Roberaldo Carvalho de Souza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1972), mestrado especial em Engenharia Nuclear -IME/RJ(1974), mestrado em Engenharia Mecânica - Stanford University (1977), doutorado em Engenharia Nuclear - University of Illinois (1981) e pós-doutorado em oceanografia fisica - University of South Carolina. É idealizador e continua na coordenação do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE)/UFAL/PROEX. Atuou como tutor do PET Engenharia Civil (1992 a 1995, 1998 a 2011) e do PET Ciência e Tecnologia/PAESPE (2012 a 2016). Foi membro do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, da Comissão Local de Avaliação do PET, ex-Conselho Superior da FAPEAL, e Avaliador do Basis/INEP-MEC . É professor de Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Sistemas Costeiros e Fenômenos de Escoamento dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: rio, água, desenvolvimento de modelos matemáticos e vazão. É orientador dos bolsistas da UFAL na modalidade de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM).

Informações coletadas do Lattes em 29/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Nuclear

1977 - 1981

University of Illinois - System
Título: EXAMINATION OF FLUID DYNAMICS PARTICLES IN A NON-DILUTE SUSPENSION TURBULENT FLOW
Orientador: GEORGE BARCLAY JONES
Palavras-chave: Fluid Dynamics; Particle Suspension; Turbulent.Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia Mecânica

1974 - 1977

Stanford University
Título: SEM TESE,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: RUDOPHER SHER
Grande área: Engenharias

Especialização em Engenharia Nuclear

1973 - 1974

Instituto Militar de Engenharia

Graduação em Engenharia Civil

1968 - 1972

Universidade Federal de Alagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1996 - 1997

Pós-Doutorado. , University of South Carolina, USC, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Capacitação dos Avaliadores do Basis. (Carga horária: 8h). , Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/INEP-MEC, SINAES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

, Lê Pouco.

Alemão

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Aplicações de Radioisótopos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, R. C. ; LESSA, R. C. ; Souza, I. C. P. ; Silva, R. C. M. ; Silva, A.G.L. ; GALINDO, M. S. V. ; Ferreira, Y. A. . II Simpósio Alagoano de Engenharia Civil. 2010. (Outro).

SOUZA, R. C. ; Silva, A.G.L. ; Paiva ; GALINDO, M. S. V. ; Costa, M. E. L. . Coordenador de Curso de Extensão para comunidade externa a UFAL. 2010. (Outro).

SOUZA, R. C. ; VIDAL, D. H. F. ; Veiga, G. L. ; Souza, I. C. P. ; Silva, R. C. M. ; Silva, A.G.L. ; Scharwtz, D. ; Paiva ; Júnior, C. L. S. R. ; GALINDO, M. S. V. ; Ferreira, Y. A. ; Fireman, M ; Costa, M. E. L. . SIMPÓSIO ALAGOANO DE ENGENHARIA CIVIL. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Capacitação de Avaliadores do Basis - INEP/MEC.Treinamento para Avaliação do BASIS - Instrumento de Avaliação de reconhecimento de Curso. 2010. (Outra).

30 CILAMCE CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE METODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA;, 2009, - 2.. INVESTIGAÇÕES E ANÁLISES SOBRE A LOCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA EM UM RIO DE PEQUENO PORTE.. 2009. (Congresso).

37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.. ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS GRADUADOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2009. (Congresso).

XVIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS. Uma análise dos erros na medição de vazão com molinete fluviométrico. 2009. (Congresso).

IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL. Programa de Apoio aos estudantes de escolas publicas do Estado. 2007. (Congresso).

IV CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL. O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE. 2007. (Congresso).

IV CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL. DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ENERGIA E QUANTIDADE DE MOVIMENTO EM UM RIO DE PEQUENO PORTE. 2007. (Congresso).

VIII Simpósio de Recursos Hidricos.Modelagem Computacional do Escoamento Permanente Gradualmente Variado em Canais usando o Método dos Elementos Finitos. In:. 2006. (Simpósio).

VIII Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste.Estudo de parâmetros fisicos das águas de alguns localizados na grande Maceió/Alagoas. 2006. (Simpósio).

VIII Simpósio de Recursos Hidricos do Nordeste.Enquadramento de corpos de água: o caso do rio Niquim em Alagoas. In: VIII Simpósio de Recursos Hidricos do Nordeste. 2006. (Simpósio).

II Congresso Academico da UFAL. Uso do Método dos Elementos Finitos na Solução das Equações de Saint-Venant para Escoamento Variavel em Canais. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. Espaço Academico do Empreendedorismo na Universidade: Empresas Incupadoras.. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. A contribuição do PET ao 50 anos do Curso de Engenharia Civil da UFAL. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. Águas Superficiais da Grande MACEIÓ: Qualidade e Quantidade. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. O efeito do PET nos Cursos de Graduação. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. O Programa de Apoio as Escolas Publicas do Estado. 2005. (Congresso).

II Congresso Academico da UFAL. O Papel do Pet-Engenharia Civil na Formação de Recursos Humanos. 2005. (Congresso).

XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS,.MONITORAMENTO DE ALGUNS RIOS DA GRANDE MACEIÓ/ALAGOAS. 2005. (Simpósio).

VII Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste.Determinação Experimental da Perda de Carga em Tubos de PVC Envelhecidos. 2004. (Simpósio).

VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste..Reavaliação do Potencial Hidroenergético da bacia Hidrográfica do Rio Mundaú.. 2004. (Simpósio).

XXI Congresso Latinoamericano de Hidraulica. Avaliação do projeto de Dragagem no Complexo estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba em Alagoas/Brasil. 2004. (Congresso).

XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2004. (Congresso).

In: XV Simposio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003, Curitiba/PR. Anais do XV Simposio Brasileiro de Recursos Hídricos.. COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS DE UM CURSO D ÁGUA.. 2003. (Congresso).

VI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica. VI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica. 2003. (Congresso).

VI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica. Simulação da Separação de Particulados de Aerossóis através da Força Centrifuga usando o MATLAB. 2003. (Congresso).

XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Desenvolvimento de um Modelo Computacional para Cálculo de Parametros Hidraulico de um Curso dágua. 2003. (Simpósio).

VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Desenvolvimento de uma interface grafica na circulação de águas na lagoa Mundaú/AL. 2002. (Simpósio).

IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas. Ações e Gestão Integrada para o complexo estuarino-lagunar Mundaú/Manguaba em Alagoas. 2001. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Um modelo matemático de propagação de ondas em um canal. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Magaly Vieira Costa dos Santos

FREIRE, C. C.; SOUZA, V. C. B.;SOUZA, R. C.; Santos, R.C.A.L.; Galvão, C.O.. Estudo do comportamento de pequeno aquifero aluvial na bacia esperimental de Santana de Ipanema: Semi-árido alagoano. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sebastião Coelho Marinho Falcão

REIS, R. S.; SOUZA, V. C. B.;SOUZA, R. C.; SANTOS, C. A. G.. Avaliação da produção de sedimentos em áreas de diferentes escalas na bacia experimental do riacho Gravatá: semi-árido alagoano. 2009. Dissertação (Mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos Ruberto Fragoso Junior

SOUZA, R. C.; TUCCI, C. E. M.. Simulações da Dinâmica de Fitoplâncton no Sistema Hidrológico do Taim(RS). 2005. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabrizzio Tenório de Carvalho

SOUZA, R. C.; MOURA FILHO, G.;SOUZA, J. L.. . Avaliacão da forma e da frente de molhamento de bulbo molhado em solos dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas.. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Beneval Fábio Francisco Neto

SOUZA, R. C.. . Caracterização do cultivo irrigado de flores-folhas tropicais na Zona da Mata do Estado de Alagoas.. 2002. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlos de Oliveira Galvão

SOUZA, R. C.; SRINIVASAN, V. S.; KOCH, U.. Modelagem do escoamento superficial e da erosão do solo em microbacias. 1990. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil [C. Grande]) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Henry França Meir

Mori, Milton;SOUZA, R. C.. Modelagem, Simulação e Otimização de um Reator Móvel para Pirólise de Finos de Xistos. 1990. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Heliene Ferreira da Silva

SILVA, H. F. DA;SOUZA, R. C.SOUZA, J. L.; Lemieux, G.H.; Guha, J.; Roy, D.,W.; Cousineau, P.; Desjardins, R.. Using Remote Sensing to Correlate Sedimentation Processes and Land-Use: The Case Study of Jequia Lagoon, Alagoas, Brazil. 2001. Tese (Doutorado em Doctorat en ressources minérales) - Université du Quebec à Chicoutimi.

Aluno: Nara Maria Luzzi Rosauro

SOUZA, R. C.; TUCCI, C. E. M.. Transformações de ondas dispersivas não-lineares na passagem sobre obstáculos de fundo -análise e simulação. 1999. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Davyd Henrique de Faria Vidal

SOUZA, V. C. B.;SOUZA, R. C.; NEVES, M. G. F. P.. mapeamento das estimativas do saldo de radiação e evapotranspiração real através do algoritmo sebal e imagens TM LANDSAT na bacia do Ipanema. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Joseanderson Augusto de Caldas Costs

LAGES, E. N.; Ricardo Franciss;SOUZA, R. C.. Estudo e Implementação Computacional de Diferentes Teorias de Ondas Oceânicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Tadeu Duda da Costa

FREIRE, C. C.; PEDROSA, V. A.;SOUZA, R. C.. Economia de energia elétrica no sistema coletivo de abastecimento de água na bacia leiteira do estado de Alagoas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOSÉ FELIPE PEREIRA AMBRÓSIO

NAZARE, A. V. B.;REIS, R. S.SOUZA, R. C.. Utilização alternativa em unidades industriais: O caso da usina santa clotilde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sergio

SOUZA, R. C.. Determinação da carga de sedimentos em suspensão e de nutrientes carreados pelo Rio Mundaú. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Magaly

SOUZA, R. C.. Aspectos legais e diagnóstico das principais fontes de contaminação dos aquiferos na cidade de Maceió. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOSÉ FELIPE PEREIRA AMBRÓSIO

REIS, R. S.SOUZA, R. C.; NAZARE, A. V. B.. Utilização alternativa (PCH'S e Termoelétricas) em Unidades Industriais: O caso da Usina Santa Clotilde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Daniel Fontan

SOUZA, R. C.; LIRA, W. W. M.; NAZARE, A. V. B.. Desenvolvimento de um equipamento eletrônico para medição de vazão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Haroldo Torquato Júnior

SOUZA, R. C.CALLADO, N. H.; PEREIRA, J.. Demandas de Água nos processos Industriais de Açucar e Álcool-Estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.; PEDROSA, V. A.; SRINIVASAN, V. S.. Banca examinadora de concurso público para professor efetivo do CTEC. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Avaliador de Reconhecimento de Curso do Basis - Engenharia Civil/UNISC. 2010. Universidade de Santa Cruz do Sul.

SOUZA, R. C.. Avaliação de Autorização de Curso - Gestão Ambiental/FAMAZ. 2010. Faculdade Metropolitana da Amazônia.

SOUZA, R. C.. Avaliação de Reconhecimento de curso de Engenharia Civil/Faculdade Integrada metropolitana de Campinas. 2010. Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.

SOUZA, R. C.. Avaliação de reconhecimento de curso de Engenharia Ambiental. 2010. Faculdade Talentos Humanos.

SOUZA, R. C.. Avaliador de cursos de graduação - SINAES/INEP-MEC. 2008. INEP/MEC.

SOUZA, R. C.. Avaliador de Curso de Graduação do SINAES. 2007. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/INEP-MEC.

SOUZA, R. C.. Avaliação Mestre No15602- Avaliação de curso de graduação do centro \federal de Educação Tecnologica de São Paulo. 2006. Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.

SOUZA, R. C.; LESSA, R. C.. Avaliação Mestre no.16636-Avaliação de curso de Graduação- Engenharia Civil/Porto Velho. 2006. Associação de Ensino Superior da Amazônia.

SOUZA, R. C.. Comissão de Avaliação do curso de Engenharia Civil na UFV/MG. 2005. Universidade Federal de Viçosa.

SOUZA, R. C.. Comissão de Avaliação do Curso de Engenharia Civil da UFPB-João Pessoa. 2004. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. V SEMANA DE ENGENHARIA. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. AVALIADOR DE TRABALHOS CIENTIFICOS DA IV SEMENGE. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Avaliador de trabalhos cientificos da Revista DAE. 2017. Associação de Engenhareiros da SABESP.

