Amaranta Emília Cesar dos Santos

Professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia(1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinema e diferença, documentário, cinema africano e da diáspora, cinema brasileiro, análise filmica. Atualmente realiza pesquisa pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Cinema et Audiovisuel

2004 - 2008

Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
Título: La fabulation et la figuration de l'altérité dans le cinéma brésilien contemporain: Cidade de Deus, du livre au film
Orientador: Michel Marie
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cinema; alteridade; cinema brasileiro; crítica; diferença cultural; identidade cultural. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea

2000 - 2002

Universidade Federal da Bahia
Título: A Rosa Azul: estudo poético do cinema de David Lynch,Ano de Obtenção: 2003
Wilson da Silva Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cinema; Narrativa; Poética; David Lynch.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Graduação em Comunicação

1994 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: Esse estranho mundo: um estudo poético de David Lynch
Orientador: Wilson da Silva Gomes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2014

Pós-Doutorado. , New York University, NYU, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1997

Arte e Desaparição - Jean Baudrillard. , Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO - UFRJ, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Curso de Fotografia. (Carga horária: 18h). , Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, FACOM - UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Brasil, André ; GUIMARAES, C. ; CESAR, Amaranta. . VI Colóquio Cinema, Estética e Política. 2017. (Outro).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; PIMENTA, F. ; COSTA, L. . VI Cachoeiradoc - Festival de Documentários da Bahia. 2015. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Perspectivas do Espaço e Imersão sensorial: os filmes do Laboratório de Etnografia Sensorial de Harvard. 2015. (Festival).

CESAR, Amaranta. . VI Ciclo de conferência: o cinema e os desafios do real. 2015. (Outro).

CESAR, Amaranta. . Mostra Cinema na Real. 2015. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Outros Percursos. 2015. (Outro).

CESAR, Amaranta. . V CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2014. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Resistência. 2014. (Outro).

CESAR, Amaranta. . Mostra Jia Zhang Ke. 2014. (Outro).

CESAR, Amaranta. . V Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2014. (Outro).

CESAR, Amaranta. . IV CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2013. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; Machado, Bruno ; Oliveira, Larissa ; RODRIGUES, L. ; Lima, Lais . Mostra Competitiva Nacional do IV CachoeiraDoc. 2013. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal. 2013. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; Campolina, Clarissa ; Proença, Daniela . Mostra Competitiva de Documentários de Curta-metrgaem do 46o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2013. (Festival).

CESAR, Amaranta. . IV Ciclo de Conferências: o cinema e o desafio do real. 2013. (Outro).

CESAR, Amaranta. . Mostra Clássicos do Real: homenagem a Alexandre Robatto. 2013. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . III Ciclo de Conferências: o cinema e o desafio do real. 2012. (Outro).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Mostra Caros Diários. 2012. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Homenagem aos 25 anos do Vídeo nas Aldeias. 2012. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; Linth, Elen ; Yalouz, C. ; Patrício, J. . Mostra Competitiva Nacional - III CachoeiraDoc. 2012. (Festival).

CESAR, Amaranta. . II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - II Reconcitec. 2012. (Congresso).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . III CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2012. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . II Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2011. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . II CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2011. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Agnès Varda. 2011. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; Aleixo, João ; Jesus, Diego ; Linth, Elen . Mostra Competitiva Nacional - II CachoeiraDoc. 2011. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra Cinema Kirimurê: A Baía de Todos os Santos em Imagens e Sons. 2011. (Outro).

CESAR, Amaranta. . CachoeiraDoc - I Festival de Documentários de Cachoeira. 2010. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . I Ciclo de Conferências: o cinema e os desafios do real. 2010. (Outro).

Brito, Fabiana ; CESAR, Amaranta. . Mostra Cinema Sem Fronteiras. 2010. (Festival).

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Mostra Competitiva Nacional - II CachoeiraDoc. 2010. (Festival).

CESAR, Amaranta. . Mostra 50 anos de cinema da África francófona. 2009. (Festival).

CESAR, Amaranta. . VII Encontro Anual da SOCINE. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Colóquio Cinema, estética e política.Cinema como ato de engajamento: o documentário brasileiro contemporâneo em contextos de urgência. 2015. (Outra).

AVANCA | CINEMA Conferência Internacional Cinema - Arte,Tecnologia,Comunicação. O documentário e a mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. 2014. (Congresso).

International Conference What is documentary: yesterday, today and tomorrow.Re-staginf tradition: documentary in the Brazilians indigenous villages. 2014. (Simpósio).

XXI Visible Evidence - the international conference on documentary film and media. (Re)Enactments of tradition: the documentary in Brazilian indigenous villages. 2014. (Congresso).

17 Encontro da SOCINE. Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. 2013. (Congresso).

Colloque International Archeology of the Future: African Cinema and Imaginary
.Utopias and genres. 2013. (Seminário).

Internation Conference Archeology of the future: africain cinemas and utopias.Le cinéma comme dispositif d?actualisation de l?utopie: la prise de parole et l?invention d?un lieu d?énonciation dans Bamako, d?Abderrahmane Sissako. 2013. (Seminário).

16 Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.Tradição (re)encenada: o documentário e o apelo da diferença. 2012. (Encontro).

Cinema, Irrealidade e Subjetividade.Cidade dos Sonhos: a construção do estranhamento em David Lynch e o lugar do sujeito. 2012. (Outra).

Colóquio internacional Pierre Perrault: o cinema da palavra.Pierre Perrault: o documentário como tomada de palavra e a invenção de uma identidade. 2012. (Seminário).

Ii Seminário Corpo e Cultura.Documentário, performance e diferença cultural. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional Ouvir o Documentário: música, vozes e ruídos.Trilha sonora e documentários: reflexões sobre concepção e realização. 2012. (Seminário).

VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. A diáspora africana no cinema: os filmes de regresso e os desafios das fronteiras. 2012. (Congresso).

15 Encontro da Socine. Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. 2011. (Congresso).

I Semana de Pesquisa de Cinema de Cinema e Audiovisual.Fabulação e figuração da alteridade: cinema e identidade cultural.. 2011. (Seminário).

VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Cinema Africano, autorrepresentaçao e identidade cultural. 2011. (Congresso).

13 Encontro da Socine.« Autorrepresentação no cinema africano: de Ousmane Sembene a Abderrahmane Sissako». 2009. (Encontro).

