kim Cavalcante

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo com Bolsa Santander no Intercâmbio Acadêmico na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - México pelos departamentos de Dança e de Ciências Sociais (Movimentos Feministas). Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo. Seu trabalho artístico se dá principalmente no campo da performance, da dança e das artes visuais. Foi artista residente na imersão artística Afrotranscendence na Red Bull Station; Participou de exposições em: Sesc Belenzinho, Praça das Artes, Museu de Arte Contemporânea - USP, Galeria Caizares, Paço das Artes, Centro Cultural Butantã, Centro Universitário Maria Antônia, Parque Ibirapuera, Parque Agadu, Galeria FURG, entre outras. Como pesquisadora, artista e educadora, desenvolve seus trabalhos dentro da perspectiva dos estudos feministas e decoloniais. Em 2018, atuou como artista educadora na implementação do projeto de Arte e Inclusão no CEU Jaguaré vinculado ao Programa de Iniciação Artística da Prefeitura de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Poéticas Visuais - Artes Visuais

2016 - 2018

Escola de Comunicações e Artes - USP
Título: O Corpo, A Artista e A Feiticeira,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Luiz Claudio Mubarac
Palavras-chave: arte contemporânea; artistas mulheres; estudos decoloniais.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do corpo. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: performance. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Licenciatura em Artes Visuais

2016 - 2017

Faculdade Mozarteum de São Paulo

Graduação em Artes Plásticas

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: A dança ; A estética da mí(s)tica do quente
Orientador: Mario Celso Ramiro de Andrade

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 -

Danças Afro-brasileiras. (Carga horária: 1200h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Curso: Por uma história da arte interseccional: Mulheres negras nas artes. (Carga horária: 16h). , SESC Vila Mariana, SESC, Brasil.

2019 - 2019

Resistências e reformulações nas artes contemporâneas. (Carga horária: 20h). , Sesc Pinheiros, SESC, Brasil.

2017 - 2017

Gênero, Etnia e Produção Contemporânea. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2017 - 2017

Comunicação Visual e Modelagem do Vestuário (estágio de Licenciatura). (Carga horária: 200h). , Escola Técnica Estadual - ETEC Tiquatira, ETEC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Diásporas Africanas nas Américas e Expressão Artística em Perspectiva Atlân. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Histórias da Sexualidade. (Carga horária: 14h). , Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.

2015 - 2015

Escrituras Performativas. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2015 - 2015

Estudos Aprofundados da Performance. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2013 - 2013

Intercâmbio Acadêmico. (Carga horária: 400h). , Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México, BUAP, México.

2012 - 2012

Esculturas Fundidas pelo Processo de Cera Perdida. (Carga horária: 12h). , SENAI - Nadir Dias Figueiredo, SENAI, Brasil.

2006 - 2006

3dsMAX. (Carga horária: 40h). , Cadritech - computação gráfica, CADRITECH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do corpo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONGRESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DAS ARTES NA AMERICA LATINA: COLONIALISMO E QUESTOES DE GENERO. 2019. (Congresso).

Nascente. Agua Azul; Saia Sonora/ O mar não encena; Intervalo. 2017. (Exposição).

Presença Permeável.Artista Feiticeira. 2017. (Outra).

Afrotranscendence.Experimentos de Jardim. 2016. (Outra).

Estou Cá. Saia Sonora (performance); Goma; Agua Azul. 2016. (Exposição).

Histórias da Sexualidade. 2016. (Seminário).

Imagísticas Femininas. Agua Azul. 2016. (Exposição).

NAPEDRA em Performance : Criações 4.As mulheres e os espectros: diálogos entre questões de gênero e presenças espectrais em performance. 2016. (Outra).

Galeria Caizares: V Mostra de Performance- Conflitos e Convergências. Imantar. 2015. (Exposição).

Galeria Caizares: V Mostra de Performance- Conflitos e Convergências. Sem Título (performance com farinha de mandioca e banco). 2015. (Exposição).

Mato. Agua Azul. 2015. (Exposição).

