Rafael Gonçalves Gumiero

Possui bacharel e licenciado em Ciências Sociais (2006-2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluiu a dissertação Diálogo das teses do Subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado, financiada pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, concluiu a tese As dimensões do desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape: política econômica e política social, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possui Pós Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente é professor adjunto do curso de graduação em Ciências Econômicas do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). É Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atua nos seguintes temas: teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado, teoria do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, planejamento territorial e avaliação de políticas de desenvolvimento regional.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencia Politica

2011 - 2015

Universidade Federal de São Carlos
Título: As dimensões do desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape: política econômica e política social
Vera Alves Cepêda. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciencia Politica

2008 - 2011

Universidade Federal de São Carlos
Título: Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado,Ano de Obtenção: 2011
Vera Alves Cepêda.Bolsista do(a): Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, CICEF, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: História do Pensamento Econômico.

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Extensão, PROEX, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2003 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Relações Bilateria Brasil China 2000-2005
Orientador: Marcos Cordeiro Pires
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Extensão, PROEX, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Avaliação de Políticas Públicas. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Território e Identidade Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

I Escola de Primavera Intérpretes do Brasil. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Globalização, Meio Ambiente e Agricultura. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em O pensamento conservador e a política externa Bush. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2006

REFERÊNCIAS. , Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.

2005 - 2006

Grupo de Estudos Brics. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Sociais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Desenvolvimento regional e territorial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Pensamento Político e Social brasileiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUMIERO, Rafael Gonçalves . VI Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa - Unifesspa: essa conquista também é sua!. 2019. (Outro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves ; SOUZA, E. A. L. ; COELHO, A. C. A. . As Novas Relações Espaço Tempo na Região de Fronteira. 2019. (Outro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . VIII Seminário de Economia Política da Amazônia. 2019. (Congresso).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFESSPA. 2018. (Outro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . O Pensamento Político Brasileiro entre o Desenvolvimento e a Democracia. 2014. (Outro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013. (Congresso).

CEPÊDA, Vera Alves ; ZAMBELLO, Aline Vanessa ; TADEU, João Rafael da Silva ; SOUZA, Rafael ; GUMIERO, Rafael Gonçalves ; BRAGHIN, Simone . Seminário Políticas Públicas inclusivas e mudança social. 2011. (Outro).

CEPÊDA, Vera Alves ; GUMIERO, Rafael Gonçalves ; VIVIANI, Fabrícia Carla ; ZAMBELLO, Aline Vanessa . 4º Seminário de Projeto Temático Linhagens do Pensamento Político e Social Brasileiro. 2011. (Outro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . Oficina de Relações Internacionais. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

43 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais Anpocs.A estratégia multicampi de desenvolvimento da UNIFESSPA em sua área de atuação territorial. 2019. (Encontro).

As Novas Relações Espaço Tempo na Região de Fronteira.Urbanização e desenvolvimento regional na Fronteira. 2019. (Seminário).

I Semana Acadêmica do IETU: pesquisa, ensino e extensão no Trópico Úmido.A nova geografia urbana e regional da Amazônia: rede de cidades e planejamento na fronteira. 2019. (Seminário).

VIII Seminário de Economia Política da Amazônia: Desenvolvimento, diversidade e dinâmica territorial na Amazônia Oriental Brasileira.Perspectivas de desenvolvimento e conflitos territoriais no Sudeste Paraense. 2019. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica.Planejamento e políticas de desenvolvimento para Marabá e o seu entorno: o impacto da UNIFESSPA para o desenvolvimento territorial. 2019. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica.Avaliador dos trabalhos de Administração/Contábeis/Economia. 2019. (Seminário).

XIV Encontro sobre Economia Mato-Grossense.Trabalhos sobre Economia de Mato Grosso. 2019. (Encontro).

X Seminário Nacional de Sociologia & Política.A metodologia de implementação da agenda 2030 na escala subnacional: o caso do oeste do Paraná. 2019. (Seminário).

XVIII Encontro Nacional de Planejamento Urbano e Regional.POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA: balanço do planejamento multiescalar da PAS-PDRS e os PPAs do Pará. 2019. (Encontro).

42o Encontro Anual da Anpocs.A CEPAL, a Aliança para o Progresso e a experiência da SUDENE: um debate sobre a ideia de desenvolvimento. 2018. (Encontro).

IX Seminário Nacional Sociologia & Política.Implementação do REUNI: um quadro comparativo de desenhos institucionais ? UFSCar e UFGD. 2018. (Seminário).

