Jose Albertino Bendassolli

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Associado (MS 5 nível 3) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Tem experiência na área de Engenharia Química e Nuclear, com ênfase em métodos de separação de isótopos estáveis de elementos leves (B, N, C, S,) e síntese de compostos (orgânicos e inorgânicos) enriquecidos nos isótopos estáveis de interesse em várias áreas de pesquisa (10B, 13C, 15N, 34S). Responsável pelo Laboratório de Isotopos estáveis do CENA (1999 - fev/2017), sendo pioneiro e único na América Latina a dominar tecnologia de separação e síntese de compostos enriquecidos nos isótopos de elementos leves. Na mesma linha pode-se destacar o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras, orgânicas e inorgânicas, para determinação isotópica de elementos leves por espectrometria de massas de razão isotópica. Diretor Técnico Substituto da Divisão de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (1997 a 1998 e 2002 a 2006); Diretor Técnico da Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (2006 a 2008); Presidente Substituto da Comissão de Pesquisa do CENA (2012 a 2013); Vice-Diretor do CENA/USP (2014 a 2018), e Diretor eleito do CENA (fev/2018 a fev/2022). Na área ambiental coordena trabalhos e projetos objetivando a gestão de resíduos químicos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa, notadamente no desenvolvimento de métodos de reciclagem, recuperação e tratamento de resíduos químicos perigosos, totalizando, anualmente, aproximadamente 600 toneladas. A gestão de águas servidas e energia é outra atividade a destacar, com desenvolvimento de projetos que estão possibilitando, mensalmente, economia de 1,2 milhões de litros de água e 50.000 kw de energia para a instituição. Atividades Docentes Atuais: Professor responsável por disciplinas de graduação (ESALQ/USP) e pós-graduação (CENA/USP). Disciplinas - Graduação: Introdução ao gerenciamento de resíduos químicos (CEN 0470, 60 h) e Pós-graduação: Metodologia de Isótopos Estáveis (CEN 5706 - 80 h 2 docentes ); Técnicas Isotópicas em Estudos de Ciclagem de Nitrogênio em Agroecossistemas (CEN 5747, 105 h - 2 docentes) e Gerenciamento de Resíduos Químicos (CEN 5760, 80 h - 1 docente).

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)

1991 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: Separação dos isótopos de enxofre em colunas de resina de troca iônica. Enriquecimento isotópico de 34S
Paulo Cesar O Trivelin. Palavras-chave: enxofre 34; compostos marcados; enriquecimento isotopico; isotopo estavel.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)

1984 - 1988

Universidade de São Paulo
Título: Sintese de uréia enriquecida em 15N,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Reynaldo Luiz Victoria
Palavras-chave: compostos marcados; isotopo estavel; Nitrogenio 15.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Fertilizantes. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Graduação em Engenharia Química

1979 - 1983

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Separação Isotópica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cromatografia de Troca Iônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: produção de isótopos estáveis.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SAVASSA, S. M. ; GRANDINO, D. R. ; MORAIS, M. C. ; LIMA, M. J. A. ; José Albertino Bendassolli . IX Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP.Coordenador e Padrinho do Simposio. 2016. (Simpósio).

Congresso de Iniciação Científica UNIMEP 2014. Síntese de 13CO(NH2)2 para diagnóstico de Helicobacter Pylori.. 2014. (Congresso).

I Feira USP de Inovação & Empreendedorismo.Expositor: Inovação Tecnologica no CENA. 2012. (Outra).

III Simpósio Internacional sobre Glyphosate uso sustentável. 2011. (Simpósio).

33a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2010. (Congresso).

Atividade de Educação Ambiental voltado à implementação de um Programa de Coleta Seletiva - APTA. 2010. (Oficina).

32a Reunião da Sociedade Brasileira de Química. 2009. (Congresso).

VI Seminário: Gerenciamento Resíduos Perigosos, Resíduos, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2009. (Seminário).

13O Encontro Nacional de Métodos de Laboratórios - MET.Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. 2008. (Encontro).

12o Encontro Nacional de Métodos de Laboratórios MET.Métodos de Reaproveitamento e/ou Tratamento de Resíduos Químicos. 2007. (Encontro).

ENCONTRO CIENTIFICO DOS PÓS-GRADUANDOS DO CENA/USP, 13.Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa - Minicurso. 2007. (Encontro).

II Seminário de Resíduos Químicos do Campus Luiz de Queiróz.Seminário de Resíduos Químicos do Campus Luis de Queiróz. 2006. (Seminário).

Disciplina LGN-478 e LGN -479 Ecogenértica de Resíduos Agroindustriais.Palestra em discipina da ESALQ/USP. 2005. (Outra).

Encontro Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP, 11. 2005. (Encontro).

Encontro Nacional sobre Metodologias de Laboratórios da Embrapa.Encontro Nacional Sobre Metodologia de Laboratórios da Embrapa - Participação em Mesa Redonda. 2005. (Encontro).

Disciplina de Curso de Graduação.Palestra em disciplina de curso de graduação. 2004. (Outra).

12o Encontro Nacional de Química Analítica.Encontro Nacional de Química Analítica, 12. 2003. (Encontro).

18a Reunião Anual do Ensáio de Proficiência do IAC.Palestra: Alternativa de Produção de água desionizada com baixo custo e destino de resíduos em laboratórios de análise de solo. 2003. (Encontro).

Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quartenário, IX. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUARTENÁRIO, IX. 2003. (Congresso).

Disciplina Ecogenética de Resíduos Agroindustriais.Reutilização, reciclagem, tratamento e armazenamento de resíduos de laboratórios do CENA. 2003. (Seminário).

I Seminário sobre Resíduos do Campus.Seminário sobre Resíduos do Campus. 2003. (Seminário).

XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Descarte de resíduos em laboratórios de análise de solo e planta. 2003. (Congresso).

Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, VI. National Metting on Nuclear Aplications. 2002. (Congresso).

Palestra no Curso de Agronomia da Esalq - disciplina Ecogenética de Resíduos Agroindustriais.Reutilização, Reciclagem, Tratamento e Armazenamento de resíduos de laboratórios no CENA/USP. 2002. (Seminário).

Palestra sobre gerenciamento de resíduos químicos perigosos e águas servidas.Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas no CENA/USP. 2002. (Seminário).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.Segurança em química e Tratamento de resíduos químicos. 2002. (Seminário).

Simpósio de Proteção ao Conhecimento.V Simpósio de Proteção ao Conhecimento. 2002. (Seminário).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 22. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1999. (Congresso).

Brazilian Meeting on The Chemistry of Food and Beverages, I.Brazilian Meeting on The Chemistry of Food and Beverages. 1998. (Encontro).

Encontro dos Pos-Graduandos do CENA,4.Encontro dos Pos-Graduandos do CENA/USP. 1998. (Encontro).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 21. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). 1998. (Congresso).

Encontro Nacional de Aplicações Nucleares, IV.Encontro de Aplicações Nucleares. 1997. (Encontro).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 20. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 1997. (Congresso).

Encontro Cientifico dos Pós-graduandos do CENA/USP, 2.Encontro Científico dos Pós-Graduandos do CENA/USP. 1996. (Encontro).

Encontro Científico dos Pós-graduandos do CENA-USP. Determinação da concentração (átomos %) dos isótopos estáveis de enxofre e oxigênio em amostras de dióxido de enxofre.. 1995. (Congresso).

Encontro Científico dos Pós-Graduandos do CENA-USP, 1. Obtenção de dióxido de enxofre a partir de amostras de sulfatos e sulfitos para análise isotópica. 1995. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 18. Redução quantitativa de sulfato a sulfeto para análise isotópica. 1995. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 17. Construção de um deionizador. 1994. (Congresso).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 15. Enriquecimento de 10B por cromatografia de troca iônica. 1992. (Congresso).

Seminário de Avaliação do Convênio PETROBRÁS/FEALQ.Sintese de Uréia-15N. 1986. (Seminário).

Seminário Estadual de Estudantes de Engenharia, V.Seminário Estadual de Estudantes de Engenharia, V. 1981. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luiz Constantino Abrantes Cronemberger

COSTA, V. E.;BENDASSOLLI, JA; BARBISAN, L. F.. Cultivo da Microalga Spirulina Platensis Marcada com Isótopo estável 13C usando 13CO2. 2020. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - FMVZ-UNESP-Botucatu SP.

Aluno: Gulherme Furlan Coletti

ALENCAR, S. M.; SOUZA, G. B.;José Albertino Bendassolli. Estratégias de Tratamento e Reutilização de Biomateriais. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências (Química na Agricultura e Ambiente)) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Beatriz de Oliveira Garcia

Costa, Vladimir Eliodoro;BENDASSOLLI, JA; OLIVEIRA, R. A.. Influência do jejum e do ácido cítrico no teste respiratório com isótopos estáveis do carbono para detecção da infecção por Helicobacter pylori. 2017. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - FMVZ-UNESP-Botucatu SP.

Aluno: Maria Stefânia Cruanhes D'Andréa

TRIVELIN, P.C.O.BENDASSOLLI, J. A.Vitti, A.C.. Técnica da diluição do isótopo 15N para determinação da amonificação e nitrificação brutas de N em solos cultivados com cana-de-açúcar e braquiária. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: André Vargas Ferreira

BENDASSOLLI, J. A.; MARCHINI, J. S.; COELHO, F. A. S.. Sintese de aminoácidos não-proteinogênicos enriquecidos em 10B utilizados na Terapia de Captura de Nêutrons por Boro (BNCT). 2013. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: André Vargas Ferreira

BENDASSOLLI, J. A.; MARCHINI, J. S.; COELHO, F. A. S.. Síntese de aminoácidos não-proteinogênicos enriquecidos em 10B utilizados na Terapia de Captura de Nêutrons por Boro (BNCT). 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: Tatiana Mitsusaki Ricci Xavier

BENDASSOLLI, J. A.; Micaroni, R.C.C.M.; KAMOGAWA, M.Y.. Mineralização de timol e bisfenol-A via ozônio, radiação violeta e peróxido de hidrogênio. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Nadia Valério Possignolo-Vitti

BENDASSOLLI, J. A.; KAMOGAWA, M.Y.; Nogueira, A.R.. Elaboração de um plano de gestão de resíduos nas instalações da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA - Pólo Centro Sul, Piracicaba, SP). 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Juliana Graciela Giovannini de Oliveira

BENDASSOLLI, J. A.; Nogueira, A.R.; REZENDE, M. O. O.. Programa de gerenciamento de resíduos químicos do CENA/USP: Avaliação, ações de aperfeiçoametno e de extensão. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Ana Cristina Stradiotti

PEZZATO, A. C.; SARTORI, J. R.;BENDASSOLLI, J. A.. Metodologia para aplicação da L-[13C1]Metionina como traçador em tecidos de frangos de corte. 2010. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Felipe Rufine Nolasco

BENDASSOLLI, J. A.; KAMOGAWA, M.Y.; COELHO, F. A. S.. Desenvolvimento de um sistema para avaliação do efeito da aplicação de processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes líquidos contendo fenol ou cianeto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Rajane Mara Frizzarin

REIS, B. F.; GHIERICE, G.O.; OLIVEIRA, P.V.;BENDASSOLLI, J. A.; KAMOGAWA, M.Y.. Determinação espectrofotométrica de selênio em rações para animais empregando análise por injeção em fluxo.. 2008. Dissertação (Mestrado em Química (Química Analítica)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carlos Roberto Sant'ana Filho

BENDASSOLLI, J. A.; Ducatti, C.; LAVORENTI, A.. Produção de ácido nítrico (H15NO3) enriquecido no 15N. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Maria Cristina Tomazzini

ABDALLA, A. L.; REIS, B. F.; PIOVEZANI, F. R.;BENDASSOLLI, J. A.. Desenvolvimento de procedimento automatico para determinação de Tanino em folhas de interesse em nutrição animal. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

BENDASSOLLI, J. A.; DUCATTI, C.; UMEDA, K.. Produção de gesso (Ca34SO4 2H2O) marcado no 34S. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Claudinéia Raquel de Oliveira

BENDASSOLLI, J. A.; DUCATTI, C.; COELHO, F. A. S.. Sintese de aminoácidos (alanina-15N e glicina-15N) com elevada marcação no isótopo estável 15N. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Viviane Tuono

BENDASSOLLI, J. A.; CARNEIRO JUNIOR, F.; LAVORENTI, A.. Avaliação dos principais resíduos químicos gerados nos laboratóriios do CENA/USP. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Ana Claudia Dias Sanches Bellato

ARRUDA, M. A. Z.; NÓBREGA, J. A.; ROSIAS, M. F. G. G.; MENEGÁRIO, A. A.;BENDASSOLLI, J. A.. Determinação isotópica e elementar de boro em amostras vegetais por espectrometria de massas com fonte de plasma (ICP-MS). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Henrique Takuji Fukuma

FERNANDES, E. A. N.; Nasciemento Filho, V.F.; SAIKI, M.;BENDASSOLLI, J. A.; VASCONCELOS, M.. Distribuição de Radionuclídeos Naturais. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Everaldo Maximo

