Vivian Palma Braga dos Santos

Pesquisadora (pensionnaire) no Institut national d?histoire de l?art (INHA, França). Doutora (2018) e Mestre (2013) em Artes Visuais (História, Crítica e Teoria da Arte) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com parte do Doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Graduou-se como Licenciada e Bacharel em Artes Plásticas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e estudou História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre (França). Seus trabalhos discutem as relações entre arte contemporânea, conflitos políticos, história e memória. Nesse recorte, criou o conceito de "função-historiador" (2018) : uma nova relação entre o artista contemporâneo, sua prática artística e os conflitos políticos de seu tempo, que evita os limites do modelo artista-testemunha. Atualmente, trabalha sobre as tensões entre arte contemporânea e os conflitos em torno de questões raciais, particularmente no cenário artístico brasileiro. Nesta chave, ela tem investigado a presença de representações europeias do Negro, realizadas entre os séculos XVI e XIX, nas obras de artistas afrodescendentes brasileiros e a participação dessa produção contemporânea em um possível movimento de contra-imagem de representações ocidentais históricas.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Função-historiador: o artista contemporâneo diante de conflitos políticos recentes.
Orientador: em École des hautes études en sciences sociales ( Emanuele Coccia)
com Dária Gorete Jaremtchuk. Coorientador: Emanuele Coccia. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Artes

2011 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: A arte da elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias,Ano de Obtenção: 2013
DARIA GORETE JAREMTCHUK.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Arte contemporânea; Memórias; Estados de exceção.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arte.

Aperfeiçoamento em Estágio de pesquisa

2016 - 2016

Universidad Complutense de Madrid
Título: Função-historiador: o artista contemporâneo diante de conflitos políticos recentes.. Ano de finalização: 2016
Orientador: Aurora Férnandez Polanco
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Aperfeiçoamento em Histoire de l'Art et Archéologie

2009 - 2010

Université Paris-Ouest Nanterre la Défense
Título: Intercâmbio Universitário. Ano de finalização: 2010

Graduação em Educação Artística - Bacharel

2005 - 2010

Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Educação Artística - Licenciatura

2005 - 2009

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Arte e Utopia. , Centro de Formação e Pesquisa SESC, CFP SESC, Brasil.

2016 - 2016

Giorgio Agamben: política, arte, subjetivação. , Centro de Formação e Pesquisa SESC, CFP SESC, Brasil.

2015 - 2015

Crítica do espetáculo : representação na arte, nas mídias e na política. , Centro Universitário Maria Antônia, CEUMA, Brasil.

2015 - 2015

História do Cinema. (Carga horária: 30h). , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2015 - 2015

Slavoj Zizek e a Nova Arte eslovena ? representando ideologias. , Centro de Formação e Pesquisa SESC, CFP SESC, Brasil.

2012 - 2012

Preparação pedagógica. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2007 - 2007

Ateliê de Gravura. (Carga horária: 48h). , Instituto Tomie Otake, ITO, Brasil.

2007 - 2007

Introdução à Psicanálise ? Módulo I: Fundamentos d. , Escola de Psicanálise de Campinas, EPC, Brasil.

2003 - 2003

Curso Básico de Formação Política. , Fundação Mário Covas, FMC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, Vivian Braga . II Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE). 2019. (Congresso).

SANTOS, Vivian Braga . ?Que Arte é essa? Surrealismo!?. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE). O show do outro; o nosso show: exposições de arte afro contemporânea no Brasil e representações de negros. 2019. (Congresso).

Journée d?études : L?heure de nous-mêmes a sonné': Étude transatlantique et transdisciplinaire des contre-représentations noires de 1945 à nos jours .Images de Noirs : les représentations européennes et les contra-images de Rosana Paulino et de Tiago Gualberto. 2019. (Simpósio).

Séminaire des Doctorants CRAL/EHESS.L?Echelle 1/1: Une stratégie de réalisme critique chez The Atlas Group . 2018. (Seminário).

XXV Cycle de Conférences de la Maison du Brésil.Fonction-historien: l?artiste contemporain devant les conflits politiques de son temps. 2018. (Seminário).

Ciné-Débat : « Réfléchir races en France et au Brésil ».Ciné-Débat : « Réfléchir races en France et au Brésil ». 2017. (Encontro).

Seminario de Doctorandos: Estado editorial con previa condición.(material para compartir).. 2016. (Seminário).