VII Seminário de Economia Política da Amazônia.Mini-curso 2: Definindo Desenvolvimentismo: experiências no Brasil e perspectivas para o debate sobre a questão regional na Amazônia.. 2018. (Seminário).

XIII ENCONTRO SOBRE ECONOMIA MATO-GROSSENSE - XIII ENECOMAT.Sessões Técnicas III - Economia e Meio Ambiente. 2018. (Encontro).

XXIII Encontro Nacional de Economia Política.Revisão do conceito de subdesenvolvimento no pensamento de Celso Furtado: da dimensão econômica à cultural. 2018. (Encontro).

III Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa.Avaliador de trabalhos de iniciação científica. 2017. (Seminário).

IV SEMANA PANAMAZÔNICA.A participação popular no desenvolvimento sustentável e inclusão social na Amazônia: as contribuições do PAS e PPCDam. 2017. (Outra).

Reunión de Expertos en Planificación Multi-escalar y Desarrollo Territorial.Balanço da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da sub-região de faixa de fronteira Oiapoque. 2017. (Seminário).

III Seminário NEPPs As Múltiplas Leituras das Políticas Públicas.Análise das Políticas Econômicas e das Políticas Sociais no Contexto Industrial Portuário do Suape-PE: 2003-2014. 2016. (Seminário).

I Jornada do Pensamento Político Brasileiro.O Programa REUNI na análise de trajetórias comparadas UFGD e UFSCar. 2016. (Outra).

VI Encontro Científico do Curso de Relações Internacionais da UFGD.Debatedor do Eixo Economia, Desenvolvimento e Comércio Internacional. 2016. (Encontro).

VII Seminário Sociologia Política.Balanço da Política de Expansão do Ensino Superior Público Federal no território de Grande Dourados 2003-2014: empoderamento e inclusão social. 2016. (Seminário).

XXI Encontro Nacional de Economia Política.Origem do Complexo Industrial Portuário Suape e os seus Momentos de Implementação (1955-2014). 2016. (Encontro).

Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional.O crescimento econômico promoveu mudanças estruturais no Complexo Industrial Portuário de SuapePE, em 2003-2014?. 2015. (Seminário).

2 Congresso Internacional do Centro Celso Furtado: Um novo desenvolvimento para uma nova democracia. 2014. (Congresso).

38 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais - ANPOCS.A Educação como eixo da modernização do Brasil nos anos 1930: os ideais da ?Escola Nova? no Ministério Capanema. 2014. (Encontro).

II Oficina de Pensamento Político Brasileiro.Dimensões do Desenvolvimento no Complexo Industrial Portuário de Suape. 2014. (Oficina).

II Semana de Pós Graduação em Ciência Política UFSCar.Debatedor de Painel. 2014. (Seminário).

V Seminário Nacional Sociologia & Política: Desenvolvimento e mudanças sociais em contexto de crise.A emergência da questão social nos Planos Diretores da SUDENE (1959-1964). 2014. (Seminário).

I Semana de Pós Graduação de Ciência Política UFSCar.Moderador do Grupo de Trabalho Teoria Política e Pensamento Brasileiro. 2013. (Seminário).

IV Colóquio Internacional de Gerontologia. Avaliador de Painel. 2013. (Congresso).

Primeras Jornadas de Planificación de el ILPES - CEPAL.O Nordeste em dois tempos: crescimento econômico com inclusão social. 2013. (Outra).

IV Seminário Nacional Sociologia & Política.Subdesenvolvimento, enquanto questão política. 2012. (Seminário).

A política hoje: teoria, ação e instituições. 2010. (Outra).

Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse, Myrdal com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. 2010. (Seminário).

Desenvolvimento Econômico e Democracia no Brasil.Estado nacional-desenvolvimentista: atuação do Estado brasileiro no processo de industrialização 1950-1960. 2010. (Seminário).

Intelectuais e política: modos de usar.A teoria do Subdesenvolvimento - entre o centro e a periferia. 2010. (Seminário).

Democracia em Debate: Seminário Nacional de Ciência Política da UFRGS.Do plano teórico para o prático: o contexto do surgimento da SUDENE e suas principais competências. 2009. (Seminário).

VII Encontro Internacional Fórum Universitário Mercosul.discussão teórica para a prática: o caso da Comissão Mista BNDE-CEPAL para o desenvolvimento econômico brasileiro (1950-60). 2009. (Encontro).

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. A ressignificação da teoria da modernizaçao na concepção de planejamento de Roberto Campos. 2009. (Congresso).