BENDASSOLLI, J. A.; JACINTO, A. O.; DUCATTI, C.. Obtenção de NH4+ com alto enriquecimento no isótopo 15N por Cromatografia de troca iônica em sistema de cascata. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Claudio Sergio Lisi

PESSENDA, L. C. R.BENDASSOLLI, J. A.; SANTIAGO, M.. Desenvolvimento metodológico para datação radiocarbônica de amostras de ossos por espectrometria de cintilação líquida. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Felipe Rufine Nolasco

BENDASSOLLI, J. A.; Liz, Marcus Vinicius de; Nogueira, Ana Rita de Araujo; Nogueira, Raquel Fernandes Pupo; Freire, Renato Sanches. Desenvolvimento e estudo de um sistema para tratamento de fenol e poluentes orgânicos emergentes(POE) por processos oxidativos avançados (POA) utilizando ozônio, peróxido de hidrogênio e radiação ultravioleta. 2014 - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: João José de Miranda Milagres

BENDASSOLLI, J. A.; Carmo, Janaína Braga do; Siqueira Neto, Marcos; Cantarutti, Reinaldo Bertola; Bayer, Cimélio. Emissões de N2 e N2O provenientes do fertilizante aplicado a solos cultivados com cana-de-açúcar pelo método do traçador 15N. 2014. Tese (Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: Bruno da Silva Jubileu

FILHO, W.G.; DUCATTI, C.; Sartori, Maria Márcia Pereira; Nogueira, Andressa Milene Parente; Costa, Vladimir Eliodoro; Moreira, Marcelo Zacharias; SLEIMAN, M;BENDASSOLLI, J. A.. Análise Isotópica de Espumantes Comercializados no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Cristina Stradiotti

PEZZATO, A. C.; SARTORI, J. R.; DUCATTI, C.; MACARI, M.;BENDASSOLLI, J. A.. Uso da Técnica dos isótopos Estáveis de Carbono para avaliação do processo de incorporação da Metionina nos tecidos de frangos de corte em diferentes fases de crescimento. 2013. Tese (Doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro Granja

BENDASSOLLI, J. A.; MATTOS, Vanessa Melchert; SARKIS, Jorge Eduardo de Souza; BOARETTO, Rodrigo Marcelli; DENADAI, Juliana Célia. Separação dos isótopos estáveis de boro, por troca iônica em sistema cascata, e obtenção de H3 10BO3 enriquecido em 10B. 2013. Tese (Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Aluno: Vivian Lo Tierzo

DUCATTI, C.; BERTO, D. A.; SANTANA, L. S.; DENADAI, J. C.;BENDASSOLLI, J. A.. Turnover do carbono nos tecidos de suínos em diferentes fases de crescimento. 2012. Tese (Doutorado em Zootecnia - Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Regina Maria Nascimento Augusto Blaitt

DUCATTI, C.; BERTO, D. A.; SARTORI, M. M. P.; SANTANA, L. S.;BENDASSOLLI, J. A.. Turnover isotópico do carbono em tecidos corporais de suínos: músculos, fígado, tecido adiposo, plasma, casco e costela. 2012. Tese (Doutorado em Zootecnia - Produção Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Riicardo Figueira

FILHO, W.G.; SANTANA, L.S.; DUCATTI, C.; SLEIMAN, M;BENDASSOLLI, J. A.. Análise Isotópica da Variabilidade Natural de Carbono-13 e Análise Energética em Suco, Néctar e Refrigerante de Maça (Malus domestica, Borkh.). 2008. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

BENDASSOLLI, J. A.ABREU JUNIOR, C.H.; Nogueira, A.R.; Rocha F R P;Cantarella, H.. Determinação isotópica de S (% em átomos de 34S). 2007. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Soraya Elaine Marques Gouveia Saia

PESSENDA, L.C. R.BENDASSOLLI, J. A.; SIFEDDINE, A.; GARCIA, M.J.; ASSINE, M.L.. Reconstrução paleoambiental (vegetação e clima) no Quartenário tadio com base em estudo multi/interdisciplinar no Vale do Ribeira (sul do estado de São Paulo). 2006. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Claudinéia Raquel de Oliveira

BENDASSOLLI, J. A.; COELHO, F.A.; LAVORENTE, A.; CANTARELA, H.. Síntese do glifosato marcado com nitrogênio-15. 2006. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Alcester Mendes

BENDASSOLLI, J. A.; CAMPOS, P. F.; VEIGA, N.. Uso de isótopo estável 15N como marcador para quantificação da sintese de proteína microbiana e seu aproveitamento por catetos (Tayassu tajacu). 2006. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Fabiana Ribeiro Caldara

BENDASSOLLI, J. A.; DUCATTI, C.; ZUANON, Jener Alexandre Sampaio; BERTO, D.A.; PAULINO, M.L.M.V.. Efeito da Glutamina sobre turnover do carbono em tecidos corporais de leitões desmamados. 2005. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Henrique Takuji Fukuma

BENDASSOLLI, J. A.; FERNANDES, E. A. N.; Nasciemento Filho, V.F.; SAIKI, M.; GUERRERO, J. S. P.. Purificação de ácido fosfórico de Itataia, Ceará: remoção de tório e outras espécies químicas. 2004. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Sandra Maria Oliveira Sá

BENDASSOLLI, J. A.; SOARES, D. M.; FATIBELLO FILHO, O.. Gravimetria em fluxo empregando sensores piezoelétricos. 2002. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Everaldo Maximo

BENDASSOLLI, J. A.MURAOKA, T.; FATIBELLO FILHO, O.; UMEDA, K.; COLINS, C. H.. Separação de 34S por cromatografia de troca ionica em sistema cascata e produção de (15NH40234SO4. 2002. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: RENATO AUGUSTO DE OLIVEIRA EVANGELISTA

BENDASSOLLI, J. A.; ROSIAS, M. F. G. G.; REZENDE, M. O. O.. Especiação Química e Isotópica de Nitrogênio e Carbono no estudo hidrogeoquímico de efluentes urbanos. 2002. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Nivaldo Carlos da Silva

Fernandes, E.A.N.; Nasciemento Filho, V.F.;BENDASSOLLI, J. A.; Mazilli, B.P.; Jacomino, V.M.F.. Radionuclídeos naturais e elementos tóxicos em pilhas de fosfogesso no Brasil: Caracterização e lixiviação. 2001. Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amauri Antonio Menegário

BENDASSOLLI, J. A.; ROSIAS, M. F. G. G.; NÓBREGA, J. A.. Sistema de fluxo com coluna de resina aniônica para superação de interferências em espectrometria de massas com fonte de plasma (ICP-MS) em análises de material vegetal e águas. 1998. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Ana Elisa Vives Carneiro

Nasciemento Filho, V.F.; SATTO, I. M.; REICHARDT, K.; VICTORIA, R. L.; SIMABUCO, S. M.;BENDASSOLLI, J. A.MURAOKA, T.. Análise quantitativa do sedimento depositado nas planícies de inundação do rio solimões/amazonas, utilizando a técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia. 1995. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas E Nucleares.

Aluno: Roberto Lyra Villas Boas

BOARETTO, A. E.TRIVELIN, P. C. O.; SOUZA, E. C. A.; GUERRINI, I. A.; ROSSETTO, R.;BENDASSOLLI, J. A.; VITTI, G. C.; NATHALE, W.. Recuperação do nitrogênio da uréia pelo milho: efeito da mistura com sulfato de amônio. 1995. Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: NEWTON PIMENTA NEVES JUNIOR

COLLINS, C. H.;BENDASSOLLI, J. A.; MASSARO, S.; EBERLIN, M. N.; BERTRAN, C. A.; JARDIM, I. C.; BACCAN, N.. Determinação Cromatográfica Quantitativa de Gases Leves de Hidrogênio. 1995. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Beatriz de Oliveira Coelho Pereira

BENDASSOLLI, J. A.; MONTEIRO, R. T. R.;Tavares, G. A.. Tratamento de acetonitrila (CH3CN) e cianeto de potássio (KCN) utilizando-se de processos oxidativos avançados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Aluno: Gleison de Souza

BENDASSOLLI, J. A.; Armosti Junior, S.; Seydel, J. A.. Produção de água desionizada em grande escala para suprimento aos laboratórios do CENA/USP como subsíduo para redução do consumo de água e energia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba.

BENDASSOLLI, J. A.; HAMADA, Margarida Mizue; PASQUINI, Célio; DRESSLER, Valderi Luiz; AUCÉLIO, Ricardo Queiroz; GUTZ, Ivano Gebhardt; FERNANDES, E. A. N.; REIS, B. F.; TEIXEIRA, Leonardo Sena Gomes; ARRUDA, M. A. Z.. Comissão Julgadora do Concurso para Provimento de Um Cargo de Professor Doutor junto a Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares do Centro de Energia Nuclear na Agricultura. 2014. Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

BENDASSOLLI, J. A.; OLIVEIRA, H.;TRIVELIN, P. C. O.. Especialista em Laboratório. 2011. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

VICTORIA FILHO, R.;BENDASSOLLI, J. A.; LAVORENTI, A.; SILVA JUNIOR, L.A.; FERRAZ, E.M.. Especialista de Laboratório. 2005. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

BENDASSOLLI, J. A.; GUERRINI, Ivan Amaral; ZUANON, Jener Alexandre Sampaio. Concurso público para provimento de um cargo de Professor Assistente na disciplina de fisica, junto ao Departamento de Física e Biofisica da Unesp Botucatu.. 2003. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

BENDASSOLLI, J. A.BONASSI, J. A.TRIVELIN, P. C. O.. Especialista em Laboratório. 2003. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

BENDASSOLLI, J. A.BONASSI, J. A.TRIVELIN, P. C. O.. Técnico de Laboratório. 2003. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

BENDASSOLLI, J. A.BONASSI, J. A.; TRIVELN, P.C.O.. Processo seletivo para contratação de especialista em laboratório. 2003. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

José Albertino Bendassolli; KAMOGAWA, M.Y.. Qualificação de doutorado. 2016. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

PESSENDA, L. C.; KAMOGAWA, M.Y.;BENDASSOLLI, J. A.. Desenvolvimento de instrumentação e procedimentos automáticos para determinação de arsênio, cianeto e fluoreto em águas empregando mulitcomutação em fluxo e detecção fotométrica. 2008. Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

BENDASSOLLI, J. A.MORTATTI, J.. Programa de bolsas Institucionais de Iniciação Científica - UFU. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

BENDASSOLLI, J. A.MORTATTI, J.; DIAS, C. T. S.. Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU. 2007. Universidade Federal de Uberlândia.

BENDASSOLLI, J. A.; SPOTO, M.H.F.; SILVA JUNIOR, L.A.. Avaliação de Acesso à Carreira Técnica. 2005. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

BENDASSOLLI, J. A.; ABREU JUNIOR, C. A.; DONELAS, M.C.. Estudo Multi/Interdisciplinar de reconstrução paleo vegetacional e paleoclimática na região do parque estadual da serra do Mar-Núcleo Curucutu, São Paulo, S.P. no Quartenário Tardio.. 2003. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

BENDASSOLLI, J. A.; FEIGL, B. J.. Avaliação de Seminário: Reconstrução ambiental (vegetação e clima) no quartenário tardio com base em estudo multi/interdisciplinar no vale do Ribeira. 2003. CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Ducatti

VICTÓRIA, Reynaldo Luiz; KRUG, Francisco José; PONCHIO, Carlos Orlando; MORTATTI, Jefferson;DUCATTI, C.. Síntese de Uréia Enriquecida em 15N. 1988. Dissertação (Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , USP.

Carlos Ducatti

TRIVELIN, Paulo César; COLLINS, Carol;DUCATTI, C.; MATSUI, Eiichi; UMEDA, Kiyoe. Separação dos isótopos de enxofre em colunas de resina de troca aniônica-34. Enriquecimento isotópico de 15N. 1994. Tese (Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , USP.