II Jornada de Filosofia lítica da UnB: a Ditadura e a Universidade.Onde vive a alma dos edifícios? o Maria Antônia como memória e resistência.. 2014. (Seminário).

IX Seminário Arte, Cultura e Fotografia. Imagens: práticas e metodologias..Elaborações: entre poéticas artísticas e construções de memória.. 2014. (Seminário).

X Encontro de História da Arte: Estudos transdisciplinares e métodos de análise..Letras e ciência no quarto escuro de Francesc Torres. 2014. (Encontro).

Arte Estado: possíveis relações entre o sistema das artes e as políticas culturais no período da ditadura civil-militar brasileira..A Arte Contemporânea e o Estado Autoritário / Relações entre a Arte Contemporânea e a Ditadura. 2013. (Seminário).

VIII Encontro de História da Arte da UNICAMP.Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição MemoriAntonia, ou A Alma dos Edifícios.. 2012. (Encontro).

V Seminario Internacional Políticas de la Memoria.Por un posible ?arte de la elaboración?: un mirar de las poéticas contemporáneas sobre la memoria traumática.. 2012. (Seminário).

ANPUH: XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.. A preservação do Patrimônio Artístico: mapeamento dos bens móveis tombados do modernismo brasileiro.. 2008. (Congresso).

Colóquio Espaços da Arte Contemporânea. 2007. (Simpósio).

III Encontro de História da Arte. História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate..A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: seua restauração e preservação como Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico.. 2007. (Encontro).

Oficina de Encadernação e Conservação de Documentos. 2007. (Oficina).

Oficina Museológica ? Implantação Gestão e Organização de museus. 2007. (Oficina).

VII Jornada Corpolinguagem: Um Retorno a Freud. 2007. (Congresso).

XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.. A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico.. 2007. (Congresso).

CASU - I Congresso de Arte e Saúde da Unicamp. 2006. (Congresso).

Colóquio Convergências na Arte Contemporânea. 2006. (Simpósio).

Fórum Permanente de Arte e Cultura - Arte e Universidade: Ensino e Pesquisa. 2005. (Encontro).

Fórum Permanente de Desafios do Magistério - Arte e Educação. 2005. (Encontro).

III Seminário Paulo Freire. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Castelo Zilbersztein

MUBARAC, L. C.; JAREMTCHUK, D. G.;SANTOS, Vivian Braga. Notas ao leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Victorio Morettin

MORETTIN, E. V.; JARENTCHUK, D. G.; BAHIA, D. L.. Função-Historiador: o artista contemporâneo diante de conflitos políticos recentes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

DOMINGOS TADEU CHIARELLI

JAREMTCHUK, D. G.;CHIARELLI, Domingos Tadeu; RUFINONI, P. R.. A arte da elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Daria Gorete Jaremtchuk

CHIARELLI, D. T.; RUFINONI, P.;Jaremtchuk, D. G.. A arte da elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP.

Daria Gorete Jaremtchuk

GOLDBERG, S. S.; RUFINONI, P. R.;JAREMTCHUK, Dária Gorete. A arte da elaboração: abordagens de poéticas artísticas contemporâneas sobre traumas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - ECA/USP.

Sonia Salzstein Goldberg

JAREMTCHUK, Daria.; RUFFINONI, P.;SALZSTEIN, Sônia. Exame de qualificação de mestrado de Vivian Palma Braga dos Santos. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Dora Longo Bahia

JAREMTCHUK, D. G.;BAHIA, D. L.; MORETTIN, P. D. E. V.. Função-Historiador: o artista comteporâneo diante de conflitos políticos recentes. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Valladão de Mattos

A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Claudia Valladao de Mattos Avolese;

Maria José de Azevedo Marcondes

Preservação do Patrimônio Artístico: Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Período do Modernismo Brasileiro - Acervos Fora SP; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Jose de Azevedo Marcondes;

Maria José de Azevedo Marcondes

Preservação do Patrimônio Artístico : Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Modernismo Brasileiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Jose de Azevedo Marcondes;

Daria Gorete Jaremtchuk

A ARTE DA ELABORAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E MEMÓRIA TRAUMÁTICA; 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP,; Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk;

Daria Gorete Jaremtchuk

Função-historiador: Projeto Grupo Atlas e guerras civis libanesas; 2018; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Vivian Braga . Como autobiógrafo e historiador: episódios de uma história sul-africana por William Kentridge.. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica , v. 01, p. 269-282, 2016.