1 Colóquio Nacional Processos de Hegemonia e Contra-Hegemonia.Industrialização brasileira e dependência da hegemonia intelectual. 2008. (Outra).

Linhagens do pensamento político-social brasileiro.Repensando o conceito de subdesenvolvimento ? a recepção das teses de Nurske, Rostow. 2008. (Oficina).

Teoria Política do Socialismo - Marxismo e movimentos sociais na virada do milênio. 2008. (Seminário).

VI Semana de Relações Internacionais da Unesp.Alternativas para inserção da economia brasileira no comércio internacional, diante da concepção de Celso Furtado. 2008. (Outra).

1 Encontro Nacional de Relações Internacionais "Transformações na Ordem Internacional na 1ª Década do Século XXI. 2007. (Encontro).

3 Seminário Acadêmico Internacional PROCOAS - Trabalho Associado, Economia Solidária e Mudança Social na América Latina. 2007. (Seminário).

5 Seminário Internacional Gramsci - Cultura e Política do Mundo do Trabalho: 70 anos de morte de Gramsci. 2007. (Seminário).

VII Fórum de Análise de Conjuntura - perspectivas do Capitalismo Global. 2007. (Outra).

V Semana de Relações Internacionais - Novos atores e as Relações Internacionais.Relações Bilaterais Brasil China 2000-2005. 2007. (Outra).

XV Congresso de Iniciação Científica da Ufscar.Relações Bilaterias Brasil China 2000-2005. 2007. (Outra).

Oficina de Relações Internacionais. 2006. (Outra).

Projetos de Extensão Universitária da FFC - Marília - 2005 - "Os rumos da Extensão Universitária na FFC - Marília. 2006. (Seminário).

VI Fórum de Análise de Conjuntura. 2006. (Outra).

V Seminário do Trabalho: Trabalho e Educaçãp no Século XXI. 2006. (Seminário).

X Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos "Celso Furtado". 2006. (Outra).

XVIII Congresso de Iniciação Científica. Envelhecimento Humano e Políticas Públicas. 2006. (Congresso).

III Semana de Relações Internacionais - idéias e cultura nas Relações Internacionais. 2005. (Seminário).

O processo de envelhecimento na perspectiva fenomenológica. 2005. (Outra).

IX Jornada de Ciências Sociais - Jornada de Estudos "Roberto Cardoso de Oliveira". 2004. (Outra).

Jornada de Iniciação Científica do Câmpus de Marília.O Envelhecimento Humano e as Políticas Públicas. 2004. (Outra).

Seminário 1964 - 40 anos depois. 2004. (Seminário).

XI FELAA. 2004. (Congresso).

XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Iniciação Científica e o Mercado de Trabalho. 2004. (Congresso).

III Seminário do Trabalho - perspectivas do trabalho no Brasil. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kaully Furiama Santos

MISSIO, F. J.; SONAGLIO, C. M.; LAMOSO, L. P.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Desenvolvimento regional e políticas públicas em MS: identificação e análise para o período 2000-2020. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Giovane Silveira da Silveira

LAMOSO, L. P.;GUMIERO, Rafael Gonçalves; DORFMAN, A.; GOETTERT, J. D.; NUNES, F. G.. O Programa Bolsa Família na Fronteira Brasil-Paraguai: compreendendo dificuldades e particularidades dos beneficiários no município de Ponta Porã. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Tiese Rodrigues Teixeira Junior

MONTEIRO, M. A.; CASTRO, E. M. R.; COSTA, F. A.; CARNEIRO, M. D. S.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. A Pecuarização e o Sentido Prático dos Agricultores Familiares na Amazônia: o caso da região de Marabá, Pará. 2019. Tese (Doutorado em DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRÓPICO ÚMIDO) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ivan Mattos e Silva

CEPÊDA, Vera Alves; GUGLIANO, A. A.; SILVA, L. B. E.; CARVALHO, J.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. O Estado pós-neoliberal e os Programas de Transferência Condicionada de Renda no Brasil e na Argentina: ruptura ou continuidade? A. 2018. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Giovane Silveira da Silveira

LAMOSO, L. P.;GUMIERO, Rafael Gonçalves; DORFMAN, A.; CATAIA, M.; MONDARDO, M. L.. O Programa Bolsa Família na Faixa de Fronteira de Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Kaully Furiama Santos

MISSIO, F. J.; SONAGLIO, C. M.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Desenvolvimento regional e política públicas em Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Bruna Amaral Dávalo

JOHNSON, G. A.; SILVA, M. A.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Análise da pobreza no estado de Mato Grosso do Sul. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Felipe José de Moraes Neto

JOHNSON, G. A.; SILVA, M. A.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Focalização e Universalização: as ações do Estado. 2016.