Napedra em Performance: Criações 3.Performance sem Público: presenças espectrais femininas nas práticas performativas. 2015. (Outra).

Parque AGADU: Encontro de Novos Artistas. A dança. 2015. (Exposição).

Ruído Gesto Ação& Performance- Corpo Fechado. Balangandança. 2015. (Exposição).

2 Seminário Internacional Arte e Natureza. 2014. (Seminário).

Chez Airys - restaurante e galeria de arte. Sem Título ( série de serigrafias). 2014. (Exposição).

Disponível. A dança (performance instalativa). 2014. (Exposição).

Longitudes: a formação do artista contemporâneo no Brasil. 2014. (Seminário).

1 Seminário Língua, Literatura e Cultura Guarani. 2013. (Seminário).

Dança negra contemporânea. 2013. (Oficina).

20ª Exposição Visualidade Nascente. Goma (performance). 2012. (Exposição).

3 Seminário Internacional Suntentabilidade na Universidade.Arte e Ambiente. 2012. (Seminário).

19 Simpósio Internacional de Iniciação Científica ?USP.Felicidade e nostalgia na obra de Henri Matisse: presença árcade na arte moderna. 2011. (Simpósio).

2ª Semana de Pesquisa da ECA ? USP.Felicidade e nostalgia na obra de Henri Matisse: presença árcade na arte moderna. 2011. (Seminário).

IV Seminário Arte, Cultura e Fotografia: memória, outros debates. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Ferreira Santos

ANDRADE, M.C.R.; MUBARAC, L.C.; DAWSEY, J. C.;FERREIRA-SANTOS, M.. As mulheres e os espectros: diálogo entre gênero e presenças espectrais em performance. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Lucio José de Sá Leitão Agra

ANDRADE, M. C. R.; MUBARAC, L. C.;AGRA, Lucio José de Sá Leitão. estética da mí[s]tica do quente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Stênio José Paulino Soares

MUBARAC, L. C.; DAWSEY, J. C.;SOARES, Stênio. O corpo, a artista e a feiticeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes visuais) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

MUBARAC, L. C.;DAWSEY, J. C.; SOARES, S. J. P.. O corpo, a artista e a feiticeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

ANDRADE, M. C. R.;DAWSEY, J. C.; MUBARAC, L. C.. As mulheres e os espectros: diálogos entre gênero e presenças espectrais em performance. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Luiz Claudio Mubarac

MUBARAC, Luiz Claudio; Stênio José Paulino Soares; John Cowart Dawsey. O corpo , a artista e a feiticeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Luiz Claudio Mubarac

ANDRADE, M. C. R.;MUBARAC, Luiz Claudio; John Cowart Dawsey. As mulheres e os espectros: diálogo entre gêneros e presenças espectrais em performence. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Luiz Claudio Mubarac

ANDRADE, M. C. R.; Lucio Agra;MUBARAC, Luiz Claudio. Dança (estética da mi(s)tica do quente). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes.

Mario Celso Ramiro de Andrade

Ramiro, Mario; MUBARAC, C.; DAWSEY, John. As mulheres e os espectros: diálogo entre gênero e presenças espectrais em performance. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em artes visuais) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Salzstein Goldberg

sem título; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Departamento de Artes Plásticas - ECA - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sônia Salzstein Goldberg;

Mario Celso Ramiro de Andrade

Dança; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes da USP; Orientador: Mario Celso Ramiro de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAVALCANTE, K. . Arte e Natureza na Infância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . Livro Ilustrado para Crianças. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . De artista para artista: aula como criação e os processos artísticos para educadores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . Introdução à Performance e Objetos performativos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . Publicações Alternativas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . Livro Ilustrado para Crianças. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . As artistas e a performance. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . Processos de Modelagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, K. . O Corpo, A Artista e A Feiticeira. 2018. Livro de Artista.

CAVALCANTE, K. . Artista Feiticeira. 2017. Performance.

CAVALCANTE, K. . Experimentos de Jardim. 2016. Performance.

CAVALCANTE, K. . Saia Sonora (performance); Goma; Agua Azul. 2016. Performance.