SOUZA, R. C.. Avaliador de trabalhos do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt).. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Avaliador Ad-hoc dos resumos do PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Avaliador Ad-hoc do Processo Seletivo do PIBIC/CNPq/UFAL/FAPEAL. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Avaliador Ad-hoc dos Relatórios Finais do PIBIC/UFAL/FAPEAL. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

NEVES, M. G. F. P.; SOUZA, V. C. B.;SOUZA, R. C.. Banca examinadora de Monitoria das disciplinas Fenômenos de Transporte 1 e 2. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Consultor ad hoc da FACEPE. 2008. Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Pernambuco.

SOUZA, R. C.; SOUZA, V. C. B.; FREIRE, C. C.. Banca de monitoria da disciplina Fenômenos de Transporte. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, V. C. B.;SOUZA, R. C.; FREIRE, C. C.. Banca de monitoria da disciplina Hidraulica. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Membro da Comissão Especial para Avaliação dos Projetos de Iniciação Cientifica. 2008. Faculdade Raimundo Marinho.

SOUZA, R. C.. Consultor par a Chamada MCT//FINEP/CT-INFRA? PROINFRA ? 01/2006. 2007. Financiadora de Estudos e Projetos.

SOUZA, R. C.. Avaliador de trabalho de extensão para o IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.; SOUZA, V. C. B.. Banca de Monitoria da disiplina Fenomenos de Transporte. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Comitê Ad Hoc de Extensão - Área tematica TRABALHO. 2007. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Consultor Ad hoc para a FAPEAL. 2006. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Consultor para a Chamada Pública MCT/FINEP/FNDCT-PROMOVE- Engenharia no Ensino Médio- 05/2006. 2006. Financiadora de Estudos e Projetos.

SOUZA, R. C.. Consultor da Camara Técnica do PROMOVE/MCT-FINEP. 2006. Financiadora de Estudos e Projetos.

SOUZA, R. C.; SOUZA, V. C. B.. Banca de Monitoria da Disciplina Fenômenos de Transporte. 2006. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.; PEDROSA, V. A.; LOPES, A. C. P. A.. Seleção de Agentes Gestores de Recursos Hidricos. 2005. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Comissão de Avaliação do CT-INFRA Amazonas. 2005. Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP.

SOUZA, R. C.. Comissão de Avaliação do CT-INFRA. 2005. Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP.

SOUZA, R. C.; SOUZA, V. C. B.; PEDROSA, V. A.. Presidente da banca de Monitoria da disciplina Fenômenos de Transporte. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.; FREIRE, C. C.; SOUZA, V. C. B.. Banca de monitoria da disciplina Hidraulica. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Comissão de avaliação do programa PET na UFAL. 2005. Universidade Federal de Alagoas.

SOUZA, R. C.. Consultor para a Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2004. 2004. Financiadora de Estudos e Projetos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lais Camila Pereira Alves

PAESPE: Orientação acadêmica; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

RONISSON CARLOS SOARES DA SILVA FELIZARDO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JR - PIBIC EM; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Escola Estadual Onélia Campelo; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rejane Soares de Oliveira

PAESPE: ORIENTAÇÃO ACADÊMICA; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

ALICIA KARINE DA SILVA SANTOS

PAESPE: Orientação acadêmica; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

BEATRIZ DE ARAÚJO FELISMINO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JR - PIBIC EM; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Escola Estadual Onélia Campelo; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Yané Mayane de Barros Silva

PAESPE: ORIENTAÇÃO ACADÊMICA; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

Maria Kelyane Miguel da Silva

PAESPE: ORIENTAÇÃO ACADÊMICA; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

Wislayne Souza Alves

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JR - PIBIC EM; Início: 2017; Orientação de outra natureza; ESCOLA ESTADUAL IRENE GARRIDO; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rayline Eduarda Lima da Silva

PAESPE: Orientação acadêmica; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

Samuel de Oliveira Rodrigues

PAESPE: Orientação acadêmica; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

Micaelly Steffane Oliveira da Silva

PAESPE: ORIENTAÇÃO ACADÊMICA; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

Gracyelle Oliveira Viana

Bolsa de extensão; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

BRUNA LIMA VÉRAS

Tutoria através do PET-Conexões de Saberes; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

TACIANA CARNEIRO CHAVES

Bolsa de Desenvolvimento Institucional; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Grazielle Emanuella de Souza dos Santos

Bolsa de Desenvolvimento Institucional; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

JÉSICA BEATRIZ DA SILVA

Bolsa de Desenvolvimento Institucional; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; UFAL; (Orientador);

VANESSA DO NASCIMENTO LIMA OLIVEIRA

Bolsa de Desenvolvimento Institucional; Início: 2012; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

JAMERSON OLIVEIRA MARTINIANO DA SILVA

ESTUDO DE PARÂMETROS FISICOS DAS ÁGUAS DE ALGUNS RIOS LOCALIZADOS NA GRANDE MACEIÓ/ALAGOAS; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Recursos Hidricos) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

Estimativa da Disponibilidade Hidrica do Rio Niquim; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Daniel Alves da Silva

Uma analise do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba com enfoque no transporte de passivos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Daniel Fontan Maia da Cruz

DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO ELETRÔNICO PARAMEDIÇÃO DE VELOCIDADE EM CANAIS ABERTOS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Christopher Freire Souza

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE DRAGAGEM NO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA ATRAVÉS DE UM MODELO HIDRODINÂMICO BIDIMENSIONAL; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Maurício Pimenta Cavalcanti

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA OCUPAÇÃO DESORDENADA URBANA NA ÁREA EM TORNO DO IBAMA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Ruberto Fragoso Junior

ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DE DRAGAGEM NO COMPLEXO ESTUARINO LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA ATRAVÉS DE UMMODELO HIDRODINÂMICO BIDIMENSIONAL; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Nilson Teixeira de Oliveira

Estudo da Barragem de Bananeiras; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciene Maria de Araújo

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO FOSFATO EM UM AQÜÍFERO, UTILIZANDO O MODFLOW: ESTUDO DE CASO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Laura Albuquerque Acioli

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO FOSFATO EM UM AQÜÍFERO, UTILIZANDO O MODFLOW: ESTUDO DE CASO; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Newton Amaral Franco Júnior e Marcos Vinicius Castro Goncalv

Estimativas do transporte de Sedimentos no baixo São Franscisco em Funcão das Velocidades das Correntes; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Omar Barbosa da Silva Júnior e Sidnei Gusmão Agra

Estudo de Impacto Ambiental do Projeto de Macrodrenagem do Tabuleiro dos Martins; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alexandre Malta Silva e Luis Gustavo de Moura Reis

Estudos Físicos, socio-Economicos, Hidrológicos, Hidráulicos, e Análise Economica de um Projeto de Irrigacão para a Cooperativa de Colonuzacão Agropecuaria de Penedo/AL; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

ALEXANDRA MARIA RIOS CABRAL GOUVEIA

Projeto e Construcão de um coletor tipo "Nozzle"; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Valmir de Albuquerque Pedrosa

Medicão de parâmetros físicos de um rio sob a influência da maré; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciana César Torres Melo

Medição de parâmetros fisicos de um rio sobre a influencia da maré; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Rosa Maria Barros Tenório

Indice de Coliformes na Cidade de Maceió; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Walnia Ananias Canuto Neto

Indice de Coliformes na Cidade de Maceió/Al; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

GISELLE LEMOS

Estudos energéticos para dimensionamento de uma usina hidrelétrica; 1989; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Valter do Nascimento Rocha

Processos para medição de Vazão; 1988; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alberonaldo Lima Alves

Analise e investigação de um solido em movimento na superficie de um rio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

José Carlos Guedes Júnior

Analise e investigação de um solido em movimento na superficie de um rio; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Thiago da Costa Santos

Análise comparativa de perfis de velocidade em rios de pequeno porte; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alline Gomes Lamenha da Silva

Estudo do impacto da implementação do processo seletivo seriado no desempenho inicial dos alunos do curso de engenharia civil da ufal; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Denis Schwartz Gama de Medeiros

Investigações e análises sobre a localização da velocidade média em um rio de pequeno porte; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Davyd Henrique de Faria Vidal

Uma análise dos erros na medição de vazão com molinetes fluviométrico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Maria Elisa Leite Costa

Estudo do impacto da implementação do processo seletivo seriado no desempenho inicial dos alunos do curso de engenharia civil da ufal; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Manuella Suellen Vieira Galindo

Programa de apoio às escolas públicas do estado de alagoas - paespe: atividade de extensão do curso de engenharia civil da universidade federal de alagoas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Celso Luiz Romeiro dos Santos Júnior

Análise do desempenho dos alunos graduados do curso de engenharia civil da universidade federal de alagoas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

GRACYELLE OLIVEIRA V

UM ESTUDO ESTATÍSTICO DAS VELOCIDADES OBTIDAS NA SEÇÃO DE MEDIÇÃO DE UM RIO; 2009; Iniciação Científica - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

José Carlos Guedes da Silva Júnior

ANÁLISE DE PARÂMETROS PARA O CÁLCULO DA VAZÃO EM RIOS DE PEQUENO PORTE ATRAVÉS DO USO DE MOLINETES E DA INTERAÇÃO SÓLIDO-ÁGUA; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alberonaldo Lima Alves

MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULOS DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS EM RIOS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Gabriela Lins Veiga

ESTUDO DA VAZÃO BASEADA EM DADOS DE VELOCIDADE SUPERFICIAL EM SEÇÕES DE UM RIO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

Metodologias Para Estimativa Da Disponibilidade Hídrica Em Pequenas Bacias Hidrográficas Sem Dados; Estudo De Caso: Bacia Do Rio Niquim-Al; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Denis Schwartz Gama de Medeiros

Investigações E Análises Sobre A Localização Da Velocidade Média Em Um Rio De Pequeno Porte -1; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Davyd Henrique de Faria Vidal

Avaliação Quantitativa Das Incertezas Envolvidas Na Medição De Vazão Com Molinete; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

David Anderson Cardoso Dantas

Correção Dos Valores Da Velocidade Média Para A Energia E Quantidade De Movimento No Escoamento De Rios De Pequeno Porte; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Gulherme Barbosa Lopes Junior

Análise preliminar de perfis de velocidade em rios de pequeno porte: o caso do rio niquim/alagoas; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Ynaê Almeida Ferreira

Velocidade média de um rio: análise preliminares; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

David Anderson Cardoso Dantas

O movimento de aerosois em um tubo curvo divergente: uma comparação entre o metodo dos elementos de contorno e a solução analitica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Rubens Souza Barros

VAZÃO MINIMA: UM ESTUDO DE CASO PARA O RIO NIQUIM/ALAGOAS; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Rubens Souza Barros

VAZÃO MINIMA: UM ESTUDO DE CASO PARA O RIO NIQUIM/ALAGOAS; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alberonaldo Alves da Silva

VAZÃO MINIMA: UM ESTUDO DE CASO PARA O RIO NIQUIM/ALAGOAS; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Guilherme Barbosa Lopes Junior

ANáLISE DE PERFIS DE VELOCIDADE EM RIOS DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Hugo de Andrade Luna

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWEAR PARA O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Thiago da Costa Santos

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWEAR PARA O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Thiago da Costa Santos

O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Hugo de Andrade Luna

O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Guilherme Barbosa Lopes Junior

Perfil de velocidade em um rio: Uma análise estatistica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

Perfil de velocidade em um rio: Uma análise estatistica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

ANÁLISE PRELIMINAR DA INTERAÇÃO SÓLIDO-LIQUIDO PARA O CÁLCULO DA VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luiz Henrique da Silva

ANÁLISE PRELIMINAR DA INTERAÇÃO SÓLIDO-LIQUIDO PARA O CÁLCULO DA VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Simone Maria Soares da Silva

ANÁLISE PRELIMINAR DA INTERAÇÃO SÓLIDO-LIQUIDO PARA O CÁLCULO DA VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Geiza Thamyris Gomes Correia

ANÁLISE PRELIMINAR DA INTERAÇÃO SÓLIDO-LIQUIDO PARA O CÁLCULO DA VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Artur Piatti Oiticica de Paiva