Aluno: Maria de Fátima Costa de Souza Emílio

RODRIGUES, M. A.; BARROS, R. A. L.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Festa do divino e a identidade cultural no distrito Albuquerque em Corumbá-MS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Vanessa Barbosa Altizani Areco

GUMIERO, Rafael Gonçalves; CAMPOS, M. S.; COSTA, K. A.. A implementação de programas de saúde em Rio Brilhante-MS: 2005 a 2016. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ederson Ferra Correia

GUMIERO, Rafael Gonçalves; BRITO, C. F. M.; COSTA, K. A.. PSTU: um partido com programa revolucionário ou mais um partido da ordem democrática?. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ricardo da Cruz Moreira

GUMIERO, Rafael Gonçalves; BARROS, R. A. L.; MACIEL, J. M. B. M.. Análise do desempenho escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo de caso da escola municipal Elpídio Reis em Campo Grande-MS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Anderson de Moura dos Santos

RODELINI, C. F. C.; MACIEL, J. M. B. M.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Educação integral na perspectiva da escola estadual Carmelita Canale Rebuá em Miranda-MS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Antônia Larissa Alves oliveira

SILVA, D. N.; GOMES JUNIOR, E.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Mineração e Desenvolvimento: uma Análise dos Municípios Mineradores do Pará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Sara Alencar de Souza

PIRES, J. O. M.; REDON, S. M.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. O arranjo produtivo local hoteleiro em Marabá, no sudeste da Amazônia: uma análise da cola social e dos ganhos econômicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Marinaldo Souza Pereira

ODA, A. I.; HERRERA, P. G.; ALVOS, A. M. N.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. A vereança no contexto do campo político de São Domingos do Araguaia.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Gilmara Santos da Silva

SILVA, D. N.; CUNHA, C. V.; GOMES JUNIOR, E.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Comunidades Pesqueiras no Sudeste Paraense: estudo de caso da pesca de pequena escala realizada em Itupiranga-PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Caroline Sakamoto Yonamine

MOREIRA JUNIOR, H.; LAMOSO, L. P.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. A parceria estratégica sino-brasileira:uma análise de cooperação e de seus eventuais riscos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Érico da Cruz Lira

GUMIERO, Rafael Gonçalves; SILVA, M. A.; MONTE, D. S.. O surgimento, a ascensão e a crise do fenômeno da Onda Rosa na Argentina, Brasil, Venezuela: 1998 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luan Macena Ferreira

GUMIERO, Rafael Gonçalves; MOREIRA JUNIOR, H.; SILVA, R. M.. Os impactos da exportação de carne bovina in natura nas relações comerciais Brasil-Rússia: 2003 a 2010. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Milton Ferreira Vesdel Junior

MOREIRA JUNIOR, H.; MIRANDA, V. G.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Neo-desenvolvimentismo e Internacionalização das Empresas Brasileiras com recursos do BNDES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Juliana Tupan Ferreira

MOREIRA JUNIOR, H.; MIRANDA, V. G.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. O papel das joint ventures no modelo chinês de desenvolvimento e o crescimento da indústria de high technology: o caso da lenovo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Letícia Martins Steluti

MOREIRA JUNIOR, H.; SCHERMA, M. A.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. O crescimento econômico da China e sua inserção nas relações econômicas internacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sthefany Miyeko Nishikawa

MOREIRA JUNIOR, H.; MIRANDA, V. G.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. BNDES, Novo Desenvolvimentismo e a Internacionalização do Capitalismo Brasileiro: o caso fibria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Juliano Leite Gatti

ESPOSITO NETO, T.; MOREIRA JUNIOR, H.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. As Renegociações do Tratado de Itaipu nas Relações Brasileiro-paraguaias (2003-2010). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CEPÊDA, Vera Alves; SOUZA, Rafael; ANTONIO, G. B.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Reforma Agrária entre Projetos no Pós Redemocratização: A relação entre movimento social e Estado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

GUMIERO, Rafael Gonçalves; REDON, S. M.; SILVA, G. S.; PIRES, J. O. M.; LIMA, J. J.. Processo seletivo Mestrado 2019 do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia. 2019. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

REIS, C.; AGUIAR, M. M.; SCAVO, D. G.;GUMIERO, Rafael Gonçalves. Processo de seleção de mestrado do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Grande Dourados. 2016. Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joelson Gonçalves de Carvalho