Paulo Cesar Ocheuze Trivelin

TRIVELIN, P. C. O.; COLLINS, C.; DUCATTI, C.; MATSUI, E.; UMEDA, K.. Separação do isótopos de enxofre em colunas de resina de troca aniônica. Enriquecimento isotópico de 34S.. 1994. Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Amanda Vidas Soares

Separação de 13C por cromatografia de Troca Iônica, em sistema cascata, e produção de 13CO; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Letícia S

Fritsche; Uréia-15N granulada: Produção, avaliação físico-química e revestimento co ácidos humicos de leonardita; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nadia Valério Possignolo-Vitti

Viabilidade da mistura de vinhaça concentrada com adubos nitrogenados para adubações de canavianis colhidos sem queima: Aspectos Agronômicos e Ambientais; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; (Orientador);

Henrique Camargo Mendes

Métodos isotópicos: Preparo de amostras para determinação isotópica de elementos leves (C, N e S) e separação dos isótopos estáveis de C, N e S; ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Produção Sucroalcooleira) - Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, Universidade de São Paulo; (Orientador);

Mayara Stephane de Lima Andrade Ariozo

Separação isotópica de carbono (12C e 13C) e produção dos compostos: NaH13CO3; 13CO2 e 13CO(NH2)2 enriquecidos em 13C; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Amanda Vidal Soares

Separação de 13C por cromatografia de troca iônica em sistema cascata e produção de 13CO; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e Ambiente)) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Letícia Sbrana Eritsche

Ureia-15N: produção de grânulos e avaliação físico-química; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências (Química na Agricultura e Ambiente)) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Guilherme Furlan Coletti

Recuperação de solventes orgânicos no CENA/USP:diagnóstico, avanços e eficiência Ambiental; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

André Vargas Ferreira

Síntese de aminoácidos não-proteinogênicos enriquecidos em 10B utilizados na Terapia de Captura de Nêutrons por Boro (BNCT); 2013; Dissertação (Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura (Esalq)) - Universidade de São Paulo, Comissão Nacional de Energia Nuclear; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Nadia Valério Possignolo-Vitti

Elaboração de um plano de gestão de resíduos nas instalações da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA - Pólo Centro Sul, Piracicaba - SP); 2011; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Tatiana Mitsusaki Ricci Xavier

Mineralização de timol e bisfenol-A via ozônio, radiação ultravioleta e peróxido de hidrogênio; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Juliana Graciela Giovannini de Oliveira

Programa de gerenciamento de resíduos químicos do CENA/USP: Avaliação, ações de aperfeiçoamento e de extensão; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Felipe Rufine Nolasco

Desenvolvimento de um sistema para avaliação do efeito da aplicação de processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes líquidos contendo fenol ou cianeto; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Carlos Roberto Santana Filho

Produção de ácido nítrico (H15NO3) enriquecido no 15N; 2006; 68 f; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Alexssandra Luiza R M Molina

Produção do gesso (Ca34SO4; 2H2O), marcado no 34S; 2002; 73 f; Dissertação (Mestrado em Ciencias) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Claudinéia Raquel de Oliveira

Sintese de alanina e glicina com elevado enriquecimento no isotopo 15N; 2001; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Viviane Tuono

Avaliacao dos Principais Residuos Quimcios Gerados Nos Laboratorios do Cena/Usp; 1999; 102 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Everaldo Maximo

Obtencao de 15NH4 Com Alto Enriquecimento No Isotopo 15n,Por Cromatografia de Troca Ionica Em Sistema Cascata; 1998; 82 f; Dissertação (Mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Nádia Valério Possignolo Vitti

Viabilização do uso da vinhaça concentrada com fertilizantes nitrogenados: aspectos agronômicos e ambienais; 2019; Tese (Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

João José de Miranda Milages

Emissões de N2 e N2O provenientes do fertilizante aplicado a solos cultivados com cana-de-açucar poelo método do traçador 15N; 2014; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Felipe Rufine Nolasco

Desenvolvimento e estudo de um sistema para tratamento de fenol e poluentes orgânicos emergentes (POE) por processos oxidativos avançados (POA) utilizando ozônio, peróxido de hidrogênio e radiação ultravioleta; 2014; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ana Carolina Ribeiro Granja

Separação dos isótopos estáveis de boro, por troca iônica em sistema cascata, e obtenção de H310BO3 enriquecido em 10B; 2013; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Carlos Roberto de Santana Filho

Síntese de uréia enriquecida com o isótopo 13C e/ou 15N; 2011; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

Determinação isotópica de S (% em átomos de 34S) por espectrometria de massas, em amostras de solo, a partir de S-Total e S-Sulfato disponível; 2007; 96 f; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA,; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Claudinéia Raquel de Oliveira

Síntese de glifosto marcado com nitrogênio-15; 2005; 74 f; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Glauco Arnold Tavares

Implantação de uma programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa do CENA/USP; 2004; 131 f; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Everaldo Maximo

Separação de 34S por cromatografia de troca iônica em sistema cascata e produção de (15NH4)234SO4; 2002; 98 f; Tese (Doutorado em Ciências) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Carlos Roberto Santana Filho

2016; Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jose Albertino Bendassolli;

Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

2011; CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jose Albertino Bendassolli;

Claudinéia Raquel de Oliveira Tavares

2010; CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Jose Albertino Bendassolli;

JOSIANE MEIRE TOLOTI CARNEIRO

2010; CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Jose Albertino Bendassolli;

Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

2010; CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Jose Albertino Bendassolli;

JOSIANE MEIRE TOLOTTI CARNEIRO

2007; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Jose Albertino Bendassolli;

Marcos Fernando Gerage

Separação isotópica de Carbono por Cromatografia de Troca Iônica em Sistema Cascata; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ana Paula Gomes de Moraes Duarte

Analises isotóipicas de elementos leves por espectrometria de massas de razão isotópica; 2012; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ludymila Rene Arquilha

Sintese e Controle de Qualidade da Glicina Marcada com 15N; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Lenin Wagner Acerbi

Separação isotópica de elementos leves (N, S, B); 2011; Iniciação Científica - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Luccas Libardi Soares de Barros

Síntese do glifosato duplamente enriquecido em 15N e 13C; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Maria Beatriz de Oliveira Coelho Pereira

Tratamento de acetonitrila (CH3CN) e cianeto de potássio (KCN) utilizando-se de processos oxidativos avançados (POAs); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Carolina Ortiz Lopes de Oliveira

Sintese de uréia duplamente enriquecida nos isótopos de 15N e 13C; 2011; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Cynthia Cristina Bonassi

Metodo de determinação de S-Total em amostras de Solo; 2010; Iniciação Científica - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Cynthia Cristina Bonassi

Sintese do glifosato duplamente enriquecido em 15N e 13C; 2010; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Larissa de Assunção Rodrigues

Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinação isotópica de N; 2010; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Laila Facin

sintese e controle de qualidade de uréia enriquecida em 13C; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Farmacia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

André Vargas Ferreira

Separação dos isótopos estáveis de B por troca iônica em sistema cascata; 2009; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Thalles Boralli Mingati

Tratamento de residuos contendo cianeto por processo oxidativo avançado; 2009; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Victor Mancin Vieira

Sintese de compostos enriquecidos no isótopo estável 15N; 2009; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Murilo Basso Nolasco

Determinação isotópica de S (% em átomos de 34S), em amostras de solo por espectrometria de massas; 2008; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Rômulo Barbiéri Tagliassachi

Separação isotópica e sintese de compostos orgânicos enriquecidos em 15N; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica Industrial) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Thales Boralli Mimeati

Tratamento de resíduos contendo fenol ou cianetos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Gisele Sartori de Oliveira

Separação isotópica de elementos leves por cromatografia de troca iônica; 2007; Iniciação Científica - Centro de Energia Nuclear na Agricultura; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Gilsele Sartori de Oliveira

Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica Industrial) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ivo Machado de Oliveira

gerenciamento de resíduos químicos provenientes de laboratório de ensino e pesquisa; 2005; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Maria Helisa Ribeiro Borges

Determinação de 34S (% em átomos de 34S) em amostras de solo por espectrometria de massas; 2005; 32 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Caroline Lopes

Métodos de preparo de amostras para determinação isotópica de elementos leves (13C, 15N, 34S); ; 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Felipe Rufine Nolasco

Gerenciamento de resíduos químicos (ativo e passivo) do CENA/USP; 2004; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba, CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Flavio Henrique Angartem Gomes

Sintese de compostos marcados no isótopo estável 15N; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Proreitoria de Pesquisa Usp; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Gleison de Souza

Gerenciamento de resíduos químicos (ativos e passivos) e águas servidas no CENA/USP; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Juliana Graciela Giovannini

Determinação de 34S ( % em átomos de 34S) por espectrometria de massas em amostras de solo, utilizando a digestão ácida (HNO3/Br2); 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Flavio Henrique Angarten Gomes

Sintese de compostos marcados no isótopo estável 15N; 2003; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Proreitoria de Pesquisa Usp; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Juliana Graciela Giovannini

Determinação de 34S (% átomos de 34S) por espectrometria de massas em amostra de solo, utilizando a digestão ácida (HNO3/Br2); 2003; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica Industrial) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Gleison de Souza

gerenciamento de resíduos químicos (ativo e passivo) e águas servidas no CENA/USP; 2003; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Escola de Engenharia de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Priscila Francelino de Paiva

Produção de ácido nítrico (H15NO3) enriquecido no isótopo 15N; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica Industrial) - Universidade Metodista de Piracicaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Clelber Vieira Prestes

Separação isotópica de 34S; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Raquel de Fátima Ignoto

Obtenção de altos enriquecimentos de 34S por cromatografia de troca iônica em sistema cascata e produção de (15NH4)234SO4; 1999; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Proreitoria de Pesquisa Usp; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Viviane Renata Mangili

Preparo de amostras vegetais para analise isotópica de 34S; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Viviane dos Santos

Gerenciamento dos resíduos químicos gerados nos laboratórios de pesquisa do CENA/USP; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Alexandra L R M Rossete

Produção de sulfato de amônio duplamente marcado; 1998; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Laurisa Carlos Wadt

Sintese de Aminoácidos (alanina-15N) com elevada marcação no isótopo 15N; 1998; 23 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Claudinéia Raquel de Oliveira

Sintese de aminoácidos enriquecidos em 15N; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ana Catarina S Forastieri

Preparo de amostras vegetais para análise isotópica de 34S; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Raquel de Fátima Ignoto

Métodos de preparo de amostras vegetais para deteminação isotópica de 34S; 1997; 32 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Flavia G Silvestre

Separação isotópica de 15N; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Marcelo Tiballi Georgete

Produção de amônia enriquecida em 15N; 1995; 16 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Everaldo Maximo

Produção de compostos com elevado enriquecimento isotópico em 15N; 1995; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ronieri Rocha Piazza

Sintese de uréia enriquecida em 15N; 1995; 35 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Alexssandra Luiza Rodrigues Molina Rossete

Preparo de amostras de plantas para determinação isotópica de 34S; 1995; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Cristina Bassi

Estudo de uma metodologia de preparo de amostra de planta para análise isotópica de 34S por espectrometria de massas; 1994; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Angela Cristina Schempp

Enriquecimento isotópico de 15NH4; 1994; 22 f; Iniciação Científica; (Graduando em Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Ana Paula Gomes de Moraes Duarte

Preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinação isotópica de elementos leves (B, C, N, S); 2011; Orientação de outra natureza; (Iniciação Científica) - CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA, Universidade de São Paulo; Orientador: Jose Albertino Bendassolli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Cesar Ocheuze Trivelin

Separação dos isotopos de enxofre em colunas de resina de troca aniônica; Enriquecimento Isotópico de 34S; 1994; Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Cesar Ocheuze Trivelin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COHEN, MARCELO C.L. ; FIGUEIREDO, BEATRIZ L. ; OLIVEIRA, NEDRA N. ; FONTES, NEUZA A. ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; PESSENDA, LUIZ C.R. ; SOUZA, ADRIANA V. ; MACARIO, KITA ; GIANNINI, PAULO C.F. ; Bendassolli, José A. ; LIMA, PAULA . Impacts of Holocene and modern sea-level changes on estuarine mangroves from northeastern Brazil. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS , v. 45, p. 375-392, 2020.

  • DA SILVA, EDSON CABRAL ; MURAOKA, TAKASHI ; BASTOS, ALEFE VIANA SOUZA ; FRANZIN, VINÍCIUS IDE ; BUZETTI, SALATIÉR ; SOARES, FREDERICO ANTONIO LOUREIRO ; TEIXEIRA, MARCONI BATISTA ; Bendassolli, José Alberto . Biomass and Nutrient Accumulation by Cover Crops and Upland Rice Grown in Succession Under No-Tillage System as Affected by Nitrogen Fertilizer Rate. JOURNAL OF CROP SCIENCE AND BIOTECHNOLOGY (SEOUL) , v. 23, p. 117-126, 2020.

  • COLETTI, GUILHERME ; TAVARES, GLAUCO ; BENDASSOLLI, JOSÉ . RECUPERAÇÃO DE ACETONA EM RESÍDUOS LABORATORIAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE ASPECTOS DA GESTÃO, OPERACIONAIS E DA EFICIÊNCIA AMBIENTAL. QUIMICA NOVA , v. 42, p. 683-690, 2019.

  • MARIANO, EDUARDO ; DE SANT ANA FILHO, CARLOS R. ; BORTOLETTO-SANTOS, RICARDO ; Bendassolli, José A. ; TRIVELIN, PAULO C.O. . Ammonia losses following surface application of enhanced-efficiency nitrogen fertilizers and urea. ATMOSPHERIC ENVIRONMENT , v. 203, p. 242-251, 2019.

  • BUSO JUNIOR, Antonio Alvaro ; Pessenda, Luiz Carlos Ruiz ; MAYLE, FRANCIS EDWARD ; LORENTE, FLÁVIO LIMA ; VOLKMER-RIBEIRO, CECÍLIA ; SCHIAVO, JOLIMAR ANTONIO ; PEREIRA, MARCOS GERVASIO ; Bendassolli, José Albertino ; MACARIO, KITA CHAVES DAMASIO ; SIQUEIRA, GEOVANE SOUZA . Paleovegetation and paleoclimate dynamics during the last 7000-years in the Atlantic forest of Southeastern Brazil based on palynology of a waterlogged sandy soil. REVIEW OF PALAEOBOTANY AND PALYNOLOGY , v. 264, p. 1-10, 2019.