Determinação da Vazão através da trajetória de um sólido:; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Josuelly Cristainy da Silva Souza

Determinação da Vazão através da trajetória de um sólido: Análises Preliminares; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Rubens Souza

Vazão Minima: Um estudo de caso para o rio Niquim/Alagoas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

VAZÃO MINIMA: UM ESTUDO DE CASO PARA O RIO NIQUIM/ALAGOAS; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fábio Farias Pereira

VAZÃO MINIMA: UM ESTUDO DE CASO PARA O RIO NIQUIM/ALAGOAS; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Fabio Pereira

Monitoramento E Diagnóstico Das Águas Dos Principais Rios Da Grande Maceió/Al; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Daniel Alves

Uso do Método dos Elementos Finitos na Solução das Equações de Saint-Venant para Escoamento Variavel em Canais; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Valter Cleber Guedes da Rocha Lima

Comportamento dinâmico da esfera em um meio fluido atravé do MATLAB; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

André Santos Dória

Modelo numérico para simulação de particulados sólidos em um duto divergente usando MEC; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

João Paulo Lima Santos

Perda de carga em tubos de PVC; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Felipe da Silva Oliveira

MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS DOS PRINCIPAIS RIOS DA GRANDE MACEIÓ/AL; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Diogo Costa Buarque

Desenvolvimento de um modelo computacional para cálculo de parãmetros hidráulicos de um curso d´´agua; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Roberto Moura Leal Junior

Simulação de separaçao de particulados de aerossóis através da força centrifuga usando o MATLAB; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Ruberto Fragoso Junior

Um Modelo Matemático para Circulação das Águas da Lagoa Mundaú utilizado o MATLAB; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

José Edson Falcão de Farias Júnior

Medidor De Velocidade Em Rios Através Da Força De Arraste; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Paulo Henrique de Carvalho

Um modelo matemático para circulação das águas da lagoa Mundaú Utilizando o MATLAB; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Taíse Monique de Oliveira Carvalho

Analise dos Dados Pluviométricos dos Postos de Quebrangulo, Mar Vermelho e Brejão; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciene Maria de Araújo

Um modelo para circulaCão das águas da Lagoa Mundaú Ulilizando o MATLAb; 2001; 70 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Ruberto Fragoso Junior

Um Modelo para CirculaCão das águas da Lagoa Mundaú Utilizando o MATLAB; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Geilma Lima Vieira

Medidor de Velocidade em Rios através da Forca de Arraste; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciene Maria de Araújo

Desenvolvimento de um modelo matemático de circulacão das águas na lagoa Mundaú/Al; 2000; 60 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Ruberto Fragoso Junior

Um modelo matemático para circulacão das águas da Lagoa Mundaú utilizando o MATLAB; 2000; 60 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciene Maria de Araújo

Um modelo de circulação das da lagoa Mundaú utilizando o MATLAB; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Laura Albuquerque Acioli

Um modelo numéro de propagação de ondas em um canal; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anderson Henrique Barbosa

Medidor de Velocidade em Rios; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciene Maria de Araújo

Um Modelo Matemático para Circulacão das Águas na Lagoa Mundaú usando o MATLAB; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Jerônymo Peixoto Athayde Pereira

Trajetórias de Particulas Fluidas em um Coletor tipo Nozzle; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Walter Luiz Andrade de Oliveira

Trajetórias de Particulas Fluidas em um Coletor tipo Nozzle; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Geilma Lima Vieira

Poluicão Atmosférica - Aplicacão do Soft PRISE(plume Rise); 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anderson de Oliveira

Comportamento dinâmico de uma particula esférica em um meio fluido; 1996; 39 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

JAMERSON OLIVEIRA MARTINIANO DA SILVA

Comportamento dinâmico de uma particula esferica em um meio fluido; 1996; 39 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Omar Barbosa da Silva Junior

Modelo de Circulação de Águas Aplicado à lagoa Mundaú - Fase 1; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos Braz Cordeiro Barbirato

Desenvolvimento de um programa computacional na determinacão de alguns par6ametros de um rio; 1995; 46 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Sávia Gavazza dos Santos

Estabilidade das Embarcações; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Antonio Carlos dos Santos

Estudo das marés no Litoral Alagoano; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Romel Dias Vanderlei

Trajetória de particulados em suspensão na atmosfera; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Juliano S

de Oliveira; Comportamento dinamico de uma particula esferica em meio fluido; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Quimica) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anderson de Oliveira

Comportamento dinamico de uma particula esferica em meio fluido; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Sidnei Gusmão Agra

Estabilidade das embarcações; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alexandra Maria Rios Cabral

Dinâmica de uma particula Sólida em um escoamento potencial; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alex Gama de Santana

Analise da qualidade de água e alguns parametros do rio Prataji; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciana César Torres Melo

Devastação dos Manguezais de Alagoas; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Guilherme Amorim Braga

Devastação dos Manguezais em Alagoas; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Markwilson Romerio Borges e Luciana Roberta Sarmento

Assoreamento na Região estuarina das Lagoas mundaú-manguaba em maceió/AL; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciano Jorge A

Júnior; Estudo estatistico das Marés em Alagoas; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Valmir de Albuquerque Pedrosa

Desenvolvimento de um modelo matemático para circulação das águas em uma lagoas; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

William Wagner Matos Lira

Análise Estatistica das Marés em Maceió/AL; 1992; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Eduardo Setton Sampaio da Silveira

Parâmetros físicos de um rio sob a influencias da maré; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alan Barros Coelho

Equacão da conveccão-adveccão para energia térmica; 1990; 39 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Walter Pereira Viana Jújior

Trçado das trajetórias dos elementos fluidos num escoamento; 1990; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Robson Persiano

Caracterização ambiental da Lagoa de Jequiá/AL; ; 1990; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Marcia Alves Ferreira

Circulação das águas na Lagoa Mundaú; 1990; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Markwilson Romerio Borges

Assoreamento na Região estuarina das Lagoas Mundaú-Manguaba em Maceió-Alagoas; 1989; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciana Roberta Sarmento

Assoreamento na Rgião Estuarina da lagoas Mundaú-Manguaba em Maceió/Alagoas; 1989; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Luciano Luiz da Silva

Trajetória de particulados ao redor de superficies; 1988; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlos André Bulhões Mendes

Estudo de ventos e tensão cisalhante na cidade de Maceió; 1988; 40 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alda Maria Pedrosa

Configuração do nivel d´água em uma escoamento a superficie livre; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

WELLINGTON DOS ANJOS SILVA

Assoreamento na Região Estuarina da Lagoa Mundaú/AL; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Cleuda Custódio Freire

Configuracão do nível d'agua em um escoamento à superfície livre; 1987; 38 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Paulo Roberto Ribeiro da Silva

Um modelo matematico para dimensionar reservatórios; 1987; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anthony Gomes dos Santos

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anne Caroline Albuquerque de Oliveira

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Antonio Carlos Silva dos Santos

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Carlla Rafaella Barros de Andrade

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Cayo Lopes Bezerra Chalegre

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Diego da Silva Lima

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Eliezer Cicero Vasconcelos da Silva

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Thalyne de Almeida Ferreira Rocha

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Anne Kelly Santos Lima

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

BRUNA LIMA VÉRAS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Danúbia Teixeira Silva

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Grazielle Emanuella de Souza dos Santos

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Nicolas Alves de Oliveira Souto

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

TACIANA CARNEIRO CHAVES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alisson Alberto de Lima Medeiros

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alverlando Silva Ricardo

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

[Nome removido após solicitação do usuário]

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Jéssica Beatriz da Silva

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Myckelle Michely da Silva Ferreira

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Pablo Borges Couto

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Raul Ferreira Santos

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Sthepanne Samara da Silva Araujo

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, FUNDO NACIONAL DE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Hugo de Andrade Lima

Fenômenos de Transporte; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Guilherme Barbosa

Fenomenos de Transporte; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Wellison José de Santana Gomes

Monitoria em Fenômenos de Transporte; 2007; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alexandre José Lamenha Barros

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Arthur Dias Mesquita

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO - PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Eduardo Martins Neiva Monteiro

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

José Roberto Nunes dos Santos

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Alexandra Maria Rios Cabral

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Maurício Moreira e Silva Bernardes

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Walter Pereira Vianna Junior

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

MAGNO VITÓRIO DE FARIAS

PROGRAMA DE SPECIAL DE TREINAMENTO -PET; 1992; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberaldo Carvalho de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. ; SOUZA, C. F. ; REIS, R. S. . Uma Análise na Dragagem do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba em Alagoas através de um Modelo Numérico Hidrodinâmico Bidimensional ? Resultados Preliminares. Revista Brasileira de Recursos Hídricos , Porto Alegre/RS, v. 9, n.no. 4, p. 21-31, 2005.

  • SOUZA, R. C. . Diluicao de Efleuentes Oceanicos-Uma Abordagem Metodologica. Revista Brasileira de Recursos Hídricos , Porto Alegre, RS, v. 12, n.1, p. 5-32, 1994.

  • SOUZA, R. C. . Analytical and numerical model for a nozzle particle. Computer Simulation - Air Pollution II , United Kingdon, v. 1, p. 581-589, 1994.

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, J. L. ; SILVA, H. F. . Caracterizacão ambiental preliminar do sistema estuarino-laguna de Jequiá/AL. Revista de Geociências da UFAL , Maceió/Al, v. 04, p. 27-38, 1991.

  • SOUZA, R. C. ; JONES, B. J. . Transport Processes Of Particles In Dilute Suspensions Turbulent Water Flow. Revista Brasileira de Engenharia - Caderno de Engenharia Nuclear, Rio de Janeiro,RJ, v. 01, n.01, p. 5-34, 1986.

  • SOUZA, R. C. . 20 ANOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOA (ALÉM DO ESPELHO). 1. ed. Maceió: Qgrafica, 2010. v. 1. 80p .

  • SOUZA, R. C. . PAESPE (O espelho que não pode quebrar). 01. ed. Maceió: Editora Q Gráfica, 2008. v. 01. 79p .

  • SOUZA, R. C. ; ARAUJO, A. P. (Org.) ; TIMOTEO, E. M. (Org.) ; ARAUJO, L. P. A. (Org.) ; LOU, W. C. (Org.) ; BATISTA, W. S. (Org.) ; CAVALCANTI, S. M. S. (Org.) ; ALMEIDA, D. B. (Org.) ; BALBINO, S. S. (Org.) ; TENORIO, R. M. B. (Org.) . Área de Protecão Ambiental de Piacabucú : Diagnóstico, Avalia,cão e Zoneamento. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2000. v. 01. 424p .

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, C. F. ; AMORIM, E. L. C. . A INDISSOCIABILIDADE DA TRÍADE ? ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ?, OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO TUTORIAL E O ENSINO EM ENGENHARIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS. In: Vanderlí Fava de Oliveira; Adriana Maria Tonini; Sandra Rufino Santos. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Formação Acadêmica e atuação Profissional, Práticas Pedagógicas e Laboratórios Remotos. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 1-271.

  • SOUZA, R. C. ; TENORIO, R. M. B. . MEIO FÍSICO : RECURSOS HÍDRICOS. In: ROBERALDO CARVALHO DE SOUZA. (Org.). ÁREA DE PROTECÃO AMBIENTAL DE PIACABUCÚ ; DIAGNÓSTICO, AVALIACÃO E ZONEAMENTO. 1ed.MACEIÓ: EDITORA UNIVERSITÁRIA -EDUFAL, 2000, v. 1, p. 251-256.

  • GOMES, G. T. C. ; SOUZA, R. C. ; SOUZA, C. F. ; SANTOS, L. B. . Integração entre o ensino médio e a engenharia usando a chamada pública MCTI/CNPq/SPMPR/ Petrobrás nº18/201: meninas e jovens nas engenharias.. In: COBENGE, 2015, SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP. ANAIS DO COBENGE 2015. SÃO PAULO: ABENGE, 2015. v. 1.

  • SOUZA, R. C. ; SILVA, W. B. C. ; FERREIRA, M. M. S. ; SILVA, J. B. ; VERAS, B. L. . O Petiano como Tutor: Diretrizes e bases para o fortalecimento do Ensino Tutorial. In: Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET 2014, 2014, Santa Maria. Anais do ENAPET 2014. Santa Maria/RS: UFSM, 2014. v. 1. p. 1.