  • SANTOS, Vivian Braga . Entre fingir e forjar: a construção de um museu de arte contemporânea para Lima. Periódico Permanente , v. 4, p. 1-10, 2016.

  • SANTOS, Vivian Braga . Pássaro Livre/Vogel Frei: um contramonumento paulistano.. Revista Valise , v. 05, p. 17-31, 2015.

  • SANTOS, Vivian Braga . A preservação do Patrimônio Artístico: um percurso pelos bens móveis tombados do Modernismo Brasileiro.. Revista Digital do LAV , v. 2, p. 7, 2009.

  • SANTOS, Vivian Braga . Primitivos: aspectos da construção de um estereótipo sobre sobre ?arte negra? . In: Marco Antonio Almeida Ruiz; Ligia Mara Boin Menossi de Araújo. (Org.). Das condições de enunciabilidade no discurso científico: o caso dos estereótipos.. 1ed.Araraquara: Letraria, 2019, v. 1, p. 119-157.

  • SANTOS, Vivian Braga . Onde vive a alma dos edifícios? Memória e Resistência no Maria Antônia. In: Marcelo Mari; Priscila Rossinetti Rufinoni. (Org.). Ditadura, modernização conservadora e universidade : debates sobre um projeto de país. 1ed.Goiânia: Editora UFG, 2015, v. 1, p. 171-186.

  • SANTOS, Vivian Braga . Rubem Grilo. In: Tadeu Chiarelli (org.); Ana Cândida Avelar (co-org.). (Org.). Acervo: outras abordagens.. 1ed.São Paulo: MAC USP, 2015, v. 1, p. 56-57.

  • SANTOS, Vivian Braga . Julio Plaza. In: Tadeu Chiarelli (org.); Ana Cândida Avelar (co-org.). (Org.). Acervo: outras abordagens.. 1ed.São Paulo: MAC USP, 2015, v. 1, p. 104-105.

  • SANTOS, Vivian Braga . Objetos populares na elaboração de traumas coletivos: uma análise do projeto Química de la memoria.. In: PC Mello; Reinaldo Fonseca. (Org.). Imbricações da cultura contemporânea à popular. 1ed.Inhotim: , 2012, v. 1, p. 596-603.

  • SANTOS, Vivian Braga . Nem compulsões, tampouco amnésias. As medidas das memórias no Museum of London e no Memorial da Resistência de São Paulo. Fórum Permanente, 30 ago. 2014.

  • PITOL, A. ; SANTOS, Vivian Braga . Ossos, Corpo : por que a arte contemporânea não se esquecerá de Rafael Braga?. Mídia Ninja.

  • SANTOS, Vivian Braga . Arte contemporânea na reestruturação de identidades fraturadas: Reconstruções de si por meio do retrato do Outro? [L'art contemporain dans la restructuration des identités fracturées: reconstructions de soi à travers le portrait de l?autre. In: 36° Colóquio do Comitê Brasileiro de História da arte, 2016, Campinas. Arte em ação : Anais do 36° Colóquio do Comitê Brasileiro de História da arte, 2016. v. 1.

  • SANTOS, Vivian Braga . Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição MemoriAntonia, ou A Alma dos Edifícios.. In: VIII Encontro de História da Arte, IFCH/UNICAMP, 2012, Campinas. História da Arte e Curadoria, 2012. p. 716-724.

  • SANTOS, Vivian Braga . Por un posible ?arte de la elaboración?: un mirar de las poéticas contemporáneas sobre la memoria traumática.. In: V Seminario Internacional Políticas de la Memoria, 2012, Buenos Aires. Ate y Memoria: miradas sobre el pasado presente, 2012.

  • SANTOS, Vivian Braga . A preservação do Patrimônio Artístico: mapeamento dos bens móveis tombados do modernismo brasileiro.. In: IV Encontro de História da Arte, IFCH/UNICAMP, 2008, Campinas. A Arte e a História da Arte: entre a Produção e a Reflexão., 2008. p. 535-543.

  • SANTOS, Vivian Braga . A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: seua restauração e preservação como Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico.. In: III Encontro de História da Arte, IFCH/UNICAMP, 2007, Campinas. História da arte e instituições culturais: perspectivas em debate., 2007. p. 577-583.

