do estado de São Paulo, Brasil. 2010. (Outra).

XVIII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Briófitas das formações florestais não inundáveis das restingas do estado de São Paulo, Brasil. 2010. (Congresso).

16a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Mesa redonda - Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem - Programa Jardim Escola. 2009. (Outra).

14ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Programa Jardim Escola ? Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem.. 2007. (Outra).

14ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.Mesa redonda - Pesquisa e Capacitação, com o tema Programa Jardim Escola. 2007. (Outra).

11a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Sematophyllaceae da Mata Atlântica do estado de São Paulo: região norte. 2004. (Outra).

10a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Brioflora da Mata Atlântica do estado de São Paulo: dados preliminares para a região norte. 2003. (Outra).

9a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Lista das briófitas ocorrentes em praias do estado de São Paulo. 2002. (Outra).

8a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Lista das briófitas de uma área de cerrado da Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu, SP, Brasil. 2001. (Outra).

7a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Lista das briófitas ocorrentes no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga-PEFI. 2000. (Outra).

5a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas ao longo de um transecto em ecossistemas costeiros do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. 1998. (Outra).

3a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas das estufas do Instituto de Botânica de São Paulo. 1996. (Outra).

3ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.O Instituto de Botânica e prestação de serviços. 1996. (Outra).

XI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Briófitas das estufas do Instituto de Botânica de São Paulo. 1996. (Congresso).

1a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Briófitas ocorrentes em áreas com depósitos de organoclorados e na vegetação adjacente - notas preliminares. 1994. (Outra).

XLV Congresso Nacional de Botânica. Briófitas ocorrentes em ilhas do Estado de São Paulo. 1994. (Congresso).

XLV Congresso Nacional de Botânica. Briófitas ocorrentes no cerrado da Fazenda Campininha (Mogi-Guaçu-SP). 1994. (Congresso).

III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira.Briófitas de um trecho de restinga da Estação Ecológica da Juréia, Peruíbe, Estado de São Paulo. 1993. (Simpósio).

XLIV Congresso Nacional de Botânica. Briófitas do Município de Rio Branco, Estado do Acre. 1993. (Congresso).

XLIV Congresso Nacional de Botânica. Ocorrências de Aracniopsis e Zoopsis (Hepaticopsida). 1993. (Congresso).

XLII Congresso Nacional de Botânica. Briofórula da Reserva Biológica de Mogi-Guaçu, Estado de São Paulo. 1991. (Congresso).

XL Congresso Nacional de Botânica. Seção IX, Ecologia Vegetal, Comunicação Oral. 1989. (Congresso).

XL Congresso Nacional de Botânica. Briófitas rupícolas de um trecho do Rio Bethary, Iporanga, Estado de São Paulo. 1989. (Congresso).

VII Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Briófitas da cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo. 1988. (Congresso).

VI Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo. Briófitas do Parque Nacional de Itatiaia, Rio de Janeiro - I - Ocorrência e Distribuição. 1986. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dimas Marchi do Carmo

CARMO, D. M.; PERALTA, D. F.; CAMARA, P. E. A. S.;VISNADI, S. R.. Diversidade e Ecologia de Briófitas do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Dimas Marchi do Carmo

PERALTA, D. F.; BORDIN, J.; TUCCI, A.; GUGLIOTTA, A. M.;VISNADI, S. R.. Revisão das espécies neotropicais de Dicranella s.l. (Dicranellaceae). 2019. Tese (Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

Aluno: Cid José Passos Bastos

YANO, O.; CABRAL, E.; Trufem, S. F. B.; PRADO, J.;VISNADI, S. R.. Lejeuneaceae (Marchantiophyta) no estado da Bahia. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre Salino

VISNADI, S. R.; SHEPHERD, G. J.; SEMIR, J.. Telypteridaceae (Pteridophyta) do Estado de São Paulo. 2000. Tese (Doutorado em Biologia Vegetal) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Dimas Marchi do Carmo

FERRAGUT, C.; BORDIN, J.;VISNADI, S. R.. Diversidade e Ecologia de Briófitas do Parque Nacional da Serra da Canastra, Minas Gerais, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) - Instituto de Botânica.

