Caroline Saut Schroeder

Doutora em Artes Visuais (Processos Artísticos) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Artes Visuais (História, Teoria e Crítica de Arte) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Possui especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (EMBAP-UNESPAR). Concluiu duas Graduações: Artes Visuais - Gravura (EMBAP-UNESPAR) e Desenho Industrial - Programação Visual (UFPR). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História, Crítica e Teoria de Arte, atuando nos seguintes temas: arte moderna e contemporânea; arte e política; as exposições e bienais nos anos 1960 /70; as relações entre arte, arquivo e memória. Paralelamente, desenvolve projetos de publicações, catálogos e impressos no campo da arte.

Informações coletadas do Lattes em 21/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2014 - 2018

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Contra-arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo (1969)
Regina Melim Cunha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Artes Visuais

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação
, Ano de Obtenção: 2011.Dária Gorete Jaremtchuk.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arte brasileira; artes visuais; Bienal de São Paulo; Crítica de arte; História da arte.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea

2006 - 2008

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: A imagem do Indígena na Revista 'O Cruzeiro'
Orientador: Tadeu Chiarelli

Graduação em Gravura

2000 - 2005

Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Título: Ninhos
Orientador: Juliane Fuganti

Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual

1991 - 1995

Universidade Federal do Paraná
Título: Programa de Identidade Visual para a Fundação Indaialense de Cultura
Orientador: Toshiyuki Sawada

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Linguística, Letras e Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História, Crítica e Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais.

Organização de eventos

SCHROEDER, C. S. . X Ciclo de Investigações em Artes Visuais. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.. 2015. (Congresso).

SCHROEDER, C. S. ; GARCEZ, L. R. N. ; CHEREM, R. M. ; CALEGARI, D. S. ; BAHIA, L. H. F. ; ROSA, V. C. ; BERNARDO, V. . II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Memória e Arquivo, UDESC, Florianópolis-SC.. 2014. (Congresso).

Participação em eventos

41o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios. O boicote à Bienal de São Paulo em 1969: um protesto duplamente combatido. 41o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios. 2021. (Congresso).

XI Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes - XIX Jornadas CAIA. A arte como contradispositivo: reescrever histórias a partir de rastros e restos.. 2021. (Congresso).

XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.A Bienal em xeque e o estopim do boicote: sobre algumas estratégias radicais. 2016. (Simpósio).

Conferência: Imagens da música e do tempo. UDESC, Florianópolis.. 2015. (Seminário).

II Simpósio de História e Arte: Narrativa e Subversão. UFPR, Curitiba.. 2015. (Simpósio).

X Ciclo de Investigações em Artes Visuais, UDESC, Florianópolis.. Notas sobre um boicote: a potência da negação. 2015. (Congresso).

II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. UnB, Brasília..Pierre Restany e Mário Pedrosa: diante da crise. UNB, Brasília-DF.. 2014. (Simpósio).

II Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Memória e Arquivo, UDESC, Florianópolis-SC, .. 2014. (Simpósio).

IX Fórum de Pesquisa Científica em Arte, EMBAP, Curitiba-PR..A censura às artes plásticas nos anos de 1960. 2013. (Simpósio).

Encontro Arte_Pesquisa: Inter-Relações, UNESP/USP/UNICAMP, São Paulo-SP..Non à la Bienalle: o boicote à X Bienal de São Paulo. 2012. (Encontro).

VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte. EMBAP, Curitiba-PR.A participação de Mário Schenberg na X Bienal de São Paulo em 1969.. 2012. (Simpósio).

VII Encontro de História da Arte, UNICAMP, Campinas-SP..Pierre Restany: a passagem para a anticarreira. 2011. (Encontro).

Worshop de Produção Crítica em Artes Visuais. Coordenação Revista Tatuí. Curitiba-PR. 2010. (Oficina).

Arte - Do Moderno ao Contemporâneo. 2008. (Outra).