  • FRANÇA, MARLON C ; PESSENDA, LUIZ CR ; COHEN, MARCELO CL ; DE AZEVEDO, ALLANA Q ; FONTES, NEUZA A ; SILVA, FERNANDO BORGES ; DE MELO, JOÃO CF ; PICCOLO, MARISA DE C ; BENDASSOLLI, JOSÉ A ; MACARIO, KITA . Late-Holocene subtropical mangrove dynamics in response to climate change during the last millennium. HOLOCENE , v. 29, p. 095968361881643, 2018.

  • COELHO, LG ; SANT'ANA, CR ; OLIVEIRA, RB ; CEZAR, RC ; ARAUJO, AC ; SILVA, RC ; TRINDADE, OR ; COELHO, MC ; FERRIOLI, E ; BENDASSOLLI, JA . Performance of the 13C-urea breath test for the diagnosis of H. pylori infection using a substrate synthesized in Brazil: A preliminary study. Clinics , v. 73, p. 1-4, 2018.

  • RIBEIRO, SAMUEL RODRIGUES ; BATISTA, EDSON JOSÉ LOUZADA ; COHEN, MARCELO C.L. ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; PESSENDA, LUIZ C.R. ; FONTES, NEUZA A. ; ALVES, IGOR C.C. ; Bendassolli, José A. . Allogenic and autogenic effects on mangrove dynamics from the Ceará Mirim River, north-eastern Brazil, during the middle and late Holocene. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS , v. 43, p. 1622-1635, 2018.

  • LORENTE, FLÁVIO LIMA ; Pessenda, Luiz Carlos Ruiz ; OBOH-IKUENOBE, FRANCISCA ; BUSO JUNIOR, Antonio Alvaro ; Rossetti, Dilce de Fátima ; GIANNINI, PAULO CÉSAR FONSECA ; Cohen, Marcelo Cancela Lisboa ; De Oliveira, Paulo Eduardo ; MAYLE, FRANCIS EDWARD ; FRANCISQUINI, MARIAH IZAR ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; Bendassolli, José Albertino ; MACARIO, KITA . An 11,000-year record of depositional environmental change based upon particulate organic matter and stable isotopes (C and N) in a lake sediment in southeastern Brazil. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES , v. 84, p. 373-384, 2018.

  • SCHONINGER, EVANDRO L. ; VILLALBA, HUGO A. GONZÁLEZ ; Bendassolli, José Albertino ; TRIVELIN, PAULO CESAR O. . Corn grain yield and 15N-fertilizer recovery as a function of urea sidedress timing. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 90, p. 3299-3312, 2018.

  • SCHONINGER, EVANDRO LUIZ ; GONZÁLEZ-VILLALBA, HUGO ABELARDO ; Bendassolli, José Albertino ; OCHEUZE TRIVELIN, PAULO CESAR . Fertilizer Nitrogen and Corn Plants: Not all Volatilized Ammonia is Lost. AGRONOMY JOURNAL , v. 110, p. 1111-1118, 2018.

  • CALEGARI, MARCIA REGINA ; MADELLA, MARCO ; TAGLIARI BRUSTOLIN, LUCAS ; RUIZ PESSENDA, LUIZ C. ; BUSO, ANTONIO A. ; FRANCISQUINI, MARIAH I. ; Bendassolli, José A. ; VIDAL-TORRADO, PABLO . Potential of soil phytoliths, organic matter and carbon isotopes for small-scale differentiation of tropical rainforest vegetation: A pilot study from the campos nativos of the Atlantic Forest in Espírito Santo State (Brazil). QUATERNARY INTERNATIONAL , v. 437, p. 156-164, 2017.

  • MORAES, A. C. ; FONTES, A. N. ; COHEN, MARCELO C.L. ; França, Marlon Carlos ; PESSENDA, L. C. R. ; Rossetti, D.F. ; FRANCISQUINI, M. I. ; Bendassolli, José A. ; MACARIO, KITA . Late Holocene mangrove dynamics dominated by autogenic processes. EARTH SURFACE PROCESSES AND LANDFORMS , v. 42, p. 2013-2023, 2017.

  • GASPARINI FERNANDES CUNHA, DAVI ; FERNANDES DE MELO LIMA, VITÓRIA ; MENEGANTE NÉRI, AMANDA ; ALBINO MARAFÃO, GABRIELA ; CRISTINA POLI MIWA, ADRIANA ; DO CARMO CALIJURI, MARIA ; Albertino Bendassoli, José ; TROMBONI, FLAVIA ; MARANGER, ROXANE . Uptake rates of ammonium and nitrate by phytoplankton communities in two eutrophic tropical reservoirs. INTERNATIONAL REVIEW OF HYDROBIOLOGY , v. 102, p. 125-134, 2017.

  • FONTES, NEUZA ARAÚJO ; MORAES, CAIO A. ; COHEN, MARCELO C L ; ALVES, IGOR CHARLES C. ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; PESSENDA, LUIZ C R ; FRANCISQUINI, MARIAH IZAR ; Bendassolli, José Albertino ; MACARIO, KITA ; MAYLE, FRANCIS . The Impacts of the Middle Holocene High Sea-Level Stand and Climatic Changes on Mangroves of the Jucuruçu River, Southern Bahia - Northeastern Brazil. RADIOCARBON , v. 59, p. 215-230, 2017.

  • SILVA, EDSON CABRAL DA ; MURAOKA, TAKASHI ; FRANZINI, VINÍCIUS IDE ; SAKADEVAN, KARUPPAN ; BUZETTI, SALATIÉR ; ARF, ORIVALDO ; Bendassolli, José Alberto ; SOARES, FREDERICO ANTÔNIO LOUREIRO . Use of nitrogen from fertilizer and cover crops by upland rice in an Oxisol under no-tillage in the Cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 51, p. 728-737, 2016.

  • MILAGRES, J. J. M. ; Sant Ana Filho, C. R. ; SCHONINGER, E. L. ; TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Soil N Losses by Denitrification Evaluated Using the N Tracer Method. Communications in Soil Science and Plant Analysis , v. 47, p. 00103624.2016.1206917-1719, 2016.

  • Franca, M. C. ; ALVES, I. C. C. ; COHEN, M. C. ; ROSSETTI, D. F. ; PESSENDA, L. C. ; GIANNINI, P. C. ; LORENTE, F. L. ; BUSO JUNIOR, A. A. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MACARIO, K. . Millennial to secular time-scale impacts of climate and sea-level changes on mangroves from the Doce River delta, Southeastern Brazil. Holocene (Sevenoaks) , v. 26, p. 1733-1749, 2016.

  • STRADIOTTI, A. C. ; BENDASSOLLI, J. A. ; DUCATTI, C. ; SARTORI JR, ; Pelicia V.C. ; Araujo P.C. ; Maruno M.K. ; Pezzato A.C. . Incorporation of Labeled Methionine as a Tissue Tracer in Broiler Chickers. Brazilian Journal of Poultry Science , v. 18, p. 719-724, 2016.

  • LORENTE, FLÁVIO LIMA ; Pessenda, Luiz Carlos Ruiz ; CALEGARI, M. R. ; COHEN, MARCELO C.L. ; Rossetti, Dilce de Fátima ; GIANNINI, PAULO CÉSAR FONSECA ; BUSO JR., A. A. ; CASTRO, DARCILÉA F. ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; BENDASSOLLI, J. A. ; MACARIO, KITA . Fitólitos como indicadores de mudanças ambientais durante o Holoceno na costa norte do estado do Espírito Santo (Brasil). Quaternary and Environmental Geosciences , v. 6, p. 26-40, 2015.

  • COELHO, FERNANDO ; ULLAH, HAMID ; FERREIRA, ANDRÉ ; BENDASSOLLI, JOSÉ ; RODRIGUES, MANOEL ; FORMIGA, ANDRÉ . A Versatile Approach to Noncoded -Hydroxy--amino Esters and -Amino Acids/Esters from Morita-Baylis-Hillman Adducts. Synthesis (Stuttgart) , v. 000, p. 000, 2014.

  • LORENTE, FLÁVIO LIMA ; Pessenda, Luiz Carlos Ruiz ; OBOH-IKUENOBE, FRANCISCA ; BUSO JR., ANTONIO ALVARO ; Cohen, Marcelo Cancela Lisboa ; MEYER, KARIN ELISE BOHNS ; GIANNINI, PAULO CÉSAR FONSECA ; De Oliveira, Paulo Eduardo ; Rossetti, Dilce de Fátima ; BOROTTI FILHO, MARCOS ANTONIO ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; DE CASTRO, DARCILÉA FERREIRA ; Bendassolli, José Albertino ; MACARIO, KITA . Palynofacies and stable C and N isotopes of Holocene sediments from Lake Macuco (Linhares, Espírito Santo, southeastern Brazil): Depositional settings and palaeoenvironmental evolution. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology , v. 415, p. 69-82, 2014.

  • PASSIGNOLO., N. V. ; Glauco, A. T. ; Bertoncini, Edna Ivani ; Vitti, A.C. ; DIAS, F. L. F. ; BENDASSOLLI, J. A. . GESTÃO DE RESÍDUOS NAS INSTALAÇÕES DA AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA - PÓLO CENTRO SUL, PIRACICABA - SP). Holos Environment (Online) , v. 14, p. 25, 2014.

  • TREVIZAM, A. R. ; SILVA, M. L. S. ; MULLER, M. M. L. ; RESENDE, J. T. V. ; BENDASSOLLI, J. A. . Contribuição do nitrogênio contido no adubo verde para o desenvolvimento do morangueiro. Agrarian (Dourados. Online) , v. 7, p. 25, 2014.

  • REIS JÚNIOR, JOÃO R. ; BOTELHO, RENATO V. ; TREVIZAM, ANDERSON R. ; MÜLLER, MARCELO M. L. ; BENDASSOLLI, JOSÉ A. ; ROMBOLÀ, ADAMO D. . Potential use of winter green manure species for nitrogen recycling by -Niagara Rosada? grapevines. Ciência e Técnica Vitivinícola , v. 29, p. 44-52, 2014.

  • PESSENDA, L. C. R. ; BUSO JR., A. A. ; Cohen, Marcelo Cancela Lisboa ; CALEGARI, M. R. ; SCHIAVO, J. A. ; FRANCA, M. C. ; LORENTE, F. L. ; GIANNINI, P. C. F. ; De Oliveira, Paulo Eduardo ; ROSSETTI, D. F. ; SIQUEIRA, G. S. ; FRANCISQUINI, M. I. ; VOLKMER-RIBEIRO, C. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MADELLA, M. ; OSTERRIETH, M. L. . Estudos paleoambientais interdisciplinares: dinâmica da vegetação, do ambiente marinho e inferências climáticas milenares e atuais na costa norte do Espírito Santo, Brasil. Ciência & Ambiente , v. 49, p. 41-66, 2014.

  • SANTANA FILHO, C. R. ; TAVARES, C. R. O. ; PRESTES, C. V. ; BENDASSOLLI, J. A. . Síntese e controle de qualidade da ureia enriquecida em 13C para diagnóstico da Helicobacterpylori (HP). QUIMICA NOVA , v. 36, p. 107-113, 2013.

  • PESSENDA, L. C. R. ; BUSO JUNIOR, Antonio Alvaro ; De Oliveira, P.E. ; Cohen, M. C. L. ; Fonseca Giannini, Paulo César ; SCHIAVO, J. ; Rossetti, Dilce de Fátima ; Volkmer-Ribeiro. C. ; Oliveira, Sonia Maria Barros de ; LORENTE, F. ; BOROTTI FILHO, M. A. ; BENDASSOLLI, J. A. ; Franca, M. C. ; Guimaraes, J. T. F. ; Siqueira, G. . Late Pleistocene and Holocene Vegetation, Climate Dynamics, and Amazonian taxa in the Atlantic Rainforest of Linhares, Southeastern Brazil. Radiocarbon , v. 55, p. 1747-1762, 2013.

  • MÁXIMO, EVERALDO ; SANT ANA FILHO, CARLOS ROBERTO ; TRIVELIN, PAULO CÉSAR OCHEUZE ; Bendassolli, José Albertino . Isotope Separation of Nitrogen by Ion Exchange Chromatography in a Cascade System. SOLVENT EXTRACTION AND ION EXCHANGE , v. 31, p. 743-762, 2013.

  • TAVARES, C.R.O. (Claudinéia Raquel de Oliveira) ; SANTANA FILHO, C.R. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. ; PRESTES, C. V. . Síntese de glicina enriquecida em N-15 em reator de aço inoxidável revestino internamente com PTFE. Analytica (São Paulo) , v. 10, p. 42-49, 2012.

  • Pessenda, Luiz Carlos Ruiz ; Vidotto, Elaine ; De Oliveira, Paulo Eduardo ; Buso, Antonio Alvaro ; Cohen, Marcelo Cancela Lisboa ; Rossetti, Dilce de Fátima ; Ricardi-Branco, Fresia ; Bendassolli, José Albertino . Late Quaternary vegetation and coastal environmental changes at Ilha do Cardoso mangrove, southeastern Brazil. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology , v. 363-364, p. 57-68, 2012.