VISNADI, S. R.. Professor Adjunto da Matéria Morfologia Vegetal. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo de Mattos Bicudo

C. E. M. Bicudo. Meteoriceae (Bryopsida)da mata tropical pluvial de encosta - "Mata Atlântica" - do estado de São Paulo. 1993. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Milena Vieira Costa

Briófitas urbanas do; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Orientador: Sandra Regina Visnadi;

Gisela Signorelli de Faria Coelho

Briófitas de mata de galeria do córrego Açudinho da Fazenda Sucupira (EMBRAPA - DF) de Brasília-DF; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em 325 - Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Sandra Regina Visnadi;

Bruno Tadeu Siqueira Gonçalves

Manutenção do Herbário de Briófitas; 2002; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundo Especial de Depsesas do Instituto de Botânica; Orientador: Sandra Regina Visnadi;

Andrea D´Agosto Toledo

Manutenção do Herbário de Briófitas; 2002; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundo Especial de Despesas do Instituto de Botânica; Orientador: Sandra Regina Visnadi;

Andressa Amaral de Souza

Manutenção do Herbário de Briófitas; 2002; Orientação de outra natureza - Instituto de Botânica, Fundo Especial de Despesas do Institiuto de Botânica; Orientador: Sandra Regina Visnadi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Lucia Ramos Bononi

Briófitas ao longo de um transecto em ecossistemas costeiros do Núcleo Picuigneba do Parque Estadual da Serra do Mcr, Ubatuba, SP; ; 1999; Tese - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Vera Lucia Ramos Bononi;

Carlos Eduardo de Mattos Bicudo

Meteoriaceae (Bryopsida) da mata tropical pluvial de encosta - Mata Atlântica - do Estado de São Paulo; 1993; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Eduardo de Mattos Bicudo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VISNADI, S. R. . Bosque como refúgio para as briófitas: o caso do parque Ibirapuera, em São Paulo, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 14, p. 331-361, 2019.

  • VISNADI, S. R. . Heterogeneidade florística da brioflora em fragmentos de vegetação e a conservação das áreas verdes urbanas. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciencias Naturais , v. 13, p. 327-354, 2018.

  • VISNADI, S. R. . Brioflora do Parque Estadual Intervales, São Paulo, Brasil: uma importante área para conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 10, p. 105-125, 2015.

  • VISNADI, S. R. . Parque Estadual das Fontes do Ipiranga: unidade de conservação importante para a proteção da brioflora da Mata Atlântica na cidade de São Paulo, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 10, p. 437-469, 2015.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas de áreas antrópicas do Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Ubatuba, estado de São Paulo, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 8, p. 49-62, 2013.

  • VISNADI, S. R. . Brioflora do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), estado de São Paulo, Brasil. Tropical Bryology , v. 35, p. 52-63, 2013.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas da Estação Ecológica Jureia-Itatins, estado de São Paulo, Brasil. Tropical Bryology , v. 34, p. 17-31, 2012.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas dos picos do Cuscuzeiro e do Cardoso, estado de São Paulo, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais , v. 6, p. 307-317, 2011.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas das formações florestais não inundáveis das restingas do estado de São Paulo, Brasil. Tropical Bryology , v. 32, p. 74-86, 2010.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas do caxetal, em Ubatuba, São Paulo, Brasil. Tropical Bryology , v. 30, p. 8-14, 2009.

  • VISNADI, S. R. . Marchantiophyta e Bryophyta de manguezais do estado de São Paulo, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Ciências Naturais (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1981-8114 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciênci , v. 3, p. 69-80, 2008.

  • VISNADI, S. R. . Sematophyllaceae da Mata Atlântica do nordeste do Estado de São Paulo. Hoehnea (São Paulo) , v. 33, p. 455-484, 2006.

  • VISNADI, S. R. . Brioflora da Mata Atlântica do estado de São Paulo: região norte. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 32, n.2, p. 215-231, 2005.

  • VISNADI, S. R. . Briófitas de praias do estado de São Paulo. Acta Botanica Brasilica , São Paulo, v. 18, n.1, p. 91-97, 2004.

  • VISNADI, S. R. . Distribuição da brioflora em diferentes fisionomias de cerrado da Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu, SP. Acta Botanica Brasílica (Impresso) , São Paulo, v. 18, n.4, p. 965-973, 2004.

