Lívia Alves Monteiro Carlos

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Desenvolve estudos na área de Letras com ênfase em Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Mídia e discursos, modos de subjetivação e relações de gênero. Membro do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Grupo de Estudos Discurso com Foucault (Dis.com.fou), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Quem tem medo de feminazis? O funcionamento dos discursos antifeministas em páginas do Facebook,Ano de Obtenção: 2019
Francisco Vieira da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Discurso; Antifeminismo; Mulher; Facebook.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: As mulheres de triinta: perfis femininos no romance regionalista
Orientador: Larissa Cristina Viana Lopes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Paixões aristotélicas: o percurso das emoções e o jogo argumentativo. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

Discurso, cibercultura e subjetividades. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2016 - 2016

Literatura e cultura africana na sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2016

Extensão universitária em Participação no Programa Instintucional de Bolsa de Iniciação à Docência. (Carga horária: 1006h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2015 - 2015

Dando cor a leitura com as literaturas infantis africanas e afrobrasileiras. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2015 - 2015

A comunicação através da língua brasileira de sinais - libras. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2014 - 2014

Figuras femininas da literatura brasileira: de Marília à Anelise. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2014

Inclusão e universidade: uma relação necessária. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2014

A performance na literatura: o que é e como se faz. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2014

Infância e políticas de educação infantil: questões da inserção e do arranj. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2014

As variações da língua portuguesa em Moçambique. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2014 - 2014

Como fazer citação em textos acadêmicos: artigo, relatório e monografia. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2013 - 2013

A pedagogia de Paulo Freire e a pesquisa no cenário atual da educação popul. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2012 - 2012

A língua brasileira de sinais: desafios da linguagem na contemporaneidade. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARLOS, L. A. M. . 1º Sarau Literário. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO DISCURSO. 2017. (Congresso).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - CONLID. 2017. (Congresso).

IV Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (ENACEI). 2016. (Congresso).

XII Semana Universitária de Patu e I Semana de Estudos em Língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

I Encontro Paraibano dos Estudantes de Letras (IEPEBEL). 2015. (Congresso).

Seminário Nacional de Pedagogia SENPED. 2015. (Congresso).

I Colóqui Nacional de Análise do Discurso (I CNAD). O Preconceito Linguístico e o Ensino de Língua Materna. 2014. (Congresso).

III Seminário de Integração do Estágio em Pedagogia (SIEP). 2014. (Congresso).

V Encontro Nacional das Licenciaturas. IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência (ENALIC). 2014. (Congresso).

V Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas - I Colóquio das Licenciaturas que Integram o PIBID/UERN (V SETEPE). Incentivo a Leitura e Escrita Através dos Gêneros Textuais: Uma Experiência Relevante no PIBID. 2014. (Congresso).

XII Semana Universitária. 2014. (Congresso).

X SEUNI com tema: A Pesquisa e a Difusão do Conhecimento Científico na UERN : da Formação Profissional ao Desenvolvimento Regional. Questões de Métodos de Pesquisa: Elaborando Projetos. 2013. (Congresso).

I Ciclo de Palestras: Linguagem, Interação e Ensino. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Gorete Paulo Torres

TORRES, M. G. P.. AS MULHERES DE TRINTA: PERFINS FEMININOS NO ROMANCE REGIONALISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

SILVA, F. V.SILVA, A. A.; TAVARES, L. H. M. C.; BRASIL, M. G. P.; PONTES, V. M. A.. Quem tem medo de feminazis? O funcionamento dos discursos antifeministas em páginas do Facebook. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

SILVA, F. V.; TAVARES, L. H. M. C.;BARBOSA, M. S. M. F.SILVA, A. A.. Quem tem medo de feminazis? O funcionamento do discurso antifeminista em páginas do Facebook. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

LOPES, L. C. V.;SILVA, F. V.; TORRES, M. G. P.. As mulheres de trinta: os perfis femininos no romance regionalista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares; SILVA, F. V.; SILVA, A. A.. Quem tem medo feminazis? O funcionamento dos discursos antifeministas em páginas de facebook. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

SILVA, F. V.;TAVARES, L. H. M. C.; BARBOSA, M. S. M. F.. Quem tem medo de feminazis? O funcionamento do discurso antifeminista em páginas do facebook. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

TAVARES, L. H. M. C.; SILVA, F. V.; BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, A. A.. Quem tem medo de Feminazis? o funcionamento do discurso antifeminista em páginas do facebook. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ananias Agostinho da Silva

SILVA, F. V.; TAVARES, L. H. M. C.; BARBOSA, M. S. M. F.;SILVA, A. A.. Quem tem medo de feminazis? O funcionamento discursivo antifeminista em páginas do Facebook. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Verônica Maria de Araújo Pontes

SILVA, F. V.; SILVA, A. A.; TAVARES, L. H. M. C.; BRASIL, M. G. P.;PONTES, V. M. A.. QUEM TEM MEDO DE FEMINAZIS? O FUNCIONAMENTO DOS DISCURSOS ANTIFEMINISTAS EM PÁGINAS DE FACEBOOK. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa

SILVA, F. V.; TAVARES, L. H. M. C.;BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, A. A.. Quem tem medo de feminazis? O funcionamento do discurso antifeminista em páginas do facebook. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras/CAMEAM/UERN.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Vieira da Silva

Quem tem medo de feminazis? O funcionamento de discursos antifeministas em páginas do Facebook; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Vieira da Silva;

Larissa Cristina Viana Lopes

Os perfis femininos no romance de 30; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras (Língua Portuguesa)) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Larissa Cristina Viana Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARLOS, L. A. M. ; SILVEIRA, E. L. ; Silva, F. V. . Por uma arquegenealogia dos discursos antifeministas na web: um estudo da carnavalização do feminismo. CADERNOS DISCURSIVOS , v. 1, p. 157-176, 2019.

  • CARLOS, L. A. M. ; Silva, F. V. . A revolta das peludas: a objetivação do corpo da mulher feminista em discursos antifeministas no Facebook. Revista Querubim (Online) , v. 5, p. 71-76, 2019.

  • CARLOS, L. A. M. ; LOPES, L. C. V. ; Silva, F. V. . Corpo formoso, alma de passarinho: representações do feminino em Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. ÁGUA VIVA (UNB) , v. 2, p. 1-19, 2018.

  • Silva, F. V. ; CARLOS, L. A. M. . A irrupção de discursos antifeministas no Facebook: uma análise da página 'Mulheres contra o feminismo'. Discursividades , v. 1, p. 68-90, 2017.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . Contribuições do PIBID para a Formação do Professor de Língua Portuguesa: Conexões entre Saberes e Ações Transformadoras no Contexto Escolar. In: Silvânia Lúcia de Araújo Silva. (Org.). Entre os Desafios da Licenciatura e a Docência: A Experiência do PIBID no Ensino de Língua Portuguesa. 1°ed.Olinda - PE: Livro Rápido, 2016, v. 1, p. 111-133.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; Silva, F. V. . 'Mexeu com uma, mexeu com todas': por uma cartografia dos discursos feministas na Web. In: Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - IV CONLID, 2018, Mossoró. Anais do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: Edições UERN, 2018. v. 4. p. 102-117.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; SILVA, S. L. A. . O PIBID como agente tranformador da formação inicial do professor na contemporaneidade. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM - Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade - ENACEI, 2016, Mossoró. Anais SENACEM 2016. Mossoró: Editora UERN, 2016. p. 485-493.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . As contribuições do gerativismo para os estudos de aquisição da linguagem. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e ensino, 2016, Mossoró. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e ensino. Mossoró-RN: Edições UERN, 2016. v. II. p. 909-919.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; SILVA, A. A. ; BARRETO, A. K. B. S. . Leitura Literária no Contexto Escolar: Formação a Partir do Gosto e do Prazer. In: Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED), 2015, Campina Grande/PB. ANAIS - SENPED, 2015.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; DIAS, J. V. . O Preconceito Lingístico e o Ensino de Língua Materna. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso (I CNAD), 2014, Pau dos Ferros/RN. Anais do Primeiro Colóquio de Análise do Discurso. Mossoró: Queima Bucha, 2014. v. 1. p. 1470-1477.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; LINHARES, M. V. . Incentivo a Leitura e Escrita Através dos Gêneros Textuais: Uma Experiência Relevante no PIBID. In: V Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas - I Coloóquio das Licenciaturas que Integram o PIBID/UERN, 2014, Pau dos Ferros. Anais SETEP - (2014), 2014. v. 1.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; Silva, F. V. . 'Mexeu com uma, mexeu com todas': por uma cartografia dos discursos feministas na Web. In: Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - IV CONLID, 2018, Mossoró. Caderno de resumos do IV CONLID. Mossoró: Edições UERN, 2018. v. 4. p. 44-44.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; Silva, F. V. . 'Mexeu com uma, mexeu com todas': ressonâncias feministas na web. In: I Seminário Discurso e Ensino, 2017, Pau dos Ferros. Caderno de Resumos do I Seminário Discurso e Ensino, 2017. p. 52-52.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . As contribuições do gerativismo para os estudos de aquisição da linguagem. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró-RN: Edições UERN, 2016. p. 164-164.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . O fenômeno da dêixis: uma análise discursiva. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró-RN: Edições UERN, 2016. p. 200-200.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; SILVA, A. A. . O preconceito linguístico e o ensino de língua materna. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferros. I Colóquio Nacional de Análise do Discurso. Mossoró: Queima Bucha, 2014.

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; Silva, F. V. . 'Mexeu com uma, mexeu com todas': por uma cartografia dos discursos feministas na Web. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . As contribuições do gerativismo para os estudos de aquisição da linguagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . Discurso preconceituoso contra alunos cotistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . Análise discursiva na campanha publicitária da bombril 'toda mulher brasileira é uma diva'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; SILVA, S. L. A. . O PIBID como agente tranformador da formação inicial do professor na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . Projeto de leitura: relatos de uma experiência pibidiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; LOPES, L. C. V. . A imagem feminina em 'O adeus de Tereza' de Castro Alves. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. ; LOPES, L. C. V. . O problema da seca em O quinze: classes sociais distintas diante da mesma tragédia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARLOS, L. A. M. ; CARLOS, L. A. M. . Nos Caminhos da Leitura. 2016. (Oficina).

CARLOS, L. A. M. . I Exposição de Materiais Pedagógicos PIBID/CAP. 2014. (Expositor).

CARLOS, L. A. M. . Linguagem e Pesquisa em Educação: Discutindo o Processo de Leitura na Atualidade. 2013. (Grupo de Trabalho).

CARLOS, L. A. M. . Questões de Método de Pesquisa: Elaborando Projetos. 2013. (Grupo de Trabalho).

CARLOS, L. A. M. . 1º Sarau Literário. 2016 (Sarau).

CARLOS, L. A. M. . Projeto Cultural 'Auto da Barca' de Gil Vicente. 2014 (Peça teatral).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Saber, poder e subjetividade: por uma arquegenealogia dos discursos digitais, Descrição: O presente projeto objetiva, a partir da análise dos diferentes discursos que circulam na mídia digital, investigar os modos por meio dos quais os saberes, poderes entram em jogo para a construção das subjetividades no âmbito deste espaço. Para tanto, tomamos como aporte teórico as discussões desenvolvidas pelo filósofo francês Michel Foucault, cuja obra apresenta uma multiplicidade de temas e abordagens que escapa a qualquer tipo de classificação. Uma vez que dialogou com diversas áreas, as teorizações desse autor francês borram as fronteiras entre as disciplinas e as várias vertentes do saber; além disso, as voltas e reviravoltas que o autor empreendeu na constituição de suas reflexões (cf. REVEL, 2005) dificultam, sobremaneira, a inserção de Foucault num dado campo teórico-filosófico. No entanto, é possível pensar com Foucault sobre temas que não foram necessariamente estudados por ele, na medida em que as reflexões desse autor se mostram prodigiosas no exame de práticas e discursos situados em vários momentos históricos. Dessa maneira, as discussões acerca das tecnologias digitais não constituíram uma preocupação para Foucault, uma vez que o autor não vivenciou essa realidade, haja vista o seu desaparecimento físico, no começo dos anos de 1980. Por outro lado, em função do caráter amplo das investigações de Foucault, no que concerne especialmente aos múltiplos saberes que constroem as subjetividades no decorrer da história, é possível pensar os fenômenos da atualidade sob as lentes foucaultianas. Para tanto, o projeto contempla a análise de diferentes materialidades presentes no espaço digital, a exemplo de postagens nas diversas redes de interconexão digital e em notícias e outras materialidades pertencentes ao campo jornalístico. Em linhas gerais, preocupa-nos pensar nas mais variadas práticas e discursos que constituem o sujeito na rede digital. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se enquadra num viés descritivo-interpretativo, cuja abordagem é essencialmente qualitativa. O método analítico é o arquegenealógico, conforme preconizam as abordagens foucaultianas. As análises a serem realizadas na pesquisa irão recobrir cinco eixos temáticos, quais sejam: corpo, amor, beleza, (in)tolerância e sexualidade. Esses eixos constituem trajetos temáticos que guiarão a imersão no corpus de pesquisa. Por meio desse trajeto, importa-nos investigar os modos através dos quais o sujeito contemporâneo se constitui no ambiente digital, considerando a práticas, os saberes e poderes da atualidade que recobrem esse espaço, de modo a caracterizá-lo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Lívia Alves Monteiro Carlos - Integrante / Luan Alves Monteiro Carlos - Integrante / Francisco Vieira da Silva - Coordenador / Glenio Rodrigues Ribeiroa Neto - Integrante / Izaias Serafim de Lima Neto - Integrante / Kalem Kanyk Fernandes Gomes - Integrante / Pamella Rochelle Rochanne Dias De Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2019

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento da pesquisa de mestrado: "Quem tem medo de feminazis? O funcionamento dos discursos antifeministas em páginas do Facebook".

  • 2018 - 2018

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio de docência na disciplina Análise do Discurso, no curso de Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

  • 2014 - 2016

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita de Iniciação à Docência, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como Bolsista de Iniciação à Docência, tendo cumprido 1006 horas de atividades no Subprojeto da Área de Letras - Português, no Campus Patu, no período de 01/03/2014 a 01/12/2016.