Maria Visconti Sales

Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre na linha de História e Culturas Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Doutoranda pela mesma instituição (início em 2018). Trabalhou como membro do corpo editorial da Revista Temporalidades (UFMG) e como professora visitante da graduação em história da PUC-Minas e da pós graduação em ensino de história no IEC-PUC Minas. Trabalhou no mestrado com o grupo de resistência ao nazismo Rosa Branca e no doutorado com as narrativas de autorrepresentação dos próprios nazistas sobre si mesmos e sobre o Terceiro Reich nos Julgamentos de Nuremberg e nos julgamentos subsequentes até a década de 1970. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea, com ênfase em: nazismo; totalitarismo; teoria da história; filosofia de Hannah Arendt; panfletos; resistência; desnazificação; Segunda Guerra Mundial.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Este julgamento tem um grande significado porque mostra que o povo alemão é inocente": As construções narrativas de autorrepresentação dos nazistas entre os Julgamento de Nuremberg e de Eichmann em Jerusalém (1945-1961),
Heloisa Maria Murgel Starling. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

2015 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: "Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz" - A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943),Ano de Obtenção: 2017
Heloisa Maria Murgel Starling.Coorientador: Newton Bignotto de Souza. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Graduação em História

2010 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Escola Nossa Senhora de Fátima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em História. , Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, FAU, Alemanha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VISCONTI, Maria. . Coordenação do Simpósio Temático "Movimentos de resistência" durante a Semana de História PUC-Minas - Travessias: recantos, contos e cantos de nossa gente. 2019. (Congresso).

VISCONTI, Maria. ; MORAIS, B. V. L. ; PRATES, Thiago H. O. ; DE FREITAS, D . Coordenação do Simpósio Temático "História política e relações de poder nos séculos XIX e XX" no VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG.. 2018. (Congresso).

VISCONTI, Maria. . Coordenação do Simpósio Temático "Movimentos Sociais e Política" no I Simpósio de História das Américas. 2018. (Congresso).

VISCONTI, Maria. . Coordenação do Simpósio Temático "Literatura e Política" no I Simpósio de História das Américas. 2018. (Congresso).

VISCONTI, Maria. . Evento de lançamento da edição 16, vol. 7, n. 2, (maio/ago. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Outro).

VISCONTI, Maria. . Encontro de Pesquisa em História (EPHIS). 2014. (Congresso).

VISCONTI, Maria. . II Seminário da Oficina de Paleografia ? UFMG. 2013. (Outro).

VISCONTI, Maria. . I Seminário da Oficina de Paleografia - Fontes Manuscritas, desafios e possibilidades. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Coloquio Internacional sobre Violencia Política en el Siglo XX (IV Jornadas de Trabajo de la Red de Estudios sobre Represión y Violencia Política). ?O povo alemão é inocente?: Os nazistas e sua luta pela autorrepresentação no Julgamento de Nuremberg. 2019. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG."Como éramos cegos": a autorrepresentação dos nazistas no Julgamento de Nuremberg. 2018. (Seminário).

I simpósio Hannah Arendt - Amor Mundi: política, educação e modernidade.Resistir ao totalitarismo: heroísmo e coragem na ação de julgar. 2017. (Simpósio).

VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história,."Não nos calaremos": a Rosa Branca e sua resistência ao regime nazista. 2017. (Encontro).

XVI Jornadas Interescuelas en Historia. Responsabilidade, culpa e moralidade: uma reflexão sobre o Holocausto. 2017. (Congresso).

V Encontro de Pesquisa em História da UFMG ? Brasil em perspectiva: passado e presente.Homens em Tempos Sombrios: O Holocausto, a modernidade e o ?pensamento narracional. 2016. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Uma tentativa de compreensão: analisando os conceitos de liberdade, responsabilidade e culpa nos panfletos do grupo Rosa Branca. 2015. (Encontro).

IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Responsabilidade e culpa: um diálogo entre Hannah Arendt e Zygmunt Bauman. 2015. (Encontro).

