Iara da Silva Santos

Possui graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais (2017). Doutorado em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais em andamento. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: isonitrosoacetanilida, amarelo de Martius, naftouinonas, isatinas e cumarinas.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Química de Produtos Naturais

2018 - Atual

Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais
Orientador: Lidilhone Hamerski Carbonezi
Coorientador: Bárbara Vasconcellos da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Mestrado em Química de Produtos Naturais

2015 - 2017

Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais
Título: SÍNTESE E AVALIAÇÃO ANTITUMORAL DE OXAZINAS DERIVADAS DA ISATINA,Ano de Obtenção: 2017
Lidilhone Hamerski Carbonezi.Coorientador: Bárbara Vasconcellos da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais

2006 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: O AMARELO DE MARTIUS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OBTENÇÃO DE ISATINAS - UM ESTUDO MAIS DETALHADO DA REATIVIDADE DE 1,4-NAFTOQUINONAS
Orientador: D.Sc. FLÁVIO DE ALMEIDA VIOLANTE
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SIMAS, A. B. C. ; SILVA, F. C. ; SANTOS, I. S. . Escola de Química Biomolecular e dos Produtos Naturais. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso Boron Reagents in Organic Syntesis: a Selective Review. 2017. (Outra).

Molecular Strategies to Uravel the Phytochemical Potencial of Plants. 2016. (Congresso).

Curso de Extensão Asymmetric Syntesis. 2015. (Outra).

V Jornada Científica da Baixada Fluminense.A Obtenção da 3-nitro-lausona a partir de diferentes materiais de partida usando ácido nítrico fumegante. 2013. (Outra).

XXXV Jornada Giulio Massarrani de iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.O Amarelo de Martius usado como ponto de partida para obtenção de Isatinas- um estudo mais detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. (Outra).

Curso Básico de Ressonância Magnética Nuclear. 2012. (Outra).

V Escola Temática em Química - Curso de Síntese Orgânica. 2012. (Outra).

V Escola Temática em Química Orgânica. 2012. (Outra).

VI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.O Amarelo de Martius como ponto de partida para obtenção de Isatinas e Quinolinas. 2012. (Encontro).

Curso de Extensão Química Orgânica e Métodos e Fisicos. 2011. (Outra).

Curso de Química Verde. 2011. (Encontro).

Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. O AMARELO DE MARTIUS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OBTENÇÃO DE ISATINAS E QUINOLINAS. 2011. (Congresso).

Simpósio de Desenvolvimento de Fitoterápicos. 2011. (Simpósio).

V Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.O AMARELO DE MARTIUS COMO PONTO DE PARTIDA PARA OBTENÇÃO DE ISATINAS E QUINOLINAS. 2011. (Outra).

XIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.O Amarelo de Martius como ponto de partida para obtenção de Isatinas e Quinolinas. 2011. (Encontro).

XIX Semana de Química - Curso Refino de Petróleo e Produção de Combustíveis e Derivados. 2011. (Outra).

III Ciclo de Palestras de Química de Produtos Naturais. 2010. (Encontro).

IV Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Estudando as reações químicas da Isonitrosoacetanilida. 2010. (Outra).

Sistemas de Comprovação Metrológica. 2010. (Outra).

XVI Sematec - Curso de Introdução a Espectrometria de Ressonância Magnética Nuclear. 2010. (Outra).

II Ciclo de Palestras de Química de Produtos Naturais. 2009. (Outra).

II Escola Temática em Química - Espectroscopia de Massas: Atualidades e Perspectivas. 2009. (Outra).

III Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica.Estudando as Reações Químicas da Isonitrosoacetanilida. 2009. (Seminário).

Curso de Extensão em Química do Aroma. 2008. (Outra).

I Ciclo de Palestras de Química de Produtos Naturais. 2008. (Outra).

I Escola temática em Química - A Química dos Produtos Naturais. 2008. (Outra).