CEPEDA, V. A.; VIEIRA, W.; GODOY, J. H. A.; OLIVEIRA, R. V.;CARVALHO, J. G.. Balanço das dimensões do desenvolvimento do projeto porto de Suape: Crescimento econômico e política social. 2015. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

José Henrique Artigas de Godoy

GODOY, J. H. A.; CEPEDA, V. A.; OLIVEIRA, R. Véras; VIEIRA, W.; CARVALHO, J.. Dimensões do desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape: crescimento econômico e política social. 2015. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

José Henrique Artigas de Godoy

GODOY, J. H. A.; CEPEDA, V. A.; CARVALHO, J.. O Nordeste em dois tempos: desenvolvimento regional e inclusão social. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Milton Lahuerta

CEPEDA, Vera Alves; BARBOSA, A. F.;LAHUERTA, M.. Diálogo das teses sobre subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Roberto Veras de Oliveira

Cepêda, Vera;VÉRAS DE OLIVEIRA, R.; Carvalho, Joelson; Vieira, Wilson; GODOY, J. A.. Balanço das dimensões do desenvolvimento do Projeto Porto de Suape: crescimento econômico e política social. 2015. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Alexandre de Freitas Barbosa

CEPEDA, V. A.; LAHUERTA, M.;BARBOSA, Alexandre de Freitas. Diálogo das Teses do Subdesenvolvimento de Rostow, Nurske e Myrdal com a Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sara Ferreira Brigida

Planejamento regional rural no Sul do Pará: balanço do ordenamento territorial 2003 a 2018; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Planejamento Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (15025012075P1)) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Rowan Lucas Veras de Souza

A planificação territorial da CEPAL como metodologia para o planejamento do município em Canaã dos Carajás; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Jiselia Delgado Sousa

A Agenda 2030 e o Fundo Amazônia como alternativa para o desenvolvimento da sub-região Carajás - PA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

Stefany Karla Modes Arruda

Os investimentos dos fundos de financiamento FNO e FDA em Marabá: 2006 a 2018; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; (Orientador);

Ederson Ferra Correia

PSTU: um partido com programa revolucionário ou mais um partido da ordem democrática? Abordagem sociológica sob as concepções teóricas advindas de Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

Vanessa Barbosa Altizani Areco

A implementação de programas de saúde em Rio Brilhante-MS: 2005 a 2016; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

Ricardo da Cruz Moreira

Análise do desempenho escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo da escola municipal Elpídio Reis de Campo Grande-MS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio (EAD/UAB/CAPES)) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

LUAN MACENA FERREIRA E SILVA

Os Impactos da exportação da carne bovina in natura nas relações comerciais Brasil - Rússia: 2003 a 2010; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

Érico da Cruz Lira

O surgimento, a ascensão e a crise do fenômeno da Onda Rosa na Argentina, Brasil, Venezuela: 1998 a 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

Ana Maria Lopes Tigre

Planejamento multiescalar da PNDR ao REUNI: impacto da UNIFESSPA na escala territorial 2013 a 2019; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; Orientador: Rafael Gonçalves Gumiero;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vera Alves Cepeda

Diálogo das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurske e Myrdal com a teoria do desenvolvimento de Celso Furtado; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal de São Carlos, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas de Desenvolvimento; Orientador: Vera Alves Cepêda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . A regionalização no planejamento da Amazônia: da ocupação do espaço à importância das microrregiões para o desenvolvimento. REVISTA PROFANAÇÕES , v. 7, p. 125-150, 2020.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Balanço da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da sub-região de faixa de fronteira Oiapoque. Serie Seminarios y Conferencias ILPES CEPAL , v. I, p. 129-145, 2019.

  • COELHO, A. C. A. ; REDON, S. M. ; LOPES, A. R. B. C. ; VIDAL, M. R. ; GUMIERO, Rafael Gonçalves . Uma Indústria Ausente?: A Região da Amazônia na Exposição Internacional de Londres (1862). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) , v. 21, p. 165, 2019.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul. INTERAÇÕES , v. 20, p. 989-1003, 2019.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Dimensões econômica e social dos impactos do PAC no Complexo Industrial Portuário de Suape-PE, em 2007-2015. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL , v. 14, p. 101-123, 2018.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Apresentação do Dossiê Desenvolvimento no Pensamento Social Brasileiro: Preâmbulo entre o Desenvolvimentismo e Novo-Desenvolvimento. MOVIMENTAÇÃO , v. 5, p. 4-9, 2018.

