Roberta Ferreira Rizzo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2011); Mestre em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde; atuando principalmente nos seguintes temas: ficobiliproteínas, pigmentos, cianobactérias e antioxidantes.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Otimização da produção de biomassa de Arthrospira platensis rica em ergotioneína e sua utilização na obtenção de massa alimentícia,
Orientador: em Universidade de Florença ( Roberto De Philippis; N° do Processo: 88881.133338/2016-01)
com Kátia Gomes de Lima Araújo. Coorientador: Josiane Roberto Domingues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde

2012 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Produção de ficobiliproteínas por Arthrospira platensis sob adaptação cromática e avaliação de sua estabilidade, visando aplicação em alimentos,Ano de Obtenção: 2014
Kátia Gomes de Lima Araújo.Coorientador: Josiane Roberto Domingues. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ficobiliproteínas; Adaptação Cromatica; cianobactérias.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutri

2015 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Formulação de massa alimentícia á base de farinha de arroz substituída parcialmente com biomassa de Arthrospira platensis para elevação do teor protéico
Orientador: Márcia Cristina da Silva

Graduação em Nutrição

2007 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: Efeito de diferentes metodologias de recuperação de biomassa e extração sobre a recuperação e estabilidade de ficobiliproteínas de Nostoc PCC9205
Orientador: Kátia Gomes de Lima Araújo
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Liceu Nilo Peçanha

Ensino Fundamental (1º grau)

1994 - 2001

Colégio Municipal Presidente Castello Branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Curso de Atualização em Planejamento Experimental. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

I Workshop de Nutrição Funcional. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Atualização em Alimentos Termogênicos. (Carga horária: 8h). , Ponto de Equilíbrio, PE, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Promoção da Alimentação Saudável. (Carga horária: 9h). , XX Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina vinculada ao VI Simpósio de Sensibilização em Biossegurança da UFF - Biossegurança no Manuseio de Substâncias e Resíduos Químicos. 2019. (Simpósio).

VI Simpósio de Sensibilização em Biossegurança da UFF. 2019. (Simpósio).

I Seminário Interdisciplinar de Microbiologia da Faculdade de Farmácia/UFF. 2012. (Simpósio).

XIV Congresso Brasileiro de Ficologia.Avaliação Sensorial de Cor de Iogurtes Adicionados de Ficobiliproteínas Oriundas de Cianobactérias. 2012. (Seminário).

XIV Semana de Monitoria.Elaboração de material didático virtual para a disciplina de Microscopia de Alimentos. 2011. (Seminário).

XXI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. 2011. (Seminário).

4th Internetional Congress on Bioprocesses in Food Industries, X Southern Regional Meeting on Food Science and Technology. Microencapsulation of phicobiliproteins from Nostoc PCC 9205 by freeze-dryer. 2010. (Congresso).

XX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.Corantes Naturais: produção, estabilização e aplicação de ficibiliproteínas obtidas de Nostoc PCC9205 em alimentos. 2010. (Seminário).

8° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Avaliação da influência de diferentes concentrações de nitrato de sódio no meio de cultivo sobre a produção de biomassa e ficobiliproteínas pela cianobactéria Nostoc PCC 9205. 2009. (Simpósio).

Agenda Acadêmica 2009 da Universidade Federal Fluminense e Semana Nacional de Ciência e e Tecnologia.Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. 2009. (Seminário).

IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, III Encontro Nacional de Centro de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Rotulagem de Biscoitos Enriquecidos Voltados para o Público Infantil de Acordo com a Legislação. 2009. (Congresso).

XIX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres.Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. 2009. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar. 2009. (Congresso).

Agenda Acadêmica da Universidade Federal Fluminense 2008. 2008. (Seminário).

I Ciclo de Palestras em Nutrição. 2008. (Seminário).