Seminário Internacional Políticas da Arte nos Anos Noventa. MAC-USP, São Paulo-SP. 2007. (Seminário).

Arte, cultura e fotografia: metodologias de investigação. ECA-USP, São Paulo-SP. 2006. (Seminário).

Convergências na Arte Contemporânea. Instituto de Artes da Unicamp.. 2006. (Simpósio).

Virtue and Beauty: Renaissance Portraits of Women. 2001. (Outra).

Fórum Internacional de Design e Diversidade Cultural. FIESC/SENAI. Florianópis-SC. 1994. (Simpósio).

Renovação Tecnológica em Design. Laboratório Brasileiro de Design, Curitiba-PR. 1992. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Claudio de Melo Filho

SCHROEDER, C. S.; ZAGO, R. C. O. M.; BUENO, M. L.. Pierre Restany: para além do real. Um estudo sobre o Novo Realismo e sua conexão com a X Bienal de São Paulo (1969). 2019. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Cláudio Filho

SCHROEDER, C. S.; ZAGO, R. C. O. M.. Pierre Restany e a X Bienal de São Paulo: resistências e projeções na Sala Especial de Arte e Tecnologia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Flávia Buhrer dos Santos

SCHROEDER, C. S.; JORDAO, Fabrícia C. L.. Mulheres e Violêncio Doméstica: questões sobre arte e feminismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Arthur Alves

SCHROEDER, C. S.; PANEK, B.. Memória Fragmentada: A poética de Arthur Alves nos livros e cadernos de artistas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gravura) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Renata Lopes Lima

SCHROEDER, C. S.; KERN, K.; BARRETO, K. M.. Arte Visual Independente: meio, recepção e ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Ivana Cristina Grande

SCHROEDER, C. S.; PANEK, B.. Construção de imagens a partir de lendas japonesas - gravuras de Ivana Grande. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Gravura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Aluno: Diego Antonio dos Santos Fonseca

SCHROEDER, C. S.; PANEK, B.. Metafísica do Gestual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Gravura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Aluno: Patricia Cardoso Pelim

SCHROEDER, C. S.; PERIGO, K.. Invólucro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Escultura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Aluno: Marla Rodrigues

SCHROEDER, C. S.; GUIMARAES, R.. Fios in Forma. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Escultura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Aluno: Alessandra Macedônio de Carvalho

SCHROEDER, C. S.; GEMIN, D. A. B.. Repressão, contestação e Memória. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Escultura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

SCHROEDER, C. S.; TORRES, R.; GORIA, P. L.. Membro da banca examinadora - Processo Seletivo para Contratação de Professor Colaborador em Artes Visuais - Gravura e Desenho - UNESPAR. 2022. Universidade Estadual do Paraná.

Comissão julgadora das bancas

Celso Fernando Favaretto

FAVARETTO, C. F.; JARENTCHUK, D. G.; GOLDBERG, Sonia Salzstein. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação) - Escola de Comunicação e Artes da USP.

Celso Fernando Favaretto

FAVARETTO, C. F.; GOLDBERG, Sonia Salzstein; JARENTCHUK, D. G.. X Bienal de São Paulo: Processos Elípticos que concretizam a mostra. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação) - Faculdade de Educação Usp.

Rosângela Miranda cherem

CHEREM, R. M.; FAVARETTO, C. F.;MAKOWIECKY, S.; RODRIGUES, R. R.. X Bienal (São Paulo 1969): algumas estrategias e imbricações entre arte e política. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em PPGAV-CEART-UDESC - Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Regina Melim Cunha

VIEIRA, R. M. C. ou MELIM, Regina; BIASIZZO, M. A. M.; REIS, P. R. O.; STOLF, M. R.; SILVA, M. Cristina da Rosa. Contra-arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

FONSECA da SILVA, M. C. R.; MELIN, Regina; BIASIZZO, M. A. M.; REIS, P. R. O.; STOLF, M. R. S.. Contra arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Sonia Salzstein Goldberg

JAREMTCHUK, Daria.;SALZSTEIN, Sônia; FAVARETTO, Celso Fernando. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação. 2011. Dissertação (Mestrado em Teoria, Ensino e Aprendizagem) - Departamento de Artes Plásticas - ECA - USP.