Simpósio Internacional 70 anos do Fim da Segunda Guerra Mundial.Compreender o totalitarismo: uma nova visão sobre a resistência do grupo Rosa Branca. 2015. (Simpósio).

Simpósio Internacional 70 anos do Fim da Segunda Guerra Mundial.Uma tentativa de reconciliação com o passado traumático: aproximando Hannah Arendt e Zygmunt Bauman. 2015. (Simpósio).

Encontro de Pesquisa em História (EPHIS).Compreender o totalitarismo: uma análise dos conceitos de culpa e liberdade nos panfletos do grupo Rosa Branca. 2014. (Encontro).

XIX Encontro Regional de História da Anpuh-MG: Profissão Historiador: Formação e Mercado de Trabalho.Os conceitos de culpa e liberdade nos panfletos do grupo Rosa Branca. 2014. (Encontro).

VIII Semana de História Política da UERJ.Liberdade e resistência nos panfletos do grupo Rosa Branca. 2013. (Encontro).

Colóquio Internacional O Colapso das Ditaduras. Liberdade e Resistência no Grupo Rosa Branca. 2012. (Congresso).

XIV Encontro de Extensão.Rede de Museus. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Duarte Haele Arnaut

ARNAUT, Luiz.; STARLING, Heloísa Murgel; SOUZA, N. B.; MORAES, E. J.. Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz - A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Luiz Duarte Haele Arnaut

ARNAUT, Luiz.; STARLING, Heloísa Murgel; SOUZA, N. B.. Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz: uma análise da resistência ao nazismo nos panfletos do grupo Rosa Branca (1942-1943). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Newton Bignotto de Souza

Bignotto, Newton; STARLING, H.; ARNAULT, L.. Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz? Uma análise da resistência ao nazismo nos panfletos do grupo Rosa Branca (1942-1943).. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; ARNAUT, L. D. H.; BIGNOTTO, N.; MORAES, E. J.. "Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz": A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Heloisa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.; BIGNOTTO, N.; ARNAUT, L. D. H.. Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz: Uma análise da resistência ao nazismo nos panfletos do grupo Rosa Branca (1942-1943). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Instituto de Estudos Avançados Transdicisplinares/UFMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Newton Bignotto de Souza

"Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz"; A Rosa Branca e sua resistência ao Nazismo (1942-1943); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Newton Bignotto de Souza;

Newton Bignotto de Souza

"Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz"; A Rosa Branca e sua resistência ao Nazismo (1942-1943); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Newton Bignotto de Souza;

Heloisa Maria Murgel Starling

"Este julgamento tem um grande significado porque mostra que o povo alemão é inocente": As construções narrativas de autorrepresentação dos nazistas entre os Julgamento de Nuremberg e de Eichmann em Jerusalém (1945-1961); Início: 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Heloisa Maria Murgel Starling

"Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz": A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943); 2017; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Heloísa Maria Murgel Starling;

Antônio Gilberto Costa

A Rede de Museus da UFMG e seus espaços; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Antônio Gilberto Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VISCONTI, Maria. . Black Mirror e a cegueira moral da Modernidade. TEMPORALIDADES , v. 9, n. 1, p. 143-166, 2017.

  • VISCONTI, Maria. . ?Não nos calaremos, somos a sua consciência pesada; a Rosa Branca não os deixará em paz!?: Uma análise da resistência nos panfletos do grupo Rosa Branca. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais , v. 8, p. 151-168, 2016.

  • VISCONTI, Maria. . Liberdade e resistência nos panfletos do grupo Rosa Branca. In: VIII Semana de História Política da UERJ, 2014, Rio de Janeiro. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE. Rio de Janeiro: PPGH/UERJ, 2014. v. III. p. 214-224.

  • VISCONTI, Maria. . 'Como éramos cegos': a autorrepresentação dos nazistas no Julgamento de Nuremberg. In: VII Encontro de Pesquisa em História UFMG, 2018, Belo Horizonte. Caderno de Resumos VII EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História, 2018. p. 445-446.