Corpo, poder e identidade.Cordeiros: um documentário na fronteira. 2009. (Seminário).

Forumdoc.Bh.2009: 13 Festival de filme documentário e etnográfico.O cinema de Abderrahmane Sissako. 2009. (Outra).

I Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia.Madame Satã: diferença para além da alteridade. 2009. (Encontro).

Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona.50 de cinema das Áfricas. 2009. (Outra).

O cinema novo e o novo cinema na Bahia.A construção da alteridade nos filmes de Glauber Rocha. 2009. (Seminário).

V Panorama Internacional Coisa de Cinema.Direito de autor e direito de imagem: a relação entre quem filma e quem é filmado. 2009. (Encontro).

Colloque International de l'Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel. Le cinéma comme articulation de différences culturelles: une approche postcoloniale du cinéma brésilien. 2008. (Congresso).

VI Festival Tres Continentes del Documental.O documentário brasileiro. 2007. (Oficina).

VI Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual. METODOLOGIA PARTICIPATIVA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO COM ADOLESCENTES. 1992. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: DANIEL FILIPE DE SOUZA SANTOS

CESAR, AMARANTA; FURTADO, B.; CODATO, H.. A REAPROPRIAÇÃO DO CINEMA CLÁSSICO E DO IMAGINÁRIO COLONIAL EM TABU, DE MIGUEL GOMES. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Pedro Severien

CESAR, Amaranta.; SILVA, E. D. G.; SILVA JUNIOR, J. A.. CINEMA DE OCUPAÇÃO: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paula de Souza Kimo

CESAR, Amaranta.; Brasil, André; VEIGA, Roberta. Modulações das imagens insurgentes: a variação do antecampo nos atos de disputa política. 2017.

Aluno: Laís Lima Pinho

CESAR, Amaranta.; MONZANI, J.; CONSTANTINO, A.. O segredo do filme: a construção da voz do filme através da montagem dos documentários Santiago e Pacific. 2017. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Fabiana Paula Bubniak

CESAR, Amaranta.; LIRA, Ramayana; Juliano, DIlma. Cinema Surdo:uma poética pós-fonocêntrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Janaina de Paula

CESAR, Amaranta.; FURTADO, B.; GORCZEVSKI, D.. Pequenos gestos de afeto As implicações de si no documentário contemporâneo produzido no Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Isabel Lemos Miguez Couñago

CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Bamba, Mohamed. O estudo da encenação em Eduardo Coutinho: a análise de Boca de lixo, santo forte e jogo de cena. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâ) - UFBA.

Aluno: Nanna Possa Bones

CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Jacob, Maria Carmem. Refletir o real: uma análise da obra dos irmãos Dardenne. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâ) - UFBA.

Aluno: Danilo Marques Scaldaferri

Jacob, Maria Carmem; Marfuz, Luiz;CESAR, Amaranta.. A Cidade dos Homens na televisão brasileira: uma análise da trajetória e da estrutura narrativa da série. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marília Hughes Guerreiro da Costa

GOMES, Itânia; SERAFIM, Francisco;CESAR, Amaranta.. O modo de endereçamento do Globo Repórter: uma análise a partir de três períodos historicamente distintos. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Victor Guimarães

CESAR, AMARANTA; Brasil, André; GUIMARAES, C.; PRYSTON, A.; VALLE, I.. ITINERÁRIOS DA MARGEM, FIGURAS DO POVO: Aloysio Raulino e o cinema latino-americano. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vinícius Andrade de Oliveira

CESAR, AMARANTA; GUIMARAES, C.; MESQUITA, C.; IBIAPINA, D.; ALVARENGA, C.. Intervir na história - modos de participação das imagens documentais em lutas urbanas no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Rosa Marques Araújo Teixeira

CESAR, Amaranta.; MESQUITA, C.; SERAFIM, Francisco; CARVALHO, M. O.; COELHO, S. S.. A montagem entre o escudo e o espelho: montagem e processo criativo no documentário adversativo de Marcelo Pedroso. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Douglas Resende

CESAR, Amaranta.; MESQUITA, C.; Vidigal, Leonardo. O espaço comum na prática do filme documentário: memórias de uma comunidade de cinema. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana Souto

CESAR, Amaranta.; MESQUITA, C.; Migliorin, Cezar; Xavier, Ismail; VEIGA, Roberta. Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carla Ludmila Maia Martins

CESAR, Amaranta.; Brasil, André; GOMES, A.; BRANDAO, A.; MESQUITA, C.. Sob o risco do gênero Clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Paula Trindade de Albuquerque

Beltrão, Licia Maria Freire; ARAPIRACA., M. A.;CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; PRETTO, Nelson De Luca; SOUZA, Elizeu Clementino de. . "...GRAVANDO!!!!" O CINEMA DOCUMENTÁRIO NO CENÁRIO EDUCATIVO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Jesus Carrasco Mery

Jacob, Maria Carmem;CESAR, Amaranta.; MAIA, G.; Kornis, Mônica; Torres, Décio. Giuseppe Garibaldi, personaje histórico, mítico y sentimental en la miniserie. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Daniela Zanetti

CESAR, Amaranta.; Jacob, Maria Carmem; SERAFIM, Francisco; GOMES, W.; Kornis, Mônica. O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thaís Brito da Silva

CESAR, AMARANTA; MCCALLUM, C.; CARDOSO, T.. A cosmopolítica das imagens dos Juruna da Volta Grande do Xingu. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Angelita Bogado

CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco; Bamba, Mohamed. Narrativas de si na obra documental contemporânea: poéticas da escritura memorialística. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Rosa Marques

Bamba, Mohamed;CESAR, Amaranta.; SERAFIM, Francisco. Fazendo e desfazendo a cena: a montagem e seu processo criativo no documentário brasileiro contemporâneo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Liane de Castro Araújo

CESAR, Amaranta.; ARAPIRACA., M. A.; Beltrão, Licia Maria Freire. Clic! E era uma vez...: marcas de narrativas visuais na escrita de crianças em contexto escolar. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria da Conceição Fontoura de Paula Cardozo

CESAR, Amaranta.; CRUZ, N. V. E.; CAPIBARIBE, F.. Curadoria audiovisual com mulheres, decisões sobre o que dar a ver: uma experiência no FINCAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: DANIEL FILIPE DE SOUZA SANTOS

CESAR, AMARANTA; FURTADO, B.; REINALDO, G. F.. A REAPROPRIAÇÃO DO CINEMA CLÁSSICO E DO IMAGINÁRIO COLONIAL EM TABU, DE MIGUEL GOMES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Laís Lima Pinho

CESAR, Amaranta.; MONZANI, J.; CONSTANTINO, A.. O segredo do filme: a construção da voz do filme através da montagem dos documentários Santiago e Pacific. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Dorotea Souza Bastos

CESAR, Amaranta.; Pimentel, L.; Bittencourt, Adriana. Luzes, câmera, dança! Screendance e as dramaturgias das imagens em movimento. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Dança) - UFBA.