  • SOUZA, R. C. ; VERAS, B. L. ; ANDRADE, C. R. B. ; LIMA, D. S. ; SILVA, J. B. ; FERREIRA, M. M. S. ; OLIVEIRA, V. N. L. . ANÁLISE DOS PROCESSOS SELETIVO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ CONEXÕES DOS SABERES DA UNIVERSISADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: Encontro Nacional dos Grupos PET - ENAPET 2014, 2014, Santa Maria. Anais do ENAPET 2014. Santa Maria/RS: UFSM, 2014. v. 1. p. 1.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, R. F. ; FERREIRA, M. M. S. ; OLIVEIRA, V. N. L. . Informática básica para a comunidade. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2014, Belém\Pará. 6o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, R. F. ; CHAVES, T. C. ; SILVA, W. B. C. . Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado Júnior. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2014, Belém\Pará. 6o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. São Paulo: ABEU, 2014. v. 1.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, R. F. ; ANDRADE, C. R. B. ; SILVA, J. B. . Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2014, Belém\Pará. 6o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU. São Paulo: ABEU, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; OLIVEIRA, V. N. L. ; FERREIRA, M. M. S. ; SANTOS, G. E. S. ; SILVA, J. B. . Análise dos índices de reprovações na disciplina de cálculo diferencial e integral 1. In: Congresso de engenharia, ciência e tecnologia - CONECTE, 2014, Maceió\Alagoas. anais do CONECTE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; MEDEIROS, A. A. L. ; SANTOS, R. F. ; LEITE, W. U. ; ANDRADE, C. R. B. . Participação dos alunos de graduação da UFAL no aulão de cálculo 1. In: Congresso de engenharia, ciência e tecnologia - CONECTE, 2014, Maceió\Alagoas. anais do CONECTE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; Gomes, G.T.C. ; SANTOS, L. H. C. . Integração entre o ensino médio e a engenharia através do PAESPE. In: Congresso de engenharia, ciência e tecnologia - CONECTE, 2014, Maceió\Alagoas. anais do CONECTE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; LIMA, A. K. S. . Implantação de um programa de tutoria no PAESPE: Diretrizes e Perspectiva. In: Congresso de engenharia, ciência e tecnologia - CONECTE, 2014, Maceió\Alagoas. anais do CONECTE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; SILVA, J. B. ; FERREIRA, M. M. S. . AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DE ACORDO COM O ENADE. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2014, Juiz de Fora/MG. Anais do COBENGE 2014. Rio de Janeiro: ABENGE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, C. F. ; ALVES, A. L. ; Gomes, G.T.C. . 128975 INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A ENGENHARIA USANDO A Chamada CNPq/VALE S.A. Nº 05/2012 Forma-Engenharia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2014, Juiz de Fora/MG. Anais do COBENGE 2014. Rio de Janeiro: ABENGE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; GOMES, G. T. C. . O PAESPE COMO UM VETOR NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA INCLUSÃO SOCIAL. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2014, Juiz de Fora/MG. Anais do COBENGE 2014. Rio de Janeiro: ABENGE, 2014. v. 1. p. 1-10.

  • SANTOS, L. B. ; SOUZA, R. C. ; LIMA, F. B. . Iniciação à engenharia no ensino médio: relato de uma experiência realizada por meio do edital CNPq/VALE FORMA ENGENHARIA. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora, MG. Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2014. Juiz de FORA, MG: Editora do COBENGE, 2014. v. 1.

  • SOUZA, R. C. ; CHAVES, T. C. . Implementação de um programa computacional para análise da temperatura de um problema advectivo-difusivo unidimensional através do método das diferenças finitas. In: Semana da Engenharia Quimica, 2013, Maceió\Alagoas. Anais da Semana da Engenharia Quimica, 2013. v. 1. p. 1.

  • Alves, A. C. B. ; SOUZA, R. C. . Estudo de Perfis de velocidade teóricos para a estimativa de velocidades pontuais da seção transversal de um rio. In: XIV WORLD WATER CONGRESS, 2011, PORTO DE GALINHAS/PE. ANAIS DO XIV WORLD WATER CONGRESS. RECIFE/PE: IWRA, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, L. B. ; SOUZA, R. C. . O projeto conhecer e experimentar a engenharia: uma atividade de inovação desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas por meio do promove.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011,, 2011, Blumenau - SC.. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011.

  • SANTOS, L. B. ; SOUZA, R. C. . O plano de atividades do projeto conhecer e experimentar a engenharia: relato de uma experiência de sucesso com o promove em Alagoas.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia., 2011, Blumenau - SC.. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia., 2011.

  • SANTOS, L. B. ; SOUZA, R. C. . Interação entre escolas de engenharia e de ensino médio da rede pública: reflexões, propostas e estratégias adotadas pela Universidade Federal de Alagoas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2011,. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia., 2011, Blumenau - SC.. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia., 2011.

  • SOUZA, R. C. ; Alves ; Guedes junior . ANALISE E INVESTIGAÇÃO DE UM SOLIDO EM MOVIMENTO NA SUPERFICIE DE UM RIO. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2009, 2010, Campinas/SP. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2009. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Souza, I. C. P. ; Silva, A.G.L. ; Veiga, G. L. ; SOUZA, R. C. . O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes como Instrumento avaliativo da Graduação em Engenharia Civil no Estado de Alagoas. In: Congresso Brasileiro da Eduação em Engenharia, 2010, Fortaleza. Anais do COBENGE2010. São Paulo: ABENGE, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • Scharwtz, D. ; GALINDO, M. S. V. ; Costa, M. E. L. ; Lopes, P. C. B. ; Souza, I. C. P. ; Paiva ; SOUZA, R. C. . SAEC - SIMPÓSIO ALAGOANO DE ENGENHARIA CIVIL. In: XV ENCONTRO NACIONAL DOS GRUPOS PET, 2010, Natal. Anais do XV ENAPET. Natal/RN: UFRN, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • Alves, A. C. B. ; SOUZA, R. C. . COMPARAÇÃO DAS INCERTEZAS NA MEDIÇÃO DE VAZÃO ENTRE DOIS MOLINETES FLUVIOMÉTRICOS. In: X SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2010, Fortaleza/CE. Anais do X SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE. RS: ABRH, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • Silva Junior ; SOUZA, R. C. . APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NA ANÁLISE DO PERFIL DE VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE. In: X SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE, 2010, Fortaleza/CE. Anais do X SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO NORDESTE. RS: ABRH, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • Silva, A.G.L. ; Costa, M. E. L. ; Souza, I. C. P. ; Paiva ; GALINDO, M. S. V. ; SOUZA, R. C. . ESTUDO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SERIADO NO DESEMPENHO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFAL. In: 37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2009, Recife/PE. Anais do COBENGE 2009. Recife/PE: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. v. 1. p. 1.

  • VIDAL, D. H. F. ; Costa, M. E. L. ; GALINDO, M. S. V. ; Paiva ; Fireman, M ; SOUZA, R. C. . PROGRAMA DE APOIO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE ALAGOAS - PAESPE: ATIVIDADE DE EXTENSÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: 37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2009, Recife/PE. Anais do 37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Recife/PE: COBENGE 2009, 2009. v. 1. p. 1.

  • Júnior, C. L. S. R. ; Lopes, P. C. B. ; Ferreira, Y. A. ; Veiga, G. L. ; Silva, R. C. M. ; SOUZA, R. C. . ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS GRADUADOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: 37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2009, Recife/PE. Anais do 37a Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Recife/PE: COBENGE 2009, 2009. v. 1. p. 1.

  • SOUZA, R. C. ; MEDEIROS, D. S. G. . INVESTIGAÇÕES E ANÁLISES SOBRE A LOCALIZAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA EM UM RIO DE PEQUENO PORTE - 2. In: 30 CILAMCE ?CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE METODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA;, 2009, ARMAÇÃO DE BÚZIOS ? BRAZIL - 2. ANAIS do 300 CILAMCE ?CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DE METODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA;. Rio de Janeiro/RJ: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA, 2009. v. 1. p. 1.

  • VIDAL, D. H. F. ; SOUZA, R. C. . Uma análise dos erros na medição de vazão com molinetes fluviométrico. In: XVIII Simpósio brasileiro de recursos Hídricos, 2009, Campo Grande/MS. Anais do XVIII Simpósio brasileiro de recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • PEREIRA, F. F. ; SOUZA, V. C. B. ; SOUZA, R. C. . Metodologias Para Estimativa Da Disponibilidade Hídrica Em Pequenas Bacias Hidrográficas Sem Dados. Estudo De Caso: Bacia Do Rio Niquim-Al. In: II Simposio De Recursos Hidricos Do Sul Sudeste, 2008, Rio de Janeiro. Simposio De Recursos Hidricos Do Sul Sudeste. Rio de Janeiro: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Scharwtz, D. ; SOUZA, R. C. . Investigações E Análises Sobre A Localização Da Velocidade Média Em Um Rio De Pequeno Porte -1. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Salvador: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • VIDAL, D. H. F. ; SOUZA, R. C. . Avaliação Quantitativa Das Incertezas Envolvidas Na Medição De Vazão Com Molinete. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador. IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Salvador: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • DANTAS, D. A. C. ; SOUZA, R. C. . Correção Dos Valores Da Velocidade Média Para A Energia E Quantidade De Movimento No Escoamento De Rios De Pequeno Porte. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador. Anais IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Salvador: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • LOPES JUNIOR, G. B. ; SOUZA, R. C. . ANÁLISE PRELIMINAR DE PERFIS DE VELOCIDADE EM RIOS DE PEQUENO PORTE: O CASO DO RIO NIQUIM/ALAGOAS.. In: IX SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRICOS DO NORDESTE, 2008, SALVADOR. Anais do IX SIMPÓSIO DE RECURSOS HIDRICOS DO NORDESTE. SALVADOR: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Gomes, G.T.C. ; XAVIER, H. V. S. ; SILVA, M. M. A. O. ; Rocha, S.R.A.G ; SOUZA, V. C. B. ; SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; REIS, R. S. . Estudo da viabilidade de implantação de PCH´S na bacia do rio Mundaú: campanhas de campo e análise preliminar de impactos ambientais. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador/BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Gomes, G.T.C. ; XAVIER, H. V. S. ; SILVA, M. M. A. O. ; Rocha, S.R.A.G ; FREIRE, C. C. ; SOUZA, V. C. B. ; SOUZA, R. C. ; REIS, R. S. . estudo da viabilidade de implantação de PCH´S na bacia do rio Mundaú: estimativa dos cálculos de potência hidroenergetica. In: IX simpósio de Recursos Hidricos do Nordeste, 2008, Salvador/BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo/SP: ABRH, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • DANTAS, D. A. C. ; SOUZA, R. C. ; DORIA, A. S. ; BARBIRATO, J. C. C. . O MOVIMENTO DE AEROSOIS EM UM TUBO CURVO DIVERGENTE: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O METODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO E A SOLUÇÃO ANALITICA. In: XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2008, Maceió. Anais do XXIX CILAMCE - Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering. São Paulo: CILAMCE, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; PEREIRA, F. F. ; BARROS, C. R. S. . ANALISE ESTATÍSTICA DA VELOCIDADE MÉDIA DE UM RIO. In: 8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA, 2007, Cusco/PERU. Anais do 8º CONGRESO IBEROAMERICANO DE INGENIERIA MECANICA, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • PEREIRA, F. F. ; Silva, L.H. ; Silva, S.M.S. ; Gomes, G.T.C. ; SOUZA, R. C. . ANÁLISE PRELIMINAR DA INTERAÇÃO SÓLIDO-LIQUIDO PARA O CÁLCULO DA VELOCIDADE EM UM RIO DE PEQUENO PORTE. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos, 2007, São Paulo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hidricos, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, V. C. B. . O COMPORTAMENTO DA VELOCIDADE DE UM SOLIDO EM RELAÇÃO À VELOCIDADE SUPERFICIAL DE UM RIO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Sistema Particulados -ENEMP, 2007, Aracaju/SE. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Sistema Particulados -ENEMP, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • LOPES JUNIOR, G. B. ; SOUZA, R. C. . Em busca da velocidade média na seção de um rio de pequeno porte: Análises Estatisticas preliminares. In: VII Encontro Regional de Matematica Aplicada e Computacional, 2007, Recife/PE. Anais do VII Encontro Regional de Matematica Aplicada e Computacional. RJ: SBMAC, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Paiva ; Souza ; SOUZA, R. C. . Determinação da Vazão através da trajetória de um sólido: Observações preliminares. In: VII Encontro Regional de Matematica Aplicada e Regional, 2007, Recife/PE. Anais do VII Encontro Regional de Matematica Aplicada e Regional. RJ: SBMAC, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, J. O. M. ; PEREIRA, F. F. ; BARROS, C. R. S. ; FREIRE, C. C. ; SOUZA, V. C. B. ; SOUZA, R. C. . Estudo de parâmetros fisicos das águas de alguns localizados na grande Maceió/Alagoas. In: VIII Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste, 2006, Gravatá-PE. Anais do VIII Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hidricos, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, D. A. ; ALMEIDA, F. P. A. ; SOUZA, R. C. . Modelagem Computacional do Escoamento Permanente Gradualmente Variado em Canais usando o Método dos Elementos Finitos. In: VIII Simpósio de Recursos Hidricos, 2006, Gravatá/PE. Anais do VIII Simpósio de Recursos Hidricos. Porto Alegre: ABRH, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • Pimentel, I.M.C. ; CALLADO, N. H. ; SOUZA, R. C. . Enquadramento de corpos de água: o caso do rio Niquim em Alagoas. In: VIII Simpósio de Recursos Hidricos do Nordeste, 2006, Gravatá/PE. Anais do VIII Simpósio de Recursos Hidricos. Porto Alegre/RS: ABRH, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; SOUZA, V. C. B. ; SILVA, J. O. M. ; BOAS, L. C. V. ; CAVALCANTE, R. D. B. ; DANTAS, D. A. C. . MONITORAMENTO DE ALGUNS RIOS DA GRANDE MACEIÓ/ALAGOAS. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2005, João Pessoa. Anais do XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS. Porto Alegre: ABRH, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • BOAS, L. C. V. ; SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; SOUZA, V. C. B. ; PEREIRA, F. F. ; SILVA, J. O. M. ; DANTAS, D. A. C. ; CAVALCANTE, R. D. B. . MONITORAMENTO DE ALGUNS RIOS DA GRANDE MACEIÓ/ALAGOAS : RESULTADOS PRELIMINARES.. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS,, 2005, João Pessoa/Paraiba. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hidricos. Porto Alegre/RS: ABRH, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; REIS, R. S. . Avaliação do Projeto de Dragagem no Complexo Estuarino Lagunar Mundaú- Manguaba em Alagoas/Brasil. In: XXI Congresso Latinoamericano de Hidráulica, 2004, São Pedro/São Paulo. Anais do XXI Congresso Latinoamericano de Hidráulica, 2004. v. 1. p. 1-10.