  • VISCONTI, Maria. . 'Não nos calaremos': a Rosa Branca e sua resistência ao regime nazista. In: VI EPHIS - Encontro de Pesquisa em História, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumos VI EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História, 2017. p. 640-641.

  • VISCONTI, Maria. . Homens em Tempos Sombrios: O Holocausto, a Modernidade e o ?Pensamento Narracional?. In: V EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos V EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História, 2016. p. 339-339.

  • VISCONTI, Maria. . Responsabilidade e culpa: Um diálogo entre Hannah Arendt e Zygmunt Bauman. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, Belo Horizonte. Caderno de resumos do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. p. 28-29.

  • VISCONTI, Maria. . Uma tentativa de compreensão: analisando os conceitos de liberdade, responsabilidade e culpa nos panfletos do grupo Rosa Branca. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2015, Belo Horizonte. Caderno de resumos do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. p. 163-163.

  • VISCONTI, Maria. . Compreender o totalitarismo: uma análise dos conceitos de culpa e liberdade nos panfletos do grupo Rosa Branca. In: III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais, 2014, BELO HORIZONTE. III Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais. BELO HORIZONTE, 2014. v. 1. p. 183-183.

  • VISCONTI, Maria. . Liberdade e resistência nos panfletos do grupo Rosa Branca. In: VIII Semana de História Política da UERJ, 2013, Rio de Janeiro. VIII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA V SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA & SOCIEDADE. Rio de Janeiro: PPGH/UERJ, 2013. p. 45-45.

  • VISCONTI, Maria. . ?O povo alemão é inocente?: Os nazistas e sua luta pela autorrepresentação no Julgamento de Nuremberg. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . 'Como éramos cegos': a autorrepresentação dos nazistas no Julgamento de Nuremberg. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . 'Não nos calaremos': a Rosa Branca e sua resistência ao regime nazista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Resistir ao totalitarismo: Heroísmo e coragem na ação do julgar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Responsabilidade, culpa e moralidade: uma reflexão sobre o Holocausto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Homens em Tempos Sombrios: O Holocausto, a modernidade e o ?pensamento narracional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Uma tentativa de compreensão: analisando os conceitos de liberdade, responsabilidade e culpa nos panfletos do grupo Rosa Branca.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Responsabilidade e culpa: Um diálogo entre Hannah Arendt e Zygmunt Bauman.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Compreender o totalitarismo: uma nova visão sobre a resistência do grupo Rosa Branca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Uma tentativa de reconciliação com o passado traumático: aproximando Hannah Arendt e Zygmunt Bauman. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Os conceitos de culpa e liberdade nos panfletos do grupo Rosa Branca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Compreender o totalitarismo: uma análise dos conceitos de culpa e liberdade nos panfletos do grupo Rosa Branca.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Liberdade e Resistência nos Panfletos do Grupo Rosa Branca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Liberdade e Resistência no Grupo Rosa Branca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. . Rede de Museus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VISCONTI, Maria. ; ROCHA, C. B. A. ; CUNHA, V. S. ; CARDOSO, I. B. ; PEREIRA, R. V. F. ; PEREIRA, M. M. . Redação do Editorial do n. 16, v. 7, n. 1 (jan. /abr. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN: 1984-6150). Belo Horizonte: Revista Temporalidades, 2015 (Redação de Editorial).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VISCONTI, Maria. . Parecer ad-hoc para a Revista Temporalidades. 2018.

VISCONTI, Maria. ; ARDENGHE, C. ; BONZ, G. ; MARTINS, N. R. . Gizcast #42: Vida acadêmica. 2019.

VISCONTI, Maria. ; DORNELAS, I. ; CAZARINI, C. . Gozcast #44: Maternidades: perspectivas históricas e antropológicas. 2019.

VISCONTI, Maria. ; HERMETO, M. . Gizcast #45: Mães acadêmicas: entrevista com a professora Miriam Hermeto. 2019.

VISCONTI, Maria. ; ARDENGHE, C. ; BONZ, G. ; KALIL FILHO, M. . Gizcast #46: Direitos Humanos. 2019.