  • PINTO, G. L. H. ; GUMIERO, Rafael Gonçalves . Auge y declive de las relaciones entre la SUDENE y la Alianza para el Progreso. REVISTA CIDOB D'AFERS INTERNACIONALS (1985) , v. 3, p. 73-94, 2018.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves ; ZAMBELLO, Aline Vanessa . A educação como eixo da modernização do Brasil nos anos 1930: a disputa de ideias entre Nacionalistas, Igreja Católica e Escola Nova. EM TESE (FLORIANÓPOLIS) , v. 14, p. 63, 2017.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . A trajetória de políticas de desenvolvimento regional para a fronteira sul de Mato Grosso do Sul. Desenvolvimento Fronteiras e Cidadania , v. 01, p. 161-181, 2017.

  • GUMIERO, RAFAEL GONÇALVES . A concepção de desenvolvimento nos quatro momentos de implementação do complexo industrial portuário de Suape (1955 a 2015). REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR) , v. 20, p. 32-51, 2017.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . A trajetória das políticas de desenvolvimento regional do Nordeste: balanço entre a Operação Nordeste e a PNDR. REVISTA POLÍTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL , v. 4, p. 189-210, 2017.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Celso Furtado e a Revisão Do Conceito de Desenvolvimento: o estudo da Venezuela em dois tempos 1957 e 1974. ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS , v. 4, p. 79-98, 2016.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . A Emergência da Questão Social nos Planos Diretores da SUDENE (1959-1964). Sociologias Plurais: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia , v. especial, p. 87-106, 2014.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . O Nordeste em dois tempos: a ?Operação Nordeste? e a Política de Desenvolvimento Regional do Governo Lula. Seminários y Conferencias - ILPES/CEPAL , v. 01, p. 01-32, 2014.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Projetos de Desenvolvimento em Disputa: o debate entre a Comissão Mista Brasil-Estados Unidos e o Grupo Misto Cepal-BNDE. Cadernos do Desenvolvimento , v. 8 n.13, p. 129-150 jun-dez, 2013.

  • GUMIERO, Rafael Gonçalves . Comparação das teses do subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a Teoria do Desenvolvimento de Furtado. Caderno CEDEC , v. n.107, p. 01-32, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUMIERO, Rafael Gonçalves . ENTREVISTA: Políticas de desenvolvimento regional para o Nordeste são tema de tese de doutorado da UFSCar. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . Balanço da Política de Expansão do Ensino Superior Público Federal no território de Grande Dourados 2003-2014: empoderamento e inclusão social. 2017. (Relatório de pesquisa).

GUMIERO, Rafael Gonçalves ; REDON, S. M. ; SILVA, G. S. ; PIRES, J. O. M. ; MONTEIRO, M. A. ; LIMA, J. J. ; FERNANDES, D. A. ; CARDOSO, A. C. D. ; NASCIMENTO, H. M. ; SILVA, H. . Submissão da Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbana na Amazônia. 2017. (APCN).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . 7ª Semana Acadêmica de Relações Internacionais - UFGD. 2016. (Avaliação de trabalhos em evento científico).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . Desenvolvimento e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo. 2015. (Mesa redonda).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Repensando a Trajetória do Estado Brasileiro. 2014. (Avaliação de trabalhos em evento científico).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . IV Colóquio Internacional de Gerontologia. 2013. (Avaliação de trabalhos em evento científico).

GUMIERO, Rafael Gonçalves . I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013. (Coordenador do Grupo de Trabalho Teoria Política e Pensamento brasileiro).