  • SOUZA, R. C. ; DORIA, A. S. ; BARBIRATO, J. C. C. . Um Modelo Numérico para Simulação de Particulados Sólidos em um Duto Divergente Usando o Método dos Elementos de Contorno.. In: In: XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004, Porto Alegre/RS. XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. RJ: SBMAC, 2004.

  • SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; REIS, R. S. . Reavaliação do Potencial Hidroenergético da bacia Hidrográfica do Rio Mundaú. In: VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2004, São Luiz do Maranhão. Anais do VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: ABRH, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, V. C. B. ; SANTOS, J. P. L. . Determinação Experimental da Perda de Carga em Tubos de PVC Envelhecidos e Análise Comparativa com Equações Empiricas.. In: VII Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste, 2004, São Luiz do Maranhão. Anais do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo: ABRH, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • REIS, R. S. ; SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. . Reavaliação do Potencial Hidroenergético da bacia Hidrográfica do Rio Mundaú. In: VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste., 2004, São Luiz do Maranhão. Anais do VII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo: ABRH, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; DORIA, A. S. ; BARBIRATO, J. C. C. . Um Modelo Numérico para Simulação de Particulados Sólidos em um Duto Divergente Usando o Método dos Elementos de Contorno.. In: XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004. Nais do XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Rio de Janeiro: SBMAC, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, J. P. L. . Determinação Experimental da Perda de Carga em Tubos de PVC Envelhecidos e Análise Comparativa com Equações Empiricas. In: XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2004, São Luis do Maranhão. XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. São Paulo: ABRH, 2004. v. 1. p. 1-13.

  • SOUZA, R. C. ; LAGES, E. N. ; DORIA, A. S. ; LEAL JUNIOR, C. R. M. . Simulação da Separação de Particulados de Aerossóis através da Força Centrífuca usasando o MATLAB. In: VI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica - CIBEM6, 2003, Coimbra/Portugal. Anais do VI Congresso Ibero Americano de Engenharia Mecânica - CIBEM6. Coimbra/Portugal: Grafica de Coimbra, Lda., 2003. v. I. p. 765-772.

  • SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. ; BUARQUE, D. C. . DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULO DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS DE UM CURSO D?ÁGUA. In: XV Simposio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003, Curitiba/PR. Anais do XV Simposio Brasileiro de Recursos Hídricos. São Paulo: Video Congresso, 2003. v. 1. p. 1-12.

  • SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; ACIOLI, L. L. ; ARAUJO, L. M. . PROPOSTA DE REMEDIAÇÃO PARA A CONTAMINAÇÃO DE UM AQUÍFERO: ESTUDO DE CASO. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERÂNEAS., 2002, FLORIANÓPOLIS.. ANAIS DO XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERÂNEAS, 2002.

  • SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. ; SOUZA, C. F. . DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE GRÁFICA NA CIRCULAÇÃO DE ÁGUAS NA LAGOAS MUNDAÚ/AL USANDO O MATLAB. In: VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2002, Maceió/AL. Anais do VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre/RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2002. v. 1. p. 1-12.

  • SOUZA, R. C. ; BARBIRATO, J. C. C. . O PAESPE COMO FONTE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFAL. In: XXX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia,, 2002, Piracicaba - SP. COBENGE2002 - Evolução e Perspectivas para o Ensino de Engenharia. Santa Bárbara d´Oeste - SP: Pinese & Amaral Associados, 2002. v. 1. p. 01701-01707.

  • SOUZA, R. C. ; BARBIRATO, J. C. C. ; ASSIS, J. S. ; MARQUES, R. C. C. . AÇÕES E GESTÃO INTEGRADA PARA O COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR MUNDAÚ/MANGUABA EM ALAGOAS. In: IV DIÁLOGO INTERAMERICANO DE GERENCIAMENTO DE ÁGUAS, 2001, FOZ DO IGUACU/PR. CR-ROOM DO IV DIÁLOGO ITERAMERICANO DE GERENCIAMENTO DE ÁGUAS. FOZ DO IGUACU/PR: SRH - MMA/ GOVERNO FEDERAL, 2001. v. VOL.1-. p. 1-11.

  • SOUZA, R. C. ; LAGES, E. N. ; BARBIRATO, J. C. C. . Ensaios de Aprendizagem Colaborativa de Cálculo e Física, do Curso de Engenharia da UFAL, Apoiada por Computador. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre/RS. CR-ROOM do COBENGE 2001 Porto Alegre/RS, 2001. v. 1. p. TM615-TM621.

  • SOUZA, R. C. ; LAGES, E. N. ; ARAÚJO, C. R. F. J. L. M. ; ACIOLI, L. L. . Um modelo matemático de propagação de ondas em um canal. In: XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2001, Aracaju/SE. CD-ROOM DO XIV SBRH. ARACAJU/SE. Tema : Hidráulica. São Paulo/SP: Produções video congress, 2001. v. 1. p. 1-11.

  • SOUZA, R. C. ; LAGES, E. N. ; BARBIRATO, J. C. C. . MELHORIA DA FORMACÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DO PROGRAMA ESPECIAL DE CAPACITACÃO DISCENTE PEC/ENG. CIVIL/UFAL. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2000, OURO PRETO /MG. CD-ROOM DO COBENGE 2000. JUIZ DE FORA/MG; CENTRO REGIONAL DE INOVACÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2000, 2000. v. 1. p. 233.1-233.6.

  • SOUZA, R. C. ; BARBIRATO, J. C. C. ; RAMOS, V. C. L. . O PAPEL DO CURSO DE NIVELAMENTO E DO PROGRAMA DE ORIENTACÃO ACADÊMICA NO CURSO DE ENGENHARIA DA UFAL. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2000, OURO PRETO. CD-ROOM DO COBENGE 2000. JUIZ DE FORA, MG; CENTRO REGIONAL DE INOVACÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, 2000. v. 1. p. 294.1-294.7.

  • SOUZA, R. C. ; VIEIRA, G. L. . Desenvolvimento de um método prático para medir velocidade em rios usando a força de arraste. In: V Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste/ABRH,, 2000, NATAL/RN. V Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste/ABRH,. PORTO ALEGRE/RS: ASSOCIACÃO BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, 2000. v. 01. p. 563-567.

  • SOUZA, R. C. ; ACIOLI, L. L. ; ARAUJO, L. M. ; LAGES, E. N. . Desenvolvimento de um modelo matemático de circulação de águas usando o MATLAB. In: V Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste/ABRH, Natal/RN, 2000, Natal/RN. V Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste/ABRH. Porto Alegre/RS: Associacão Brasileira de Recursos Hídricos, 2000. v. 02. p. 737-744.

  • SOUZA, R. C. ; PEREIRA, J. P.A ; OLIVEIRA, W. L. ; LAGES, E. N. . Programa computacional para simular a trajetória de particulas sólidas em um coletor tipo Nozzle. In: IV Encontro nacional de grupos PET de Engenharia Civil, 1999, Fortaleza/CE. IV Encontro nacional de grupos PET de Engenharia Civil, 1999. v. 1. p. 23-27.

  • SOUZA, R. C. . Um modelo Matemático no Estudo da interacão particula-fluido em um escoamento turbulento. In: XXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1998, Caxambú/MG. Anais do XXI CNMAC. Rio de janeiro/RJ: Associacão brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, 1998. v. 1. p. 152-152.

  • SOUZA, R. C. ; KJERVE, B. . Fundamentos de marés em rios. In: XII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1997, Vitória/ES. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Sào Paulo/SP: Associacão brasileira de Recursos Hídricos, 1997. v. 4. p. 479-488.

  • SOUZA, R. C. . Fundamento da Maré e sua predicão. In: XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997, Gramado, RS. Anais do XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Rio de Janeiro/RJ: Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, 1997. v. 1. p. 132-132.

  • SOUZA, R. C. . Fundamento da Maré e sua predicão. In: XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997, Gramado, RS. Anais do XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Rio de Janeiro/RJ: Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, 1997. v. 1. p. 132-132.

  • SOUZA, R. C. . Analise da Qualidade D'Agua e Alguns Parametros Fisicos do Rio Pratagy/Al. In: XI SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRICOS, 1995, Recife,PE. ANAIS DO XI SIMPOSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HIDRICOS. RECIFE,PE: ABRH publicacões, 1995. v. 1. p. 349-354.

  • SOUZA, R. C. . Particle Suspension Flow. In: XVI CONGRESSO IBERO LATINO AMERICANO SOBRE METODOS COMPUTACIONAIS, 1995, Curitiba, PR. ANAIS XVI CONGRESSO IBERO LATINO AMERICANO SOBRE METODOS COMPUTACIONAIS. FLORIANOPOLIS,SC: Associacão para Métodos Computacionais em Engenharia, 1995. p. 181-190.

  • SOUZA, R. C. ; BARBIRATO, C. B. C. . O Uso de Microcomputadores Na Afericao de Parametros Hidrometricos de Um Rio. In: XV Congresso Ibero Latino sobre Metódos Computacionais para Engenharia, 1994, Belo Horizonte/MG. ANAIS DO XV CILAMCE. BELO HORIZONTE,MG: COPPE, 1994. v. 1. p. 10-19.

  • SOUZA, R. C. . Solid Particle Trajectory In A Nozzle Collector. In: XV Congresso Ibero LAtino sobre Metódos Computacionais para a Engenharia, 1994, Belo horizonte, MG. ANAIS DO XV CILAMCE. BELO HORIZONTE,MG: Associacão para métodos computacioais em engenharia, 1994. v. 1. p. 171-180.

  • SOUZA, R. C. . Analytical And Numerical Model For A Nozzle Particle Collector. In: II INTERNATIONAL CONFERENCE ON AIR POLLUTION, 1994, Barcelona,Espanha. ANAIS DO II INTERNATIONAL CONFERENCE ON AIR POLLUTION. Great Britain by Bell and Bain: Computational Mechanics Publications, Southampton, 1994. v. 1. p. 581-589.

  • SOUZA, R. C. ; SPERLING, M. V. . Balneabilidade das Praias de Maceio-Um Diagnostico do Problema. In: REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1994, Natal,RN. 46@ REUNIAO ANUAL DA SBPC. VITORIA,ES: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Devastacao dos Manguezais Em Alagoas. In: 45@ REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1993. RECIFE,PE. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Um Metodo Estatistico Na Orientacao de Difusores Oceanicos. In: I SIMPOSIO DE RECURSOS HIDRICOS DO NORDESTE, 1992. RECIFE,PE. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Influencia do Vento Na Lagoa Mundau. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 1992. SAO PAULO,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Coletor de Particulados Tipo Nozzle -Parte 1. In: XX ENCONTRO SOBRE ESCOAMENTOS EM MEIOS POROSOS, 1992. SAO CARLOS,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Present State Of Knowledgment On Marine Disposal On The Coast Of Maceio-Brazil. In: I INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENTAL POLLUTION, 1991, Lisboa/Portugal. International Conference on Environmental Polution. LISBOA,PORTUGAL: European Centre for Pollution Research, 1991. v. 1. p. 132-140.

  • SOUZA, R. C. . Um Modelo Computacional Pelo Metodo das Diferencas Finitas. In: XIII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL-CNMAC, 1990. SAO CARLOS,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Um Codigo de Programacao Para Circulacao de Aguas Na Lagoa Mundau-Al. In: XI CONGRESSO IBERO-LATINO AMERICANO SOBRE METODOS COMPUTACIONAIS CILAMCE, 1990, Rio de Janeiro. XI Congresso Ibero Latino Americano sobre Métodos Computacionais para Engenharia\ Coope-UFRJ. RIO DE JANEIRO-RJ: COPPE-UFRJ, 1990. v. 01. p. 289-302.

  • SOUZA, R. C. . Caracterizacao Ambiental Preliminar do Sistema Estuarino Lagunar de Jequia/Al. In: 36@ CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1990. NATAL,RN. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Coeficiente de Arraste Para Particulas Em Suspensao Em Um Escoamento Turbulento. In: II ENCONTRO NACIONAL DE CIENCIAS TERMICAS, 1988. AGUAS DE LINDOIA,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Velocidade Terminal de Particulas Em Suspensao Em Um Fluxo Turbulento. In: II ENCONTRO NACIONAL DE CIENCIAS TERMICAS, 1988. AGUAS DE LINDOIA,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Um Estudo de Escoamento Subterraneos Com Tracadores Naturais. In: 5@ CONGRESSO BRASILEIRO DE AGUAS SUBTERRANEAS, 1988. SAO PAULO,SP. p. 0-0.

  • SOUZA, R. C. . Estuddo de Corrente Oceanica Na Orientacao de Emissarios. In: VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE HIDROLOGIA E RECURSOS HIDRICOS, 1987. SALVADOR,BA. p. 0-0.

  • Alves, A. C. B. ; SOUZA, R. C. . Erros na medição de vazão. In: Congresso de Engenharia e Tecnologia, 2010, Maceió. Anais do II CONECTE, 2010. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; BUARQUE, D. C. . UM MÉTODO INDIRETO PARA MEDIÇÃO DE VELOCIDADE EM RIOS. In: 53a Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais de Resumo da 53a Reunião Anual da SBPC. Salvador/BA: SBPC, 2001.

  • SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. . IMPACTO DE PARTÍCULAS DE AEROSSÓIS EM COLETORES POR INÉRCIA.. In: 53a Reunião anual da SBPC, 2001, Salvador/BA. Anasi de Resumo da 53a Reunião anual da SBPC. Salvador/BA: SBPC, 2001. v. C.1.3.

  • Alves ; Guedes junior ; SOUZA, R. C. . UM MODELO COMPUTACIONAL NA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS HIDRÁULICOS EM UM RIO: VANE VERSÃO 3.0. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceio. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceio: Edufal, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Viana, G. O. ; Vicente, J. G. J. ; Guedes junior ; SOUZA, R. C. . UM ESTUDO ESTATÍSTICO DAS VELOCIDADES OBTIDAS NA SEÇÃO DE MEDIÇÃO DE UM RIO. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceio. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceió: Edufal, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Silva, L.H. ; Gomes, G.T.C. ; Alves ; SOUZA, R. C. . DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE MÉDIA DE UM RIO, ATRAVÉS DA RELAÇÃO DAS VELOCIDADES: MÁXIMA E MÍNIMA.. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceió: Edufal, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Veiga, G. L. ; Silva, R. C. M. ; Alves, A. C. B. ; SOUZA, R. C. . ESTUDO DA VAZÃO BASEADA EM DADOS DE VELOCIDADE SUPERFICIAL EM SEÇÕES DE UM RIo. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceió: Edufal, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Guedes junior ; Alves ; SOUZA, R. C. . ANALISE DE PARAMETROS PARA O CALCULO DA VAZÃO EM RIOS DE PEQUENO PORTE ATRAVÉS DO USO DE MOLINETES E DA INTERAÇÃO SÓLIDO-ÁGUA.. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceió: Edufal, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • Rabelo, F. D. ; Costa, M. E. L. ; SOUZA, R. C. . O PERFIL DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DO PROGRAMA TOP CHINA SANTANDER 2009 E A REPRESENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. In: Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do Congresso Acadêmico 2009 Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • DANTAS, D. A. C. ; SOUZA, R. C. . Correção dos valores de velocidade média para a energia e quantidade de movimento no escoamento de rios de pequeno porte. In: II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia, 2008, Maceió. Resumos do II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia. Maceió: CTEC, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • Alves ; SOUZA, R. C. . ISL - modelo para cálculo de vazão através do uso da interação sólido-líquido. In: II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia, 2008, Maceió. Resumo do II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia. Maceió: CTEC, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • MEDEIROS, D. S. G. ; SOUZA, R. C. . Análise da localização da velocidade média em rios de pequeno porte. In: II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia, 2008, Maceió. Resumos II Congresso de Engenharia, Ciencia e Tecnologia. Maceió: CTEC, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • GALINDO, M. S. V. ; CAVALCANTE, R. B. L. ; DANTAS, D. A. C. ; Fireman, M ; MEDEIROS, D. S. G. ; Paiva ; SOUZA, R. C. ; Silva, A.G.L. ; VIDAL, D. H. F. . Análise do desempenho dos alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Civil da UFAL. In: Encontro Nacional dos Grupos PET, 2008, Campinas/SP. ENAPET, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. . Interação sólido-líquido; correlação entre velocidades. In: Congresso Academico da UFAL, 2008, Maceió. V Congresso academioco da UFAL. Maceió: UFAL, 2008. v. 1. p. 1-1.

  • LOPES JUNIOR, G. B. ; SOUZA, R. C. . ANáLISE DE PERFIS DE VELOCIDADE EM RIOS DE PEQUENO PORTE.. In: I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007, Maceió. Anais do I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • PEREIRA, F. F. ; SOUZA, R. C. . CORRELAçãO ENTRE AS VELOCIDADES NA SEçãO DE MEDIçãO DE UM RIO. In: I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007, Maceió. Anais do I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Luna, H. A. ; SANTOS, T. C. ; SOUZA, R. C. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWEAR PARA O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE PEQUENO PORTE. In: I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007, Macéió. Anais do I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, T. C. ; Luna, H. A. ; SOUZA, R. C. . O USO DO MÉTODO DOS TRÊS PONTOS NO CÁLCULO DA VAZÃO DE UM RIO DE. In: I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007, Maceió. Anais do I Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • LOPES JUNIOR, G. B. ; PEREIRA, F. F. ; SOUZA, R. C. . Perfil de velocidade em um rio: Uma análise estatistica. In: Congresso Nacional de Matematica Aplicada e Computacional, 2007, Florianopolis/SC. Anais do CNMAC. RJ: Sociedade Brasileira de Matematica Aplicada e Computacional, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Fireman, M ; SOUZA, R. C. . DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ENERGIA E QUANTIDADE DE MOVIMENTO EM UM RIO DE PEQUENO PORTE. In: IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL, 2007, MACEIÓ. ANAIS DO IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL. MACEIÓ: EDUFAL, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • Paiva ; SOUZA, R. C. . Relação entre a velocidade da pedra pome e a velocidade superficial. In: IV CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL, 2007, MACEIÓ. ANAIS DO IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL. MACEIÓ: ADUFAL, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • CAVALCANTE, R. B. L. ; DANTAS, D. A. C. ; Paiva ; SOUZA, R. C. . Programa de apoio aos estudantes de escolas publicas do Estado. In: IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL, 2007. Anais do IV CONGRESSO ACADEMICO DA UFAL. Maceió: Edufal, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, V. C. G. R. ; GOMES, W. J. S. ; SILVA, D. A. ; DANTAS, D. A. C. ; CAVALCANTE, R. B. L. ; ANJOS, J. L. R. ; LOPES, J. C. ; SENA, M. C. R. ; COSTA, A. J. C. ; SOUZA, R. C. . O efeito do PET nos Cursos de Graduação. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. . Espaço Academico do Empreendedorismo na Universidade: Empresas Incupadoras. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • COSTA, A. J. C. ; SILVA, D. A. ; ANJOS, J. L. R. ; SENA, M. C. R. ; CAVALCANTE, R. D. B. ; CAVALCANTE, R. B. L. ; LIMA, V. C. G. R. ; GOMES, W. J. S. ; SILVA, J. L. E. ; SOUZA, R. C. . O Papel do Pet-Engenharia Civil na Formação de Recursos Humanos. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • COSTA, A. J. C. ; SILVA, D. A. ; ANJOS, J. L. R. ; SENA, M. C. R. ; CAVALCANTE, R. D. B. ; GOMES, W. J. S. ; LIMA, V. C. G. R. ; SILVA, J. L. E. ; SANTOS, J. P. L. ; SOUZA, R. C. . PAESPE. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; PEREIRA, F. F. ; BARROS, C. R. S. . Águas Superficiais da Grande MACEIÓ: Qualidade e Quantidade. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceió. Aanais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • COSTA, A. J. C. ; DANTAS, D. A. C. ; LOPES, J. C. ; SANTOS, J. P. L. ; SILVA, J. L. E. ; ANJOS, J. L. R. ; FREITAS, L. L. ; SENA, M. C. R. ; CAVALCANTE, R. D. B. ; SOUZA, R. C. . A contribuição do PET aos 50 anos do Curso de Engenharia Civil da UFAL. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; ALMEIDA, F. P. A. ; SILVA, D. A. . Uso do Método dos Elementos Finitos na Solução das Equações de Saint-Venant para Escoamento Variavel em Canais. In: II Congresso Academico da UFAL, 2005, Maceio. Anais do II Congresso Academico da UFAL. Maceio: Edufal, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; FREITAS, L. L. . Desenvolvimento de um Ambiente Computacional para o traçado das trajetorias dos elementos fluidos na atmosfera. In: 56a. reunião Anual da SBPC, 2004, Guibá/MT. 56a. reunião Anual da SBPC, 2004. v. 1.