VISCONTI, Maria. ; MARTINS, N. R. ; MORATO, K. . Lugar de Mulher #01: Chutando a porta. 2019.

VISCONTI, Maria. ; MORATO, K. ; MARTINS, N. R. . Lugar de Mulher #02: Autoestima intelectual. 2019.

VISCONTI, Maria. . Entrevista sobre o contexto político e social do nazismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VISCONTI, Maria. ; CARREIRO, D. ; SANTOS, B. ; KOROGLOUYAN, A. . HQ de Bolso #19: Nazismo e LGBTs. 2018.

VISCONTI, Maria. ; DAQUER, L. ; CORREA, T. . Pistolando Extra: A ascensão do Nazismo. 2018.

VISCONTI, Maria. ; ARDENGHE, C. . Gizcast #40: Banalidade do mal. 2018.

VISCONTI, Maria. ; ARDENGHE, C. ; BONZ, G. . GizCast #36: Sistema Educacional Nazista. 2018.

VISCONTI, Maria. ; MELO, I. ; BAFFA, G. . As Mathildas #36: Especial de política. 2018.

VISCONTI, Maria. . Organizou e ofertou o minicurso 'A pensadora de novos inícios: Hannah Arendt e a responsabilidade política pelo mundo' durante a Semana de História da PUC Minas. 2018. .

VISCONTI, Maria. . Organizou e ofertou o minicurso 'Homens em tempos sombrios: para compreender a filosofia de Hannah Arendt' durante o VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2018. .

VISCONTI, Maria. ; GARCIA, F. G. . Organizou e ofertou o minicurso 'Interfaces sobre a Representação do Holocausto: Historiografia, Cinema, Memória e Testemunho' durante o V Encontro de Pesquisa em História da UFMG. 2016. .

VISCONTI, Maria. . Integrou o conselho editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150), no decorrer da edição v. 8 n. 1 (jan./mai. 2016). 2016. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Organização do Dossiê ?Linguagens, artes e política: interseções? do v. 7, n. 1 (jan./abr. 2015) da Revista Temporalidades. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual do Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual da edição n. 17, v. 7, n. 2 (maio/ago. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual final da edição n. 17, v. 7, n. 2 (maio/ago. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual final do Vol. 7, n. 1 (jan./abr. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Integrou o Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, ISSN:1984-6150, no decorrer da edição n. 17, v. 7, n. 2 (maio/ago. 2015).. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Redação do Editorial do n. 16, v. 7, n. 1 (jan. /abr. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN: 1984-6150).. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Integrou o Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, ISSN:1984-6150, no decorrer da edição do v. 7, n. 1 (jan/abr. 2015).. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Responsável pela editoração e diagramação da edição n. 16, v. 7, n. 1 (jan. /abr. 2015), da Revista Temporalidades. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Integrou o Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, ISSN:1984-6150, no decorrer da edição n. 18, v. 7, n. 3 (set./dez. 2015). 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual da edição n. 18, v. 7, n. 3 (set./dez. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150).. 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Integrou o Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150), no decorrer da edição v. 7 (Suplemento, - Anais do IV Encontro em Pesquisa em História 2015). 2015. (Editoração/Anais).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual da edição v. 7 (Suplemento - Anais do IV Encontro em Pesquisa em História 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150). 2015. (Editoração/Anais).

VISCONTI, Maria. . Participou da elaboração da entrevista com a Professora Doutora Liliana Weinberg, publicada no v. 7, n. 1 (jan/abr. 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150). 2015. (Editoração/Periódico).

VISCONTI, Maria. . Revisão textual final da edição v. 7 (Suplemento, - Anais do IV Encontro em Pesquisa em História 2015), da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG (ISSN:1984-6150). 2015. (Editoração/Anais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Certificado Internacional de Inglês Preliminary English Test (PET), Universidade de Cambridge.

2007

Certificado Internacional de Inglês Key English Test (KET), Universidade de Cambridge.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34095000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado em História e Culturas Políticas, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista CAPES durante o Doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais.