Suplemento em Terapia Nutricional - Como e quando prescrever. 2008. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Yasmim da Silva Flores

ARAUJO, K. G. L.; DOMINGUES, J. R.;RIZZO, R. F.. Avaliação de qualidade de Spirulinas (Arthrospira sp) comerciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raisa Pacheco Sousa

LOBO, F. A. T. F.; CASTELO-BRANCO, V. N.; PETITO, N. L.;RIZZO, R. F.. Secagem da Polpa de Goiaba (Psidium Guajava) da Variedade Pedro Sato pelo Método Foam Mat Drying para Aaplicação em Alimentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dayane Meireles de Souza

DOMINGUES, J. R.; CASTELO-BRANCO, V. N.;RIZZO, R. F.. Avaliação do efeito protetor da Biomassa de Arthrospira platensis produzuda em diferentes condições de cultivo sobre o processo de oxidação lipídica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Júlio Beltrame Daleprane

Daleprane, J. B.; TEODORO, A. J.; ARAUJO, K. G. L.. Produção de ficobiliproteínas por Arthrospira platensis sob diferentes condições de iluminação e avaliação da estabilidade, visando aplicação em alimentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Anderson Junger Teodoro

Araújo, K.G.L.; DALEPRANE, J. B.;TEODORO, A. J.. Produção de Ficobiliproteínas pro Arthrospira platensis sob diferentes condições de iluminação e avaliação da sua estabilidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Márcia Barreto da Silva Féijo

FEIJÓ, M. B. S.; ARAÚJO, K.G.L.; SANTOS, L.O.. Produção de Ficobiliproteínas por Nostoc PCC9205 sob adaptação cromática e avaliação de sua estabilidade, visando a aplicação em alimentos. 2012.

Marcia Cristina da Silva

SILVA, M.C.; Macedo, F.. Formulação de massa alimentícia à base de farinha de arroz adcionada de biomassa de arthrospira platensis para elevação do teor proteico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daiana da Silva Dias

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE HISTIDINA E DA IRRADIÂNCIA LUMINOSA EM MEIO DE CULTIVO DE Arthrospira platensis (Spirulina) SOBRE A PRODUÇÃO DE FICOBILIPROTEÍNAS E CAPACIDADE ANTIOXIDANTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Roberta Ferreira Rizzo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Josiane Roberto Domingues

Otimização da produção de biomassa de Arthrospira platensis rica em ergotioneína e sua utilização na obtenção de massa de macarrão; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Josiane Roberto Domingues

Produção de ficobiliproteínas por Nostoc PCC 9205 sob adaptação cromática e avaliação de sua estabilidade, visando aplicação em alimentos; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Josiane Roberto Domingues;

Josiane Roberto Domingues

Orientação no Programa de Tutoria da UFF; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Graduação da UFF; Orientador: Josiane Roberto Domingues;

Josiane Roberto Domingues

Estágio em docência na disciplina de Tecnologia de Alimentos; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Josiane Roberto Domingues;

Josiane Roberto Domingues

Orientação no Programa de Tutoria da UFF; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Graduação da UFF; Orientador: Josiane Roberto Domingues;

Kátia Gomes de Lima Araújo

Otimização da produção de biomassa de Arthrospira platensis rica em ergotioneína e sua utilização na obtenção de massa de macarrão; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Kátia Gomes de Lima Araújo

Produção de ficobiliproteínas por Arthrospira platensis sob adaptação cromática e avaliação de sua estabilidade, visando aplicação em alimentos; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciencias Alicadas a Produtos para Saúde) - Universidade Federal Fluminense, REUNI; Orientador: Kátia Gomes de Lima Araújo;

Marcia Cristina da Silva

Massa enriquecida com biomassa da cianobacteria; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Segurança de Alimentos e Qualidade Nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Marcia Cristina da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIZZO, R. F. ; SANTOS, B. N. C. ; PASSOS, T. S. ; PEPE, G. F. S. ; NASCIMENTO, M. A. ; DANTAS, H. G. ; SILVA, C. G. ; DIAS, D. S. ; DOMINGUES, J. R. ; ARAUJO, K. G. L. . Production of phycobiliproteins by Arthrospira platensis under different lightconditions for application in food products. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online) , v. 35, p. 247-252, 2015.

  • PEPE, G. F. S. ; DIAS, D. S. ; RIZZO, R. F. ; PASSOS, T. S. ; SANTOS, B. N. C. ; DOMINGUES, J. R. ; ARAUJO, K. G. L. . Biomass production by Arthrospira platensis under different culture conditions. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online) , v. 35, p. 18-24, 2015.

  • SILVA, G. F. P. ; RIZZO, R. F. ; SANTOS, B. N. C. ; SILVA, C. G. ; PASSOS, T. H. ; DOMINGUES, J. R. ; ARAUJO, K. G. L. . Produção de Biomassa da Cianobactéria Nostoc 9205 Sob Condições de Cultivo Autotrófico e Mixotrófico. In: 10° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas, SP. Anais do 10° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.