XIV Sematec - Curso de Introdução à Cromatografia de Alta Resolução. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cinthia da Silva Lisboa

MOURA, K. C. G.;LISBOA, C. S.; TORRES, J.C.. O Amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de isatinas - um estudo detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Kelly Cristina Gallan de Moura

de MOURA, K. C. G.; TORRES, J. C.; LISBOA, C. S.. O Amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de isatinas - um estudo detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

José Celso Torres

VIOLANTE, F. A.; Lisboa, C. S.; Moura, K. C. G.;Torres, J. C.. O amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de isatinas - um estudo mais detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHARELADO EM QUIMICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Flavio de Almeida Violante

VIOLANTE, F. A.. O Amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de isatinas - um estudo mais detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Michelle Jakeline Cunha Rezende

REZENDE, M. J. C.; PEREIRA, V. L. P.; FERREIRA, S. B.. Síntese e avaliação antitumoral de oxazinas derivadas da isatina. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais - UFRJ.

Sabrina Baptista Ferreira

FERREIRA, S. B.; Pereira, V. L. P.; Rezende, M. J. C.; Gil, R. A. S. S.; Neto, J. C. B.. Síntese e avaliaçõa antitumoral de oxazinas derivadas da isatina. 2017. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosane Aguiar da Silva San Gil

PEREIRA, V. L. P.; FERREIRA, S. B.; CUNHA, M. J.;SAN GIL, R. A. S.; BARROS NETO, J. C.. Sintese e avaliação antitumoral de oxazinas derivadas da isatina. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais da UFRJ.

José Celestino de Barros Neto

PEREIRA, V. L. P.; FERREIRA, S. B.; CUNHA, M. J.; GIL, R. A. S. S.; Barros, José C.. Síntese e avaliação antitumoral de oxazinas derivadas da isatina. 2017 - Instituto de Pesquisa em Produtos Naturais.

Makchwell Coimbra Narcizo

NARCIZO, M. C.. Dificuldades enfrentadas pelas puérperas relacionadas a amamentação na Maternidade Augusta Bastos de Rio verde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Rio Verde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flavio de Almeida Violante

O amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de isatinas: um estudo mais detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio de Almeida Violante;

Flavio de Almeida Violante

O Amarelo de Martius como ponto de partida para a obtenção de Isatinas e Quinolinas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio de Almeida Violante;

Flavio de Almeida Violante

Estudando as reações químicas da Isonitrosoacetanilida; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio de Almeida Violante;

Lidilhone Hamerski Carbonezi

Síntese de novos derivados cumarínicos com potencial atividade tripanocida; Início: 2018; Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lidilhone Hamerski Carbonezi

SÍNTESE E AVALIAÇÃO ANTITUMORAL DE OXAZINAS DERIVADAS DA ISATINA; 2017; Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lidilhone Hamerski Carbonezi;

Bárbara Vasconcellos da Silva

Síntese de novos derivados cumarínicos com potencial atividade tripanocida; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química - IPPN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Bárbara Vasconcellos da Silva

Síntese e avaliação antitumoral de oxazinas derivadas da isatina; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química - IPPN) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Barbara Vasconcellos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, I. S. ; GUERRA, F. S. ; BERNARDINO, L. F. ; FERNANDES, P. D. ; HAMERSKI, L. ; SILVA, B. V. . A facile synthesis of novel isatinspirooxazine derivative activity. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY (ONLINE) , 2018.

  • SANTOS, I. S. ; VIOLANTE, F. A. ; PINTO, A. C. . O Amarelo de Martius como ponto de partida para obtenção de isatinas - Um estudo mais detalhado da reatividade de 1,4-naftoquinonas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, I. S. ; VIOLANTE, F. A. ; PINTO, A. C. . A obtenção da 3-nitrolausona a partir de diferentes materiais de partida usando ácido nítrico fumegante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIOLANTE, F. A. ; SANTOS, I. S. . O Amarelo de Martius como ponto de partida para obtenção de Isatinas e Quinolinas - Um estudo mais detalhado da Reatividade de 1,4-Naftoquinonas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIOLANTE, F. A. ; SANTOS, I. S. . O Amarelo de Martius como ponto de partida para obtenção de Isatinas e Quinolinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIOLANTE, F. A. ; SANTOS, I. S. . Estudando as Reações Químicas da Isonitrosoacetanilida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIOLANTE, F. A. ; SANTOS, I. S. . Estudando as Reações Químicas da Isonitrosoacetanilida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química. , Avenida Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro de Tecnologia, bloco A - sexto andar - Laboraório 621, Ilha da Fundão, 21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 39387139

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional