Danielle Aguiar Fini

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, na linha de pesquisa práticas educativas, linguagens e tecnologia. Graduada em Pedagogia (Habilitação em Supervisão Escolar, Administração Escolar e Orientação Educacional) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013). Curso de Extensão em Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva (CEDERJ), Introdução aos usos da Língua Portuguesa na produção de legendas para pessoas surdas (DESU - INES), Modelo Ecológico Funcional na Educação de alunos com deficiência múltipla (IBC), Educação de Surdos em tempo de pandemia (UFU). Atuou como docente no NEpMS - INES, trabalhando no atendimento alternativo, complementar e suplementar com crianças e adolescentes surdos e com múltiplas deficiências, contribuindo com o processo de inclusão dos educandos no ensino regular. Trabalhou como professora regente do 1 ano do Ensino Fundamental I do CAP/INES. Atualmente exerce suas funções como professora no Instituto Federal de Brasília - IFB

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Currículos praticados: um estudo na Educação de Surdos - INES,Ano de Obtenção: 2017
Andrea Rosana Fetzner.Palavras-chave: Currículos Praticados; Educação de Surdos; INES.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

2010 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação Libertadora desde a Alfabetização

Ensino Médio (2º grau)

1995 - 1997

Colégio Pedro II

Formação complementar

2016 -

Língua Brasileira de Sinais - Nível IV. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

2020 - 2021

Extensão universitária em Educação de Surdos em tempos de pandemia. (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Introdução ao uso da LP na produção de legendas para pessoas surdas. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva. (Carga horária: 180h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2018 - 2018

Modelo Ecológico Funcional na Educação de Alunos com Deficiência Múltipla. (Carga horária: 40h). , Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Língua Brasileira de Sinais ´LIBRAS Nível V. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

2017 - 2017

Contribuições ABA para a inclusão escolar. (Carga horária: 8h). , Instituto Theresa Serra, ITS, Brasil.

2016 - 2016

Língua Brasileira de Sinais - Nível III. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

2015 - 2015

Língua Brasileira de Sinais - Nível II. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

2014 - 2014

Língua Brasileira de Sinais - Nível I. (Carga horária: 50h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

FINI, Danielle Aguiar . A Organização Escolar em Ciclos. 2016. (Outro).

FINI, Danielle Aguiar . Exposição de Trabalhos de Educação Especial. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

XIX Congresso Internacional e XXV Seminário Nacional do INES. 2020. (Congresso).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino -XX ENDIPE Rio. 2020. (Encontro).

I Simpósio sobre Deficiência Intelectual e Desenvolvimento Humano da UFF: ?Da Deficiência à Funcionalidade: novos paradigmas e implicações para inclusão de pessoas com deficiência intelectual.PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS DE UMA ALUNA SURDA COM SÍNDROME DE RUBISTEIN-TAYBI. 2017. (Simpósio).

A LDB e as Políticas Educacionais: Perspectivas, Possibilidades e Desafios 20 anos depois.. 2016. (Seminário).

A Organização Escolar em Ciclos. 2016. (Seminário).

Diálogos entre a Pesquisa e as Políticas de Educação na Atualidade. 2016. (Congresso).

II Seminário Discente do PPGEdu: Conexões -troca de saberes entre pós-graduandos em educação da UNIRIO.Os Currículos Praticados no Cotidiano Escolar da Educação de Surdos. 2016. (Seminário).

Mulher, Vivências e Experiências na Causa Política Social e Educacional. 2016. (Outra).

Mulheres e Políticas Afirmativas. 2016. (Outra).

Minicurso O Trabalho com Alunos Surdos na Educação Infantil. 2014. (Outra).

XII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES. 2014. (Congresso).

Abertura da Jornada Pedagógica e Exposição de Talentos. 2011. (Outra).

Importância da Biblioteca e serviços oferecidos - orientações. 2011. (Outra).

Palestra " Estágio Supervisionado I ". 2011. (Outra).

Semana Acadêmica: Apresentação de Monografia.Educação Libertadora desde da Alfabetização. 2011. (Encontro).

Semana Acadêmica: Apresentação de Monografia. 2011. (Encontro).

Apresentação da Oficina de Elaboração do Projeto.Órgãos dos Sentidos. 2010. (Encontro).

Exposição de Trabalhos de Educação Especial.Exposição de Trabalhos de Educação Especial. 2010. (Seminário).

Oficina de Alfabetização na Educação Infantil. 2010. (Outra).

Palestra Política e História. 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Célia Amaral

FINI, Danielle Aguiar; Mesquita, Evellin Lima. A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de eventos.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso superior de Tecnologia em Eventos) - Instituto Federal de Brasília.

FINI, Danielle Aguiar. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2020. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

FINI, DANIELLE AGUIAR; Mesquita, Evellin Lima. Banca Examinadora de avaliação de TCC. 2021. Instituto Federal de Brasília.

FINI, Danielle Aguiar. Reconhecimento de Saberes e Competência. 2020. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Comissão julgadora das bancas

Maria Elena Viana Souza

FETZNER, A. R.; ARAUJO, M.;SOUZA, M.E.V.. Currículos praticados: um estudo na educação de surdos - INES. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Elena Viana Souza

FETZNER, A. R.SOUZA, M.E.V.; ARAUJO, M.. Currículos Praticados no Cotidiano Escolar de Educação de surdos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andréa Rosana Fetzner

FETZNER, Andréa R.; ARAUJO, Mairce S.;SOUZA, Maria Elena V.. Currículos praticados: um estudo na educação de surdos - INES. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - MESTRADO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Claudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas

CHAGAS, Claudia; OLIVEIRA, R.. Educação libertadora desde a alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mairce da Silva Araújo

ARAÚJO, M. S.; FETZNER, A R; SOUZA, M. E.. Currículos praticados: um estudo na educação dos surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Andréa Rosana Fetzner

Currículos Praticados no Cotidiano Escolar da Educação de Surdos; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - MESTRADO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Andréa Rosana Fetzner;

Produções bibliográficas

  • FINI, DANIELLE AGUIAR ; FETZNER, ANDRÉA ROSANA . Os currículos praticados no cotidiano escolar na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação. SÉRIE-ESTUDOS (UCDB) , v. 23, p. 219-239, 2018.

  • FINI, Danielle Aguiar ; FETZNER, A. R. . OS CURRÍCULOS PRATICADOS NO COTIDIANO ESCOLAR DE DUAS TURMAS DOS ANOS INICIAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS ? INES. http://dx.doi.org/10.20395/re.v0i47.361 , v. 47, p. 189-208, 2017.

  • FINI, Danielle Aguiar . Um estudo Sobre os Currículos Praticados em uma Escola de Surdos. Fórum (Rio de Janeiro. 2000) , v. 290, p. 71-91, 2017.

  • FINI, Danielle Aguiar ; SILVA, N. C. S. C. ; SANTOS, K. C. S. ; FETZNER, A. R. . A CRIAÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES?. In: Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: Cenas da Educação Brasileira, 2016, Cuiabá. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016.

  • FINI, DANIELLE AGUIAR ; FORTES, C. B. C. . http://pdi.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/330/2019/05/EBook-Anais-Diveridade-e-Inclus%C3%A3o-volume-3.pdf. In: Diversidade e Inclusão da UFF, 2018, Niterói. Anais de Encontros Científicos, 2018. v. 3. p. 3-436.

  • FINI, DANIELLE AGUIAR . Currículo e Ciclos na Educação de Surdos:qual a pertinência da discussão?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FINI, Danielle Aguiar . Um Estudo sobre: as habilidades com o papel apresentadas por um aluno surdo de espectro autista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FINI, Danielle Aguiar . Currículos Praticados na Educação de Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FINI, Danielle Aguiar . Integrando Saberes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FINI, Danielle Aguiar . Práticas Pedagógicas na Educação de Surdos em processo de inclusão: uma perspectiva interdisciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FINI, Danielle Aguiar ; FORTES, C. B. C. . PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS DE UMA ALUNA SURDA COM SÍNDROME DE RUBISTEIN-TAYBI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FINI, Danielle Aguiar . Currículo na Educação de Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FETZNER, A. R. ; FINI, Danielle Aguiar ; SILVA, N. C. S. C. ; SANTOS, K. C. S. . A CRIAÇÃO DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FINI, Danielle Aguiar . Semana Acadêmica: Apresentação de Trabalhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FINI, Danielle Aguiar . Apresentação da Oficina de Elaboração do Projeto Pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FINI, Danielle Aguiar . Exposição de Trabalhos de Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Currículos praticados: um estudo na Educação de Surdos - INES, Descrição: Pesquisa de Mestrado concluída, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO),orientada pela Profª Drª Andréa Rosana Fetzner.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Danielle Aguiar Fini - Integrante / Andréa Rosana Fetzner - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Nacional de Educação de Surdos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.