CAVALCANTE, K. . Agua Azul. 2016. Performance.

CAVALCANTE, K. . Intervalo. 2016. Performance.

CAVALCANTE, K. . Agua Azul (performance). 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. ; FALEIROS, J. V. . Imantar (registro em vídeo). 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. ; MORALES, R. . A dança (desenhos)- publicado no livro We Are Visual Poetry. 2015. Livro de Artista.

CAVALCANTE, K. . Balangandança. 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. . Agua Azul (vídeo). 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. . Manto (fotografias). 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. . Corpos Compartilhados. 2015. Performance.

CAVALCANTE, K. . A dança. 2014. Diversas.

CAVALCANTE, K. . Série de gravuras. 2013. Gravura.

CAVALCANTE, K. . Goma. 2012. Performance.

CAVALCANTE, K. . Artista Feiticeira. 2017 (performance).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Arte e Inclusão, Descrição: A pesquisa visou mapear trabalhos de artistas e projetos de arte e educação que desenvolveram propostas específicas para inclusão (deficiências múltiplas: intelectual, física, transtornos mentais), ou que tangenciavam esta área. Tal pesquisa tinha como finalidade criar e executar propostas artístico pedagógicas com um grupo de inclusão de crianças e adolescentes no CEU Jaguaré. Dentre os trabalhos investigados estão: trabalhos de Lygia Clark, Ernesto Neto, Laura Lima, Antonio Ballester, Helio Oiticica; a exposição Arte para sentir (Caixa Cultural- SP), os projetos Ver e Sentir Através do Toque (Museu Nacional de Belas Artes ? RJ), Igual Diferente (Museus de Arte Moderna- SP) e Museus Acessíveis. Foram elaboradas propostas que buscavam abarcar o sujeito de forma integral. As propostas foram pautadas em: ludicidade, experimentação, sensorialidade, materialidades, socialização, expressão, movimento. Ganharam destaque: Atividades gastronômicas, culinárias, ou com elementos alimentícios; no jardim ou com elementos naturais; na piscina ou com água; que promovessem uma apropriação física da sala de aula; que promovessem apropriação de ?instrumentos artísticos?, como câmera fotográfica, pincéis, tesouras, tintas, dentre outros não convencionais; dança e música. Tal experiência, que contava com a participação de professoras e estagiárias da escola, acabou por se instaurar também como uma de formação para educadores - que explicitavam a demanda de maior conhecimento teórico e prático sobre o campo das artes que estava sendo ali mobilizado, o que revela a carência e o potencial da contribuição das artes para a atuação com a inclusão. A pesquisa levou à realização da palestra ?Práticas Artístico-Pedagógicas Inclusivas: Saúde Mental e Deficiência? (eixo Diversidade) no Seminário Memória e Identidades da Formação Artística e Cultural na Cidade de São Paulo, como mediadora, e à participação na Virada Inclusiva - SP, como palestrante de Arte e Inclusão: Compartilhando Processos e Vivências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Coordenador / Bianca Tozato - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Arte e Natureza: Reflexões feministas e decoloniais para artistas educadores, Descrição: A pesquisa buscou fazer paralelamente um levantamento de atividades artístico pedagógicas que estabelecem algum diálogo com a natureza e de trabalhos de artes visuais que convergem com as perspectivas feministas e decoloniais. Buscou-se compreender, através de análise e de modo comparado, que ideias de natureza estavam subjacentes nas atividades artístico pedagógicas e nos trabalhos de artes visuais feministas e decoloniais levantados. Tal pesquisa resultou na produção e publicação do ensaio Arte e Natureza: Reflexões feministas e decoloniais para artistas educadores e na elaboração e realização de palestra e oficina de formação Arte e Natureza na Infância para artistas educadores do Programa de Iniciação Artística da Prefeitura de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    O Corpo, A Artista e A Feiticeira, Descrição: A pesquisa, na área de Poéticas Visuais, teve como impulso inquietações acerca de análises e narrativas constituídas sobre trabalhos de artistas que traziam em suas poéticas a performance, o gênero e espiritualidades não hegemônicas - elementos que ressoavam em meu trabalho. Sobre estes trabalhos foi identificada a recorrência de associação ao vocabulário do universo psicopatológico e de uso de dados biográficos como fatores traumatizantes, de apelo dramático, que acabam por resvalar tais trabalhos do campo da arte, levando, consequentemente, à desvalorização de pesquisas poéticas complexas e ricas. A inclinação destas análises pareciam, por duas vias, levar para um mesmo lugar: por um lado reafirmam um discurso que marca as mulheres e seus corpos como potencialmente enfermos e propriamente histéricos, por outro, repetem um discurso histórico de aproximação entre espiritualidades não hegemônicas, estados de possessão, presença de espíritos, doenças, crença e loucura. Assim, a doença, a loucura pareciam conectar mulheres, seus corpos e espiritualidades não hegemônicas. Parte da pesquisa foi dedicada a investigar as materialidades e visualidades trazidas nestas poéticas que sinalizavam os repertórios de gênero e de espiritualidades não hegemônicas. A investigação resultou na dissertação de mestrado O Corpo, A Artista e A Feiticeira (2018), que compreende a produção dos trabalhos de performance Intervalo (2016), Saia Sonora/ O mar não encena (2016), Experimentos de Jardim (2016) e Artista Feiticeira (2017); um livro de artista formado por 125 lâminas de transparências impressas que formam um corpo de constituição própria que é em si um experimento sobre o que foi produzido, levantado, desenvolvido e formulado na pesquisa; e um livreto Escritos II, impresso em papel sulfite, onde aponto através de anotações o caminho percorrido durante a pesquisa, explicitando trabalhos artísticos, artistas, autores, ideias e reflexões encontrados durante a investigação, que permeiam e constituem o material apresentado. Ao final do mestrado, a constatação da relevância da perspectiva na construção de discursos que resvalam os trabalhos de artistas mulheres que trazem um repertório de espiritualidades não hegemônicas, levou-me a questões de formação - as quais remontam à colonização e toda problemática advinda deste processo, como a subjugação e exploração das mulheres, os processos de escravização, a dizimação indígena, a racialização e o racismo, a constituição da cultura hegemônica e a constituição das fontes tidas como oficiais do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Coordenador / Luiz Claudio Mubarac - Integrante.