Aluno: Janaina Braga de Paula

CESAR, Amaranta.; FURTADO, B.. A INTIMIDADE NO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bruna Spoladore

CESAR, Amaranta.; Pimentel, L.; Brito, Fabiana. Película, pele, pixel: Transformações no processo coreográfico em ambientes digitais contemporâneos.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Dança) - UFBA.

Aluno: Hury da Silva Ahmadi

CESAR, AMARANTA; RIBEIRO, M.; COSTA, M.. Speicher im gange memória em processo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Santana Barbosa e Maiana Brito

CESAR, Amaranta.; Matos, Marcelo; SANTOS, D. S.. Oficina de cinema: leitura crítica e criativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Camila Camila

CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D.; SAPHIRA, B.. ANA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Daiane Dória dos Santos

CESAR, Amaranta.; Nogueira, Leila; Hagles, Sean. A câmera oculta e a quebra da ética no telejornalismo: uma análise de reportagens do Fantástico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Camila Vieira

CESAR, Amaranta.; Gutmann, Juliana. A construção do perfil nos documentários de João Moreira Salles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Social da Bahia.

Aluno: DÓREA, Mirela Maria Coelho de Araújo

CESAR, Amaranta.. A propaganda política e as identidades nacionais : a propaganda nazista e a identidade germânica.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salvador.

CESAR, Amaranta.; Migliorin, Cezar; RENA, A.. Banca Examinadora do concurso para docente de magistério superior da Universidade Federal do Sul da Bahia, da área de Cinema e Criação Audiovisual com ênfase em Comunidades e/ou em Artes negro-brasileiras e indígenas. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

CESAR, Amaranta.; Migliorin, Cezar; RENA, A.. Banca Examinadora das provas de segunda e terceira fases do concurso docente de magistério superior da Universidade Federal do Sul da Bahia, da área de Práticas artísticas / Campo das Artes. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

CESAR, Amaranta.; LIRA, Ramayana; MARA, I.. Professor Adjunto de Teoria da Imagem e Direção de Arte. 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Brasil, André; DE PAULA, Silas;CESAR, Amaranta.. Concurso Público para Professor Auxiliar do ICA/UFC, setor de estudo: Realização e direção de cinema e audiovisual, 40 horas/DE. 2010. Universidade Federal do Ceará.

LUCAS, M.; IVO, Eliane;CESAR, Amaranta.. Concurso Público para Professor Assistente do ICA/UFC, setor de estudo: Realização e direção de cinema e audiovisual, 40 horas/DE. 2009. Universidade Federal do Ceará.

CESAR, Amaranta.; BROOMER, S.; HEFFNER, H.. Júri Oficial do Fronteira Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental. 2018.

CESAR, Amaranta.; OLIVEIRA, J.; VALENTE, E.; LIMEIRA, T.; BONFIM, L.. Comissão de seleção de curtas-metragens do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2018.

CESAR, Amaranta.; MERLO, M.; MORIS, F.. Júri Oficial do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. 2017.

CESAR, Amaranta.; MERLO, M.; VALENTE, E.; LIMEIRA, T.; QUEIROZ, D.. Comissão de Curadoria do Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro. 2017.

CESAR, Amaranta.; REBOUCAS, J.; CAPELA, A.. Júri Oficial da Semana de Realizadores. 2016.

CESAR, Amaranta.; FUGINAGA, T.; PIMENTEL, M.. Comissão de seleção de projetos de produção de longa-metragem. 2016.

CESAR, Amaranta.; RAMOS, G.; BELICO, E.; LYRA, B.; SOUZA, E.. Júri da Crítica da 18a Mostra de Cinema de Tiradentes. 2015.

CESAR, Amaranta.; MIKKELSEN, M.; LEEUW, I.. Júri da Mostra Novos Olhares no Festival Internacional Olhar de Cinema. 2015. Olhar de Cinema: Festival Internacional de Cinema de Curitiba.

CESAR, Amaranta.. Comissão Científica do X Enecult. 2014. Universidade Federal da Bahia.

CESAR, Amaranta.; ESCOREL, E.; LIMA, C.. Júri da Competitiva Nacional do 18o Forumdoc.bh - Festival do filme documentário e etnográfico. 2014.

CESAR, Amaranta.; Normande, Nara; Gomes, Adolfo. Juri da Mostra Competitiva Internacional de Curtas do Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2013.

CESAR, Amaranta.. Comissão Científica do RECONCITEC. 2012.

CESAR, Amaranta.; SCALDAFERRI, D.. Júri na Mostra Social de Documentário. 2011. Faculdade Social da Bahia.

CESAR, Amaranta.; LIMA, R.; PRATES, M.; MATOS, M.; CARVALHO, M. S.; Abelha, M.; AZEREDO, G.; MORAIS, O.; DUARTE, C.; AMARAL, S.. Comissao avaliadora em Narrativas Audiovisuais do VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA. 2011. Universidade Federal da Bahia.

CESAR, Amaranta.; Faria, L.. Júri da ABCV (Associação Baiana de Cinema e Vídeo) da Mostra Competitiva Nacional do Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2010.

CESAR, Amaranta.. Comissão de Avaliação do Programa de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX 2010. 2010. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

CESAR, Amaranta.; GONÇALVES, M. A.; DUMANS, J.. Júri da Mostra Competitiva do Forumdoc.Bh.2009: 13 Festival de filme documentário e etnográfico. 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Benjamim Picado Sousa e Silva

SANTOS, A. E. C.;PICADO, Benjamim; GOMES, W. S.; SERAFIM, J. F.. A Rosa Azul: um estudo poético do cinema de David Lynch. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Conceição Fontoura de Paula Cardoso

FINCAR: os desafios da curadoria audiovisual da perspectiva das mulheres; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco; (Coorientador);

Amalia Coelho

O CORPO EM CAMPO: A ESCRITURA DO CORPO NO CINEMA NEGRO A PARTIR DOS FILMES: ALMA NO OLHO, KBELA E ELEKO; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);

Cássio Duarte

Testemunhos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Léo Costa

A profecia diaba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

João Marciano Neto

Em branco; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Flora Braga Gomide

Se a tia deixasse; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Erica Cristina Santos da Silva

Esperando o sábado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Raí Gandra Moreira

Mostra de curtas LGBT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Larissa Santos Andrade

Cinzas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Jessé Patrício Souza dos Santos

?A representação da classe média no documentário brasileiro moderno e contemporâneo, através da análise dos documentários A Opinião Pública e Pacific?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Evandro Silva de Freitas

O corpo e a mise-en-scène em A Vizinhança do Tigre; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Evelyn Sacramento

Filmes-carta: das aldeias vividas às aldeias imaginadas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

DIEGO DE JESUS

CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: LEGISLAÇÃO DO AUDIOVISUAL E POLÍTICAS DE INSERÇÃO NO CIRCUITO INTERNACIONAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

André Lima Santana

Temos isso em comum; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Vanhise da Silva Ribeiro Hise

Vestes vibrantes, mulheres fascinantes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Germano Marinielo de Carvalho

"O surto" : vídeo-arte; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Marcos Pessanha Avallan

Videoclipe; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Júlia Gutmann, Fábio Chacara da Silva e Leonardo Carvalho

O Jogo da carona - vídeo animação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Antônio Mota

Vídeoclipe da Banda Tiazuka; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Mariana Blinder e Juliana Andrade

Da lama ao barro - vídeo documentário sobre as Olarias de Maragojipinho; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfic) - Universidade Salvador; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

ulisses Arthur Macedo

Corpo e performatividade no documentário; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Leandro Rodrigues

As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais: a voz como dispositivo de articulação de diferenças culturais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Diego de Jesus Santos

As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais: pesquisa e práxis do documentário no Recôncavo da Bahia; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Fabio Rodrigues da Silva Filho

Documentário nas escolas: formação em leitura e montagem de imagens da realidade sócio-política brasileira nas comunidades escolares de Cachoeira e São Félix; 2016; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

José Carlos Ferreira dos Santos Filho

Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Diogo Nunes

Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia; 2011; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Leandro Santos Rodrigues

Registros da história e da memória familiar das comunidades tradicionais do Recôncavo da Bahia; 2011; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Laís Lima

Registros da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape; 2011; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Ana Cláudia Lopes

Registros da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape; 2011; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ministério de Educação e Cultura; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Elen Linth Marques Dantas

Documentação da história e da memória familiar das comunidades negras tradicionais do Vale do Iguape; 2011; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Diego de Jesus dos Santos

Monitoria - Documentáio I (mundo); 2010; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Diogo Nunes

Monitoria - Documentáio I (mundo); 2010; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Amaranta Emília Cesar dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wilson da Silva Gomes

A Rosa Azul; Um estudo poético do cinema de David Lynch; 2002; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilson da Silva Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CESAR, Amaranta. . Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 20, n.2, p. 101-121, 2017.

  • CESAR, Amaranta. ; Brasil, André ; MESQUITA, C. ; LEANDRO, A. . Nomear o genocídio: uma conversa sobre Martírio, com Vincent Carelli. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE) , v. 20, n.2, p. 232-257, 2017.

  • CESAR, Amaranta. . Cinema como ato de engajamento: documentário, militância e contextos de urgência.. CIBERLEGENDA (UFF. ONLINE) , v. 35, p. 11-25, 2017.

  • CESAR, AMARANTA ; MONTEIRO, LÚCIA RAMOS . As africanidades e suas asperezas. Rebeca , v. 5, p. 1-15, 2017.

  • CESAR, Amaranta. . Pierre Perrault et la trilogie de 'Île-aux-Coudres: le documentaire como 'prise de parole' et la (re)invention d'une identité. Théorème (Paris) , v. 25, p. 115-122, 2015.

  • CESAR, Amaranta. . CINEMA AFRICANO, UTOPIA E POLÍTICA: A TOMADA DE PALAVRA EM BAMAKO, DE ABDERRAHMANE SISSAKO // AFRICAN CINEMA, UTOPIA AND POLITICS: THE CAPTURE OF SPEECH IN BAMAKO, A FILM BY ABDERRAHMANE SISSAKO. Contemporanea (UFBA. Online) , v. 11, p. 581-590, 2013.

  • CESAR, Amaranta. . Sobreviver com as imagens: o documentário, a vida e os modos de vida em risco. Devires (UFMG) , v. 10, p. 12-23, 2013.

  • CESAR, Amaranta. . Tradição (re) encenada: o documentário e o chamado da diferença. Devires: cinema e humanidades , v. 9, p. 88-97, 2012.

  • CESAR, Amaranta. . Fabulação e figuração da alteridade em Cidade de Deus. RUA. Revista de Arquitetura e Urbanismo , v. 2, p. 72-84, 2007.

  • CESAR, Amaranta. . Le cinéma comme dispositif d?actualisation de l?utopie: la prise de parole et l?invention d?un lieu d?énonciation dans Bamako, d?Abderrahmane Sissako. In: Viviane Azarian, Ute Fendler, Aminata C. Mbaye. (Org.). L'Archéologie du Futur: Cinémas Africains et Utopies. 1ed.Muchen: AVM.edition, 2018, v. 1, p. 129-139.

  • CESAR, Amaranta. . O DOCUMENTÁRIO COMO TOMADA DE PALAVRA: reflexões sobre a mise-en-scène da fala e os dispositivos documentais. In: Francisco Serafim, Guilherme Maia. (Org.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 83-95.

  • CESAR, Amaranta. . PODE A IMAGEM SALVAR? CINEMA E AUDIOVISUAL INDÍGENAS, FILMES DE RETOMADA E RESISTÊNCIA CULTURAL. In: Alessandra Brandão, Ramayana Lira. (Org.). Sobrevivência das imagens. 1ed.Campinas: Papirus, 2015, v. 1, p. 51-64.

  • CESAR, Amaranta. . Cinema africano e autorrepresentação: da reconfiguração do passado colonial para a reinvenção do presente global. In: Anelise Courseil, Ramayana Lira. (Org.). Cinema, Globalização, Transculturalidade. 160ed.Blumenau: Nova Letra, 2013, v. 1, p. 139-160.

  • CESAR, Amaranta. . Filmes de regresso: o cinema africano e os desafios das fronteias. In: Mahomed Bama e Alessandra Meleiros. (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discurso. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 300-323.

  • CESAR, Amaranta. . O encontro da tirania ilusionista com a desgastada imagem hiper-real.. In: FABRIS, Mariarosaria et al.. (Org.). Estudos Socine de Cinema, Ano III.. Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 414-423.

  • CESAR, Amaranta. . Esse estranho mundo: um estudo poético do cinema de David Lynch. In: Fernão Pessoa Ramos; Maria Doura Mourão; Afrânio Catani; José Gatti. (Org.). Estdos de Cinema 2000 - SOCINE. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2001, v. 1, p. 40-47.

  • CESAR, Amaranta. ; LUDEMIR, C. . UMA IMAGEM VIBRA NOS SUJEITOS, LIBERA ENERGIA DE LUTA, entrevista a Chico Ludemir. Revista Cotinente, Recife, 28 mar. 2018.

  • CESAR, Amaranta. ; GARRET, A. . VIII CachoeiraDoc relembra passado para pensar cinema engajado no Brasil atual, entrevista a Adriano Garret. Revista CineFestivais, São Paulo, 14 set. 2017.

  • CESAR, Amaranta. ; GARRET, A. . ?Os festivais ainda olham pouco para a produção dos novos sujeitos históricos?, entrevista a Adriano Garret. CineFestivais, São Paulo, 20 mar. 2017.

  • CESAR, Amaranta. . Cultura no plural. Jornal A Tarde, Salvador, 19 out. 2007.

  • CESAR, Amaranta. . Du cinema novo au cinéma nouveau. Gazeta da Bahia, Salvador, 20 jul. 1999.

  • CESAR, Amaranta. . Cordeiros: um documentário na fronteira. Cordeiros: crônica de um documentário, Brasília, p. 26 - 27.

  • CESAR, Amaranta. . Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo? Interpelação, visibilidade e reconhecimento. In: 26o Encontro Anual da Compós, 2017, São Paulo. 26o Encontro Anual da Compós, 2017. v. 1.

  • CESAR, Amaranta. . O documentário e a mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. In: Avanca Cinema Intertional Conference 2014, 2014, Avanca. Avanca Cinema Intertional Conference 2014. AVANCA: AVANCA, 2014. v. 1. p. 816-821.

  • CESAR, Amaranta. . Cinema africano, autorrepresentação e identidade cultural. In: VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2011, Salvador. VII ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 2011.

  • CESAR, Amaranta. . Curadoria da perspectiva das mulheres: posicionamento de gênero como práxis crítica. In: XXI Encontro da Socine, 2017, João Pessoa. XXI Encontro da Socine, 2017.

  • CESAR, Amaranta. . Corpo e subjetividade: o ator entre documentário e ficção. In: XIX Encontro da Socine, 2015, Campinas. XIX Encontro da Socine, 2015.

  • CESAR, Amaranta. . Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade. In: Socine, 2012, Rio de Janeiro. XV Encontro da Socine, 2012.

  • CESAR, Amaranta. . Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011.

  • CESAR, Amaranta. . Auto-representação no cinema Africano: de Ousmane Sembene a Abderrahmane Sissako. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2009, São Paulo. XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2009.

  • CESAR, Amaranta. . Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. DEVIRES (UFMG) , 2014.

  • CESAR, Amaranta. ; MARTINS, L. M. ; COSTA, T. C. ; GUEDES, C. . CORPOS ADIANTE: PERFORMATIVIDADE E CORPO-FICÇÃO NO CINEMA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Eu sou o que nunca fui: um filme de verão, de Jô Sefarty. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Ensino público de audiovisual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. ; MELO, I. F. C. ; FRANCO, C. . Curadoria afro-diaspórica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, AMARANTA . Diante do desejo de liberdade da outra: imagens de emancipação, experiência histórica e racialização da crítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, AMARANTA . Curadoria da perspectiva das mulheres. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. ; SILVA, M. A. ; FREITAS, K. ; CUTLER, A. . OS CINEMAS DE DJIBRIL DIOP MAMBÉTY E JEAN ROUCH. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Curar e programar cinema do e no interior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. ; FERREIRA, C. . EXPERIMENTOS DA DIÁSPORA AFRICANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Engajamento e invenção de formas Que lugar para a militância no cinema brasileiro contemporâneo?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, AMARANTA ; PATAXO, A. . Podem as imagens matar/salvar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Festivais de cinema, visibilidade e reconhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. ; VALENTE, E. ; MERLO, M. ; QUEIROZ, D. ; AUGUSTO, H. ; FURTADO, B. ; LIMEIRA, T. ; MELO, M. ; GONCALO, P. . CURADORIA ABERTA: O PROCESSO DE MONTAGEM DA PROGRAMAÇÃO DO 50º FESTIVAL DE BRASÍLIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Cinema africano e autorrepresentação: descolonização, identidade e reinvenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Conviver com as imagens: curadoria, reconhecimento e sinais de vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Índios Zoró, antes, hoje e depois. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Sobreviver com as imagens:cinema, resistência e retomadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Cinema como ato de engajamento: o documentário brasileiro contemporâneo em contextos de urgência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. ; URBAN, R. ; FIGUEIREDO, L. . Ficção documentarizante, documentário ficcionalizante: formas e processos híbridos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Existir e resistir: formas e atos do documentário brasileiro contemporâneo (master class). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Le cinéma des Amérindiens: images de résistance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CESAR, Amaranta. . A sobrevivência das imagens: Experiência, comunicação e historicidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . (Re) Staging tradition: documentary in the Brazilian indigenous villages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . A mise-en-scène da diferença: tradição e encenação nos filmes do projeto Vídeo nas Aldeias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Re-enactments of tradition: the documentary in the indigenous village. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CESAR, Amaranta. . 'Anotações sobre cinema e cultura: o documentário como prática cultural e instrumento de demarcação da diferença em aldeias indígenas do Brasil'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Re-enactments of tradition: the documentary in the indigenous village. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Le cinéma comme dispositif utopique: la prise de la parole et l?invention d?un lieu de parole en Bamako, d?Abderrahmane Sissako. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Sobreviver com as imagens: o documentário e a vida em risco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Pierre Perrault: o documentário como tomada de palavra e a invenção de uma identidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . Pierre Perrault, a trilogia da Île-aux-Coudres e o documentário como tomada de palavra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Cidade dos Sonhos: a construção do estranhamento em David Lynch e o lugar do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Tradição (re)encenada: o documentário e o apelo da diferença. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Trilha sonora e documentários: reflexões sobre concepção e realização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . O Documentário Contemporâneo e o Chamado da Diferença Cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . A diáspora africana no cinema: os filmes de regresso e os desafios das fronteiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Documentário, performance e diferença cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . Cinema Africano, autorrepresentaçao e identidade cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Filmes de regresso: o desafio das fronteiras e o olhar nômade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Documentário como argumentação audiovisual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Autorepresentação no cinema africano: de Abderrahmane Sissako a Ousmane Sembene. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Cordeiros: um documentário na fronteira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . A construção da alteridade nos filmes de Glauber Rocha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Madame Satã: diferença para além da alteridade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Le cinéma comme articulation de différences culturelles: une approche postcoloniale du cinéma brésilien. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Réalité et fiction dans le cinéma brésilien contemporain et les discours de la critique. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . O papel do personagem principal: uma análise comparativa entre Cidade de Deus e Madame Satã. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Off, Câmeras, Legislação: Ética na Imprensa Brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . Entre o visto e não-visto: os caminhos ocultos da Cidade dos Sonhos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Quem tem medo de David Lynch?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Dançando no escuro: o encontro da tirania ilusionista com a desgastada imagem hiper-real. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . A noite do mundo: um estudo poético do cinema de David Lynch. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Vídeo: linguagem, prdução e distribuição. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . O cinema de Pedro Almodóvar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . A poética de David Lynch. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CESAR, Amaranta. . Hiper-realismo, sátira e paródia em Pedro Almodóvar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CESAR, Amaranta. . Para uma poéticadas narrativas audiovisuais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, Amaranta. . A construção do drama em Almodóvar. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CESAR, AMARANTA ; PINTO, M. V. . Minha vocação é para a liberdade: entrevista com Makota Valdina por Amaranta Cesar. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal, 2018 (Catálogo de festival de cinema).

  • CESAR, Amaranta. ; RODRIGUES FILHO, F. . Pode o cinema abrir uma passagem?. Belo Horizonte: Forumdoc.bh, 2017 (Catálogo de festival de cinema).

  • CESAR, AMARANTA . Imagens em territórios indígenas: resistências e retomadas. Ouro Preto: Universo Produções, 2017 (Catálogo de festival de cinema).

  • CESAR, Amaranta. ; MONTEIRO, L. R. . Africanidades. Rebeca / Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016 (Organização de Dossiê em periódico).

  • CESAR, Amaranta. . One plus one (Um mais um). São Paulo: Heco Produções, 2015 (Texto para catálogo Mostra Godard inteiro ou o mundo em pedaços).

  • CESAR, Amaranta. . Mire na forma, atire no conteúdo. Rio de Janeiro: Amarillo, Caixa Cultural, 2015 (Texto para catálogo Mostra O Cinema de Trinh T Minh-Ha).

  • CESAR, Amaranta. . Ocupar, resistir, ressurgir, sobre Ressurgentes, de Dácia Ibiapina. Belo Horizonte: Filmes de Quintal, 2015 (Texto para catálogo do Forumdoc.bh 2015).

  • CESAR, Amaranta. . Ver e Saber. Cachoeira: Ritos, UFRB, 2015 (Texto para catálogo do VI CachoeiraDoc).

  • CESAR, Amaranta. . Na carne do mundo: os filmes do SEL, perspectivas do espaço e imersões sensoriais. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2015 (Texto para catálogo do VI CachoeiraDoc).

  • CESAR, Amaranta. . Resistência: modos de usar. Rio de Janeiro: Fagulhas Filmes / Caixa Cultural, 2014 (Texto para catálogo Mostra Jia Zhagke, a cidade em quadro).

  • CESAR, Amaranta. . Existir e resistir. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2014 (Texto para catálogo do V CachoeiraDoco).

  • CESAR, Amaranta. . Resistência: os filmes e os vaga-lumes. Cachoeira: Ritos Produções, UFRB, 2014 (texto para catálogo do V CachoeiraDoc).

  • CESAR, Amaranta. . La Blessure, 2003. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CESAR, Amaranta. . Parecer Científico da resenha ?Cláudio Assis e seu Nordeste bestial? para a Revista Crítica e Debates. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Ações ergonômicas e de reestruturação produtiva para a promoção de saúde e desenvolvimento de trabalhadores vinculados a empreendimentos solidários da Bahia.. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Formação em boas práticas para empreendimentos solidários no Recôncavo da Bahia. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Promoção da saúde, educação sexual e atividades sócioeducativos.. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Horta escolar: agroecologia educa. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Oficinas de Paleontologia: uma estratégia mediadora do aprendizado de Ciências e Biologia.. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Promoção do Uso Racional de Medicamentos em Gestantes. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX -PROJETO UTILIXO: Uma experiência de Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de Cruz das Almas -BA. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o PIBEX - Nutrição e Atividade Física. 2010.

CESAR, Amaranta. . Parecer para o programa PIBEX - Prevenção da violência contra o idoso: intervenção psicossocial na comunidade. 2010.

CESAR, AMARANTA . Sensibilidade e militância: programação em cinema e a luta por visibilidade, liberdade e justiça. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CESAR, AMARANTA . Curadoria e Programação em Cinema: reflexões teóricas e práxis crítica. 2019. .

CESAR, AMARANTA . Crítica e curadoria de mostras e festivais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CESAR, AMARANTA ; OLIVEIRA, J. ; ALMEIDA, C. ; Cardozo, M ; BAHIA, L. . Vivência em Curadoria da Perspectiva das Mulheres. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, AMARANTA ; OLIVEIRA, J. . CURADORIA EM CINEMA E AUDIOVISUAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DAS MULHERES. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, AMARANTA . Documentário no Brasil - Imagem e Alteridade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CESAR, AMARANTA ; Maia, C ; Cardozo, M ; OLIVEIRA, J. ; MERLO, M. ; PORTO, M. ; BORELA, M. ; THAINA, Y. . Vivência em Curadoria da Perspectiva das Mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CESAR, Amaranta. . Oficina de Introdução a Linguagem Audiovisual para crianças do Projeto Linha do Abraço. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, Amaranta. . Oficina de documentário experimental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, Amaranta. . Oficina de Vídeo - Projeto Vila Verão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, Amaranta. . Carlos Marighella: ética em tempos de guerrilha. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CESAR, Amaranta. . Ateliê de Coreográfos Brasileiros - Ano 3. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . Brincando e aprendendo no verão. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . A telepedagogia na sala de aula. 2000. .

CESAR, Amaranta. . Oficina de Linguagem Jornalística para professores indígenas da Bahia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CESAR, Amaranta. . Flecha - jornal do curso de Magistério Indígena da Bahia. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jornal).

CESAR, Amaranta. . Fórum Comunitário de Combate à Violência. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . ACREDITE. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . Making of do VI Festival Nacional de Vídeo - A imagem em 5 minutos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. ; SCALDAFERRI, D. . Roda Pião. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . Lagoas - uma experiência de educação ambiental em Maceió. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

CESAR, Amaranta. . Para uma poética das narrativas audiovisuais de Pedro Almodóvar. 1997. (Relatório de pesquisa).

CESAR, AMARANTA . Maré. 2018. Filme.

CESAR, Amaranta. ; SCALDAFERRI, D. . Muvuca. 2012. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . Mostra de Cinema Negro. 2012. Outra.

CESAR, Amaranta. . Rotas da Liberdade - Roteiro e direção. 2009. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Cordeiros - Roteiro, direção, montagem e produção. 2008. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; WYLLYS, J. ; TEIXEIRA, I. . Luto, ou três formas de morrer - Roteiro, direção e montagem. 2004. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; OLIVEIRA, C. ; OLIVEIRA, M. . Meus, seus, nossos - Coordenação de direção e montagem. 2004. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . Carlos Marighella: é preciso ter a coragem de dizer - Roteiro, direção e montagem. 2004. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Antígona - Direção. 2003. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; MARINIELO, G. . Branca Retina - Direção, imagens e montagem. 2003. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; Diogo Kalil . José Ulisses da Silva - Direção, imagens e montagem. 2002. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . DVD digital - vídeo-dança - Direção, imagens e edição. 2002. Vídeo.

MEIRELLES, M. ; CESAR, Amaranta. . Nossa mãe do porto da Vitória - Direção, imagens e montagem. 2002. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; FRANCA, M. S. . Há um pouco de mim em você - Direção e roteiro. 1999. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; MACHADO, J. . Stultiferas Navis - Direção e roteiro. 1999. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . A rua: o bicho da cara preta - Direção e roteiro. 1998. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . Romeu e Julieta - Direção e roteiro. 1998. Vídeo.

CESAR, Amaranta. ; SCALDAFERRI, D. . A lenda - Direção e roteiro. 1997. Vídeo.

CESAR, Amaranta. . Mar Aberto - roteiro de longa metragem de ficção. 2011 (Roteiro de Longa-metragem).

CESAR, Amaranta. . Rede de lideranças sociais e culturais: Quem faz Salvador? - Edição de Texto. 2001 (CD Rom).

CESAR, AMARANTA ; OLIVEIRA, J. ; LIMEIRA, T. ; Bonfim, L . Festival de Brasília do Cinema Brasileiro _Mostra Competitiva de Curtas-Metragem. 2018 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; FREITAS, E. ; MARQUES, A. R. ; BRAGA, F. ; TAL, L. F. ; SAMPAIO, L. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2017 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; MERLO, M. ; QUEIROZ, D. ; LIMEIRA, T. . Festival de Brasília do Cinema Brasileiro _Mostra Competitiva de Curtas-Metragens. 2017 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; BRENEZ, N ; Guimarães, V . Mostra Cinema de Lutas. 2017 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; FREITAS, F. ; BRAGA, F. ; Lima, Lais ; ARTHUR, U. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2016 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; Maia, C ; OLIVEIRA, J. ; Cardozo, M ; PORTO, M. ; THAINA, Y. ; KOGAN, L. . Mostra Com Mulheres. 2016 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; MARQUES, A. R. ; FREITAS, E. ; LOGASA, T. ; DURPOIX, C. ; BOMFIM, U. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2015 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Mostra Perspectivas do espaço e imersões sensoriais:os filmes do Sensory Etnography Lab. 2015 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; De, Luara ; FREITAS, E. ; LOGASA, T. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2014 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA . Mostra Resistência. 2014 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA . Mostra Jia ZangKe. 2014 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. ; Machado, Bruno ; Oliveira, Larissa ; RODRIGUES, L. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2013 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Mostra Áfricas: filmes de regresso e questões à terra natal. 2013 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; Campolina, Clarissa ; Proença, Daniela . Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. 2013 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; MARQUES, A. R. ; Yalouz, C. ; Linth, Elen ; Patrício, J. . CachoeiraDoc - Mostra Competitiva. 2012 (Curadoria) .

CESAR, AMARANTA ; MARQUES, A. R. . Mostra Caros Diários. 2012 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Retrospectiva Vídeo nas Aldeias. 2012 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Curadoria Mostra Retrospectiva Agnes Varda. 2011 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Curadoria II Festival de Documentários de Cachoeira. 2011 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; Linth, Elen ; Jesus, Diego ; Aleixo, João ; MARQUES, A. R. . Curadoria Mostra Competitiva Nacional do II CachoeiraDoc. 2011 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Curadoria Mostra Cinema Kirimurê: A Baía de Todos os Santos em Imagens e Sons. 2011 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; FRANCA, M. S. ; MARQUES, A. R. . Curadoria Mostra Competitiva Nacional do CachoeiraDoc. 2010 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. ; MARQUES, A. R. . Curadoria I Festival de Documentários de Cachoeira. 2010 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Curadoria Mostra Clássicos do Real - Homenagem a Geraldo Sarno. 2010 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Curadoria Mostra Cinema Sem Fronteiras. 2010 (Curadoria) .

CESAR, Amaranta. . Curadoria da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona. 2009 (Curadoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Conviver com o cinema: curadoria e programação em cinema como práxis crítica, ato de engajamento e articulação de diferenças culturais, Descrição: O presente projeto tem como objetivo consolidar uma investigação sobre a atividade de curadoria e programação em cinema enquanto uma práxis crítica, capaz de responder à interpelação política de novas produções cinematográficas, oriundas de novos sujeitos de cinema atuantes no cenário cinematográfico contemporâneo. Analisaremos as estratégicas forjadas pelos festivais de cinema brasileiro (que crescem em número e impacto crítico-histórico) para enfrentar as fraturas raciais, de gênero e classe constitutivas da cultura e sociedade brasileiras no seu modo de afetar, especificamente, o cinema, enquanto instituição. O interesse da pesquisa é refletir em que medida uma atividade de curadoria e programação, em contextos multiculturais e pós-coloniais, pode se constituir como um articulador de diferenças culturais. A intenção que circunscreve o objeto deste trabalho é tanto a de elaborar uma reflexão teórica a respeito da atividade de curadoria em cinema, articulada a noções de representatividade e representação, quanto a de investigar, comparativamente, práticas curatoriais em festivais diversos (nacionais e estrangeiros) e suas implicações críticas e sócio-políticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Angela Pryston - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Cinema como ato de engajamento, Descrição: No Brasil, na última década, nota-se a proliferação de filmes gestados em contextos de disputas políticas e em associação com movimentos sociais diversos, realizados seja para circulação no cinema ou na internet, nos quais se inscreve um desejo explícito de intervenção social. Nos interessa esboçar modos de abordagem analítica a partir destes desejos, que não estão apenas inscritos em decisões formais mas que sobretudo lhes são fundadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Corpo e subjetividade no documentário contemporâneo: pesquisa e práxis, Descrição: O objetivo fundamental deste projeto é produzir reflexão sobre o corpo e os processos de subjetivação no documentário contemporâneo, inventariando, refinando e elaborando conceitos e operadores analíticos que possam contribuir para o campo dos estudos do documentário no Brasil. A pesquisa tem como finalidade, ainda, construir elos entre o conhecimento acadêmico sobre documentários e a prática documental, através da experimentação de procedimentos práticos, elaborados a partir da reflexão teórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Ulisses Bomfim - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Filmes de regresso e retomada: cinema das Américas, deslocamentos e diferença cultural, Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar os deslocamentos temporais e espaciais postos em ação e em cena pelo cinema das Américas e sua articulação com a demarcação de domínios da diferença. Pretende-se reunir e analisar um corpus de obras cinematográficas produzidas em países do continente americano que encenam deslocamentos no espaço e no tempo, provocando novos processos de subjetivação. Para tanto, busca-se repertoriar um conjunto de filmes que abordam os trânsitos migratórios, o regresso ao país natal e a retomada da tradição. Motivam o projeto as seguintes questões: 1) Como os deslocamentos espaço-temporais provocados pelo cinema podem problematizar a tradição, a origem e a identidade e atuar na demarcação de domínios da diferença? 2) O que acontece com o cinema quando ele torna-se veículo de regresso e de partida para outros tempos e lugares?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador / Marta Chaves Peixoto - Integrante.

  • 2010 - 2013

    As relações de alteridade, a ética e os dispositivos documentais : pesquisa e práxis do documentário no Recôncavo da Bahia., Descrição: Pesquisa teórico-prática sobre as relações de alteridade que atravessam a prática documental e as questões éticas que decorrem do embate entre sujeito filmado e sujeito que filma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    « Autorrepresentação no cinema africano, Descrição: A pesquisa tem por objetivo investigar como as questões da autorrepresentação atravessam os cinquenta anos de cinema africano, através de uma abordagem dos filmes pelo viés dos estudos pós-coloniais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Amaranta Emília Cesar dos Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Prêmio Olhar de Cinema de Melhor Curta-Metragem Brasileiro, Festival Interncional de Curitiba - Olhar de Cinema.

2014

Prêmio no edital do Fundo de Cultura, setorial de Audiovisual para realização do curta-metragem "Parto", SECULT-Bahia.

2014

Bolsa de pós-doutorado, CAPES.

2010

Prêmio no Edital de Desenvolvimento de Longa-Metragem de Ficção, Irdeb - Secult.

2006

Prêmio de Melhor Crônica no I Concurso Literário da Apeb-Fr, Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França.

2004

Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES.

2003

Prêmio Intercom de Comunicação de Melhor Disertação de Mestrado, Intercom.

1999

Prêmio Quanta - Melhor Produção Baiana, Jornada Internacional de Cinema da Bahia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes, Humanidades e Letras. , Rua Ariston Mascarenhas, Centro, 44300000 - Cachoeira, BA - Brasil, Telefone: (75) 34252729

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2015

New York University

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - 2003

Faculdade de Tecnologia e Ciência

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 03/2003 - 08/2003

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Câmera e Vídeo

2012 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino Gradução de Cinema Disciplinas ministradas: Cinema I (mundo) Documentário I Documentärio II Intergrante do Nucleo Docente Estruturante do Curso de Cinema e Audiovisual Novas tendências do documentário

Atividades

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes, Humanidades e Letras, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2004

Faculdades Jorge Amado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 40

Atividades

  • 05/2003 - 10/2004

    Extensão universitária , Curso de Comunicação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Núcleo de Formação Profissionalizante 'Mídia e Cidadania.

  • 02/2003 - 10/2004

    Ensino, Comunicação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Teoria do Cinema e Vídeo, Teorias da Comunicação, Ética

  • 07/2004 - 08/2004

    Ensino, Roteiros para Tevê e Vídeo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seriados (Análise de narrativas seriadas)

2003 - 2004

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 10

Atividades

  • 03/2003 - 10/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Rádio, Televisão e Cinema

  • 03/2003 - 10/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Curso de Design, Curso de Design.,Atividade realizada, Orientação de Projetos Específicos de Conclusão de Curso de Graduação em Desenho Artístico com ênfase em Computação Gráfica.

2001 - 2004

Teatro Vila Velha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, diretora e editora, Carga horária: 20

1997 - 1998

Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação -Projeto Roda Pião, Carga horária: 20

1998 - 1999

Liceu de Artes e Ofícios da Bahia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Educador da Oficina de Vídeo para Jovens, Carga horária: 20

1994 - 1996

Centro de Referência Integral de Adolescentes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assitente de direção e criação, Carga horária: 20

1999 - 2000

Cipó Comunicação Interativa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador da Oficina de Vídeo para Jovens, Carga horária: 20