  • SOUZA, R. C. ; COSTA, A. J. C. ; SILVA, D. A. ; LOPES, J. C. ; SILVA, J. L. E. ; SANTOS, J. P. L. ; LIMA, V. C. G. R. ; GOMES, W. J. S. ; CAVALCANTE, R. B. L. ; CAVALCANTE, R. D. B. . O Trabalho do PET nas Atividades Complementares a Grade Curricular do Curso de Engenharia Civil da UFAL. In: Congresso Academico da UFAL, 2004, Maceió. Anais do Congresso Academico da UFAL, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SILVA, D. A. ; COSTA, A. J. C. ; SILVA, J. L. E. ; SANTOS, J. P. L. ; ANJOS, J. L. R. ; SENA, M. C. R. ; CAVALCANTE, R. B. L. ; GOMES, W. J. S. ; LIMA, V. C. G. R. . O Ciclo de Seminário de Integração do PET Buscando a Ampliação dos Conhecimentos. In: Congresso Academico da UFAL, 2004, Maceió. Anais do Congresso Academico da UFAL, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SILVA, D. A. ; LOPES, J. C. ; SILVA, J. L. E. ; SANTOS, J. P. L. ; ANJOS, J. L. R. ; SENA, M. C. R. ; CAVALCANTE, R. D. B. ; REIS, R. S. ; LIMA, V. C. G. R. . Curso de Nivelamento: Uma experiência Pedagogica. In: Congresso Academico da UFAL, 2004, Maceió. Anais do Congresso Academico da UFAL, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. . Monitoramento e Diagnóstico das Águas dos Principais Rios da Grande Maceió/AL. In: Congresso Academico da UFAL, 2004, Maceió. Anais do Congresso Academico da UFAL, 2004. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; PEDROSA, V. A. ; REIS, R. S. . Monitoramento e Diagnóstico das Águas dos principais rios da grande Maceió/Al. In: Seminário de apresentação dos resultados dos projetos induzidos 2001-2002, 2003, Maceió. Caderno de resumo do Seminário de apresentação dos resultados dos projetos induzidos 2001-2002. Maceió: FAPEAL, 2003. v. 1.

  • SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. ; SOUZA, C. F. . Desenvolvimento de uma interface Gráfica na Circulação de Águas na Lagoa Mundaú/AL Usando o MATLAB. In: VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2002, Maceió/AL. Livro de Resumos do VI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegr/RS: ABRH, 2002. v. 1. p. 70-70.

  • SOUZA, R. C. ; LAGES, E. N. ; ARAÚJO, C. R. F. J. L. M. ; ACIOLI, L. L. . Um modelo matemático de propagação de ondas em um canal. In: XIV Simpódio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2001, Aracaju/SE. XIV SBRH. Poro Alegre/RS: ABRH, 2001. v. 1. p. 369-369.

  • SOUZA, R. C. ; SANTANA, A. G. . Analise da Qualidade D'Agua e Alguns Parametros Fisicos do Rio Pratagy/Al. In: XI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o II Simpósio de Recursos Hídricos dos Países de Lingua Oficial Portuguesa, 1995, Recife/PE. Desenvolvimento Sustentável dos Recursos Hídricos/ Recife/PE. Porto Alegre/RS: ABRH, 1995. v. 01. p. 101-101.

  • SANTOS, S. G. ; Agra, S.G ; SOUZA, R. C. . Estabilidade das Embarcações. In: II Simpósio de Iniciação Cientifica e Tecnologica, 1995, Recife. II SICTE. Recife: UFPE, 1995. v. 1. p. 1-1.

  • SANTOS, A. C. ; SOUZA, R. C. . Estudo das Marés no Litoral Alagoano. In: II Simpósio de Iniciação Cientifica e Tecnologica, 1995, Recife. II SICTE. Recife: UFPE, 1995. v. 1. p. 1.

  • Vanderlei, R.D. ; SOUZA, R. C. . Trajetoria de Particulados na Atmosfera. In: II Simposio de Iniciação Cientifica e Tecnologica, 1995, Recife. II SICTE. Recife: UFPE, 1995. v. 1. p. 1-1.

  • SOUZA, R. C. ; SANTANA, A. G. . Analise da qualidade d`água e alguns parâmetros do Rio Prataji/Alagoas. In: IV Encontro de Iniciação Cientifica UFS/UFAL/CNPq, 1994, Maceió/AL. Caderno de Resumo dos trabalhos inscritos no IV Encontro de Iniciação Cientifica UFS/UFAL/CNPq. Maceió/AL: PROPEP/UFAL, 1994. v. 1. p. 135-135.

  • SOUZA, R. C. ; ANDRADE JUNIOR, L. J. ; SANTOS, A. C. ; NEVES, M. G. F. P. . Uma análise Estatística das Marés em Alagoas. In: IV Encontro de Iniciação Cientifica UFAL/UFS/CNPq, 1994, Maceió/AL. Caderno de Resumo dos Trabalhos Inscritos no IV Encontro de Iniciação Cientifica UFAL/UFS/CNPq. Maceió/AL: PROPEP/UFAL, 1994. v. 1. p. 118-118.

  • SOUZA, R. C. . Trajetorias de Particulas Fluidas Em Um Coletor. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1993, Uberlândia/MG. XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL/Resumo das Comunicacões. UBERLANDIA,MG: SBMAC, 1993. p. 52-52.

  • SOUZA, R. C. . Estudo de Uma Esfera Solida Em Agua. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1993, Uberlândia/MG. XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL/Uberlândia. UBERLANDIA ,MG, 1993. p. 53-53.

  • SOUZA, R. C. . Estudo estocático das marés em Alagoas. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1993, Uberlândia. XVI CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL/Resumo das comunicacões. Uberlândia/Mg: SBMAC, 1993. p. 132-132.

  • SOUZA, R. C. ; SILVEIRA, L. S. . Estudo de parâmetros físicos e qualidade de água em um rio. In: XI Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica em Engenharia, 1992, São Carlos/SP. XI Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica em Engenharia. São carlos/SP: Universidade de São Paulo, 1992. v. 1. p. 80-80.

  • SOUZA, R. C. ; ANDRADE JUNIOR, L. J. ; LIRA, W. W. M. . Correlação entre as mares em Maceió e na foz do Rio São Franscico. In: XI Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica em Engenharia, 1992, São Carlos/SP. XI Congresso de Iniciação Cientifica e Tecnológica em Engenharia. São Carlos/SP: Universidade de São Paulo, 1992. v. 1. p. 75-75.

  • SOUZA, R. C. ; SOUZA, C. F. ; GOMES, G. T. C. . Formação de profissionais autônomos e com capacidade crítica e poder de interação social no sentido da transformação, a partir da docência a estudantes de escolas públicas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. . Roda de conversa:Compartilhando docência na UFAL na perspectiva do ensino-pesquisa-extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. C. ; FERREIRA, M. M. S. ; OLIVEIRA, V. N. L. ; SOUZA, R. C. . Informática Básica para a Comunidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; CHAVES, T. C. ; SILVA, W. B. C. . Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado Júnior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; ANDRADE, C. R. B. ; SILVA, J. B. . Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; LEITE, W. U. ; MEDEIROS, A. A. L. ; SANTOS, R. F. ; ANDRADE, C. R. B. . Participação dos alunos de graduação da UFAL no aulão de Cálculo 1. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; LIMA, D. S. ; VERAS, B. L. ; ROCHA, T. A. F. . Implantação de um Programa Tutorial no PAESPE: Diretrizes e Perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, G. E. S. ; OLIVEIRA, V. N. L. ; SILVA, J. B. ; FERREIRA, M. M. S. . Análise dos indices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, W. B. C. ; LIMA, D. S. ; VERAS, B. L. ; ANDRADE, C. R. B. ; SOUZA, R. C. . O Petiano como Tutor: Diretrizes e bases para o fortalecimento do Ensino Tutorial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, A. A. L. ; VERAS, B. L. ; SANTOS, R. F. ; SOUZA, R. C. . ANÁLISE DOS PROCESSOS SELETIVO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET CIÊNCIA E TECNOLOGIA/ CONEXÕES DOS SABERES DA UNIVERSISADE FEDERAL DE ALAGOAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. ; Souza, I. C. P. ; Silva, A.G.L. ; Veiga, G. L. . O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes como instrimento avaliativo de graduação em engenharia civil no estado de Alagoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, R. C. . Os 20 anos do PET de Engenharia Civil da UFAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. C. . Abordagem Metodologica no Controle de Efluentes em Emissários. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, R. C. . Comitê Assessor de Ciências Exatas, Tecnológicas e da Terra. 1999.

SOUZA, R. C. . Comissão de Consultores dos Grupos PET. 1997.

BUARQUE, D. C. ; ARAÚJO, C. R. F. J. L. M. ; SOUZA, R. C. . VANE - Modelo computacional para calculo de vazão. 2008.

SOUZA, R. C. ; Alves . ISL - Modelo computacional para o calculo da velocidade de um flutuador na Interação Sólido-Liquido. 2008.

SOUZA, R. C. ; CRUZ, D. F. M. . Modelo computacional gerenciado por uma interface gráfica para facilitar o procedimento de aquisição de dados.. 2006.

SOUZA, R. C. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. ; BUARQUE, D. C. . Modelo Computacional para Calculo de Vazão em Rios. 2004.

SOUZA, R. C. ; Santos, J. V. . Canal para um rio de pequeno. 2009.

CRUZ, D. F. M. ; SOUZA, R. C. . Molinete fluviometrico. 2008.

SOUZA, R. C. ; CRUZ, D. F. M. . Molinete Fluviometrico para medir velocidade em Rios. 2005.

SOUZA, R. C. . Relatório técnico sobre o Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado. 2007.

SOUZA, R. C. . Atividades desenvolvidades pelo PET/Eng.Civil da UFAL. 2006.

Gomes, P.C.C ; SOUZA, R. C. . Laboratorio Aplicado a Engenharia Civil. 2006.

SANTOS, L. B. ; SOUZA, R. C. . Conhecer e Experimentar a Engenharia. 2006.

SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; SOUZA, C. F. ; FRAGOSO JUNIOR, C. R. . Desenvolvimento de um modelo matematico através do MATLAB na simulação da dragagem do CELMM. 2005.

SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; PEDROSA, V. A. ; SOUZA, V. C. B. ; REIS, R. S. ; BARBOSA, M. G. . Águas Superficiais da grande Maceió:Quantidade e Qualidade. 2005.

SOUZA, R. C. ; FREIRE, C. C. ; FREITAS, L. M. ; PEDROSA, V. A. ; SOUZA, V. C. B. ; BATISTA, W. S. . Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado. 2005.

SOUZA, R. C. . Atividades desenvolvidas pelo PET/Eng.Civil. 2005.

SOUZA, R. C. . Atividades desenvolvidas pelo PET de Eng.Civil da UFAL. 2004.

SOUZA, R. C. . Análise e parecer técnico-cientifico. 2003.

SOUZA, R. C. . VI Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste. 2003.

SOUZA, R. C. . Relatório final do projeto de extensão: PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2002.

SOUZA, R. C. ; CARVALHO, G. S. ; SILVA, H. F. ; SOUZA, J. L. ; ASSIS, J. S. ; CAVALCANTI, S. M. S. ; FREITAS, L. M. ; MOURA FILHO, G. ; BRAGA, G. A. . Diagnóstico e gestão ambiental da barragem Carangueija/ Alagoas - um estudo preliminar. 2001.

SOUZA, R. C. ; VIEIRA, G. L. . Medidor de velocidade em rios através da força de arraste. 2001.

SOUZA, R. C. ; ARAÚJO, C. R. F. J. L. M. . Relatório final do projeto : UM MODELO MATEMÁTICO DE CIRCULAÇÃO DAS ÁGUAS NA LAGOA MUNDAÚ USANDO O MATLAB. 2001.

SOUZA, R. C. ; VIEIRA, G. L. . Relatório final referente ao projeto: MEDIDOR DE VELOCIDADE EM RIOS ATRAVÉS DA FORÇA DE ARRASTE : ESTUDOS EXPERIMENTAL E TEÓRICO.. 2001.

SOUZA, R. C. ; LOU, W. C. ; CAVALCANTI, S. M. S. ; PEDROSA, V. A. ; CARVALHO, G. S. ; ASSIS, J. S. . Projeto de Irrigacão de Pindorama - AL: Estudo de Impacto Ambiental. 1998.

SOUZA, R. C. . Identificacão das áreas críticas ao fluxo entre o estuário e as lagoas Mundaú-Manguaba co dimensionamento de barragens.. 1998.

SOUZA, R. C. ; ARAUJO, A. P. ; ALMEIDA, D. B. ; TIMOTEO, E. M. ; MOURA FILHO, G. ; SOUZA, J. L. ; ASSIS, J. S. ; FREITAS, L. M. ; TENORIO, R. M. B. ; LOU, W. C. . Estudo de Impacto Ambiental, Zoneamento Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente da Área de Protecão Ambiental de Piacabucú/AL. 1995.