  • 2014 - 2014

    A dança ; A estética da mí(s)tica do quente, Descrição: Pesquisa com a finalidade de apresentação de trabalho de conclusão de curso ? TCC para obtenção do título de Bacharel e Artes Plásticas. A pesquisa compreendeu: a) levantamento de elementos poéticos que constituíam meu processo artístico até então (ritual, corpo, materialidades, performance, intimidade, o não espetacular) e reflexão sobre meu percurso de graduação; b) Produção de um objeto performativo de evocação, a partir de imagens afetivas, que culminou em pesquisa sobre imagens de representações de danças indígenas realizadas por viajantes no período colonial no Brasil. Tal investigação possibilitou uma imersão nas relações entre corpo, performance, documentação, imagem, realidade e ficção, atreladas à produção imagética e histórica do Brasil Colonial. Como resultado foram apresentados: o trabalho artístico A dança, um aparato performativo de evocação, com projeção em 360 graus em movimento rotativo constante, trazendo imagens de danças indígenas feitas por viajantes durante o período colonial em fusão com imagens minhas. A produção de uma roda de dança fantasmática, que de dava pelo acionamento do aparato, proporcionava uma atualização crítica e afetiva das imagens investigadas; Estética da mí(s)tica do quente, uma espécie de fanzine, reportando todo o material da pesquisa e o processo artístico de produção de A dança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Coordenador / Mario Celso Ramiro de Andrade - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Projeto de Iniciação Científica Capes/CNPq: Felicidade e nostalgia na obra de Henri Matisse: presença árcade na arte moderna, Descrição: A pesquisa de Iniciação Científica visou investigar o tema da Arcádia na arte moderna. Ao final da pesquisa, foi possível traçar um percurso do tema da Arcádia desde sua origem mítica até seu conceito idealizado, e como ambas se manifestam nas artes visuais, especificamente nas obras de Henri Matisse (moderno) e Nicolas Poussin (neoclássico).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Integrante / Sônia Salzstein Goldberg - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Projeto Aprender com Cultura e Extensão: Conservação de obras sobre papel do acervo de Arte Conceitual no Museu de Arte Contemporânea - USP, Descrição: Pesquisa sobre Arte Conceitual no Laboratório de Papéis do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, compreendendo: mediação em visitas agendadas ao acervo; procedimentos de documentação museológica, conservação, restauro e montagem de obras para exposições.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kim Cavalcante - Integrante / Maria Cristina Machado Freire - Coordenador / Renata Casatti - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de artes, Carga horária: 30