Maria Raquel da Silva Stolf

CUNHA, R. M.; BIASIZZO, M. A. M.; REIS, P. R. O.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; SILVA, M. C. R. F.. Contra-arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Paulo Roberto de Oliveira Reis

REIS, PAULO R. O.; MELIN, R.; MELENDI, M. A.; STOLF, R.; SILVA, M. C. R. F.. Contra-arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Orientou

Alexandre Vinícius do Carmo

Joaquim: uma revista moderna; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Caroline Saut Schroeder;

Miriam Saad

Os murais de Sigaud na Catedral de Jacarezinho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Caroline Saut Schroeder;

Heloise Arriola Sperandio

O feminino no impressionismo: corpo, moda e arte no final do século XIX; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Caroline Saut Schroeder;

Alessandra Macedônio de Carvalho

Contestação e memória; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Superior de Escultura) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Orientador: Caroline Saut Schroeder;

Foi orientado por

Regina Melim Cunha

Contra-arquivo: os rastros do boicote à Bienal de São Paulo; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Regina Melim Cunha;

Dária Gorete Jaremtchuk

X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - ECA/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dária Gorete Jaremtchuk;

Produções bibliográficas

  • SCHROEDER, C. S. . The Biennial Under Contestation: Local Perspectives on the Tenth São Paulo Biennial (1969). Tate Papers , v. 34, p. s/n, 2022.

  • SAUT SCHROEDER, CAROLINE . De São Paulo a Curitiba: A Bienal dinamiza nosso meio?. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 14, p. 140-158, 2020.

  • SCHROEDER, C. S. . As artes visuais sob vigilância. MODOS: Revista de História da Arte , v. 3, p. 45-59, 2019.

  • SCHROEDER, C. S. . A metáfora do diabo em Wolfgang von Goethe e Vilém Flusser: algumas considerações sobre arte e modernidade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG , v. 7, p. 195-212, 2017.

  • SCHROEDER, C. S. . Sobre o vírus rococó. Revista Arminha , v. 1, p. 8-12, 2015.

  • SCHROEDER, C. S. . Considerações sobre a atuação de Mário Schenberg na X Bienal de São Paulo. Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 01, p. 159-173, 2013.

  • SCHROEDER, C. S. . Arte em trânsito: Arte postal no cotejo entre intimidade e esfera pública. Revista Valise , v. 2, p. 27-36, 2012.

  • SCHROEDER, C. S. ; MIYADA, P. ; MALMACEDA, L. ; MEDEIROS, A. P. ; ANGELIS, C. ; NEVES, G. ; PUCU, I. ; GOMES, P. C. ; BORGES, P. ; GOMES, P. ; MONTEIRO, T. . AI-5 50 Anos: Ainda não terminou de acabar.. 1. ed. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2019. 588p .

  • SCHROEDER, C. S. . As Bienais ao fim dos anos 1960: da participação (1967) à recusa (1969). In: MIYADA, Paulo. (Org.). (Org.). Bienal de São Paulo: desde 1951.. 1ed.São Paulo: Bienal, 2022, v. 1, p. 147-157.

  • SCHROEDER, C. S. . Excluir. In: Claudia Zimmer ; Daniele Zacarão. (Org.). Seção E. 1ed.Itajaí-SC: Des., 2022, v. 1, p. 1-8.

  • SCHROEDER, C. S. . Salvem os Rastros!. In: NATUREZA, Aline; NUNES, Kamilla. (Org.). Escovar a história a contrapelo.. 1ed.Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018, v. , p. 12-15.

  • SCHROEDER, C. S. . A Subida do Foguete, 1969, Claudio Tozzi. (Verbete). In: CHIARELLI, Tadeu. (org). (Org.). CHIARELLI, Tadeu. (org) MAC Essencial. v.1. Acervo: outras abordagens.. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015, v. 1, p. 130-130.