SOUZA, R. C. . Relatório Final do PROGRAMA DE APOIO AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO. 1993.

SOUZA, R. C. ; ALMEIDA, D. B. . Levantamento dos dados oceanográficos no litoral alagoano.. 1987.

SANTOS, J. P. L. ; SOUZA, V. C. B. ; SOUZA, R. C. . Manual didatico para medição de perda de carga. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de laboratório de hidraulica para perda de carga).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    ANALISE DA VAZÃO EM RIOS DE PEQUENO PORTE ATRAVÉS DO USO DE MOLINETES E DA INTERAÇÃO SÓLIDO-ÁGUA, Descrição: A presente proposta de trabalho tem por objetivo complementar o banco de dados que estar sendo criado pelo Grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental do CNPq, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da UFAL, e analisar mais de 200 medições de vazões realizadas em rios na grande Maceió/AL desde o ano de 2002 tendo como foco principal comparar o valor da velocidade média da seção de medição usando vários métodos e comparando-o com o calculado pelos métodos convencionais. Analises das incertezas na medição com o molinete serão realizadas, assim como correlações entre as velocidades obtidas nos diferentes níveis de profundidade serão estudadas. Esses resultados serão comparados com as velocidades obtidas através do uso de um sólido flutuando na superfície do rio objetivando encontrar uma relação entre a velocidade média do sólido e aquela obtida com o uso do molinete.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador / Cleuda Custódio Freire - Integrante / Rosangela Sampaio Reis - Integrante / Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves - Integrante / Vladimir Caramori Borges de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    LABORATÓRIO APLICADO A ENGENHARIA CIVIL - LAPLENCI, Descrição: : Projeto I - Obtenção de Materiais a Base de Cimento Utilizando Agregados Reciclados Produzidos na Obra para Uso em Sistemas Construtivos. Este trabalho tem como objetivo geral obter materiais à base de cimento, como argamassas e concretos, utilizando os agregados reciclados produzidos nos canteiros de obras para uso em seus sistemas construtivos, como exemplo, confecção de alvenaria, cujos blocos e argamassas de assentamento e de reboco são de agregados reciclados, diminuindo o desperdício e estimulando o uso de resíduos. Projeto II - Um Equipamento Eletrônico para Medição de Velocidade em Canais Abertos: Desenvolvimento e Calibração. Este trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento, calibração e teste de um equipamento eletrônico para medição de velocidade em canais abertos, mais acessível e que facilite o processo de medição, uma vez que é ligado diretamente ao computador e tem os dados analisados automaticamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador / Cleuda Custódio Freire - Integrante / Daniel Fontan Maia da Cruz - Integrante / Vladimir Caramori Borges de Souza - Integrante., Financiador(es): FINEP/MCT - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2006 - 2008

    Chamada Publica MCT/FINEP/CT-HIDRO BACIAS REPRESENTATIVAS: Bacias experimentais e representativas da Rede de hidrologia do semiárido- Pesquisador, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador., Financiador(es): FINEP/MCT - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Uso de ferramentas de SIG para inventário preliminar de potenciais hidrelétricos-Pesquisador, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Integrante / Valmir de Albuquerque Pedrosa - Integrante / Cleuda Custódio Freire - Coordenador / Rosangela Sampaio Reis - Integrante / Vladimir Caramori Borges de Souza - Integrante., Financiador(es): Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Definição de Critérios para Elaboração de Plano de Gestão Ambiental Integrada de Bacias Urbanas, Descrição: Descrição: A cidade de Maceió, na década de 70, tinha pouco mais de 150 mil habitantes. No ano de 2005, a população já ultrapassa a marca preocupante de 900 mil habitantes. O êxodo rural, acompanhado de alta taxa de natalidade explicam este crescimento de cerca de 430%, em apenas 35 anos. A cidade cresceu desordenada e sem ações de infra-estrutura capazes de dotá-la de soluções efetivas, principalmente, para o saneamento básico local. As últimas ações de vulto ocorreram na década de 80, fazendo com que a cidade acumulasse mais de 30 anos de defasagem de investimentos em saneamento. A cidade de Maceió tem entre suas vocações o turismo, principalmente àquele ligado às belezas naturais de seus rios, suas várias lagoas e suas praias. Indubitavelmente, o meio ambiente e a paisagem natural são características marcantes da cidade. O trabalho proposto tem como objetivo contribuir para a melhoria do meio ambiente, da saúde e da qualidade de vida, promovendo a despoluição dos riachos e córregos formadores da bacia hidrográfica do Reginaldo, através de estudos de soluções adequadas de coleta e tratamento de esgotos e drenagem urbana, a fim de atingir os seguintes objetivos específicos: " Apresentar propostas de despoluição do Riacho Reginaldo através da redução da carga orgânica; " Propor técnicas que permitam eliminar os lançamentos de esgotos sem tratamento no riacho; " Propor técnicas que permitam Evitem os lançamentos de águas pluviais em redes coletoras de esgotos; " Propor técnicas que permitam Evitem os lançamentos de esgotos em galerias de águas pluviais; " Estudar e propor tecnologias de tratamento de esgotos com remoção de nutrientes que possa ser aplicada à região estudada; " Fazer um diagnóstico dos pontos de alagamentos da cidade de Maceió, identificando as principais deficiências do sistema para a proposição de soluções para estes problemas;.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Integrante / Cleuda Custódio Freire - Integrante / Rosangela Sampaio Reis - Coordenador / Marcio Gomes Barbosa - Integrante / Vladimir Caramori Borges de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    ÁGUAS SUPERFICIAIS DA GRANDE MACEIÓ:QUANTIDADE E QUALIDADE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (1) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador / Valmir de Albuquerque Pedrosa - Integrante / Cleuda Custódio Freire - Integrante / Rosangela Sampaio Reis - Integrante / Marcio Gomes Barbosa - Integrante / Nélia Henriques Callado - Integrante / Vladimir Caramori Borges de Souza - Integrante.

  • 2004 - 2005

    Desenvolvimento de um Modelo Matemático através do MATLAB na Simulação da Dragagem no Complexo Estuarino Lagunar Mundau-Manguaba/AL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO DAS ÁGUAS DOS PRINCIPAIS RIOS DA GRANDE MACEIÓ/AL, Descrição: Este projeto teve como objetivo geral, a médio e longo prazo, o controle e o monitoramento de alguns cursos d?água na região da grande Maceió/Al degradados por ação antrópica. Pretende-se que o referido projeto torne-se um programa com o intuito de minimizar a ação poluidora nos mananciais e promover a recuperação dos corpos de água degradados, em todo o território alagoano. Seus objetivos específicos incluiram: 1) iniciar um processo de monitoramento dos mananciais de superfície; 2) conscientizar as comunidades sobre a importância de manter limpos os corpos de água; 3) manter a sanidade das águas num esforço participativo e integrado, envolvendo, sempre que possível, a rede de cooperação universitária; 4) estabelecer um sistema permanente de monitoramento da quantidade e qualidade das águas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador / Valmir de Albuquerque Pedrosa - Integrante / Gustavo Silva de Carvalho - Integrante / Cleuda Custódio Freire - Integrante / Rosangela Sampaio Reis - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Modelagem de Gestão Ambiental na Bacia do Rio Mundaú para implantação de PCH´S - Pesquisador, Descrição: Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) Investigar o potencial de aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú para instalação de pequenas centrais hidrelétricas; 2) Determinar a contribuição relativa à construção de PCH's no rio Mundaú para a matriz energética do Estado de Alagoas; 3) Elaborar um plano d aproveitamento hidroenergético da bacia do rio Mundaú, sob o ponto de vista econômico e ambiental a ser oferecido ao setor produtivo de modo a atrair investimentos para a sua execução.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberaldo Carvalho de Souza - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

1a Edição PREMIO SEBRAE DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA, SEBRAE.

2006

MEDALHA DE MERITO UNIVERSITÁRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Centro de Tecnologia. , CIDADE UNIVERSITARIA - TABULEIRO DOS MARTINS, TABULEIRO DOS MARTINS, 55072970 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (082) 2141291, Fax: (082) 2141273

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientador dos bolsistas PIBIC EM da UFAL

  • 1986 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2016

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor do PET Ciência e Tecnologia (PAESPE)

  • 1998 - 2011

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor do PET Engenharia Civil

  • 1992 - 1995

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutor do PET Engenharia Civil

    Atividades

    • 03/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FINEP/MCT, .,Cargo ou função, Participação na Camara Técnica do PROMOVE-Programa de Melhoria do Ensino das Engenharias.

    • 04/2005

      Ensino, Recursos Hidricos e Saneamento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fenomenos de Escoamento

    • 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Comissão Interna de Avaliação do Programa PET-MEC/SESU-PROGRAD/UFAL.

    • 07/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS, .,Cargo ou função, Conselheiro Superior.

    • 03/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP/MEC, .,Cargo ou função, Avaliador das Condições de Ensino.

    • 06/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CNPq, .,Cargo ou função, Consultor Ad hoc.

    • 02/1992

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Fisica; Matematica;

    • 12/1988

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Cargo ou função, COORDENADOR E PROFESSOR TUTOR DO PET/ENG.CIVIL-UFAL.

    • 03/1986

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Linhas de pesquisa

    • 03/1986

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FENOMENOS DE TRANSPORTE; MECÂNICA DOS FLUIDOS;TRANSFERENCIADE CALOR; TRANSFERENCIA DE MASSA;, HIDRAULICA

    • 11/2006 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FINEP/MCT, .,Cargo ou função, Comitê de Avaliação de Mérito dos Projetos apresentados na Chamada Pública MCT/FINEP/FNDCT-PROMOVE-Engenharia para o Ensino Médio 05/2006.

    • 08/2005 - 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FINEP/MCT, .,Cargo ou função, Participação no Comitê de Consultores relativo à Chamada Pública MCT/FINEP/CT-AMAZÔNIA-01/2005.

    • 04/2005 - 04/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FINEP/MCT, .,Cargo ou função, Consultor para chamada publica de implemantação de Projetos Institucionais de Implantação de Infra Estrutura Fisica de Pesquisa.

    • 09/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Recursos Hidricos, .,Cargo ou função, Comitê Tecnico do VI Simpósio de Recursos Hidricos do Nordeste.

    • 11/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, FINEP/MCT, .,Cargo ou função, Consultor para a chamada pública de Implementação de Projetos Institucionais de Implantação de Infra-Estrutura Física de Pesquisa.

    • 10/2003 - 11/2003

      Treinamentos ministrados , Reitoria, .,Treinamentos ministrados, Treinamento em Padronização de Procedimentos

    • 10/2002 - 11/2003

      Direção e administração, Reitoria, Pro-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Coordenador da Pós-graduação e Pesquisa.

    • 09/2002 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenador de Pós-graduação.

    • 05/2002 - 12/2002

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Programa de Apoio a Escola Pública do Estado de Alagoas/Escola Padre Cabral-Fernão Velho-AL-PROEX/UFAL; Coordenador do Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado, MEC/SESU-PROEX/UFAL.

    • 07/2001 - 06/2002

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento.

    • 11/2001 - 04/2002

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador Geral do Concurso Público para Prof. Adjunto do Centro de Tecnologia.

    • 02/2001 - 06/2001

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 02/2001 - 04/2001

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 03/1992 - 02/1993

      Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenador dos Seminários de Integração do PET/Engenharia Civil-UFAL; Coordenador do Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado(PAESPE)-MEC/SESU-PROEX/UFAL.

    • 03/1992 - 01/1993

      Extensão universitária , Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Atividade de extensão realizada, PAESPE:Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado.

    • 03/1987 - 12/1987

      Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia, Departamento de Águas e Energia.,Serviço realizado, Trabalho realizado para a Salgema Indústria Químicas sobre o levantamento dos dados oceanográficos no litoral alagoano.

  • 1981 - 1986

    Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear Nuclebrás

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Senior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Aplicacão de tracadores radioativos em problemas ambientais. Desenvolvimento de modelos matemáticos para problemas de poluicão térmica.

    Atividades

    • 08/1981 - 03/1986

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Radioisótopo, Divisão de Engenharia Ambiental.,Linhas de pesquisa