  • VISNADI, S. R. . Meteoriaceae (Bryophyta) da Mata Atlântica do estado de São Paulo. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 29, n.3, p. 159-187, 2002.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Briófitas das ilhas de Alcatrazes, do Bom Abrigo, da Casca e do Castilho, Estado de São Paulo, Brasil. Acta Botanica Brasilica , Brasília-DF, v. 15, n.2, p. 255-270, 2001.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Lista das briófitas de uma área de cerrado da Reserva Biológica e Estação Experimental de Mogi-Guaçu, SP, Brasil. Vagetalia , São José do Rio Preto, v. 35, p. 1-15, 2001.

  • VITAL, D. M. ; VISNADI, S. R. . New records and notes on Brazilian bryophytes. Journal of the Hattori Botanical Laboratory , Nichinan/Japão, v. 88, p. 191-197, 2000.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Lista das briófitas ocorrentes no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 27, n.3, p. 279-294, 2000.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Bryophytes from greenhouses of the Instituto of Botany, São Paulo, Brazil. Lindbergia , Lund, v. 22, n.1, p. 44-46, 1997.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Bryophytes from restinga in Setiba State Park, Espírito Santo State, Brazil. Tropical Bryology , Duisburg, v. 10, p. 69-74, 1995.

  • VITAL, D. M. ; VISNADI, S. R. . New records and notes on Brazilian Hepaticopsida. The Bryologist (College Station) , Omaha, v. 97, n.1, p. 71-72, 1994.

  • VITAL, D. M. ; VISNADI, S. R. . Bryophytes of Rio Branco Municipality, Acre, Brazil. Tropical Bryology , Duisburg, v. 9, p. 69-74, 1994.

  • VISNADI, S. R. ; MATHEUS, D. R. ; VITAL, D. M. . Occurrence of bryophytes in areas polluted with organopollutants and on nearby vegetation, preliminary notes. Journal of the Hattori Botanical Laboratory , Nichinan, v. 77, p. 315-323, 1994.

  • VISNADI, S. R. ; ALLEN, B. H. . A revision of the genus Lindgia (Musci: Meteoriaceae) in the Neotropics. The Bryologist (College Station) , Omaha, v. 94, n.1, p. 5-15, 1991.

  • VISNADI, S. R. ; MONTEIRO, R. . Briófitas da cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo, Brasil.. Hoehnea (São Paulo) , São Paulo, v. 17, n.1, p. 71-84, 1990.

  • VISNADI, S. R. ; VITAL, D. M. . Briófitas rupícolas de um trecho do Rio Bethary, Iporanga, Estado de São Paulo. Acta Botanica Brasilica , São Paulo, v. 3, n.2, p. 179-183, 1989.

  • YANO, O. ; VISNADI, S. R. ; PERALTA, D. F. . Briófitas. In: Lopes, M.I.M.S.; Kirizawa, M. & Melo, M.M.R.F.. (Org.). Patrimônio da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba: a antiga Estação Biológica do Alto da Serra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, v. único, p. 255-267.

  • SOARES, C. L. O. ; VISNADI, S. R. . Mais de 450 mil espécimes da flora brasileira e internacional, Contato direto com a natureza. Memórias: 20 anos de parceria, publicação do VIII Simpósio de Restauração Ecológica: desafios do processo frente à crise ambiental., São Paulo, p. 53 - 54, 08 nov. 2019.

  • SOARES, C. L. O. ; VISNADI, S. R. . Mais de 450 mil espécimes da flora brasileira e internacional, Contato direto com a natureza. Imprensa Oficial, Diário Oficial, Poder Executivo - Seção I, São Paulo, p. II - III, 07 nov. 2013.

  • ANDRADE, P. H. ; VISNADI, S. R. ; CEREGUIN, P. H. ; AVAPE, A. . Descobrindo a vida no jardim. Imprensa Oficial, Diário Oficial, Poder Executivo - Seção I, São Paulo, , v. 122 (210), 07 nov. 2012.

  • Deutner, K. ; Souza, L. ; Daniel, D. ; VISNADI, S. R. ; SCAF, M. F. . Aulas além das quatro paredes. Sentidos, São Paulo, , v. 55, p. 18 - 21, 01 nov. 2009.