  • SANTOS, B. N. C. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, C. G. ; SILVA, G. F. P. ; DOMINGUES, J. R. ; ARAUJO, K. G. L. ; LEITE, S. . Atividade Antioxidante de Extratos de Arthrospira platensis. In: 10° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas, SP. Anais do 10° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013.

  • SILVA, G. F. P. ; RIZZO, R. F. ; MOREIRA, I. O. ; PASSOS, T. H. ; SANTOS, B. N. C. ; CHIAPPINI, C. J. C. ; DOMINGUES, J. R. ; ARAUJO, K. G. L. . Avaliação Sensorial de Cor de Iogurtes Adicionados de Ficobiliproteínas Oriundas de Cianobactérias. In: XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012, João Pessoa, PB. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012.

  • ARAUJO, K. G. L. ; Santos, W. C. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. . Estabilidade de ficobiliproteínas de Nostoc PCC9205 em função do método de recuperação da biomassa cultivada. In: 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. Anais do 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012.

  • PASSOS, T. H. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; SANTOS, B. N. C. ; MOREIRA, I. O. ; DOMINGUES, J. R. ; LEAO, M. H. ; ARAUJO, K. G. L. . Caracterização de Extratos de Nostoc PCC 9205 Ricos em Ficobiliproteínas Obtidos a Partir de Biomassas Recuperadas por Diferentes Tratamentos. In: XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012, João Pessoa, PB. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012.

  • RIZZO, R. F. ; FIGUEREDO, M.S. . Elaboração de material didático virtual para a disciplina de Microscopia de Alimentos. In: XIV Semana de Monitoria da UFF, 2011, Niterói. Anais da XIV Semana de Monitoria da UFF, 2011.

  • PASSOS, T. H. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. ; CHIAPPINI, C. J. C. . Color evaluation of a phycobiliprotein extract obtained from Nostoc PCC9205 in acidic solutions.. In: VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2010, São Carlos. Anais do VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2010.

  • MOREIRA, I. O. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; PASSOS, T. H. ; CHIAPPINI, C. J. C. ; ARAUJO, K. G. L. . Color evaluation of a phycobiliprotein extract obtained from Spirulina platensis in acidic solutions.. In: VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2010, São Carlos. Anais do VIII Brazilian Meeting on Chemistry of Food and Beverages, 2010.

  • RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; CHIAPPINI, C. J. C. ; ARAUJO, K. G. L. . Corantes Naturais: produção, estabilização e aplicação de ficibiliproteínas obtidas de Nostoc PCC9205 em alimentos. In: XX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres, 2010, Niterói. Anais do XX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres, 2010.

  • PASSOS, T. H. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. ; LEÃO, M. H. M. . Microencapsulation of phicobiliproteins from Nostoc PCC 9205 by freeze-dryer. In: Fourth Internetional Congress on Bioprocesses in Food Industries, X Southern Regional Meeting on Food Science and Technology, 2010, Curitiba. Anais do Fourth Internetional Congress on Bioprocesses in Food Industries, X Southern Regional Meeting on Food Science and Technology, 2010.

  • MOREIRA, I. O. ; PEPE, G. F. S. ; RIZZO, R. F. ; Santos, W. C. ; ARAUJO, K. G. L. . Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Anais da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

  • PASSOS, T. H. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. ; LEÃO, M. H. M. . Avaliação da influência de diferentes concentrações de nitrato de sódio no meio de cultivo sobre a produção de biomassa e ficobiliproteínas pela cianobactéria Nostoc PCC 9205. In: VIII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas. Anais do VIII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009.

  • RIZZO, R. F. ; COSTA, V. P. S. C. ; HENRIQUES, P. . Rotulagem de biscoitos enriquecidos voltados ao público infantil de acordo com a legislação. In: IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, III Encontro Nacional de Centro de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Latino Americano e X Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, III Encontro Nacional de Centro de Zoonoses e II Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, 2009.

  • RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. . Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. In: XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres, 2009, Niterói. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcelos Torres, 2009.

  • RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; ARAUJO, K. G. L. ; MOREIRA, I. O. ; CHIAPPINI, C. J. C. ; PASSOS, T. H. . Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIZZO, R. F. ; FIGUEREDO, M.S. . Elaboração de material didático virtual para a disciplina de Microscopia de Alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. ; CHIAPPINI, C. J. C. . Corantes Naturais: produção, estabilização e aplicação de ficibiliproteínas obtidas de Nostoc PCC9205 em alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASSOS, T. H. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. ; LEÃO, M. H. M. . Microencapsulation of phicobiliproteins from Nostoc PCC 9205 by freeze-dryer. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, I. O. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; ARAUJO, K. G. L. ; PASSOS, T. H. ; CHIAPPINI, C. J. C. . Color evaluation of a phycobiliprotein extract obtained from Nostoc PCC9205 in acidic solutions.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, I. O. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; PASSOS, T. H. ; ARAUJO, K. G. L. ; CHIAPPINI, C. J. C. . Color evaluation of a phycobiliprotein extract obtained from Spirulina platensis in acidic solutions.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; MOREIRA, I. O. ; ARAUJO, K. G. L. . Separação de ficobiliproteínas de Nostoc PCC 9205, visando sua aplicação como corantes naturais em alimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASSOS, T. H. ; MOREIRA, I. O. ; RIZZO, R. F. ; SILVA, G. F. P. ; ARAUJO, K. G. L. ; LEÃO, M. H. M. . Avaliação da influência de diferentes concentrações de nitrato de sódio no meio de cultivo sobre a produção de biomassa e ficobiliproteínas pela cianobactéria Nostoc PCC 9205. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RIZZO, R. F. ; COSTA, V. P. S. C. ; HENRIQUES, P. . Rotulagem de biscoitos enriquecidos voltados ao público infantil de acordo com a legislação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Efeitos de carboidratos e da luz incidente sobre a produção de biomassa e ficobiliproteínas por Arthrospira platensis, Descrição: A fotossíntese em microalgas e cianobactérias é considerada uma via efetiva para reduzir a carga de dióxido de carbono na atmosfera e produzir compostos de interesse, como as ficobiliproteínas, que são proteínas pigmentas e hidrossolúveis com grande potencial para uso como corantes em alimentos. Sendo organismos fotossintetizantes, as cianobactérias são cultivadas em meios minerais, com luz branca como fonte de energia. A cianobactéria Arthospira platensis, objeto de nosso estudo, é capaz de acumular ficobiliproteínas em função das condições de cultivo. Duas características importantes de Arthrospira sp. são (1)a capacidade de crescimento em cultivos mixotróficos, nos quais a respiração de carboidratos e a fotossíntese coexistem na mesma membrana celular, e (2) a adaptação cromática complementar, que é a modificação no perfil de produção de ficobiliproteínas em função da qualidade da luz incidente. Os objetivos do presente projeto envolvem cultivar Arthrospira platensis em diferentes modalidades de cultivos (fotoautotróficos, heterotróficos e mixotróficos) avaliando, através de planejamento experimental multifatorial, a produção de biomassa e ficobiliproteínas, além de avaliar a capacidade da cianobactéria em estudo crescer em meios mixotróficos a base de melaço de cana. Objetivamos também explorar o fenômeno de adaptação cromática complementar em Arthrospira platensis, cultivando-o em luz de diferentes cores (branca, verde e azul) e em diferentes irradiâncias, avaliando o efeito na produção de biomassa e de ficobiliproteínas. Cabe ressaltar que, dentre os aditivos usados pelas indústrias em alimentos, os corantes são os mais polêmicos, em virtude do seu potencial toxicológico, o que cria a necessidade de pesquisas visando à obtenção de novos corantes naturais com segurança e estabilidade adequadas, como as ficobiliproteínas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberta Ferreira Rizzo - Integrante / Kátia G. L. Araújo - Coordenador / Wilson da Costa Santos - Integrante / Josiane Roberto Domingues - Integrante / Beatriz Nascimento Correa dos Santos - Integrante / Gabriela Fernandes Pepe da Silva - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2013