  • SANTANA FILHO, C. R. ; ROSSETE, A. L. R. M. ; TAVARES, C. R. O. ; PRESTES, C. V. ; BENDASSOLLI, J. A. . Synthesis of 15N-enriched urea (CO(15NH2)2) from 15NH3, CO, and S in a discontinuous process. BRAZILIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING , v. 29, p. 795-806, 2012.

  • ROSSETE, A. L. R. M. ; CARNEIRO, J. M. T. ; SANTANA FILHO, C. R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Isotope determination of sulfur by mass spectrometry in soil samples. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO , v. 36, p. 1787-1793, 2012.

  • FARIAS FILHO, Benedito Batista ; LAGE, Maria Conceição Soares Meneses ; FONTES, Laiane de Moura ; SANTOS, Lívia Martins dos ; CAVALCANTE, Luís Carlos Duarte ; FABRIS, José Domingos ; BENDASSOLLI, J. A. . Reconstituição da paleodieta de populações humanas de sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara. Revista de Arqueologia Americana , v. 30, p. 219-240, 2012.

  • ALMEIDA, E. ; TAVARES, G. A. ; BENDASSOLLI, J. A. ; Nascimento Filho, V. F. . Determination of Cr, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, As and Pb in liquid chemical waste by energy dispersive X-ray fluorescence. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry (Print) , v. 287, p. 351-355, 2011.

  • ROSSETE, A. L. M. ; CARNEIRO, J.M.T. ; BATAGELLO, H. H. ; OLIVEIRA, C. R. ; TAVARES, C.R.O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Determinação de enxofre em amostras vegetais por oxidação via seca em meio alcalino com detecção espectrofométrica. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 341-343, 2011.

  • TAVARES, Claudinéia Raquel de Oliveira ; SANT ANA FILHO, Carlos Roberto de ; BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, Glauco Arnold ; PRESTES, Clelber Vieira . Síntese de glicina enriquecida em 15N em reator de aço inoxidavel revestido internamente com PTFE. Analytica (São Paulo) , v. 1, p. 42-49, 2011.

  • ROSSETE, A. L.R.M. ; BATAGELO, H.H. ; GIOVANNINI, J.G. ; CARNEIRO, J. M. T. ; BENDASSOLLI, J. A. . Spectrophotometric Determination of Sulfur in Plants Using Dry Ash Oxidation and Alkaline Oxidizers. Química Nova (Impresso) , v. 34, p. 341-343, 2011.

  • TAVARES, G. A. ; Almeida, E. ; DE OLIVEIRA, J. G. G. ; BENDASSOLLI, J. A. ; Nascimento Filho, V. F. . Elemental content in deionized water by total-reflection X-ray fluorescence spectrometry. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY , v. 287, p. 377-381, 2011.

  • TAVARES, C.R.O. (Claudinéia Raquel de Oliveira) ; BENDASSOLLI, J. A. ; RIBEIRO, D. N. ; ROSSETE, A. L. R. M. ; PRESTES, C. V. ; TAVARES, G. A. . 15N-labeled glyphosate synthesis and its practical effectiveness. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , v. 67, p. 96-101, 2010.

  • Carneiro, J. M. T. ; Oliveira, L. A. ; ROSSETE, A. L. R. M. ; Abreu, C. H. ; BENDASSOLLI, J. A. . ACCUMULATION AND TRANSLOCATION OF SILICON IN RICE AND BEAN PLANTS USING THE 30SI STABLE ISOTOPE. Journal of Plant Nutrition , v. 33, p. 1374-1383, 2010.

  • PESSENDA, L.C. R. ; SAIA, S. E. M. G. ; GOUVEIA, S.E.M. ; LEDRU, M. P. ; Sifeddine, A. ; AMARAL, P. ; BENDASSOLLI, J. A. . Last millennium environmental changes and climate inferences in the Southeastern Atlantic forest, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 82, p. 717-729, 2010.

  • Possignolo, N V ; TAVARES, G. A. ; OLIVEIRA, J.G.G. ; XAVIER, T.M.R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Emprego da Precipitação Química como técnica de tratamento de resíduos laboratoriais contendo fluor e cobre. Analytica (São Paulo) , v. 42, p. 94-107, 2009.

  • PESSENDA, L. C. R. ; Ruiz Pessenda, Luiz Carlos ; De Oliveira, Paulo Eduardo ; MOFATTO, Milene ; de Medeiros, Vanda Brito ; Francischetti Garcia, Ricardo José ; ARAVENA, Ramon ; BENDASSOLLI, J. A. ; Zuniga Leite, Acácio ; Saad, Antonio Roberto ; Lincoln Etchebehere, Mario . The evolution of a tropical rainforest/grassland mosaic in southeastern Brazil since 28,000 14C yr BP based on carbon isotopes and pollen records. Quaternary Research (Print) , v. 71, p. 437-452, 2009.

  • ALEXSSANDRA, A. L. R. M. ; CARNEIRO, J.M.T. ; BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, C. R. ; SANTANA FILHO, C.R. . Production of single superphosphate labeled with 34S. Scientia Agricola , v. 65, p. 1-8, 2008.

  • SAIA, S. E. M. G. ; PESSENDA, L. C. R. ; GOUVEIA, S. E. M. ; ARAVENA, R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Last glacial maximum (LGM) vegetation changes in the Atlantic Forest, southeastern Brazil. Quaternary International , v. 184, p. 195-201, 2008.

  • GIOVANNINI, J. G. ; TAVARES, G. A. ; BENDASSOLLI, J. A. . Avaliação das técnicas de precipitação química e encapsulamento no tratamento e destinação conjunta de resíduos líquidos contendo cromo e vidrarias de laboratório. QUIMICA NOVA , v. 31, p. 676-679, 2008.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; Rossete, Alexssandra ; Bendassolli, Jose . Isotopic Determination of Silicon by Mass Spectrometry in Plants and Soils Labeled with 30Si. Analytical Letters , v. 41, p. 1640-1647, 2008.

  • Sant Ana Filho, C. R. ; BENDASSOLLI, J. A. ; ROSSETE, A. L. R. M. ; Piedade, S. M. S. ; PRESTES, C. V. . Production of 15N-enriched nitric acid (H15NO3). Brazilian Journal of Chemical Engineering , v. 25, p. 743, 2008.

  • ROSSETE, A. L. R. M. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P.C.O. . Organic sulfur oxidation to sulfate in soil samples for total sulfur determination by turbidimetry. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 2547-2553, 2008.

  • PESSENDA, L.C.R. ; GOUVEIA, S.E.M. ; LEDRU, M.P. ; ARAVENA, R. ; RICARDI-BRANCO, F.S. ; BENDASSOLLI, J. A. ; RIBEIRO, A.S. ; SAIA, S.E.M.G. ; SIFEDDINE, A. ; MENOR, E.A. ; OLIVEIRA, S.M.B. ; CORDEIRO, R.C. ; FREITAS, A.M.M. ; BOULET, R. ; FILIZOLA, H.F. . Interdisciplinary paleovegetation study in the Fernando de Noronha Island (Pernambuco State), northeastern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências , v. 80, p. 677-691, 2008.

  • SAIA, S. E. M. G. ; PESSENDA, L. C. R. ; GOUVEIA, S.E.M. ; ARAVENA, R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Last Glacial Maximum vegetation in the Atlantic Forest, southeastem Brazil Quartenary international. Quaternary International , v. 1, p. 1-2, 2007.

  • VIDOTTO, E. ; PESSENDA, L. C. R. ; RIBEIRO, A. S. ; FREITAS, H. A. ; BENDASSOLLI, J. A. . Dinâmica do ecóteno floresta-campo no sul do estado do Amazonas no Holoceno, através de estudos isotópicos e fitossociológicos. Acta Amazonica , v. 37, p. 389-404, 2007.

  • CARNEIRO, J. M. T. ; OLIVEIRA, G. S. ; ROSSETTI, A. L. R. M. ; BENDASSOLLI, J. A. . A versatile flow injection system for spectrophotometric determination of silicon in agronomic samples. Communications in Soil Science and Plant Analysis , v. 38, p. 1411-1415, 2007.

  • OLIVEIRA, C. R. ; BENDASSOLLI, J. A. ; COELHO, F. ; SANT'ANA, C. R. ; PRESTES, C. V. . 15N-labed glycine synthesis. Anais da Academia Brasileira de Ciências , São Paulo, v. 78, n.3, p. 441-449, 2006.

  • Nolasco, F.R. ; Tavares, G. A. ; BENDASSOLLI, J. A. . Implantação de programas de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais em universidades: Análise crítica e recomendações.. Engenharia Sanitária e Ambiental , São Paulo, v. II, n.2, p. 318-324, 2006.

  • ROSSETE, A. L. R. M. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MAXIMO, E. ; IGNOTO, R. F. ; ANA FILHO, C. R. . Production of 34S labeled gypsum (Ca34SO4.2H2O). Scientia Agricola , Piracicaba, v. 63, n.4, p. 399-404, 2006.

  • TAVARES, G. A. ; GIOVANNINI, J. G. ; OLIVEIRA, C. R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Alternativas para o tratamento de resíduos líquidos contendo fenol e avaliação da toxicidade dos efluentes empregando bulbos de cebola. Analytica (São Paulo) , São Paulo, v. 4, n.22, p. 66-73, 2006.

  • PESSENDA, L. C. R. ; LEDRU, M.P. ; GOUVEIA, S.E.M. ; ARAVENA, R. ; RIBEIRO, A.S. ; BENDASSOLLI, J. A. ; Boulet, R. . Holocene palaeoenvironmental reconstruction in northeastern Brazil inferred from pollen, charcoal and carbon isotope records. The Holocene , v. 15, n.6, p. 812-820, 2005.

  • CABEZAS LARA, W.A.L. ; ARRUDA, M.R. ; Cantarella, H. ; PAULETTI, V. ; TRIVELIN, P.C.O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Imobilização de nitrogênio da uréia e do sulfato de amônio aplicado em pré-semeadura ou cobertura na cultura de milho, no sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Campinas, v. 29, p. 215-226, 2005.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G.A. . Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Química Nova , São Paulo, v. 28, n.4, p. 732-738, 2005.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; MAXIMO, E. ; TRIVELIN, P. C. O. ; ROSSETE, A. L. R. M. ; OLIVEIRA, C. R. ; PRESTES, C. V. . Produção de Sulfato de Amônio duplamente marcado com os isótopos estáveis 15N e 34S. Química Nova , São Paulo, v. 28, n.2, p. 211-216, 2005.

  • PESSENDA, L. C. R. ; Gouveia, S.E.M. ; Aravena, R. ; Boulet, R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Holocene fire and vegetation changes in southeastern Brazil deduced from fossil charcoal and soil carbon isotopes.. Quartenary International, v. 114, n.1, p. 35-43, 2004.

  • TAVARES, G. A. ; BENDASSOLLI, J. A. ; NOLASCO, F. R. ; BONASSI, J. A. ; BATAGELLO, H. H. . Recuperação de bromo em soluções aquosas residuais. Química Nova , São Paulo, v. 27, n.2, p. 320-322, 2004.

  • PESSENDA, L. C. R. ; RIBEIRO, A. S. ; GOUVEIA, S. E. M. ; Aravena, R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Vegetation dynamics during the late pleistocene in the Barreirinhas region, Maranhãio State, northeastern Brazil, based on carbon isotopes in soil organic matter. Quaternary Research , Washington, USA, v. 62, n.1, p. 183-193, 2004.

  • TAVARES, G. A. ; BENDASSOLLI, J. A. ; SOUZA, G. ; NOLASCO, F.R. . Implantação de uma estação de produção de água desionizada para uso nos laboratórios do CENA/USP empregando resinas de troca iônica. Analytica (São Paulo) , São Paulo, v. 10, p. 36-42, 2004.

  • FENILLI, T. A. B. ; BOARETTO, A. E. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MURAOKA, T. . Dinâmica do nitrogênio em laranjeiras jovens cultivadas em solução nutritiva. Laranja , Cordeirópolis, v. 25, n.2, p. 461-472, 2004.

  • AMBROSANO, E. J. ; SCHAMMASS, E. A. ; ROSSI, F. ; AMBROSANO, G. M. B. ; BENDASSOLLI, J. A. ; GUIRADO, N. ; MENDES, P. C. D. ; TRIVELIN, P. C. O. ; ROSSETTO, R. ; MURAOKA, T. . Dinámica del nitrógeno en caa de azúrcar después de aplicación de abono verde (Crotalaria juncea) y N-mineral aplicados juntos o separadamente. Anais Convención Trópico 2004, Havana, Cuba, v. 1, n.1, p. 1-14, 2004.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; MAXIMO, E. ; TAVARES, G. A. ; IGNOTO, R. F. . Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas no laboratório de Isótopos Estáveis do CENA/USP. Química Nova , São Paulo, v. 26, n.1, 2003.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. ; IGNOTO, R. F. ; ROSSETI, A. L. R. M. . Procedimentos para recuperação de Ag de resíduos líquidos e sólidos. Química Nova , São Paulo, v. 26, 2003.