  • Vasconcelos, Y. ; Vários colaboradores ; VISNADI, S. R. . Mundo Árvore. Revista Superinteressante, Editora Abril, São Paulo, p. 42 - 45, 01 jul. 2007.

  • VITAL, D. M. ; VISNADI, S. R. . Briófitas de um trecho de restinga da Estação Ecológica da Juréia, Peruíbe, Estado de São Paulo, Brasil. In: III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1994, Serra Negra-SP. Anais do III Simpósio de Ecossistemas da Costa Brasileira. São Paulo: Academia de Ciências do Estado de São Paulo, 1993. v. 3. p. 153-157.

  • VISNADI, S. R. . Musgos em jardinagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VISNADI, S. R. . Plantas indicadoras da qualidade ambiental urbana: as briófitas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VISNADI, S. R. . Manutenção e no manejo da coleção de briófitas do Jardim Botânico de São Paulo. São Paulo: Sistema Ambiental Paulista, 2016 (Artigo).

  • VISNADI, S. R. . Projeto do Instituto de Botânica sobre Briófitas. São Paulo: Instituto de Botânica de São Paulo, 2015 (Projeto de Pesquisa).

  • SHIRASUNA, R. T. ; VISNADI, S. R. ; COSTA, J. P. . O Jardim Botânico de São Paulo planta Vitória-régia 2014 (Artigo).

  • VISNADI, S. R. ; BARBOSA, L. M. . Aniversário do Jardim Botânico de São Paulo e do Instituto de Botânica 2013 (Texto histórico).

  • VISNADI, S. R. . Programa Jardim Escola (Briófitas em jardinagem). Campinas, SP: http://www.infobibos.com/Artigos/2010_3/JardimEscola/index.htm, 2010 (Artigo).

  • VISNADI, S. R. . Briófitas em jardinagem 2009 (Palestra em Mesa Redonda, publicada em CD da 16a. Reunião Anual do Instituto de Botânica).

  • VISNADI, S. R. . Briófitas das Áreas das Formações Pioneiras da Planície Litorânea e das Florestas Ombrófila Densa Submontana e Montana no Estado de São Paulo. São Paulo: http://www.ambiente.sp.gov.br, 21 projetos ambientais estratégicos, Pesquisa ambiental, 2008 (Projeto de Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, R. M. ; VISNADI, S. R. . Índice BIOSAMPA 2019: 23 indicadores da biodiversidade paulistana. 2020.

VISNADI, S. R. . A Serra do Itapeti: Aspectos Históricos, Sociais e Naturalísticos. 2008.

VISNADI, S. R. . Briófitas: importância e aspectos gerais. 2002.

VISNADI, S. R. . Briófitas. 2002.

VISNADI, S. R. . História natural e biologia da área de pesquisa ecológica do Guamá - APEG. 1999.

VISNADI, S. R. . Biologia e ecologia de briófitas. 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Flora de briófitas de parques da cidade de São Paulo 1, Descrição: As briófitas crescem tanto em áreas alteradas pelo homem, quanto em ecossistemas naturais e, portanto, serão coletadas em substratos artificiais e naturais das áreas antrópicas e florestais de 13 parques do município de São Paulo. Espera-se encontrar rica brioflora nos parques com muito material e, assim, poder justificar a importância desses locais na proteção e conservação da diversidade das briófitas da cidade de São Paulo. Ao comparar a flora de briófitas das áreas antrópicas e florestais de cada parque, espera-se conseguir justificar a importância da arborização nas áreas antrópicas e da manutenção das áreas florestais nas imediações dessas áreas alteradas pelo homem, a fim de minimizar o efeito do desmatamento na brioflora. Tais resultados esperados poderiam subsidiar a redução de eventual supressão de árvores e incentivar uma maior arborização nos parques, pois a riqueza da brioflora está relacionada à riqueza da vegetação e as briófitas são um grupo importante de plantas em florestas tropicais úmidas, além de terem tornado muito populares em projetos paisagísticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2015

    Briófitas das Áreas das Formações Pioneiras da Planície Litorânea e das Florestas Ombrófila Densa Submontana e Montana no Estado de São Paulo, Descrição: Estudo e identificação do material proveniente das ÁREAS DAS FORMAÇÕES PIONEIRAS e das FLORESTAS OMBRÓFILA DENSA SUBMONTANA e MONTANA, de municípios paulistas; herborização e incorporação de todo o material coletado e estudado no acervo do Herbário Seccional de Briófitas, cujas informações dos rótulos serão inseridas no Programa Brahms de informatização de Coleção; colaborar com o inventário da brioflora do Estado de São Paulo, publicando os trabalhos científicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador.

  • 2002 - 2005

    Brioflora da Mata Atlântica do estado de São Paulo: região norte, Descrição: Trata-se do inventário das briófitas da Mata Atlântica, nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga e Santo André.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1999 - 2005

    Briófitas em ecossistemas costeiros e da Mata Atlântica do estado de São Paulo, Descrição: Trata-se do inventário das briófitas desses ambientes no estado de São Paulo. Parte desse projeto foi financiada pela FAPESP (processo 02/02946-4, auxílio à pesquisa, projeto "Brioflora da Mata Atlântica do estado de São Paulo: região norte).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador / Daniel Moreira Vital - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 1994 - 2001

    Levantamento da flora briofítica do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, Descrição: Trata-se do inventário das briófitas ocorrentes no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, em São Paulo, capital.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador / Daniel Moreira Vital - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 1994 - 2001

    Levantamento da flora briofítica das regiões de cerrado do Brasil, Descrição: Trata-se do inventário das briófitas de cerrado, principalmente do estado de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador / Daniel Moreira Vital - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 1994 - 1999

    Levantamento da flora briofítica de áreas de Mata Atlântica, Descrição: Trata-se do inventário das briófitas de Mata Atlântica, principalmente do estado de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Coordenador / Daniel Moreira Vital - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 1988 - 1994

    Levantamento da flora briofítica de áreas de Mata Atlântica, Descrição: Trata-se do levantamento das briófitas da Mata Atlântica, principalmente do estado de São Paulo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Visnadi - Integrante / Daniel Moreira Vital - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisa em Briologia. , Avenida Miguel Stéfano - de 1853 ao fim - lado ímpar, Saúde, 04301012 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 68041, Telefone: (11) 50676116, Fax: (11) 50733678, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1989 - 1990

    Missouri Botanical Garden

    Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista da Institutição, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Finalidade da visita à Instituição: 1 - Revisão dos representantes neotropicais do gênero Lindgia, sob a orientação de Bruce Allen. 2 - Estudos taxonômicos de Meteoriaceae da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, tema do trabalho de Dissertação de Mestrado. 3 - Visitas aos Herbários NY, FH e US. O período de visita à essa Institutição foi financiado pela Jessie Smith Noyes Foundation Fellowships. Carga horária total: 2161 horas de atividades

    Atividades

    • 07/1989 - 01/1990

      Estágios , Institutição Privada, .,Estágio realizado, Estágio sobre respresentantes de Meteoriaceae (Bryophyta), com Bruce Hampton Allen.

  • 1992 - Atual

    Instituto de Botánica

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Admissão em 11/1992: trabalho em regime de tempo integral. Acesso ao nível V da carreira de Pesquisador Científico em 2014.

  • 1988 - 1992

    Instituto de Botánica

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio de Pós-Graduação, nível Mestrado, Carga horária: 0

    Outras informações:
    O curso de pós-graduação foi realizado na UNESP de Rio Claro. O trabalho de Dissertação de Mestrado foi financiado pela bolsa de mestrado da CAPES. A aluna contou com o apoio do Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (orientador) e do Ms. Daniel Moreira Vital (co-orientador). Carga horária total: 5885 horas de atividades

  • 1986 - 1987

    Instituto de Botánica

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Iniciação Científica, Carga horária: 0

    Outras informações:
    1 - Treinamento em identificação de briófitas, sob a orientação da Pesquisadora Científico Olga Yano, num total de 320 horas, de 01 a 02/1986. 2 - Estudo dos táxons da Divisão Bryophyta, sob a orientação do Pesquisador Científico Daniel Moreira Vital, num total de 312 horas, de 01 a 02/1987. Carga horária total: 632 horas de atividades.

    Atividades

    • 06/2015

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conservação da Biodiversidade

    • 01/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Ouvinte sem direito a voto (convidado) nas reuniões mensais do Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga ? PEFI (CONDEPEFI).

    • 12/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Revitalização do brejo natural do Jardim Botânico de São Paulo.