    Estabilidade de pigmentos de Nostoc PCC 9205 frente a fatores envolvidos no processamento e armazenamento de alimentos, Descrição: O uso de corantes naturais é a tendência generalizada nos dias atuais, sendo necessários estudos visando a obtenção e a estabilização de pigmentos atóxicos para atender a esta necessidade da indústria de alimentos. Assim, estudos visando a obtenção e caracterização de novos pigmentos podem trazer o benefício de apresentação de aditivos alternativos atóxicos para a indústria, e espera-se que isso contribua para a melhoria da qualidade dos alimentos industrializados disponíveis para a nossa sociedade, visto que estão havendo restrições cada vez maiores ao uso dos corantes artificiais, em virtude de questões toxicológicas. Portanto, consideramos que os resultados deste projeto servirão para demonstrar a possibilidade de uso dos pigmentos produzidos por Nostoc PCC 9205 em alimentos. Isto deverá ter um impacto favorável no sentido de que serão apresentados novos pigmentos naturais atóxicos para alimentos. Estes novos pigmentos podem apresentar vantagens frente aos pigmentos extraídos de plantas e animais, como o carmim extraído do inseto cochonilha, que é o corante natural vermelho de maior aplicação em alimentos. Vale ressaltar as dificuldades relacionadas à extração de pigmento da cochonilha: o pigmento, é extraído do corpo dessecado das fêmeas do inseto que crescem num tipo de cacto, com condições ambientais bastante específicas, além do longo tempo associado à produção destes insetos e de todas as dificuldades associadas à sua manipulação. Comparando-se com a extração de pigmentos de plantas, consideramos que a obtenção a partir de microrganismos é vantajosa, pois células microbianas possuem maior maior taxa de crescimento que as vegetais e existe maior facilidade de controle das condições de cultivo de microrganismos. O projeto obteve aprovação no edital Primeiros Projetos da Faperj/CNPq-MCT, em 2004. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roberta Ferreira Rizzo - Integrante / Isabela de O. Moreira - Integrante / Kátia G. L. Araújo - Coordenador / Thais Souza Passos - Integrante / Gabriela Fernandes Pepe da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Aspectos biotecnológicos do cultivo de microalgas e cianobactérias, Descrição: O presente projeto tem como objetivo estudar o potencial de microalgas e cianobactérias quanto ao seu aproveitamento biotecnológico. Microalgas e cianobactérias podem constituir-se de fontes de moléculas interessantes para uso como aditivos para alimentos ou como medicamentos , e podem ser induzidas a sintetizar substâncias de interesse, em função das condições de cultivo. Neste sentido, o presente projeto de pesquisa está direcionado ao estudo da produção de novos aditivos alimentares e substâncias bioativas por estes microrganismos fotossintetizantes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ferreira Rizzo - Integrante / Isabela de O. Moreira - Integrante / Kátia G. L. Araújo - Coordenador / Wilson da Costa Santos - Integrante / Josiane Roberto Domingues - Integrante / Thais Souza Passos - Integrante / Gabriela Fernandes Pepe da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Quarto Melhor Pôster (Título: Microencapsulation of phicobiliproteins from Nostoc PCC 9205 by freeze-dryer), International Congress on Bioprocesses in Food Industries - ICBF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    DISPENSÁRIO SÃO VICENTE DE PAULO

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Nutricionista Responsável Técnica, Carga horária: 8

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Graduação em Nutrição, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aprovada no exame de seleção com nota 9,0 e classificada em 1º lugar.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Graduação em Nutrição, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aprovada no exame de seleção com nota 9,0 e classificada em 1º lugar.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Graduação em Nutrição, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aprovada no exame de seleção com nota 9,0 e classificada em 1º lugar.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estágio iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estagiária de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Microscopia de Alimentos, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Aprovada no exame de seleção com nota 9,8 e classificada em 1º lugar.

    Atividades

    • 03/2016 - 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, .,Cargo ou função, Vice Representante Discente Doutoranda do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde - UFF.

    • 02/2016 - 07/2016

      Estágios , Faculdade de Nutrição, .,Estágio realizado, Estágio em Docência na Disciplina de Gestão em Alimentação para Coletividade II.

    • 04/2012 - 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Farmácia, .,Cargo ou função, Vice Representante Discente Mestranda do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde - UFF.

    • 03/2012 - 07/2012

      Estágios , Faculdade de Farmácia, .,Estágio realizado, Estágio em Docência na Disciplina de Tecnologia de Alimentos.

  • 2011 - 2011

    Hospital Universitário Antônio Pedro

    Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiária de Clínica, Carga horária: 25

  • 2011 - 2011

    Hospital Psiquiátrico de Jurujuba

    Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiária de Produção, Carga horária: 25

  • 2011 - 2011

    Restaurante Cidadão Jorge Amado

    Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiária de Saúde Pública, Carga horária: 10

  • 2011 - 2011

    Policlínica Comunitária de Itaipú

    Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estagiária de Saúde Pública, Carga horária: 4

  • 2009 - 2011

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20