  • AMBROSANO, E. J. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CANTARELLA, H. ; ROSSETTO, R. ; MURAOKA, T. ; BENDASSOLLI, J. A. ; AMBROSANO, G. M. B. ; TAMISO, L. G. ; VIEIRA, F. C. ; PRADA NETO, I. . Nitrogen-15 labeling of Crotalaria juncea green manure. Scientia Agricola , Piracicaba, v. 60, n.1, p. 181-184, 2003.

  • TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MURAOKA, T. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Sulfur Utilization by rice and Crotalaria juncea from sulfate-34S applied to the soil. Scientia Agricola , Piracicaba, v. 59, n.1, p. 205-207, 2002.

  • TRIVELIN, P. C. O. ; Oliveira, M.W. ; Vitti, A.C. ; Gava, G.J.C. ; BENDASSOLLI, J. A. . Perdas de nitrogenio da uréia no sistema solo-planta em dois ciclos de cana-de-açucar. Pesquisa agropecuaria brasileira, Brasilia, v. 37, n.2, p. 193-201, 2002.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; MORTATTI, J. ; TRIVELIN, P. C. O. ; IGNOTO, R. F. ; BONASSI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Reciclagem de cobre proveniente de analisador automático de carbono e nitrogênio. Química Nova , São Paulo, v. 25, n.2, p. 312-315, 2002.

  • Gouveia, S.E.M. ; PESSENDA, L. C. R. ; Aravena, R. ; Boulet, R. ; R., S. ; BENDASSOLLI, J. A. ; RIBEIRO, A. S. ; FREITAS, H. A. . Carbon isotopes in charcoal and soils in studies of paleovegetation and climate changes during the late pleistocene and the holocene in the southeast and centerwest regions of Brazil. Global and Planetary Change , v. 33, p. 95-106, 2002.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; IGNOTO, R. F. . Produção de amônia anidra e aquamônia enriquecida em 15N a partir de (15NH4)2SO4. Scientia Agricola , ESALQ/USP -PIRACICABA, v. 59, n.3, p. 595-603, 2002.

  • ROSSETE, A. L. R. M. ; LOPES, F. ; MARTINELLI, L. A. ; BENDASSOLLI, J. A. . Determinação da razão isotópica delta 13C (%o) de cervejas clara tipo pilsen nacional. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento , Rio de Janeiro, v. 4, n.3, p. 621-624, 2002.

  • MORTATTI, J. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; VALÉRIO, R. A. ; BONASSI, J. A. . Determinação de delta 15N em efluentes urbanos por microdifusão amoniacal à vácuo. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO , Rio de Janeiro, v. 4, n.3, p. 1124-1128, 2002.

  • FENILLI, T. A. B. ; BOARETTO, A. E. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MURAOKA, T. ; TRIVELIN, P. C. O. . Absorção, Translocação e redistribuição do nitrogênio (15N) em laranjeiras. Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento , Rio de Janeiro, v. 4, n.3, p. 1497-1501, 2002.

  • TEIXEIRA, G. M. ; TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MURAOKA, T. ; GAVA, G. J. C. . Utilização do enxofre aplicado ao solo pela soja, avaliado com as técnicas isotópicas: 34S (Estável) e 35S (Radioativo). Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento , v. 4, n.3, p. 1510-1512, 2002.

  • VITTI, André Cesar ; TRIVELIN, Paulo Cesar Ocheuze. ; OLIVEIRA, Mauro Wagner de ; GAVA, Glauber José de Castro ; BENDASSOLLI, J. A. . Utilização de nitrogênio e produtividade da cana-de-açúcar (cana-planta) em solo arenoso com ou sem incorporação de palha.. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 26, n.3, p. 637-646, 2002.

  • ANTI, A. B. ; MORTATTI, J. ; TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Radicular uptake kinetics of 15NO3-, CO(15NH2)2 and 15NH4+ in whole rice plants. Journal of Plant Nutrition, v. 24, n.11, p. 1695-1710, 2001.

  • CABEZAS, W. A. R. L. ; TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; SANTANA, D. G. ; GASHO, G. J. . Calibration Of A Semi-Open Static Collector For Determination Of Ammonia Volatilization From Nitrogen Fertilizers. COMMUNICATION IN SOIL SCIENCE AND PLANT ANALYSIS, ATHENS, v. 30, n.3/4, p. 00-00, 1999.

  • TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, M. W. . Potencialidade da Mistura de Aquamonia Com Vinhaca Na Fertilidade de Canaviais Colhidos Sem Despalha A Fogo. Parte Ii: Perdas Por Volatilizaçao de Amonia e Recuperaçao de 15n Aplicado Ao Solo. STAB (SOCIEDADE DOS TECNICOS ACUCAREIROS E ALCOOLEIROS DO BRASIL), SAO PAULO, v. 16, n.3, p. 23-26, 1998.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Regeneracao de Resinas Anionicas Dowex1x8 e Dowex 2x8 A Forma Roh- Em Funcao da Concentracao da Solucao Eluente. CIENCIA & TECNOLOGIA, PIRACICABA, v. 6, n.11/12, p. 37-50, 1998.

  • CARNEIRO JUNIOR, F. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. . Reducao de Sulfato A Dioxido de Enxofre Para Analise de Abundancia Isotopica de 34s. CIENCIA & TECNOLOGIA, PIRACICABA, v. 6, n.11/12, p. 51-58, 1998.

  • MENEGARIO, A. A. ; GINE, M. F. ; BENDASSOLLI, J. A. ; BELLOTO, A. C. ; TRIVELIN, P. C. O. . Sulfur Isotope Ratio (34S:32S) Measurements In Plant Material By Inductively Couypled Plasma Mass Spectrometry. JOURNAL OF ANALYTICAL ATOMIC SPECTROMETRY, USA, v. 13, n.-, p. 1065-1067, 1998.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CARNEIRO JUNIOR, F. ; MURAOKA, T. . Utilizacao Pelo Arroz (Oriza Sativa L.) e Crotalaria Juncea (Crotalaria Juncea) do Enxofre (Na234so4) Aplicado Ao Solo. SN-CENTRO (http:/www.sn-centro.com.br/news/pesquisa/pesquisa.htm)- abril/98, PIRACICABA, v. 1, p. 1-8, 1998.

  • TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, M. W. . Potencialidade da Mistura de Aquamonia Com Vinhaca Na Fertilidade de Canaviais Colhidos Sem Despalha A Fogo. Parte I: Estabilidade Quimica da Mistura. STAB (SOCIEDADE DOS TECNICOS ACUCAREIROS E ALCOOLEIROS DO BRASIL), SAO PAULO, v. 16, n.2, p. 27-29, 1997.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; JUNIRO, F. C. . Stable sulfur isotope fractionation by anion exchange chromatography. production of compounds enriched in 34S. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , RIO DE JANEIRO, n.1, p. 13-17, 1997.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Sistema Desmineralizador de Agua de Alta Eficiencia e Baixo Custo, Utilizando Resinas Trocadoras de Ions. QUIMICA NOVA, SAO PAULO, v. 19, n.2, p. 195-199, 1996.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; VICTORIA, R. L. . Aspectos Termodinamicos No Processo de Sintese de Ureia, A Partir de Amonia (Nh3), Monoxido de Carbono (Co) e Enxofre (S).. Química Nova , SAO PAULO, v. 18, n.1, p. 21-25, 1995.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Separacao dos Isotopos de Enxofre Em Colunas de Resina Anionica. Enriquecimento Isotopico de 34s. QUIMICA NOVA, v. 18, n.4, p. 409-409, 1995.

  • CARNEIRO JUNIOR, F. ; BENDASSOLLI, J. A. ; MORTATTI, J. ; TRIVELIN, P. C. O. ; VICTORIA, R. L. . Separacao dos Isotopos de Boro Em Colunas de Resina de Troca Anionica. Enriquecimento de 10b. QUIMICA NOVA, SAO PAULO, v. 17, n.5, p. 446-450, 1994.

  • BENDASSOLLI, J. A. . Produção de Granulos de Uréia-Sulfato de Amônio e Ureia e Cloreto de Amonio. Química Nova , SAO PAULO, v. 14, n.3, p. 154-156, 1991.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MORTATTI, J. ; VICTORIA, R. L. . Preparo de Uran-15n, Com Marcação Isotopica Independente Nas Fontes N-N03, N-Nh4 e N-Nh2, A Partir de Kno3-15n e (Nh4)2so4-15n. ENERGIA NUCLEAR E AGRICULTURA., PIRACICABA, v. 10, n.1, p. 55-69, 1989.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MORTATTI, J. ; VICTORIA, R. L. . Sintese de Fertilizantes Nitrogenados Enriquecidos Em 15n Parte I: Produção de Amonia Anidra Enriquecida Em 15n.. ENERGIA NUCLEAR E AGRICULTURA., PIRACICABA, v. 9, n.2, p. 66-93, 1988.

  • BENDASSOLLI, J. A. ; MORTATTI, J. ; TRIVELIN, P. C. O. ; VICTORIA, R. L. . Sintese de Fertilizantes Nitrogenados Enriquecidos Em 15n Parte Ii: Sintese de Ureia Enriquecida Em 15n.. ENERGIA NUCLEAR E AGRICULTURA., PIRACICABA, v. 9, n.2, p. 94-116, 1988.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TAVARES, G. A. ; MENDES, G. K. ; BENDASSOLLI, J. A. ; IGNOTO, R. F. . Gerenciamento de resíduos químicos (ativos e passivos) do CENA/USP. 2002.

BENDASSOLLI, JA ; SANTANA FILHO, C.R. . Produção de grânulos de ureia granulada enriquecida em 15N - obtenção de fertilizantes granulados de eficiência aumentada. 2019.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P.C.O. ; SANTANA FILHO, C.R. . Separação isotópica de N (15N e 14N) e sintese de moléculas orgânicas e inorgânicas enriquecidas em 15N. 2017.

BENDASSOLLI, J. A. ; SANTANA FILHO, C. R. ; FERRIOLLI, E. . Sintese de Uréia enriquecida em 13C. 2012.

SANTANA FILHO, C. R. ; BENDASSOLLI, J. A. . Sintese de Uréia Enriquecida em 13C. 2011.

BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, C. R. ; PRESTES, C. V. . Sintese de glifosato enriquecido com 15N. 2006.

BENDASSOLLI, J. A. ; ANA FILHO, C. R. . Linha de Produção de ácido nítrico enriquecido com 15N (H15NO3). 2006.

BENDASSOLLI, J. A. ; MAXIMO, E. ; TRIVELIN, P. C. O. . Processo de obtenção de sais de amônio altamente enriquecido no isótopo 15N. 2002.

BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, C. R. ; WADT, L. C. . Sintese de aminoácidos enriquecidos em 15N. 2000.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MAXIMO, E. . Compostos Nitrogenados Com Elevado Enriquecimento No Isotopo 15N. 1998.

TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. ; VICTORIA, R. L. . Síntese de Uréia altamente enriquecida em 15N. 1998.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MAXIMO, E. . Cromatografia de Troca Ionica Em Sistema Cascata. 1998.

BENDASSOLLI, J. A. . Metodologia de Reciclagem e Reuso dos efluentes do laboratóio de Isótopos Estáveis do CENA/USP.. 1998.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MORTATTI, J. . Metodos de preparo de amostras para análise isotopicas de N, S e B. 1994.

José Albertino Bendassolli . Processamento de Milho Verde. 2016.

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Gerenciamento de resíduos químicos (ativos e passivos) e águas servidas no CENA/USP. 2003.

BENDASSOLLI, J. A. ; ROSSETE, A.L.R.M. . Metodologia para análise isotópica de 34S (% átomos de 34S) em amostras de solo, a partir de S-TOTAL e S-Sulfato disponível, por espectrometria de massas. 2003.

BENDASSOLLI, J. A. . Produção de ácido nítrico e compostos nítricos (Ca(15NO3)2, K15NO3, 15NH415NO3) e URAN-15N enriquecidos no isótopo 15N. 2003.

BENDASSOLLI, J. A. ; KRUG, F. J. ; REIS, B. F. . Gerenciamento de resíduos químicos (ativos e passivos) e águas servidas no CENA/USP. 2002.

BENDASSOLLI, J. A. . Obtenção de altos enriquecimentos de 34S por cromatografia de troca ionica em sistema cascata e produção de sulfato de amônio duplamente marcado (15NH4)234SO4. 2002.

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Relatorio Anual de Envio de Resíduos para incineração. 2002.

BENDASSOLLI, J. A. ; OLIVEIRA, C. R. . Sintese de Aminoácidos (Alanina-15N e Glicina-15N) com elevada marcação no isótopo 15N. 2001.