GUMIERO, Rafael Gonçalves ; PINTO, G. L. H. ; SOUZA, Rafael . Idéias, intelectuais e pensamento social ? modos de interrogação da realidade brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUMIERO, Rafael Gonçalves ; LAPORTA, Daniel Osterreicher ; PINTO, G. L. H. ; VIVIANI, Fabrícia Carla . Pensamento Político e Social Brasileiro e a Modernização: A questão do Desenvolvimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Pesquisa de Núcleos Urbanos Informais no Brasil, Descrição: A Pesquisa de Núcleos Urbanos Informais no Brasil é desenvolvida pelo IPEA por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (SNH/MDR). A Pesquisa tem o objetivo de estimar e caracterizar os núcleos urbanos informais em uma amostra de casos no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Sergio Moreno Redon - Integrante / Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura - Integrante / André Simionato Castro - Integrante / Cátia Wanderley Lubambo - Integrante / Cleandro Henrique Krause - Coordenador / Fernanda Carolina Vieira da Costa - Integrante / Gabriel Moraes de Outeiro - Integrante / Guiliana de Freitas - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Helezina Ávila Campos - Integrante / Livia Salomão Piccinini - Integrante / Marco Aurélio Costa - Integrante / Mariana Roberti Bomtempo - Integrante / Miriam Francisca Rodrigues Couto - Integrante / Paulo Somlanyi Romeiro - Integrante / Pedro Reis Simões - Integrante / Raquel de Mattos Viana - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Tatiana Mamede Salum Chaer - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Planejamento multiescalar na Amazônia: o impacto territorial sob a fragmentação produtiva, Descrição: A problemática deste projeto partiu da permanência das desigualdades regionais na Amazônia, mediante o quadro de assimetrias territoriais vigente nos anos 2000. Esse diagnóstico foi determinado pelos efeitos desencadeados pela intensificação da fragmentação produtiva espacial, provocada principalmente pela polarização de investimentos nas atividades produtivas da agropecuária, extração mineral e grandes projetos de investimentos (GPI), oriundos de programas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Essa modernização produtiva da Amazônia complexificou a formulação de alternativas para a superação da sua condição de periferia, que congrega desigualdades multidimensionais em seus territórios. A agenda de políticas públicas foi ressignificada nos anos 2000, pela prioridade dedicada para a análise da taxonomia territoriais criada pela Política Nacional do Desenvolvimento Regional (PNDR). Com base nesta política, o objetivo geral deste projeto é averiguar os investimentos realizados pelas instâncias governamentais nas escalas federal, regional, estadual e municipal, em projetos direcionados para o desenvolvimento da macrorregião Amazônia, do Pará, e dos municípios da sub-região Carajás, do Pará. Dentro do arcabouço de fontes financiamentos e programas geridos pelo governo federal foram elegidos alguns para cotejar nesta pesquisa: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Fundo Amazônia (gestado pelo BNDES); Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO); Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e na interiorização do ensino superior federal pelo REUNI, caso da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) . O objetivo deste projeto é identificar quais são os impactos provocados pelas fontes de financiamento nas escalas federal, regional, estadual e territorial para redução das assimetrias socioeconômicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael Gonçalves Gumiero - Coordenador / Ana Maria Lopes Tigre - Integrante / Stefany Karla Mendes Arruda - Integrante / Rowan Lucas Veras de Souza - Integrante / SARA BRIGIDA FARIAS FERREIRA - Integrante / Jiselia Delgado Sousa - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Trajetórias da democracia e do desenvolvimento, Descrição: Pesquisa associada ao grupo de pesquisa do CNPq Intelectuais, ideias e instituições, tem por objetivo mapear dois momentos fundamentais do debate intelectual brasileiro: o período de constituição do Estado Desenvolvimentista (anos de 1930/1960) e a fase de retomada do protagonismo do Estado no período atual (denominada de novo desenvolvimentismo). Para consecução deste objetivo serão analisadas as contribuições teóricas associadas ao primeiro período e os eixos argumentativos apresentados na construção das políticas públicas no segundo período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Vera Alves Cêpeda - Coordenador / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Gustavo Louis Henrique Pinto - Integrante / ZAMBELLO, Aline Vanessa - Integrante / Priscila Paladini - Integrante / Thiago Pereira da Silva Mazucato - Integrante / Felipe Fontana - Integrante / Ivan Henrique de Mattos e Silva - Integrante / Guilherme de Carli Pavão de Godoy - Integrante / Antonio Carlos Henriques Marques - Integrante / Milton Lahuerta - Integrante / Joelson de Carvalho - Integrante / Wagner de Souza Molina - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Linhagens do pensamento político e social brasileiro, Descrição: Os objetivos da pesquisa são: 1) mapear e tentar compreender as principais características intelectuais do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo no Brasil; 2) verificar em que medida os conceitos de idealismo orgânico e idealismo constitucional , formulados originariamente por Oliveira Vianna, são capazes de descrever e avaliar as principais formas de pensamento e famílias intelectuais que do último quartel do século XIX para cá dominaram o pensamento político e social brasileiro; 3) circunscrever aquelas que, no processo de naturalização do Brasil industrial, se esboçaram na contramão e, malgrado as suas debilidades, constituíram as primeiras concepções anti-aristocráticas no país, fornecendo os lineamentos gerais de todas as reformas sociais e econômicas propostas até a ascensão do neoliberalismo; 4) por fim, formular uma hipótese sobre o modo como essas correntes responderam aos desafios postos pelo desenvolvimento histórico-político do país. A intenção é fazer um balanço crítico do estado das artes e da produção contemporânea da área de pesquisa sobre o pensamento político-social, especialmente dos principais modelos de interpretação formulados nas últimas décadas, verificando em que medida há continuidade ou ruptura entre as formulações clássicas daqueles que se convencionou denominar de intérpretes do Brasil e o trabalho intelectual que vendo sendo produzido na universidade segundo os métodos de investigação especializada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Vera Alves Cêpeda - Integrante / Daniel Osterreicher Laporta - Integrante / Ian Bernardes Bastos - Integrante / Fábio Luis Cabral - Integrante / Rafael Lameira Cabral - Integrante / Élide Rugai Bastos - Integrante / Gabriela Nunes Ferreira - Integrante / Rossana Rocha Reis - Integrante / Gildo Marçal Brandão - Coordenador / Bernardo Ricupero - Integrante / Rubem Murilo Leão Rego - Integrante / Fabrícia Carla Viviani - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Modernização e democracia - o papel da intelligentsia na construção do projeto de desenvolvimento brasileiro, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar como o problema da modernização da sociedade brasileira, centrada no longo período que cobre a década de 1930 até a Reforma do Estado nos anos 80, aparece trabalhado no ambiente da intelligentsia brasileira. Dessa forma, autores, correntes de pensamento, instituições, produções e ações estatais (incluindo projetos, planos e políticas públicas com caráter específico) servem de suporte para a detecção das construções ideacionais produzidas por esses atores/locus e para a compreensão dos projetos políticos que disputavam a hegemonia do projeto nacional em cada momento. Uma outra dimensão dessa análise é permitir comprender a influência e a recepção das correntes do pensamento internacional e a maneira como foram apropriadas e ressignificadas na situação nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Vera Alves Cêpeda - Coordenador / Daniel Osterreicher Laporta - Integrante / Ian Bernardes Bastos - Integrante / Fábio Luis Cabral - Integrante / Rafael Lameira Cabral - Integrante / Fabrícia Carla Viviani - Integrante / Aline Ramos Barbosa - Integrante / Gustavo Louis Henrique Pinto - Integrante / Anna Paula Moreira de Araújo - Integrante / Flávia Mello Magrini - Integrante / Saulo Oliveira Santil - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, IEDAR. , Quadra Sete (Fl.31), Nova Marabá, 68507590 - Marabá, PA - Brasil, Telefone: (94) 21017110, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Magistério Superior Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Políticas Públicas