    • 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Revitalização do Hidrofitotério do Jardim Botânico de São Paulo.

    • 02/2010

      Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Diretor Técnico de Serviço Substituto do Núcleo de Pesquisa em Briologia.

    • 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico de Apoio à Implantação de Plano de Manejo e Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga..

    • 09/2009

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aula introdutória - objetivos e apresentação do curso, programação das atividades, breve história do Jardim Botânico de São Paulo, a jardinagem e o papel do jardineiro, áreas de atuação do profissional

    • 09/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral, Diretoria Geral.,Atividade realizada, Coordenação Executiva do Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem - Programa Jardim Escola.

    • 11/2004

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Briófitas em jardinagem

    • 11/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Briologia, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2017 - 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão do Processo Seletivo para fins de Promoção por Merecimento de nove integrantes da série de classes de Assistente Técnico de Pesquisa Científica e Tecnológica, referente ao exercício de 2015.

    • 06/2015 - 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão organizadora da 22ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.

    • 09/2013 - 09/2015

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética, cidadania e empreendedorismo

    • 07/2015 - 07/2015

      Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão encarregada da eleição de pesquisadores científicos para atualização da composição do Colegiado da Comissão Permanente de Regime de Tempo Integral ? CPRTI..

    • 09/2013 - 09/2014

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Autoestima

    • 05/2012 - 09/2014

      Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Diretor Técnico de Serviço Substituto do Núcleo de Pesquisa em Educação para Conservação, com Museu Botânico.

    • 06/2013 - 06/2013

      Direção e administração, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão encarregada da eleição de pesquisadores científicos para atualização da composição do Colegiado da Comissão Permanente de Regime de Tempo Integral ? CPRTI..

    • 02/2013 - 05/2013

      Ensino, Especialização para capacitação de jardineiros, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Seleção de ex-alunos do Programa Jardim Escola, para o Programa de Formação de Paisagista - Bloom Project - Jean Paul Ganem (http://jpganem.com/index.html), no Jardim Botânico de São Paulo e acompanhamento das atividades.

    • 11/2012 - 11/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de avaliação de trabalhos científicos, que concorreram ao Prêmio Hoehne, durante a 19ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.

    • 04/2010 - 09/2012

      Ensino, Jardim Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Noções sobre paisagismo: o que é paisagismo, usos e aplicabilidade, terminologias mais usadas

    • 04/2011 - 11/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora da 18ª Reunião Anual do Instituto de Botânica.

    • 03/2009 - 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Vice-Presidente da Comissão responsável pela organização da 16a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.

    • 09/2007 - 06/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria Geral, Diretoria Geral.,Atividade realizada, Supervisão do Curso de Capacitação em Técnicas Profissionais de Jardinagem - Programa Jardim Escola.

    • 12/2007 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pelo processo de eleição do Editor Responsável da Revista Hoehnea, do Representante dos Pesquisadores Científicos e dos Membros Externos no Conselho Editorial do Instituto de Botânica, para o período de 2008-2009..

    • 12/2007 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pela organização da 14a. Reunião Anual do Instituto de Botânica - 14a. RAIBt.

    • 12/2006 - 02/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão encarregada da eleição de pesquisadores científicos para atualização da composição do Colegiado da Comissão Permanente de Regime de Tempo Integral ? CPRTI..

    • 03/2006 - 08/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da sub-comissão responsável pelas atividades referentes a promoção por merecimento dos funcionários de apoio à pesquisa científica e tecnológica..

    • 08/2005 - 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Seção de Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro da banca de seleção de candidatos para o programa de Pós-Gradução.

    • 07/2005 - 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Presidente da comissão responsável pela eleição para renovação do colegiado da CPRTI.

    • 02/2004 - 02/2005

      Direção e administração, Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Cargo ou função, Chefe da Seção de Briologia e Pteridologia.

    • 03/2004 - 06/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da sub-comissão responsável pela promoção por merecimento dos funcionários de apoio da Institutição.

    • 03/2004 - 03/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão de eleição para atualização do colegiado da CPRTI.

    • 06/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pela organização da 10a. Reunião Anual do Instituto de Botânica - 10a. RAIBt.