BENDASSOLLI, J. A. ; Oliveira, C.R. . sintese de aminoacido (alanina-15N e glicina-15N) com elevada marcação de 15N. 2000.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MAXIMO, E. . Obtenção de altos enriquecimentos de 34S por cromatografia de troca iônica em sistema cascata. 1999.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. . Enriquecimento dos isótopos 15N e 34S e métodos de preparo de amostras, para análise isotópicas por espectrometria de massas: Aplicação em estudos agroindustriais e ambientais. 1997.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MAXIMO, E. . Obtenção de altos enriquecimentos de 15N por cromatografia de troca iônica em sistema cascata. 1996.

TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Enriquecimento isotópico de 34S por cromatografia de troca iônica: Produção de compostos marcados com 34S. 1993.

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. ; CABEZAS, A. L. . Avaliação da eficiênicia de um coletor semi-aberto estático para quantificar perdas gasosas de NH3 de fertilizantes nitrogenados sob .. 1992.

MORTATTI, J. ; BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. . Adsorção e redistribuição de nitrato e uréia em arroz (Oryza sativa L.) usando 15N como traçador.. 1990.

BENDASSOLLI, J. A. ; VICTORIA, R. L. ; TRIVELIN, P. C. O. ; MORTATTI, J. . Produção de uréia CO(15NH2)2 enriquecida em 15N. 1987.

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. ; GIOVANNINI, J. G. . Noções básica de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. ; Glauco, A. T. ; GIOVANNINI, J. G. . Noções básicas de gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Gerenciamento de água e energia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materialdidático).

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. . Métodos de separação isotópica e síntese de compostos enriquecidos nos isótopos de N, S e B (15N, 34S e 10B). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

BENDASSOLLI, J. A. ; TRIVELIN, P. C. O. . Métodos de preparo de amostras e análise isotópica de S (% em átomos de 34S e delta per mil) por espectrometria de massas de razão isotópica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

TRIVELIN, P. C. O. ; BENDASSOLLI, J. A. . Determinação de 13C (delta per mil e % em átomos) por IRMS e métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Implementação de sistema de obtenção de água desionizada utilizando-se de troca iônica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Práticas em Tratamento de Resíduos Químicos de Laboratórios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Praticas em Tratamento de Resíduos Químicos de Laboratórios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Químicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BENDASSOLLI, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Químicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. . Tratamento de Resíduos Químicos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. . Tratamento de resíduos Laboratórios. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. . Segurança em Laboratório Químico e Gerenciamento de Resíduos e Águas Servidas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Segurança em Laboratório Químico e Gerenciamento de Resíduos e Águas Servidas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BENDASSOLLI, J. A. . Segurança em laboratório químico e gerenciamento de resíduos e águas servidas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).

BENDASSOLLI, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios. 2003. (Mesa Redonda).

BENDASSOLLI, J. A. ; Glauco, A. T. . Semana do Meio Ambiente. 2002. (exposição).

BENDASSOLLI, J. A. ; TAVARES, G. A. . Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos e Águas Servidas. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

BENDASSOLLI, J. A. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Obtenção de compostos com Elevado enriquecimento no isótopo 34S. 1996 (Cooperação Técnica-Científica) .

BENDASSOLLI, J. A. ; CARNEIRO JUNIOR, F. . Utilização do isótopo (34S) como traçador do nutriente enxofre em amostras de plantas. 1995 (Cooperação Técnica-Científica) .

MELOTTO, G. ; BENDASSOLLI, J. A. . Fertlizantes e Matemática. 1989 (Cooperação Técnica-Científica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Quantificação de emissões de N2 e N2O pelo método isotópico (15N) em solos cultivados com cana-de-açucar, Descrição: As emissões de N2 e N2O provenientes dos fertilizantes nitrogenados reduzem a eficiência da adubação e podem causar danos ambientais. A medição das emissões desses gases é complexa, devido, principalmente, a dificuldade de medição do N2 em uma atmosfera composta por 78% (v/v) deste gás. Um dos métodos utilizados para medição simultânea de N2 e N2O é o método do traçador isotópico, mas apesar da sua indicação para determinações em laboratório e a campo, ele ainda não foi utilizado no Brasil. A cultura da cana-de-açúcar é de grande importância econômica para o país e demanda um grande consumo de adubos nitrogenados. Atualmente as técnicas de manejo da cana-de-açúcar incluem a manutenção da palha e a aplicação de vinhaça que podem potencializar as perdas de N nas formas de N2 e N2O. Desta forma, o objetivo do presente estudo é adaptar às condições brasileiras um método de medida, em laboratório e em campo, das emissões de N2 e N2O oriundas do fertilizante marcado com 15N, aplicado em solos cultivados com cana-de-açúcar. Serão realizados dois experimentos. No experimento de laboratório, em fatorial 3x3x2, serão testados três solos cultivados com cana-de-açúcar, com diferentes classes texturais, em três condições de umidade (40, 60 e 80% da capacidade máxima de retenção de água) e com e sem a adição de uma fonte de C-lábil (500 mg kg 1). A fonte de N será o K15NO3 marcado com 30% em átomos de 15N (obtido no laboratório de Isótopos Estáveis do CENA/USP), na dose equivalente a 100 mg kg-1 de N. No experimento de campo, em fatorial 2x2x2, serão testados duas doses de N (100 e 150 kg ha-1), duas doses de vinhaça (75 e 150 m3 ha-1) e com e sem cobertura de palha (15 Mg ha-1). O 15NH415NO3 marcado com 98% em átomos de 15N será a fonte de N. Os resultados dos fluxos de N2 e N2O provenientes do fertilizante serão submetidos à análise de variância (ANOVA), seguida pela comparação das médias pelo teste de Tukey (P < 0,05). Serão realizadas, também, correlações estatísticas entre os fluxos de N2 e N2O e as variáveis relacionadas como temperatura e umidade do solo e teores de N-mineral e C-labil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / B.M. MORAES NETO - Integrante / A C Vitti - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Clélber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Paulo C O Trivelin - Integrante / João José Miranda Milagres - Integrante / Luiz Henrique Parolin Massuchetto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Sintese de uréia marcada com o isótopo 13C e/ou 15N., Descrição: O projeto envolveu método de síntese da 13CO(NH2)2 enriquecida (99 % em átomos de 13C), bem como o controle de qualidade (físico-químico e microbiológico), visando o emprego no diagnóstico da Helicobacter pylori (HP). A infecção crônica proporcionada pela HP tem alta prevalência em todo o mundo, sendo a principal causa de gastrites crônicas e úlceras pépticas, além de ser fator de risco para o câncer gástrico. O diagnóstico da HP tem sido, com maior frequencia, realizado a partir de análise de fragmentos de biópisia, obtidos por endoscopia (método invasivo), fazendo-se udo de teste de urease, cultivo em meios apropriados ou submentidos á análise histológica com coloração de Giemsa e o PCR. Paralelamente o diagnóstico pode ser realizado por métodos não invasivos, que compreende a sorologia e testes respiratório empregando uréia enriquecida com 13C (isótopo estável). Esse último é extremamente atrativo porque o isótopo estável é inócuo de modo que pode ser repetido quantas vezes que forem necessárias em um mesmo paciente, como também poder ser realizado em crianças, mulheres gravidas ou com idade fertil. A obtenção da molécula foi realizada a partir da reação entre 13CO, NH3 e S, em meio líquido metanol, em processo a baixa temperatura, pressão e baixo custo energético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1997 - Atual

    Gerenciamento de Resíduos Químicos e Águas Servidas, Descrição: Desenvolvimento de métodos para tratamento (reciclagem, reuso, reaproveitamento e recuperação) de resíduos químicos perigosos provenientes de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão. Produção de água desionizada pelo método de cromatografia de troca iônica em sistema centralizado, em substituição a destilação. A gestão de resíduos químicos e águas no CENA/USP, proporciona a instituição uma economia da ordem de R$ 350.000,00 anualmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Juliana Graciela Giovannini - Integrante / Felipe R Nolasco - Integrante / Nadia Valério Passignolo. - Integrante / J. A. BONASSI - Integrante / GLAUCO ARNALDO TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1987 - Atual

    Separação isotópica de 34S e produção de compostos enriquecidos em 34S, Descrição: Desenvolvimento de método inédito objetivando a separação dos isótopos estáveis de enxofre, em especial o isótopo de número de massa 34. A técnica utilizada é a cromatografia de troca iônica em sistama cascata, empregando resínas de troca aniônica. O processo de produção é desenvolvido sob pressão da ordem de 4 kgf/cm2 sob atmosfera de nitrogênio, onde é possível obter o 34SO2aq enriquecido no isótopo 34S. A partir do 34SO2aq pode-se obter uma série de compostos de interesse, entre os quais destaca-se: Na234SO4; K234SO4; H234SO4; Ca34SO4.2H2O; (NH4)234SO4, 34S; NaH34SO3; Na234SO3, entre outros. O composto duplamente marcado (15NH4)234SO4 nos isótopos estáveis (15N e 34S) também pode ser obtido possibilitando os estudos simultâneos do ciclo dos nutrientes N e S no sistema solo-planta. Deve-se destacar que os compostos enriquecidos em 34S (isótopo estável) possibilita os estudos de ciclagem deste importante nutriente (S) sem produção de resíduos tóxicos e radioativos como no caso do radioisótopo 35S. O isótopo estável 34S já vem sendo utilizado, quando possível, nas pesquisas agronômicas no CENA/USP. A tecnologia de produção de compostos enriquecidos em 34S só é dominada por poucos países (USA e Russia) e o fornecimento dos mesmos não tem sido disponibilizado por estes países.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Jeferson Mortatti - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 11

  • 1987 - Atual

    Separação isotópica de 15N e produção de compostos enriquecidos, Descrição: Desenvolvimento de método por cromatografia de troca ionica para separação dos isótopos estáveis de 15N, objetivando a produção de 15NH4+ enriquecido no isótopo estável 15N. A partir do 15NH4+ obter a 15NH3 anidra e 15NH3aq que é a base da produção dos compostos nitrogenados. A partir da 15NH3 obter os seguintes compostos enriquecidos em 15N: Uréia-15N, sulfato de amônio-15N, ácido nítrico-15N, nitratos-15N, Uran-15N, glicina-15N, alanina-15N, Glifosato-15N, amônia aquosa-15N, entre outros. Esses compostos, até rescentemente, não eram produzidos no Brasil devido a dificuldades de ordem tecnológica que não era repassada pelos paises que a detém, devido interesses econômicos e/ou estratégicos. Os compostos enriquecidos em 15N são utilizados como traçador (área agronômica) na avaliação do ciclo do N nos sistema solo-planta-atmosfera bem como em outras áreas de interesse, entre as quais pode-se destacar a biológica e biomédica. Esses compostos de grande interesse na pesquisa agronômica podem ser sintetizados a preços equivalentes ou inferior ao FOB no exterior. A produção atual tem sido totalmente consumida nas pesquisas nacionais em várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Outras moléculas de interesse agronômico, biológico ou biomédico podem ser obtidos a partir da 15NH3 anidra ou aquosa e/ou H15NO3, entre eles os aminoácidos e proteínas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Jefferson Mortatti - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Paulo Cesar Ocheouze Trivelin - Integrante / Jose Aurelio Bonass - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 39 / Número de orientações: 14

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2015 - Atual

    Produção de uréia-15N: Grunulação e revestimento com ácidos húmicos extraídos de turfa e leonardita, para viabilizar experimentos na avaliação de eficiência de aproveitamento de N desses insumos por cultivos agrícolas., Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a produção de uréia granulada enriquecida no isótopo estável 15N, revestida com ácidos húmicos (Turfas e Leonardita), denominados de fertilizantes de eficiência aumentada. Atualmente a uréia granulada, enriquecida em 15N, e revestida com ácidos húmicos não é disponível no mercado mundial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheoze Trivelin - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    Metabolismo intermediário e composição corporal em condições clínicas especiais: Pesquisas empregando isótopos estáveis (não radioativos) em humanos, Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a separação dos isótopos estáveis de C (12C e 13C) por Cromatografia de Troca iônica, e sintese a uréia enriquecida em 13C. A molécula, não disponível no Brasil e América Latina, deverá ser empregada no diagnóstico da Hilocobacter Pilory (HP), bactéria que pode causar gastrite, úlceras e um fator de risco para o cancer gástrico. O método proposto é não invasivo, de baixo custo e inócuo, podendo ser empregado em crianças, idosos, gestantes, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2015 - Atual

    Produção de uréia-15N: Grunulação e revestimento com ácidos húmicos extraídos de turfa e leonardita, para viabilizar experimentos na avaliação de eficiência de aproveitamento de N desses insumos por cultivos agrícolas., Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a produção de uréia granulada enriquecida no isótopo estável 15N, revestida com ácidos húmicos (Turfas e Leonardita), denominados de fertilizantes de eficiência aumentada. Atualmente a uréia granulada, enriquecida em 15N, e revestida com ácidos húmicos não é disponível no mercado mundial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheoze Trivelin - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    Metabolismo intermediário e composição corporal em condições clínicas especiais: Pesquisas empregando isótopos estáveis (não radioativos) em humanos, Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a separação dos isótopos estáveis de C (12C e 13C) por Cromatografia de Troca iônica, e sintese a uréia enriquecida em 13C. A molécula, não disponível no Brasil e América Latina, deverá ser empregada no diagnóstico da Hilocobacter Pilory (HP), bactéria que pode causar gastrite, úlceras e um fator de risco para o cancer gástrico. O método proposto é não invasivo, de baixo custo e inócuo, podendo ser empregado em crianças, idosos, gestantes, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2015 - Atual