  • 03/2020

    Ensino, Planejamento Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (15025012075P1), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Pesquisa, Formação Econômica Social Brasileira da Amazônia - FESBA II

  • 03/2019

    Direção e administração, PPG em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia, .,Cargo ou função, Coordenador.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Socioeconômico , História do Pensamento Econômico I

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Planejamento Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (15025012075P1), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Desenvolvimento Regional e Urbano

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica Geral , Metodologia de Pesquisa I, Planejamento e Políticas Públicas

  • 07/2018 - 02/2019

    Direção e administração, Pró Reitoria de Ensino PROEG, .,Cargo ou função, Coordenador de Avaliação.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico I, Teoria do Desenvolvimento Socioeconômico

  • 04/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica Geral, Metodologia de Pesquisa I, Planejamento e Políticas Públicas, Tópicos Especiais de Planejamento e Políticas Públicas

  • 08/2017 - 03/2018

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Políticas Públicas, Teoria do Desenvolvimento Socioeconômico

  • 08/2017 - 03/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política II

2015 - 2017

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Bolsista pós doutorado PNPD, Enquadramento Funcional: Pesquisador e professor colaborador, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista de pós-doutorado CAPES-PNPD, desenvolve a pesquisa Balanço da Política de Expansão do Ensino Superior Público Federal no território de Grande Dourados 2003-2014: empoderamento e inclusão social

Atividades

  • 06/2016 - 10/2016

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Cultura no Brasil

  • 12/2015 - 05/2016

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais Aplicadas à Administração

  • 11/2015 - 03/2016

    Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Conflitos Sociais

2012 - 2015

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado Capes

2008 - 2015

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno

2009 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista mestrado Centro Celso Furtado CICF

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Campus São Carlos, .,Atividade de extensão realizada, Atividade de extensão realizada ACIEPE - Usina de Cidadania e Direitos; Resumo: O objetivo é criar um espaço de informação, formação e reflexão sobre os temas ligados á Teoria da Justiça, Ações Afirmativas, Redistribuição e Reconhecimento, bases da p.

2009 - 2010

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de pós graduação