  • 2018 - 2018

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora do minicurso de formação dos integrantes do Projeto de Extensão Economia sem Limites , apoiado pela PROEX/UFMG, no dia 20/09/2018 , intitulado "Regimes Totalitários", totalizando uma carga horária de 4 horas.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora do Projeto República UFMG, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista CAPES a nível de mestrado vinculada ao Projeto República UFMG.

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em História e Culturas Políticas, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista FAPEMIG de março de 2015 a fevereiro de 2017. Bolsista CAPES de março de 2017 a agosto de 2017.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora do minicurso "A pesquisa histórica com um olhar contra hegemônico: Novas perspectivas do político", realizado nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os dias 08/03/2016 e 17/05/2016, totalizando a carga horária de 38 horas.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora da disciplina optativa "Fracassos e produtos da Modernidade: o fazer historiográfico mediante o terror racial, o totalitarismo e as resistências políticas", oferecida ao curso de graduação em História da UFMG, com duração total de 60h/aula.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora da disciplina optativa "Homens em tempos sombrios:apontamentos para compreender a filosofia de Hannah Arendt", oferecida ao curso de graduação em História da UFMG, com duração total de 30h/aula.

  • 2019 - 2019

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Disciplina de curta duração, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Professora visitante no curso de pós-graduação em Ensino de História (IEC-PUC-Minas), onde ofertou a disciplina "Tempos e movimentos no Ensino de História: História Moderna e Contemporânea". A disciplina se deu no prédio do IEC PUC-MInas no período de fevereiro de 2019 a abril de 2019, totalizando carga horária final de 24 horas/aula

  • 2018 - 2018

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Disciplina de curta duração, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Professora visitante no curso de pós-graduação em Ensino de História (IEC-PUC-Minas), onde ofertou a disciplina "Tempos e movimentos no Ensino de História: História Moderna e Contemporânea". A disciplina se deu no prédio do IEC PUC-MInas no período de março de 2018 a abril de 2018, totalizando carga horária final de 24 horas/aula

  • 2018 - 2018

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora visitante na disciplina do curso de graduação em história "SICE: A produção e a escrita da História", onde ofertou o minicurso "A Era dos Extremos: Os fracassos e os produtos da Modernidade e o Fim das Utopias?. O minicurso se deu no prédio de História da PUC-Minas no período de junho de 2018, totalizando carga horária final de 6 horas/aula.

  • 2018 - 2018

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Professora visitante na disciplina do curso de graduação em história "SICE: A produção e a escrita da História", onde ofertou o minicurso "A História como intervenção no presente: Conceitos e representações?. O minicurso se deu no prédio de História da PUC-Minas no período de agosto a setembro de 2018, totalizando carga horária final de 10 horas/aula.

  • 2017 - 2017

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora visitante na disciplina do curso de graduação em história "SICE: A produção e a escrita da História", onde ofertou o minicurso "Homens em tempos sombrios: apontamentos para compreender a filosofia de Hannah Arendt". O minicurso se deu no prédio de História da PUC-Minas no período de março de 2017 a maio de 2017, totalizando carga horária final de 14 horas/aula.

  • 2017 - 2017

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora visitante na disciplina do curso de graduação em história "SICE: A produção e a escrita da História", onde ofertou o minicurso "Homens em tempos sombrios: apontamentos para compreender a filosofia de Hannah Arendt". O minicurso se deu no prédio de História da PUC-Minas no período de setembro de 2017, totalizando carga horária final de 14 horas/aula.

  • 2017 - 2017

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Minicurso, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora visitante na disciplina do curso de graduação em história "SICE: A produção e a escrita da História", onde ofertou o minicurso "A Era dos Extremos: O fazer historiográfico, os fracassos e os produtos da Modernidade?. O minicurso se deu no prédio de História da PUC-Minas no período de outubro a novembro de 2017, totalizando carga horária final de 14 horas/aula.

  • 2014 - 2014

    Acervo Curt Lange

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

  • 2011 - 2011

    Rede de Museus UFMG

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Setor Administrativo, Carga horária: 20