    Produção de uréia-15N: Grunulação e revestimento com ácidos húmicos extraídos de turfa e leonardita, para viabilizar experimentos na avaliação de eficiência de aproveitamento de N desses insumos por cultivos agrícolas., Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a produção de uréia granulada enriquecida no isótopo estável 15N, revestida com ácidos húmicos (Turfas e Leonardita), denominados de fertilizantes de eficiência aumentada. Atualmente a uréia granulada, enriquecida em 15N, e revestida com ácidos húmicos não é disponível no mercado mundial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheoze Trivelin - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    Metabolismo intermediário e composição corporal em condições clínicas especiais: Pesquisas empregando isótopos estáveis (não radioativos) em humanos, Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a separação dos isótopos estáveis de C (12C e 13C) por Cromatografia de Troca iônica, e sintese a uréia enriquecida em 13C. A molécula, não disponível no Brasil e América Latina, deverá ser empregada no diagnóstico da Hilocobacter Pilory (HP), bactéria que pode causar gastrite, úlceras e um fator de risco para o cancer gástrico. O método proposto é não invasivo, de baixo custo e inócuo, podendo ser empregado em crianças, idosos, gestantes, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

  • 2015 - Atual

    Produção de uréia-15N: Grunulação e revestimento com ácidos húmicos extraídos de turfa e leonardita, para viabilizar experimentos na avaliação de eficiência de aproveitamento de N desses insumos por cultivos agrícolas., Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a produção de uréia granulada enriquecida no isótopo estável 15N, revestida com ácidos húmicos (Turfas e Leonardita), denominados de fertilizantes de eficiência aumentada. Atualmente a uréia granulada, enriquecida em 15N, e revestida com ácidos húmicos não é disponível no mercado mundial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheoze Trivelin - Integrante / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2012 - 2017

    Metabolismo intermediário e composição corporal em condições clínicas especiais: Pesquisas empregando isótopos estáveis (não radioativos) em humanos, Descrição: Desenvolvimento tecnológico objetivando a separação dos isótopos estáveis de C (12C e 13C) por Cromatografia de Troca iônica, e sintese a uréia enriquecida em 13C. A molécula, não disponível no Brasil e América Latina, deverá ser empregada no diagnóstico da Hilocobacter Pilory (HP), bactéria que pode causar gastrite, úlceras e um fator de risco para o cancer gástrico. O método proposto é não invasivo, de baixo custo e inócuo, podendo ser empregado em crianças, idosos, gestantes, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (3) Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carlos Roberto Santana Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2013

    Laboratórios de análises ambientais, isotópicas, fármacos e de produção de isótopos estáveis na Esalq e CENA-USP, Descrição: O projeto tem como meta estabelecer métodos e procedimentos objetivando análises ambientais e isotópicas bem como consolidar o Laboratório de Isótopos Estáveis, como referência na América do Sul, em fornecimento de compostos marcados em isótopos estáveis de elementos leves (B, C, N, S e SI). Desta forma o laboratório irá abrigar uma gama de análises de diferentes matrizes e técnicas, além de disponibilizar uma série de compostos enriquecidos em isótopos estáveis de interessse agronômico, ambiental e biomédico (13C, 10B, 34S e 15N), facilitando a logistica e o uso de traçadores a pesquisadores do Brasil e da América do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / J MORTATTI - Integrante / Hugo Henrique Batagello - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Carlos Roberto Sant'ana Filho - Integrante / José Aurélio Bonassi - Integrante / Ana Carolina Ribeiro-Granja - Integrante / André Vargas Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Sintese e Aplicação do glifosato, duplamente enriquecido nos isótopos estáveis 15N e 13C, em estudos do balanço de N e C em culturas de soja Roundup Ready., Descrição: Desenvolvimento de método para separação dos isótopos estáveis de N e C e obtenção de compostos enriquecidos nos isótopos estáveis dos elementos N (15NH3) e C (glicina-13C), para posterior obtenção do herbicida glifosato duplamente marcado. A molécula marcada será utilizada em experimento em casa de vegetação com aplicação em plantas de soja Roundap Ready, objetivando o balanço de N e C no ciclo da cultura. Trata-se de projeto inédito objetivando a sintese do herbicida duplamente marcado e uso como traçador em experimentação. Deve-se ainda destacar que o método de separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos, em isótopos estáveis, não são repassado pelos países que as detém, devido a aspectos econômicos e muitas vezes estratégicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / A C Vitti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2008 - Atual

    Separação isotópica e sintese de compostos enriquecidos em 10B, Descrição: Desenvolvimento de método de separação dos isótopos estáveis de B empregando a cromatografia de troca iônica em sistema cascata e sintese de compostos enriquecidos em 10B para uso em pesquisas nas áreas agronômica e biomédica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - Integrante / Claudineia Raquel de Oliveira - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si) por espectrometria de massas para estudos de absorção e mobilidade do silicio nas culturas de arroz e milho, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas na obtenção da molécula SiF4 objetivando a determinação isotópica de Si (% em átomos de 30Si), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Carneiro, J. M. T. - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Determinação isotópica (delta por mil e % em átomos) de 13C, 15N e 34S por espectrometria de massas (IRMS): Aplicações nas áreas Agroindustrial e Ambiental, Descrição: Desenvolvimento de métodos de preparo de amostras objetivando a determinação isotópica de elementos leves (C, N e S), por espectrometria de massas de razão isotópica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / P C O TRIVELIN - Integrante / L C R PESSENDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7

  • 2001 - Atual

    Tratamento de resíduos químicos, Descrição: Projeto objetivando a implementação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos laboratórios de ensino e pequisa do CENA/USP e gestão de águas servidas. O programa de gestão vem proporcionando a economia anual de 12 milhões de litros de água, 50.000 kw de energia e reaproveitamento e/ou tratamento de 600 toneladas de resíduos químicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / G A TAVARES - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 1987 - Atual

    Gerenciamento de resíduos químicos e águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa, Descrição: As Universidades e Centros de Pesquisa de forma geral não podem ficar alheias à necessidade de gerenciar de forma responsável seus resíduos químicos, os quais são em pequena quantidade, mas elevada diversidade. Dentro deste contexto este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento de métodos e procedimentos que possam proporcionar o gerenciamento adequado dos resíduos perigosos gerados nos Laboratórios de pesquisa do CENA. A escala de prioridade deve priorizar as seguintes etapas: evitar a geração; minimizar a geração, reaproveitar (reciclagem, recuperação e reuso); tratamento (químico, fisico, químico-físico, biológico e térmico) e disposição final. Dentre os resíduos que estão sendo manipulados e gerenciados pode-se destacar: metanol, acetona, etanol, fenol, acetonitrila, brometo de etídio, brometo/hipobromito de lítio; soluções aquosas contendo metais pesados (As, Se, Cd, Sn, Cr, Cu, Zn, entre outros), mercúrio, efluentes contendo NH3, SO2aq, Sulfetos, sulfitos, entre outros. Resíduos sólidos contendo metais regeneráveis (Ag, Cr, Cu). Visando a redução no consumo de água e descarte de volumes significativos de águas servidas, esta em desenvolvimento sistema de produção de água desionizada pelo sistema de troca iônica e desinfecção com radiação UV. A minimização na geração de resíduos químicos esta sendo implementada com a prevenção na geração, substituição de insumos/matéria prima e metodologia e principalmente com as linhas de pesquisa envolvendo procedimento analíticos baseados no conceito de análise química em fluxo. Trata-se, em termos gerais, do estabelecimento de procedimentos para a gestão de resíduos neste centro de pesquisa, a qual deve ser continuamente observada, com objetivo de consolidação de um programa adequado de gerenciamento de resíduos de laboratóriios do CENA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / Glauco Arnold Tavares - Integrante / Bento Moçambique de Moraes Neto - Integrante / Juliana G Giovannini - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 32 / Número de orientações: 3

  • 1987 - Atual

    Métodos de preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para determinações isotópicas, Descrição: O uso de isótopos estáveis em pesquisa permite estudos do ciclo dos elementos essenciais às plantas a partir da técnica de diluição isotópica. Com o desenvolvimento de técnicas de medidas para isótopos estáveis, sobretudo a espectrometria de massa, associado a oferta de compostos químicos marcados decorrentes aos avanços conseguidos com métodos de enriquecimento isotópico, é possível o emprego desta avançada técnica. Nos estudos utilizando os isótopos estáveis de B, C, N e S (10B, 15N e 34S) como traçadores, torna-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos confiáveis objetivando o preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para as determinações isotópicas. Na maioria dos trabalhos de pesquisa os elementos de interesse (B, C, N e S) nas formas orgânicas ou inorgânicas devem ser levados a uma forma gasosa mais conveniente (Trimetil borato; CO2, N2 e SO2) para as análises por espectrometria de massas. O processo de preparo das amostras devem ser de forma quantitativa evitando-se desta maneira possíveis fracionamentos isotópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jose Albertino Bendassolli - Coordenador / José Aurelio Bonassi - Integrante / Jefferson Mortatti - Integrante / Paulo Cesar O Trivelin - Integrante / Clelber Vieira Prestes - Integrante / Hugo Batagello - Integrante / Miguel Luis Baldesin - Integrante / TAVARES, C.R.O. (Claudineia Raquel de Oliveira) - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Moção de Aplausos, Câmara de Vereadores de Piracicaba.

2012

Premio Destaque Pós-graduação, na modalidade pôster, Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

2011

Olimpiada de Inovação Tecnológica, USP.

2010

Moção de Aplausos, Câmara Municipal de Piracicaba.

2009

Cidadão Piracicabano Praeclarus, Câmara Municipal de Piracicaba/SP.

2008

MENÇÃO HONROSA OLIMPIADA USP DE INOVAÇÃO 2008, Universidade de São Paulo, Agência USP de Inovação Tecnológica.

2003

Prêmio Monções de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, COMDEMA.

2002

Maguina Persona, Clube dos Escritores de Piracicaba.

2002

Menção Honrosa, Camara de Vereadores de Piracicaba.

2002

Moção Honrosa, Camara de Vereadores de Piracicaba.

2002

Menção Honrosa, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo - Governo de São Paulo.

1999

Moção Honrosa, Camara de vereadores da cidade de Piracicaba.

1998

Menção Honrosa, Centro de Energia Nuclear na Agricultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Isótopos Estáveis. , AVENIDA CENTENARIO, 303, SAO DIMAS, 13400970 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 96, Telefone: (19) 34294680, Fax: (19) 34294610, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1990 - Atual

Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Vínculo: Autarquia, Enquadramento Funcional: RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
No período de abril de 2014 a abril de 2018 ocupa o cargo de Vice-Diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA;/USP).

1990 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40

1987 - 1990

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico Especializado, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2014

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Cargo ou função, VICE-DIRETOR.

  • 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho Deliberativo do CENA como Representante dos Docentes Associados.

  • 04/2006

    Direção e administração, Laboratório de Isótopos Estáveis, Laboratório de Isótopos Estáveis.,Cargo ou função, Diretor Científico da DVTEC.

  • 04/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Isótopos Estáveis, Laboratório de Isótopos Estáveis.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Ética Ambiental.

  • 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pclq, Pclq.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho do Campus Luiz de Queiroz.

  • 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório de Isótopos Estáveis, Laboratório de Isótopos Estáveis.,Cargo ou função, Conselho Deliberativo.

  • 12/1999

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 12/1999

    Direção e administração, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro de conselho de unidade.

  • 02/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Isótopos Estáveis, Laboratório de Isótopos Estáveis.,Linhas de pesquisa

  • 02/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Isótopos Estáveis, Laboratório de Isótopos Estáveis.,Linhas de pesquisa

  • 10/1995

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

  • 07/1987

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Linhas de pesquisa

  • 04/2011 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Luiz de Queiroz, .,Cargo ou função, Membro Suplente do colegiado do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz como representante dos docentes do CENA.

  • 04/2009 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Deliberativo do CENA como representante dos Docentes Associados.

  • 12/2007 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Isótopos Estáveis.,Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho Deliberativo do CENA como representante dos docentes da DVTEC.

  • 12/2005 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Deliberativo do CENA como representante dos docentes.

  • 12/1997 - 12/1999

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 09/1998 - 10/1999

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 03/1994 - 01/1998

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Responável substituto da Seção de Isótopos Estáveis e Hidrologia do CENA.

  • 12/1995 - 12/1997

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Diretor substituto da divisão de desenvolvimento de métodos e técnicas analíticas e nucleares (DVTEC).

  • 12/1995 - 12/1997

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 12/1993 - 12/1995

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 07/1991 - 08/1991

    Direção e administração, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Seção de Hidrologia.,Cargo ou função, Responsável pela seção e laboratório de produção de isótopos.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)