  • SCHROEDER, C. S. . O Beijo, 1967, Waldemar Cordeiro. (Verbete). In: CHIARELLI, Tadeu. (org). (Org.). CHIARELLI, Tadeu. (org) MAC Essencial. v.1. Acervo: outras abordagens.. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo., 2015, v. 1, p. 36-36.

  • SCHROEDER, C. S. . O boicote à Bienal de São Paulo em 1969: um protesto duplamente combatido. 41o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios. In: 41. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte em Tempos Sombrios, 2021, São Paulo. 41. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Arte em Tempos Sombrios - Caderno de Resumos, 2021. v. 1. p. 69-69.

  • SCHROEDER, C. S. . A Bienal em xeque e o estopim do boicote: sobre algumas estratégias radicais. 25 Encontro da ANPAP.. In: 25 Encontro da ANPAP, 2016, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre: ANPAP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. v. 1. p. 2270-2283.

  • SCHROEDER, C. S. . Notas sobre um boicote: a potência da negação. In: X Ciclo de Investigações em Artes Visuais, UDESC, 2015, Florianópolis. ANAIS - X Ciclo de Investigações, 2015. p. s/n.

  • SCHROEDER, C. S. . Pierre Restany e Mário Pedrosa: diante da crise.. In: II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte, 2014, Brasília. Anais do II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte, 2014. v. 01. p. 93-101.

  • SCHROEDER, C. S. . A censura às artes plásticas nos anos de 1960. In: IX Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2013, Curitiba-PR. Anais IX Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2013.

  • SCHROEDER, C. S. . Pierre Restany: a passagem para a anticarreira.. In: VII Encontro de História da Arte - UNICAMP, 2012, Campinas-SP. VII Encontro de História da Arte - Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: Consolidação e desenvolvimento da disciplina. Campinas-SP: IFCH/UNICAMP/PUBLICAÇÕES, 2012. p. 107-111.

  • SCHROEDER, C. S. . A participação de Mário Schenberg na X Bienal de São Paulo.. In: VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte., 2012, Curitiba-PR. Anais VIII Fórum de Pesquisa Científica em Arte, 2012.

  • SCHROEDER, C. S. . Non à la Biennale: o boicote à X Bienal de São Paulo. In: Arte_Pesquisa: Inter-Relações, 2012, São Paulo. Anais do Arte_Pesquisa: Inter-Relações. São Paulo: UNESP, 2012. p. 159-172.

  • SCHROEDER, C. S. . Pesquisa acadêmica como prática curatorial e artística. I Seminário de Estudos Avançados em Curadoria. MUPA/UFPR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SCHROEDER, C. S. . 'Ás voltas com os 60'. Exposição: Terra Incógnita: 60 Anos. MUSA-UFPR.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHROEDER, C. S. . A arte como contradispositivo: reescrever a história a partir de rastros e restos. XI Congreso Internacional de Teoría e Historia de las Artes - XIX Jornadas CAIA , Argentina. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHROEDER, C. S. . Arte e censura no Brasil. MASP - Curso de Arte Moderna e Contemporânea. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHROEDER, C. S. . O boicote à Bienal de São Paulo em 1969: um protesto duplamente combatido. 41o. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Tempos Sombrios. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SCHROEDER, C. S. . O engajamento artístico na ditadura e na contemporaneidade. Palestra de ativação da exposição 'Pequenos Gestos, Memórias Disruptivas', MAC-PR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHROEDER, C. S. . Bienal e campo artístico: o modelo Bienal em xeque ao final dos anos 60. Evento: Bienal, precisamos falar sobre isso. Departamento de Filosofia -UFPR / Departamento de Artes - UFPR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . Contra a ditadura, o boicote à Bienal: vestígios de um protesto político no Arquivo Histórico Wanda Svevo. Encontro de Pesquisadores - Fundação Bienal de São Paulo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHROEDER, C. S. . A Bienal em xeque e o estopim do boicote: sobre algumas estratégias radicais. 25 Encontro da ANPAP. Porto Alegre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . X Bienal: sob os efeitos da contestação. Centro Cultural - SESI. Curitiba-PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHROEDER, C. S. . Notas sobre um boicote: a potência da negação. X Ciclo de Investigações em Artes Visuais, UDESC, Florianópolis-SC.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHROEDER, C. S. . Pierre Restany e Mário Pedrosa: diante da crise. II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. UNB, Brasília-DF.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . A censura às artes plásticas nos anos de 1960. IX Fórum de Pesquisa Científica em Arte. EMBAP, Curitiba-PR.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . A participação de Mário Schenberg na X Bienal de São Paulo. VIII Forúm de Pesquisa Científica em Arte. EMBAP-PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . Non à la Biennale: o boicote à X Bienal de São Paulo. Encontro Internacional Arte_Pesquisa: Inter-Relações. UNESP/USP/UNICAMP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação. Grupo de pesquisa: Teoria, Crítica e História da Arte, EMBAP, Curitiba.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHROEDER, C. S. . Pierre Restany: a passagem para a anticarreira. VII Encontro de História da Arte - UNICAMP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCHROEDER, C. S. . Anotações: Vida Sensível, Arte e Arquivo (organização e projeto da publicação coletiva, desenvolvida no Laboratório 'Vida Sensível, Arte e Arquivo', durante o período remoto, no curso de Artes Visuais - UFPR). 2020 (publicação).

  • SCHROEDER, C. S. . Anecóica. Participação na publicação sonora coletiva com o trabalho GREVE, desenvolvido no Seminário Especial Investigações sob(re) proposições sonoras, no PPGAV-UDESC, com coordenação de Raquel Stolf, Florianópolis.. Florianópolis: Editora NAVE e selo Céu da boca, 2015 (publicação).

Outras produções

SCHROEDER, C. S. . Parecerista ad hoc para Revista PHILIA (UFRGS), v.1, n.2. 2019.

SCHROEDER, C. S. . Parecerista ad hoc, XII Ciclo de Investigações em Artes Visuais, PPGAV-CEART, UDESC. 2017.

SCHROEDER, C. S. . Parecerista ad hoc, Programa de Iniciação Científica, UNESPAR.. 2016.

SCHROEDER, C. S. . Parecerista ad hoc, Programa de Iniciação Científica, UNESPAR.. 2014.

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro 'Robert Frank e a operação de montagem no campo do olhar', de Milla Jung. 2021. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico da publicação de artistas 'ZigZag', da Alfaiataria Espaço de Arte. 2021. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro 'Caminhos dos Campos de Curitiba aos Campos Gerais', do fotógrafo Nego Miranda, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba.. 2018. (Projeto Gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico e editoração da tese em Artes Visuais 'Museu Oscar Niemeyer: uma história em três relatos e suas ficções', de Deborah Bruel (ECA-USP). 2017. (Projeto gráfico e editoração).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico e editoração do livro 'Artistas Contemporâneas: na teoria e história da arte', orgs. Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky. 2016. (Projeto gráfico e editoração.).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do catálogo da exposição 'Corpo sem Sinônimo', de Luana Navarro, Museu da Fotografia. 2016. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Do Moderno ao Contemporâneo. (40h) Centro Cultural SESI Heitor Stockler - Curitiba.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHROEDER, C. S. . HAY en português?. Publicação de Artista, n.5. Florianópolis-SC. 2015. (Editoração/Livro).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro '60/70: as fotografias, os artistas e seus discursos', de Juliana Gisi.. 2015. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Abraham Palatnik. Aula mediada no Museu Oscar Niemeyer-MON. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do catálogo da exposição 'Caixa D'Água', Museu da fotografia. 2013. (Projeto Gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do catálogo da exposição 'Rastros', de Joana Corona, MUMA. 2013. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Pop Arte e Arte Op. SESC-PR (Paço da Liberdade). Curitiba-PR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHROEDER, C. S. . Construtivismo e De Stijl. SESC-PR (Paço da Liberdade). Curitiba-PR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico para a exposição 'Malote-Destino CWB', Museu da Fotografia. 2011. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico para a exposição 'Mirada', de Deborah Bruel (Bolsa produção Artes Visual 04). 2010. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro 'Acervo Artístico da Associação Comercial do Paraná', org. Elizabeth Prosser. 2010. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro 'Moçamba: cores e gente da África', de Adelar Motter. 2009. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . Projeto gráfico do livro 'Africanto', de Adelar Motter. 2009. (Projeto gráfico).