    • 09/2003 - 09/2003

      Ensino, Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Uma aula sobre taxonomia de briófitas epífitas

    • 06/2003 - 06/2003

      Ensino, Briófitas, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Aula aos estagiários que realizam monitoria no Jardim Botânico

    • 11/1993 - 11/2002

      Direção e administração, Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Cargo ou função, Curadora do Herbário de Briófitas.

    • 06/2002 - 08/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da sub-comissão responsável pela promoção por merecimento dos funcionários de apoio da Instituição.

    • 04/2001 - 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão responsável pela organização da 8a. Reunião Anual do Instituto de Botânica - 8a. RAIBt.

    • 04/2000 - 01/2002

      Direção e administração, Divisão de Administração, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

    • 03/2000 - 11/2001

      Direção e administração, Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Cargo ou função, Chefe-substituta da Seção de Briologia e Pteridologia.

    • 07/2000 - 10/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da sub-comissão responsável pela promoção por merecimento dos funcionários de apoio da Instituição.

    • 12/1999 - 12/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão de eleição dos editores e representantes das publicações do IBt.

    • 05/1999 - 05/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Presidente da comissão de eleição para representante do Instituto de Botânica junto a APqC.

    • 09/1998 - 09/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Presidente da comisão de eleição para atualização do colegiado da CPRTI.

    • 10/1997 - 10/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica de Programação, .,Cargo ou função, Membro-Particiapante do Workshop sobre Pesquisa no Instituto de Botânica.

    • 07/1997 - 08/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Geral, .,Cargo ou função, Membro da comissão de eleição para atualização do colegiado da CPRTI.

    • 09/1994 - 09/1996

      Direção e administração, Divisão de Administração, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Licitação.

    • 09/1995 - 09/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Técnica de Programação, .,Cargo ou função, Membro do Forum Regional do Meio Ambiente: Vale do Paraíba e Litoral Norte.

    • 11/1993 - 05/1995

      Direção e administração, Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Cargo ou função, Chefe da Seção de Briologia e Pteridologia.

    • 10/1994 - 03/1995

      Direção e administração, Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Cargo ou função, Membro do grupo de trabalho para reestudo das propostas de remanejamento do espaço físico ocupado pelas Seções da Divisão de Fitotaxonomia.

    • 03/1988 - 10/1992

      Estágios , Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Estágio realizado, Pós-graduação, nível Mestrado em Meteoriaceae (musgos) da Mata Atlântica do Estado de São Paulo..

    • 01/1987 - 02/1987

      Estágios , Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Estágio realizado, Iniciação científica no estudo dos táxons da Divisão Bryophyta.

    • 01/1986 - 02/1986

      Estágios , Seção de Briologia e Pteridologia, Divisão de Fitotaxonomia, .,Estágio realizado, Iniciação científica no treinamento em identificação de briófitas.

  • 1983 - 1987

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio de Iniciação Científica, Carga horária: 0

    Outras informações:
    1 - "Biologia de Peixes e Insetos", Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, campus de Rio Claro, sob a orientação da Profa. Dra. Carminda da Cruz Landin, financiado pelo Programa Especial de Treinamento-PET, CAPES, de 05/1983 a 12/1984. 2 - "Taxonomia de briófitas do Parque Nacional de Itatiaia-RJ e de Rio Claro-SP", Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, campus de Rio Claro, sob a orientação do Prof. Dr. Reinaldo Monteiro e co-orientação do Pesquisador Científico Daniel Moreira Vital do Instituto de Botânica de São Paulo, de 01/1986 a 12/1987. Parte do desenvolvimento do trabalho sobre as briófitas de Rio Claro foi financiada pela FAPESP-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

    Atividades

    • 03/1986 - 12/1987

      Estágios , Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Botânica.,Estágio realizado, Iniciação científica em "Taxonomia de briófitas do Parque Nacional de Itatiaia-RJ e de Rio Claro-SP", sob a orientação do Prof. Dr. Reinaldo Monteiro e co-orientação do Pesquisador Científico Daniel Moreira Vital do Instituto de Botânica de São Paulo.

    • 05/1983 - 12/1984

      Estágios , Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Iniciação científica em "Biologia de Peixes e Insetos", sob a orientação da Profa. Dra. Carminda da Cruz Landin, financiado pelo Programa Especial de Treinamento-PET, CAPES..