2019 - 2019

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo- PIÁ

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: artista articuladora de área, Carga horária: 18

2017 - 2018

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo- PIÁ

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: artista educadora, Carga horária: 18

Outras informações:
Piá - Programa de Iniciação Artística é um programa de formação em artes direcionado a crianças e adolescentes. É promovido pela Secretaria Municipal de Formação Cultural de São Paulo, inspirado na escola EMIA - Escola Municipal de Iniciação Artística. Atuação como artista educadora na Biblioteca Monteiro Lobato, na CEU Vila Atlântica e no CEU Jaguaré, com implementação de turma de inclusão neste último equipamento.

2017 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio ligado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina do ensino superior ?Práticas Performativas I? supervisionada por Mário Celso Ramiro de Andrade.

2017 - 2017

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária PAE, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio ligado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina do ensino superior ?Metodologias do Ensino das Artes Visuais III com Estágios Supervisionados?- projeto Ateliê Nossa Casa, supervisionada por Dália Rosenthal.

2016 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária PAE, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Curso de formação para estágio ligado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

2016 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiária PAE, Enquadramento Funcional: Estagiária PAE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio ligado ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) com o desenvolvimento de atividades didáticas junto à disciplina do ensino superior ?Arte dos anos 60 à atualidade? supervisionada por Sônia Salsztein Goldberg e Carlos Eduardo Ricciopo.

2010 - 2011

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica com bolsa CNPQ, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica USP (bolsa Cnpq/PIBIC) com o projeto ?Felicidade e nostalgia na obra de Henri Matisse: presença árcade na arte moderna?; orientação: Profa. Dra. Sônia Salzstein Goldgerg; 2010-2011

2018 - 2019

Fundação Bienal de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: mediadora, Carga horária: 20

2017 - 2017

Sesc Pinheiros- Exposição Todo Poder ao Povo: Emory Douglas e os Panteras N

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: educadora, Carga horária: 30

2011 - 2012

Museu de Arte Contemporânea - Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto Aprender com Cultura e Extensão, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa sobre Arte Conceitual no Laboratório de Papéis do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, compreendendo: mediação em visitas agendadas ao acervo; procedimentos de documentação museológica, conservação, restauro e montagem de obras para exposições.

2015 - 2016

CENTRO CULTURAL DA PENHA

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Oficineira, Carga horária: 5

2015 - 2016

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: oficineira, Carga horária: 5

2018 - 2018

Biblioteca Camila Cerqueira

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Oficineira, Carga horária: 3

Outras informações:
Oficina de Artes Visuais Arte e Natureza

2010 - 2010

Museu Ipiranga ( Museu Paulista da Universidade de São Paulo)

Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Freelancer, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de maquetes para projetos de exposição do museu.

2019 - 2019

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: mediadora da mesa, Carga horária: 3

Outras informações:
Mediadora da mesa ?Práticas Artístico-Pedagógicas Inclusivas: Saúde Mental e Deficiência? (eixo Diversidade) no Seminário Memória e Identidades da Formação Artística e Cultural na Cidade de São Paulo.

2018 - 2018

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Convidada, Enquadramento Funcional: Palestrante na Virada Inclusiva 2018, Carga horária: 3

Outras informações:
Palestrante de "Arte e Inclusão: Compartilhando Processos e Vivências".