SCHROEDER, C. S. . 'Carol Schroeder lê Lygia Clark', participação no podcast VER.SAR - Práticas artísticas, Maternidades e Feminismos, da artista Priscila Costa Oliveira. 2019. Outra.

SCHROEDER, C. S. . 'Greve'. Exposição coletiva 'Desterro desaterro - arte contemporânea em Santa Catarina', MASC, (intervenção sonora/visual, publicação 'anecoica'). 2018. Outra.

SCHROEDER, C. S. . Intervenção sonora/impressa 'Greve'. Veiculada no Programa de Extensão RADIOFONIAS (CEART-UDESC), Rádio UDESC.. 2017. Outra.

SCHROEDER, C. S. . Ninho. Exposição: Felizes os artistas que promovem a Arte. Museu de Arte de Cascavel-PR, Brasil. 2005. Outra.

SCHROEDER, C. S. . Ninhos. Exposição dos alunos formandos em 2004. EMBAP-PR. 2004. Gravura.

SCHROEDER, C. S. . "sem título". Exposição alunos da EMBAP. Casarão da UPE, Curitiba-PR. 2004. Fotografia.

SCHROEDER, C. S. . "sem título", xilogravura. Primeira Muestra Latinoamerica Miniprint em Rosario. Argentina. 1995. Gravura.

SCHROEDER, C. S. . Curadoria da exposição 'Anatomia da Cidade', resultante da disciplina ministrada no curso de artes visuais da UFPR, 'Projeto Avançado: Espaço Tempo e Forma', curso de Artes Visuais - UFPR.. 2019 (exposição).

Prêmios

2020

Prêmio Jabuti 2020 - Ensaio de Artes, pelo livro-catálogo "AI-5 50 Anos: ainda não terminou de acabar"., Câmara Brasileira do Livro (CBL).

2001

Presidents Award. Corcoran College of Art. Washington-DC, Corcoran College of Art.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2021

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2019 - 04/2021

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OA331 - História da Arte: Arte Moderna, OA341 - História da Arte: As contemporaneidades, OA351 - Introdução à História da Arte do Brasil, OA406 - Expressão em Volume, OA412 - Escultura I, OA431 - Projeto Avançado em Artes visuais - Espaço, Tempo e Forma, OA641 - Laboratório: Vida Sensível, Arte e Arquivo

2012 - 2014

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40

2012 - 2012

Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor em pós-graduação latu sensu, Carga horária: 12

Outras informações:
"Realismos 1960". Módulo de curta duração ministrado em curso de pós-graduação latu sensu

Atividades

  • 08/2012 - 08/2014

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II

  • 08/2012 - 08/2014

    Ensino, Bacharelado em Gravura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II

  • 08/2012 - 08/2014

    Ensino, Bacharelado em Pintura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II

  • 08/2012 - 08/2014

    Ensino, Bacharelado em Escultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte II

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte I

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura em Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Superior de Gravura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Bacharelado em Gravura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Xilogravura

2001 - 2001

National Museum of Women in the Arts

Vínculo: Internship, Enquadramento Funcional: Curatorial assistent

Outras informações:
Intern at the NMWA, assisted the Curatorial/Exhibition Design Departments with the installation of "Virgin Territory: Women, Gender, and History in Contemporary Brazilian Art".