  • SANTOS, Vivian Braga . Entre autobiógrafos e hsitoriador : episódios de uma história sul-africana por William Kentrdige, Soho Eckstein e Felix Teitlebaum. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Artes visuais como espaço de memória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Vivian Braga . Acender a luz: artes contemporâneas na reestruturação de identidades fraturadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Negociações para uma estética da violência nas artes visuais contemporâneas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Letras e ciência no quarto escuro de Francesc Torres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Onde vive a alma dos edifícios? o Maria Antônia como memória e resistência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Letras e ciência no quarto escuro de Francesc Torres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Elaborações: entre poéticas artísticas e construções de memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Vivian Braga . Onde vive a alma dos edifícios? o Maria Antônia como memória e resistência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Reflexões sobre o lugar do trauma: uma análise da exposição MemoriAntonia, ou A Alma dos Edifícios.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Memória traumática, montagem e anacronismo: uma análise de Oscura es la habitación donde dormimos, de Francesc Torres.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . Por un posible ?arte de la elaboración?: un mirar de las poéticas contemporáneas sobre la memoria traumática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . A Preservação do Patrimônio Artístico: Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Modernismo Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Vivian Braga . A Preservação do Patrimônio Artístico: Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Modernismo Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Vivian Braga . A Escultura em Espaço Público na Universidade Estadual de Campinas : sua restauração como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, Vivian Braga . Nem compulsões, tampouco amnésias. As medidas das memórias no Museum of London e no Memorial da Resistência de São Paulo. 2014 (Relato Crítico - Fórum Permanente de Museus).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, Vivian Braga . A Arte da Elaboração: relações entre arte contemporânea e memória traumática.(Relatório Parcial - FAPESP). 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Vivian Braga . A Arte da Elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias. (Relatório Final - FAPESP). 2013. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Vivian Braga . Que Arte é Essa? Surrealismo!. 2011. .

SANTOS, Vivian Braga . A ARTE DA ELABORAÇÃO: RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E MEMÓRIA TRAUMÁTICA (Relatório Parcial - CAPES). 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Vivian Braga . A Preservação do Patrimônio Artístico: Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Modernismo Brasileiro. (Relatório Final de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq - PRP)). 2009. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Vivian Braga ; COSTA, Richard Santiago ; COUTO, Maria de Fatima Morethy . A arte e o seu espaço. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Vivian Braga . A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico. (Relatório Final de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq). 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    A arte da elaboração: poéticas artísticas contemporâneas como espaços para a construção de memórias., Descrição: Pesquisa de Mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Palma Braga dos Santos - Coordenador / Dária Gorete Jaremtchuk - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Catalogação das obras de arte da Universidade Estadual de Campinas., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vivian Palma Braga dos Santos - Integrante / Claudia Valladão de Mattos - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    A Preservação do Patrimônio Artístico: Mapeamento dos Bens Móveis Tombados do Modernismo Brasileiro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vivian Palma Braga dos Santos - Integrante / Maria Jose de Azevedo Marcondes - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vivian Palma Braga dos Santos - Integrante / Claudia Valladão de Mattos - Coordenador., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Assistente de docência, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora do Programa de Formação de Professores (Licenciaturas) da Universidade de São Paulo para o curso de Licenciatura em Artes Plásticas, no Departamento de Artes Plásticas da ECA.

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Ensino Superior, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio vinculado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), como assistência a docência da Profa. Dra. Sônia Salzstein.

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Ensino Superior, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio vinculado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (ECA/USP), como assistência a docência da Profa. Dra. Dária Gorete Jaremtchuk.

2011 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Assistente de docência, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora do Programa de Formação de Professores (Licenciaturas) da Universidade de São Paulo para o curso de Licenciatura em Artes Plásticas, no Departamento de Artes Plásticas da ECA.

2011 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência no Ensino Superior, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio vinculado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), como assistência a docência da Profa. Dra. Sônia Salzstein.

2010 - 2011

WIZARD BRASIL

Vínculo: Instrutora de ensino, Enquadramento Funcional: Professora de francês

2008 - 2009

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Estágio de pesquisa, Enquadramento Funcional: Estágio de pesquisa

Outras informações:
Pesquisadora-estagiária do projeto de Catalogação das Obras de Artes da Unicamp. O projeto que foi iniciado em março de 2008 com apoio da reitoria da Universidade e tem como coordenadora a Profª. Dra. Claudia Valladão de Mattos. Foi um dos resultados propostos pelo trabalho de Iniciação Científica A escultura em espaço público na Universidade Estadual de Campinas: sua restauração e preservação como Patrimônio Cultural Histórico e Artístico.

2019 - Atual

Institut National d'Histoire de l'Art

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Pensionnaire), Regime: Dedicação exclusiva.